Definição de cada uma das 120 unidades habitacionais foi feita por sorteio nesta quinta-feira (22.11)

Entrega de 72 moradias será em dezembro e as demais, no início do ano que vem

Já estão definidos os apartamentos que cada uma das 120 famílias irá ocupar no Conjunto Habitacional da Posse. A definição foi feita por sorteio nesta quinta-feira (22.11). São 72 unidades que serão entregues pelo governo do Estado em dezembro e as demais pela prefeitura no início do ano que vem. Mais de 150 pessoas acompanharam o sorteio, realizado pelas secretarias de Obras, Habitação e Regularização Fundiária e de Assistência Social, ao lado da Cehab (Companhia Estadual de Habitação) e da Defensoria Pública.

São 144 moradias na Posse, mais 776 no Vicenzo Rivetti, que também está fase final de construção, e mais de 1 mil unidades que serão feitas no Caetitu, na Mosela, em Benfica, no Vale do Cuiabá e na Estrada da Saudade.

Durante o sorteio, não faltou emoção de quem finalmente vai poder receber as chaves da casa. É o caso do aposentado Antônio Duarte Teixeira. Ele recebe aluguel social há 14 anos, depois da casa dele ser interditada por uma queda de barreira em 2004. Com 76 anos, ele vai levar a esposa e o enteado para morar no que considera “o maior presente da minha vida”.

“Eu não tenho palavras para agradecer isso. Vou completar 77 anos em maio e essa casa é o maior presente da minha vida. Moro aqui na Posse há cinco anos. Agora, é só felicidade poder ter uma casa de novo”, disse.

Os futuros moradores agora vão visitar as unidades. Essas vistorias servem para, além das famílias conhecerem os apartamentos onde vão viver, realizarem os testes para verificar se o chuveiro está funcionando, se está saindo água da torneira, se as portas estão abrindo normalmente, entre outros pontos.

O sorteio serviu para definir em blocos, andares e apartamentos cada família vai ficar. Pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, por exemplo, foram priorizadas nos andares térreos e foram sorteados primeiro. O apartamento 102 de cada bloco possui soluções de acessibilidade. Depois, foram sorteados os demais. O operador de produção Ioderlan dos Santos Silva, ficou feliz porque vai morar no terceiro andar.

“Para mim, que trabalho de noite e preciso dormir de dia, ficou ótimo. Não posso ficar mais feliz, estou ansioso para poder entrar logo para minha casa. Agora é só agradecer, porque desde 2011 estamos nessa batalha”, afirmou.

Conclusão das obras

O conjunto é feito em parceria pelo governo do Estado e pela prefeitura, cada um responsável pela construção de 72 unidades. Da parte da prefeitura, 24 foram entregues em 2016, porém, com vazamentos e infiltrações. Esses já estão sendo reformados. As outras 48 estão com 75% conclusão. Dois blocos já estão finalizados e nos outros dois, estão sendo concluída pintura, parte hidráulica, instalação de louças e outros acabamentos.

Por parte do Estado, os trabalhos chegaram a ocorrer em até três turnos e agora já está na fase de revisão para conferir se já está tudo no lugar: portas, torneiras, pia, tanque, chuveiro, tomadas, entre outros detalhes. Os apartamentos têm cerca de 40 m², com dois quartos, sala, banheiro e cozinha/área de serviço.

“A Defensoria Pública acompanhou sempre de perto todo esse processo para dar total transparência e não poderia deixar de estar aqui comemorando essa conquista de vocês”, disse o defensor público, Cléber Francisco Alves.

Faltando uma semana para a grande abertura do Natal Imperial, que vai de 30 de novembro a 20 de janeiro, o público terá novidades na edição deste ano. Entre elas está uma Casa do Papai Noel, que vai ficar na Avenida Koeler, nº 187, no Centro Histórico, bem perto da Praça da Liberdade, que será transformada na Vila Imperial durante o período da festa. Outra novidade será uma programação cultural e gastronomia no Parque Municipal, em Itaipava, atendendo a um antigo pedido de moradores e comerciantes do distrito.

A Casa do Papai Noel vai funcionar todos os dias, de 1º de dezembro a 20 de janeiro, de 14h às 22h, de segunda à quinta-feira; de 14h à meia noite às sextas-feiras; e de 11h à meia noite nos sábados e domingos. O local terá um restaurante e vai ajudar a completar o cenário de magia no Centro Histórico proposto pelo Natal Imperial com a presença, claro, do bom velhinho alegrando e ouvindo os pedidos da criançada.

Já em Itaipava, entre as atrações do distrito vai estar o “Natal Bem Brasileiro”, no Parque Municipal. O espaço vai receber gastronomia e atrações culturais para toda família, nos dias 08, 09, 15, 16, 22 e 23, de 11h às 22h; e nos dias 14 e 21 de 17h às 22h. Grandes shows estarão na programação do parque.

Confira alguns horários fixos do Natal

Os espetáculos anunciando o acender das luzes em toda cidade, que acontecerá diariamente na Praça Dom Pedro também é uma das novidades desta edição do Natal Imperial. O “show do acendimento”, que contará com atores, acontece sempre às 19h30, de 30 de novembro a 20 de janeiro. Já o Túnel de Luz da Rua 16 de Março, sucesso no ano passado, estará de volta maior e mais tecnológico, com espetáculos às 20h, 20h30, 21h, 21h30 e 21h45, do dia 1º de dezembro a 20 de janeiro. Ali ao lado, no prédio da Câmara Municipal, o Palácio Amarelo terá apresentações de vídeo mapping nas sextas, sábados e domingos às 20h, 20h30, 21h, 21h30 e 21h45, entre os dias 1º e 23 de dezembro.

Principais palcos do Natal Imperial, o Palácio de Cristal (Doce Natal) e a Praça da Liberdade (Vila Imperial) vão funcionar todos os dias de 14h às 22h de segunda a quinta; de 14h a meia noite às sextas; e de 11h a meia noite nos sábados e domingos.

Já as Paradas Iluminadas, acontecem nos dias 09, 16 e 23 às 20h e no dia 15 às 21h, na Rua do Imperador, no Centro Histórico.

Diretores e empresários estiveram no local nesta quinta-feira para entender o mecanismo de funcionamento das câmeras

O funcionamento das 56 câmeras do Centro Integrado de Operações Petrópolis (Ciop) foi apresentado a diretores da Associação da Rua Teresa (Arte) e empresário do polo de moda nesta quinta-feira (22.11). A visita objetivou explicar o mecanismo de funcionamento das câmeras em toda a cidade, incluindo os cerca de 2 km de extensão do maior polo de modas da cidade, que é toda monitorada com cinco câmeras que tem alcance de até 1 km e cobre a área com cerca de 800 lojas em funcionamento.

No encontro, foi  anunciado o aumento do patrulhamento da Rua Teresa durante o Natal Imperial, local que tem programação garantida nas festividades de fim de ano.

Dados da Associação da Rua Teresa dão conta que no, ano passado durante o Natal, já com parte das câmeras instaladas e o Ônibus de Videomonitoramento da Guarda Civil atuando na área, o número de ocorrências foi a zero. Em 2016, porém, foram em torno de 20 a 30 casos de furto ou roubos relatados à Arte.

“Em 2017 já foi possível ver a melhoria na segurança durante o Natal e este ano nossa expectativa também é muito boa. Conhecer como funciona o monitoramento dá à Associação e, consequentemente, aos empresários da rua, a sensação de segurança porque sabemos que a rota criada pelas imagens das câmeras faz com que qualquer incidente possa ser resolvido de maneira rápida. É um grande ganho para toda a cidade”, destaca a presidente da Arte, Cláudia Pires.

A Rua Teresa conta com cinco câmeras de monitoramento distribuídas do início ao fim do polo de moda, dando ampla cobertura de segurança. O Ciop tem 56 câmeras monitorando 46 pontos da cidade com câmeras de 360º e, em cinco deles (entradas da cidade), também têm equipamentos com capacidade de leitura de placas, função que identifica e rastreia veículos furtados ou roubados.

Cerca de 300 pacientes pré-agendados são esperados para consultas, exames e cirurgias

O Hospital Alcides Carneiro (HAC) realiza mais um mutirão de atendimentos para pacientes pré-agendados, neste sábado (24.11). A expectativa é de que cerca de 300 atendimentos sejam realizados. Esta será a terceira ação promovida pelo hospital com o intuito de diminuir a fila de espera dos pacientes. A iniciativa tem como foco ressaltar os cuidados com a saúde do homem, reforçando a campanha do Novembro Azul, mas agiliza consultas, exames e demais procedimentos para diversificadas áreas médicas, abrangendo pacientes adultos e pediátricos, de ambos os sexos.

Neste sábado serão realizadas consultas e exames em diversificadas áreas médicas. Serão 160 consultas de urologia clínica, 40 de oftalmologia e 40 de ginecologia. Serão feitas ainda 40 cirurgias de clínica geral e mais 20 exames de ultrassonografia de próstata.

Esse será o terceiro mutirão de atendimentos realizado pelo HAC. Os últimos dois contabilizaram cerca de 70 atendimentos, que englobaram exames de ultrassonografia de próstata, ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, além de procedimentos cirúrgicos de otorrinolaringologia e para o tratamento no pâncreas, feito com equipamento similar à endoscopia (CPRE).

Ao longo do ano foram realizados outros mutirões nos meses de maio, agosto, setembro e outubro, registrando cerca de 1100 atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias.

Participaram representantes de 19 órgãos de atendimentos no treinamento realizado em uma escola no Alto da Serra

Mais de 300 pessoas participaram do simulado de atendimento as ocorrências potencializadas pelas chuvas de verão. O treinamento em conjunto organizado pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias teve o resgate de uma vítima de deslizamento de terra e a evacuação de 164 alunos da Escola Municipal Vereador José Fernandes, no Alto da Serra. A atividade foi realizada nesta quinta-feira (22.11) e contou com a presença de representantes de 19 órgãos de pronto atendimento. O trabalho faz parte de um conjunto de ações da prefeitura com foco na prevenção aos desastres de origem natural, visando as áreas de maior risco do município.

Na primeira parte do treinamento, equipes do SAMU, Cruz Vermelha, Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fizeram o resgate de uma vítima atingida por um deslizamento de terra. Na sequência da atividade, todos os 164 alunos do turno da tarde fizeram a evacuação em segurança das salas de aula até o pátio da escola. O cenário criado para o simulado foi de chuva constante no município, causando um grande acumulado de água no solo. Ferramenta fundamental na prevenção aos desastres de origem natural, a sirene do Sistema de Alerta e Alarme também foi acionada no Morro dos Ferroviários.

Com 234 áreas de risco alto ou muito alto – equivalente a 18% do município – e um déficit habitacional de 12 mil casas, o município segue trabalhando na prevenção aos desastres naturais. O simulado faz parte do trabalho de atualização do Plano Verão municipal. Os números mostram a necessidade dessa ação: no último verão, os índices de chuva cresceram 120% e a quantidade de ocorrências registradas subiu 48%.

O objetivo é que Petrópolis passe a ser reconhecida como a cidade da prevenção de desastres. Dessa maneira, em conjunto com a população, a gente se torna uma cidade mais segura e menos vulnerável aos desastres de origem natural.

O plano determina a função de cada órgão nos atendimentos ocasionados pelas fortes chuvas em cima das principais ameaças desta estação: deslizamento de solo ou rocha, inundações, rolamento de blocos rochosos, vendavais e tempestades de raios. O lançamento acontece na próxima quarta-feira, dia 28 de novembro, às 14h, na Casa dos Conselhos Augusto Zanatta.

No dia 28, será apresentado as matrizes de responsabilidades para que todos os órgãos trabalharem em conjunto e em pronto atendimento as ocorrências. É importante que a cidade esteja preparada para o período de fortes chuvas, que vai de novembro até abril. Após o lançamento da versão atualizada do Plano Verão municipal, as equipes estarão ainda mais prontas para trabalhar em conjunto, o que é fundamental para agilizar a resposta à população.

A pedido, principalmente, de turistas e visitantes da cidade, o Natal Imperial passará a contar com uma Parada Iluminada no sábado, dia 15 de dezembro. As novas datas de desfiles, então, passam a ser: 09, 15, 16 e 23 de dezembro. Este ano, o Natal Imperial acontece de 30 de novembro a 20 de janeiro, com mais de mil horas de programação e 6 milhões de microlâmpadas enfeitando a cidade. As Paradas Iluminadas estão entre os destaques das atrações e o evento promete novidades para este edição.

Nos dias 09, 16 e 23 os desfiles acontecem a partir de 20h. E no sábado, dia 15, será um pouco mais tarde, às 21h para evitar transtornos ao comércio.

A Parada Iluminada transforma a Rua do Imperador em uma passarela para um mundo de sonhos e fantasias que tem como objetivo resgatar as histórias de Natal e o verdadeiro sentido da festa. Passam diante do público figurantes de Maria e José levando o menino Jesus, anjos e fadas, além de Papai Noel e sua turma, com duendes, animais e muitos outros. Crianças e adultos participam do desfile, que conta com uma trilha sonora especial. Aliado à decoração e iluminação da cidade, os desfiles completam o cenário de magia proposto pelo evento.

No ano passado, as Paradas Iluminadas estiveram entre os maiores sucessos da festa, com todos os desfiles lotados de moradores e visitantes. O espetáculo a céu aberto, com fantasias e alegorias exclusivas, atraiu centenas de vans e ônibus de turismo nos dias de desfile.

Intervenção é esperada há quase 10 anos

Foram retomadas as obras de aterramento da fiação elétrica no lado ímpar na Rua do Imperador. Esperada desde 2009, quando foi realizada a revitalização do Centro Histórico, a obra reinicia com prefeitura desobstruindo as canaletas por onde irá passar a fiação elétrica. A obra é possível graças a recursos de R$ 6,6 milhões obtidos pelo governo do estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Programa de Desenvolvimento de Turismo (Prodetur).

O trabalho já foi realizado em dois pontos do Centro Histórico, na Travessa Prudente Aguiar e em frente à Padaria Petrópolis. Nestes locais, equipes da Secretaria de Obras limparam as canaletas. Agora, o trabalho é executado próximo ao Obelisco, ponto em que será necessária a substituição da canaleta, uma vez que após quase 10 anos de espera, não foi possível fazer apenas a limpeza para passagem da fiação e ela precisou ser trocada. Uma outra substituição também já está sendo feita, em frente à Farmácia Brasil, à noite.  

A intervenção está dividida em quatro partes e começou pela instalação de dutos na fachada das lojas. Depois, teve início a passagem dos cabos, e em seguida foi feita a ligação das redes de baixa e média tensão. Já foram instaladas cerca de 15% da fiação subterrânea.

No primeiro dia de realização de cirurgias, campanha esgota vagas para a castração de cães

No primeiro dia de funcionamento do Serviço de Castração Gratuita de animais em Itaipava, foram agendadas 200 cirurgias, 100 para gatos e 100 para cães. A campanha se estende até a próxima quarta-feira (28.11) e as pessoas que tiverem interesse em levar seu animal devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaipava para fazer o cadastramento. Hoje (22.11) já foram esgotadas as 600 vagas para a cirurgia em cães. Ainda estão disponíveis 140 vagas para cirurgias de felinos.

O cadastramento para o consultório móvel de castração gratuita, é feito pelo responsável do animal, que deve apresentar Identidade, CPF e comprovante de residência. A UBS de Itaipava funciona na Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, s/n°, das 8h às 17h.

No momento do cadastramento para participar da campanha, os responsáveis pelos animais recebem todas as orientações necessárias para o dia em que for agendada a cirurgia. “A pessoa responsável vai receber as orientações do pré-operatório, com horários próprios de jejum alimentar e hídrico. O animal, no dia da cirurgia, deve estar dentro dos padrões de jejum designados para o seu perfil”, destaca a coordenadora da campanha e veterinária, Maria Beatriz Pellegrini. As cirurgias são marcadas diariamente entre as 8h e 13h e são voltadas para pessoas que não possuem condições de recorrer ao serviço privado.

A auxiliar de lavandeira, Silvana de Souza Moreira, mora em Bonsucesso e gostou de ter o serviço gratuito. Ela levou a cadela Lenda, de quatro anos, para fazer a cirurgia. “Eu procurei para saber o preço para fazer a castração numa clínica particular e ficaria em R$ 400. É um preço que eu não posso pagar. Então quando fiquei sabendo, marquei e agora estou aqui para aproveitar esse serviço”, disse.

Também moradora de Bonsucesso, a auxiliar de cozinha, Luciana Pereira da Silva, levou a cadela Kate, de dois anos e meio, para a castração. “A agente do posto de saúde passou em casa avisando e eu fiz o meu cadastro. Foi supertranquilo. É um serviço que é muito caro para gente, então ter isso de graça é muito importante”, contou.

Essa é a segunda etapa da campanha realizada pelo município, a primeira foi em julho, em Corrêas, e a próxima está prevista para a Posse. “Sendo os atendimentos feitos por áreas, as inscrições dos animais seguem esse critério: é a forma que temos como organizar os atendimentos, fazer estatísticas de áreas cobertas para um maior controle e termos ciência de quantos animais ainda faltam ser castrados por região”. A ação de Itaipava engloba as regiões de Nogueira, Madame Machado, Boa Esperança e Cuiabá.

O cadastramento para as últimas vagas ainda disponíveis para gatos pode ser feito até o dia 27.11, o penúltimo dia da campanha. No caso dos felinos, entre os critérios para ser incluído, é ter peso mínimo de 1,2 kg e idade máxima de nove anos. No local, os médicos veterinários farão a avaliação do animal para que o procedimento seja feito.

A ideia é que o local se torne o espaço de treinamento do grupo a partir do ano que vem

Com o objetivo de intensificar os treinamentos, membros da equipe de Petrópolis de bocha adaptada fez um atividade técnica no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no Caxambu, nesta quinta-feira (22.11). Participaram os atletas Luiz Felipe da Cruz Silva, o Felipinho, que está se preparando para o Campeonato Brasileiro da modalidade, e Roberto Saul Wigoda, o Betinho. A ideia é que o time da cidade utilize o local a partir do ano que vem na preparação para os torneios que são disputados anualmente pelo grupo.

O time da Associação Petropolitana dos Deficientes Físicos (APDEF) se prepara para os torneios em um espaço cedido pela prefeitura no Centro de Cultura Raul de Leoni, todas as terças e quintas-feiras, entre 14 e 17h, mas a ideia é que o CIE se torne a casa dos atletas no futuro.

A prefeitura aposta em parcerias para o fomento ao esporte em todo o município.  A APDEF é uma entidade que abre novas oportunidades para os atletas com deficiência que treinam na cidade. Marcelo Corrêa, treinador e coordenador técnico do time de Petrópolis, ressaltou a parceria da Associação com o governo municipal.

"A rotina de treinamentos faz toda a diferença na hora de disputar um campeonato. Foi o que aconteceu com o Felipinho, que agora vai enfrentar os adversários mais fortes da nossa modalidade no Campeonato Brasileiro. Agradeço pelo espaço cedido para os treinamentos e o apoio nas competições que participamos”, disse Marcelo.

O CIE é totalmente adaptado para pessoas com deficiência. Além do elevador que dá acesso ao mezanino, a arquibancada tem espaço destinado para quem usa cadeira de rodas. Em cada lado, há banheiros comuns e adaptados. Para os atletas, há quatro vestiários, sendo dois comuns e dois adaptados - um para cada sexo. 

Sobre a bocha adaptada

A bocha adaptada é um esporte que consiste no lançamento de bolas coloridas e vence o jogador que alcançar o maior número de bolas próximas à bola branca, que funciona como uma referência. São quatro categorias: BC1, BC2, BC3 e BC4, que são divididas de acordo com a limitação de cada atleta. A categoria de Felipinho não permite nenhum auxiliar, apenas um suporte para as bolas.

Rotativo terá horário estendido no Centro Histórico

Com a previsão de receber, por dia, 12 mil veículos de passeio a mais durante o Natal Imperial, a CPTrans inicia operação em conjunto com a Guarda Civil para coibir a presença de flanelinhas. A ação prevê a ampliação do horário do estacionamento rotativo que funcionará até às 22h, período em que as lojas vão se manter abertas no Centro Histórico. As tarifas também serão mantidas: R$ 2,50 nas áreas brancas e R$ 3,50 nas áreas azuis.Somando com 32 mil veículos que passam pelas ruas do Centro Histórico diariamente, o período de Natal terá cerca de 44 mil carros de passeio por dia na cidade. Com mais funcionários de rotativo nas ruas, o atendimento ao turista também vai ser melhor.

Haverá, ainda, a ampliação de vagas de estacionamento rotativo durante a semana. O lado par da Avenida Koeler no sentido Centro funcionará como local de parada de terça a domingo, entre 19h e 22h. Já a Rua da Imperatriz contará com vagas extras também a partir das 19h e até 22h. Outras áreas estão sendo estudadas e, caso haja necessidade, poderão também ser utilizadas para as vagas de rotativo.

As ruas que terão o horário estendido de terça a domingo são a Rua Nelson de Sá Earp, Barão do Amazonas, Praça da Liberdade, Rua Roberto Silveira, Alfredo Pachá, Padre Siqueira, Avenida Presidente Kenedy, lado ímpar da Avenida Koeler, Rua São Pedro de Alcântara, Praça Princesa Isabel, Avenida Tiradentes, Bosque do Imperador, Praça D. Pedro, Irmãos D’Angelo, Praça Visconde de Mauá, Rua Oscar Weinschenck, Moreira da Fonseca, Marechal Deodoro e General Osório, além do estacionamento fechado da Rua do Imperador, 125 – sendo este último com cobrança de R$ 4,50.

Em três ruas, porém, a cobrança do estacionamento rotativo estará suspensa neste período: a Rua da Imperatriz (Calçada do Museu), Avenida Tiradentes (sentido Raul de Leoni) e Avenida Presidente Kennedy (entre a Casa Barão de Mauá e a entrada da Rua Kopke). Estes espaços estão reservados para a embarque e desembarque de ônibus de turismo.

No Quitandinha também haverá alteração na cobrança. As ruas Joaquim Rolla, República do Líbano e República Argentina terão cobrança de quinta a domingo, entre 12h e 22h. O valor praticado será o da área azul, de R$ 3,50 a hora. A medida também visa coibir a atuação de flanelinhas no período em que o Palácio Quitandinha terá árvore de Natal, uma das programações deste ano.

Tarifa de regularização

A tarifa de regularização praticada pela SinalVida em casos em que não haja o pagamento pelo rotativo poderá ser suspensa na primeira vez que o petropolitano ou turista utilizar a vaga. A suspensão da tarifa de R$ 42 pode ser feita com qualquer controlador em até 48h a partir da emissão do bilhete. A medida vista evitar a cobrança da taxa para pessoas que, por desconheceram o sistema de cobrança na cidade, paguem além do tempo que utilizou a vaga.        

Funciona assim: o usuário que parou em uma vaga e, por algum motivo, recebeu a tarifa de regulamentação pode falar com algum dos controladores identificados e explicar o desconhecimento das regras de utilização. O atendente vai verificar, pelo número da placa do veículo, se essa foi a primeira vez que o veículo parou em uma vaga de rotativo e na cidade e foi notificado e, caso afirmativo, a cobrança será suspensa, tendo o usuário que arcar, apenas, com o período que o veículo ficou na vaga.

Petrópolis conta, atualmente, com 1.739 vagas distribuídas em 52 logradouros, no Centro, Alto da Serra, Bingen, Valparaíso e Corrêas. Para utilizá-las a população conta com o aplicativo DigiPare, disponível para celulares com iOS, Android e Windows Phone; o site www.estarpetropolis.com.br; por SMS pelo número 27317, por ligação 0800-941-3444, em qualquer um dos parquímetros disponíveis - sendo que esses equipamentos aceitam pagamentos em moeda e cartão de crédito e débito; no comércio local, além dos controladores – que ficam devidamente uniformizados em horário de trabalho. 

A programação do Theatro D. Pedro para este fim de semana vai contar com espetáculos para todos os gostos: tem teatro adulto, infantil e ainda dança. Nesta sexta-feira (23.11) tem “A Hora do Adeus”, uma história que provoca questionamentos sobre vida e morte, culpa, dor e superação. No sábado (24.11), é a vez da peça “A Missão de Alice”, da “CInArte”, formada por crianças e jovens atores portadores de necessidades intelectuais. E fechando o fim de semana, no domingo estará em cartaz o espetáculo “Mundo Colorê”, que traz a diversidade com todos os tons e gostos, através da arte de dançar e atuar. Os ingressos antecipados estão disponíveis na bilheteria do teatro.

“Estamos chegando no fim de mais um mês movimentado no Theatro D. Pedro. Recebemos e ainda vamos receber em novembro excelentes espetáculos, shows e temos certeza de que esse importante equipamento cultural do município está ajudando a fomentar a cultura na cidade”, frisa o prefeito Bernardo Rossi. “Esta semana temos espetáculos bem variados, tanto para adultos, como para crianças ou para toda família”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo.

Nesta sexta-feira (23.11), a peça “Na Hora do Adeus” começa às 20h. Na história, após um acidente fatal que transforma profundamente a vida de um jovem casal, um último encontro se estabelece, determinando novas escolhas e caminhos a serem seguidos. Com muito amor, dor e superação entendem que a vida precisa ser refeita, redirecionada, reconstruída. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e a classificação é de 14 anos.

No dia seguinte, sábado (24.11), “A Missão de Alice” traz, às 17h, a companhia com atores portadores de necessidades intelectuais, entre eles, Fernanda Honorato, a primeira repórter com síndrome de Down do Brasil. O objetivo do projeto é abrir oportunidade para jovens com necessidades especiais em diversas atividades sócio culturais. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A classificação é livre.

Domingo (25.11) será a vez do “Mundo Colorê”, de Milena Passarelli, às 18h. O tema foi elaborado com leveza e expõe um mundo diverso, cheio de cores, representado por sentimentos, artes, raça, natureza, humanidade e sabedoria. Nos permite uma pausa para reflexão, no sentido de ser diferente e, simplesmente, ser. De tudo que é belo e pode ser visto com consciência e, principalmente, respeito. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), com classificação livre.

Ruas mais largas, mais segurança e acessibilidade para os pedestres que circulam pela Rua Paulo Barbosa, no Centro, são algumas das mudanças previstas na proposta de requalificação da área, apresentadas pela equipe técnica da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica do município para cerca de 20 empresários. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (22.11), na Casa dos Conselhos. O resultado do encontro será encaminhado para o grupo de trabalho, que está elaborando o projeto executivo que irá balizar as intervenções a serem executadas na área.

O encontro possibilitou que empresários da Rua Paulo Barbosa, não só recebessem informações, mas também que apresentassem sugestões e considerações para que a proposta fique alinhada às necessidades dos comerciantes da região.

A requalificação da Rua Paulo Barbosa é elaborada com o apoio da Prefeitura através de Parceria Pública Privada (PPP). As intervenções serão realizadas em blocos, de acordo com a contrapartida de cada empresário.

A equipe técnica explicou que a principal ação na região será a organização do espaço. As calçadas terão aproximadamente 3 metros de largura, os pontos de ônibus terão abrigos e baias para que o veículo não fique na via principal. O estacionamento deverá ser paralelo à calçada e a proposta ainda sugere mais vagas para idosos, além de canteiros, assentos e acessibilidade para que pessoas com alguma limitação física possam ter autonomia para passear pela rua.

O empresário José Cláudio Machado destacou que é muito importante ter esta clareza da proposta do projeto e a expectativa é de melhorias para a região. “Acredito que para todas as empresas a requalificação irá favorecer todo o comércio local principalmente com a ampliação da área de passeio. As reuniões permitem que possamos acompanhar o andamento deste trabalho, tendo mais informações sobre o projeto”, afirma José Cláudio, que possui um empreendimento na Rua Paulo Barbosa.

Secretaria alerta para a pouca procura dos beneficiários aos postos de saúde de referência

Em uma ação conjunta as secretarias de Saúde, de Assistência Social e de Educação alertam para o fim do prazo para a atualização dos dados dos beneficiários do Programa Bolsa Família no município. A menos de um mês do fim do período de revisão dos cadastros, apenas 10% das 56 unidades de saúde conseguiram enviar os dados para a regularização junto a Secretaria de Saúde. Para que haja a continuidade do benefício, é necessário que os usuários do programa se apresentem à unidade de referência da sua região para atualizar os dados.

De acordo com a coordenadora do Bolsa Família da Secretaria de Saúde, Cátia Regina Silva Pinto, o município está no final do período de atualização e depende que os beneficiários se apresentem nas unidades de saúde para rever os cadastros. “Quem não fizer a atualização pode ter o benefício suspenso”.

Petrópolis possui atualmente 8 mil beneficiários do programa, que atende pessoas em vulnerabilidade social desde 2004. Os beneficiários são cadastrados pelo Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e através das unidades de saúde, a Secretaria de Saúde faz o acompanhamento das famílias. “A partir do atendimento nos postos sabemos o perfil dos beneficiários e o readequamos ao programa”, destaca Cátia.

De acordo com a coordenadora do programa pela Secretaria de Saúde, os tipos e a quantidade de benefícios previstos no programa depende da composição familiar. A equipe da secretaria vai adequar os usuários de acordo com o número de pessoas em cada grupo familiar, idade e existência de gestante. “As gestantes precisam estar sendo acompanhadas por uma unidade de saúde básica do município e receberão o benefício durante a gestação”, destaca Cátia, ressaltando a importância dos beneficiários estarem em dia com seus atendimentos nas unidades de saúde.

O Programa Bolsa Família é composto pelo benefício básico, no valor de R$ 89 e pelo benefício variável vinculado ao adolescente, esse é voltado para famílias que possuem renda mensal de até R$ 178 por pessoa e que tenham adolescentes entre 16 e 17 anos. Para conseguir o benefício a família tem que comprovar a frequência escolar dos adolescentes e cada família não pode ter mais que cinco beneficiários. 

Notícias por data

« Novembro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

cmv-logo

Relatorio CMVP