Secretaria de Saúde espera aplicar 14 mil doses até o dia 31

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite imunizou, até esta sexta-feira (10.08), 980 crianças, em Petrópolis. A Campanha vai até o dia 31 deste mês, com a participação de 15 salas de vacinação, que estão atendendo crianças entre um ano e menores de cinco, que são o público alvo da estratégia da imunização. A estimativa da Secretaria de Saúde é imunizar um total de 14 mil crianças neste período.

Os pais devem se conscientizar que precisam levar os filhos para tomar a vacina e ficar imune. É necessário levar a caderneta de vacinação. Todas as crianças desta faixa etária devem ser vacinadas, mesmo as que já tenham sido imunizadas anteriormente. A maior prevenção é a vacina. É importante também manter o Calendário Nacional de Vacinação atualizado.

A baixa procura pela atualização do Calendário Nacional de Vacinação chama a atenção em todo o Brasil. Em Petrópolis, a poliomielite fechou o ano de 2017 com 71% do público vacinados. Outra doença alvo da campanha em todo o país é o sarampo. Há 26 anos Petrópolis não registra casos da doença.

As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Porém, para algumas delas, a cobertura vacinal é baixa. É o caso dessas duas doenças que são alvos da Campanha.

Apesar das mais de duas décadas sem registros de sarampo no município, a Secretaria de Saúde conta com unidades básicas, de urgência e emergência e hospitais em contato constante realizando monitoramento para rápida atuação em caso de suspeita da doença. A cobertura vacinal da triviral, que previne, além do sarampo, a rubéola e a caxumba, terminou o ano passado com 73% do público vacinados.

“É importante que as pessoas não deixem para a última hora e levem seus filhos aos postos de saúde agora, no começo da campanha. Estamos com as 15 salas oferecendo a vacinação e no dia 18, Dia D de imunização em todo o Brasil, mais 14 postos estarão atuando. Serão, ao todo, 29 locais com a vacina neste dia, em todo o município”, destaca a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Cardoso.

Para a enfermeira Fabiana Gonçalves, de 44 anos, levar os filhos para atualizar o quadro vacinal é um gesto de responsabilidade. Ela não deixou para depois e aproveitou logo a primeira semana da Campanha para imunizar a filha Mariana, de três anos.

“Sou muito rígida, principalmente quando o assunto é a saúde dos meus filhos. Não quero deixar para o fim da campanha, pois posso acabar encontrando filas ou ter outras dificuldades para trazê-la. A conscientização é fundamental para impedir que estas doenças voltem”, comentou Fabiana.

Confira a lista com as salas de vacinação durante a Campanha:

PSF Alto da Serra

PSF Posse

PSF São Sebastião

UBS Alto Independência

UBS Morin

UBS Mosela

UBS Itaipava

UBS Pedro do Rio

UBS Quitandinha

UBS Retiro

Centro de Saúde Coletiva

Centro de Saúde no Itamarati

Ambulatório Escola

Epidemiologia (ao lado do Hospital Municipal Doutor Nelson de Sá Earp)

Hospital Alcides Carneiro (HAC)

Sexta, 10 Agosto 2018 19:28

Último fim de semana de Bunka-Sai

Programação conta com artes marciais, oficinas, palestras, taiko, além de comidas típicas

O último fim de semana do Bunka-Sai deverá movimentar o Palácio de Cristal com diversas atrações neste sábado (11.08) e no domingo (12.08), Dia dos Pais. Na programação estão artes marciais, oficinas de mangá, origami e kirigami, além de exposição de Bonsai e palestra sobre o cultivo da planta, além de apresentação de taiko, entre outros. E, claro, as delícias da comida japonesa também não vão faltar. As barracas abriram novamente nesta sexta-feira (10.08) e já contaram com movimento de petropolitanos e turistas, com um dia de céu azul na cidade.

Neste sábado, a programação começa com o “Festival Matheus Judoca Especial”, de 11h às 12h30, que vai reunir amigos do atleta petropolitano Matheus Domingos Moreira para lutas de judô. Logo depois, às 14h, tem oficina de origami com o grupo Dobraduras da Serra e, em seguida, às 15h, o público vai poder contar com oficinas de mangá.

Dia dos Pais, o domingo conta com atividades para as crianças, até 12 anos, com o mini Undokai, às 10h. São gincanas japonesas com “corrida de saco”, “corrida de três pernas”, “corrida do caranguejo”, “centopéia” e “cabo de guerra”. Mais tarde, às 12h, o almoço vai ser ao som dos tambores da apresentação de Taiko. Logo depois, às 13h, tem palestra sobre o cultivo de Bonsai, seguido de uma oficina de origami, às 14h; oficina de kirigami, às 15h; e oficina de mangá, às 16h. Nos dois dias, o público vai poder conferir uma exposição de bonsai dentro do Palácio de Cristal.

Nesta sexta-feira, entre as atrações o público pôde contar com uma apresentação e demonstração de judô do grupo Talentos do Tatame. Cerca de 20 criaram participaram da atividade. Quem passava pelo local se encantava com o movimento no Palácio, principalmente os turistas. A estudante Giulia dos Santos, que veio com a família de Niterói passear na cidade disse ter ficado surpresa com a festa. “Chegamos e vimos que estava acontecendo essa festa, foi uma surpresa. Achei muito interessante”, disse ela.

Serão quatro dias com alterações

CPTrans terá efetivo nas ruas para orientação de motoristas

A gravação da minissérie da HBO, “Santos Dumont – Mais Leve Que o Ar” vai causar interdições intermitentes em vias de Petrópolis nas próximas duas semanas. Os locais de gravações contarão com agentes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) fechando as ruas nos momentos em que as cenas estiverem sendo gravadas e abrindo em seguida, liberando o tráfego de veículos.

Apesar de as cenas começarem a ser rodadas já na próxima segunda-feira (13.08), os fechamentos intermitentes ocorrem apenas a partir de quinta-feira (16.08) de 7h às 18h, em ambos os lados da Avenida Koeller. As tomadas serão feitas no Hotel Solar do Império e, para garantir um cenário adequado, a passagem de veículos da rua precisará ser interrompida e aberta à medida que as cenas forem gravadas.

“As alterações que irão ocorrer no local são semelhantes as que foram realizadas durante às gravações do filme do Chacrinha, no Teatro Santa Cecília. São fechamentos curtos, de cinco minutos no máximo, para a gravação de uma tomada. Após isso, a equipe nos contata e liberamos a via para fluidez. E, assim, será mantido ao longo do dia”, explica o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira.

Um dos cenários principais da minissérie, a Encantada também contará com gravações na semana seguinte, nos dias 20, 21 e 22, de 7h às 19h. O fechamento irá ocorrer nas duas pistas da Rua Barão do Amazonas no sentido quem sobe pela Praça da Liberdade. Os fechamentos também ocorrem de maneira intermitente durante todos os dias.

Para chegada da equipe e equipamentos, haverá, ainda, reservas de vagas em Nogueira (gravação no Clube Campestre) no dia 13, de 6h às 19h; Avenida Ipiranga (gravação na Casa da Ipiranga), no dia 14 a partir das 19h até às 20h no dia seguinte; gravação no Castelo Country Clube, que não precisará de alterações viárias. Para o dia 16, haverá demarcadas a partir do dia 15, a partir das 15h, até às 20h do dia 16.

Já no dia 17 e 18, com a Casa do Ipiranga voltando a ser locação da minissérie, serão necessárias reservas de vagas de 19h do dia 16, às 20h do dia 17. Tendo a Câmara Municipal de Petrópolis como cenário, as vagas serão reservadas a partir das 20h do dia 18, até às 20h do dia 19. Nos dias 20, 21 e 22, gravação na Encantada, a reserva de vagas será a partir das 17h do dia 19h até às 20h do dia 22. E, concluindo às gravações na cidade, o Castelo Country Clube volta a ser cenário da série, mas sem quaisquer alterações no trânsito.

Dirigida por Fernando Acquarone e Estevão Ciavatta, “Santos Dumont - Mais Leve Que o Ar” é a primeira coprodução de uma minissérie histórica, baseada na vida e na época do pioneiro da aviação brasileira, Alberto Santos Dumont, que personificou o glamour da virada do século 20 e a façanha de ter sido o primeiro ser humano a voar em um avião.  Dividida em seis episódios, a séria deverá ser lançada em 2019 e mostrará detalhes da vida do inventor – desde a infância até quando escolhe Petrópolis para construir sua casa de veraneio.

Visando discutir e criar a cultura de preservação da natureza, a Secretaria do Meio Ambiente, junto com o Setor de Educação Ambiental, criou há um ano, o projeto “Inteligência Ambiental”. A ação já alcançou mais de 50 escolas da rede municipal, além de plantar junto com à comunidade 120 mudas de árvores nas regiões consideradas áreas de risco como Madame Machado e no Getúlio Vargas, no Quitandinha no total de duas mil mudas em toda a cidade.

As mudas de árvores plantadas com auxílio dos alunos são do bioma da Mata Atlântica. O plantio das mudas é o ápice do programa que ainda tem nas escolas palestras, apresentação de ecofilmes informativos, caminhadas ecológicas, conscientização para cuidados com animais silvestres e até  mobilização contra agrotóxico. O projeto também criou a Cartilha da Educação Ambiental sobre a Unidade de Conservação Rebio Tinguá e está implantando 400 placas de sinalizações educacionais socioambientais em todo município, inclusive nos Distritos.

Ao estabelecer uma pasta para o Meio Ambiente, a prefeitura apontou a necessidade de envolver demais secretarias, como a Educação. O projeto debate questões que atingem diretamente o dia-a-dia de cada pessoa. É preciso pensar no descarte do lixo, economia de água, desmatamento, preservação do patrimônio, entre outras coisas. É muito importante que essa consciência ambiental aconteça o mais cedo possível entre os jovens.

No primeiro semestre deste ano, a equipe executou as ações de plantio de sementes e reflorestamento, unidade de conservação e água, biodiversidade e bem-estar animal. Para o segundo semestre, a expectativa é que sejam trabalhados os eixos Seleção Doméstica, Logística Reversa e Artesanato, Meteorologia e Defesa Civil e Cidadania e Patrimônio.

“Queremos aumentar as vertentes da Educação Ambiental. A ideia é evidenciar as ações para todo o município. O projeto Inteligência Ambiental, é um trabalho que teve uma pesquisa completa para fosse desenvolvido com total fundamento, dentro da realidade da cidade”, aponta o coordenador de Educação Ambiental Anderson Maverick.

Para a elaboração da metodologia do projeto foram seis meses de trabalho com estudos e mapeamento do município, para produzir um diagnóstico real e eficaz. O trabalho consiste em conscientizar a população e principalmente os jovens, que o planeta já está em uma fase crítica de transformações, onde acontece um uso excessivo dos recursos naturais, causando um grande desequilíbrio na humanidade e que preservar é preciso.

 Projeto Árvores na Minha Escola

A Escola Municipal Geraldo Ventura Dias, localizada na comunidade conhecida como Horta, no Meio da Serra, recebeu o projeto no início do ano e mais de 370 jovens participaram das atividades.

Segundo a diretora adjunta Dagmar Maria da Silva, os professores realizaram um trabalho prévio em sala de aula, sobre preservação ambiental. E foram escolhidos 12 alunos para formar uma equipe, para trabalhar as ações do projeto dentro da unidade de ensino. O plantio aconteceu atrás de uma arquibancada na quadra esportiva da escola. De acordo com a diretora adjunta, o local estava desativado, e após a ação ficou um espaço lindo e frequentado pelos alunos.

“Foi muito bacana, as crianças ficaram muito engajadas. Cada turma e inclusive a direção da escola, ficou responsável por uma árvore plantada. Todos participam da manutenção e preservação da planta. Separamos os alunos em grupos no período da manhã e à tarde para que eles cuidarem e acompanharem o crescimento da árvore e aprendam a importância da preservação” completou Dagmar.

“Em parceria com a Secretaria de Educação, sensibilizamos os alunos e eles se tornam responsáveis pela árvore que plantam. Essa continuidade é educação ambiental e esse é o nosso principal objetivo”, completa Maverick.

Dias 18 e 19 de agosto na Fazenda Vira Mundo

Os produtos típicos de Petrópolis ganharão combinações incríveis em um cenário de cinema: essa é cara do 1º Festival Gastronômico promovido pelo Polo Gastronômico de Petrópolis nos dias 18 e 19 de agosto na Fazenda Vira Mundo, no Brejal. O evento, que tem apoio do Sebrae e da Turispetro, além de AM7 e Fazenda Vira Mundo, também contará com a venda de produtos típicos da região, aula de yoga com Estúdio Sadhana, oficina de crepe com Monsieur Bleue, música e artesanato.

“Um dos destaques do setor econômico da cidade é o da produção agrícola e o Brejal é um dos pontos altos da produção, com a oferta inclusive, de orgânicos. Por isso, o evento será uma experiência diferenciada, quando os chefs mostrarão as receitas que poderão ser feitas com os alimentos de Petrópolis”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

No dia 18, a programação começará às 10h e seguirá até às 17h. Já no dia 19, o festival começará às 10h e terminará às 15h. A Fazenda Vira Mundo fica na Estrada do Brejal 1.500, Posse. A entrada é franca. No dia 18 haverá programação especial com o Grupo de Escoteiros, das 14 às 17h e feira de adoção com o Canil Dog ́s Heaven.

“A intenção é promover a aliança entre seus participantes, comércio e produtores, levando ao visitante novas combinações, juntando os melhores insumos com as melhores culinárias”, contou o diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Mauricio Soares.

No cardápio, fondue de chocolate, trufas artesanais, cocada alemã, dadinhos de tapioca, queijos artesanais, bolos, geleias, conservas orgânicas, pães, pizza, frutas secas, cervejas artesanais, pastel de angu, hambúrgueres artesanais e empadas.

“O Brejal é uma joia do nosso município. E é também uma das opções de turismo na cidade, inserido no circuito ecorural. É uma região que agrada tanto quem vem de fora, quanto os próprios petropolitanos. Tenho certeza que esse primeiro evento do Pólo Gastronômico lá será um sucesso”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

“A Fazenda Vira Mundo tem espaços maravilhosos que serão especialmente preparados para o evento. O contraste interessante entre a gastronomia e a paisagem local será mais um atrativo. Será uma ótima oportunidade para o público conferir de perto os alimentos produzidos na região, conversar com os agricultores, conhecer as particularidades do Brejal”, disse Maria Sonia Pinho, da equipe Vira Mundo.

Ainda segundo Maria Sônia, o entreposto que funciona aos sábados na fazenda, também será aberto no domingo. “Todos os sábados a Fazenda abriga um entreposto, ou seja, lugar onde os produtores da região colocam seus produtos a venda. No final de semana do evento o entreposto também funcionará no domingo. Além disso, a Casa da Leitura da Fazenda Vira Mundo também ficará aberta para visitação, com vários livros para consulta”, disse.

O entreposto na Fazenda Vira Mundo funciona aos sábados, das 9h às 17h.

Sobre o Polo Gastronômico:

O Polo Gastronômico de Petrópolis tem como objetivo fortalecer os negócios locais e a criação de uma identidade gastronômica local baseada em produtos regionais. A iniciativa do Sebrae/RJ já conta com 36 empresas envolvidas, entre produtores, fornecedores e restaurantes e com as portas abertas para novos negócios. O polo visa oferecer experiências gastronômicas únicas criando vínculos fortes e duradouros, com tradição, em ambientes acolhedores e charmosos. Tudo isso, valorizando a produção local, a história da cidade de Petrópolis e a qualidade de vida singular.

Como chegar: Acesso de carro ou ônibus pela Estrada União e Indústria. A empresa Jeep Tour, parceria do evento, fará passeios saindo de Petrópolis ou Itaipava, mediante reserva pelos telefones 021 2108 5800 / 021 99344 9626.

Mais informações na página do facebook: @pologastonomicodepetropolis

Implementado há um ano, serviço é instalado no Centro de Cidadania, em Itaipava

Dar um pouco de conforto a quem precisa. Com este objetivo, o Bazar 0800 completou, em julho, um ano de trabalho no Centro de Cidadania, em Itaipava. A unidade recebe roupas masculinas, femininas e infantis, além de peças íntimas e calçados para distribuição gratuita a famílias cadastradas no CadÚnico - Cadastro Único de Programas Sociais. Desde a implantação já foram 980 as famílias beneficiadas. 

A arrecadação de roupas para todas as idades e ambos os sexos, foi iniciada, no ano passado, pela campanha “roupa boa, a gente doa” com ponto de coleta no mesmo local. Mesmo após grande mobilização no município para doação de peças, a Secretaria segue reforçando a importância da doação dos itens, que são destinados à população que necessita.

“O frio é intenso e queremos proporcionar um maior conforto a quem precisa. Neste período de inverno reforçamos a importância das pessoas doarem agasalhos que já não usam mais, por exemplo. Isso poderá possibilitar um pouquinho de calor para quem não tem condições de comprar um agasalho e se proteger no frio”, destaca a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

O Bazar 0800 atende, em média, 80 famílias por mês. Só de janeiro até o início de agosto, foram 553 as famílias atendidas com roupas, sapatos e brinquedos. A Secretaria de Assistência Social disponibilizou uma pequena sala no Centro de Cidadania para abrigar o bazar e servir como posto de coleta e distribuição das peças.

“Nosso objetivo é que seja algo cultural das pessoas que quiserem doar alguma peça de roupa ou brinquedo tenha um lugar para levar independente da estação. Lembramos que o Centro de Cidadania, além do Bazar 0800, conta com setores do Detran, do Procon, da Defensoria Pública, entre outros serviços importantes. Isto, para aproximar estes serviços da população dos distritos”, complementa Denise.

O objetivo do Bazar 0800 ganhou mais um reforço nesta semana. A maior doação já recebida pelo serviço. Mais de 300 quilos de itens, como roupas, calçados e utensílios domésticos, foram incluídos nas prateleiras do Bazar 0800. A atitude foi do engenheiro Jony Lew, de 65 anos. Ele precisou se desfazer dos materiais, que eram dos seus pais, e optou por beneficiar várias famílias por meio do equipamento da Assistência Social.

“Conheci o Bazar 0800 pelas informações encontradas na internet. Buscava uma instituição que pudesse cuidar dos itens, que em sua maioria eram dos meus pais, e os colocassem à disposição de quem realmente necessita. Fico muito feliz, pois, assim, podemos ajudar muitas famílias”, conta o engenheiro carioca.

Os interessados em doar as peças de roupas, calçados ou brinquedos podem entrar em contato com o Centro de Cidadania em Itaipava. “Só nos ligar pelo telefone (24) 2246-8746 se quiser mais informações.A arrecadação e retirada pode ser feita aqui mesmo, de segunda a sexta-feira, de 9 às 16h. O Centro de Cidadania Desembargador Jorge Loretti fica na Estrada União e Indústria, 11860, em Itaipava”, reforça o coordenador do Centro de Cidadania, Marcelo Mello.

Estudantes e profissionais que se dedicam à moda já podem se inscrever para a edição do “Veste Rio É Aqui”, no Senac Petrópolis, que vai ocorrer no dia 14 de agosto. Na programação, oficinas de estilo e sustentabilidade gratuitas para o púbico, além de palestras com profissionais da área.

A moda é um dos setores mais importantes do país. Segundo o IBGE, em 2017, o segmento foi uma das atividades com maior crescimento no Estado e país. Houve expansão do volume de vendas de produtos. Petrópolis tem a famosa Rua Teresa como referência de consumo, atraindo visitantes de todos os estados do país. O polo produtivo do município conta com cerca de 600 confecções que geram cerca de 20 mil empregos.

“É uma ótima oportunidade para aqueles que trabalham diretamente no setor. Temos na cidade polos de vendas importantes, como Bingen e Rua Teresa e todas as informações que podem ajudar no crescimento das vendas impacta diretamente na cadeia econômica da cidade”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

O evento vai ocorrer das 10h às 19h. Lançado em 2016, o Veste Rio foi idealizado para gerar negócios e fortalecer o segmento da moda no Estado. A regionalização do evento visa levar conhecimento e oportunidades de desenvolvimento a estudantes de moda, profissionais e empreendedores de municípios considerados representativos para o setor. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/VesteRioPetropolis

DATA: 14 de agosto de 2018 – terça-feira

LOCAL:

Senac Petrópolis

Rua Alfredo Pachá, 26

Centro, Petrópolis/RJ

INSCRIÇÕES:

Pelo link http://bit.ly/VesteRioPetropolis

Programação:

10h às 11h | Mesa-Redonda

EMPREENDEDORISMO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO

  • Mediação: Leana Braga (Senac RJ) e Silvia Rogar (Vogue)
  • Participantes: Denise Fiorini (Casa Verde), Rick Yates (Consultor de Comunicação e Marketing), Bruno Astuto (Ela) e Fabiana Mello (Sebrae RJ)

+ Sorteio de livros da Editora Senac

11h30 às 12h30 | Mesa-Redonda

VAREJO DE MODA E MARKETING DE CONTEÚDO EM REDES SOCIAIS

  • Mediação: Bruno Astuto (Ela)
  • Participantes: Natalia Paes (Augustana) e Luiza Brasil (jornalista de moda, colunista da Glamour e autora do blog Mequetrefismos)

+ Sorteio de livros da Editora Senac

15h às 16h30 | Oficina

CONSULTORIA DE IMAGEM PARA VAREJO DE MODA

  • Renata Furtado (Consultora de Estilo e instrutora Senac)

Dicas e técnicas de estilo com foco em treinamento para vendedoras de lojas para aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado aos clientes. Montagem de looks completos de acordo com diferentes estilos e tipos físicos.

17h às 18h30 | Oficina

ACESSÓRIOS SUSTENTÁVEIS

  • Dani Costa (Designer de Joias e instrutora Senac)

Técnicas básicas artesanais de criação de acessórios e bijuterias, a partir de materiais de descarte, com foco em sustentabilidade.

A Guarda Civil definiu os dois primeiros agentes que vão participar do curso de formação do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur). Os guardas Marcelo Antônio Chaves Neves e Adriana Vital farão o estágio no Rio de Janeiro. O objetivo é que os agentes recebam a mesma capacitação que terão homens do 26º Batalhão da Polícia Militar, que depois do curso vão formar o Núcleo Descentralizado de Atendimento ao Turismo (Nudat) em Petrópolis. A PM também definiu que vão participar do treinamento os policiais que fazem o patrulhamento por bicicleta e a pé no Centro Histórico.

O curso está previsto para começar no dia 20 de agosto, com duração de cinco dias. Nas semanas seguintes, mais três duplas devem participar do estágio e trazer as experiências para o serviço de Ronda Turística mantida pela Guarda. Hoje, o serviço atua no patrulhamento de rotas feitas pelos visitantes da cidade, passando pelos principais atrativos do município.

“Considerando a importância histórica de Petrópolis, reforçada pelo acervo paisagístico, patrimonial, gastronômico e cultural, acredito que o curso ministrado pelo BPTur agregará conhecimento específico e qualidade à nossa atuação, principalmente voltada ao público de excelência que visita a nossa cidade. Nosso objetivo maior é contribuir para que nossos turistas tenham uma experiência agradável, se sintam seguros e queiram retornar”, diz a agente Adriana Vital.

Ambos os agentes possuem quase 22 anos de corporação e fazem parte atualmente do setor de ensino. Após o estágio, eles poderão se tornar multiplicadores desse conhecimento.

“Espero que seja proveitoso e que possamos aplicá-lo em nossa cidade, haja vista que o turismo hoje é uma das maiores fontes de arrecadação do nosso município. Um turista bem recebido é garantia de retorno e uma das melhores publicidades que se pode ter”, afirma Marcelo Antônio Chaves Neves.

A instalação de um Núcleo do BPTur no município integra o “Plano Estadual Integrado de Segurança Pública para procedimentos em Áreas Turísticas”, anunciado em junho secretário estadual de Segurança, general Richard Nunes, no Rio. O projeto é apoiado pela Turispetro, que vai ajudar a criar um curso específico na cidade para a formação de agentes para o atendimento ao turista – esse será o segundo passo do projeto, depois que os primeiros formados no estágio no Rio comecem a atuar em Petrópolis.

“Petrópolis é a cidade mais segura do estado, o que é mais um motivo para que o turista venha para cá. O que está sendo feito agora com a participação no curso é continuar a trabalhar para que o visitante seja cada vez mais bem recebido. Já temos a Ronda Turística e utilizamos as câmeras do Centro Integrado de Operações de Petrópolis também em benefício de quem vem para a cidade”, destaca o chefe do setor de ensino da Guarda, Leandro da Silva, que vem cuidando da participação da Guarda no curso da BPTur.

Dando continuidade as ações de prevenções contra desastres, a Defesa Civil e Ações Voluntárias, testou as sirenes do sistema de alerta e alarme que estão instaladas em 12 bairros do município. Os testes acontecem todo dia 10 às 10h e dia 20 às 20h de cada mês. Nesta sexta-feira, os testes começaram pelo equipamento do Vale do Cuiabá. Todas as sirenes passaram nos testes e estão funcionando normalmente.

O objetivo da verificação é garantir que todo o sistema esteja funcionando no momento em que for necessário o acionamento, além aprimorar a comunicação dos agentes com a comunidade. Foram testadas as sirenes da 24 de Maio, Alto da Serra, Vila Felipe, Sargento Boening, São Sebastião, Siméria, Independência, Dr. Thouzet, Quitandinha, Bingen, Gentio e Vale do Cuiabá.

“Mantemos a regularidade dos testes de forma a não apenas testar os equipamentos, mas também familiarizar a população das áreas mais vulneráveis aos deslizamentos de terra e inundações com o sistema de alerta e alarme por sirenes contra chuvas fortes”, explicou o Secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Paulo Renato Vaz.

A equipe da Defesa Civil organiza os agentes voluntários que ficam nos pontos de apoio, a maioria em escolas municipais, de cada bairro. Eles ficam aguardando o início das verificações e o momento em que as sirenes são acionadas por um agente operacional, por acesso remoto da própria sede da Defesa Civil. Caso algum equipamento apresente algum problema, a Defesa Civil envia um relatório para empresa responsável – GridLab, e ela executará o reparo.

“O teste é feito duas vezes ao mês em horários distintos, para avaliar a capacidade sonora das sirenes, que estão instaladas em locais estratégicos e nos bairros que são considerados de risco. Precisamos avaliar se as sirenes estão atingindo os pontos corretos. No teste de hoje, todas as sirenes funcionaram normalmente. Faremos também vistorias em todos os pontos de apoio”, contou o Diretor Técnico e Operacional, Pedro Alcântara.

A Defesa Civil possui uma Central de Operações, com monitoramento 24h de índices pluviométricos, sirenes, radares, alerta de cheias entre outras ferramentas, onde quatro equipes se revezam. O próximo teste acontece no dia 20 de agosto, às 20h.

Sessão de Negócios - Tecnologia e Inovação

Empresários, empreendedores, profissionais, estudantes e interessados em inovação, empreendedorismo e tecnologia já podem se inscrever para a 3ª edição do Rio Info Petrópolis, que será realizado nos dias 22 e 23 de agosto no CEFET Petrópolis. Com o objetivo de promover o debate do desenvolvimento da inovação no interior do Estado do Rio de Janeiro, a terceira edição do evento contará com sessão de negócios, Desafio Rio-Info, fórum, palestras e painéis, com o Tema "Transformação Digital".

A intenção é aproximar as universidades e seus projetos do mundo empresarial e do empreendedorismo e dar oportunidade para a criação de negócios entre os atores envolvidos. O evento será realizado no Cefet/RJ campus Petrópolis, das 14h às 20h e é uma realização da Riosoft, promovido e organizado juntamente com o Sebrae/RJ, TI Rio e Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis.  A 3ª edição da Rio Info Petrópolis é aberta ao público.

Na abertura do evento, dia 22, serão lançados o Desafio Rio Info Petrópolis e uma Sessão de Negócios, conduzida pelo Sebrae, com apoio da Riosoft , TI Rio e o Programa Ciência em Movimento. A Sessão vai reunir empresários fornecedores de serviços de Tecnologia e Informação, Empresas de diversos setores que demandam esses serviços, empresas juniores e startups, além de representantes de universidades em um encontro multissetorial tendo como base a oferta de produtos e serviços intensivos em conhecimento.

O Desafio Rio info Petrópolis congregará estudantes que serão estimulados a apresentar soluções para problemas das seguintes áreas de cidades inteligentes: Agronegócio Familiar, Mobilidade Urbana, Turismo Inteligente e Cervejarias Artesanais.

No dia 23, estão programados quatro painéis temáticos: um sobre formação profissional e oportunidades de negócio; um sobre Tecnologia no ramo de Cervejas Artesanais – Beertech; outro tratando de Negócios e Tecnologia em infraestrutura e serviço de Cidades Inteligentes e por fim, o painel de Negócios e Tecnologia em Turismo Inteligente. Entre os Painéis acontecerão os Pitchs gerados a partir do Desafio Rio Info. O evento se encerrará com a premiação dos vencedores do Desafio.

“A Rio Info já se estabilizou como um dos eventos mais importantes do setor de tecnologia de Petrópolis. A ampliação de negócios através da aproximação entre os empresários e os estudantes de tecnologia auxilia no desenvolvimento econômico de Petrópolis”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

“Essa é uma ação importante que valoriza as empresas locais e o surgimento de novos negócios. Petrópolis tem um viés forte no ambiente da inovação e o Rio Info Petrópolis tem esse papel importante de juntar academia, empresas e poder público e proporcionar oportunidades, valorizando starups e promovendo rodadas de negócios. Para os empresários e estudantes, será o melhor lugar para se estar no mundo”, afirma o coordenador geral do Rio Info Petrópolis, Alberto Blois.

As inscrições devem ser feitas em http://rioinfo.com.br/encontro-petropolis. O Cefet campus Petrópolis fica na Rua Do Imperador, 971, Centro. O evento conta com o apoio do Cefet/RJ campus Petrópolis, Programa Ciência em Movimento, TV Rede Petrópolis, Prefeitura de Petrópolis e SerraTec.

Confira a programação:

Dia 22 de agosto

14h – Credenciamento

14h30 – Abertura

15h – Coffee Break

15h30 às 18h30h – Sessão de Negócios

15h30 às 20h – Desafio Rio Info Petrópolis. Temas para cidades inteligentes: Agronegócio Familiar, Mobilidade Urbana, Turismo Inteligente e Cervejarias Artesanais.

Dia 23 de agosto

Fórum de Oportunidades em Transformação Digital

14h às 14h45h – Painel: Formação Profissional de Base Tecnológica  e as Oportunidades no Mercado

Duas palestras sobre a formação profissional de base tecnológica e a questão empreendedora.

– Rodrigo Curcio, HumanAaZ

– Marcelo Conceição

– Moderadora: Paola Baroncini

15h – Divulgação Hacking Serra e TEDx Petrópolis

15h às 15h45 – Painel Beer Tech, cervejas aresanais

Duas palestras sobre o mercado de produção de cerveja artesanal e oportunidades para as cervejarias de Petrópolis

– Ana Cláudia Pampillon

– José Renato

– Moderação: indicação SEBRAE

15h45h às 16h – Sessões de Pitchs do Desafio Rio Info Petrópolis

16h às 16h30 – Coffee Break

16h30 às 17h15 – Painel Cidades Inteligentes

Duas palestras sobre cidades inteligentes e oportunidades de transformação digital para a cidade de Petrópolis

– Rodolfo Sabois, InMetro e o projeto cidades inteligentes

– Carlos Eduardo, ENEL

– Moderação: Marcelo Simões

17h15 às 17h30 – Sessões de Pitchs do Desafio Rio Info Petrópolis

17h30 às 18h15 – Painel Turismo Inteligente

Duas palestras sobre turismo inteligentes e oportunidades de transformação digital para a cidade de Petrópolis

– Guido Varela, Serra Brasilis

– Patrick Cunha

– Moderação: Frederico Oliveira

18h15 às 18h30 – Sessões de Pitchs do Desafio Rio Info Petrópolis

18h30 às 19h – Encerramento e Premiação

Após semana de incentivo, campanha terá sequência com mais 10 atividades no HAC

O Hospital Alcides Carneiro (HAC) e postos de Saúde vão manter, durante este mês, as ações de incentivo ao aleitamento materno. Com o slogan “Amamentação é a Base da Vida”, o Agosto Dourado reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

É fundamental reforçar a importância deste gesto junto à população. Além de um gesto de amor, é importante para o crescimento saudável do bebê. A Secretaria de Saúde já esteve com ações nas unidades da Atenção Básica, falando sobre os benefícios do aleitamento materno, e vai manter atividades para incentivar o gesto no HAC e demais unidades. Quanto maior o período de tempo em que as crianças são amamentadas, maior a resistência delas às doenças.

A campanha, que já teve uma semana inteira com atividades em 11 postos de saúde e unidades básicas de Saúde, terá sequência agora, também, nos demais postos e na unidade que mantém a única maternidade pelo SUS, em Petrópolis, realizando média de 275 partos por mês. Estão previstas, no HAC, até o próximo dia 24, oficinas, pintura de barriga, palestras sobre os benefícios da amamentação na primeira hora de vida, moldura da barriga em gesso e apresentações musicais.

Entre as oficinas que vão ser disponibilizadas no Hospital Alcides Carneiro, estão a de terapia floral e de shantala (massagem nos bebês). Haverá ainda workshop sobre a importância da participação do pai nos incentivos à amamentação. A programação vai até o dia 24, quando vai ocorrer mais uma pintura de barriga e apresentação musical. Os demais postos de saúde da família e unidades básicas também vão continuar com palestras durante o mês.

Atividade ocorreu na tarde desta sexta-feira, na Praça Alcindo Sodré

90 pessoas consultaram as informações tiraram dúvidas na ação

Ação itinerante do Procon Petrópolis nesta sexta-feira (10.08) respondeu dúvidas de 90 pessoas sobre as relações de consumo. A atividade, com foco no Dia dos Pais, teve exatamente esse objetivo: esclarecer à população seus direitos e deveres enquanto consumidores. A iniciativa foi realizada na Praça Alcindo Sodré, no Centro. Regras de trocas de presentes e de diferenciação de preços foram as dúvidas mais frequentes dos petropolitanos.

No caso de trocas uma das principais dicas é que o cliente saiba que os lojistas não estão obrigados a efetuar a troca de produtos, exceto se esta situação estiver prevista pelo comerciante no ato da compra e estiver disposta em um documento. No caso de roupas e calçados, é importante verificar a possibilidade de troca se o presente não agradar, pois a troca é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor somente se o produto apresentar defeito e após ser levado para a assistência técnica.

“Estar em um local central dá a possibilidade que os consumidores parem por um minuto entre suas tarefas e esclareçam suas dúvidas. É um serviço que garante o acesso às informações de maneira eficiente. É importante que a população fique atenta ao Código de Defesa do Consumidor, que ele pode exigir, inclusive na loja em que estiver, caso tenha alguma dúvida sobre aquela compra que esteja fazendo”, esclarece o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

Outra dica importante é que o consumidor fique atento se o valor anunciado será o mesmo cobrado no caixa – uma obrigação legal. Em hipótese alguma o valor de cobrança deve ser maior. É importante ainda, que o cliente tire todas as dúvidas sobre os produtos. Os consumidores têm o direito a obter todas as informações sobre o produto ou serviço adquirido, inclusive por escrito, se assim desejar.

Quem quiser tirar alguma dúvida ou denunciar alguma prática abusiva pode contatar o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860. Os telefones da unidade são: 2222-1418, 2222-7448 e 2222-7337.

A Comdep fez coleta de entulho em 35 ruas de 18 bairros ao longo da semana. Em alguns locais, o serviço ocorreu mais de uma vez para a retirada de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos velhos em diferentes pontos do bairro. Nesta sexta-feira (10.08), o serviço aconteceu em Eugênio Barcellos, Simon Bolivar, 29 de Junho, Fabrício de Matos (Valparaíso), Estrada do Palmital, Rua Promenade (Nogueira), Bingen, Capela, Duarte da Silveira, Floresta e Castelo São Manoel.

Ao longo da semana, a Comdep promoveu o trabalho em ruas de Alto da Serra, Bairro Mauá, Bingen, Castelânea, Centro, Chácara Flora, Corrêas, Dr. Thouzet, Duarte da Silveira, Floresta, Independência, Itaipava, Nogueira, Quitandinha, São Sebastião, Taquara, Valparaíso e Vila Felipe.

Esse é um serviço ininterrupto em toda cidade, passando em todos os distritos. A Comdep divide o trabalho com Força Ambiental, que é coordenado pela Secretaria de Serviços, para que o entulho não acumule. É importante ressaltar que jogar entulho na rua é proibido pelo Código de Posturas.

O Código de Posturas do município proíbe o despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos e de lixo sobre ruas e calçadas. O descarte correto é feito no aterro de Pedro do Rio. Em caso de flagrante, quem comete a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e recebe multa de R$ 800. A Fiscalização de Posturas pode ser acionada pela população para coibir a prática pelo telefone 2246-9042.

Quem precisa fazer o descarte de resíduos volumosos e tiver dificuldade pode contar com o Disque Entulho. O serviço faz a coleta até 20 sacos de forma gratuita. Basta ligar para 2243-7822 para fazer o agendamento. Apesar de possuir rotas fixas de segunda a sexta, os moradores de qualquer bairro podem pedir atendimento (os locais fora do cronograma serão atendidos de acordo com a disponibilidade).

Cidade bem cuidada: prefeitura trabalhando nos bairros

A Comdep fez capina e roçada em Rua Hermogênio Silva (Retiro), Estrada Mineira (Corrêas), Divino Espírito Santo, Cidade Nova, Estrada do Carangola (Carangola), Pedras Brancas (Mosela), Professor Narciso (Quarteirão Ingelheim), Pronto Socorro Leônidas Sampaio do Alto da Serra e Estrada do Gentil.

O Rio Palatinato passou por limpeza em diferentes pontos na Rua do Imperador e também no túnel extravasor da Rua Souza Franco.

A varrição ocorreu em ruas de Centro, Alto da Serra, Quissamã, Itamarati, Cascatinha, Retiro, Carangola, Mosela, Valparaíso, Bingen, Morin, Castelânea e Quitandinha. Também foi feita limpeza após a feira livre da Rua Francisco Manuel (Centro).

Ainda foi feita lavagem com um caminhão-pipa em ruas do Centro e verificação dos chafarizes das praças da Liberdade e do Bosque do Imperador.

A Secretaria de Obras fez manutenção de rede na Rua João Barcellos (Itamarati), Rua Binot (Retiro) e Rua Romeu Sutter (Alto da Serra). As ruas Paulo Barbosa e do Imperador receberam limpeza de ralos e reparo de calçadas. A manutenção de calçamento aconteceu em Rua Barão de Águas Claras (Centro) e Rua Mathias Hillen (Mosela).

A manutenção de iluminação pública ocorreu em Valparaíso, São Sebastião, Roseiral, Samambaia, Retiro, Alto da Serra, Mosela, Quitandinha, Araras, Itaipava e Bela Vista.

Notícias por data

« Agosto 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

Alvará Online - BANNER

DO

loa 2018

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

cpge

gabinete cidadania.fw

selo acesso informacao.fw

cmv-logo