A montagem da iluminação que promete ser um dos destaques do Natal Imperial deste ano já começou. Árvores da Praça Dom Pedro, por exemplo, no Centro Histórico receberam as primeiras lâmpadas. Até 30 de novembro, quando o evento será aberto oficialmente, prédios e pontos turísticos estarão iluminados. Ao todo, serão mais de 6 milhões de microlâmpadas enfeitando a cidade até 20 de janeiro. Aliado à decoração e toda programação da festa, a Cidade Imperial se transforma em um grande e mágico cenário de Natal.

A iluminação está entre as ações mais aguardadas para este Natal. No ano passado, as pessoas ficavam até tarde na rua apreciando a decoração, tirando fotos, curtindo com a família. A intenção é repetir este mesmo clima nesta edição. A prefeitura tem certeza de que tanto os petropoloitanos quanto os turistas vão adorar as novidades de 2018.

No Centro Histórico, também recebem iluminação a Avenida Koeler, que terá ainda equipamento especial voltado para as águas do rio, além das ruas da Imperatriz, Imperador, entre outras. A Rua 16 de Março terá o Túnel de Luz, com 120 metros de comprimento e espetáculos. A Praça Dom Pedro, onde já é possível ver algumas lâmpadas nas árvores, será palco de espetáculos teatrais diários, anunciando o acender das luzes em toda cidade. Praça da Liberdade e Palácio de Cristal, dois dos principais locais da festa, recebem ainda decoração especial.

O serviço vai gerar mais de 600 empregos, sendo 350 diretos, com 250 profissionais contratados para a montagem nas ruas e mais de 100 pessoas envolvidas no preparo das peças. O trabalho está sendo feito tanto no período da noite quanto durante o dia e com o máximo cuidado para não causar nenhum tipo de efeito no trânsito, por exemplo. O Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) vai acompanhar o trabalho da empresa responsável pela montagem até o final.

Todas as lâmpadas serão de baixo consumo de energia, de LED. A predominância é a cor branca morna, que combina com o clima da Cidade Imperial, mas a decoração contará também com outras cores e tonalidades na iluminação. Nos distritos, além das árvores natalinas, o destaque será Itaipava. A região recebe uma decoração especial, com postes e ponte recebendo elementos luminosos.

Quarta, 14 Novembro 2018 19:37

UBS de Araras atinge 85% de conclusão

Construção está na fase de acabamentos e vai beneficiar 8 mil moradores do bairro

Os oito mil moradores de Araras estão cada vez mais próximos de poder contar com uma Unidade Básica de Saúde mais perto de casa. A UBS do bairro atingiu 85% de conclusão e agora estão feitos acabamentos como pinturas, instalações de tomadas e interruptores, pias e torneiras, assentos sanitários, entre outros detalhes. A obra é realizada a partir de um investimento de R$ 200 mil do Ministério da Saúde, contrapartida do município no valor de R$ 745 mil. Ela é de responsabilidade da empresa FCK Construções.

Essa obra foi interrompida em 2016 e vai representar um enorme benefício para quem hoje precisa se deslocar para uma unidade de saúde distante de casa para um atendimento mais simples. Por isso foi feito todo o trabalho necessário para a retomada dessa construção, que está cada vez mais perto de ser entregue para a população.

Toda parte de alvenaria já está pronta e, desde a retomada da obra, neste semestre, foram feitas também as instalações sanitárias, hidráulicas e elétricas. O local terá consultório médico, sala de vacinação, de atendimento ginecológico, consultório de dentista e farmácia, além da estrutura administrativa e de apoio aos profissionais que vão atuar na UBS (salas de reunião, almoxarifado, depósito, expurgo, cozinha), recepção e três banheiros – sendo um deles adaptados para pessoas com deficiência. Também há rampas de acessibilidade no local.

A prefeitura também já está trabalhando para mais duas obras de UBS: a do Caxambu, que está próxima de ser retomada, e a da Posse, em que o objetivo é pode retomar a construção o mais breve possível.

Dessa forma, o município está contribuindo para ampliar o atendimento básico da população, levando para mais perto dos moradores a possibilidade de consultas odontológicas, de ginecologia, realização de vacinas, entre outros procedimentos.

Até quem trabalha na obra está ansioso pela conclusão. A eletricista Cíntia de Oliveira é moradora do Alto da Serra e reconhece a importância dessa UBS para Araras. Ela ressalta que a obra poderia já ter ficado pronta se não tivesse sido paralisada em 2016 na gestão passada, mas comemora a retomada feita durante o governo Bernardo Rossi.

“Eu fico imaginando quem precisa de um atendimento para o filho e hoje tem que procurar o Hospital Alcides Carneiro, porque é a unidade mais próxima. Com a UBS, eles vão ter um acesso melhor. Essa é uma obra que já podia ter ficado pronta e vai ser ótimo para quem mora aqui”, aponta.

Tempo vai permanecer instável em todo o Estado até a próxima terça-feira

O contingente de 55 agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai estar de plantão no feriado prolongado por causa da previsão de chuva no município. Segundo o Climatempo, com a chegada de uma frente fria na tarde desta quinta-feira (15.11) aumentam as chances de temporal com raios no final da tarde e também à noite. Até o dia 20, todo o estado do Rio de Janeiro vai permanecer com bastante nebulosidade. A Defesa Civil está organizada com uma escala de serviço que conta com supervisor, chefe de plantão e agente operacional de prontidão 24 horas. O objetivo é atender de forma mais rápida e eficaz a população em caso de ocorrência.

O efetivo das equipes de pronto atendimento da prefeitura está de prontidão capitaneado por 55 homens da Defesa Civil. O município fez um trabalho preventivo o ano todo para minimizar os efeitos das condições climáticas da cidade.

A previsão mostra que o tempo vai ficar muito instável durante todo o feriado, com predomínio de céu nublado e chuva em todas as regiões do Estado. Pode chover forte no Grande Rio e também em Macaé e região serrana. A Defesa Civil municipal alerta que a chuva da semana passada deixou o solo encharcado e por isso a população deve ficar atenta durante todo o feriado.

A chuva não tem hora para acontecer, então é fundamental que a população esteja atenta. Por conta da previsão, as equipes seguem de plantão durante todo o feriado prolongado. Caso seja necessário, assim como aconteceu na semana passada, os agentes estarão prontos para atuar.

Todos os 20 conjuntos de sirene da Prefeitura de Petrópolis estão funcionando perfeitamente. As sirenes são acionadas segundo critérios técnicos do setor de engenharia da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. O secretário da pasta, coronel Paulo Renato Vaz, explica que os responsáveis pontos de apoio estão de alerta caso seja necessário receber os moradores.

É fundamental que a população que vive em áreas de risco tenha atenção redobrada. Os moradores devem ligar para o 199 e informar caso tenham alguma ocorrência. Os agentes estão preparados para atender os moradores durante todo o feriado, caso seja necessário.

Em casos de fortes chuvas, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil caso note alguma instabilidade no imóvel ou terreno. Os moradores devem ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva. A ligação e o serviço são gratuitos.

Atividades esportivas devem reunir mais de mil pessoas de todas as idades

O fim de semana prolongado será com muita atividade física em Petrópolis. No feriado de quinta-feira (15.11), acontecem os jogos da última rodada da fase classificatória do Campeonato Municipal de futebol de campo nas categorias sub-15 e 17. Já os jogos de futsal que definem os semifinalistas no sub-9, 11 e 13 são no sábado e no domingo. Além disso, também no próximo domingo, será realizada a 2º Corrida e Caminhada Nós Fazemos a Diferença, no Centro, e o evento de graduação de 100 atletas de jiu-jitsu no Parque Municipal, em Itaipava. Na segunda, às 10h, acontece uma aula de zumba gratuita para a população no Palácio de Cristal como parte da programação da 6ª Festa da Cultura Afro Brasileira.

A expectativa é que as atividades reúnam mais de mil pessoas, promovendo mais saúde e qualidade de vida para pessoas de todas as idades. Neste ano, foram realizados 80 eventos esportivos na cidade e a previsão e que outros 15 aconteçam até o fim de dezembro. Desde o início da atual gestão, a prefeitura trabalha para manter os petropolitanos mais ativos, prevenindo diversos tipos de doenças.

O objetivo é oferecer as mais diversas opções de modalidades esportivas na cidade. É preciso manter a população mais ativa, democratizando o acesso ao esporte em todo o município. O esporte é uma ferramenta importante para a saúde e o bem-estar, prevenindo doenças, contribuindo também na inclusão social. Em 2017, cerca de cinco mil pessoas participaram das atividades e esse número será superado neste ano.

Os campeonatos municipais de futebol de campo e de futsal são organizados pela Liga Petropolitana de Desportos (LPD) e contam com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer. As cinco categorias em disputa envolvem mais de 500 crianças e adolescentes neste semestre. Os jogos e as datas da última rodada da fase classificatória estão disponíveis no site da LPD. São 13 clubes inscritos nos torneios que acontecem ao longo do ano.

Já a 2º Corrida e Caminhada Nós Fazemos a Diferença acontece no próximo domingo (18.11), no Centro, com largada na Casa de Educação Visconde de Mauá, às 8h. Para os corredores, o percurso será de seis quilômetros e para a caminhada de dois. Os participantes devem levar um quilo de alimento não perecível que será entregue para instituições de caridade do município. Em dezembro, acontecem outras três provas na cidade. O calendário completo está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

As corridas de rua trazem diversos benefícios para a saúde. Também são uma ferramenta importante de inclusão social. A modalidade é a mais democrática do mundo e todos podem praticar. No ano que vem, a Superintendência de Esporte e Lazer vai trabalhar para que mais eventos aconteçam na cidade.

Na segunda-feira (19.11) a programação da 6ª Festa da Cultura Afro Brasileira começa animada com aula de zumba. A atividade é aberta para a população e começa às 10h. Qualquer pessoa pode participar da aula, que vai contar com a presença de dois professores habilitados.

Quem nunca participou, essa é uma excelente oportunidade de conhecer sobre a zumba. É um exercício aeróbico que trabalha os principais músculos do corpo e melhora o condicionamento cardiorrespiratório. Os exercícios aeróbicos são os mais indicados para quem quer emagrecer, pois são executados de forma contínua, ritmada e prolongada, além de recrutarem grandes grupos musculares, aumentando o gasto energético do corpo.

Reunião aconteceu na sede da CPTrans e contou com cerca de 150 pessoas

Audiência pública realizada na noite desta terça-feira (13.11) debateu o uso de aplicativos de transporte em Petrópolis. Em pauta, o Projeto de Lei para regulamentação dessa modalidade de transporte no município, debatido por 150 pessoas presente na sede da CPTrans. O encontro faz parte das atividades que estão sendo realizadas para a confecção do Plano de Mobilidade Urbana.

Durante a reunião, 25 pessoas se inscreveram para utilizar a palavra: a maioria motoristas cadastrados no aplicativo Uber e também motoristas de táxi que debateram sobre o que prevê o projeto de lei – ainda em fase de criação. É que cabe aos municípios, conforme normatização federal, organizar a atividade de motoristas parceiros de aplicativos estabelecendo e fiscalizando o transporte individual privado.

Petrópolis sai na frente de muitas cidades do país, uma vez que já está em fase avançada para a regulamentação de aplicativos de transporte. Em todo o Brasil, pouco mais de 20 municípios o fizeram. É uma legislação recente, mas que o município quer nos próximos meses estar com ela aprovada na Câmara dos Vereadores. O objetivo é definir sua correta utilização e garantir à população petropolitana a segurança na hora de seu uso.

A regulamentação municipal vai abranger todas as categorias que utilizam algum tipo de aplicativo para a o transporte individual de passageiros, como o 99Táxi, por exemplo, e o próprio Uber. A audiência pública foi uma das oportunidades para que representantes de todas as categorias, inclusive a de transporte público, além da população, pudesse opinar sobre o impacto causado à cidade que a regulamentação vai causar.

“A CPTrans está de portas abertas para discutir o assunto a qualquer momento e, além da audiência, o tema também pode ser discutido no site da CPTrans, que disponibilizou um formulário de sugestões para que à população fale sobre o tema. Tudo isso será levado em consideração até que o texto final seja enviado à Câmara dos Vereadores para aprovação”, explica o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira. O formulário está disponível no www.petropolis.rj.gov.br/cptrans.

