• museu
  • slide parnaso
  • bauernfest

Circuito a Pé no Centro Histórico de Petrópolis

Faça um passeio agradável no Centro Histórico de Petrópolis, percorrendo as avenidas arborizadas e floridas, entrecortadas por rios, emolduradas pelo rico patrimônio preservado do século XIX e início do século XX. A sinalização especial e interpretativa em Português e Inglês do Circuito a Pé oferece uma experiência à parte, pois as placas indicativas contam histórias sobre os atrativos turísticos, praças, ruas, casarios e palacetes, onde personagens de destaque moraram, um testemunho da história da cidade e do país. QR Codes instalados nas placas dão acesso ao Aplicativo Petrópolis.

Circuito Cervejeiro de Petrópolis

A abundância da água límpida e pura da montanha e a influência da imigração alemã são fortes elementos que deram origem à cultura cervejeira de Petrópolis, berço da cerveja no Brasil. A primeira indústria cervejeira do Brasil, a Bohemia, foi estabelecida em Petrópolis em 1853 e hoje brinda os visitantes com a visita ao museu da cerveja e ao seu centro de experiências, que apresenta de forma interativa a história da cerveja no mundo, proporcionando a degustação das cervejas especiais fabricadas no local.

Continue Lendo

Circuito de Igrejas e Capelas

Petrópolis possui mais de cem capelas e igrejas que contam, através de sua arquitetura e ornamentos, parte da história da Cidade Imperial. Destacamos algumas de diferentes estilos arquitetônicos, na sua maioria dos séculos XVIII e XIX, que geralmente ficam abertas à visitação e guardam verdadeiras obras de arte.
Seguem algumas indicações para aqueles que se interessam pela arquitetura religiosa ou procuram por espiritualidade e elevação.

Continue Lendo

Circuito Moda Petrópolis

Petrópolis é uma cidade que, além de todos os atrativos culturais, naturais e do calendário de eventos, oferece excelentes oportunidades de compras no setor de moda, que destacam a cidade no cenário do estado do Rio de Janeiro. Fazem parte do Circuito Moda Petrópolis, a Rua Teresa, o Pólo do Bingen e a Feirinha de Itaipava. Há variedade em roupas e acessórios – tanto no varejo como no atacado – para atender aos mais diferentes gostos e idades. São shoppings, estandes, lojas e galerias dedicadas às mais variadas vertentes da moda, oferecendo novidades e tendências nas estações do ano.

Continue Lendo

Circuitos Ecorrurais

Em áreas rurais de Petrópolis, desfrute de passeios nos circuitos ecorrurais, que vão proporcionar o contato com belas paisagens e o conhecimento sobre as atividades dos produtores locais, podendo inclusive adquirir ou saborear o que é produzido. Cada circuito tem características e atrações diferenciadas: Araras-Videiras, Caminhos do Brejal, Pedras do Taquaril e Vale do Bonfim. Vale a pena conferir.

Continue Lendo

Estrada Real

Em meados do século XVIII, a Coroa Portuguesa determinou que o ouro e os diamantes deixassem as terras mineiras apenas por trilhas outorgadas pela realeza, que receberam o nome de Estrada Real. Inicialmente, o caminho ligava a cidade de Paraty (RJ) às províncias auríferas do interior de Minas, a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto (Caminho Velho). No entanto, a Coroa Portuguesa percebeu a necessidade de um trajeto mais seguro e rápido ao porto do Rio de Janeiro, surgindo então o Caminho Novo da Estrada Real, que passava por terras que hoje fazem parte do município de Petrópolis. Com 1600 km de extensão, a Estrada Real foi o eixo principal do ciclo do ouro e exerceu papel fundamental no desenvolvimento político, cultural e socioeconômico do Brasil. Atualmente, estes caminhos cercados de natureza exuberante e por pessoas acolhedoras, levam seus visitantes a conhecer a história, a cultura local e os atrativos de cada cidade.

Continue Lendo

Parques e Piqueniques

Parque Natural Municipal de Petrópolis

O Parque Natural Municipal de Petrópolis é um espaço de lazer e contemplação da natureza em pleno Centro Histórico. Conta com área de 16,7 hectares com estágio avançado de Mata Atlântica. O local disponibiliza duas trilhas para caminhada de dificuldades baixa e moderada, com extensões de 800m e 830m, respectivamente, no trajeto de ida e volta. Além disso, oferece um amplo espaço de ar puro, tranquilidade, com mesas e bancos disponíveis para refeições e outras atividades.
Endereço: Avenida Ipiranga, nº 853 – Centro Histórico
Visitação: diariamente, 7h às 17h (no horário de verão, o funcionamento é até as 18h). Entrada franca.

Continue Lendo

Passaporte Cultural

O Passaporte Cultural é um guia lançado em 21 de julho de 2016, que dá ao público direito a gratuidades, descontos, brindes e diversas vantagens em mais de 30 atrativos turístico-culturais e serviços participantes, entre museus, centros culturais, casas de memória, restaurantes e estabelecimentos comerciais diversos.

Continue Lendo

Passeio em Jeep

Os tours de jeep passam por lugares que conciliam a beleza natural, a diversidade, a história e a cultura dos pontos turísticos da Cidade Imperial. Você vai visitar o centro histórico, produtores rurais, fazendas históricas e trafegar por estradas abertas por antigos desbravadores. Explore a serra e aproveite tudo o que ela pode oferecer, de uma maneira divertida, cheia de aventura e inusitada.

Continue Lendo

Passeio em Vitórias e Trenzinho

Por que o nome “Vitória”?

Comerciantes ingleses lançaram em 1846 a elegante viatura, procedente de Plymouth, adotada no condado de Devon e na própria Londres sob o nome de “Victoria”. O nome foi dado em homenagem à Rainha da Grã-Bretanha e Irlanda e Imperatriz das Índias, Rainha Victoria. Esse tipo de viatura passou a ser usada também no Brasil no século XIX, vindo para Petrópolis durante o Império. Receberam o nome de “vitória” e passaram a ser utilizadas em passeios turísticos na década de 40 do século XX. A partir daí, outros tipos de viaturas foram introduzidos e permanecem até hoje como importante atrativo turístico no Centro Histórico, transportando os visitantes no tempo e permitindo que seus dias também fiquem na história.

Continue Lendo

  • 1
  • 2