• museu
  • slide parnaso
  • bauernfest

cat turismo

História, Natureza e Muito Mais...
Reservem pelo menos três dias em Petrópolis para conhecer os atrativos culturais, naturais, cervejarias, circuitos ecorrurais e outras atrações. Petrópolis é um importante testemunho da história do país, desde o Ciclo do Ouro, passando pelo Império e República, períodos que deixaram como legado um rico patrimônio arquitetônico preservado e muitos atrativos que hoje são visitados por turistas brasileiros e estrangeiros. As áreas naturais preservadas e parques proporcionam lindos passeios e atividades de ecoturismo.

Passeios imperdíveis e Muito Mais...
Petrópolis oferece uma diversidade de circuitos e passeios, que atraem tanto aqueles interessados em história e cultura, quanto aos amantes da natureza, das compras e dos programas em família e em grupo de amigos. Neste link conheça as opções: Circuito a Pé no Centro Histórico, Circuito Cervejeiro de Petrópolis, Circuito de Igrejas e Templos, Circuito Moda Petrópolis, Circuitos Ecorrurais, Estrada Real, Parques e Piqueniques, Passaporte Cultural, Passeio em Jeep, Passeio em Vitórias e Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial.

Moda, Artesanato, Cerâmica, produtos rurais e Muito Mais...
É interessante incluir no roteiro, o Circuito Moda Petrópolis para aproveitar boas oportunidades, preços convidativos e levar lembranças de sua viagem. Destacam-se a Rua Teresa, Bingen e Feirinha de Itaipava. O Centro Histórico dispõe de serviços bancários, de câmbio, agências de viagem e comércio diversificado, destacando-se as ruas do Imperador, 16 de Março e Irmãos D`Angelo.
Itaipava é um distrito de Petrópolis, onde se destaca a tradicional Cerâmica Luiz Salvador, que fabrica louças e artigos de decoração com pintura artesanal e design exclusivo. Ao longo da Estrada União e Indústria há shoppings e comércio diversificado, além do Hortomercado Municipal José Carneiro Dias, que comercializa os produtos cultivados na área rural de Petrópolis e produtos gastronômicos, além de flores e artesanato.
Veja mais

Paisagens cênicas, Caminhadas, Aventura e Muito Mais...
O verde exuberante da Mata Atlântica e os Parques atraem tanto aqueles que amam desfrutar do ar puro, das paisagens cênicas, da qualidade de vida e bem estar, como também os que preferem a aventura.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos destaca-se por rica flora e fauna da Mata Atlântica. Oferece áreas para caminhadas, trekking, banho em cachoeira e a famosa Travessia, caminhada de três dias entre Petrópolis e Teresópolis. No Centro Histórico, o Parque Natural Municipal Padre Quinha é uma área verde privilegiada para caminhada.
Para os praticantes de esportes de aventura há várias opções de atividades, como ciclismo, a modalidade mountain bike, speed , trail run, corridas a pé, off-road, rapel, via ferrata, arvorismo, trekking, escalada, canyoning, cabo aéreo, cavalgada, observação de aves (birdwatching) e vôo livre, além dos passeios de jeep.

Atividades: Acampamento Arco e Flecha Arvorismo Birdwatching Cabo Aéreo Caminhadas Ecológicas Cavalgada Ciclismo Cicloturismo Corridas a Pé Ecoturismo Escalada Montanhismo Mountain bike Muro de Escalada Paintball Parapente Passeio de Jeep Pesque Pague Rafting Rapel Tirolesa Travessia Petrópolis x Teresópolis Trekking Trilhas na Mata Atlântica Via Ferrata

Lazer para todas as idades e preferências
Em sua permanência em Petrópolis, escolha as opções de lazer e divirta-se! Cinemas, Lazer para crianças e jovens – em praças, parques, shoppings, em outros espaços e em hotéis e pousadas, Bares, Casas Noturnas, Espetáculos Noturnos.

Informação e dicas para sua maior comodidade
Para organizar a sua vinda a Petrópolis, esta página da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis oferece informações importantes e detalhadas que demonstram o quanto tem pra fazer e desfrutar em Petrópolis, além dos serviços para transformar sua estada numa experiência memorável.  Mas, se desejar alguma dica especial ligue para o Disque Turismo, 0800 024 1516, serviço gratuito de teleatendimento, que funciona diariamente.
Ao chegar em Petrópolis, o turista tem o apoio de Centros de Informação Turística (CIT) situados em locais estratégicos e conta com sinalização turística e sinalização interpretativa no Centro Histórico – o Circuito a Pé, ambas em Português e Inglês. Consulte também o Aplicativo Petrópolis.
Veja mais

Para organizar sua viagem e recebê-lo com qualidade
Para maior comodidade dos turistas e visitantes, as agências de receptivo de Petrópolis prestam serviços de transfers, reservam hotéis e pousadas, organizam pacotes e roteiros com guias de turismo credenciados pelo MTur, de acordo com o perfil, interesses e necessidades dos clientes, valendo uma consulta.

Contatos das Agências de Viagem, Assistência a Automóveis – assistência técnica, baterias, concessionárias de veículos, reboques, Bancos, Serviços 24 horas e Câmbio, Chaveiros 24 horas, Saúde – hospitais, UPAs, pronto-socorro, atendimento dentário de emergência, farmácias 24 horas, Táxi – 24 horas e táxis acessíveis, Telefones Úteis.

Instrumento decisivo para orientar as políticas de turismo
O ORT foi instalado em novembro de 2013 na Diretoria de Turismo da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. Tem como objetivos monitorar o fluxo turístico do município e Região Serra Verde Imperial (além de Petrópolis, também Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim), produzir e divulgar regularmente informações e indicadores estatísticos da atividade turística, promover a atualização do Inventário da Oferta Turística, realizar pesquisas para conhecer o perfil da demanda turística, além de avaliar os impactos econômicos, ambientais e sociais sobre a cadeia produtiva do turismo.
Leia mais

A população local é o alvo do Programa
Foi elaborado por instituições do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e foi aprovado como ação prioritária, em 2014. Está em consonância com as diretrizes do Plano Imperial - Plano Diretor de Turismo de Petrópolis (1998) e do Plano Petrópolis Imperial, Plano Diretor para Turismo da cidade de Petrópolis para o período de 2010-2019 (Lei Municipal, de nº 6771, de 20 de julho de 2010). Por recomendação do COMTUR, a Prefeitura de Petrópolis o adotou como política pública e ação prioritária para o desenvolvimento turístico sustentável de Petrópolis, cuja execução está sob a coordenação da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. Foi lançado em março de 2015.
Leia mais


Conheça os Principais Pontos Turísticos de Petrópolis