Novembro Azul marca a implantação do Programa de Saúde do Homem no Ambulatório do HAC 

O Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC) recebeu 250 pacientes neste sábado (24.11), durante o 6º mutirão de consultas do ano. Maior parte dos atendimentos foi voltada para a saúde do homem. Com o foco na campanha do Novembro Azul, foram realizadas 130 consultas de urologia, além de exames de sangue, para verificar as taxas do PSA, e ultrassonografia de próstata. A ação contemplou ainda consultas de oftalmologia, ginecologia e cirurgias gerais.

Os atendimentos começaram às 7h30 com a triagem dos pacientes pré-agendados. Antes das consultas, pacientes foram encaminhados para a realização dos exames de sangue. O foco do mutirão foi contemplar todos os procedimentos complementares às consultas. Os laudos dos exames ficam prontos em uma semana, e os pacientes já saíram da unidade com a previsão de retorno para apresentar os resultados. Durante a avaliação médica, os casos identificados como de maior gravidade, foram direcionados para o exame de ultrassonografia.

As atividades realizadas fortalecem a assistência à saúde do homem e adiantam consultas, principalmente as de urologia para homens pré-agendados, além de oferecer orientações para que eles passem a cuidar mais da saúde.

O chefe da urologia no ambulatório, Dr. Pedro Gabrich destaca a estrutura com que a unidade passa a contar, com foco na saúde do homem. “O ambulatório passa a ter atendimento específico, será referência do Programa da Saúde do Homem. É a primeira vez que fazemos um mutirão destinado à urologia com toda essa estrutura”, frisa o chefe da urologia, acrescentando o trabalho de planejamento familiar feito com foco no homem: “voltamos a fazer aqui os procedimentos de vasectomia que é um procedimento muito importante”.

O autônomo, Magno Miloski, 50, era um dos pacientes que aguardava na fila e conseguiu antecipar a consulta no mutirão. “Faço o acompanhamento periódico. Temos que ter cuidado com a nossa saúde, pois a doença muitas vezes chega já em estágio avançado. Essa ação é muito válida para agilizar as consultas”, destaca. O jornalista, Luiz Carlos Pinheiro, 59, destaca a importância da realização de mobilizações como essa para os cuidados com a saúde. “A vida é uma só e temos que cuidar muito bem dela. Faço o acompanhamento periódico e acho que todos devem fazer o mesmo”, destaca.

13ª edição foi realizada no Centro de Esportes Unificados (CEU)

A 13a edição da Ação Social da prefeitura levou aos moradores da Posse diversos serviços oferecidos por secretarias municipais e órgãos públicos neste sábado (24.11). O evento aconteceu no Centro de Esportes Unificados (CEU) do distrito.  Durante a Ação Social, os moradores puderam fazer segunda via de documento de identidade, solicitar isenção para emissão de documentos, se inscrever no CadÚnico (que dá acesso a benefícios sociais), receber orientação jurídica e atendimento nutricional, além de recreação infantil. 

Mais uma vez foram reunidas as secretarias e órgãos como o Detran, Sebrae, Águas do Imperador, entre outros, para facilitar a vida dos moradores. Eles também conseguiram orientação de nutricionista, o Balcão de Empregos cadastrando currículos e vários outros serviços gratuitos.

O Centro de Referência em Atendimento a Mulher (Cram) levou o ônibus lilás para oferecer atendimento e orientação a vítimas de violência. A AgeRio ofereceu a possibilidade de acesso a microcrédito. Já a concessionária Águas do Imperador orientou moradores sobre como obter a tarifa social de água.

A dona de casa Maria da Silva procurou atendimento para inclusão no CadÚnico e orientação junto ao Balcão de Empregos. 

"Vim saber como o meu filho pode procurar um emprego para ele e também tentar ver o que eu preciso fazer para ter a tarifa social de energia. É uma oportunidade muito boa ter isso aqui perto da gente", falou. 

Silvia Critiani participa de aula de zumba e joga futebol no CEU da Posse. Foi assim que ela ficou sabendo da Ação Social. No evento, ela conseguiu fazer o documento de identidade com o nome de casada. 

"Eu só tinha com o nome de solteira e não estava conseguindo fazer conta no banco por isso. Foi muito importante ter essa Ação Social aqui, porque se não, teria que pegar um ônibus e demorar duas horas até chegar ao Centro. Aqui eu fui atendida em 15 minutos", contou. 

A massoterapeuta Tânia Maria Rodrigues de Almeida levou os netos para se divertirem no CEU da Posse enquanto ela tirou dúvidas sobre alimentação com a nutricionista. 

"Eu tinha algumas dúvidas e aqui eu consegui o atendimento de uma nutricionista de graça. Este trabalho da prefeitura é ainda mais importante para quem precisa de um documento e não tem tempo de procurar, isso é mais legal nessa Ação", falou.

Notícias por data

« Novembro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo