Terminou nesta sexta-feira (14/06) o prazo para entrega da Declaração Anual para o Índice de Participação dos Municípios (Declan). A declaração indica a arrecadação do Imposto sobre o Comércio de Mercadoria e Serviços (ICMS) pago pelas empresas à secretaria de Estado de Fazenda. A expectativa é de que Petrópolis tenha um resultado positivo em 2013, em comparação com os dados levantados dos últimos anos, quando houve um esvaziamento econômico da cidade.

Para resgatar a participação do município no total da arrecadação do imposto, a secretaria municipal de Fazenda realizou uma ação de orientação e acompanhamento das declarações junto às principais empresas contribuintes da cidade. No último ano do governo anterior de Bomtempo, Petrópolis obteve um índice de participação no total de ICMS recolhido no Estado de 1,936, em decorrência de esforços do governo. Isso refletiu positivamente até 2011, quando foi produzido um índice de 2,042. Agora, o índice para 2013 é de 1,776, representando uma  queda de 8,26% entre 2009  e 2013.

Da mesma forma, o Índice Final de Conservação Ambiental (IFCA) no ano de 2009 diminuiu de 3,39 para 2,23 em 2013, representando uma expressiva queda de 34,21% no período em análise. "Estas quedas representam uma diminuição de aproximadamente R$ 20 milhões por ano no orçamento do município, valor que através da ação DECLAN-IPM 2013, o Prefeito Rubens Bomtempo quer resgatar, para aplicar em mais saúde, mais educação, mais segurança e melhor qualidade de vida para o cidadão petropolitano", explicou o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa. 

Patuléa acredita que a gestão anterior não fez o acompanhamento econômico do município. "Ao retomarmos o governo, visitamos os principais contribuintes do município, responsáveis por 80% da arrecadação. A receptividade foi excelente e nós agradecemos aos contadores e empresários pela acolhida e pronta resposta à ação, porque agora nós poderemos melhorar os investimentos na cidade. Nós fizemos o dever de casa, isso é fazer gestão e estar comprometido com a cidade”, frisou Patuléa.

A Declan é uma obrigação que não gera ônus para o empresário e deve ser realizada anualmente. Ela tem a finalidade de identificar o total de ICMS recolhido das empresas em cada município. Com esse valor em mãos, a secretaria de Estado de Fazenda pode calcular o montante de repasse de verbas que deverá retornar para a cidade. O período para entrega da declaração retificadora vai até o dia 21 de junho. Após o término das retificadas, a secretaria de Fazenda irá acompanhar, na secretaria de Estado, as declarações apresentadas pelas empresas petropolitanas para produzir aumento no índice de participação municipal.

A unidade móvel da Caixa Econômica Federal (CEF) encerrou seus atendimentos na Praça Dom Pedro, no Centro, na manhã desta quinta-feira (13/06). Foram quase dois meses de atendimento e um saldo bem positivo: três mil micro e pequenos empresários petropolitanos atendidos, mais de 500 empresas avaliadas, sendo que 100 dessas já tiveram seus créditos aprovados ou estão em fase de contratação.    

O secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa esclarece que os empresários prejudicados pelas chuvas de março deste ano poderão continuar contando com a linha de crédito especial do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que está sendo disponibilizada pela CEF.

“Não haverá descontinuidade do serviço. Os empresários poderão procurar qualquer uma das agências da Caixa para solicitar a linha de financiamento especial”, afirmou Patuléa. O secretário avaliou como positiva a estada da unidade móvel na Praça Dom Pedro. 

“O Prefeito Rubens Bomtempo teve uma visão muito empreendedora ao colocar a agência móvel na praça, um lugar de fácil acesso para todos”, disse Patuléa. Para ele, o atendimento foi muito além do esperado. 

O gerente geral da agência Imperial da CEF, Petronio Policiano Garcia, afirmou que a parceira com a Prefeitura foi fundamental para o sucesso do trabalho. “A Prefeitura de Petrópolis foi determinante para o sucesso da ação, pois viabilizou meios para a Caixa cumprir o seu papel na recuperação da atividade econômica na cidade”, afirmou Garcia.

