Trabalho ocorre em ruas que ficaram alagadas no Quitandinha e no Centro

Um efetivo de 100 funcionários da Comdep está mobilizado fazendo a limpeza da cidade após a chuva de quinta-feira (16.05). Ainda à noite, foram colocadas equipes para fazer a remoção de lama e lavagem desde o Quitandinha até o Centro Histórico. Nesta sexta-feira (17.05), os funcionários dão continuidade à limpeza. Nos dois dias de trabalho, foram usados 120 mil litros de água para limpeza dos locais.

No Quitandinha, o trabalho contou com limpeza de cabeceira de pontes, raspagem da lama e lavagem desde às 18h de quinta em ruas como Cel. Veiga, Ponte Fones e Olavo Bilac. No Centro, foi feita lavagem até 2h de ruas que ficaram alagadas. O trabalho contou com 60 pessoas e dois caminhões-pipa.

Já nesta sexta-feira, o trabalho de lavagem teve com o apoio da Águas do Imperador, o que permitiu que fosse colocado em ação mais um caminhão-pipa. Seis equipes se dividiram em diferentes pontos da Cel. Veiga para raspagem e retirada de lama. Outra turma atuou no trecho entre a Ponte Fones e General Rondon.

No Centro, além da varrição, a Comdep também fez a remoção de mato e resíduos que ficaram presos nas tampas de bueiros, para que os canais de drenagem da água de chuva não ficassem obstruídos.

A chuva da tarde desta quinta-feira atingiu principalmente esses dois bairros, elevando o nível dos Rio Quitandinha e Palatinato, o que causou os alagamentos. Os institutos de pesquisas meteorológicas indicam que a chuva deve diminuir nesta sexta.

A entrega dos kits do Circuito Mulheres acontece neste sábado (18.05) na Rua Alfredo Pachá, 166, no Centro, das 10h às 14h. As atletas de fora da cidade podem buscar no domingo, dia da prova, de 7h às 8h. São 300 pessoas inscritas para um percurso de seis quilômetros, com largada no mesmo local da retirada dos kits. É obrigatório o uso do número de peito e do chip de cronometragem durante a realização de toda a corrida, sendo passíveis de desclassificação as participantes que não cumprirem este aviso. O evento conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da CPTrans.

Para retirar o kit de participação a atleta deverá apresentar documento de identificação e a respectiva confirmação de inscrição. A entrega para terceiros poderá ser feita mediante apresentação de autorização específica para este fim e cópia de documento de identificação do inscrito. O objetivo do circuito feminino é incentivar a presença das mulheres nascorridas de rua realizadas no município.

A premiação com troféu será para as cinco primeiras colocadas no geral e nas três melhores corredoras por categoria. A prática da corrida de rua ajuda na melhora da resistência física, circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico e ajuda a emagrecer, além do aspecto social.

“Quando pensamos nos benefícios para as mulheres, vale destacar o aumento do metabolismo, mais lento se comparado ao dos homens”, disse o responsável pela prova, Alexandre Jerônimo.

Além desta prova, outras 26 corridas de rua serão realizadas no município ao longo deste ano. O calendário esportivo completo, com todos os eventos previstos para o município neste ano, está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Programa é uma iniciativa da UNICEF e UNDIME

Evento ocorreu na Casa da Educação Visconde de Mauá

As secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde já estão registrando resultados positivos graças ao programa Busca Ativa Escolar, iniciativa da UNICEF e UNDIME que tem como objetivo promover a inclusão social e a erradicação da evasão escolar: 300 crianças e jovens que tinham deixado de frequentar escolas voltaram para a rede municipal de Educação neste ano. O dado foi um dos destaques do Seminário Busca Ativa Escolar ocorrido nesta sexta-feira (17.05), na Casa da Educação Visconde de Mauá.

O encontro contou com apresentação especial da Orquestra Cidadania do Espaço Educativo São Charbel e participação dos comitês gestores dos seis municípios do Estado do Rio que fazem parte do Polo 3 do Programa Busca Ativa Escolar: Itaboraí, Belford Roxo, Teresópolis, Petrópolis, Rio das Ostras e São João de Meriti.

O seminário foi ministrado por Julia Ventura, Roberta Costa e Bianca Cambiagi, integrantes do Cidade Escola Aprendiz, responsável pela assessoria do programa em 25 municípios do Estado do Rio de Janeiro. “O encontro serviu para os municípios apresentarem os seus resultados, mostrando como estão trabalhando e quais conquistas já registradas. O Busca Ativa incentiva uma ação intersetorial nas prefeituras nessa meta de evitar a erradicação e a intenção é de que o programa se torne uma política pública permanente. Vale salientar que, tanto o Plano Nacional de Educação quanto os Planos Municipais de Educação já orientam os municípios a manterem um controle dessas questões e é por isso que o Busca Ativaé uma ferramenta que auxilia muito municípios”, explicou Júlia Ventura que é a coordenadora do projeto no Estado do Rio de Janeiro.

O Programa auxilia os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

“O alerta é dado quando é notado um possível caso de evasão escolar. Quando o aluno começa a faltar, prontamente os agentes envolvidos no processo já buscam informações sobre o caso e começam a investigar as causas do problema e de que forma as secretarias podem ajudar as famílias”, explica Ana Paula Valle, responsável pelo Departamento de Inspeção Escolar da Secretaria de Educação e gestora do Comitê Petrópolis.

Ainda segundo Ana Paula, o trabalho ainda está sendo fortalecido. “Nossa maior dificuldade ainda é encontrar as crianças que nunca frequentaram as escolas, mas, com muita dedicação e força de vontade os agentes envolvidos no processo estão conseguindo os dados. Nosso próximo passo será solicitar ajuda as ONGs e associações de moradores nessa busca. A intersetoriedade tem sido fundamental para o sucesso do programa”, avaliou.

Vale salientar que todo o processo do Busca Ativa Escolar pode ser feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) e smartphones. No Busca Ativa Escolar, cada secretaria ou grupo têm um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno ou aluna na escola. Os diretores alimentam os dados dos alunos e realizam o monitoramento de frequência regularmente. Decorrido um ano e não tendo sido constatado problema com a criança ou o adolescente (re)matriculado, o caso recebe o estado Concluído. Caso seja verificada a evasão, o caso recebe o estado Fora da escola.

Agora ficou mais fácil empreender em Petrópolis. Todas as informações sobre a cidade e como abrir um negócio estão concentradas em um espaço específico no site da Prefeitura. Informações sobre MEI, alvará on-line, Nota Fiscal Imperial, Incentivos Fiscais e Junta Comercial do Rio de Janeiro – Jucerja – são apenas alguns dos serviços oferecidos no site do Espaço Empreendedor e que já está disponível para consultas: www.petropolis.rj.gov.br/espaco-empreendedor

Segundo a prefeitura, o site é uma forma de facilitar o atendimento ao cidadão e o atendimento presencial continuará, sem necessidade de agendamento prévio e com todos os serviços.

No site também há informações sobre a consulta Processo Fácil e links da Jucerja, Balcão de Empregos e site do Sebrae. A página também mostra informações sobre a cidade: turismo, economia, transporte e segurança e o link para o Balcão de Empregos da prefeitura. “É um serviço bastante procurado e os empresários devem usar esse canal para cadastrar as suas vagas”, afirma o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e responsável pelo EE, Eduardo Barbosa.

EE: aumento no número de atendimentos

Desde dezembro de 2017 o EE vem registrando aumento nos atendimentos mensais e em abril deste ano o número foi recorde: 1.453 atendimentos. O número é 58,2% maior em comparação aos registros do mesmo período no ano passado, quando 918 atendimentos foram contabilizados. Só neste ano, desde janeiro, já foram 4.556 atendimentos. E, em todo o ano de 2018, foram mais de 10 mil.

Do total de atendimentos em abril, 1.042 foram referentes aos registros feitos pela Jucerja – Junta Comercial do Rio de Janeiro: informações sobre MEI, registro de empresas, processos e protocolos. Os demais 411 foram referentes a atendimentos de outras secretarias como Departamento de Trabalho e Renda, Solicitação de incentivos fiscais, protocolo geral, solicitação de microcrédito da AGeRio e consultoria empresarial.

 Espaço conta com nove consultórios de clínica geral, ginecologia e odontologia e vai atender 12 mil moradores

Após a inauguração da UBS de Araras, a prefeitura está próxima de entregar mais uma Unidade Básica de Saúde. As obras na Posse estão sendo finalizadas e, no fim da semana que vem, o espaço estará pronto para ser mobiliado. O local vai abrigar três equipes de clínica geral, três de ginecologia e três de odontologia para atender até 12 mil moradores do distrito. Oito funcionários atuam para os arremates de instalações elétricas, pinturas e colocação de bancadas de inox nos nove consultórios.

 Segundo a prefeitura, a UBS de Araras vai atender até 8 mil pessoas e a UBS da Posse mais 12 mil, ou que vai ampliar a rede de atenção básica e levar atendimento para mais perto de 20 mil moradores, facilitando o acesso dessa população a consultas e procedimentos mais simples próximo de casa.

 A UBS da Posse ainda conta com salas de vacinas, de procedimentos e de curativos, banheiros (sendo um deles adaptados para pessoas com deficiência), recepção, além de outros cômodos para os funcionários, como sala de reuniões, cozinha, copa, banheiro para funcionários, arquivo, expurgo e lixeira para resíduo comum e para resíduo hospitalar.

De acordo com a Secretaria de Saúde são três equipes completas, cada uma com clínico geral, enfermeiro, técnico de enfermagem, ginecologista e dentista. A UBS da Posse é fruto de um investimento de R$ 1 milhão pela prefeitura e mais R$ 200 mil do Ministério da Saúde (total de R$ 1,2 milhão). A obra é feita pela empresa RR Fênix.

UBS do Caxambu, obra abandonada em 2016, é retomada

Em paralelo, a Secretaria de Obras já deu ordem de início para a retomada da construção de outra Unidade Básica de Saúde, no Caxambu, obra abandonada na gestão passada, em 2016. O espaço também terá três consultórios (clínica geral, ginecologia e odontologia), sala de vacinas, de procedimentos e de curativos. A obra é de responsabilidade da empresa FCK Construções, no valor de R$ 730 mil, e será retomada nos próximos dias. A empresa a empresa está fazendo a limpeza do terreno e fará instalação do barracão que dará apoio aos funcionários.

Profissionais da unidade também retomarão atendimentos em residências

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - III (CapsAD – III) passa a funcionar aos sábados e feriados. Com aproximadamente 3 mil pacientes ao mês, a extensão dos dias de atendimento visa dar mais cobertura ao serviço e oferecer maior suporte à população que busca atendimento espontâneo. Nos novos dias de funcionamento, os profissionais farão plantões de 9h às 14h. As visitas domiciliares também serão reforçadas pela equipe.

A medida garantirá o acolhimento dos pacientes que necessitarem de suporte da rede. Além de estar aberto para novos atendimentos, os profissionais da unidade desenvolverão atividades com os pacientes já atendidos.

O CapsAD – III é voltado para o atendimento de usuários de álcool e outras drogas. A unidade especializada atende pacientes encaminhados pela rede de atenção básica, Conselho Tutelar, do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, que conta com leito de monitoramento 72 horas, além dos que buscam o serviço espontaneamente. A unidade realiza atendimento direcionado de acordo com o quadro clínico de cada paciente.

A unidade conta com 25 profissionais entre os quais psicólogos, psiquiatras, clínico geral, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais. A partir do estudo de cada caso, os pacientes recebem acompanhamento específico e são encaminhados para as oficinas e grupos terapêuticos. As atividades são realizadas diariamente e o CapsAD-III conta com oito leitos de acolhimento, onde os casos de maior gravidade são acompanhados em tempo integral, com internações que podem variar entre 14 e 30 dias.

“Temos uma demanda muito grande de pacientes e manter a unidade aberta aos sábados e feriados contribuirá para o controle dos casos”, destaca a coordenadora do CapsAD-III, Leandra Iglesias, reforçando que o suporte aos pacientes será ainda maior a partir da retomada das visitas aos domicílios. O serviço realizado diretamente nas residências contribuirá no atendimento aos pacientes com dificuldade de mobilidade e evita a evasão dos tratamentos.  “Indo diretamente às residências podemos acompanhar de perto os pacientes e garantir que eles não tenham recaídas”, conta Leandra.

35 unidades de saúde estão destacadas para a aplicação da vacina de segunda a sexta-feira

A 15 dias para o fim da 21ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, menos da metade da população se imunizou. Até o momento, 37,47% dos 99.500 petropolitanos indicados como prioritários receberam a dose da vacina. A estatística parcial da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica chama a atenção para o baixo índice entre crianças e idosos, que são os mais vulneráveis dentro do grupo de risco. Apenas 32% dos menores de 6 anos e 45% das pessoas com idade a partir de 60 anos, compareceram às salas de vacinação do município.

A campanha termina no dia 31 de maio e até lá, faltam 11 dias úteis, com funcionamento das salas de vacinação. As 35 unidades de saúde destacadas para a aplicação da vacina funcionam de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Cinco salas de vacina do município ficam abertas até às 20h, entre as quais estão a UBS Retiro, Centros de Saúde - do Centro e Itamarati, UBS Quitandinha e UBS Mosela.

A Secretaria de Saúde alerta sobre a importância das pessoas se vacinarem o quanto antes. Após receber a dose, há um prazo de 10 dias para que a vacina crie anticorpo para garantir a imunização. Os profissionais de saúde alertam para a chegada do inverno, quando há aumento de casos de gripe e a vacina é uma prevenção para o agravamento dos quadros clínicos.

A campanha teve início no município, juntamente com o calendário nacional, no dia 10 de abril e a estimativa do município é vacinar 90% da população do grupo prioritário. O foco é imunizar crianças a partir de 6 meses a menores de seis anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas – mulheres que estejam nos primeiros 45 dias do pós-parto; idosos, a partir de 60 anos; professores; e pessoas com doenças crônicas, como respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica, diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados e portadores de síndromes de nascença, como a de Down, entre outras. A dose da vacina aos pacientes com alguma dessas doenças será aplicada mediante apresentação de recomendação médica.

No município, até o momento, foram aplicadas 36.922 doses. O baixo índice de imunização é constatado em todas as classes inseridas no grupo prioritário. Das gestantes e mulheres nos primeiros 45 dias do parto, 40% de cada grupo foi vacinado; e entre os pacientes com doenças crônicas, apenas 29% está imunizado. A população que comparece aos postos, está recebendo a vacina influenza trivalente, que imuniza contra os dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um tipo de influenza B.

Quem tem dificuldades de mobilidade, como as pessoas acamadas, que estejam entre os indicados para receber a dose, podem ser atendidas nas suas residências. A Secretaria de Saúde oferece o serviço de atendimento domiciliar, designando um profissional às residências. Quem não puder se dirigir a uma das unidades pode fazer contato com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, através do telefone 2246 -6796, das 8 às 17h, para solicitar e agendar a vacinação.

Unidades de saúde com vacinação durante todo o período da campanha, até dia 31 de maio:

Centro de Saúde Coletiva - Rua Santos Dumond, 100, com horário de funcionamento das 8h às 20h.

PSF Caxambú - Estr. José de Almeida Amado s/n, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF 24 de Maio - Rua 24 de maio, 197 – Centro, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Morin - Rua Pedro Ivo, n.º 81, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Vila Felipe - Rua Ermínio Schimidt, s/n, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF São Sebastião - Rua São Sebastião, nº 625, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Alto Siméria - Rua Manoel Francisco de Paula s/n, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Dr. Thouzet - Rua. Dr. Thouzet, 609 – Quitandinha, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Alto Independência - Rua José Lino s/nº, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

UBS Quitandinha - Rua General Rondon, nº 400 e 490, com horário de funcionamento das 8h às 20h.

PSF Vila Saúde - R. Santa Catarina, Lt 24 - Qd 41, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Santíssima Trindade - Rua Lopes de Castro – Bingen, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Amazonas - R. Bahia (Esquina com R. Alagoas), com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Bairro Castrioto - R. Santa Rita de Cássia, 114 – Castrioto, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Comunidade São Jõao Batista – Rua Luís Winter, 560 - Duarte Silveira, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Mosela - Rua Mosela, 744, com horário de funcionamento das 8h às 20h.

PSF Moinho Preto

PSF Pedras Brancas - Rua Pedras Brancas, 1190 – Mosela, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Ambulatório Escola FMP/FASE - Rua Hivio Naliato, 899, Cascatinha, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

Centro de Saúde Itamarati - Rua Bernardo Proença, n.º 32, com horário de funcionamento das 8h às 20h.

Hospital Alcides Carneiro - Rua Vigário Correa, 1345 – Corrêas, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

UBS Retiro - Av. Barão do Rio Branco, 3027(ao lado da 105ª DP, com horário de funcionamento das 8h às 20h.

PSF Castelo São Manoel - R. Capitão João Amâncio de Souza Coutinho, 436, com horário de funcionamento das 8h às 17h.

PSF Jardim Salvador - Rua juiz Castro e Silva, 33 - Jardim Salvador, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Carangola - Estrada do Carangola, 860 – Carangola, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Fazenda Inglesa - Estr. Fazenda Inglesa, s/n – Mosela, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Vale das Videiras - Estr. Almirante Paulo Martins, 8201, com horário de funcionamento de 7:30 às 15h

PSF Bonfim - Estrada do Bonfim s/n – Bonfim, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Águas Lindas - Estrada do Palmital, 768 – Nogueira, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Itaipava - Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Comunidade Primeiro de Maio - Rua Norival Braga da Silva, S/N, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Boa Esperança - Estr. Ministro Salgado Filho s/n – Cuiabá, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Pedro do Rio - Estr. União Indústria, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Posse - Estr. União Indústria, n.º 33.530, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Brejal - Estrada do Brejal, Km 06, com horário de funcionamento das 8h às 15h.

As partidas da primeira fase do basquete dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups) reúnem 45 escolas e mais de 500 alunos no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Caxambu, e na Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade. A abertura da modalidade foi nesta quinta-feira (16.05) com nove jogos na categoria sub-18 feminina e três na masculina. Até o próximo sábado (18.05), acontecem mais 42 partidas em todas as idades: sub-13, 15 e 18. Os oito melhores colocados por categoria garantem vaga para a segunda fase, que será realizada no segundo semestre. As tabelas com as partidas estão disponíveis no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O futsal e o handebol também acontecem em duas fases. Já as modalidades individuais - tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo – serão realizadas em uma única fase, com previsão para começar em agosto. Os jogos devem bater o recorde de alunos inscritos, com a estimativa de 2.500 participantes.

A treinadora do Colégio Alaor, Ana Carolina Kapler Ferreira, acredita que as meninas do sub-18 de basquete podem conseguir um resultado bastante positivo para a escola. “Estamos muito bem preparadas e confiantes. Acredito muito no potencial das nossas jogadoras. Queremos garantir uma vaga na segunda fase para pensarmos depois em algo a mais”, disse. 

Neste ano os jogos bateram o recorde de escolas participantes: 50. O maior número era um empata de 2002 e de 2018, quando participaram 44 instituições.  A principal novidade da edição é uma parceria entre a prefeitura e o Banco de Sangue Santa Teresa, que busca incentivar os colégios a doarem sangue no período em que ocorrem as disputas. Quem conseguir o maior número de pessoas vai ganhar a pontuação equivalente a uma modalidade esportiva.

Outra novidade é a criação do projeto Selecionados Jeups. Serão formadas seleções com os principais atletas das categorias sub-15 e 18 no basquete, handebol, vôlei e futsal, sendo que nesta modalidade apenas no feminino, já que no masculino a Liga Petropolitana de Desportos representa a cidade.

Planejamento envolve secretarias municipais e forças de segurança

Com expectativa de superar o público de 350 mil visitantes no ano passado, o município já articula entre secretarias e demais órgãos públicos a organização da Bauernfest - uma das maiores festas da cultura germânica de todo o mundo –, que este ano acontece de 14 a 30 de junho (exceto dia 20, feriado de Corpus Christ).  Um planejamento detalhado já vem sendo discutido entre órgãos municipais e as forças de segurança, como as polícias Militar e Civil, além de Corpo de Bombeiros. Ações para o trânsito, para coibir flanelinhas e ambulantes, além de ações para vistoriar as barracas de alimentação, e da segurança estão entre as prioridades.

Em 10 dias da Festa do Colono Alemão, no ano passado, o evento recebeu mais de 350 mil pessoas. Nesta 30ª edição, com seis dias a mais, a expectativa é de que o número de visitantes aumente. A Bauernfest é um dos principais eventos de Petrópolis, é considerada a segunda maior festa da cultura germânica do país, atrás apenas da Oktoberfest, em Blumenau, em Santa Catarina. Em 2018, o evento movimentou R$ 43 milhões na economia da cidade e contou com mais de 200 atrações.

Uma reunião com todas as secretarias e instituições envolvidas já foi realizada na sede da prefeitura e, agora, grupos de trabalho menores vêm se reunindo para fechar o planejamento para a festa. Estão envolvidos a Turispetro, o Instituto Municipal de Cultura e Esportes, a Secretaria de Serviços Segurança e Ordem Pública, a Comdep, a Secretaria de Administração, de Saúde, de Educação, de Desenvolvimento, Defesa Civil, entre outras, além da CPTrans, polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.

Trânsito

Para o trânsito o planejamento já está sendo finalizado pela CPTrans, e os testes estão sendo realizados nas principais ruas que sofrerão impacto com a festa. A ideia é organizar ainda mais o trânsito e os ônibus de turismo que chegarão ao município nesse período. Só em 2018 foram mais de 800 veículos de turismo, entre ônibus e vans.

Entre as principais mudanças estão a inversão da Rua Padre Siqueira; alteração da circulação de ônibus urbano na ponte em frente à Casa Visconde de Mauá; abordagem aos veículos de turismo nas entradas da cidade, para indicar locais de estacionamento – Bingen, Quitadinha e Barão do Rio Branco, entre outras.

Quinta, 16 Maio 2019 - 18:12

16.05.19 Boletim Defesa Civil - 18h

A forte chuva que atingiu as regiões do Quitandinha e Centro, elevando o nível dos Rio Quitandinha e Palatinato, na tarde desta quinta-feira (16.05) provocou alagamentos de vias em diferentes pontos da cidade.  Equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e da CPTrans estão nas ruas orientando o trânsito em apoio aos motoristas. O Rio Quitandinha transbordou na altura da Rua Coronel Veiga e na Rua do Imperador. As ruas Prefeito Yedo Fiúza, no Independência, Visconde de Souza Franco e Alencar Lima, no Centro também ficaram alagadas. Técnicos da Defesa Civil atendem também a uma queda de muro na Rua José Hammes, no Valparaíso - ninguém ficou ferido.

O maior índice pluviométrico está registrado no bairro Dr. Thouzet, com 73 milímetros de chuva nesta tarde. No São Sebastião, no mesmo período, o acumulado foi de 71 milímetros. Neste momento, a Defesa Civil está em estado de atenção, por causa de previsão de mais chuva para a noite de hoje. Todo o contingente de 55 agentes permanece de prontidão para atender aos chamados dos moradores.

O contingente da Defesa Civil permanece de plantão 24h para realizar os atendimentos a população. Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos. A partir desta sexta (17.05), os institutos de pesquisa indicam que o tempo deve melhorar e a chuva diminuir. 

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