As obras do Centro Obstétrico não param. A previsão é que até o fim do ano o prédio esteja em funcionamento. Esse é o maior investimento feito no Hospital Alcides Carneiro, desde que foi municipalizado há 28 anos. O hospital terá a primeira grande reforma e ampliação com recursos que somam mais de R$ 20 milhões. Hoje o prefeito esteve no HAC verificando o andamento dos trabalhos. Ele conversou com os pacientes e vistoriou o prédio onde as obras estão em andamento.

O novo Centro Obstétrico contará com quatro salas de parto (pré-parto, parto e pós-parto), além de 20 leitos de acolhimento e observação. 

As melhorias fazem parte do plano estratégico da Secretaria de Saúde que tem, entre suas metas, oferecer melhores estruturas para a realização de partos humanizados. Mensalmente são realizados cerca de 300 partos e atendidos 1.600 pacientes na unidade. Em 2018 foram realizados 3.118 partos.

O programa Prefeitura Presente continua atuando com equipes de serviços em diversos bairros do município e atendeu nesta quinta-feira (17.10) nove bairros com aplicação de asfalto. O prefeito acompanhou as equipes que atuaram no Quitandinha. O trabalho também ocorreu Mosela, Alto da Serra, Caxambu, Independência, Valparaíso, Nogueira, Corrêas e Centro.

Além do tapa-buraco, outros serviços de limpeza (como remoção de entulho e capina), iluminação pública (manutenção e instalação de LED), pintura de meio-fio e sinalização de vias serão reforçados nas comunidades de Petrópolis. A meta é chegar a 150 homens trabalhando nos bairros, somando ao que já é feito diariamente pela Comdep, além das secretarias de Obras e de Serviços e CPTrans.

Pedras Brancas (Mosela), Rua Teresa (em frente ao BNH) e Dom João Braga (Alto da Serra), Bartolomeu Sodré (Caxambu), Ângelo João Brand e Cacilda Becker (Independência), Estrada Mineira (Corrêas), Rodolpho Bruno (Nogueira), Montecaseros, Koeler e Cel. Veiga (Centro), Av. Portugal (Valparaíso), Rua Ceará e Rua Mato Grosso (Quitandinha) são as ruas que receberam o trabalho nesta quinta-feira.

“Esse é um serviço que precisar ter mesmo em todos os lugares, vai dar uma ajuda muito boa para todos os motoristas. É bom demais ver esse cuidado que estamos recebendo”, afirmou o aposentado Paulo Roberto, morador do Quitandinha.

A Comdep mobilizou equipes para fazer remoção de entulho no Quitandinha, Valparaíso, Caxambu, Taquara, Castelo São Manoel e Centro.

Ainda houve capina e roçada em Duarte da Silveira, Castelânea, Samambaia, Valparaíso, Moinho Preto, Quitandinha, São Sebastião, Dr. Thouzet, Centenário, Taquara e Cuiabá.

A Secretaria de Obras promoveu desobstrução de ralos no Vale do Carangola. E a manutenção de iluminação pública ocorreu em Itaipava.

 

As obras na EM Jandira Bordignon estão a todo vapor: a obra está 90% concluída e o prédio deverá ser entregue neste ano, com 12 salas, acessibilidade em todos os andares e quadra poliesportiva. No novo prédio, a capacidade de atendimento poderá aumentar de 400 para 700 alunos matriculados do 4º período da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental.

Vale salientar que a obra foi abandonada em 2016 e retomada em março de 2018. 

A obra está na fase final de pintura, colocação de piso na quadra e forro nas salas de aula.

Vale lembrar que a precariedade do prédio ocasionou, em 2015, a transferência de todos os alunos para duas casas alugadas nas redondezas. A unidade, com infiltrações, goteiras, mofo e vazamentos, passou anos sem manutenção até que teve o prédio desativado. Neste ano, a Secretaria de Educação transferiu o atendimento dos alunos matriculados do 4º período da educação infantil até o 5º ano para o Ciep Santos Dumont, no Independência. Os alunos do 6º ao 9º ano estão sendo atendidos em um imóvel na Rua São Paulo.

Carla Nogueira, mãe das gêmeas Julia e Giovana, participou de uma visita realizada nesta quinta-feira (17.10) na obra, junto com a equipe técnica da Secretaria de Educação e a direção da EM Jandira Bordignon. Ela aprovou o novo prédio: “Está ficando ótimo. Está com cara de escola, a pintura deu uma vida ao espaço. Está realmente muito bonito”.

A prefeitura entregou 57 troféus e 3,1 mil medalhas na cerimônia de encerramento do Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups) nesta quinta-feira (17.10). O evento foi realizado no Teatro Mecanizado do Palácio Quitandinha e contou com a participação de representantes das 50 escolas inscritas na competição. Neste ano, os jogos proporcionaram para os estudantes mais de 350 horas de atividades físicas em 836 partidas, somando todas as oito modalidades. O Colégio São Tomás de Aquino, pelo quarto ano consecutivo, conquistou o troféu de campeão geral do Jeups.

Em 2016, só 19 escolas participaram dos jogos. Em 2017 foram 41 e no ano passado 44. Neste ano,  um número histórico com a inscrição de 50 escolas. Dessa forma, mais estudantes também estão participando.

Ferramenta importante na integração entre os alunos, o Jeups reuniu escolas da rede municipal, estadual, federal e particular. As modalidades em disputa foram oito, sendo cinco coletivas: futebol de campo, futsal, handebol, basquete e vôlei; e três individuais: tênis de mesa, xadrez e judô. O atletismo não foi realizado por causa da chuva na semana em que a competição seria realizada.

"O esporte é importante no desenvolvimento psicomotor e cognitivo das crianças", explica o professor do Colégio Metodista, Tiago Coutinho. "O Jeups cresceu, está sendo disputado em duas fases, proporcionando ainda mais atividades para os alunos", acrescentou.

O objetivo da prefeitura é aumentar a participação de colégios e de alunos, proporcionando mais atividades físicas para os estudantes da cidade.

Campeão geral pela quarta vez consecutiva, o Colégio São Tomás de Aquino conquistou 21 troféus. O diretor administrativo da escola, Henrique Zanatta, disse que a escola prioriza o ensino, mas também investe nas atividades oferecidas no contra turno das aulas. Apesar do resultado positivo em 2019, ele quer mais para o próximo ano.

"As nossas equipes precisam sempre treinar e se aprimorar para melhorar ainda mais o rendimento no Jeups, que está cada vez mais bem organizado. Estamos muito felizes com o resultado, mas sabemos da responsabilidade que é manter o título de campeão geral. Vamos investir para que no ano que vem o nosso desempenho seja ainda melhor", afirmou Henrique.

 

Falta pouco para que os petropolitanos possam contar com mais um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O ponto avançado será instalado no prédio da antiga farmácia do HAC e vai facilitar o acesso da população aos serviços da Secretaria.

Além de ficar mais perto dos pacientes atendidos no HAC, a ideia é aumentar o atendimento do Programa Criança Feliz. O projeto do governo federal foi implementado em 2018 e já tem 600 famílias cadastradas em Petrópolis. O programa tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil na primeira infância (crianças de 0 a 3 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. Semanalmente um funcionário da SAS faz visitas domiciliares desenvolvendo ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. Os inscritos no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) também são acompanhados até os 6 anos de idade.

As adaptações necessárias para abrigar o CRAS já foram feitas. As obras já estão em fase de finalização. O novo espaço vai contar com um funcionário administrativo e um técnico em psicologia ou em assistência social que farão o atendimento de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 15h, no mesmo horário de funcionamento do ambulatório do Hospital Alcides Carneiro.

 

Em todo o Brasil será realizado o Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado, dia 19. Esse é um dia de intensificação de atendimento para imunização do primeiro público-alvo da campanha nacional que começou no dia 07 de outubro. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade devem se vacinar. O objetivo da campanha é realizar a vacinação de rotina prevista no calendário básico.

Só em outubro, 357 doses da vacina foram aplicadas em crianças de 6 meses a menos de  5 anos. No grupo de crianças de 1 ano de idade, 99,34% já receberam a vacina, atendendo a meta do Ministério da Saúde. É importante que os pais levem os seus filhos com a caderneta de vacinação.

"É a mesma vacina. Faremos a dose que for necessária. Pode ser a dose zero dos bebês, a primeira ou a segunda dose da criança. Desde que dentro desta faixa etária. É indispensável a caderneta de vacinação", reforça Simone Sisnando, coordenadora de imunização do município.

Veja a lista de unidades em funcionamento no dia D de vacinação:

CENTRO DE SAÚDE

UBS MORIN

PSF ALTO DA SERRA

PSF SAO SEBASTIÃO

UBS ALTO INDEPENDENCIA

UBS QUITANDINHA

AMBULATORIO ESCOLA

UBS ITAMARATI

HOSPITAL ALCIDES CARNEIRO

UBS RETIRO

UBS MOSELA

PALACIO ITABORAI/FIOCRUZ

UBS ITAIPAVA

UBS ARARAS

UBS PEDRO DO RIO

PSF POSSE

*As unidades farão o atendimento entre 8h e 17h.

 

A Guarda Civil e a Polícia Militar realizaram nesta quinta-feira (17.10) mais uma edição da operação “Lugar de criança e adolescente é na escola”. A atuação conjunta ocorreu em Itaipava, Araras e Pedro do Rio. A ação é um complemento do que é feito pela Ronda Escolar e pela Pamesp Escolar (Patrulhamento Motorizado Especial Escolar) com foco em locais longe do perímetro das unidades de ensino.

Nesta quinta, as equipes passaram pelo centro de Araras, pelo Terminal de Itaipava e ainda estiveram próximo da Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues. O canil da Guarda deu apoio à operação, que mobilizou 10 agentes no total.

 “Foi muito importante poder ter o contato com alunos no Terminal e explicar o nosso trabalho, houve um impacto grande em um grupo de adolescentes que estavam lá no final do turno da manhã e também voltamos no fim do turno da tarde”, explicou a coordenadora da Ronda Escolar e subcomandante da Guarda, Cláudia da Conceição, que coordenou a operação.

Um dos objetivos da ação é evitar que os jovens se exponham a situações de vulnerabilidade por ficarem fora de casa e fiquem longe de bebidas alcoólicas, por exemplo. Desde setembro, este é a terceira vez que a operação foi realizada – antes, ela aconteceu na região do Alto da Serra e Cel. Veiga e também entre Corrêas, Cascatinha e Itamarati.

Na Ronda Escolar, os agentes fazem visitas preventivas, realizando palestras de conscientização, e atendendo eventuais ocorrências relatadas pelos colégios. Já na operação ‘Lugar de criança e adolescente é na escola’, as abordagens são feitas a jovens que estão fora do perímetro escolar, muitas vezes uniformizados. É verificado se esse aluno não está em horário de aula e, principalmente, é feito o alerta sobre os riscos à segurança deles. E se for necessário, os pais são acionados para que esse adolescente seja entregue aos responsáveis.

Mais um grupo de servidores da rede pública poderá participar do ciclo de formação “Práticas de avaliação pedagógica”. Os encontros ocorrerão em outubro e novembro e são direcionados aos professores e orientadores que atuam no 4º ano do ensino fundamental. As inscrições poderão ser feitas até o dia 24 de outubro.

 As formações são essenciais para atualização dos conhecimentos e troca de experiências. Desde 2017, mais de 100 formações já foram realizadas com servidores que atuam em várias funções, justamente para auxiliar esses profissionais que são tão importantes no trabalho que é realizado na rede municipal de Educação.

A formação está dividida em dois grupos, que participarão de três encontros, cada grupo. O “grupo 1” se reunirá nos dias: 30/10, 06/11 e 13/11 das 14h às 16h. Já o “grupo 2” nos dias: 31/10, 07/11 e 14/11, das 10h às 12h. Os encontros serão na Casa da Educação Visconde de Mauá.

As inscrições deverão ser realizadas pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 24 de outubro.

Fortalecer a compaixão e o respeito pelos bichos, além da guarda responsável. Estes são os objetivos de uma palestra sobre bem-estar animal que será promovida pela Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea) nesta sexta-feira (18.10). A atividade será realizada na Casa dos Conselhos, às 9h, para mais de 50 estudantes da Escola Municipal Geraldo Ventura. A aula é a primeira de uma série de ações promovidas pela Cobea em parceria com o setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiental.

Segundo o coordenador da Cobea, o trabalho realizado em sala de aula vai trazer reflexos no futuro da cidade: o objetivo é reduzir os casos de maus tratos no município. Neste ano, por exemplo, a Cobea recebeu 424 denúncias. 

Na maioria das vezes, os casos de maus-tratos são resolvidos com a orientação, sem que seja necessário punir ou multar o dono do animal.

A gestão segue avançando nas políticas públicas para animais em Petrópolis. Recentemente, foi sancionada  a lei que proíbe o uso e a comercialização de coleiras de choque e as cirurgias de fins estéticos, além da criação o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, o COMUPA, entre diversas outras ações.

Ainda neste mês acontecem a edição especial do “Procão” e o 1º Outubro Rosa Pet, ambos no dia 27. Os eventos acontecem em uma parceria da Cobea com o Procon de Petrópolis.

Meio Ambiente envolveu mais de três mil alunos em ações nas escolas

A parceria com o setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente vai permitir que a Cobea amplie as ações na escola. Desde o início deste trabalho, em 2017, a pasta envolveu mais de três mil alunos da rede municipal em atividades diversas, como palestra e plantio de árvores.

 

Representantes de secretarias municipais e de órgãos de segurança pública e Corpo de Bombeiros se reuniram na tarde desta quarta-feira (16.10) para acertar os últimos detalhes do Natal Imperial. A festa, que acontece de 14 de novembro a 12 de janeiro, com decoração pelos quatro cantos da cidade e programação especial, vai contar com um grande show do padre Fábio de Melo, no feriado do dia 15 de novembro -  que deverá concentrar o maior público. Este é um dos principais eventos do município, só no ano passado a festa reuniu mais de 450 mil pessoas, com R$ 300 milhões injetados na economia.

A expectativa é de que a montagem desta edição do Natal Imperial comece já na próxima semana.

Além do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Turismo, Polícia Militar, Guarda Civil, Samu, além da CPTrans, Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Secretaria de Serviços e Ordem Pública, também participaram do encontro que tratou, principalmente, do planejamento para evitar transtornos aos petropolitanos e turistas e ainda garantir a segurança.

Além da apresentação do padre Fábio de Melo, cujo local será divulgado nos próximos dias, o Natal Imperial vai contar com atrações no Palácio de Cristal, Praça da Liberdade, Rua 16 de Março, entre outros locais. A novidade este ano é a expansão da iluminação e decoração, que chegará mais intensa nos bairros,um pedido de comerciantes e moradores. A festa estará com 40% a mais de enfeites em relação à edição anterior. Grandes árvores de Natal serão instaladas nas comunidades e também na Praça da Liberdade e Palácio de Cristal.

 

Pagina 1 de 1349

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Outubro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo