Mais de 100 alunos serão beneficiados com a nova atividade oferecida pela Prefeitura de Petrópolis, através da Superintendência de Esportes e Lazer, em Parceria com o Sesc Rio, unidade Quitandinha. As aulas de judô irão atender crianças de 7 a 14 anos, além de uma turma especial com alunos com deficiência, no Centro Esportivo da Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade.

Respeito, hierarquia, disciplina, coordenação motora, agilidade, raciocínio lógico, autoconfiança e controle emocional são alguns dos benefícios que as crianças terão com a prática do novo esporte. As aulas acontecerão quinta-feira na parte da manhã, atendendo as crianças da comunidade.

O Centro Esportivo atende mais de 2 mil pessoas por mês com várias atividades gratuitas. São oferecidas hidroginástica, natação, ginástica localizada, karatê, vôlei, basquete do Flamengo, além do Grupo Renascer que atende as pessoas da terceira idade.

“Vamos atender cinco turmas e também os alunos especiais. O judô traz benefícios para o comportamento e também para o físico. As crianças ficam mais tranquilas e disciplinadas. A prática do Judô auxilia na consciência corporal e na convivência em grupo”, destacou o professor de Judô do Sesc, Vinicius Ramos que contou que toda a equipe é formada por profissionais de educação física.

A 30ª Expo Agropecuária vai contar com ônibus extras, táxis próximo à saída do parque e agentes e guardas de trânsito atuando durante todos os dias de evento. A operação especial para a festa começa no dia 1º de maio, feriado pelo Dia do Trabalhador, quando o reforço na frota dos coletivos contará com nove ônibus para a linha a 790 Exposição – que farão ponto final no estacionamento do Hortomercado. A linha exclusiva também vai funcionar nos outros dias de evento, até o domingo (05.05).

Todos os dias após os shows, ônibus estarão disponíveis no estacionamento Hortomercado, ao lado do Parque Municipal de Itaipava. A linhas 790 seguirá até o Centro da cidade. A orientação da CPTrans à empresa responsável pelo serviço é que reforce à frota caso a demanda se mostre maior do que a capacidade de atendimento com os ônibus previamente disponibilizados.

Nos cinco dias de shows, agentes da companhia, com o apoio dos guardas municipais estarão atuando nos pontos que, historicamente, apresentam maior retenção de veículos. O esquema de trânsito na área vai contar com fiscalização nos arredores do Parque Municipal de Itaipava. As equipes estão programadas para operação de fluidez já no Trevo de Bonsucesso, apoio na operação dos ônibus no estacionamento do Hortomercado, proibição de estacionamento no Catobira, além de rondas para garantir ao público que for curtir a festa tranquilidade no acesso.

A atuação irá ocorrer na Rua Joaquim Agante Moço, atrás do Parque Municipal de Itaipava. Uma equipe de agentes também será responsável pela escolta e balizamento dos artistas para o parque. Também serão disponibilizados táxis em frente ao Parque, na saída dos shows, e no Catobira.

Quinta, 25 Abril 2019 - 19:18

Alunos do CID da Comdep recebem certificado

13 servidores participaram do curso de informática básica

Conceição Aparecida de Jesus Aparecida Pereira sempre quis aprender informática e foi por isso que resolveu se inscrever no curso de informática básica oferecido no CID da Comdep, que foi reativado no início desse ano. Conceição e mais 12 servidores completaram o curso de informática básica nessa semana e, agora, ela que é funcionária da Comdep há 10 anos, quer receber ainda mais dicas tecnológicas. “Quero aprender cada vez mais. É muito bom ter esse tipo de conhecimento. Hoje tudo está relacionado à tecnologia e temos que estar atentos as novidades”. Para comemorar a conquista e incentivar a continuidade da participação desses servidores nas aulas, o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico entregou na última quarta-feira (24.04) certificados para os primeiros alunos do CID da Comdep.

O CID da Comdep é um dos 17 que foram reativados pelo poder público. Já são aproximadamente 600 pessoas, entre crianças, jovens e até pessoas da terceira idade que estão participando das aulas nos CIDs.

Raquel Pereira Dias, funcionária da Comdep há dez anos, fez questão de guardar o certificado. “É um marco. Foi muito bom participar das aulas. Aprendi muito, tirei minhas dúvidas. O professor é muito atencioso e estou empolgada para continuar aprendendo”, contou.

Com o certificado de conclusão do curso de informática básica nas mãos, os funcionários dessas primeiras turmas poderão dar seguimento as aulas em mais três módulos: formatação de textos, criação de planilhas e internet. “As aulas foram dinâmicas e os alunos tiverem um ótimo desempenho”, garantiu o professor responsável pelas aulas, Lucas Ferreira de Carvalho.

“Estamos planejando aumentar a oferta de vagas no CID da Comdep, para atender mais funcionários. A ideia é de que o espaço também possa, futuramente, atender as famílias dos servidores também”, disse Leonardo Sindorf, responsável pelos CIDs.

Os interessados em participar dos cursos que são ofertados gratuitamente nos CIDs podem fazer a inscrição diretamente nos Centros de Inclusão Digital. Dúvidas podem ser esclarecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio do telefone 2233-8135 - ramal: 2085.

O feriadão prolongado superou, mais uma vez, as expectativas em Petrópolis. Com a Cidade Imperial lotada de visitantes, hotéis, pousadas e hostels registraram uma média de 91,9% de ocupação, entre a Sexta-Feira Santa (19.04) e o domingo de Páscoa (21). No Centro Histórico e arredores, a taxa foi ainda maior, chegando a 97,8% dos leitos ocupados. Muitos turistas também resolveram estender a estadia por conta do feriado estadual de São Jorge, o que fez com que a cidade continuasse movimentada até esta terça-feira (23). Contando todo o período de folga, de 19 a 23 de abril, a taxa de ocupação chegou a 72,4% em toda a cidade.

Atrativos turísticos estiveram lotados, com destaque para o Palácio de Cristal, que recebeu a primeira edição do Festival do Café de Petrópolis, de sexta-feira a domingo, e movimentou o espaço com a venda de diversos tipos da bebida, gastronomia, oficinas e programação cultural. “Foi muito bom. Na sexta e no sábado o comentário era de que parecia uma Bauernfest”, explica Luiz Villela, um dos organizadores do evento. Comércio e restaurantes em todo município, como a Feirinha de Itaipava, shoppings, além dos pólos gastronômicos, também comemoraram os bons resultados do feriadão.

Um dos termômetros para o movimento de turistas no município é o Museu Casa de Santos Dumont. No período, o atrativo recebeu 3.740 pessoas. O dia mais movimentado foi o sábado (20), com 1.364 visitantes.

Foi realizada nesta quarta-feira (24.04) a abertura da 3° Semana Municipal do Jovem Empreendedor, no Palácio Quitandinha. A abertura contou com palestra do especialista em gestão estratégica de grandes empresas, Paulo Siqueira, que discorreu sobre as maneiras que o empreendedorismo pode se tornar agente de transformação na sociedade e no indivíduo. O evento, realizado pela Prefeitura por meio da Coordenadoria da Juventude, contou com a participação de mais de 250 pessoas, entre autoridades locais, empresários e jovens de escolas municipais.

Com a temática, “Repense & Reinvente & Seja Humano & Mude o Mundo!”, o palestrante Paulo Siqueira, abordou o impacto das mudanças globais em nossas vidas. Falou da importância do desenvolvimento de competências cada vez mais humanas no empreendedorismo, os chamados soft-skills, como criatividade, capacidade de resolver problemas complexos, inteligência emocional, empatia e propósito.

“Empreender é aflorar cada vez mais essas competências para desenvolver soluções que impactem cada vez mais pessoas de forma positiva, utilizando a tecnologia como meio para fazê-lo. Ser empreendedor é desenvolver este mindset, que pode ser aplicado por você sendo sócio de uma empresa, funcionário de uma empresa, mas principalmente no seu modo de vida”, pontua o palestrante.

A Semana do Jovem Empreendedor foi criada em 2017 com o objetivo de mostrar ao jovem o que é empreendedorismo e a importância disso em sua vida. Em 2018, a semana se tornou um evento permanente no calendário da cidade, acontecendo na última semana de abril.

A Semana ainda terá mais palestras, um Pitch ensinado ao jovem a desenvolver o seu modelo de negócio, e a 2° Feira municipal do Jovem empreendedor que premiará os três melhores empreendimentos, com o valor de R$800, R$600 e R$500, a partir do primeiro colocado. Além da premiação em dinheiro, o primeiro colocado ainda receberá a mentoria empresarial pela Abemem, e assessoria em gestão de projeto pela empresa IPMA-D, e o segundo colocado também contará com uma mentoria empresarial que será fornecida pela empresa INNASA RIO.

Nesta edição, durante toda a semana, estará disponibilizado o programa de Microcrédito, que visa conceder financiamento, qualificar e dar assistência a empreendedores e profissionais autônomos, com a finalidade exclusiva de ampliar os negócios na cidade.

Confira a programação da Semana do Jovem Empreendedor:

Quinta-feira (25/04) às 18h

- Universidade Estácio de Sá (Rua Bingen, 50 – Bingen)

Case de sucesso da 1º Feira do Jovem Empreendedor: Marcos Copari

Mesa redonda: Start - Início ao empreendedorismo, com Amanda Eloi (Fundadora e Coordenadora Geral do CEU - Ciclo Empreendedor Universitário) e as empresas Junior das universidades, UFF, Estácio e a Incubadora do LNCC. 

Sexta – Feira (26/04) às 10h

- Cefet (Rua do Imperador, 971 – Centro)

Case de sucesso da 1º Feira do Jovem Empreendedor: Rochele Almeida

Palestra: A importância de elaborar um Pitch Empreendedor, como Paulo César Andrade

Pitch na prática- Primeiros passos para montar um negócio na prática, com Roberta Dalvo

Sábado (27/04) - Encerramento

Auditório da Casa dos Conselhos (Avenida Koeler, 260 – Centro)

09h às 12h

1° Palestra: O caminho que dá certo, com a Ganhadora da 1° Feira do Jovem Empreendedor, Isabella Carvalho - Bella’s Confeitaria

2° Palestra: posicionamento nas redes sociais, com Isabel Ferraro, Especialista em Planejamento estratégico, Comunicação Corporativa e Mídia Sociais

13h às 15h

2°Feira Municipal do Jovem empreendedor - Apresentação de projetos e empresas de jovens do município.

O recadastramento dos beneficiários do Aluguel Social, concedido pelo Governo do Estado foi prorrogado até o dia 30 de abril. Programada para ocorrer entre os dias 1 e 16 de abril, a atualização cadastral das 716 pessoas que recebem o auxílio, não alcançou a totalidade dos beneficiários. Até o momento, 611 cadastrados compareceram a Secretaria de Assistência Social, que ampliou o prazo de recadastramento para que as 105 pessoas restantes ainda possam regularizar seus dados. Os que não comparecem com a documentação necessária, correm o risco de perder o benefício.

A atualização dos dados é feita por agentes da Secretaria de Assistência Social, que fica no Centro Administrativo da Prefeitura, na Estrada União e Indústria, 2846. Os atendimentos ocorrem das 9h às 16h.

Para realizar o recadastramento devem ser apresentados os documentos originais e cópias, do titular do benefício, cônjuge e dos dependentes que residem no imóvel. Serão necessários Identidade, CPF, NIS, certidões de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, contracheque ou comprovante de renda, laudo de interdição do imóvel, comprovante de residência ou contrato de locação do imóvel, com firma reconhecida, em nome do titular ou do companheiro.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, repassa o valor de R$ 500 para pessoas vítimas de desastres com as chuvas. Pessoas que perderam ou tiveram suas casas totalmente interditadas, recebem o auxílio para o pagamento do aluguel. O recadastramento é feito anualmente para que haja o controle e a regularização do benefício.

Os que não comparecerem até o dia 30 de abril, não terão a documentação enviada para análise do Governo do Estado e terão o benefício suspenso. A interrupção do repasse é o primeiro alerta de corte do benefício feito pelo Governo do Estado, que após 30 dias da não atualização dos dados, corta em definitivo o recurso.

Apenas os titulares do benefício podem efetuar o recadastramento. Todos os dados apresentados passarão por avaliação, que atestará a necessidade de continuidade de repasse do recurso.

Ainda dá tempo para quem quiser se inscrever na Corrida do Trabalhador: estão disponíveis 40 vagas para inscrições feitas através de doações de sangue para o Banco de Sangue do Hospital Santa. Para a prova, foram oferecidas mil vagas gratuitas para o público - 150 vagas para quem doa sangue para o Banco do Hospital Santa Teresa; 750 vagas on-line e 100 vagas presenciais. Na segunda-feira (22.04), as inscrições pelo site da prefeitura foram esgotadas em menos de quatro horas, e não foi diferente com as inscrições presenciais, que também acabaram no início da manhã desta quarta (24). O evento é uma realização da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Superintendência de Esportes, em parceria com o Sesc Rio.

A Corrida do Trabalhador está marcada para o dia 1º de maio às 7h30 na sede da prefeitura de Petrópolis, na Avenida Koeler, 260, Centro. O percurso acontece todo pelo centro da cidade com um total de 5,3 Km. Os cinco primeiros colocados serão premiados com troféus, e todos que participarem receberão medalhas.

Inscrições Campanha Doação de Sangue

Podem doar todas as pessoas entre 18 e 60 anos, em bom estado de saúde e que pesem mais de 50 quilos. Jovens de 16 a 17 anos também podem doar acompanhados dos responsáveis. Não é necessário fazer jejum, mas é importante não ingerir alimentos gordurosos três horas antes da doação. Também não se deve consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes. As únicas restrições são a diabéticos e pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing há menos de um ano. Pessoas que fizeram algum procedimento, como endoscopia só podem doar após seis meses da realização da intervenção. O banco de sangue funciona todos os dias, de 7h às 18h, na Rua Paulino Afonso, 477 – Bingen – Ao lado do HST.

O banco de sangue atende as duas UPAs da cidade, o CTO, o Hospital Unimed e o próprio Hospital Santa Teresa, que é referência em atendimento de feridos de acidentes de trânsito.

Retirada dos Kits

A entrega dos Kits será feita nos dias 29 de abril de 9h às 21h e 30 de abril de 7h às 16h, na sede da Superintendência de Esportes e Lazer. Para retirar o Kit, o corredor precisa levar uma lata de leite em pó. O kit da prova contém a numeração, chip de cronometragem, mochila saco e garrafa. Os kits que não forem retirados dentro o prazo divulgado, serão disponibilizados para novas inscrições no dia 30, de 16h às 18h. No local terá um ponto de doação de par tênis novos ou usados (em bom estado), que serão distribuídos para projetos sociais da cidade.

Percurso

A largada da prova é na sede da Prefeitura na Avenida Koeler, circulando a Praça da Liberdade, subindo a Rua Monsenhor Bacelar, segue pela Rua Washigton Luiz, Rua do Imperador, passa pela Rua Alberto Torres, sai na Avenida Ipiranga retornando à Avenida Koeler finalizando a corrida na sede da prefeitura.  A prova terá dois pontos de hidratação no meio do percurso, além de atividades paralelas no local de largada e chegada da corrida.

O programa Mais Asfalto promoveu o serviço de manutenção viária em ruas do Independência, nesta quarta-feira (24.04). A Estrada da Independência e as ruas Pedro Américo e Ângelo João Brand foram atendidas. O trabalho foi acompanhado pelo prefeito Bernardo Rossi e melhora as condições de passagem de 121 viagens de cinco linhas de ônibus.

O serviço ainda ocorreu em ruas de Castelo São Manoel, Nogueira, Quitandinha, Bingen, Alto da Serra e Morin, alcançando 1.185 viagens diárias de 55 linhas de ônibus.

Outro local atendido foi a Rua Uruguai, no Quitandinha, onde passam 24 viagens das linhas 405 e 425.

No Castelo São Manoel, a Rua Henrique de Souza, que serve de itinerário para 41 viagens da linha 609, também foi atendida.

A localidade Promenade foi mais uma que recebeu o serviço, que melhora a passagem de 19 viagens da linha 608.

Já próximo ao pórtico e a rodoviária do Bingen, a ação dá melhores condições para 20 linhas e 548 viagens.

Na Rua Teresa e na Padre Feijó, Alto da Serra, 475 viagens de 28 linhas de ônibus foram beneficiadas com a manutenção viária.

A Rua Pedro Ivo, no Morin, caminho das linhas 431, 462 e 464 e 78 viagens diárias, foi mais uma local onde o trabalho foi realizado.

O Mais Asfalto já passou 33 bairros desde janeiro.

Priorizando os pontos onde há maior volume de tráfego no horário de pico, a CPTrans retomou, nesta quarta-feira (24.04), os testes de trânsito nas ruas centrais da cidade, com foco em pontos de escoamento como a 13 de Maio e Montecaseros. Entre 16h30 e 19h30, agentes de trânsito estão orientando motoristas e fazendo o bloqueio de meio de pista com gradis. Na Rua 13 de Maio, a implementação das barreiras no meio da pista e consequente proibição de conversão à esquerda tem tornando o trânsito em direção aos distritos e Bingen mais tranquilo.

As intervenções ocorrem ao mesmo tempo em diversos pontos. Na Montecaseros, a presença de agentes em frente à Praça Oswaldo Cruz e na descida da Paulino Afonso tem impedido a realização de irregularidades na via, garantindo, assim, maior fluidez dos veículos. Não muito longe dali, no cruzamento das ruas Francisco Manuel com a Paulino Afonso, mais precisamente na Avenida Piabanha, outro agente puxa o fluxo de veículos para impedir retenções e manobras que atravancam o trânsito.

As mudanças acontecem em caráter experimental. O objetivo é garantir aumento da velocidade média dos ônibus, diminuindo o tempo de viagem para o trabalhador chegar na sua casa para descansar.

Outro ponto que tem recebido atenção é próximo ao Palácio de Cristal, também na Avenida Piabanha. Local que conta com cruzamento para a Alfredo Pachá de veículos que seguem dos distritos, por exemplo, o ordenamento nessa área também tem trazido bons resultados para o trânsito da cidade. Já no início da Barão, logo no cruzamento, um outro agente é disponibilizado para garantir a fluidez de veículos da Rua Padre Siqueira e 13 de Maio.

A 13 de Maio é um dos pontos que mais apresentou resultado positivo. A implementação de gradis, impedindo o cruzamento à esquerda, gera melhor fluidez e isso é importante porque esse é um dos principais pontos de escoamento da cidade.

O objetivo das intervenções é dar maior fluidez ao trânsito, aumentando a constância com que os veículos trafegam, chegando mais rápido aos seus destinos. São mudanças pontuais, que, juntas, deverão beneficiar os itinerários de 170 linhas de ônibus em diversos sentidos. As mudanças acontecem de segunda a sexta-feira, exceto feriados, entre 16h30 e 19h30.

O trabalho desenvolvido pela Guarda Civil de Petrópolis e a estrutura administrativa e da sede da corporação estão sendo usados como referência pela Guarda de Vassouras. Criada há pouco mais de três anos, a instituição do município do Centro-Sul fluminense quer expandir a atuação e buscou, por aqui, o conhecimento necessário para crescer. O superintendente de Ordem Pública da cidade, Ronivaldo Santana, e três agentes fizeram uma visita à sede e ao Centro Integrado de Operações de Petrópolis acompanhados do comandante da Guarda de Petrópolis.

Na visita, a delegação de Vassouras conheceu os trabalhos dos setores de ensino, projetos, comunicação, ouvidoria e corregedoria. Eles também tiveram uma apresentação do serviço do Grupamento de Ações com Cães, quando puderam conhecer a estrutura com baias, área de treinamento e base administrativa, e acompanhar uma demonstração de detecção. A intenção foi entender o que é feito no canil e poder implantar o mesmo tipo de serviço por lá.

“Hoje nós temos 16 agentes para atender uma cidade de 36 mil habitantes. Nosso objetivo é aumenta o efetivo para 60 homens e implantar também um canil no futuro. O que a gente conseguiu tirar daqui são as leis e projetos desenvolvidos aqui dentro e que cada área dentro da Guarda é cuidada por um agente capacitado para essa função, graduado. Queremos manter esse diálogo para crescer a nossa Guarda”, disse o superintendente de Ordem Pública de Vassouras.

Com esse número de agentes, a Guarda de Vassouras cuida do trânsito e fazem esquemas de segurança em eventos. Os agentes ainda realizam um trabalho de atendimento a crianças na escola ou junto ao Conselho Tutelar de lá, algo próximo do que é feito em Petrópolis na Ronda Escolar.

A Ronda Escolar foi um dos serviços que foi recuperado em Petrópolis. Em 2016, foram feitas menos de 450 visitas a escolas. Em 2017, esse número cresceu para mais de 1,2 mil. E ano passado foram 2 mil visitas.

O comandante ainda mostrou o Centro Integrado de Operações de Petrópolis, que conta com 56 câmeras espalhadas em 46 locais da cidade. As imagens são compartilhadas entre as forças de segurança do município (Guarda, Polícia Militar e delegacias) e ainda servem para a CPTrans, Defesa Civil e Bombeiros.

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