A retirada de escombros no trecho que deslizou com a forte chuva da última quinta-feira (08.11) já está avançando no Atílio Marotti. O trabalho está sendo feito com auxílio de uma retroescavadeira e sete funcionários da empresa MacPort, responsável pela obra. A máquina está trabalhando nos escombros do muro que desmoronou para facilitar a remoção do entulho. Ao mesmo tempo, foi feita também nesta terça-feira (13.11) a instalação de um guard rail no acesso alternativo, aberto pela prefeitura.

Os serviços no local terão sequência nesta quarta (14.11). A empresa responsável pela obra já está instalando tapumes que vão servir de proteção da área onde será executada a obra de contenção e reconstrução do sistema de drenagem.

Todos os esforços da prefeitura estão concentrados em restabelecer a normalidade para os moradores. Com o acesso alternativo já funcionando, o foco da Secretaria de Obras agora está nas intervenções para a recuperação da via principal.

O acesso alternativo foi feito pela Secretaria de Obras para permitir a circulação de veículos leves e das três vans que transportam os moradores desde a entrada da rua até a parte mais alta da comunidade. O novo acesso foi liberado no fim da tarde de segunda-feira (12.11). Nesta terça, um guard rail de nove metros foi instalado para dar mais proteção a quem passa pelo local.

A previsão é de fazer ainda nesta quarta (14.11) mais uma concretagem na lateral para  dar mais um reforço na estabilização desse acesso alternativo, que funcionou muito bem nesse primeiro dia de operação.

Para quem mora no Atílio Marotti e estava sem poder transitar com seu veículo próprio, a abertura desse acesso representa um alívio.

“Deixei o meu carro lá na entrada do Atílio e estou sem usar desde a passagem foi bloqueada. Com este acesso vou poder levar o carro até minha garagem, o que me deixa mais tranquilo”, afirmou o morador Flávio Eustáquio.

“Eu consegui levar o meu carro para casa no dia anterior a chuva e ele está lá até hoje. Não sou muito de sair, mas as vezes preciso do carro e agora tenho como passar por essa rua”, falou o também morador Ernani Corrêa da Silva.

Nova unidade vai dar suporte às gestantes que precisarem de cuidados intensivos antes do parto

O Hospital Alcides Carneiro (HAC) já está cadastrado e habilitado pelo Ministério da Saúde para a implantação do projeto Rede Cegonha, para construção da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP). O projeto vai oferecer estrutura complementar à maternidade do hospital, que também passará por ampliação das instalações. Com recursos previstos no valor de R$ 750 mil, a nova estrutura comportará até 20 pacientes. No local serão oferecidos cuidados para gestantes, recém-nascidos e puérpera, em situação de vulnerabilidade. A ação completa a reforma e ampliação do HAC que conta com R$ 13 milhões, parceria com a Faculdade de Medicina/Fase.

A Rede Cegonha será mais um benefício para a maternidade do Hospital Alcides Carneiro. No local, as mães que precisarem de acompanhamento, receberão todo atendimento preparatório para parto e após o nascimento do bebê. O novo ambiente vai oferecer mais conforto às pacientes e aos familiares que estiverem acompanhando, neste momento tão especial para as famílias. A implantação do projeto passará por processo licitatório para a execução da construção.

O Rede Cegonha, funcionará como uma casa de acolhimento para as gestantes que apresentarem instabilidade no quadro clínico nos últimos dias de gestação. É um regime de atenção intermediária entre domicílio e o estabelecimento hospitalar de referência.  

As gestantes poderão receber todo o acompanhamento necessário nos dias que antecederem o parto. É muito comum a paciente precisar de acompanhamento diário e ter que ficar internada, mas nem sempre o quadro justifica a ocupação de um leito da emergência ou maternidade. Nesta casa de acolhimento, a gestante vai receber todos os cuidados necessários, estando em local de maior conforto, podendo ser acompanhada pelo familiar de sua escolha.

A Rede Cegonha atenderá gestantes que apresentarem alteração no quadro de saúde que possa oferecer risco para a mãe e para o bebê nos últimos dias da gestação. Serão indicadas para permanecer na casa de acolhimento, as pacientes que apresentarem diagnóstico de hipertensão, diabetes ou que necessitem de monitoramento para o bebê antes do nascimento. Em situações como essa, as mães necessitam de acompanhamento para cuidados intensivos e com a Rede Cegonha, será oferecido todo suporte e atendimento, em ambiente confortável para as mães.

A casa de acolhimento da Rede Cegonha terá capacidade para atender até 20 gestantes com acompanhantes, onde poderão ficar instaladas até o momento do parto. A estrutura que será construída pelo HAC, facilitará a transferência das gestantes para o centro cirúrgico da maternidade, que também passará por reformas. A construção da Rede Cegonha será um complemento para toda a estrutura da maternidade. A Rede Cegonha será mais um ganho para o atendimento completo às mães.

A primeira fase da reforma da maternidade do HAC teve início em setembro. O projeto contempla a ampliação da emergência, ampliação da unidade pós-cirúrgica, casa de partos e reforma de vários setores. A obra está sendo feita por meio de um convênio da prefeitura com a Faculdade Arthur Sá Earp (FMP/Fase), que mantém programas de residência médica no Hospital de Ensino Alcides Carneiro.

O projeto inclui aquisição de gerador; ampliação da central de esterilização de materiais, Casa de Partos, reforma das enfermarias de clínica cirúrgica feminina e clínicas médicas feminina e masculina, reforma dos corredores, reforma da enfermaria de ginecologia, obra para ampliação da Unidade Pós Cirúrgica e de ampliação da urgência. O investimento ainda permitirá adaptação para criação de um novo hemocentro, conclusão da obra do telhado da UTI neonatal, instalação de elevador, reforma de telhados da farmácia e arquivo geral, reforma na cozinha, novo circuito de ar e máquina com filtros no centro cirúrgico, Sistema de Gestão Hospitalar e Sistema de Gestão de documentos.

Atrativos estarão de portas abertas

Com mais um feriadão batendo na porta, a cidade já está preparada para receber os visitantes. Principais pontos turísticos e parques estarão de portas abertas tanto neste 15 de novembro (quinta-feira), Dia da Proclamação da República, quanto durante todo fim de semana. Além do patrimônio histórico-cultural, opções de lazer também não vão faltar com eventos para todos os gostos, como teatro, encontro de carros em Itaipava, festival de gastronomia, entre outros. A maioria das atividades e eventos tem entrada gratuita.

O morador entendeu a importância do turismo para Petrópolis e todos estão virando anfitriões da cidade para receber bem os visitantes durante os feriados. Restaurantes, comércio e hotéis já estão preparados. E o município fica ainda mais atrativo com os diversos eventos espalhados pelo Centro e distritos.

Quem quiser fazer o passeio tradicional, o Museu Imperial abre normalmente no feriadão, de 10h30 às 18h, sendo que a bilheteria funciona de 10h às 17h. O mesmo acontece no Museu Casa de Santos Dumont, que pode ser visitado de 9h às 17h30, sendo que a bilheteria fecha às 17h. Já o Museu Casa do Colono abre de 8h30 às 16h. Outros importantes atrativos, como a Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu de Cera, o Museu de Porcelana, o Palácio de Cristal, Palácio Quitandinha, entre diversos outros, também estarão de portas abertas para receber moradores e turistas durante os dias de folga.

Petrópolis é uma cidade rica em cultura e tem opções de lazer para agradar todos os gostos. A cidade está preparada para receber visitantes e turistas. Essa também é uma excelente oportunidade para o petropolitano conhecer os museus da cidade. Além de prestigiarem os restaurantes e os outros pontos turísticos. A intenção é criar bastante movimento nas ruas, aquecer a economia.

Outra boa opção tanto para moradores, quanto para visitantes, são os parques. No Cremerie, o espaço funciona de 8h às 17h30 tanto no feriado quanto no fim de semana. Já em Itaipava, o Parque Municipal abre de 8h às 18h. E o Parque Natural da Ipiranga fica aberto de 8h às 17h. Os três têm entrada gratuita. Aqueles que quiserem se aventurar em trilhas ou curtir uma cachoeira, têm uma boa opção no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), que tem entrada pela Estrada do Bonfim, em Corrêas. O funcionamento é de 8h às 17h. As informações sobre a compra dos ingressos estão disponíveis no site: www.parnaso.tur.br. Morador de Petrópolis que apresentar comprovante de residência tem desconto.

Eventos para todos os gostos

O feriado prolongado também é uma boa opção para quem quer curtir os eventos da cidade. Entre os destaques está a 18ª edição do Petrópolis Gourmet, com chefs de 41 restaurantes apresentando cardápios especiais, com produtos locais, dentro do tema “O Agricultor e o Chef – Uma expedição pela montanha”. Neste fim de semana, ainda acontece o tradicional Mercado Gourmet, no Shopping Itaipava, um espaço criado para valorizar produtores e artesãos locais, com exposição e comercialização dos produtos de Petrópolis (orgânicos, pães, geleias, embutidos, verduras, legumes, entre outros). Toda programação está disponível no site: www.petropolisgourmet.com.br.

No Parque Municipal, em Itaipava, além de curtir todas as áreas de lazer, o público também pode aproveitar para visitar o “Baixos na Serra”, um encontro de carros que pretende reunir apaixonados por veículos estilizados, no sábado e no domingo, dias 17 e 18 de novembro.

            Já no Centro Histórico, o Palácio de Cristal recebe a 6ª Festa da Cultura Afro Brasileira, que começa no sábado (17.11) e vai até terça-feira (20.11), dia que é celebrado o Dia da Consciência Negra em todo Estado do Rio de Janeiro. Serão quatro dias com uma programação ampla e temática valorizando a cultura afro, das 10h às 22h. 

Ainda no Centro, quem preferir ir ao teatro terá boas opções no Theatro D. Pedro. Entre as atrações está “Show Pedro, Pedra Rara”, o stand up comedy de Pedro Manso, às 20h, no feriado, dia 15. A direção é de Tom Cavalcanti e texto de Pedro Manso e Tom Cavalcanti. No sábado (17.11), o Espaço de Artes Kairóz apresenta o espetáculo de música e dança “Histórias e Canções”, às 20h. Para fechar o fim de semana, no domingo (18.11) tem a peça Piquenique no Front, de Fernando Arrabal, com adaptação e direção de Leticia Laranja. O espetáculo, que começa às 18h, é do grupo de teatro adolescente do Arte na Avenida.

A CPTrans deu mais um passo para garantir a segurança viária no município: a companhia pintou um trecho de 1.350m da Rua De. Sá Earp. O serviço foi feito entre a noite desta segunda-feira (12) e madrugada de terça (13). A sinalização contemplou a pintura de meio de pista e a demarcação de quatro faixas de pedestres no trecho. O serviço foi feito após o local receber novo asfalto ao longo da via.

A Companhia já revitalizou a sinalização de toda a Rua do Imperador, principal via da cidade, Marechal Deodoro, Aureliano Coutinho, Fabrício de Mattos, Praça Oswaldo Cruz, entre outras. As vias estão sendo pintadas com tinta à base de solvente, que garante melhor adesão ao solo e maior durabilidade. O trabalho depende, porém, das condições climáticas. Para que o serviço seja executado é necessário que o solo esteja completamente seco e o que não haja previsão de chuva para que dê tempo de a tinta aderir ao solo, evitando que ela seja borrada ou retirada pela água.

Os serviços são complementares, então, a medida que a Secretaria de Obras aplica o asfalto nas ruas danificadas, a CPTrans faz a pintura em seguida. A prefeitura trabalha para manter esses serviços dessa maneira e a companhia está realizando a revitalização da sinalização não só onde está sendo feita o trabalho de asfaltamento, mas também em vias que precisam dessa sinalização.

Todas as unidades de saúde da cidade vão trabalhar na conscientização da população

O Dia Mundial de Conscientização do Diabetes, comemorado nesta quarta-feira (14.11), será tema do atendimento em todos os postos de saúde. No Centro de Saúde, durante todo o dia, os profissionais realizarão ações de orientação aos pacientes. Haverá aferição de pressão arterial e de taxa de açúcar, bate-papo com os pacientes em espera por consulta médica, exibição de vídeos educativos e dicas receitas, com instruções nutricionais.

As ações ocuparão todas as áreas da unidade. Essa é uma ação de grande importância para a conscientização da população. O Diabetes precisa ser tratada com seriedade. Os pacientes precisam ter noção do quanto a falta de tratamento pode causar danos à saúde e à qualidade de vida. Além do Centro de Saúde, em qualquer unidade de saúde pública da cidade, os pacientes receberão algum tipo de orientação.

A estimativa é de que, no Centro de Saúde, 3 mil pessoas sejam atendidas com a ação de amanhã. De acordo com o registro de pessoas cadastradas no Sistema Único de Saúde, o município tem atualmente cerca de 8 mil pessoas diagnosticadas com diabetes. “Esperamos que as orientações de conscientização alcancem o maior número de pessoas possível. Além do quantitativo que, em média atendemos diariamente, esperamos receber pessoas especialmente para participar dos atendimentos da campanha de diabetes”, destaca Élida Marta Santos.

De acordo com a coordenadora do Programa de Doenças Crônicas não Transmissíveis, da Secretaria de Saúde, Catia Regina Silva Pinto, destaca a seriedade do tratamento correto do diabetes. “Essa é uma doença que não tem cura e que se não forem dados os cuidados adequados, pode acarretar deficiências crônicas aos pacientes”, destaca Cátia, ressaltando que muitas pessoas não sabem que possuem a doença: “e é muito comum ver casos de pessoas que descobrem quando a doença está em estágio avançado”.

As ações que serão realizadas amanhã pretendem orientar os pacientes, alertar a população sobre a importância de um controle de rotina e dar o encaminhamento correto às pessoas que apresentarem predisposição ao diabetes. “O diabetes pode causar, por exemplo, a cegueira, amputação dos membros inferiores e várias deficiências nos órgãos. Coisas que com simples cuidados podem ser evitadas”, ressalta. Um dos assuntos a serem destacados nas ações de amanhã, é o cuidado com os pés e pernas. “Os problemas circulatórios estão entre os sintomas que podem ajudar a identificar a doença. Muitos pacientes já são diagnosticados com neuropatia diabética, que tem como sintomas, o formigamento e dores nas pernas”, reforça Cátia.