A unidade móvel, que iniciou o atendimento no dia 17 de abril, partiu para o Rio de Janeiro para atender às demandas da ação “Minha Casa Melhor”, do Governo Federal. Os micro e pequenos empresários petropolitanos poderão continuar a se inscrever para a linha de crédito especial e/ou acompanhar seus processos em uma das agências da CEF da cidade. 

A previsão é a de que o crédito fique disponível até novembro. Segue os endereços das agências da CEF em Petrópolis:

Ag. Imperial

Rua do Imperador, 149/153, Centro, Petrópolis/RJ

Tel: (24) 2244-1550

 

Ag. Petrópolis

Rua do Imperador, 745, Centro, Petrópolis/RJ

Tel: (24) 2231-1781

 

Ag. Itaipava

Est. União e Indústria, 10.040, Itaipava, Petrópolis/RJ

Tel: (24) 2244-2100

Sábado, 15 Junho 2013 - 10:55

Bomtempo retoma convênio com a Rua Teresa

O prefeito Rubens Bomtempo assinou ontem (14/06) a retomada do convênio com a Associação da Rua Teresa - Arte, garantindo a liberação mensal de R$ 12,5 mil em recursos que serão utilizados para a divulgação do maior polo de moda a céu aberto da América Latina. O acordo faz parte de uma série de iniciativas tomadas pelo governo com o intuito de fortalecer a indústria, o comércio e o turismo local. 

“Além de estar cumprindo um compromisso assumido durante a campanha eleitoral, essa medida garante o fortalecimento da rua novamente. Estamos apenas dando o pontapé inicial para a retomada de políticas de incentivos que garantam o fortalecimento de todos os polos de moda da cidade, incluindo Bingen e Feirinha de Itaipava”, destaca o prefeito Rubens Bomtempo. 

O prefeito também ressaltou a importância de promover a aproximação da Rua Teresa com os guias turísticos, utilizando parte do convênio para a remuneração desses profissionais. Além disso, a verba poderá ser investida no pagamento do pedágio das vans que chegam a Petrópolis focadas na Rua Teresa. “Tudo é possível desde que seja feito com transparência. Os guias de turismo, por exemplo, são fundamentais para a Rua Teresa e merecem toda a atenção”, complementa o prefeito.

A presidente da Arte Cláudia Pires comemorou a assinatura do convênio. “Desde que assumiu o governo, o prefeito tem se mostrado um grande parceiro, assim como seus secretários que se mantêm presentes e os vereadores. Com essa divulgação poderemos alavancar a Rua”, completa. A retomada do convênio foi elogiada pelo vereador Paulo Igor, que saudou e parabenizou o Chefe do Executivo pela iniciativa. “Está fortalecendo a Rua Teresa, que merece toda a atenção, pois nos últimos anos não contou com qualquer convênio significativo que garantisse a divulgação do polo de moda”. 

Durante a solenidade o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini, lembrou que o convênio para a divulgação da rua foi mantido durante os oito anos de governo do prefeito Rubens Bomtempo. “Assim, a Rua Teresa permaneceu bem acima do patamar atual, mas nos últimos anos não houve essa visão. Esse é o momento da grande virada, pois o convênio irá ajudará a trazer de volta os turistas que se afastaram. Com o apoio do governo, a tendência é andar para frente”, disse o presidente do Sicomercio, complementando: “É a luz no fim do túnel e estou feliz de estar próximo a pessoas que tem a visão da importância da Rua Teresa”.

Os secretários de Ciência e Tecnologia Airton Coelho, de segurança, Calixto Barbosa, de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa e de administração, Henrique Manzani, prestigiaram o evento, assim como o presidente da CPTrans, Gilmar de Oliveira e da Comdep, Hélio Dias. Os vereadores Roni Medeiros e Reinaldo Meireles, também acompanharam a assinatura do convênio.

O processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 51 profissionais do Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) foi prorrogado por mais uma semana. Com isso, as inscrições terminam na próxima sexta-feira (21/6).

O processo seletivo teve início no dia 27 de maio. Até o momento mais de 300 pessoas se inscreveram. Para o Cerest estão sendo abertas oito vagas para médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico em enfermagem e técnico em segurança do trabalho. São ao todo duas vagas para cada especialidade. Os salários variam de R$ 1.314 a R$ 3.222.

Para o SAMU estão sendo oferecidas 14 vagas para médico (sendo sete para atender nas ambulâncias e sete para a Central Telefônica), sete para enfermeiro, 10 para técnico de enfermagem e 12 para motorista. Os salários variam de R$ 1.133 a R$ 4.870. O contrato de trabalho, tanto para o SAMU quanto para o Cerest, é de seis meses podendo ser prorrogado por mais seis.

Os candidatos interessados em participar dos processos seletivos devem comparecer no Departamento de Recursos Humanos da Fundação Municipal de Saúde, à Rua Aureliano Coutinho, segundo andar, Centro; de segunda à sexta-feira, de nove horas ao meio dia. Os interessados devem levar os seguintes documentos: identidade; CPF; título de eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral (última votação); quitação com a obrigação militar (no caso de sexo masculino); comprovação de escolaridade na área pretendida, através de diploma ou certificado expedido por instituição educacional; inscrição nos respectivos conselhos de classe, no caso de profissões regulamentadas; além do currículo. A divulgação do resultado do processo passou para o dia 28/6.

Sexta, 14 Junho 2013 - 13:36

Bomtempo tem primeira reunião com Iphan

O prefeito Rubens Bomtempo está agendando encontros semanais com o Iphan para agilizar os projetos públicos de acordo com as regras de preservação do patrimônio. A medida foi definida em reunião realizada com representantes do Iphan na última quarta (12/06), no gabinete do prefeito.

 “O Iphan é uma instituição de extrema importância para qualquer município e o trabalho conjunto é garantia que a cidade terá todo o seu patrimônio preservado”, disse o prefeito.

 “Viemos para a reunião com o objetivo de estreitar os laços com o governo municipal e a maneira mais produtiva é a formulação dessa agenda de conversar para agirmos em prol do patrimônio”, destacou Letícia Pimentel, que estava representando a superintendente do Iphan, Cristina Lodi.

 Também participaram do encontro o secretário de Planejamento Eduardo Ascoli, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Juvenil dos Santos, além da diretora do escritório técnico do Iphan da Região Serrana, Erika Machado e do arquiteto do Iphan, Maxímino Costa.

Quarta, 12 Junho 2013 - 19:06

Reunião do Comdim debate câncer de mama

O câncer de mama foi o principal assunto abordado durante a última reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizada na noite de terça-feira (11/06), na sede da Prefeitura Municipal. Cerca de 50 mulheres participaram do encontro, que teve à frente a presidente do conselho, Luciane Bomtempo.

 O número de exames mensais realizado pelo mamógrafo inaugurado em 15 de abril no Hospital Alcides Carneiro também foi destacado. Até a data da reunião, mais de 170 atendimentos foram feitos e não há demanda reprimida. “O aparelho foi encontrado abandonado e encaixotado numa das salas do HAC há três anos”, lembrou Luciane, que também ressaltou a importância da conscientização das pessoas para a realização do exame.

 Uma das ações de conscientização prevê o início de um projeto de divulgação dentro das escolas. “Assim, estaremos garantindo que as próprias crianças levem essas informações para casa, como agentes multiplicadores. Com o diagnóstico mais rápido, a pessoa tem mais tempo para se dedicar aos tratamentos”, salienta a presidente do conselho.

 A mastologista Marilda Vargas Freitas Plácido e o radiologista Carlos Eduardo Almeida, da Fundação do Câncer, participaram da reunião e falaram sobre a importância do diagnóstico precoce, a tecnologia e modernização dos aparelhos, garantindo a qualidade dos resultados de exames.

 “O câncer de mama é a segunda doença que mais mata em todo o mundo. No Brasil, a maior incidência está no Rio de Janeiro. As mulheres precisam se conscientizar da importância da mamografia, mas muitas têm medo de ouvir o diagnóstico”, disse a mastologista, que explicou ainda os tipos de câncer, o que é a doença, fatores de risco e tratamento.

 O radiologista Carlos Eduardo Almeida também explicou a “Lei dos 60 dias”, que entrou em vigor no último dia 23 de maio. “Ela assegura a pacientes com diagnóstico de câncer o início do tratamento em até 60 dias. Em Petrópolis, no entanto, não temos problemas nesse sentido”, disse o radiologista. “Um equipamento de má qualidade, além de problemas na imagem, podem trazer falsos resultados. Um laudo ruim, como um falso negativo, por exemplo, impossibilita que os tratamentos necessários sejam empregados de forma precoce. Essa demora causa o agravamento da doença”, completou.

A secretaria de Segurança Pública deu o exemplo para estimular a doação de sangue: na última segunda-feira, o próprio secretário, Calixto Barbosa, junto com funcionários do órgão e da Guarda Civil estiveram no Hospital Santa Teresa para realizar a doação. Esta é uma ação que compõe a campanha “Faça do trânsito caminho de vida e cidadania, tome a direção certa: doe sangue”, desenvolvida pela secretaria.

Calixto Barbosa disse que a previsão é a de que pelo menos 80 guardas participem. “Seguimos orientações do prefeito Rubens Bomtempo para participar dessa ação, que é nobre e pode salvar vidas”, afirmou o secretário, que foi um dos primeiros voluntários.

A captadora de doadores de sangue, do Grupo Gestor de Serviços de Hemoterapia (GSH), Marcia dos Santos Alves, conta que entrou em contato com a SSP. “Quando precisando de sangue, a Guarda Civil sempre nos socorre. A nossa parceria com a Prefeitura é imprescindível, pois precisamos conscientizar a população sobre a importância de doar sangue”, assegurou Marcia Alves.

Segundo a gerente de Educação para o Trânsito, Andréa Bitencourt, por meio da campanha da secretaria também são realizadas palestras nas escolas da rede municipal. “Nós vamos às escolas e conversamos com os jovens com a intenção de conscientizá-los sobre a importância de atravessar na faixa de pedestres, de respeitar os semáforos, entre outros temas importantes para que se possa evitar acidentes de trânsito”, explica Andréa, que também doou sangue.

O guarda civil Geneci Esteves da Rocha, um dos voluntários, conta que doa sangue regularmente. “Assim como tem gente que precisa, um dia eu posso também precisar. Por isso, é muito importante ajudar o próximo”, ressalta. Sua colega, a guarda civil Fernanda Lisboa, também concorda: “Nós estamos sempre colaborando com as pessoas que precisam, servimos à população, procuramos salvar vidas. Acho que todos deveriam doar”.          


Foto: Calixto Barbosa e Marcia dos Santos Alves.

O prefeito Rubens Bomtempo promoveu uma audiência pública na Estrada da Saudade na noite da última terça-feira (11/06) para discutir com os moradores a execução das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que terá início ainda este mês na região. Estão previstos mais de R$ 23 milhões em investimentos que vão garantir infraestrutura, segurança e qualidade de vida a quem vive no bairro.

“O convênio estava praticamente perdido, mas conseguimos resgatá-lo. Fiz questão de trazer esse projeto para a discussão com todos os moradores. É o maior conjunto de obras da história da nossa cidade e todos precisam estar envolvidos”, afirmou Bomtempo.

O vereador da região, Luizinho Sorriso, destacou o compromisso do governo com as comunidades: “Esse é um dos dias mais felizes da minha vida. Rubens Bomtempo é um homem público comprometido com as principais reivindicações da população. Parabenizo o esforço que toda equipe fez para resgatar este projeto. É um sonho que se torna realidade”, disse.

Todas as intervenções que estão no projeto têm como base as reivindicações da população no Programa Orçamento Participativo, do primeiro mandato de Bomtempo, e também no Plano Municipal de Redução de Risco.

Durante o encontro com os moradores, Bomtempo apresentou algumas das principais obras que serão realizadas na região. No Monte Florido, na Rua Arno Félix dos Santos, a quadra será coberta, garantindo mais lazer para a comunidade. A ampliação do viradouro e uma série de melhorias no acesso, como a colocação de baias para facilitar as manobras, correção das curvas e sinalização também estão previstas, assim como a construção de um Centro de Referência Comunitária.

No final da Rua Augusto da Silva será construído um viradouro para o ônibus. Na Rua João Ventura Torres haverá melhorias no sistema de drenagem, pavimentação em concreto nos trechos de mais difícil acesso, baias e sinalização. No Themístocles e no Fragoso, as obras contemplam a ampliação do viradouro do ônibus, melhorias no entorno além da estabilização da encosta para a segurança da área. No Boa Vista, além da cobertura da quadra e de melhorias de infraestrutura, será construído um Centro de Educação Infantil.

O Programa Minha Casa, Minha Vida chegará ao bairro na Rua da Chácara, com a construção de 170 unidades habitacionais.  previsão é a de que mais de três mil moradias também sejam beneficiadas com a regularização fundiária.

Bomtempo destacou que as audiências públicas vão continuar acontecendo e que para manter a proximidade com os moradores serão instalados Centros de Referência Comunitária: “Essa é uma obra humana e de engenharia. É um grande projeto de urbanização integrada que vai precisar muito do diálogo, comprometimento e efetiva participação de todas as partes envolvidas. Solicitei à empreiteira responsável que dê preferência à mão de obra local, contratando moradores da própria região. Essa medida vai ao encontro do compromisso em garantir o envolvimento da comunidade”.

“Hoje temos um prefeito que não fica dentro do gabinete. Ele corre a cidade e tenta melhorar a vida das pessoas. Essas realizações são muito boas e representam a vitória de todos os moradores da Estrada da Saudade”, disse o morador do Boa Vista, Luiz Fernando Ribeiro de Souza.

O presidente da Associação de Moradores do Boa Vista, Marco Aurélio Isaías acredita que o PAC vai fortalecer a comunidade: “Vamos ter mais segurança e dignidade com todas essas melhorias. É a certeza da presença do poder público no nosso bairro”.

Mais de 10 mil crianças entre seis meses e cinco anos tomaram as doses da vacina contra a poliomielite, no último sábado, Dia “D” da Campanha de Vacinação. A meta é vacinar, até o fim da campanha (21/6) 95% do público-alvo, nos 40 postos abertos para atender a população. As unidades vão funcionar de segunda a sexta-feira, de 8h às 16 horas.

Os sintomas da poliomielite são febre, mal-estar e cefaléia; e ainda há possibilidade de causar paralisia. A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a doença. No Brasil, as campanhas nacionais começaram em 1980 e não existe registro de novos casos desde 1989.

O prefeito Rubens Bomtempo vistoriou ontem (10/6) o terreno que será desapropriado para a construção da Clínica de Saúde da Família, na região do segundo distrito. Bomtempo estava acompanhado do secretário de Saúde, André de Sá Earp e do presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) Ícaro Moreno Júnior, que aprovou a área localizada na Estrada Mineira.

“Acredito que dentro de 60 dias o processo de desapropriação esteja concluído. Até o fim do ano a clínica estará pronta para o atendimento dos moradores do segundo distrito”, destacou o prefeito. Após a desapropriação da área, a construção da clínica deve demorar cerca de três meses.

Após a visita, o presidente da Emop informou que irá comunicar ao secretário de estado de Saúde, Sérgio Côrtes, que o terreno foi aprovado e tem condições de receber o projeto. A Clínica de Saúde da Família atenderá aproximadamente 16 mil pessoas. A unidade contará com quatro equipes do Programa de Saúde da Família (PSFs). A implantação da clínica vai ajudar a desafogar o Alcides Carneiro, permitindo que o município invista na ampliação de leitos e equipamentos para o hospital.

O prefeito Rubens Bomtempo acredita que o investimento em atenção básica, com a criação da Clínica da Saúda da Família vai ajudar a estruturar o sistema de saúde do município. A clínica atenderá moradores do segundo distrito, em especial o Bairro da Glória, que conta com mais de mil famílias.

Notícias por data

« Julho 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

cmv-logo

Relatorio CMVP