Calçadas mais largas, piso tátil e urbanismo são alguns dos pontos do projeto de Requalificação da Rua Paulo Barbosa, criado pelo Departamento de Urbanismo da Prefeitura com o auxilio técnico de representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e CPTrans. O projeto foi apresentado nessa terça-feira (21.08) pelo Grupo de Trabalho que foi criado para discutir o assunto – formado por representantes do poder público e empresários. Agora, será formulado o projeto executivo, com o detalhamento dos valores das intervenções.

Vale salientar que a requalificação da Rua Paulo Barbosa será feita através de uma Parceria Público Privada (PPP), ou seja, as intervenções deverão ser feitas por blocos, de acordo com a contrapartida do empresariado local.

O projeto está bem avançado. A prefeitura contará com a parceria do empresariado local porque o poder público infelizmente não tem como arcar com tudo sozinho. A intenção é de transformar a rua em um espaço ainda mais acolhedor para a população e que atraia cada vez mais compradores para os estabelecimentos comerciais.

Após a finalização do projeto executivo, as demandas serão apresentadas em uma audiência pública para os moradores e demais empresários da região. “Todo o conceito foi muito bem estudado e estabelecido para que atenda a população da melhor forma. Já estivemos reunidos com as concessionárias prestadoras de serviço e estamos esperando a devolutiva de cada uma delas sobre o que será necessário fazer para atender as demandas deles também”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Além do alargamento das calçadas, a sinalização é um dos pontos fortes da iniciativa. “A via é considerada perigosa com relação aos acidentes de trânsito e, por isso, a própria urbanização das calçadas levará os pedestres para as faixas de trânsito. Ficará mais acolhedora e agradável”, contou Layla Talin, responsável pelo DEPUR.

 “O projeto não muda as características da rua. O que se pretende é uma requalificação, organizando o espaço e oferecendo mais conforto para a população”, disse Roberto Rizzo, responsável pela Coordenadoria de Ações Estratégicas.

O GT voltará a se reunir em setembro para apresentar o andamento do projeto executivo. As revitalizações da rodoviária e da Travessa Prudente Aguiar serão discutidas separadamente.

”O processo está caminhando muito bem. O projeto está muito interessante, todos estão colaborando e acredito que as mudanças serão positivas para todos”, disse o arquiteto e empresário Rodrigo Simão, que sinaliza em participar da PPP.

Da esfera pública, fazem parte do GT o prefeito, a Secretario de Obras, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica e a CPTrans. Representando os proprietários de imóveis e lojistas estão José Claudio Macedo Fernandes, Jorge Simão, Rodrigo Simão, Daniel Blanc, Bruno Vieira e Denise Guedini.

Inscrições ainda podem ser feitas

Sessão de Negócios - Tecnologia e Inovação

O mercado tecnológico em constante crescimento encontra em Petrópolis uma cadeia produtiva consolidada: empresas e instituições de ensino superior que formam a mão de obra especializada. Para esses estudantes e para os empresários que investem na inovação será realizado nesta quarta e quinta-feira, dias 22 e 23 de agosto, a 3ª edição do Rio Info Petrópolis, no Cefet/RJ campus Petrópolis, das 14h às 20h. O evento é uma realização da Riosoft, promovido e organizado juntamente com o Sebrae/RJ, TI Rio e Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis.  A 3ª edição da Rio Info Petrópolis é aberta ao público e ainda dá tempo de se inscrever através do site http://rioinfo.com.br/encontro-petropolis

A intenção é aproximar as universidades e seus projetos do mundo empresarial e do empreendedorismo e dar oportunidade para a criação de negócios entre os atores envolvidos. “Abrigar a Rio Info é presente para Petrópolis. Oportunidade única para os empresários, estudantes e empreendedores que têm na inovação a vontade de crescer os seus negócios. O público poderá tirar dúvidas e conhecer as novidades do setor diretamente com especialistas sobre os assuntos”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Na abertura do evento, dia 22, serão lançados o Desafio Rio Info Petrópolis e uma Sessão de Negócios, conduzida pelo Sebrae, com apoio da Riosoft , TI Rio e o Programa Ciência em Movimento. A Sessão vai reunir empresários fornecedores de serviços de Tecnologia e Informação, empresas de diversos setores que demandam esses serviços, empresas juniores e startups, além de representantes de universidades em um encontro multissetorial tendo como base a oferta de produtos e serviços intensivos em conhecimento. O Desafio Rio info Petrópolis congregará estudantes que serão estimulados a apresentar soluções para problemas das seguintes áreas de cidades inteligentes: Agronegócio Familiar, Mobilidade Urbana, Turismo Inteligente e Cervejarias Artesanais.

No dia 23, estão programados quatro painéis temáticos: um sobre formação profissional e oportunidades de negócio; um sobre Tecnologia no ramo de Cervejas Artesanais – Beertech; outro tratando de Negócios e Tecnologia em infraestrutura e serviço de Cidades Inteligentes e por fim, o painel de Negócios e Tecnologia em Turismo Inteligente. Entre os Painéis acontecerão os Pitchs gerados a partir do Desafio Rio Info. O evento se encerrará com a premiação dos vencedores do Desafio.

As inscrições devem ser feitas em http://rioinfo.com.br/encontro-petropolis. O Cefet campus Petrópolis fica na Rua Do Imperador, 971, Centro. O evento também conta com o apoio da Turispetro, do Cefet/RJ campus Petrópolis, Programa Ciência em Movimento, TV Rede Petrópolis e SerraTec.

“Petrópolis tem um viés forte no ambiente da inovação e o Rio Info Petrópolis tem esse papel importante de juntar academia, empresas e poder publico e proporcionar oportunidades. Ótima oportunidade para participar das conferencias, rodadas de negócios e encontros”, afirma o coordenador geral do Rio Info Petrópolis, Alberto Blois.

Confira a programação:

Dia 22 de agosto

14h – Credenciamento

14h30 – Abertura

15h – Coffee Break

15h30 às 18h30h – Sessão de Negócios

15h30 às 20h – Desafio Rio Info Petrópolis. Temas para cidades inteligentes: Agronegócio Familiar, Mobilidade Urbana, Turismo Inteligente e Cervejarias Artesanais.

Dia 23 de agosto

Fórum de Oportunidades em Transformação Digital

14h às 14h45h – Painel: Formação Profissional de Base Tecnológica  e as Oportunidades no Mercado

Duas palestras sobre a formação profissional de base tecnológica e a questão empreendedora.

– Rodrigo Curcio, HumanAaZ

– Marcelo Conceição

– Moderadora: Paola Baroncini

15h – Divulgação Hacking Serra e TEDx Petrópolis

15h às 15h45 – Painel Beer Tech, cervejas aresanais

Duas palestras sobre o mercado de produção de cerveja artesanal e oportunidades para as cervejarias de Petrópolis

– Ana Cláudia Pampillon

– José Renato

– Moderação: indicação SEBRAE

15h45h às 16h – Sessões de Pitchs do Desafio Rio Info Petrópolis

16h às 16h30 – Coffee Break

16h30 às 17h15 – Painel Cidades Inteligentes

Duas palestras sobre cidades inteligentes e oportunidades de transformação digital para a cidade de Petrópolis

– Rodolfo Sabois, InMetro e o projeto cidades inteligentes

– Carlos Eduardo, ENEL

– Moderação: Marcelo Simões

17h15 às 17h30 – Sessões de Pitchs do Desafio Rio Info Petrópolis

17h30 às 18h15 – Painel Turismo Inteligente

Duas palestras sobre turismo inteligentes  e oportunidades de transformação digital para a cidade de Petrópolis

– Guido Varela, Serra Brasilis

– Patrick Cunha

– Moderação: Frederico Oliveira

18h15 às 18h30 – Sessões de Pitchs do Desafio Rio Info Petrópolis

18h30 às 19h – Encerramento e Premiação

Após dez dias de gravações da minissérie da HBO “Santos Dumont – Mais Leve Que o Ar”, em vários pontos do município, nesta quarta-feira (22.08) acontecem as últimas intervenções no trânsito do Centro da cidade. Está programado o fechamento intermitente na Rua Barão do Amazonas, além de um desvio no local. Agentes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) orientam os motoristas. A intervenção acontece de 7h às 19h. Para este último dia de gravações na “Encantada” – a Casa de Santos Dumont, as vagas em frente ao museu ficarão interditadas até às 20h.