Expectativa dos organizadores é reunir cerca de 1.500 pessoas na prova que acontece no dia 19 de dezembro

As inscrições para a 7ª edição da Noel Runners começam nesta quarta-feira (14.11). Os organizadores estimam a participação de 1.500 pessoas na prova deste ano. A corrida solidária acontece em um único bloco de atletas, para que todos os participantes comecem e terminem o percurso juntos. Bastante tradicional na cidade, o evento tem como objetivo principal reunir doações para cinco instituições carentes, sendo assim, todos os corredores devem doar 1kg de alimento não perecível. Os interessados podem se cadastrar no site: www.noelrunners.com.br.

São dois tipos de kits diferentes para os corredores: o básico, no valor de R$ 10, que garante medalha no final da prova ao corredor. E outra opção, que custa R$ 30, dá direito a camisa do evento, além da premiação. A corrida vai encerrar o calendário de provas de rua no município e faz parte da programação de Natal da cidade.

O Natal Imperial vai contar com uma série de eventos esportivos, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para os petropolitanos. A Noel Runners é um evento muito tradicional, que mostra o espírito solidário do corredor de rua. O objetivo é combater o sedentarismo e oferecer atividades que possam envolver toda a família.

A Noel Runners acontece desde 2011 e surgiu na parceria entre o professor de educação física Alexandre Jerônimo, o “Peixe”, e o médico Glauco Twardowski. A dupla lançou a ideia em uma rede social e em uma semana mais de 400 pessoas confirmaram a presença. Dessa maneira surgiu uma das provas mais tradicionais do calendário da cidade.

“Nosso objetivo nesta edição é arrecadar mais de uma tonelada de alimentos, que serão doados. A organização segue a todo vapor e estamos muito animados para chegar na nossa principal meta, que é ajudar o próximo”, disse Alexandre, que também é responsável por um grupo de corrida que cobra dele a realização da prova no final de ano.

“Os meus alunos ficam no meu pé o ano inteiro lembrando da Noel Runners. Foi um evento que os corredores abraçaram e gostam de participar”, garante.

Também como parte da programação de Natal, no dia 1 de dezembro, acontece na cidade uma etapa do circuito Fun and Run. A prova tem percurso de cinco quilômetros para a corrida e caminhada. As inscrições para a prova estão abertas no site: http://www.circuitofunandrun.com.br/

 No dia 2 de dezembro, será realizada a corrida de rua infantil Imperial Kids. A largada para o evento será na Praça Dom Pedro, às 9h, em percursos de 100, 200 e 400 metros, de acordo com a idade de cada atleta mirim participante. O evento ganhou nova data por causa da chuva que atingiu a cidade no Dia das Crianças.

A ideia é que a população entenda os benefícios da prática esportiva e que se torne um hábito na vida das pessoas. Por isso é fundamental que o incentivo desde cedo os jovens da cidade. A prefeitura aumentou a oferta de atividades físicas na cidade, com o objetivo de combater o sedentarismo.

O município quer democratizar as atividades físicas. A ideia é o acesso ao esporte para todos. É fundamental para saúde que as pessoas pratiquem exercícios. O objetivo é levar as ações para toda a cidade.

Evento continua nessa quarta-feira (14.11), no Salão Nobre da UCP

O monitoramento sobre o cumprimento do Plano Municipal de Educação e as notas técnicas referentes às metas estabelecidas na elaboração do PME - constituído em 2015 - são o foco da VI Conferência Municipal de Educação que começou nessa terça-feira (13.11) no Salão Nobre da UCP. Nesse primeiro dia de evento, os inscritos na VI Conferência participaram de uma palestra sobre a importância da avaliação do PME, aprovaram o regimento da Conferência e conheceram os delegados escolhidos durante a Pré-Conferência da Educação. A abertura oficial contou com uma apresentação especial dos estudantes que participam da Cidadania Sinfônica São Charbel.

A Conferência da Educação tem como objetivo mostrar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Educação, seus desafios e o que deve ser feito para que os objetivos sejam alcançados. O Plano rege o município por isso a colaboração de tantas pessoas é de extrema importância para a cidade.

Aproximadamente 200 pessoas participaram do 1º dia do evento, entre professores, diretores, representantes de pais e alunos, estudantes e equipe técnica da Secretaria de Educação.  Também estiveram presentes o secretário Chefe de Gabinete, Renan Campos, a secretária de Educação, Marcia Palma e a subsecretária Adriana Velasco, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Jelcy Correa e a representante do Ministério da Educação, Cíntia da Luz.

O município está vivenciando uma nova etapa na Educação e o governo está de portas abertas para atendê-los. A Conferência é um momento importante para todas as redes e a prefeitura reafirma o compromisso de valorização dos profissionais da rede pública. O governo começou a liberar os quinquênios esse ano e no próximo vão começar os enquadramentos por formação. A cidade vai avançar da melhor forma possível, mas sempre com muita responsabilidade.

Durante o evento, Jelcy Corrêa, que é presidente do COMED, destacou a importância da Conferência para todas as redes: municipal, estadual e particular. “Esse é o momento de conhecer o que foi alcançado e os desafios enfrentados para que as metas sejam atingidas. O plano é de todos por isso a participação de representantes de todas as redes é imprescindível. O Comed vem acompanhando as discussões e agradece o empenho de todos os envolvidos”.

A Secretaria de Educação também destaca a importância do Plano Municipal de Educação. Através da apresentação clara das metas, objetivos alcançados e o que ainda deve ser feito para que se possa garantir o cumprimento do Plano Nacional de Educação, se fortalece a educação da cidade e se projetam ações futuras, por isso a conferência é tão importante para todas as redes educacionais.

O evento também contou com uma palestra com Cíntia da Luz, mestre em Educação pela UFF em Políticas Públicas e avaliadora educacional técnica do MEC. Na ocasião, ela explicou que a defesa de uma educação de qualidade está diretamente ligada a avaliação do Plano Municipal de Educação.

“Ao analisarmos dados do município com relação à oferta de atendimento, observamos que houve avanços, mas tudo isso também deve ser mostrado para a comunidade. Todos devem ter acesso. O plano é do município, de todas as redes, por isso a leitura e participação é tão importante”.

Votação sobre as notas técnicas

O monitoramento sobre o Plano Municipal de Educação começou em 2016, com acompanhamento do MEC. Após os estudos sobre as metas do Plano, foram estabelecidas, ao todo, 76 notas técnicas. A leitura dessas notas começou nessa terça-feira – os delegados tiveram a oportunidade de votar a favor ou contra as notas relacionadas às seis primeiras metas do PME. A votação terá continuidade nessa quarta-feira (14.11) com a leitura das demais notas técnicas.

Sobre o Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação foi instituído pela Lei 7.334 de 23 de julho de 2015. Em 2017, a partir da publicação da Lei Municipal nº 7.619 foi estabelecido, no artigo 4º, que as metas no plano devem ser discutidas a cada três anos.

As 20 metas estabelecidas no Plano devem garantir a educação de qualidade, assegurar o acesso a universalização do ensino obrigatório e a ampliação de oportunidades educacionais, além da redução das desigualdades e a valorização dos profissionais da educação. As metas também relatam previsões de cumprimento para assuntos importantes na educação como a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental, da educação infantil e da educação inclusiva, valorização dos profissionais de educação e fortalecimento da gestão democrática da educação.

Foram seis agências fiscalizadas e 18 estabelecimentos entre shoppings, galerias e centros comerciais

Operação realizada no distrito de Itaipava nesta terça-feira (13.11) teve como foco a verificação de banheiros em galerias, centros comerciais e shoppings, e também no tempo de espera em filas de bancos. A ação do Procon é uma continuidade de duas operações realizadas nas últimas semanas e verificou seis agências bancárias, sendo uma autuada por conta do tempo de fila e 17 estabelecimentos, sendo dois noticiados por constatação de irregularidades em banheiros.  

A fiscalização tem o intuito de fazer valer os direitos do consumidor, com base no que preconiza o Código de Defesa do Consumidor. De acordo com a Lei Municipal 6551/2008, shoppings, galerias e centros comerciais devem disponibilizar, de maneira gratuita, banheiros para os clientes. Já a Lei Municipal 5.763/2001, estipula aos bancos o período de até 15 minutos para atendimento ao público em dias normais e de 30 minutos em vésperas e pós-feriados.  

A equipe de fiscalização esteve no distrito de Itaipava e vai continuar realizando esse tipo de ação de maneira recorrente para garantir o direito do consumidor. Nos dois casos existem legislações que protegem o cidadão e elas devem ser cumpridas. Essa é uma exigência da prefeitura: garantir ao petropolitano seus direitos.

Entre os shoppings, galerias e centros comerciais foram fiscalizados o Arcádia, Vilarejo, Green Shopping, Boa Vista, Centro Comercial Padre Quinha, Shopping 2000, Shopping Luiz Salvador, Tarrafas, Itaipava Shopping, Itaipava Center, Shopping Valey, Conjunto Comercial Bouganville e Fazendinha. Todos eles estão regulares com a legislação. A equipe também verificou os banheiros dos supermercados Extra e Bramil, que estão regulares e de um Centro Comercial em um posto, também dentro da legislação. No Shopping Altair, embora tenha banheiros, não há indicação do mesmo e não possui acessibilidade. A notificação é que seja executado os reparos. Já o Shopping Vila Agante não possui banheiros.

A expectativa do órgão de defesa do consumidor é que as notificações, ao serem respondidas, estejam incluídas as soluções e adequações já providenciadas. Caso isso não ocorra, os estabelecimentos estão sujeitos a receber multas R$ 1.305,80, e caso mantenha a postura, a multa poderá chegar a R$ 13.580, conforme determina o artigo 2 da Lei nº 6551/2008. Em última instância, a desobediência pode acarretar na suspensão de alvará no shopping, galeria e centros comerciais.

Nas agências bancárias fiscalizadas, apenas uma das agências do Bradesco tinha tempo de fila superior a 15 minutos. Na hora da fiscalização, as equipes constataram tempo de espera de 27 minutos.  Uma outra agência do Bradesco estava regular, bem como as da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Itaú

O Procon fica na Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33, ao lado da Câmara dos Vereadores, e a unidade de Itaipava funciona no Centro de Cidadania, na Estrada União e Indústria, 11.860. Para realizar os atendimentos os usuários podem utilizar, ainda, o serviço de mensagem da página do Facebook do Procon Petrópolis, os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Os telefones da unidade em Itaipava: 2222-1418 / 7448 e 7337, ou WhatsApp Denúncia no número 98857-5837. O atendimento pelo site pode ser acessado pelo link http://www.petropolis.rj.gov.br/procon/index.php/fale-conosco.

Alunos que participam do Proppaz puderam conhecer um pouco do trabalho feito pelos agentes em Petrópolis e visitar pontos turísticos

O Programa Promotores da Paz (Proppaz) transformou 36 alunos da Escola Municipal Augusto Pugnaloni em “Guarda por um dia” nesta terça-feira (13.11). O objetivo da ação foi proporcionar a eles a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho dos 209 agentes da corporação que cuidam do patrimônio público e dos petropolitanos todos os dias. Além disso, eles puderam visitar alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

É a primeira vez que a escola de Itaipava está recebendo o Proppaz e isso só é possível graças a expansão do curso, que foi levado este ano para os distritos por orientação e com apoio da prefeitura.

Esse é um programa fundamental para transformar o futuro desses estudantes. O que eles aprendem no Proppaz serão lições para toda vida. Por isso o programa foi expandido e chegou aos distritos, para espalhar para cada vez mais longe a mensagem da paz que os agentes levam para os alunos.

Durante a atividade, eles puderam entender um pouco da atuação dos agentes na orientação do trânsito, patrulhamento de pontos turísticos, fiscalização do patrimônio ambiental e o trabalho com os cães. Os alunos foram levados para conhecer a sede da Guarda, o Parque Ipiranga, a sede da prefeitura (Palácio Sérgio Fadel) e da Câmara (Palácio Amarelo), fizeram panfletagem sobre trânsito seguro no Obelisco e visitaram locais como o Palácio Itaboraí, Palácio Rio Negro, Museu de Cera, Catedral São Pedro de Alcântara, entre outros.

A aluna do 8º ano, Ana Beatriz Freitas, de 13 anos, por exemplo, gostou de ir ao Museu Imperial. “Achei o passeio muito legal e gostei de ver que os Guarda querem fazer o melhor para cuidar da cidade. O que mais estou gostando de aprender no Proppaz é o exemplo de muitas pessoas que lutaram pela paz, como Martin Luther King, Madre Teresa, Gandhi”, contou ela.

“É um projeto muito bacana, que tem a capacidade de expandir os horizontes. É uma oportunidade de tirar eles de sala e da própria comunidade e mostrar a cidade. Acho que é importante esse programa porque quando se fala de militar, sempre se tem uma visão de um certo receio, então possibilita aos alunos conhecer o trabalho e aprender a disciplina, que é tão importante para o aprendizado”, acredita o inspetor da escola, Jaílson Carvalho, que acompanhou os estudantes.

“Muitos deles não conheciam esses pontos turísticos. E é importante que eles possam ir nesses locais porque você só consegue amar e se apropriar daquilo que conhece. E só com isso é possível cuidar bem”, ressaltou um dos instrutores do Proppaz, Paulo Renato de Oliveira, que atua ao lado dos agentes Leandro Melo, Augusto Carvalho e Evandro Marcolino.

A Escola Augusto Pugnaloni tem 70 alunos participando do Proppaz este ano. Além dela, a Moyses Furtado Bravo (Posse) também terá o “Guarda por um dia” nas duas próximas quarta-feira (14 e 21 de novembro). Já na Hercília Moretti, a ação ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro.

O Proppaz é ministrado para estudantes de 8º e 9º anos do ensino fundamental e trata de temas como noções de cidadania, valorização da família, cultura da paz, educação para o trânsito, prevenção ao uso de drogas e motivação. Em 10 anos, três mil jovens já se transformaram em promotores da paz em Petrópolis.

Programa tem o objetivo de desenvolver a cultura de resiliência entre os jovens

Inédita no país e obrigatória na rede municipal de ensino, a política pública de Defesa Civil nas Escolas ganhou espaço nas salas de aulas dos colégios particulares da cidade. Nesta terça-feira (13.11), os 13 alunos do 3º ano da Escola Nosso Universo Centro Educacional (CENU) estiveram na sede da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias para conhecer a estrutura do órgão e conversar com os técnicos da pasta. As crianças também conheceram e brincaram com o jogo da Turma do Pedrinho, que ensina de forma lúdica as medidas adotadas em casos de emergências e questões de educação ambiental.

Iniciativa da prefeitura, a aplicação da lei é um passo importante no desenvolvimento de uma cultura de resiliência na cidade, com a orientação das crianças sobre como se comportar em caso de ocorrências. Petrópolis é pioneira no país com a lei, que foi sancionada e publicada em Diário Oficial, buscando garantir um futuro mais seguro para os petropolitanos.

Se o Defesa Civil nas Escolas fosse criado há 20 anos, hoje a realidade de Petrópolis seria bem diferente. O projeto é uma medida a longo prazo, que vai trazer diversos benefícios para o futuro da cidade. A participação das escolas particulares também é importante, já que a informação vai chegar a mais crianças e adolescentes. A discussão do tema em sala de aula é de grande importância para Petrópolis. 

Com 234 áreas de risco alto ou muito alto – equivalente a 18% do município - e um déficit habitacional de 12 mil casas, a política pública é mais uma ação da prefeitura de prevenção aos desastres naturais. A iniciativa vai reforçar todas as ações que trabalham a importância da prevenção não só no ambiente escolar, mas, também na comunidade.

A ideia de transformar a forma de pensar da população passa diretamente pelo ensinamento nas escolas da rede municipal. Desde o início da gestão, a prefeitura está trabalhando de forma antecipada, com foco na prevenção aos desastres de origem natural.

Segundo a coordenadora da Escola CENU, Fernanda Campos, a instituição já pensava em trabalhar o tema de prevenção aos desastres de origem natural, mas não sabia a forma correta de fazer. A partir do momento em que houve o convite da Defesa Civil, os alunos começaram a trabalhar o tema tempestade de raios como ameaça deste semestre.

“Preparamos dicas de como as crianças podem se precaver dentro de casa e na rua. Fizemos uma apresentação que foi bem bacana, discutindo sobre os perigos dos raios. Em uma cidade como a nossa, a iniciativa da Defesa Civil é fundamental para que a gente tenha adultos conscientes no futuro”, disse Fernanda.

Além da Escola CENU, as escolas particulares que também aderiram ao Defesa Civil nas Escolas até o momento são o Seminário Diocesano de Corrêas; o Bom Jesus Menino Jesus de Itaipava; o Centro Educacional Primeiros Passos; o Centro Educacional Corrêas e a Escola Sesi Petrópolis.

Oficinas de pães, aulas de elétrica e pintura predial

Servidores da rede municipal de Educação ainda podem se inscrever para a oficina de pães que será oferecida no dia 23 pelo Departamento de Capacitação e Formação Profissional, da Secretaria de Educação em parceria com a Faetec. As inscrições devem ser feitas no Departamento de Capacitação e Formação Profissional que funciona na Casa da Educação Visconde de Mauá (Rua Barão do Rio Branco, nº 03). É necessário apresentar a cópia dos documentos: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Informações adicionais podem ser adquiridas pelo     telefone 2246-8679. Podem participar servidores que atuam em qualquer área na rede municipal.

O Departamento mantém cursos e oficinas gratuitas com o objetivo de proporcionar aos servidores a chance de atualização nos conhecimentos. Alguns cursos são oferecidos de acordo com as sugestões dos próprios servidores, por isso é tão importante que os funcionários aproveitem as oportunidades. No próximo ano outros cursos, de diferentes áreas, serão programados.

No curso do dia 23 os servidores terão a oportunidade de aprender a fabricar vários tipos de pães. “A aula será pratica justamente para que eles aprendam a fabricar os produtos e, quem sabe, conseguir uma renda a mais no final do mês”, explica a diretora do Departamento de Capacitação e Formação Profissional, Marcia Chiote.

Em outubro, os servidores participaram de uma aula de fabricação de pizzas artesanais e em novembro será realizada uma oficina de culinária com pratos natalinos.

Ainda há vagas para cursos de pintura predial e elétrica

Além do curso de fabricação de pães na Faetec, o Departamento de Capacitação e Formação Profissional, da Secretaria de Educação ainda está com inscrições abertas para os cursos de elétrica e pintura predial. 

O curso de elétrica básica conta com quatro módulos. As aulas ocorrem às 18h, na Casa da Educação.

Já o curso de pintura predial é resultado de uma parceria com Itaipava Tintas e a Rio Color. Durante a formação, os servidores aprendem técnicas de pintura e colocam a mão na massa. As aulas ocorrem nas escolas da rede. Espaços como EM Salvador Kling, EM Beatriz Zaleski e Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio já receberam aulas do curso. A próxima será no Centro de Educação Infantil Lions Clube de Petrópolis.

Cartazes colocados em vários postes para anunciar uma festa em um bar

A Fiscalização de Posturas retirou 19 cartazes colocados em vários postes em Cascatinha com o objetivo de anunciar uma festa em um bar da região. O Código de Posturas proíbe a ação e, por isso, o proprietário do bar será notificado sobre a irregularidade e, em caso de reincidência, poderá ser multado em R$ 800. A primeira tentativa de notificação não foi possível porque o estabelecimento estava fechado – um fiscal vai voltar ao bar em outro momento. Ação ocorreu na manhã desta terça-feira (13.11).

O Código de Posturas estabelece que não é permitido fixar peças de propaganda em postes. Além disso, é necessário ter autorização prévia da Fiscalização de Posturas para a publicidade feita em espaços públicos, em veículos e mesmo em áreas particulares em que é possível ter acesso visual pelo público. A legislação ainda determina que os cartazes podem ser afixados em locais pré-determinados pelo órgão com antecedência máxima de 15 dias e devem ser removidas até 48 horas após o evento.

A Fiscalização de Posturas recebeu a denúncia de que muitos cartazes haviam sido fixados em Cascatinha para anunciar essa festa. Isso é expressamente proibido pelo Código de Posturas, causa poluição visual na cidade e, por isso, foi feita essa ação.

Januzzi também ressalta que não houve qualquer pedido de autorização para que o bar possa realizar a festa, marcada para o próximo sábado (17.11). O Código de Posturas estabelece multa de R$ 800 para quem promove eventos de divertimento público sem a devida permissão.

Mostra é opção para o feriadão prolongado

Uma opção para este feriadão prolongado é conferir a mostra “Onça-pintada – Pantanal Norte”, da fotógrafa Renata Lucia dos Santos. A exposição está em cartaz na Galeria Peter Brian Medawar, no Parque Municipal, em Itaipava, que vai estar aberto neste 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, e durante todo o fim de semana. Ao todo, são24 fotos, produzidas no Pantanal, que têm chamado a atenção de quem passa pelo local. A mostra fica até o dia 30 de novembro e a entrada é gratuita.

“As pessoas têm gostado bastante, inclusive as crianças. Elas adoram ver, principalmente, as onças. A expectativa é de que muita gente passe pela galeria durante o feriadão”, frisa a fotógrafa, lembrando que todas as fotografias foram feitas este ano. “Essa exposição é um sonho que vem da adolescência. Mais nova, eu estive no Pantanal e fiquei encantada com seu som, tudo fervilhava num canto magnífico de seus habitantes. Então, em agosto, voltei ao Pantanal com esse objetivo, de fotografar”, completa.

A Galeria Peter Brian Medawar fica na Estrada União e Indústria, 10.000 e a visitação pode ser feita de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. Neste feriadão a galeria funciona normalmente, assim como todo o parque, que abre de 8h às 18h.

Durante todo o ano, a Galeria Peter Brian Medawar tem recebido diversas exposições, de diferentes estilos. “Já tivemos exposições de quadros, coletivas, artesanato e outros. É um importante equipamento de cultura nos distritos, por onde passam milhares de pessoas. Queremos manter aquele espaço sempre movimentado”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo.

Acesso alternativo para os moradores recebe instalação de guard rail

A empresa responsável pela obra do Atílio Marotti começou a fazer a retirada dos escombros na manhã desta terça-feira (13.11). Uma retroescavadeira está sendo utilizada pela MacPort Estrutura. Ao mesmo tempo, está sendo feita a instalação de um guard rail no acesso alternativo que foi aberto pela prefeitura para permitir a passagem de veículos leves e vans que estão fazendo o transporte dos moradores.

A retirada dos escombros também vai permitir verificar as condições do solo, o que vai ajudar no estudo para o novo projeto da obra de reconstrução do sistema de drenagem da água de chuva e construção da estrutura de contenção da rua.

O guard rail está sendo instalado para dar mais proteção aos veículos que estão passando pelo acesso alternativo está liberado desde o fim da tarde desta segunda. Também será feita mais uma concretagem na lateral desse acesso para ser mais um mecanismo de estabilização do trecho.

Notícias por data

« Novembro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

cmv-logo

Relatorio CMVP