Novembro Azul marca a implantação do Programa de Saúde do Homem no Ambulatório do HAC 

O Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC) recebeu 250 pacientes neste sábado (24.11), durante o 6º mutirão de consultas do ano. Maior parte dos atendimentos foi voltada para a saúde do homem. Com o foco na campanha do Novembro Azul, foram realizadas 130 consultas de urologia, além de exames de sangue, para verificar as taxas do PSA, e ultrassonografia de próstata. A ação contemplou ainda consultas de oftalmologia, ginecologia e cirurgias gerais.

Os atendimentos começaram às 7h30 com a triagem dos pacientes pré-agendados. Antes das consultas, pacientes foram encaminhados para a realização dos exames de sangue. O foco do mutirão foi contemplar todos os procedimentos complementares às consultas. Os laudos dos exames ficam prontos em uma semana, e os pacientes já saíram da unidade com a previsão de retorno para apresentar os resultados. Durante a avaliação médica, os casos identificados como de maior gravidade, foram direcionados para o exame de ultrassonografia.

As atividades realizadas fortalecem a assistência à saúde do homem e adiantam consultas, principalmente as de urologia para homens pré-agendados, além de oferecer orientações para que eles passem a cuidar mais da saúde.

O chefe da urologia no ambulatório, Dr. Pedro Gabrich destaca a estrutura com que a unidade passa a contar, com foco na saúde do homem. “O ambulatório passa a ter atendimento específico, será referência do Programa da Saúde do Homem. É a primeira vez que fazemos um mutirão destinado à urologia com toda essa estrutura”, frisa o chefe da urologia, acrescentando o trabalho de planejamento familiar feito com foco no homem: “voltamos a fazer aqui os procedimentos de vasectomia que é um procedimento muito importante”.

O autônomo, Magno Miloski, 50, era um dos pacientes que aguardava na fila e conseguiu antecipar a consulta no mutirão. “Faço o acompanhamento periódico. Temos que ter cuidado com a nossa saúde, pois a doença muitas vezes chega já em estágio avançado. Essa ação é muito válida para agilizar as consultas”, destaca. O jornalista, Luiz Carlos Pinheiro, 59, destaca a importância da realização de mobilizações como essa para os cuidados com a saúde. “A vida é uma só e temos que cuidar muito bem dela. Faço o acompanhamento periódico e acho que todos devem fazer o mesmo”, destaca.

13ª edição foi realizada no Centro de Esportes Unificados (CEU)

A 13a edição da Ação Social da prefeitura levou aos moradores da Posse diversos serviços oferecidos por secretarias municipais e órgãos públicos neste sábado (24.11). O evento aconteceu no Centro de Esportes Unificados (CEU) do distrito.  Durante a Ação Social, os moradores puderam fazer segunda via de documento de identidade, solicitar isenção para emissão de documentos, se inscrever no CadÚnico (que dá acesso a benefícios sociais), receber orientação jurídica e atendimento nutricional, além de recreação infantil. 

Mais uma vez foram reunidas as secretarias e órgãos como o Detran, Sebrae, Águas do Imperador, entre outros, para facilitar a vida dos moradores. Eles também conseguiram orientação de nutricionista, o Balcão de Empregos cadastrando currículos e vários outros serviços gratuitos.

O Centro de Referência em Atendimento a Mulher (Cram) levou o ônibus lilás para oferecer atendimento e orientação a vítimas de violência. A AgeRio ofereceu a possibilidade de acesso a microcrédito. Já a concessionária Águas do Imperador orientou moradores sobre como obter a tarifa social de água.

A dona de casa Maria da Silva procurou atendimento para inclusão no CadÚnico e orientação junto ao Balcão de Empregos. 

"Vim saber como o meu filho pode procurar um emprego para ele e também tentar ver o que eu preciso fazer para ter a tarifa social de energia. É uma oportunidade muito boa ter isso aqui perto da gente", falou. 

Silvia Critiani participa de aula de zumba e joga futebol no CEU da Posse. Foi assim que ela ficou sabendo da Ação Social. No evento, ela conseguiu fazer o documento de identidade com o nome de casada. 

"Eu só tinha com o nome de solteira e não estava conseguindo fazer conta no banco por isso. Foi muito importante ter essa Ação Social aqui, porque se não, teria que pegar um ônibus e demorar duas horas até chegar ao Centro. Aqui eu fui atendida em 15 minutos", contou. 

A massoterapeuta Tânia Maria Rodrigues de Almeida levou os netos para se divertirem no CEU da Posse enquanto ela tirou dúvidas sobre alimentação com a nutricionista. 

"Eu tinha algumas dúvidas e aqui eu consegui o atendimento de uma nutricionista de graça. Este trabalho da prefeitura é ainda mais importante para quem precisa de um documento e não tem tempo de procurar, isso é mais legal nessa Ação", falou.

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Novembro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo