• museu
  • slide parnaso
  • bauernfest

Passaporte Cultural

O Passaporte Cultural é um guia lançado em 21 de julho de 2016, que dá ao público direito a gratuidades, descontos, brindes e diversas vantagens em mais de 30 atrativos turístico-culturais e serviços participantes, entre museus, centros culturais, casas de memória, restaurantes e estabelecimentos comerciais diversos.

O projeto aproveitou o grande evento dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro para divulgar toda a riqueza e a diversidade cultural da Cidade Imperial para o mundo, e principalmente para os moradores que estão à procura de passeios com muita diversão.

Resultado da parceria entre o Segmento de Museus do Conselho Municipal de Cultura, a Fundação Oswaldo Cruz e a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, o passaporte estimula a visitação aos museus, aos diversos atrativos turísticos na cidade e aos estabelecimentos comerciais com produtos e serviços exclusivos sobre a cultura e a história petropolitana. Os interessados poderão pegar gratuitamente seu passaporte cultural, que será carimbado em cada instituição visitada. E o desafio é a possibilidade de acumular carimbos. Ao final as pessoas terão colecionado as experiências culturais que vivenciaram na cidade como um souvenir.

Instituições que fazem parte da iniciativa:
Casa da Ipiranga, Casa Cláudio e Souza, Casa de Cultura Cocco Barçante (Museu do artesanato), Casa Stefan Zweig, Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, Centro de Artes e Esportes Uni¬ficados CEU da Posse - Praça Corta Rio, Centro de Cultura Raul de Leoni, Centro Cultural FASE/FMP - Casa Hercílio Esteves, Centro Cultural Professora Celina de Oliveira Estação Ferroviária de Pedro do Rio, Centro Cultural Vereadora Wilma Borsato Estação Ferroviária de Cascatinha, Cervejaria Bohemia, Espaço Cultural Inter TV, La Grande Vallée, Museu Casa do Colono, Museu Casa de Santos Dumont - Centro Cultural 14 Bis, Museu Ferroviário de Petrópolis -Centro Cultural Estação Nogueira,  Museu Imperial, Palácio de Cristal, Palácio Itaboraí, Palácio Sergio Fadel, Parque Municipal de Petrópolis.

Empresas do Tour da Experiência - Caminhos do Brasil Imperial, uma iniciativa do Ministério do Turismo, SEBRAE, com apoio da Fundação de Cultura e Turismo e Petrópolis Convention & Visitors Bureau. O Tour da Experiência tem por objetivo valorizar e promover aqueles empreendimentos que apresentam produtos diferenciados traduzidos em sentimentos: emoção, inspiração, prazer e satisfação. Além de integrar as instituições participantes, o projeto busca criar uma dinâmica lúdica e atraente para estimular a visitação. Empresas participantes do projeto: Cervejaria Buda Beer,  Churrascaria Majórica, Di Farina Pizzeria, Duetto’s Café e Bistrô, Ewiglich Jóias, Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, Massas Luigi, Oliveiras da Serra Restaurante, Pousada 14 Bis, Pousada Paraíso, Pousada Paraíso Açu, Willemsen.

FESP - Fórum de Economia Popular Solidária de Petrópolis também participa: Rede de produção local que conta com 15 empreendimentos locais e cerca de 120 produtores, dos mais variados segmentos, como artesanato, artes plásticas, designer e moda, produtos orgânicos e agricultura familiar. (Feira de Artesanato no Palácio Sergio Fadel).
 
O passaporte é totalmente gratuito

Qualquer pessoa poderá retirar seu passaporte nos pontos de distribuição mediante um pequeno cadastro.

Onde retirar os passaportes?

1. CENTRO DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA - CIT PRAÇA DA LIBERDADE, CENTRO HISTÓRICO
Horário de Funcionamento:
Diariamente: 8h30 às 17h30

2. CENTRO DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA - CIT PARQUE MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS, ITAIPAVA
Estrada União e Indústria, 10.000
Horário de Funcionamento:
Diariamente: 9h às 18h

3. CENTRO DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA - CIT RUA DA IMPERATRIZ
Centro de Cultura Raul de Leoni – Tel.: (24) 2233-1268
Horário de Funcionamento:
Diariamente: 9h às 18h

4. PALÁCIO ITABORAÍ, FÓRUM ITABORAÍ.
Rua Visconde de Itaboraí, 188, Valparaíso.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h:30 às 17h
Tel. (24) 2246-1430/ (24) 2231-7824
http://www.forumitaborai.fiocruz.br/

5. CASA STEFAN ZWEIG
Rua Gonçalves Dias, 34 - Valparaíso
Horário de funcionamento: sexta a domingo de 11h às 17h
tel: (24) 2245-4316
http://www.casastefanzweig.org/

6. CENTRO CULTURAL ALCEU AMOROSO LIMA PARA A LIBERDADE
Rua Mosela, 289 – Mosela
Horário de funcionamento: de segunda a sexta de 10h às 19h
Tel: (24)2242-6433

Como funciona?
Após sua retirada em um dos postos de cadastramento é só partir para um passeio pela Cidade Imperial. Ao longo do período de validade do documento, o passaporte dará direito a entradas gratuitas, descontos, brindes ou vantagens diversas para incentivar a visitação em cada uma das instituições participantes. Basta escolher para qual instituição deseja ‘viajar’ e apresentá-lo na bilheteria para ter sua vantagem garantida e registrada com um carimbo único e personalizado (com a logo de cada instituição). Assim também guardará para sempre na lembrança, todos os lugares por onde passou, enquanto curtia esse momento na cidade.

Validade de 1 ano: de 01/08/2016 a 31/07/2017.

Confira nossa página: https://www.facebook.com/passaporteculturalpetropolis/