A confecção do Plano de Mobilidade atende à Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012) na qual há exigência de elaboração de planos de mobilidade urbana para todos os municípios com população acima de 20 mil habitantes, assim como os demais obrigados ao plano diretor. Neste sentido, o Ministério das Cidades incluiu no programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana a possibilidade de financiamento dos planos de mobilidade para municípios acima de 100 mil habitantes.

14 protetores receberam 35 kg de ração cada

O Procon Petrópolis deu início nesta quarta-feira (14.11) a entrega de quase meia tonelada de ração arrecadada durante a campanha Procão. O material recebido pelo órgão de defesa do consumidor está sendo entregue a 14 protetores de animais do município. A iniciativa faz parte da vertente do Procon Solidário e deverá beneficiar a mais de 500 animais acolhidos no município.
O Procão começou em agosto e contou com 12 pontos de arrecadação, como supermercados, pet shops, lojas de ração e nas sedes do órgão no Centro e Itaipava. Os benfeitores são os próprios usuários do órgão, além de empresas que se uniram ao Procon em prol da causa dos animais. A primeira ação do tipo desenvolvida pelo Procon superou todas as expectativas da equipe a frente da campanha.
O apoio incondicional da população foi mais uma vez essencial para o sucesso da campanha. Ela nasce de uma vertente solidária da equipe do Procon e essas iniciativas são apoiada a incentivada pela administração municipal. Já houve campanhas para o recolhimento de cobertores, pelo Dia das Crianças e agora o foco é o Natal Solidário que está recebendo o apoio da população mais uma vez. Ainda restam 80 cartinhas para serem apadrinhadas.

Na manhã desta quarta, quem recebeu a doação para o cuidado dos animais foi a protetora Fátima Neves. Ela acolhe, atualmente, 42 cães e 28 gatos, mas, pelos seus cuidados, já passaram mais de 80 animais desde 2002 quando acolheu o primeiro cão de rua. Para Fátima, a ração chegou em boa hora e vai ajudar muito no cuidado com os animais.

“Eu fico muito feliz em receber esse material porque sou apaixonada pelos bichinhos, mas eles exigem cuidados especiais e todo o apoio é bem-vindo”, agradeceu Fátima, lembrando que a paixão pelos animais começou na infância. “Eu via os animais e queria levar para casa, mas só foi em 2002 que comecei a cuidar deles e tenho o maior prazer do mundo em tê-los no meu dia a dia”, destacou ela, emocionada.

Os protetores, agora, estão recebendo às rações. Eles foram definidos após saberem da campanha e procurarem o órgão de defesa do consumidor solicitando a ajuda.

Fiscalização do Procon Petrópolis realizada nesta quarta-feira (14.11) encontrou em um supermercado do Quitandinha 15 kg de alimentos impróprios para consumo. A ação foi motivada devido a denúncias de consumidores que relataram terem comprado alimentos mofados. No local, a equipe de fiscalização também flagrou litros de leite com a validade vencida, além de alimentos sem identificação.

A equipe de fiscalização do órgão de defesa do consumidor descartou 13.708kg de carne pré-moída, sete litros de leite, dois litros de açaí sem validade, um pedaço de carne sem identificação e um pacote de massa de pastel sem validade. Na fiscalização a equipe também orientou a gerência do estabelecimento a colocar etiquete de preços em dois produtos que estavam sem a informação.

A denúncia de produtos mofados chegou às equipes do Procon, que logo procederam com a fiscalização. Esse tipo de problema não pode ocorrer. As equipes estão prontas para atuar em caso de irregularidades semelhantes serem constatadas.

Essa não é a primeira vez que o estabelecimento recebe fiscalização. Em uma outra ação realizada pelo órgão, o flagrante de irregularidades resultou em multa de R$ 46 mil. Na fiscalização desta quarta, o estabelecimento recebeu prazo para justificar a irregularidade. Com a resposta da empresa, o Procon vai analisar e, em caso de indeferimento, o local será mais uma vez multado.