As gravações aconteceram em vários pontos turísticos da cidade. As cenas da minissérie foram gravadas no Clube Campestre, em Nogueira, na Casa da Ipiranga (Casa dos Sete Erros), na Avenida Ipiranga, na Praça da Liberdade, Avenida Koeler, Praça Visconde de Mauá, na Rua Barão de Amazonas e, desde segunda-feira (20.08), as filmagens acontecem no Museu Casa de Santos Dumont. Amanhã a equipe segue para o Quitandinha, mas sem interferências no trânsito.  

“Em todos os dias de gravações com intervenções a equipe da CPTrans esteve presente com os agentes nos locais, orientando os motoristas, para que não houvesse muitas alterações para a população”, informou o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira.

Dirigida por Fernando Acquarone e Estevão Ciavatta, “Santos Dumont - Mais Leve Que o Ar” é a primeira coprodução de uma minissérie histórica, baseada na vida e na época do pioneiro da aviação brasileira, Alberto Santos Dumont, que personificou o glamour da virada do século 20 e a façanha de ter sido o primeiro ser humano a voar em um avião.  Dividida em seis episódios, a séria deverá ser lançada em 2019 e mostrará detalhes da vida do inventor – desde a infância até quando escolhe Petrópolis para construir sua casa de veraneio.

A Secretaria de Educação continua visitando diariamente as unidades escolares da rede municipal e organizando relatórios diários com a frequência de servidores em cada unidade da rede municipal. Os dados estão sendo compilados com o auxilio dos ofícios encaminhados pelos diretores no final de cada turno. Todas as informações estão sendo encaminhadas ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro que determinou, no dia 16 de agosto, que 70% do efetivo de funcionários de cada unidade escolar devem estar atendendo os alunos da rede.

Nesta terça-feira (21.08), 59 escolas e Centros de Educação Infantil funcionaram normalmente, 106 de forma parcial e 18 ficaram paralisados durante o dia. Com relação ao turno da noite, 10 funcionaram normal e 2 ficaram paralisadas.

Trabalharam normalmente nesta terça-feira (21.08) 1.187 servidores – contabilizando o turno da noite. Os profissionais que continuam em greve já possuem 22 dias de ponto cortado. A medida tem amparo legal do Supremo Tribunal Federal que proferiu decisão neste sentido em 2017 (http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=1945564).

O poder público reitera que o compromisso é o de manter em dia o salário dos servidores – ação que está sendo cumprida sem nenhum atraso: a atual gestão depositou R$ 39,4 milhões da folha de pagamento de julho do funcionalismo e R$ 8,7 milhões do 13º salário antes do início da greve.

PMP apresenta LOA em audiência pública e aponta que Saúde e Educação terão mais recursos ano que vem

A Lei Orçamentária de 2019 foi discutida em audiência pública na noite de segunda-feira (20.08), na Casa dos Conselhos, reunindo sociedade e poder público. Mesmo com a estimativa de 16,7 % a mais em arrecadação para o próximo ano, a austeridade é determinante em 2019 para equilibrar as contas públicas frente às dívidas acumuladas por gestões passadas em R$ 766 milhões. Dos R$ 100 milhões a mais de arrecadação previstos para o ano que vem a prefeitura vai aplicar R$ 68,3 na Saúde e Educação, itens fundamentais para a população.

O trabalho de reequilíbrio das contas do município é permanente. A prefeitura conseguiu quitar R$ 81 milhões em dívidas deixadas por gestões anteriores. Mas ainda tem um montante de R$ 685 milhões sendo administrados, por isso é necessário manter o controle rigoroso de despesas. Ao mesmo tempo, a prefeitura está trabalhando para aumentar a arrecadação, o que é fundamental para manter a qualidade dos serviços à população e ampliar os investimentos em áreas importantes, como Saúde e Educação, que receberão mais recursos.

A LOA aponta a receita e fixa despesas do município, estabelecendo que valores serão aplicados em cada uma das áreas do município no ano seguinte. Para 2019, a previsão é de que a arrecadação alcance R$ 1,1 bilhão.

A pasta de Saúde, que este ano recebeu R$ 329 milhões, em 2019 contará com R$ 45 milhões a mais, alcançando R$ 374 milhões. O montante representa mais de 30% do orçamento e é mais do que o dobro do mínimo constitucional, estabelecido em 15%.  A Educação também receberá um reforço de R$ 23,3 milhões, passando de R$ 250,7 milhões este ano, para R$ 274 milhões em 2019, além de recursos vinculados destinados a projetos de infraestrutura.

A Lei Orçamentária para 2019 prevê ainda o repasse de R$ 130 milhões ao Instituto de Previdência do Servidores (INPAS), dos quais R$ 40 milhões em aporte de recursos do município. Mudanças na legislação referentes ao pagamento de precatórios também causarão impacto nas contas. Serão R$ 45 milhões destinados ao pagamento de precatórios judiciais – o triplo do montante praticado em 2016.

“A situação econômica do município ainda será muito delicada em 2019. A dívida fiscal e o déficit no equilíbrio das contas do INPAS, por exemplo, são questões que impactam o orçamento. As dívidas comprometem os investimentos. São recursos que poderiam ser usados para ampliar serviços e que hoje têm de ser empregados para quitar contas que deixaram de ser pagas por gestões passadas e isso tem de ser feito”, avalia o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Roberto Rizzo.

O coordenador destaca ainda o risco fiscal em razão de ações trabalhistas. “As ações trabalhistas podem comprometer a execução orçamentária, assim como o aumento acentuado de inscrições de precatórios. Nos últimos 8 anos tínhamos uma média R$ 7 milhões em precatórios. Para o ano que vem, esse montante irá subir para R$ 45 milhões, sendo 70% referentes a ações trabalhistas”, pontua.

A coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica está finalizado o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA 2019) que será encaminhado a Câmara até o dia 31 de agosto, onde será discutido pelos parlamentares e votado antes do fim do ano legislativo. 

“O momento de crise ainda será significativo em 2019 e o custeio altíssimo em relação a capacidade de pagamento. A preocupação do governo é em manter a administração funcionando com equilíbrio nas contas, austeridade e prestação dos serviços à população”, diz Rizzo.

São 50 vagas para professores de educação física que desejam trabalhar com Crossfit

O curso acontece no dia 25 de agosto na Av. Barão do Rio Branco

Estão abertas as inscrições para o curso de Cross Training promovido pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF1) em parceria com a prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer. São 50 vagas para professores de educação física que desejam aprender sobre o Crossfit, modalidade esportiva que mais cresce no mundo. Os interessados podem fazer o cadastro no site do conselho: https://cref1.org.br/. A atividade será realizada no próximo sábado, dia 25 de agosto, de 13 às 18h, no CrossFit Serra - Av. Barão do Rio Branco, 1300. Os organizadores enfatizam que o curso é inicial, ou seja, para trabalhar com a modalidade é necessário a especialização.

O curso vai ensinar os princípios de mobilidade e estabilidade aplicado ao treinamento do Crossfit, os nove movimentos básicos realizados pelos alunos, as 10 capacidades físicas exigidas, além de como estruturar uma aula da modalidade. A aula será ministrada pelo professor Alexandre Gurgel, mestrando em Ciências da Atividade Física e head coach da Crossfit Recreio. O presidente do CREF1, André Fernandes, ressalta a importância dos profissionais estarem atentos as novidades do mercado de educação física.

“O objetivo da parceria entre o Conselho e a prefeitura é de proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento profissional da categoria. O trabalho de desenvolvimento e capacitação dos professores de educação física é importante para o município como um todo, contribuindo para um melhor atendimento aos praticantes de atividades físicas”, afirma André.

A Superintendência de Esportes e Lazer destaca que o governo municipal ajuda na capacitação dos profissionais de educação física nas mais diversas modalidades esportivas. A parceria com o CREF1 faz parte do planejamento esportivo do município, que busca o fomento do prática de atividades físicas em todos os bairros da cidade.

É importante que na cidade os profissionais estejam preparados para trabalhar nessa área, que cresce cada dia mais. Os números da modalidade em todo o Brasil são bastante expressivos, perdendo apenas para os Estados Unidos.

No ano passado, o CREF1 trouxe cursos gratuitos de atualização na cidade e o movimento Olimpíadas Especiais do Brasil promoveu a capacitação dos estudantes e professores de educação física para atuarem com pessoas com deficiência intelectual.

Também como parte das ações de capacitação, na próxima quinta-feira (23.08) acontece o I Meeting Serrano de Futsal, no Centro de Cultura Raul de Leoni, que também conta com o apoio da prefeitura. São 120 vagas para profissionais e estudantes que trabalham ou que desejam atuar com a modalidade. Os interessados podem se cadastrar no site: sympla.com.br/i-meeting-serrano-futsal.

O Procon Petrópolis entrou, nesta terça-feira (21.08), com uma representação junto ao Ministério Público Estadual, em decorrência da empresa Enel ter negado fazer o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto para tentar resolver as demandas dos usuários. O órgão pede que o MP promova uma ação pública para suspender as falhas apresentadas no Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI), além de várias questões que a empresa está descumprindo tanto na resolução quanto ao próprio Código de Defesa do Consumidor.

O TOI é um instrumento utilizado pela ENEL para aplicação de penalidades após a constatação de eventuais irregularidades nos medidores de consumo. Porém, uma investigação realizada pelo Procon identificou que a forma como a empresa aplica a cobrança direto na conta de consumo é uma conduta ilegal para os usuários. O instrumento é responsável 24,31% das queixas de consumidores, sendo a ENEL a segunda empresa com mais reclamações no órgão de defesa do consumidor.

“Diante desse cenário não cabe ao Procon outra alternativa a não ser representar no Ministério Público Estadual uma ação civil pública, ou qualquer outra medida que eles entendam que seja cabível. Essa prática arbitraria aplicada pela Enel precisa ser encerrada na cidade. O Procon já identificou que hoje eles causam de maneira leviana o consumidor da cidade de Petrópolis”, pontuou o coordenador do Procon Bernardo Sabrá.

A empresa, ao emitir o TOI deve informar ao consumidor, por escrito, dados sobre a apuração da ocorrência de medição deficiente ou irregular;detalhamento dos cálculos dos valores apurados;forma de compensação do faturamento; tarifa utilizada e o direito de reclamação.Caso discorde da cobrança ou da devolução dos valores, o consumidor pode apresentar reclamação por escrito à distribuidora em até quinze dias da notificação. A distribuidora, por sua vez, tem também até quinze dias para responder ao consumidor. Em caso de indeferimento, o consumidor tem ainda o direito de formular uma reclamação à ouvidoria da distribuidora e ir ao Procon.

“Entramos com a representação quando constatamos que a postura da empresa está completamente irregular e eles se mantém fazendo a mesma prática. O Procon vai a suas últimas instâncias, neste caso a representação. Queremos suspender a prática, até que se consiga o enquadramento regular do TOI, que é legal, porém virou um procedimento utilizado com vários argumentos inapropriados, que a resolução da Aneel e o Código de Defesa do Consumidor condenam”, finalizou o coordenador.

Qualquer dúvida, a equipe do órgão está disponível para explicações. O atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860. Já para quem quiser denunciar alguma prática abusiva pode contatar o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477.Os telefones da unidade são: 2222-1418, 2222-7448 e 2222-7337.

Ideias vão ajudar a divulgar o polo e o município em outras cidades

A prefeitura recebeu, nesta terça-feira (21.08), representantes do grupo de empresários da Rua 16 de março, um dos principais polos de compras da cidade. No encontro, foram apresentados projetos para novas intervenções e atrativos para o polo, além de ideias para desenvolver a divulgação da Rua e da cidade.

“Viemos trazer as nossas ideias e tivemos um bom retorno do prefeito. São projetos que visam divulgar não só a 16 de Março, mas também os atrativos do município. Queremos mostrar para as outras cidades a segurança de Petrópolis, que agora está mais bem monitorada, os nossos grandes artistas e a educação do nosso povo, entre outros atributos”, comentou a apoiadora do grupo de empresário, Célia D’Azevedo.

Estão previstos projetos para a instalação de um bicicletário, feira orgânica e para fazer do polo uma rua sustentável, com coleta seletiva de lixo. A ideia é levar, ainda, os trabalhos desenvolvidos para arte de busdoor e outdoor em pontos de maior movimentação de turistas na capital, como aeroportos e rodoviárias.

