• museu
  • slide parnaso
  • bauernfest

Circuitos Ecorrurais

Em áreas rurais de Petrópolis, desfrute de passeios nos circuitos ecorrurais, que vão proporcionar o contato com belas paisagens e o conhecimento sobre as atividades dos produtores locais, podendo inclusive adquirir ou saborear o que é produzido. Cada circuito tem características e atrações diferenciadas: Araras-Videiras, Caminhos do Brejal, Pedras do Taquaril e Vale do Bonfim. Vale a pena conferir.

Circuito Araras–Videiras

É uma excelente opção para quem procura, na região serrana do Rio de Janeiro, um ambiente natural preservado, hospedagem em charmosas pousadas, excelentes restaurantes, turismo de aventura, visitas a ateliês e galerias de arte, serviços de spa e massagens, passeios organizados de bicicleta, de jeep e caminhadas nas montanhas. Aos sábados, a Feirinha Vale das Videiras oferece produtos agrícolas e laticínios locais, com destaque para os orgânicos. Ao longo do ano, há uma agenda de eventos realizados pelos empreendimentos, de caráter holístico, artístico, esportivo e gastronômico.

O Circuito se inicia na ponte de acesso a Araras pela BR 040 (saída 65), no sentido Petrópolis – Rio de Janeiro. Nos 30 km da Rua Bernardo Coutinho (Estrada RJ 117), totalmente asfaltada, com diversas ramificações por estradas vicinais em terra batida em bom estado de conservação, é possível ter acesso a belíssimas paisagens rurais e naturais, como da Reserva Biológica de Araras, com destaque para o morro da Maria Comprida e o Morro do Cuca. Para conhecer o que é oferecido e planejar sua viagem, acesse www.circuitoararasvideiras.com.br.

Circuito Ecorrural Caminhos do Brejal

O Circuito está situado no Distrito da Posse, a 60 minutos do Centro Histórico de Petrópolis e a cerca de 20 minutos do distrito de Itaipava, a 1000m de altitude. Limita-se com o município de Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto. É considerado por muitos turistas e veranistas como um pequeno paraíso rural. Destaca-se pelas plantações de flores, ervas aromáticas, hortaliças e legumes. É referência na agricultura orgânica. Podem ser visitadas propriedades rurais para conhecer as plantações, jardim de ervas aromáticas, estufas de bromélias e plantas ornamentais, jardim de borboletas, fabricação artesanal de conservas e geleias orgânicas, haras com baias abertas à visitação, criação de escargots, ateliê de artesanato da comunidade local, além de pousadas e restaurantes.
É administrado pela Associação Sócio Educativa e de Turismo Eco-Rural do Circuito Caminhos do Brejal.
Entre em contato com a Associação Sócio Educativa e de Turismo Ecorrural do Circuito Caminhos do Brejal através do telefone: (21) 9 8604-2535.

Circuito Pedras do Taquaril

Circuito situado no Vale do Taquaril, em Pedro do Rio, 4º distrito de Petrópolis. É uma região rodeada por serras a leste e a oeste, onde se destaca a Pedra do Elefante, com cerca de 1.800m de altitude. Com afluentes que desaguam no Rio Piabanha, formando cachoeiras e remansos com água pura, é uma região rural que está a 20 minutos de Itaipava e a 40 minutos do Centro Histórico de Petrópolis. O passeio por seus vales é uma atividade bem interessante, sendo possível caminhar por belas trilhas guiadas (agendamento prévio recomendado), degustar refeições em meio à natureza, conhecer e desfrutar de algumas piscinas naturais ou ainda realizar seu evento em locais bem equipados. É uma região reconhecida por sua agricultura, beleza natural e serenidade. Ao percorrer seus 7 km de estrada de terra, irá se surpreender com plantações de hortaliças, grandes montanhas de pedra e com a tranquilidade que seus poucos moradores proporciona.

Referências neste Circuito:

Circuito Vale do Bonfim

O Circuito está em organização e está situado em uma localidade conhecida como Vale do Bonfim, no bairro de Corrêas. Fica a aproximadamente 18 km do Centro Histórico de Petrópolis, ocupando uma área de cerca de 150 hectares, a 1000m de altitude, possuindo 7 Km de extensão. Seu principal atrativo é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que possui rica flora e fauna, paisagens exuberantes da Mata Atlântica e proporciona vários roteiros de caminhadas leves a pesadas, banho de cachoeira e a famosa Travessia Petrópolis – Teresópolis, que geralmente leva três dias.  A comunidade rural do Circuito tem sua base na agricultura, sobretudo na produção de hortaliças. Outras atividades são desenvolvidas, como apicultura e a agroindústria. Há meios de hospedagem e serviço de turismo de aventura, que oferece atividades de arvorismo adulto e infantil, arco e flecha, cabo aéreo, Via Ferrata, muro de escalada, tirolesa, entre outras.

Referências neste Circuito:


Conheça os Principais Pontos Turísticos de Petrópolis