 Denúncias podem ser feitas no Procon, que fica na Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33, ao lado da Câmara dos Vereadores, e na unidade de Itaipava funciona no Centro de Cidadania, na Estrada União e Indústria, 11.860. Para realizar os atendimentos os usuários podem utilizar, ainda, o serviço de mensagem da página do Facebook do Procon Petrópolis, os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Os telefones da unidade em Itaipava: 2222-1418 / 7448 e 7337, ou WhatsApp Denúncia no número 98857-5837. O atendimento pelo site pode ser acessado pelo link http://www.petropolis.rj.gov.br/procon/index.php/fale-conosco.

Equipe do restaurante recebeu orientações do chef para a produção da receita

As 1000 refeições do Restaurante Popular Regina de Lurdes Vieira, no Centro, tiveram um toque especial nesta quarta-feira (14.11). A unidade entrou na rota do festival gastronômico Petrópolis Gourmet com a participação do chef Christian Cox que preparou um cardápio especial para o dia. Com a ajuda dos 20 profissionais, que elaboram as refeições diariamente na unidade, o cardápio ganhou um toque especial com prato tradicional da culinária francesa, o ratatouille.

Entre as opções no cardápio, além do ratatouille, que tem como base berinjela, tomate, abobrinha, cebola e demais temperos diferenciados, os clientes do dia ainda tinham como optar pelo filé suíno com molho de cerveja, filé de frango com ervas e os tracionais arroz, feijão e salada.

“É muito gratificante poder oferecer algo diferenciado, com receitas especiais de chefes de renome na cidade. Vemos que os usuários gostam muito, pela oportunidade de experimentar um prato especial e ter o contato com o chef”, destaca a nutricionista do Restaurante Popular, Letícia Souza Lima. De acordo com a responsável pelo cardápio do restaurante, a escolha do prato desta quarta-feira segue o perfil das refeições preparadas na unidade, valorizando o uso de legumes e verduras frescos.

Para a criação do prato, o chef Christian Cox seguiu os preceitos do festival gastronômico deste ano, que visa mostrar o processo de produção desde o produtor do alimento à elaboração do chef. “É uma experiência muito legal, as pessoas gostam muito. Procurei fazer algo dentro da proposta do festival, que valoriza a produção local. Muito bom fazer essas pessoas participarem”, destaca o chef.

O técnico de eletrônica, Celso Noel, de 65 anos, frequentemente almoça no restaurante e aprovou a iniciativa. “Achei o prato muito bom, muito importante dar a oportunidade para as pessoas experimentarem pratos diferentes”.

O Restaurante Popular completou, em julho deste ano, 10 anos de funcionamento. A unidade recebe diariamente 1000 pessoas, ainda serve 500 cafés da manhã e 500 lanches da tarde.

Ballet, judô, capoeira, karatê, inglês e teatro são apenas alguns dos cursos oferecidos pela Casa da Educação Visconde de Mauá e a boa notícia é que para 2019 a Casa vai ofertar mais de 300 vagas para os cursos gratuitos. As inscrições poderão ser feitas pelos pais ou responsáveis por alunos da rede municipal de Educação até o dia 23 de novembro, das 8h30 às 19h. A Casa da Educação fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 03.

A Casa da Educação já é referência na rede municipal de ensino por ofertar cursos e oficinas no contraturno escolar. O sucesso é tanto que a prefeitura vem trabalhando para aumentar cada vez mais o número de cursos e de alunos atendidos. Em 2017, foram atendidos cerca de 600 alunos, em 2018 foram 800 e em 2019 serão mais de mil crianças e jovens participando dessas aulas.

Ângela de Cássia Pavão matriculou a filha de 12 anos, Maria Laura nas aulas de judô. A menina gostou tanto da experiência que Ângela decidiu retornar à Casa da Educação para tentar uma vaga para o neto, Bernardo, também de 12 anos.

“Minha filha está adorando as aulas. O professor é muito atencioso e as aulas são muito divertidas. O ânimo dela incentivou o meu neto a querer participar também e é por isso que eu fiz questão de aproveitar esse período de inscrições para novas matriculas e tentar uma vaga para ele. Fico feliz com essas aulas gratuitas. Muitas pessoas não têm condições de pagar por cursos fora do horário escolar e as crianças sonham em participar de atividades desse tipo”, afirmou.

A Casa está sempre programando atividades diferenciadas com os alunos da rede municipal. Todas essas ações incentivam os alunos a buscarem cada vez mais conhecimento e cultura. Por isso os pais e responsáveis que ainda não inscreveram os filhos em um dos cursos não podem perder essa oportunidade.

No próximo ano a Casa vai oferecer uma novidade: aulas de Karatê. Além do novo esporte, a na programação estão garantidos os projetos Cine Clube Mauá, Conversas Musicais, as visitas à Biblioteca Mauá e contação de Histórias.

“Tivemos uma grata surpresa nessa semana com uma grande procura pelos cursos da Casa. Já preenchemos muitas vagas, mas, também vamos manter um cadastro para fila de espera. Continuaremos programando outras atividades para o próximo ano e a Casa da Educação continuará de braços abertos para receber as escolas nos demais projetos que ocorrem regularmente como contação de histórias e Conversas Musicais”, afirma a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

Para a matricula os pais ou responsáveis devem levar cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante se residência, cópia do RG do responsável, declaração escolar e foto 3x4.

Na Casa são ofertados cursos exclusivos para alunos da rede municipal e também cursos que são resultados de parcerias e aceitam alunos de outras redes. Os cursos disponibilizados somente para alunos da rede municipal são: ballet (4 a 16 anos), desenho (8 a 17 anos), capoeira (4 a 12 anos), fotografia (5º ao 9º ano), inglês (5º ao 9º ano), judô (7 a 14 anos), musicalização infantil (4 a 5 anos), prática de conjunto (8 a 18 anos), teatro (6º ao 9º ano), violino (8 a 17 anos) e violão (8 a 17 anos).

Já os cursos e oficinas realizadas através de parcerias são: Companhia Musical Maestro Guerra Peixe - violino (4 a 17 anos), Canto Coral (7 a 17 anos) e flauta (7 a 17 anos); Orquestra Jovem de Violões Raphael Rabello - violão (8 a 18 anos, desde que passem pelo teste de nível) e Coral dos Anjos - pessoas de todas as idades.

Após dois dias de avaliação das notas técnicas elaboradas sobre as 20 metas do Plano Municipal de Educação, a equipe organizadora da VI Conferência Municipal de Educação vai enviar a conclusão dos trabalhos para o Conselho Municipal de Educação - COMED. Participaram do evento, que terminou nessa quarta-feira (14.11), aproximadamente 200 pessoas, entre professores, diretores e representantes de pais de alunos. A Conferência ocorreu no Salão Nobre da UCP.

A população agradece a participação popular nesse evento democrático tão importante para todas as redes de ensino da cidade. O Plano é um norteador para o município como um todo e formalizar o que já foi realizado e os desafios para que as metas sejam efetivamente cumpridas é de extrema importância para a elaboração das ações educacionais no município.

Das 76 notas técnicas elaboradas e submetidas ao voto dos delegados eleitos na Pré-conferência, 67 foram aprovadas e apenas nove reprovadas. O Conselho Municipal de Educação formalizará a entrega do relatório final da Conferência para a Câmara Municipal.

O relatório final será o norteador para a indicação da mudança da lei que criou o PME e que será encaminhado ao legislativo. A equipe técnica da Secretaria de Educação vai continuar monitorando o cumprimento das estratégias para o cumprimento das metas. A Secretaria de Educação agradece o empenho de todos envolvidos e as equipes escolares que fizeram questão de participar dessa conferência, tão importante para a rede municipal de ensino.

Andreza Chaves é professora da rede municipal de Educação e participou dos estudos sobre o Plano Municipal de Educação. Na Conferência ela fez questão de inscrever como representante de pais de alunos. “Tenho um filho e uma neta que estudam na rede municipal de Educação. Eu acredito na educação pública de qualidade e por isso fiz questão de acompanhar todo o trabalho de monitoramento e avaliação das metas do Plano. O encontro foi muito importante porque tivemos a oportunidade de conhecer os desafios da educação como um todo”, disse.

Simone Malheiros, integrante da equipe técnica da Secretaria de Educação, ressaltou que o monitoramento sobre o Plano começou em 2016. “Desde então todo o trabalho é supervisionado pelo Ministério da Educação. Com a conferência o município dá um passo à frente e mostra que está atento ao cumprimento das metas estabelecidas no plano e analisando periodicamente as estratégias elaboradas para tal”, contou.

Sobre o Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação foi instituído pela Lei 7.334 de 23 de julho de 2015. Em 2017, a partir da publicação da Lei Municipal nº 7.619 foi estabelecido, no artigo 4º, que as metas no plano devem ser discutidas a cada três anos.

As 20 metas estabelecidas no Plano devem garantir a educação de qualidade, assegurar o acesso a universalização do ensino obrigatório e a ampliação de oportunidades educacionais, além da redução das desigualdades e a valorização dos profissionais da educação. As metas também relatam previsões de cumprimento para assuntos importantes na educação como a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental, da educação infantil e da educação inclusiva, valorização dos profissionais de educação e fortalecimento da gestão democrática da educação.

Quarta, 14 Novembro 2018 19:27

Servição - Feriados

Os setores de urgência e emergência das UPAS – Centro e Cascatinha, Hospital Nelson de Sá Earp e Pronto Socorro Leônidas permanecerão abertos normalmente durante o feriado desta quinta-feira (15.11) e ponto facultativo de sexta (16). O mesmo ocorre por conta do feriado pelo Dia da Consciência Negra, na terça-feira (20) e no ponto facultativo de segunda (19). A coleta de lixo também será mantida, bem como os 55 agentes da Defesa Civil permanecerão de em caso de alguma intercorrência.

Os demais órgãos municipais ligados à prefeitura não irão funcionar.  Guardas Civis e agentes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) irão manter equipes nas ruas normalmente. Os ônibus urbanos irão funcionar nos feriados (quinta e terça-feira) com os horários aplicados no domingo e nos pontos facultativo (sexta e segunda-feira) em horários de sábado.

Com relação ao funcionamento das escolas e CEI, a Secretaria de Educação deixou a critério das unidades seu funcionamento.

Principais pontos turísticos e parques estarão de portas abertas tanto neste 15 de novembro, quanto durante todo fim de semana. Já na segunda-feira (19.11), véspera do outro feriado, os principais museus do município estarão fechados. No Dia da Consciência Negra (20.11) os museus funcionarão normalmente. Informações especificas sobre atividades podem ser obtidas pelo Disque Turismo, por meio do número 0800-024-1516.

Festa Literária da Serra Imperial

Lançamentos literários, exposições e apresentações musicais estão na programação da FLISI 2018 – Festa Literária da Serra Imperial. Nesse ano, mais uma vez, a prefeitura, através da Casa da Educação Visconde de Mauá, apoiará a iniciativa: a Casa vai sediar alguns eventos previstos na programação do evento que é organizado pelo Instituto Oldemburg. Nesse ano a FLISI ocorrerá do dia 21 até o dia 23 de novembro e terá como tema “A Palavra Encanta - nossa língua, nosso canto”.

Mais uma vez Petrópolis será presenteada com essa festa que exalta a literatura e mostra para o público, principalmente para os estudantes, o quanto a cidade é rica e considerada um espaço perfeito para as manifestações culturais. A cidade agradece mais uma vez ao Instituto Oldemburg por mais uma festa que com certeza será um sucesso.

Segundo os organizadores da festa, o objetivo da Flisi é valorizar a história e a memória cultural do Brasil. “Do ponto de vista do público-alvo, a FLISI 2018 comunicará aos jovens, estudantes e professores a importância de desvelar as raízes da identidade cultural brasileira, promovendo uma compreensão mais ampla da sociedade, da cultura e das artes, construindo uma perspectiva crítica sobre os fenômenos políticos e facilitando o entendimento das diferenças entre regiões, países e civilizações”, afirma Cristina Oldemburg, presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento.

Durante a Flisi também serão inauguradas mais três salas de leituras em escolas da rede municipal: Amélia Antunes Rabello, em Madame Machado, Professora Maria Campos, no Centro e Dr. Theodor Machado, no Vale do Cuiabá. As salas receberão o nome de Graciliano Ramos, uma homenagem aos 80 anos por sua obra Vidas Secas (1938).

A leitura transforma realidade e as salas inauguradas nas escolas pelo Instituto Oldemburg aproximam não só os alunos, mas, toda a comunidade dos livros. A Secretaria de Educação tem certeza que todos os títulos serão muito bem aproveitados nas escolas da rede municipal.

“Receber escritores e construtores do movimento das palavras é um privilégio para todos nós da Casa da Educação Visconde de Mauá, pois todo conhecimento perpassa pelos livros. Estamos ansiosos para viver mais um ano esse clima na Serra e na Casa da Educação Visconde de Mauá”, disse a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

Nesse ano, além das atividades na Casa da Educação, a Flisi vai promover uma exposição na EM Professora Maria Campos. A mostra recebeu o nome de “Vidas Secas” e retratará obras de Graciliano Ramos, através de fotografias.

Confira a programação com as atividades na Casa da Educação

1º DIA – 21 DE NOVEMBRO – QUARTA-FEIRA

MANHÃ

9h30 INAUGURAÇÃO DA SALA DE LEITURA GRACILIANO RAMOS

LOCAL: Escola Municipal Professora Maria Campo

TARDE

12H: INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS, NO OLHAR DE EVANDRO TEIXEIRA

LOCAL: Escola Municipal Professora Maria Campo

14H: ENCONTRO VINICIUS DE MORAES, O POETA COMPOSITOR

Georgiana de Moraes, filha de Vinícius de Moraes e Leandro Antônio Rodrigues/ APRESENTAÇÃO MUSICAL: Samba em Prelúdio, bossa-nova de Vinícius de Moraes, na interpretação de Gabriel Xavier (voz e violão).

LOCAL: Auditório da Casa da Educação Visconde de Mauá

15H: PERFORMANCE O CORDEL ENCANTADO / Edmilson Santini

LOCAL: Auditório da Casa da Educação Visconde de Mauá

16H: ATIVIDADE OFICINA DE XILOGRAVURA

LOCAL: Foyer da Casa da Educação Visconde de Mauá

19H: ENCONTRO PAPO DE POETAS – OS NOVOS VERSOS DAS MESMAS INSPIRAÇÕES / Álvaro Assis, Catarina Maul e Felipe Fleury

LOCAL: Auditório da Casa da Educação Visconde de Mauá

2º DIA – 22 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA

10H – LANÇAMENTO: Juju e a locomotiva encantada /  Juliana Maia

LOCAL: Auditório da Casa da Educação Visconde de Mauá

14H: ENCONTRO GUARDADOS POÉTICOS / Bárbara Paz, Rodrigo Faro e Zezé Motta

14H: MESA SYLVIA ORTHOF – UM RAMALHETE DE HISTÓRIAS

CONVIDADOS: José Prado e Fernando Moura.

MEDIAÇÃO: Leandro Garcia

LOCAL: Auditório da Casa da Educação Visconde de Mauá

15H: LANÇAMENTO: Filó de uma história só – No reino das verdades esquecidas / Jeane de Avellar

LOCAL: Auditório da Casa da Educação Visconde de Mauá

18H: LANÇAMENTO: #janelasdesantateresa, o desafio de viver a vida intensamente, até a longevidade / Magda Hruza Alqueres

LOCAL: Auditório da Casa da Educação Visconde de Mauá

3º DIA – 23 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA

MANHÃ

7H30: INAUGURAÇÃO DA SALA DE LEITURA GRACILIANO RAMOS

LOCAL: Escola Municipal Dr. Theodoro Machado – Itaipava

8H30: INAUGURAÇÃO DA SALA DE LEITURA GRACILIANO RAMOS

LOCAL: Escola Municipal Amélia Antunes Rabello – Itaipava

10H: LANÇAMENTO: Ciranda do Ser / Cris Lobato

LOCAL: Auditório da Casa da Educação Visconde de Mauá.

14H: ENCONTRO: bate-papo e autógrafos com escritores de literatura infantil e juvenil

CONVIDADOS: Ronaldo Barcelos, autor do livro Amazon, os guerreiros da Amazônia e Carmem Teresa Elias, autora do livro Uauiará

LOCAL: Auditório da Casa da Educação Visconde de Mauá

Notícias por data

« Novembro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    

Alvará Online - BANNER

DO

loa 2018

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

cpge

gabinete cidadania.fw

selo acesso_informacao.fw

EOUVmunicipios

cmv-logo