As ações da prefeitura no ano passado, como o apoio na decoração com o 16 das Flores e do Túnel de Luz, no Natal Imperial, trouxeram mais beleza, atrativos e visitantes para a cidade, principalmente para a Rua 16 de Março. A prefeitura quer dar ainda mais ferramentas para divulgar mais a cidade e o polo é importantíssimo neste sentido.

O projeto Petrópolis em Serenata deste mês chega à Comunidade do Gulf, na quinta-feira (23.08), a partir de 19h. Desta vez, o homenageado é o compositor e poeta Hermes Fontes. Os seresteiros e seresteiras começam a percorrer o bairro cantando e encantando os moradores a partir do número 259 da Rua Armando Fragas Nogueira. O grupo também passa pelas ruas João Macedo e Alcebiades Lopes.

Os músicos se reúnem mensalmente para levar música aos bairros de Petrópolis. Sempre homenageando nomes que têm relação com o estilo apresentado por eles ou com a localidade da apresentação. O projeto conta com instrumentistas, cantores, além de um grupo de apoio. Ao longo de 17 anos, já foram mais de 400 apresentações. Na edição deste mês, o saudoso Hermes Fontes será homenageado, com canções como “Luar de Paquetá”.

“Retornar mais uma vez a esta bucólica comunidade, que sempre recebeu o nosso projeto de braços e corações abertos, é motivo de muita emoção”, frisa o coordenador do Petrópolis em Serenata, José Lacerda.

Em caso de chuva, a serenata acontece dentro do Centro Comunitário do Divino Espírito Santo. As próximas edições do projeto acontecem no Morin, no dia 27 de setembro, e na Mosela, em 25 de outubro.O projeto itinerante leva, uma vez por mês, música às mais diversas localidades de Petrópolis. Eles circulam entoando clássicos do cancioneiro popular. O projeto tem como objetivo resgatar este estilo musical antigo, comum nas cidades do interior e também em Petrópolis.

“É muito importante que a gente fomente cultura nos quatro cantos da cidade. E projetos como esse nos ajudam a descentralizar as ações e proporcionar esse contato com a música em todos os distritos”, destaca Leonardo Randolfo, diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), parceiro no projeto.

Torneio de futebol society envolve mais de 200 crianças e adolescentes em três categorias

Até o fim do ano a competição vai promover 228 partidas em mais de 100 horas de atividades

A sexta rodada da Copa das Comunidades acontece no próximo sábado, dia 25 de agosto, na quadra do Chapa 4, no Valparaíso. O torneio de futebol society é disputado por equipes de nove comunidades diferentes em três categorias: sub-11, 13, 15, com os jogos sendo realizados aos fins de semana sempre em um bairro participante do torneio. Ao todo, são mais de 300 pessoas envolvidas em 228 partidas até o final da competição, contabilizando mais de 100 horas de atividades. A iniciativa conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer.

O time da casa enfrenta o Vila Unida nas três categorias. No sub-11 e 13, a equipe do Siméria de Baixo encara o Taquara. A Estrada da Saudade joga contra o Taquara no 15. O Siméria joga contra o Roseiral em todas as categorias. Encerrando a programação de sábado, o São Sebastião mede forças com o Montese no sub-11. As partidas começam às 8h30 e seguem até 16h.

“A ideia é movimentar os bairros e motivar as crianças e adolescentes que participam de projetos sociais. Teve jovem dizendo que nunca havia saído do seu bairro e que conheceu um lugar novo graças ao torneio. Além da experiência esportiva, a gente acredita na transformação da vida desses jovens através do futebol”, explica Fabian Oliveira, organizador da Copa das Comunidades.

No sub-11, a liderança do campeonato está com os meninos que representam o Chapa 4. Entre os jovens até 13 anos, a equipe do bairro São Sebastiao está em primeiro. No 15, o Vital Brasil é o time com maior de número de pontos. Todos os jovens participantes serão premiados no final do torneio. A prefeitura quer fomentar a prática esportiva.

Os jovens precisam ser estimulados a realizar uma atividade física. O esporte é fundamental na prevenção de doenças, garantindo mais saúde e qualidade de vida. A iniciativa dos organizadores da Copa das Comunidades vai ao encontro do objetivo da Superintendência de Esporte e Lazer, que é oferecer mais atividades físicas para a população, começando com as crianças e adolescentes.

Até o final do ano, serão mais de duas mil pessoas atendidas na programação do Festival das Comunidades. O suporte da prefeitura à competição demonstra que a pasta acredita no potencial dos atletas de Petrópolis. O mais importante é a formação do ser humano, contribuindo com a inclusão social. 

O Centro Cultural Estação Nogueira abre, nesta sexta-feira (24.08), a exposição “Hexágonos”, a partir de 18h. A artista plástica Luciana Santos traz 27 obras, com pinturas em tinta acrílica, todas apresentando abstração geométrica, que têm como objetivo fazer o público enxergar a variedade de possibilidades com as formas geométricas, que podem criar diversos resultados artísticos. A mostra fica até o dia 19 de setembro e tem entrada gratuita.

“Alguns quadros apresentam pinturas em 3D no fundo. Meu objetivo é fazer com que a pessoa que visite a exposição veja que é possível fazer várias leituras de um mesmo quadro”, destaca a artista. “A geometria, fundamental na matemática, está longe de possuir um caráter apenas abstrato, pois podemos observá-la em tudo, a todo momento no nosso cotidiano, especialmente na natureza.Meu objetivo está em “instigar” meu espectador para que ele perceba que se pode descobrir uma variedade de possibilidades com as formas geométricas”, completa.

Luciana Santos é bacharel em Educação Artística pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) – SP.Segundo a artista, desde o início de sua carreira ela optou pela pintura como manifestação artística preferida e se identificou com a abstração geométrica como tema principal das obras. Com o passar dos anos, o trabalho da artista foi se transformando aos poucos. Inicialmente ela utilizava formas geométricas mais simples, como retângulos e quadrados, focando principalmente nas cores, que sempre foram o ponto forte de suas obras. Atualmente,ela valoriza de igual modo, tanto as cores, quanto as formas geométricas e busca criar uma relação entre elas (formas e cores).

O Centro Cultural Estação Nogueira fica na Av. Leopoldina, 317, Nogueira. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, sábados de 9h às 14h. O espaço ainda abre as portas dois domingo a casa mês -  no segundo e no quarto domingos - além de feriados e pontos facultativos. Nestes casos o funcionamento acontece de 9h às 13h. A entrada é gratuita.

Orientações sobre o mercado de trabalho, a importância das especializações e como obter resultados positivos nos processos seletivos são abordados durante os encontros mensais que são realizados pelo Departamento de Trabalho e Renda – Detra, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O próximo encontro já tem data marcada: quinta-feira, 23 de agosto, às 14h, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta.

O Balcão de Empregos conta com mais de 11 mil currículos cadastrados. Desde o início do ano, foram feitos 295 encaminhamentos para entrevistas de empregos. “É importante que os candidatos participem dos encontros promovidos mensalmente pelo Detra. As dicas são importantes para aqueles que estão em busca de uma recolocação. Durante as palestras, especialistas falam sobre as necessidades do mercado, citando os processos seletivos das empresas da cidade”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

O Balcão de Empregos da prefeitura permite que os candidatos cadastrem seus currículos gratuitamente. Os empresários também podem colocar as oportunidades existentes nas empresas. “Todo o serviço é gratuito. É necessário que os candidatos atualizem sempre as informações para que o balcão possa entrar em contato quando surgirem vagas que se encaixem no perfil”, explica o diretor do Detra, Gil Magno.

Os interessados em cadastrar os currículos no Balcão de Empregos da Prefeitura devem fazer a inscrição no site www.petropolis.rj.gov.br. Informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2233-8113. O Balcão de Empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O DETRA fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846.

Os próximos encontros ocorrerão em: 27 de setembro; 25 de outubro e 22 de novembro.

A Biblioteca Municipal Gabriela Mistral será o tema principal da próxima edição do “Fale-me de Petrópolis”, da Biblioteca do Museu Imperial, nesta quinta-feira (23.08), às 14h30. À frente da Biblioteca Municipal há 24 anos e secretária do Conselho Municipal de Cultura, a bibliotecária Maria Luísa Rocha Melo, será a responsável por contar a história da instituição, desde sua criação até os dias de hoje. O evento é gratuito.

“Vou falar sobre a importância da nossa Biblioteca Municipal, percorrendo sua história, sua linha do tempo, desde sua criação, até os dias de hoje, ilustrando ao máximo com exemplos, fotografias e curiosidades. Pretendo traçar um paralelo entre a evolução da Biblioteca, seu acervo e público, e a história e desenvolvimento da própria cidade, demonstrando que a instituição é, além da memória local, o reflexo de usos e costumes, da produção intelectual, da constituição de coleções que formam e transformam este que é um organismo vivo da cidade”, explica Maria Luisa.

O projeto “Fale-me de Petrópolis”, idealizado pela historiadora Cláudia Costa, prevê a realização de um "bate-papo" informal entre uma personalidade da cidade e o público convidado, tendo como objetivo a interação de ambos a partir de histórias contadas por experientes cidadãos petropolitanos.

Maria Luísa Rocha Melo é formada em biblioteconomia e documentação pela Universidade Federal Fluminense. Sua experiência profissional passou pela Escola Superior de Guerra, IBM Brasil, Biblioteca da Escola de Engenharia e do Instituto de Computação - BEE/UFF, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – UFF, Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, Biblioteca do Museu Imperial e Biblioteca Tristão de Athayde do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade. Nascida em Leopoldina-MG, a bibliotecária foi criada em Niterói-RJ, mas já se considera petropolitana de coração, pois mora e trabalha na cidade há 31 anos.

A Biblioteca Municipal é considerada a terceira mais importante do estado. Ela foi criada em 1871 e no início era a biblioteca da Câmara Municipal. A unidade fica aberta de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. O espaço é administrado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes e fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro. Dos seus 150 mil volumes, 95 mil livros já estão catalogados no site bibliotecamunicipal.petropolis.rj.gov.br.

A prefeitura promoveu serviços de limpeza, conservação, manutenção viária e reparo de iluminação pública em ruas de 23 bairros nesta terça-feira (21.08). Os trabalhos mobilizaram equipes operacionais da Comdep, Secretaria de Obras e Secretaria de Serviços.

A Comdep fez capina e roçada em Visconde do Uruguai, Senador Salgado Filho (Valparaíso), Hermogenio Silva (Retiro), Praça da Confluência, Sebastião de Carvalho (Centro), Yedo Fiuza (Independência), Antônio da Silva Ligeiro (Taquara), Dom João Braga (Alto da Serra), Estrada Neuza Goulart Brizola (Itaipava) e Quarteirão Ingelheim. Nas ruas Colômbia e Uruguai (Quitandinha), o serviço foi feito com ajuda de uma miniescavadeira.

Também houve coleta de entulho na Fabrício de Matos (Valparaíso), Estrada da Saudade, Boa Vista (Estrada da Saudade), Bairro Esperança e Madame Machado.

Ainda foi feita limpeza manual do Rio Palatinato em diferentes pontos da Rua do Imperador.

A varrição ocorreu em ruas do Centro, Quissamã, Itamarati, Cascatinha, Boa Vista, Bela Vista, Alcobacinha, Retiro, Carangola, Quarteirão Brasileiro, Mosela, Bingen, Valparaíso, Morin, Alto da Serra, Castelânea e Quitandinha. Também foi feita limpeza após a feira livre da Rua Souza Franco (Centro).

O caminhão pipa fez lavagem em ruas do Centro e verificação dos chafarizes na Praça da Liberdade e na Praça da Águia.

A Secretaria de Obras promoveu manutenção viária nas ruas Paulo Rudge (Cascatinha), Washington Luís (Centro), Ponte Fones (Quitandinha) e Mosela. A pasta também fez manutenção de redes de águas pluviais na Rua Spartaco Banal (Cascatinha) e Rua Vital Brasil (São Sebastião). Ainda foi feita manutenção de calçamento em Rua Manoel Torres (Bingen) e Meio da Serra.

A manutenção da iluminação pública ocorreu no Independência, Mosela, Morin, São Sebastião, Siméria, Nogueira, Santa Rosa, Castelânea, Carangola, Centro e Bingen.

Notícias por data

« Agosto 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo