20 pacientes urológicos foram operados nesta quarta-feira (18.04)


Petrópolis deu um passo importante na assistência cirúrgica pela rede pública promovendo 20 cirurgias na madrugada, uma mobilização de mais de 50 profissionais. Foi realizado nesta quarta-feira (18.04), o 1º mutirão noturno de cirurgias do Hospital Alcides Carneiro. Alinhando a tecnologia de ponta e a expertise da equipe do Serviço de Urologia, o ‘Corujão do HAC’ foi considerado um sucesso na realização de procedimentos utilizando a moderna técnica endoscópica a laser nas cirurgias de próstata, bexiga, tumores e até vasectomias.

A prefeitura e a Secretaria de Saúde acompanharam a realização do mutirão. A equipe do hospital vem se destacando na realização de procedimentos inéditos na unidade. A cirurgia minimamente invasiva proporciona ao paciente menos tempo de internação, menor risco de infecções e sangramentos e mais qualidade de vida no pós-operatório.

Esse mutirão representa um avanço muito grande para a cidade. O Corujão do HAC será estendido para outras especialidades e a Secretaria de Saúde vai intensificar a realização para que mais pacientes possam ser operados em um horário que não interfira na rotina do hospital, ou seja, além das cirurgias programadas para o dia, terá os procedimentos extras noturnos potencializando o serviço no município.
O sucesso do mutirão também é devido à equipe, de cerca de 50 profissionais, das diversas áreas que atuaram desde a recepção e acolhimento do paciente, a realização da cirurgia e cuidados pós-operatórios.

A pasta projeta para este ano a reforma da CME e do Centro Cirúrgico o que vai dar mais qualidade para as equipes e ampliará o serviço com a criação de mais uma sala. A Secretaria de Saúde já está se organizando para o próximo mês realizar mais um mutirão de outras especialidades cirúrgicas e de exames. A direção e toda equipe do HAC vem atuando em parceria com a Secretaria para que possa avançar ainda mais na assistência de Saúde à população. O centro cirúrgico do HAC conta com seis salas cirúrgicas e realiza em média 640 procedimentos por mês, entre média a alta complexidade.

Pacientes e familiares elogiam a realização do mutirão

O Hospital Alcides Carneiro realizou no ano passado 699 cirurgias urológicas e a unidade projeta aumento de 10% na assistência da população em 2018. Os 20 pacientes operados nesta quarta-feira (18.04) foram submetidos à nova técnica cirúrgica que é minimamente invasiva.  O diretor do hospital, Filipe Furtuna explica que a cirurgia é realizada por meio de um aparelho endoscópico e um bisturi a laser que reduz os impactos de uma cirurgia aberta, além diminuir o risco de infecção e de dias de internação.

“Conseguimos evitar a internação em leitos em CTI e o uso de bolsas de sangue para transfusão. Em grande parte dos casos os pacientes têm alta no dia seguinte à cirurgia. Estamos projetando a expansão dos serviços também na área ambulatorial e assim promover uma assistência ampla junto ao programa Saúde do Homem que já acontece com as ações preventivas e de definição de diagnósticos na Atenção Básica”, reitera o diretor do hospital, Filipe Furtuna.

O morador do Caxambu, Mario Vieira Vasconcelos de 61 anos sofria há dois anos com incômodos e dores. Nesta quinta-feira (19.04) ele se surpreendeu com a melhora dos sintomas após a cirurgia.

“Eu não sei explicar a sensação que eu estou sentindo. Estou mais leve, muito feliz, não sinto nada. A equipe foi muito atenciosa comigo desde quando cheguei e eu não vejo a hora de ver os médicos para agradecer o que eles fizeram por mim ontem. Estava sofrendo com isso há anos e agora posso voltar a ter uma vida normal”, emociona-se.

O senhor Genário José Pereira, 73 anos, morador do Vale do Cuiabá foi operado de um tumor na bexiga e também elogiou o pós-operatório.

“Eu achei que ia amanhecer com dor, sem poder me mexer, mas pelo contrário, eu já até consegui tomar meu café da manhã sozinho. Estou muito satisfeito por descobrir o tumor há 4 meses e já estou operado, achei que fosse ficar em filas esperando”, disse.

A filha do senhor Genário, Adriana da Silva Pereira, ainda elogiou a equipe do PSF do Boa Esperança que diagnosticou rapidamente o problema de saúde do pai.

“O atendimento no posto foi excelente. Pelo exame de sangue a médica já viu que tinha algo errado e mandou ele para um especialista. Quatro meses depois estamos aqui com a cirurgia feita, só tenho que agradecer, pois a qualidade começou desde o primeiro atendimento no posto”, disse.

A equipe de Urologia do Hospital Alcides Carneiro é composta por 7 urologistas que realizam em média 60 cirurgias por mês, desde cirurgias de pequeno às de médio porte e busca ampliar as de alta complexidade. O urologista Pedro Gabrich explica que a qualidade do pós-operatório é devido à realização da técnica cirúrgica minimamente invasiva.

“A equipe está aumentando a atuação nas cirurgias minimamente invasivas (com pequenas incisões) e as cirurgias endoscópicas (pelo canal da uretra), como as cirurgias de laser da próstata ou de tumores de bexiga. Esses procedimentos estão sendo realizados no Brasil recentemente e trouxemos para o SUS uma técnica moderna e que traz variados benefícios para o paciente”, avalia o médico.

Atrativos estarão de portas abertas para receber os visitantes e petropolitanos. Feira de cerveja artesanal e previsão de tempo firme também devem atrair os turistas para a Serra

O Centro Histórico de Petrópolis deverá ficar movimentado com a vinda de turistas durante o feriadão, com a comemoração do Dia de Tiradentes, no sábado (21.04) e Dia de São Jorge, na segunda-feira (23.04). Só nos hotéis e pousadas do primeiro distrito, a ocupação já chega a quase 80%, com uma média de 77,6% dos leitos reservados. Mas os quatro cantos da cidade já estão preparados para receber os visitantes. Em todo município, a média de ocupação hoteleira está em 69,3%.

Além de a maioria dos atrativos funcionarem normalmente durante o período de folga, Petrópolis também conta com a Beer Festival, uma feira de produtores de cerveja artesanal, que acontece no Palácio de Cristal, de sexta-feira a domingo. Além de parque de diversões no Parque Municipal, em Itaipava, com 17 brinquedos do Play City; e todos os circuitos turísticos já tradicionais. A previsão de tempo firme, sem chuva para o período, também deverá ser um dos atrativos para os visitantes.

“Como o Dia de São Jorge é um feriado estadual, esperamos muitos turistas vindos de cidades próximas, como o Rio de Janeiro, Duque de Caxias. A expectativa é muito boa para todo o fim de semana e para que as pessoas estendam a estadia na cidade até segunda-feira. Temos diversas opções e para todos os gostos”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Museus de portas abertas

Em função do feriado do Dia de São Jorge, que cai na segunda-feira, a maioria dos museus da cidade estará funcionando normalmente, ao contrário do que acontece em semanas comuns, quando eles fecham às segundas para manutenção. O mais visitado da cidade, o Museu Imperial, vai funcionar de sábado a segunda, de 11 às 18h, sendo que a bilheteria fecha às 17h30. Na terça (24.04), o museu estará fechado.

Já o Museu Casa de Santos Dumont também funciona normalmente no mesmo período, de 9 às 17h30, com a bilheteria fechando às 17h. Mas até domingo, a Casa continua comemorando uma data especial: no dia 18 de abril completou 100 anos que Santos Dumont assinou a escritura do terreno onde construiu sua casa de veraneio. Desde a última quarta-feira, os visitantes estão sendo recepcionados por um ator interpretando o inventor, com bolo e refrigerante.

Outro importante museu da cidade, o Casa do Colono, vai abrir normalmente até segunda-feira, de 8h30 às 16h, e fechar na terça. E o Museu de Cera de Petrópolis funciona no feriado de Tiradentes, sábado, de 10 às 18h, e de domingo à terça-feira, de 10 às 17h.

Além dos museus, atrativos como o Palácio Quitandinha, Palácio Amarelo, Centro Cultural Estação Nogueira, Casa da Ipiranga, entre diversos outros, estarão de portas abertas durante todo o feriadão.

Palácio de Cristal recebe feira de cerveja

O Palácio de Cristal, outro cartão postal da cidade, não só estará de portas abertas durante o fim de semana, como também recebe, de sexta-feira (20.04) à domingo (22.04), o Petrópolis Beer Festival, uma feira de produtores de cerveja artesanal da cidade, que conta com diversas marcas da bebida, gastronomia e música boa.

Dentro do Palácio, paralelamente, o público vai poder contar com uma feira de artesanato, com artesãos locais, que funciona no mesmo período do Beer Festival. Até domingo, o atrativo abre de 9 às 22h.

Para quemescolher ficar em Petrópolis durante todo o feriadão pode curtir o atrativo também no Dia de São Jorge, na segunda, com funcionamento de 9 às 18h. A entrada é gratuita.

Parque de Diversões em Itaipava

Para os que querem se divertir com as crianças e também aproveitar os brinquedos de adultos, o Parque Municipal, em Itaipava, já está recebendo o Play City, que faz parte da programação da 29ª Expo Agropecuária, de 1° a 6 de maio. O parque de diversões vai funcionar de 18h às 22h, na sexta-feira, e de 14h às 22h, de sábado à segunda-feira. Já o Parque Municipal abre os portões diariamente de 7h às 20h.

Este ano, 17 brinquedos fazem parte do Play City, entre eles duas novidades: o MegaDrop (torre com 40m de altura) e o Inversion 360. Os ingressos são vendidos a R$ 6 a unidade e R$ 20 a cartela com quatro ingressos.

O Parque também está recebendo neste fim de semana oficinas gratuitas de artesanato, que vão até sábado. Nesta sexta-feira tem aula de flor em feltro, de 14 às 16h, e no sábado será a vez de porta guardanapo em MDF,de 10 às 12h.As inscrições podem ser feitas na administração do Parque.

Já outros parques também estarão de portas abertas durante todo o feriadão para os que preferem passar a folga próximos à natureza. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) abre de 8 às 17h. E o Parque Natural Municipal Padre Quinha, o Parque da Ipiranga, funciona de 7 às 17h.

Circuito de compras também é opção durante a folga

Quem não perde uma comprinha durante os dias de folga vai poder contar com a Feirinha de Itaipava, que funcionará de sábado à segunda-feira, de 10 às 19h. Na Rua Teresa, as lojas abrem normalmente no sábado, de 9 às 18h, e no domingo e na segunda-feira será facultativo. O mesmo acontece nas lojas do Bingen, sendo que no sábado elas funcionam de 9 às 17h. Os supermercados abrem normalmente durante todo feriadão.

A intenção é que o temas Proteção e Defesa Civil e Educação Ambiental sejam tratados de forma integrada na rede municipal de ensino

Temas importantes para a prevenção de desastres naturais, Proteção e Defesa Civil e Educação Ambiental serão tratados de forma integrada na rede municipal de ensino. A política de inclusão obrigatória dos temas na rede pública de ensino, foi criada a partir de um projeto de lei do executivo, aprovado na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (19.04). O projeto prevê que os temas passem a ser discutidos em sala de aula. Para isso em cada escola será feita a abordagem de temas e peculiaridades de cada bairro, como deslizamentos de terra, rolamento de blocos rochosos e inundações. O objetivo é que os alunos sejam orientados sobre como prevenir e se comportar em relação aos desastres. Aprovado em primeira e segunda discussão na Câmara de Vereadores, o projeto terá a redação final lida na sessão de terça-feira (24.04) e em seguida retorna ao executivo. A proposta entra em vigor ainda neste semestre, com a capacitação dos profissionais de ensino.

As crianças precisam entender a importância da prevenção de desastres e aprender atitudes simples no dia a dia de cada um, como por exemplo, o descarte de lixo no local correto, contribuem para a prevenção e preservação do meio ambiente. A prefeitura acredita que este aprendizado oferecido nas escolas certamente será multiplicado em casa, com os parentes e amigos e, assim, a cidade terá petropolitanos mais preparados. É desta forma que o município vai conseguir oferecer uma cidade mais resiliente no futuro para os petropolitanos.

Com 234 áreas de risco alto ou muito alto – equivalente a 18% do município - e um déficit habitacional de 12 mil casas, a prefeitura demonstra grande preocupação com o assunto. A intenção do projeto é que os jovens multipliquem o conteúdo apresentado em sala de aula para familiares e amigos. O trabalho integrado acontece entre as Secretarias de Defesa Civil e Ações Voluntárias, de Educação e de Meio Ambiente, que irão capacitar os profissionais de ensino para atuar com os alunos.

"Essa será a primeira política pública no Brasil de inserção do tema Defesa Civil na escola. Dessa forma, o assunto estará presente integralmente na rede municipal de ensino fundamental e médio, movimentando não apenas todas as escolas, mas também a comunidade escolar. Estamos construindo no presente uma cidade resiliente no futuro, e não tenho dúvidas que esse será o maior passo que daremos nessa direção", explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

A iniciativa vai reforçar todas as ações que trabalham a importância da prevenção não só no ambiente escolar, mas, também, na comunidade. “Os alunos são multiplicadores de informações e tudo o que for aprendido será replicado nos ambientes que eles frequentam. Sem dúvidas o projeto Defesa Civil nas escolas é uma ótima notícia para a nossa rede municipal de Educação”, destaca a secretaria de Educação Interina, Samea Ázara.

A política pública é mais uma ação da prefeitura de prevenção aos desastres naturais. No ano passado, o trabalho realizado pelo governo municipal ganhou reconhecimento internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), que concedeu para Petrópolis o título de cidade resiliente do mês de agosto por causa da elaboração do Plano Inverno de 2017.

"Desde o início da gestão, estamos trabalhando na prevenção aos desastres naturais. Realizamos uma série de atividades no ano passado, com treinamentos, simulados, e a visita aos pontos de apoio e as comunidades. A ideia é que a gente construa, ao lado dos petropolitanos, uma cidade mais resiliente aos desastres naturais", disse Paulo Renato, lembrando também que uma das ações do Plano Inverno foi a campanha #QueimadaNão, que aconteceu nas escolas do município em 2017.

"Os agentes visitaram no ano passado 64 escolas, envolvendo quase dez mil pessoas, entre alunos e professores. O objetivo foi de conscientizar a população, em especial as crianças e os adolescentes, sobre os riscos das queimadas e da soltura de balões. Com a política pública aprovada, reforçamos esse trabalho com os jovens da nossa cidade", completa o secretário.

Bairro recebeu serviços de manutenção viária, correção de iluminação, capina, coleta de entulho, pintura de sinalização e levantamento sobre condições de árvores

Esta foi a 19ª edição do mutirão que reuniu as secretarias de Obras, Serviços, Meio Ambiente, CPTrans e Comdep e contou ainda com a Águas do Imperador

A 19ª edição do mutirão de serviços foi realizada nesta quinta-feira (19.04) no Vila Rica. Equipes das secretarias de Obras, Serviços, Meio Ambiente e Comdep promoveram manutenção viária, correção de iluminação, capina, coleta de entulho, pintura de sinalização e levantamento sobre condições de árvores. A Águas do Imperador também esteve na ação, vendo os resultados de uma obra de extensão da rede de esgoto no bairro.

Desde que foi criado, no ano passado, o mutirão de serviços já passou por 16 bairros: Mosela, Posse e Independência (em duas oportunidades cada bairro), Bairro da Glória, Nogueira, Secretário, Alto da Serra, Quitandinha, Estrada da Saudade, Bonfim, Siméria, Morin, Meio da Serra, Madame Machado e João Xavier – além de Vila Rica, nesta quinta.

As ações de manutenção viária, limpeza e conservação de ruas, iluminação pública, são frequentes na nossa cidade. Mas os mutirões são uma forma de acelerar o atendimento das demandas dos bairros e da população. Por isso que estou aqui, para saber deles quais as demais necessidades que os moradores têm para que a prefeitura possa atender rapidamente.

A Comdep deslocou 25 funcionários para fazer capina na Rua Augusto Francisco da Silva. Duas retroescavadeiras e dois caminhões da Força Ambiental, coordenados pela Secretaria de Serviços, retiraram mais de 60 toneladas de entulho na Rua A. O departamento de obras da empresa também iniciou reparos em brinquedos da praça do bairro.

A Secretaria de Obras deslocou 11 homens para fazer reparos em calçadas na Augusto Francisco da Silva e promover desobstrução de rede de águas pluviais na Rua D. Para isso, foram usados dois caminhões e mais o caminhão sugador – usado na desobstrução. Também foi feito manutenção viária com oito toneladas de asfalto em diferentes pontos do bairro. Seis funcionários, um caminhão e um rolo compressor fizeram este serviço.

A manutenção de iluminação pública foi feita ao longo da semana. Após vistoria com moradores do bairro, foram consertados 51 pontos de luz, sendo cinco nesta quinta-feira. Uma equipe com duas pessoas e um caminhão-cesto atuou no local.

A Secretaria de Meio Ambiente vistoriou árvores da região para verificar a necessidade de cortes ou podas preventivas. Os laudos técnicos serão encaminhados posteriormente para que a Comdep realize o serviço.

A CPTrans promoveu pintura de faixa de pedestre em frente à Escola Municipalizada Santa Terezinha e de quebra-molas, na Rua C.

Os serviços de conservação e limpeza e, especialmente, o de sinalização horizontal, agradou o morador do Vila Rica há 22 anos, Claucir Eduardo Correa. Ele trabalha com transporte de materiais de construção no bairro e trafega pelas ruas com muita frequência.

“Moro aqui há 22 anos e nunca vi um cuidado com o bairro dessa forma. A pintura de faixa de pedestre e de quebra-molas é simples, mas além de deixar a rua um pouco mais bonita, para a gente que usa carro para trabalhar é muito importante”, afirmou o morador.

A Águas do Imperador também marcou presença no mutirão de serviços. Neste mês de abril, a concessionária fez extensão de rede de coleta de esgoto em 250 metros a partir de solicitação da prefeitura.

Com apoio da Nasa, evento acontece até o dia 28

Abertura da semana será realizada no Centro de Cultura Raul de Leoni

Tem início nesta sexta-feira (20.04) a segunda edição da Semana do Jovem Empreendedor, evento realizado pela prefeitura por meio da Coordenadoria da Juventude, que tem como objetivo despertar no jovem o espírito empreendedor. O evento de abertura, que começa às 15h no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni, contará com palestra do secretário de Desenvolvimento Econômico Marcelo Fiorini, do empresário Aroldo Schultz e do coach Leandro Passos. A semana conta com grandes parceiros, como Nasa Science Days, Sebrae e o Departamento de Assistência à Juventude de Balneário Camboriú (SC).

A Semana do Jovem Empreendedor foi criada em 2017 com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens, por meio de depoimentos de profissionais já estabelecidos no mercado e abrindo espaço para que os jovens apresentem seus projetos. No último ano, foi criada a lei que torna a semana um evento permanente no calendário do município, acontecendo sempre na última semana de abril.

“O momento atual de nossa sociedade abre portas para o jovem, basta ele querer. Nossa intenção é mostrar a importância do empreendedorismo, do jovem abrir seu próprio negócio e, desde cedo, se tornar seu próprio chefe. Com cada vez mais informações e possibilidades, a juventude precisa estar por dentro de tudo que pode, de alguma forma, beneficiar seu futuro”, ressalta Wesley Barreto, coordenador da juventude do município.

A semana será aberta com palestra do secretário de desenvolvimento econômico, Marcelo Fiorini, que irá abordar o tema “Desburocratizar para avançar”. Após Fiorini, será a vez do empresário Aroldo Schultz, presidente de um dos maiores operadores de turismo do país, o Grupo Schultz. Fechando as palestras, o coach de resultado e gestão do tempo Leandro Passos se apresentará, sobre o tema “Você é um empreendedor e nem sabia”. As atividades do dia serão encerradas com consultoria do Sebrae, parceiro da semana.

“Vim à Petrópolis para a 11ª Convenção de Vendas da Schultz, empresa da qual sou presidente e fundador, que realizou seu encontro anual em Petrópolis, visando impulsionar o turismo da cidade. Quando recebi o convite dos organizadores, decidi adiar minha volta, podendo assim participar da Semana do Jovem Empreendedor“, frisou o empresário Aroldo Schultz.

Leandro Passos possui 22 anos de experiência nas áreas de tecnologia da informação, gestão e consultoria, e criou um programa que capacita profissionais de diversas áreas, visando impulsionar a produtividade dos participantes. “Vou tentar mostrar ao jovem que todos podem empreender, independente de onde você vem ou aonde quer chegar. Uma percepção melhor do que é o empreendedorismo e de como se pode empreender vai levar os jovens a um novo patamar de suas vidas profissionais”, destaca Leandro.

A abertura da semana acontece nesta sexta (20.04), às 15h, no Teatro Afonso Arinos, localizado no Centro de Cultura Raul de Leoni. A programação segue até o próximo sábado, dia 28.04.

20 projetos de jovens petropolitanos serão apresentados na Feira do Jovem Empreendedor

Durante a semana, serão realizadas palestras em diferentes instituições de ensino da cidade, além da primeira Feira do Jovem Empreendedor, que premiará, entre 20 projetos, os três vencedores do Troféu Municipal do Jovem Empreendedor. A escolha será feita por um representante do Sebrae e pelo embaixador da Nasa SD, Elifas Holodniak. Podem se inscrever para a feira jovens de 15 a 29 anos.

Serão apresentados na feira 20 projetos, entre empresas já registradas e ideias a serem executadas. Podem se inscrever jovens entre 15 e 29 anos, e o preenchimento das vagas se dá por ordem de inscrição. Os três melhores projetos serão escolhidos pelo embaixador da Nasa Elifas Holodniak e por representante do Sebrae, e receberão o primeiro Troféu Municipal do Jovem Empreendedor.

As inscrições para a Feira podem ser feitas até o dia 27, às 17h, e o concurso será realizado no dia 28, sábado, das 13h às 15h na Casa dos Conselhos. Para informações sobre as inscrições pode-se procurar a Coordenadoria da Juventude pelo telefone (24) 98845-2056, também disponível via WhatsApp, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Confira a programação completa da Semana do Jovem Empreendedor:

Sexta-feira (20/04), às 15h:

Centro de Cultura Raul de Leoni (Teatro Afonso Arinos)

- Cerimônia de Abertura

- 1ª Palestra: Marcelo Fiorini - Secretário de Desenvolvimento Econômico

Título: Desburocratizar para avançar.

- 2ª Palestra: Leandro Passos – Coach de resultado e gestão de tempo

Título: Você já é empreendedor e não sabia.

- 3ª Palestra: Aroldo Schultz –  Empresário, fundador de uma das maiores operadoras de turismo do país.

- Terça-feira (24/04)

Escola Estadual de Araras – 10:00 às 12:30 / 19h às 21h

- 1ª Palestra: Fernando Paixão – Professor Universitário, Master Coach, Executivo de Gestão de Pessoas, formado pela Unigranrio, FGV e University of Califórnia, formado em Marketing, RH e administração de conflitos.

Título: O empreendedor: 5 dicas para o sucesso extraordinário!

- 2ª Palestra: Jaydes Fuly   –  Psicólogo

Título: Empreendedorismo no século XXI

- Quarta-feira (25/04):

CIEP Cecília Meireles - 13:30 às 15:30

- Palestra: Yasmin Barros – Organizadora do TEDxPetrópolis e empresária

Título: Influência da escolha profissional e do pensamento empreendedor na trajetória profissional

- Quinta-feira (26/04):

Faetec- 19h

- Palestra: Fernanda Ortega – Profissional Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Negócios e pessoas, e graduada em gestão de recursos humanos.

Título: Empreender é inovar? Ou inovar é empreender?

- Sexta-feira (27/04):

Cefet – 16h

- Palestra: Ramon Farias – Engenheiro, Especialista em Planejamento por profissão e Mestre em Inteligência Artificial

Título: (Des)Empre(e)nder – Como se livrar do lixo que não te deixa crescer.

- Sábado (28/04):

Auditório da Casa dos Conselhos – 9h às 12h 

- 1ª Palestra: Douglas Aguirre – Formado em Direito, pós-graduado em Administração Pública e Diretor do Departamento de Assistência a Juventude na Prefeitura de Balneário Camboriú/SC.

Título: Comporte-se.

- 2ª Palestra: Elifas Holodniak – Embaixador da NASA SD (Science Days)

Título: Iproblem – O problema está em nós!

13h às 15h

- Feira do Jovem Empreendedor – Apresentação de projetos e empresas de jovens do município.

Quinta, 19 Abril 2018 - 22:54

Judoca petropolitano é bronze na Holanda

Matheus, que tem síndrome de down, viajou com outros 13 atletas especiais da delegação brasileira

Orgulho da família e, agora também, de toda a cidade, o judoca Matheus Domingues Moreira, de 13 anos, voltou da Holanda esta semana com o troféu de bronze na mala. Ele foi um dos 14 atletas da delegação brasileira que participaram da World Judo Games 2018, da Special Needs Judô Foundation, uma competição internacional, que aconteceu entre os dias 14 e 15 de abril, na cidade de Beverwijk. Matheus, que tem síndrome de Down, fez uma grande campanha no município para arrecadar fundos para a viagem e, com seu carisma, conseguiu conquistar a todos. A campanha teve o apoio da prefeitura de Petrópolis.

Na competição, o judoca venceu uma luta contra um holandês e perdeu duas, ficando com o terceiro lugar. Disputado, o campeonato tinha atletas de 20 nacionalidades diferentes, como da Inglaterra, Suíça, Alemanha, entre outros países. Desde que chegou da Europa, na segunda-feira (16.04), ele vem recebendo homenagens, inclusive da escola onde estuda. Agora, Matheus volta a sua rotina de treinos e pretende seguir os mesmos circuitos que fez no ano passado, participando de competições em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro. Para o ano que vem, ele já pensa em voltar à Holanda.

“Foi uma experiência incrível para o Matheus, não só em relação ao esporte, mas como aprendizado no geral. Tenho certeza que essa viagem vai marcar a vida dele para sempre. Mesmo falando línguas diferentes, ele conseguiu conquistar amigos durante a competição e no hotel que ficamos. O saldo de todo esse período, até chegamos lá, foi muito importante. Contamos com a ajuda de muitas pessoas”, explica a mãe do Matheus, Valéria Domingues Moreira, que acompanhou o filho na viagem.

A prefeitura veio apoiando o atleta durante a campanha de arrecadação de verba para participar da competição na Holanda. Diversas secretarias se envolveram na ajuda, entre elas a Turispetro. De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Valente, a participação no campeonato também foi uma forma de levar o nome da cidade para fora do país.

“Recebemos com muita alegria os resultados do Matheus na Holanda. Ele levou o nome da nossa cidade para uma competição internacional, inclusive colocou o brasão de Petrópolis em seu kimono. Apesar de não termos apoiado com recursos, e sim ações, como ceder um espaço no Parque Municipal para que ele realizasse a campanha, por exemplo, os resultados foram positivos tanto pra ele, quanto para o município”, avalia.

Matheus é filiado à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). Apaixonado pelo esporte desde os 8 anos, ele pretende completar o circuito de competições do “Judô Para Todos” novamente. Quem quiser acompanhar as competições do Matheus pode acessar a página dele no Facebook, pelo link: https://www.facebook.com/matheusjudocaespecial/

A revisão de lei do Macrozoneamento e o projeto de Avaliação, Discussão e Revisão da Lei de Uso, Parcelamento e Ocupação do Solo (LUPOS) foram apresentadas pela equipe do Departamento De Planejamento Urbano, da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica para a diretoria e empresários que compõem os conselhos da Firjan. O encontro foi promovido nessa quinta-feira (19.04) na sede da entidade. A intenção, segundo o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Roberto Rizzo foi a de detalhar as ações de revisão das leis, mostrando a transparência dos processos e a necessidade da participação dos empresários nas discussões.

“As leis precisam ser atualizadas para o melhor desenvolvimento do município. As discussões sobre os assuntos são necessárias. A lei do macrozoneamento foi apresentada ao Conselho Revisor do Plano Diretor e uma consulta pública também foi realizada com o intuito de ouvir a população. Outro processo em andamento é a revisão da Lupos. Queremos que os empresários se sintam parte desse processo e contribuam com a discussão”, disse Roberto Rizzo.

Na ocasião, Waltraud Keuper, presidente da Representação da FIRJAN na região serrana, parabenizou a iniciativa do poder público. “Os setores públicos e a iniciativa privada devem trabalhar em conjunto. O empresariado deve dar a sua opinião. Todos são responsáveis pelas mudanças e os projetos apresentados pela equipe da prefeitura estão bem fundamentados”, disse.

Um assunto destaque no encontro foi a Lei do Macrozoneamento. “A proposta da Lei do Macrozoneamento leva em consideração a importância dos aspectos da cidade que atraem os visitantes, o ambiente rural e as áreas de riscos. As características das áreas foram analisadas por um grupo de trabalho. A partir disso, dividimos as macrozonas em urbana, rural, controle especial de urbanização e área de restrição à urbanização. Todas as áreas foram definidas segundo a ocupação, necessidade de preservação e áreas de riscos”, explicou a diretora do Departamento de Urbanismo da prefeitura – DEPUR – Layla Talin.

A lei do macrozoneamento está sendo analisada pelo município. Após esse processo, o documento será enviado à Câmara Municipal.

Projeto de Avaliação, Discussão e Revisão da LUPOS

Outro ponto apresentado foi o projeto de Avaliação, Discussão e Revisão da Lupos. A Lupos estabelece os parâmetros para uso do solo, definindo entre outras coisas, as atividades permitidas em cada região da cidade. A proposta tem o objetivo de corrigir possíveis divergências entre o mapa digital de zoneamento da Lei de Uso Parcelamento e Ocupação de Solo e a legislação de 1998 – que estabelece suas normas.  O projeto já foi apresentado para o Conselho Revisor do Plano Diretor (CRPD). Também foi criado um cronograma a partir da apresentação de um grupo de trabalho, que está analisando os mapas que estão disponíveis para fins de consulta pública, emissão de certidão de uso e parâmetros e planejamento urbano do município.

“O projeto prevê a disponibilização de todos os dados referentes ao projeto em um site. Todos os dados serão coletados de forma técnica e com a participação popular. A intenção é a de contribuir para o crescimento urbano responsável, levando em consideração onde as atividades podem ser realizadas segundo os seus impactos”, explicou Layla.

Um Grupo de Trabalho será formado com representantes de diversas áreas, como poder público, sociedade civil, Departamento de Urbanismo, entidades estaduais e federais, além de universidades. A previsão é de que todo o processo de revisão dure um ano.

Participação popular no processo de revisão da LUPOS

O processo de avaliação, discussão e revisão da Lupos prevê, ainda, atividade direcionada aos alunos da rede municipal, planejamento dos centros de bairros e identificação dos indicadores urbanísticos e suas utilizações na cidade.

Um dos projetos é o “Urbano na escola“. Elaborado pelo Departamento de Planejamento Urbano - DEPUR - da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, o programa prevê que alunos do 9º ano do ensino fundamental de 26 escolas da rede municipal possam participar da revisão da Lupos, através de atividades práticas como a construção de mapas dos bairros, com a indicação do que pode ou não ser construído em cada área, bem como com os equipamentos públicos necessários nas localidades.

“Percebemos que poderíamos tratar esse tema nas escolas, com a colaboração dos alunos, levando em consideração as ideias deles e, ao mesmo tempo, mostrando que eles têm voz e devem participar das audiências públicas e processos de revisão das leis municipais. Desmistificando esses assuntos e aproximando-os do poder público”, explicou o Coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Roberto Rizzo.

O projeto prevê o treinamento de estagiários do curso de arquitetura e urbanismo. Eles acompanharão as atividades junto com o professor. Os alunos que participaram da construção do melhor trabalho poderão participar de uma oficina com o Grupo de Trabalho que está discutindo a revisão da Lupos. A previsão é de que o projeto comece nas 26 escolas em maio. A duração deverá ser de seis meses – até a escolha do melhor trabalho.

O projeto de revisão da Lupos prevê, ainda, o planejamento dos Centros de bairros e identificação dos indicadores urbanísticos e suas utilizações na cidade. Vale destacar que todo o processo de revisão contará com a participação das entidades de classe da sociedade, sociedade civil organizada, OAB e das faculdades.

Lei da Inovação

Durante o encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, também convidou os empresários para participar dos encontros sobre a Lei da Inovação.

“Estamos construindo a lei em parceria com o Sebrae com a intenção de facilitar a instalação de novas empresas do ramo na cidade. Faço o convite para que empresários ligados à Firjan também participem dos encontros. Queremos que a lei seja construída de forma colaborativa, como fizemos com a lei de incentivo ao setor de microcervejarias”.

Lisia Carla Rodrigues, juíza da 4ª Vara Cível de Jacarepaguá, esteve na Prefeitura de Petrópolis nesta quinta-feira (19.04) para conhecer de perto dos trabalhos do Petrópolis da Paz, programa municipal de pacificação restaurativa. O programa, que realiza mediação de conflitos comunitários e escolares, é pioneiro no estado. Esteve presente também a coordenadora da pós-graduação de Mediação de Conflitos da Universidade Católica de Petrópolis, Cristiane Maria Henrichs. Os visitantes foram recebidos pela coordenadora do programa, Elsie-Elen de Carvalho, e por sua equipe.

Trabalho também ocorreu em Araras, Duarte da Silveira, Morin e Vila Rica

A Av. Piabanha e a Rua Carlos Gomes receberam o serviço de manutenção viária nesta quinta-feira (19.04). Foram usadas oito toneladas de asfalto, trabalho que envolveu seis funcionários, um caminhão e um rolo compressor. A equipe ainda esteve em alguns pontos da Rua do Imperador. Em abril, a Secretaria de Obras fez a manutenção em 36 ruas de 20 bairros diferentes.

Nesta quinta, ainda receberam este serviço a Estrada do Santa Luzia (localidade conhecida como Mata Cavalo), em Araras; a Rua Manoel Borges de Freitas (Morro do Veludo), no Duarte da Silveira; Morin e Vila Rica.

A manutenção viária vem sendo intensificada pela Secretaria de Obras, com equipes trabalhando durante o dia e à noite. O serviço nestes locais é de grande importância, já que a Av. Piabanha dá acesso a quem vai para a região da Mosela e a Carlos Gomes, ao Bingen.

A manutenção viária não acontece só com aplicação de asfalto. A Secretaria de Obras também está promovendo a manutenção de calçamento. O serviço já passou pelo Quitandinha, Posse, Centro, Bingen, Duarte da Silveira e Independência só em abril. Outra forma de promover a manutenção viária é em estradas vicinais, em que uma máquina é utilizada para fazer a raspagem da rua para eliminar buracos.

Cidade bem cuidada: prefeitura trabalhando nos bairros

A Comdep promoveu capina e roçada em Piabanha, Barão do Rio Branco (Centro), Paulo Hervê (Bingen), Arnaldo de Azevedo (Alto da Serra), Ayrton Senna (Quitandinha), Carolina Justen (Vila Militar), Carlos Tyll (Samambaia), Lopes Trovão (Meio da Serra) e Bairro Mauá.

Também houve coleta de entulho em Rua dos Ferroviários (Alto da Serra), Rua Pará, Espírito Santo, Bahia, Av. Estados Unidos (Quitandinha), Vila Rica e Morin.

A Secretaria de Serviços também fez coleta de entulho na Estrada Mineira, em Corrêas, entre a Ponte Branca e o acesso ao Hospital Alcides Carneiro, e no Bairro da Gloria.

A manutenção de iluminação pública ocorreu em Vale do Carangola, Vila Rica, Pedro do Rio, Comunidade do Neylor, Felipe Camarão, Retiro, Centro e Estrada da Saudade.

Quinta, 19 Abril 2018 - 22:48

Servição – Feriado Dia de São Jorge

Os serviços essenciais ligados às urgências e emergências na área da saúde, UPAS - Centro e Cascatinha, Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, Pronto Socorro Leônidas Sampaio e Hospital Alcides Carneiro estarão funcionando sem alterações na segunda-feira (23.04), feriado pelo Dia de São Jorge no estado do Rio de Janeiro. Coleta de lixo também será mantida normalmente, bem como as equipes da Defesa Civil que permanecerão com o plantão em caso de necessidades. Agentes da CPTrans, bem como da Guarda Civil também permanecem de plantão normalmente.

Os demais órgãos municipais ligados à prefeitura, como Unidades Básicas de Saúde, postos de saúde, bem como as instituições de ensino municipais não irão funcionar no feriado, retornando às atividades normalmente na terça-feira (24).

O feriado contará, ainda, com os pontos turísticos abertos, bem como parques e uma série de atrações para todos os públicos. O comércio também está autorizado a funcionar no feriado. Informações especificas sobre atividades podem ser obtidas pelo Disque Turismo, no telefone 0800-024-1516.

Pagina 1 de 821

Notícias por data

« Abril 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            

Alvará Online - BANNER

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

cpge

selo acesso informacao.fw

cmv-logo