Com estimativa de movimentar economicamente Petrópolis em mais de R$ 200 milhões, a programação do Natal Imperial já está sendo projetada. Seguindo o mesmo direcionamento do ano passado – com parcerias com a iniciativa privada e instituições - uma reunião foi realizada nesta quarta-feira (05.09), na sede do Sesc Rio, para firmar a parceria entre o governo e a instituição para o evento deste ano. A prefeitura se reuniu com o presidente do Fecomércio, Antônio Florêncio Queiroz; a diretora regional do Sesc, Regina Pinho e com a diretora regional do Senac, Ana Claudia Martins.

Em 2017, o Sesc promoveu 85 atividades, que foram incluídas na programação do Natal Imperial e ajudaram a atrair visitantes e movimentar a economia. Uma das atrações foi a árvore de Natal no lago do Quitandinha que atraiu visitantes todos os dias de dezembro.

O Natal Imperial foi um sucesso no ano passado e a prefeitura quer repetir ou até mesmo superar na edição deste ano. Era possível ver famílias passeando pelas ruas, curtindo a programação, a iluminação na cidade. Foi um resgate dos verdadeiros valores do Natal. E essa parceria com o Sesc é importantíssima, porque enriquece ainda mais a programação.

O Sesc assinalou que terá uma programação no Palácio Quitandinha e estuda expandir para Itaipava algumas ações. Antônio Florêncio Queiroz ainda destacou a abertura do Palácio para eventos que trazem desenvolvimento para a cidade.

No ano passado, o Natal Imperial garantiu a injeção de R$ 220 milhões na economia do município, com restaurantes, hotéis e comércio lotados durante todo o mês de dezembro. A estimativa é de que mais de 330 mil pessoas tenham passado pelos 36 dias de festa, que contou com cerca de mil horas de programação, sendo mais de 120 eventos organizados pela prefeitura e 85 atividades promovidas pelo Sesc Quitandinha.

Em 2017, dois objetivos foram unidos: o resgate do Natal, da celebração em si, com as famílias participando e o incremento do Turismo em uma época que era considerada fraca de movimento na cidade. A meta é privilegiar programação religiosa e sempre estender o evento para os distritos.

Leonardo Randolfo, presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes frisa a importância da programação cultural. “Qualidade, participação dos artistas locais e atrações que encantam a todas as idades como os desfiles. A programação é cuidadosamente elaborada para que se mantenha bom público em todas as atrações”.

“O período do Natal é um dos mais importantes da economia, responsável pelo aumento das vendas no comércio e lotação dos hotéis e restaurantes. Todos os setores produtivos ganham com uma programação diversificada. O apoio do Sesc é muito importante nesse sentido. Vale salientar que a abertura do Sesc Quitandinha para eventos que movimentem a economia da nossa cidade foi garantida pelo Sesc, mais um ponto positivo para Petrópolis”, disse o secretario de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini. 

Durante todo o período do Natal, as ruas, principalmente próximas aos locais de eventos, estiveram lotadas de turistas e moradores. Restaurantes e estacionamentos do Centro Histórico chegaram a relatar um crescimento de 50% no movimento em relação ao ano anterior. Graças ao bem-sucedido projeto, os empresários comemoraram um aumento nas vendas de 20%, se comparado ao mesmo período de 2016. No ramo alimentício os números alcançam os 50%.

Além disso, a rede hoteleira estima que tenha conseguido um crescimento de 30% no número de turistas também se comparado ao período anterior. Baixa temporada, a festa surpreendeu toda a rede. “Recebemos turistas de diversos estados do país e todos ficaram encantados com tudo que viram. Temos certeza de que este ano, com a expansão do evento, vamos receber um número ainda maior de visitantes”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Serviço acontece do lado ímpar da via, que não recebia asfaltamento há 10 anos

O asfaltamento da Rua do Imperador avançou cerca de 550 metros na noite desta terça-feira (04.09). O serviço, que não ocorria há 10 anos em uma das vias mais importantes da cidade – são cerca de 10,2 mil veículos por dia e quatro mil viagens de ônibus passando por ela todos os dias – ocorre do lado ímpar e integra o programa Mais Asfalto, que investe em ruas de grande circulação de veículos e nos bairros, para melhorar o acesso do transporte público.

Até esta quarta-feira (05.09), cerca de 800 metros do lado ímpar já estão prontos. Restam mais 100 metros e toda extensão do lado par, que também serão atendidos. No total, 1,8 Km de rua vão receber 1,2 mil toneladas de asfalto.

O programa Mais Asfalto vem para reverter o quadro de abandono que a cidade viveu nos últimos anos tanto nos bairros quanto nos locais com mais carros. A Rua do Imperador é a principal rua do Centro Histórico, diversos ônibus passam por ela, mais de 10 mil veículos por dia e que recebeu asfaltamento pela última vez apenas em 2008. O serviço que está sendo feito agora é fundamental para dar maior fluidez ao trânsito de toda cidade e beneficiar tanto motoristas quanto passageiros do transporte público.

Motorista de aplicativo de transporte, Marcos Gonçalves gostou do serviço e já está na expectativa pela conclusão do asfaltamento. “Está ficando muito bom e vai ser melhor ainda depois que terminar de fazer o outro lado”, afirmou.

O serviço na Rua do Imperador dá sequência ao trabalho que já ocorreu nas ruas Santos Dumont, Souza Franco, Visconde de Bom Retiro e Aureliano Coutinho. Esse circuito é itinerário de 25 linhas de ônibus em direção ao Alto da Serra e Morin. Elas fazem mais de 800 viagens e transportam mais de 20 mil passageiros por dia.

Mais asfalto também nos bairros

O transporte público é o foco principal de atuação do Mais Asfalto nos bairros. A intenção é que as linhas de ônibus possam realizar os itinerários completos e maior comodidade para os moradores.

Nesta quarta-feira (05.09), por exemplo, a Rua Débora Sucupira, no Carangola, foi atendida com manutenção viária. A linha 529 atende o local com 13 viagens por dia e, por isso, recebeu aplicação de cinco toneladas de asfalto. Na Estrada do Bonfim, o trabalho beneficia os usuários das linhas 611 e 616, que fazem 40 viagens por dia. A Secretaria de Obras usou cinco toneladas de asfalto no local.

A manutenção viária vem para dar passagem e segurança para os ônibus, permitindo que reduza o tempo de cada viagem tanto na ida para o trabalho ou escola quanto na volta para casa.

Quem escolher passar o feriadão da Independência em Petrópolis poderá curtir uma extensa programação cultural que vai desde festivais de cerveja a espetáculos de dança, música, teatro e circo. A agitação especial começa já na véspera, nesta quinta-feira (06.09) e só termina no domingo (09.09). Para os amantes da boa gastronomia, tem até polo gastronômico com promoções para o período. Parque Municipal, em Itaipava, Praça Dom Pedro, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, entre outros, estão entre as opções que recebem programação, a maioria com entrada gratuita.

Diversos eventos que acontecem no fim de semana contam com o apoio da prefeitura, através do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) e da Turispetro. O objetivo do governo é criar atrativos alinhados aos circuitos turísticos já existentes com o objetivo de fomentar a cultura e o turismo, movimentar a cidade e, ao mesmo tempo, aquecer a economia.

“Neste feriadão, temos eventos que vão agradar a todos os públicos. Com uma cidade plural como a nossa, é preciso ter eventos variados, e que também fortaleçam nossa cultura, nossos artistas”, explica o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo. “Desde o início desta administração estamos procurando firmar parcerias com a iniciativa privada parar criar diversas opções de atrativos não só para o turista, como também para o petropolitano”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Confira algumas das atrações para o feriadão:

Oktoberfest Imperial

Em Itaipava, a animação vai ficar por conta da Oktoberfest Imperial, que acontece no Parque Municipal, de quinta (06.09) a domingo (09.09) e ainda retorna do fim de semana seguinte, de 14 a 16 de setembro. O evento terá áreas como o “Pavilhão Munique”, um espaço temático com restaurantes, bares, danças típicas, música boa e, claro, muita cerveja. Também haverá a “Vila Germânica”, o ponto de encontro oficial do evento, com foodtrucks, praça de alimentação e espaços lounge para relaxar entre uma atração e outra. E ainda o “Espaço Kids”, com atrações para os pequenos. Na gastronomia, entre as delícias estão hambúrguer, pizza e batata frita, mas como boa festa alemã, a culinária germânica também estará presente. Inspirada na tradicional festa de Munique, na Alemanha, Petrópolis vai reviver a cultura alemã com esta segunda edição da Oktoberfest Imperial. Outras informações estão disponíveis na página do Facebook do evento: https://www.facebook.com/events/1930082440405221/

Dançar por Dançar

No calendário de eventos para o feriadão também está a 13º edição do Festival Dançar por Dançar, entre os dias 06 e 09. Com mais de três mil bailarinos e cerca 200 coreografias, que serão apresentadas durante o festival, o público ainda vai contar com oficinas de danças de diversos estilos, como Balé,Dança do Ventre, Jazz, House Dance, entre outras. As atrações acontecem no Palácio de Cristal, no Theatro D. Pedro e na Casa da Educação. Criado em 1986 pela Associação Petropolitana da Dança (APD), o festival conta com a parceria da prefeitura através do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE). A proposta é unir academias e grupos da cidade, realizar encontros entre artistas, bailarinos e coreógrafos, além de promover a dança e a interação com o público.  Quem quiser saber mais informações sobre o festival pode acessar a página do evento no Facebook, através do link: facebook.com/festivaldancarpordancar ou no Instagram: @dancarpordancar.

Petrópolis Beer Festival

Chegando a sua 5ª edição, o Petrópolis Beer Festival tem conquistado tanto o público daqui, quanto de fora. Como sempre, o evento, que acontece no Palácio de Cristal, de quinta (06.09) – véspera de feriado – a sábado (08.09), tem como objetivo não só fomentar e estimular a economia colaborativa e independente da produção artesanal de cervejas em Petrópolis, como também  encurtar o caminho da pequena produção cervejeira ao consumidor final através de seus lounges cervejeiros. A festa terá novamente combos harmonizados: chefs e cervejeiros se juntaram para escolher a dedo quais opções de gastronomia combinam mais com cada estilo de cerveja (chopp). Daí, como resultado, saem saborosos e apetitosos combos. Serão disponibilizadas várias opções de chopp + comida com preços entre R$20 e R$30. Outras informações estão disponíveis na página do Facebook do evento: https://www.facebook.com/events/291389244800418/

Festival de Bandas Marciais

No feriadão, haverá mais uma edição do Festival de Bandas Marciais, no sábado (08.09), com apresentação da Banda do Clube Musical 1º de Setembro, às 16h, na Praça Dom Pedro. O circuito tem como objetivo proporcionar uma programação musical permanente, gratuita, e que valorize a cultura local e os espaços públicos.

Cine Humberto Mauro

O Cine Humberto Mauro exibe, no sábado (08.09), partir de 19h, o longa “Christine”, de 2016. Com entrada gratuita, a classificação é de 14 anos. O drama, que é baseado em fatos reais, conta a história de Christine Chubbuck (Rebecca Hall), uma ambiciosa e talentosa repórter de uma emissora local de televisão que entra em crise por frustrações profissionais e amorosas. A sessão faz parte da programação especial do Clube de Cinema Petrópolis voltada para temas relacionados ao “Setembro Amarelo”, para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção.

Theatro D. Pedro

O Theatro D. Pedro, além das atrações do Dançar por Dançar, na sexta e no sábado, recebe também o Concerto Fragmentos de Guerra, do Grupo Rosa Armorial, nesta quinta-feira e a peça “Morrendo e Aprendendo”, no domingo. A comédia leva o público aos estúdios de um programa de rádio comandado por um grupo de espíritos completamente loucos que contam a história de três rainhas e todas as trapalhadas que viveram e reviveram em suas últimas encarnações. Os ingressos estão a venda na bilheteria do teatro.

Valparaíso Gourmet

Já quem quiser aproveitar o feriado para degustar as delícias dos restaurantes de Petrópolis ainda poderá economizar no bolso. O polo gastronômico do Valparaíso Gourmet está oferecendo desconto de 10% nos restaurantes, pizzaria, lanchonete e confeitaria, durante o feriadão, de 07 a 09 de setembro, dirigido a turistas hospedados em hotéis, pousadas e hostels de Petrópolis. Outras informações podem ser conferidas nas páginas do Facebook e do Instagram do polo: valparaisogourmetpetropolis.

Circo Babilônia

Pela segunda vez em Petrópolis, o Circo Babilônia está funcionando em Itaipava, na Estrada União e Indústria, 9.695, em frente ao Horto Mercado Itaipava. No feriado, os horários serão de 16h30, 18h30 e 20h30. Já no sábado e no domingo, funciona às 16h30, 18h30 e 20h30.  Os ingressos custam R$20 (plateia). Além das atrações com palhaços, acrobacias e malabares, o público também pode contar com um mini zoológico artificial.

Para dar mais comodidade aos servidores do município na transição das contas salário para o banco Santander, o setor do RH de cada secretaria municipal irá agilizar as informações para abertura das novas contas, enviando para o banco os principais dados dos funcionários. Os pagamentos aos servidores pela nova instituição financeira serão feitos a partir de outubro. O assunto foi discutido por representantes do banco Santander e de Recursos Humanos da Prefeitura na terça-feira (04.09). Na ocasião foram acertados os últimos ajustes operacionais para o início do processo de mudança de gestão das contas salário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do município.

Todas as medidas estão sendo adotadas para dar conforto aos servidores, para que eles tenham um serviço de qualidade. A prefeitura acredita que a migração entre os bancos seja concluída com agilidade da melhor forma para garantir a qualidade de serviços.

O novo banco irá disponibilizar um espaço exclusivo no Centro da cidade, para atender os servidores, que já estarão com suas contas abertas e precisarão apenas formalizar os contratos com o banco. No local, serão mais de 100 atendentes para concluir todo o processo de contas, além de tirar as dúvidas, desde benefícios, portabilidades, isenção de pacotes, créditos consignados, além de operações online como aplicativos e vantagens da internet banking.

“Já estamos fechando o espaço para atender com exclusividade e conforto aos servidores. Vamos explicar todos os serviços que o banco disponibiliza de forma diferenciada para os funcionários da prefeitura. Estamos à disposição para atender a todos e tirar todas as dúvidas. Esse local irá agilizar todo o processo das transições das contas, com tranquilidade para servidor”, contou o superintendente regional da região Serrana do Santander, Alberto Rubio Quesada.

São cerca de 12 mil contas salário de servidores ativos, aposentados e pensionistas da administração direta e indireta do município – Secretaria de Saúde, Comdep, CPTrans e INPAS, que serão administradas pelo banco Santander nos próximos cinco anos. A instituição foi vencedora do processo de licitação e o contrato foi assinado em junho.

Universitários devem procurar a direção dos seus cursos para se cadastrarem no estágio

Estudantes de engenharia e de arquitetura da Universidade Estádio de Sá e da Universidade Católica de Petrópolis já podem se inscrever no SOS Chuvas, programa da prefeitura que busca impedir o avanço das ocupações e construções irregulares na cidade, com objetivo de reduzir os prejuízos causados pelas chuvas de verão. Os alunos interessados devem procurar a direção dos seus respectivos cursos para se cadastrarem no estágio. O número de vagas será definido pelas coordenações das instituições de ensino, que encaminharão para as secretarias de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Meio Ambiente e Obras, os universitários que se candidatarem.

As ações do SOS Chuvas são direcionadas para os trabalhos de articulação e mobilização comunitária, com a distribuição de panfletos informativos e de orientação; fiscalização e controle da ocupação desordenada e fiscalização de proteção ambiental. Cada setor da prefeitura vai utilizar os universitários dentro da sua atribuição, sempre acompanhado de um responsável técnico. O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, ressaltou a importância de criar uma cultura preventiva aos desastres de origem natural em Petrópolis.

“Em campo, os estagiários vão além da sala de aula e terão experiências profissionais inesquecíveis, que jamais teriam apenas dentro da universidade. Além disso, poderão exercer a solidariedade, tendo o privilégio de trabalhar por quem mais precisa na cidade onde vivem e estudam. É uma oportunidade única, de desenvolvimento acadêmico e como ser humano”, disse o secretário de Defesa Civil, explicando também que os estudantes irão trabalhar nas ações de prevenção aos desastres de origem natural da pasta.

Já os estagiários da Secretaria de Obras vão trabalhar no disque-denúncia do Núcleo de Fiscalização de Obras Particulares (NUFIC). Os estagiários vão receber as informações sobre novas construções irregulares e auxiliarão os fiscais da Secretaria nas incursões comunitárias de fiscalização e de licenciamento. A população pode denunciar no telefone: 2233-8183. Na Secretaria de Meio Ambiente, os estudantes irão reforçar o efetivo do setor de proteção ambiental do município.

O programa SOS Chuvas foi criado no ano passado, com o objetivo do trabalho integrado entre as secretarias com o objetivo de impedir o avanço das ocupações e construções irregulares na cidade, e reduzir os danos humanos, materiais e ambientais, além dos prejuízos socioeconômicos causados pelas chuvas de verão.

 "O foco do programa é a não expansão das áreas de risco no município. Os estagiários trabalham justamente com a fiscalização, mobilização e conscientização comunitária”, completa o Secretário de Defesa Civil.

A escola de samba Vila Isabel – que homenageia Petrópolis no desfile de 2019 -  vai entregar 150 fantasias à Liga dos Blocos e Escolas de Samba de Petrópolis (Libesp) para que sejam distribuídas para o segmento. A informação foi confirmada nesta terça-feira (04.09), em reunião com os representantes de escolas e blocos da cidade. Na ocasião, o prefeito ainda garantiu que também serão entregues 400 convites para a festa de lançamento dos protótipos – o modelo das fantasias, que será realizada no dia 21 de setembro, no Palácio Quitandinha. 

O objetivo é fazer com que a comunidade do samba na Cidade Imperial se envolva com o desfile da Vila Isabel, que levará para a avenida o enredo “Em nome do Pai, do Filho e dos Santos. A Vila canta a Cidade de Pedro”, contando a história de Petrópolis para o mundo. Será uma justa homenagem ao município e não tem porquê o segmento de samba não estar a frente disso. Esse desfile será muito importante e vai trazer para a cidade diversas pautas positivas relacionadas ao samba. Mas a prefeitura quer que tudo isso chegue lá na ponta, que vá até as comunidades, que envolva a todos.

Desde que surgiu a possibilidade da agremiação falar sobre Petrópolis em seu enredo, o município veio fortalecendo as relações com a escola. Apesar de não haver investimento dos cofres públicos da cidade, o governo vem auxiliando a escola em, por exemplo, pesquisas e ações em conjunto. Para o presidente da Libesp, Mestre Ivo, a união é fundamental. “É o momento de a gente se unir. É importante que, a gente, do samba, aproveite isso. E queremos levar esse movimento para as comunidades”, explica.

A Vila Isabel vai ser a segunda escola a desfilar, na segunda-feira de Carnaval. Parte do que servirá para contar a história de Petrópolis, desde a época do Império até os avanços nas novas tecnologias, serão apresentadas este mês, no dia 21, com o lançamento dos protótipos – como o mundo do samba se refere às fantasias. 

“A escola tem grandes possibilidades de voltar ao Desfile das Campeãs com esse enredo homenageando Petrópolis. Vai ser muito importante para a cidade ver sua cultura representada na avenida. E queremos que a cidade se envolva. A escola já avisou que está de portas abertas para receber os petropolitanos”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

CPTrans e Guarda Civil irão atuar nesta sexta-feira (07), feriado pelo Dia da Independência, na organização e segurança no trânsito. Serão 30 homens entre agentes da companhia de trânsito e guardas civis espalhados pelo Centro Histórico para orientar motoristas e pedestres a partir das 7h. Para a concentração haverá o fechamento das ruas Barão de Teffé com adjacências no Bosque do Imperador, Epitácio Pessoa e D. Pedro I. Todo o lado par da Rua do Imperador também será fechado para desfile, entre o Colégio D. Pedro II e próximo à Lanchonete Tony’s. Serão cerca de 1,2 mil pessoas desfilando em homenagem à Independência do Brasil.

Haverá, também, alterações em itinerários e pontos finais de ônibus devido às interdições. Os veículos da Cidade das Hortênsias, farão ponto final próximo à Praça D. Pedro, na altura do Banco Bradesco. Os coletivos da Cascatinha e Turb vão passar pela Imperatriz, Avenida Ipiranga, Koeler, Monsenhor Bacelar e Rua Rocha Cardoso em direção a Washington Luiz e Rua do Imperador. Os ônibus da Viação Cidade Real não devem sofrer alterações.

O ponto de táxi da Rua Dom Pedro será recuado para Irmãos D’Ângelo e o da Barão de Teffé para a Nilo Peçanha. O ponto de táxi nº 34 irá para o Shopping D. Pedro e o da Praça dos Expedicionários será recuado para Rua da Imperatriz, em frente ao Museu. Todo o trânsito voltará à normalidade ao fim do desfile, ainda na sexta-feira.

Equipe da Guarda Civil fará parte do desfile

O Desfile Cívico terá a presença de 80 guardas civis, que poderão levar crianças (filhos ou outros parentes) para participar do momento de celebrar a Independência do Brasil. Representantes de todos os serviços que a corporação desenvolve estarão representados, como Grupamento de Proteção Ambiental, Ronda Escolar, patrulhamento de trânsito, canil, entre outros. Todos os animais do canil já se apresentar durante o evento, que vai contar ainda com a participação do canil de Teresópolis. Além disso, oito viaturas vão passar pelo trajeto do desfile.

“O Desfile Cívico no Centro Histórico é uma grande tradição da cidade e, mais uma vez, a Guarda Civil fará parte da festa, ao mesmo tempo em que estará trabalhando também para garantir a segurança e a tranquilidade de todos os presentes”, afirma o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.

Local do desfile preparado para receber o público

A Comdep realizou serviços de limpeza e manutenção de jardinagem desde a semana passada para preparar o local de desfile. A Rua do Imperador e ruas no entorno receberam capina, corte de grama e outros cuidados com mudas plantadas ao longo do percurso onde os participantes estarão. Para o dia do evento, a limpeza vai acontecer durante todo o dia.

Uma equipe de 20 funcionários vai fazer toda a limpeza da Rua do Imperador a partir de 2h. A partir de 7h, uma turma de varrição com 25 pessoas ficará de prontidão para fazer a limpeza após a passagem do desfile. A partir de 14h, um terceiro time com 15 colaboradores vai passar o pente-fino em todo percurso. A região do Obelisco, onde ficará concentrada maior parte do público, passará por lavagem com caminhão-pipa na manhã do sábado (08.09).

O serviço é para que todo os participantes e o público que vai acompanhar o desfile aproveite um espaço totalmente limpo e conservado, com jardins bem cuidados, para que esse momento de civismo seja marcante para todos que estiverem no evento.

Quarta, 05 Setembro 2018 19:16

Show de Talentos da Casa da Educação

 

Atividade reunirá alunos que participam das oficinas e cursos no contraturno escolar

Uma programação especial ocorrerá nessa quinta-feira (06.09) na Casa da Educação Visconde de Mauá: será o Show de Talentos da Casa da Educação. As atividades começarão às 16h e contarão com apresentações especiais do Coral dos Anjos, Coral das Princesas de Petrópolis, Orquestra da Casa da Educação, Banda da Casa da Educação e demonstração especial de Capoeira, da Companhia Musical Mestro Guerra Peixe, teatro, ballet, varal de desenhos e fotografias, Live paint, microfone livre, premiação dos guardiões da leitura, barraquinhas e brincadeiras.

Segundo a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul o show de talentos será um momento de integração. “Quando os nossos alunos das quase 90 turmas terão a oportunidade de se estar num mesmo ambiente e comemorar o aprendizado. Com certeza, será emocionante”, disse.

Desde 2017 a Casa da Educação oferece cursos e oficinas gratuitas para os alunos da rede municipal no contraturno escolar. Atualmente, mais de 800 estudantes participam das aulas de inglês, capoeira, ballet, teatro, violão, violino, viola de arco, canto coral, flauta, judô, desenho e fotografia.

Primeiro encontro reuniu 27 pessoas na Universidade Estácio de Sá

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) deu início, nesta quarta-feira (05.09), a um ciclo de capacitações com agentes comunitários de Saúde (ACS). O primeiro encontro, realizado na Universidade Estácio de Sá, reuniu 27 pessoas, que receberam orientações sobre a prevenção de agravos à saúde. A ideia é que, a partir das capacitações, sejam geradas ações educativas junto à população.

“Estamos muito felizes em iniciar com a apresentação para os ACS e com certeza teremos muito trabalho e prazer pela frente, iniciando um trabalho focado diretamente na educação popular. Em breve, e a partir de cada região da Atenção Básica capacitada, iniciaremos as rodas de conversa com a população. Abordaremos temas sérios, como a prevenção de doenças transmitidas por alimentos”, explicou a coordenadora de Vigilância Sanitária, Dayse Carvalho.

A capacitação desta quarta-feira contou com a participação de agentes da terceira região. Foram profissionais dos postos de Saúde da Família (PSF) da Fazenda Inglesa, Bataillard, São João Batista, Moinho Preto, Pedras Brancas, Bairro Castrioto e Menino Jesus de Praga. O objetivo é repassar informações para prevenir casos de gastroenterites e outras doenças de transmissão alimentar, além de explicações quanto à melhor forma de lidar com produtos de beleza, por exemplo.

“Em relação à biossegurança do embelezamento, da mesma forma, a ideia é prevenir casos de doenças fúngicas dermatológicas provocadas por procedimentos de manicure e pedicure. São exemplos hepatites virais B e C e outras doenças transmitidas pelo sangue, que podem ser transmitidas quando esse material não recebe a limpeza e esterilização devida e é compartilhado entre as pessoas”, destacou Dayse.

Mais um dos focos das orientações está no uso de produtos químicos em cabelos, que em muitos casos provoca queimaduras graves, doenças respiratórias e até mais graves, como o câncer. Estes casos podem acontecer a partir do uso indiscriminado do formol, geralmente adicionado na fórmula de alisantes.

Covisa leva ao Sebrae curso sobre Biossegurança para Embelezamento

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária vai promover, na próxima segunda-feira (10), mais um curso de Biossegurança para Embelezamento. As orientações são voltadas para empresários e profissionais do ramo de beleza, que já possui 22 mil empresas licenciadas pela Vigilância.

“O Embelezamento é um dos ramos que mais crescem na cidade, com mais de 22 mil negócios abertos e licenciados pela Coordenadoria. Em 2017, foi o segundo maior ramo em abertura de negócios, em especial, de Microempreendedor Individual (MEI). O curso é direcionado para os profissionais de salões que desejam saber mais sobre a segurança no lidar com materiais e produtos”, pontua a coordenadora de Vigilância Sanitária, Dayse Carvalho.

O encontro vai acontecer às 8h, no auditório do Sebrae, que fica na Rua 24 de Maio e é gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelos telefones 2246-9041 ou 2246-9209.

Abrindo a programação de palestras do II Encontro de Mediadores do Estado do Rio de Janeiro, o evento recebe a doutoranda em Direito na Universidade Federal Fluminense, Maria Victória Borja, para apresentar questões sobre a Mediação Escolar. A palestra acontece no dia 24 de setembro, às 9h40, na Universidade Estácio de Sá. O evento é uma realização do programa Petrópolis da Paz em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Maria Victória contará sua experiência com a publicação do livro com seu estudo de caso do mestrado, realizado durante uma atividade do Observatório da Pacificação Social, Programa de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado da Bahia. “Mediação Escolar e a Redução da Violência: Um Estudo de Caso” relata a implantação do programa Mediação Escolar em Pauta, em unidades de ensino públicas, onde o estudo consiste em verificar as práticas comunicativas de resolução de conflitos no ambiente escolar, enquanto estratégia de prevenção e redução da violência.

“Na dissertação de mestrado conto a experiência do projeto e proponho uma metodologia modelo para replicação em outras instituições de ensino, evidenciando como a violência foi reduzida nas escolas trabalhadas, com respaldo científico e aferimento quantitativo dos resultados”, contou a doutoranda.

A Coordenadora do programa Petrópolis da Paz, Elsie-Ellen, ressaltou que o Encontro de Mediadores oferece palestras do dia 22 ao dia 30 de setembro e a programação completa está disponível no http://www.pmp.intranet/petropolisdapaz/. “Precisamos construir uma sociedade que seja capaz de resolver seus conflitos de forma eficiente. O evento disponibiliza excelentes palestras para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a resolução de conflitos e a cultura da paz”, disse a coordenadora.

“Agradeço a oportunidade de participar e poder contribuir e plantar sementes possíveis de colheita. Porque o espaço oferecido pela Prefeitura para a discussão da temática já demonstra a atenção e o cuidado que se dispensa aos cidadãos de Petrópolis, convidando todos a pensarem e construírem juntos metodologias para Pacificação Social”, finalizou a palestrante Maria Victória.

O programa Petrópolis da Paz tem parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde e Gabinete da Cidadania, além do Tribunal de Justiça, Delegacias de Petrópolis, Conselho Estadual e Municipal de Segurança Pública, Procon, Conselho Tutelar e Universidades.

Mais de 800 crianças prestigiaram sessão especial no Circo Babilônia

A alegria tomou conta dos alunos da rede municipal nessa quarta-feira (04.08). Mais de 800 crianças tiveram a oportunidade de conferir de perto todas as atrações do Circo Babilônia, em Itaipava, durante a estreia do projeto “Dia da Circo”, da Inter TV. A sessão gratuita foi disponibilizada pela emissora para alunos da rede e integrantes de projetos sociais.

“Agradecemos a emissora por essa oportunidade única para as crianças. Muitas famílias não têm como levar os filhos e, para as crianças, as atividades fora do ambiente escolar se tornam uma verdadeira festa. Tenho certeza que o momento ficará para sempre registrado na memória de cada um deles”, disse a secretária de Educação, Samea Ázara.

Segundo a emissora, a intenção da Inter TV foi a de permitir que todas as crianças possam conhecer a arte circense, uma das mais antigas da humanidade. O transporte das crianças foi feito por ônibus da Secretaria de Educação.

“É uma oportunidade para que a emissora se aproxime do seu público e ofereça a ele um produto de qualidade, pela relevância social ou cultural”, disse Kleber Santos, coordenador de Comunicação da InterTV.

Os alunos ganharam pipoca – doação de uma rede de supermercados. Isaque Andrade, aluno da EM Augusto Pugnaloni adorou a novidade. “Foi muito divertido. Eu e meus amigos ficamos muito felizes no circo”.

Henrique Rodrigues, aluno também da EM Augusto Pugnaloni gostou de ver as acrobacias. “Deve ser difícil fazer isso. Estava curioso para ver o que tinha na tenda e gostei muito de tudo”.

Ideia é passar noções sobre diversas áreas e ajudar a identificar vocações

A Secretaria de Assistência Social promoveu, nesta quarta-feira (05.09), uma oficina de graffiti para alunos do CIEP Cecilia Meirelles, em Corrêas. O objetivo é oferecer, aos jovens, orientações sobre diversos temas com os quais possam se identificar no mercado de trabalho. As noções da arte foram passadas a 50 alunos do primeiro e segundo anos do ensino médio integral.

“Queremos possibilitar a estes jovens uma série de orientações que venham a ajudá-los a encontrar suas vocações. Nossas equipes já fazem, aqui no CIEP, um trabalho constante com pessoas atendidas no CRAS Corrêas, por meio do Grupo de Convivência. Esta parceria com o Colégio nos permitiu trazer o Acessuas, como uma forma de entender as necessidades e promover orientações que possam ajudar estes jovens”, destacou a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

 A ação foi idealizada pela equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Corrêas, em parceria com as psicólogas do Programa Acessuas Trabalho. As noções de graffiti foram passadas pelo conhecido grafiteiro André Theisen, o Foks. André conta que a experiência com a arte o fez se interessar por arquitetura, em que está se graduando.

“Quando comecei, havia muito preconceito com o graffiti por conta da falta de conhecimento, pois muita gente o associava à pichação. Desde novo já gostava de desenhar e me identifiquei com esta arte. Com o passar dos 10 anos em que sou profissional do graffiti, me interessei por tudo que envolvia projetos de imóveis e remodelações. Por isso, decidi me especializar e fiz curso de design de interiores e, agora, estou terminando a faculdade de arquitetura. Passar estas orientações para os jovens é muito importante e tomara que tenha ainda mais ideias neste sentido”, contou Foks.

A parceria entre a Assistência Social e o CIEP Cecilia Meirelles já tem permitido, semanalmente, atividades com a equipe da Convivência, atendendo usuários do CRAS Corrêas. Já, com a equipe do Acessuas Trabalho, são realizadas, uma vez por mês, encontros com os alunos com orientações para inserção no mercado de trabalho. A oficina desta quarta foi o quarto encontro, já tendo sido realizadas reuniões para cadastro, apresentação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e uma roda de conversa com os próprios alunos.

“Não há dúvidas de que a soma de forças é muito importante para auxiliar estes jovens. Percebemos que nossos alunos têm assimilado muito bem o objetivo dos trabalhos oferecidos aqui, pois eles se abrem mais com a equipe. Importante também que a Assistência Social, um órgão do governo municipal, e o CIEP, que é estadual, conseguem dialogar muito bem pelo mesmo ideal, direcionando a assistência aos alunos”, pontuou o diretor do CIEP, Adriano Fecher.

A próxima atividade do Acessuas no CIEP Cecilia Meirelles vai acontecer em outubro e já tem o tema: música. O assunto agrada ao estudante Matheus dos Santos, de 18 anos. Tanto a temática da oficina desta quarta quanto a do mês que vem têm tudo a ver com as vocações do aluno do CIEP.

“Gostei bastante da oficina, pois desde pequeno sempre gostei de desenho, pintura... E, além de praticar os desenhos, também gosto de tocar violão nas horas vagas, inclusive tenho uma banda. Então, estas duas oficinas abordam temas que me identifico muito. Muito legal”, comentou Matheus

O trabalho de instalação de luminárias de LED na cidade está prevista para ocorrer na Rua Padre Siqueira na noite desta quinta-feira (06.09). Por lá, serão colocadas 22 luminárias de 104 watts em substituição às lâmpadas de vapor de sódio 150 watts. As vagas de estacionamento ficarão interditadas para o serviço, que ocorre de 22h até 05h30. Até esta quarta (05.09), 142 luminárias já foram instaladas na cidade.

O Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) está tornando a rede mais eficiente. Serão substituídas 561 lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED. Além de iluminarem até três vezes mais, as luminárias consomem menos energia e manutenção – uma economia de R$ 85 mil em um ano.

O serviço está avançando com duas equipes de trabalho e 25% das luminárias já estão no lugar, iluminando mais do que o exigido por lei nessas ruas. E o melhor é que isso está sendo com economia.

É o caso da Rua Nelson de Sá Earp, onde as luminárias de LED foram instaladas na madrugada de terça para quarta. Por lá, as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) exigem que a iluminação seja de 30 lux (unidade de medida que aponta a intensidade de iluminação por metro quadrado no sistema internacional de unidades). O teste realizado pelo Departamento de Iluminação Pública que, agora, esse índice é de 58 lux. O local teve 26 luminárias instaladas. A Rua Tiradentes também foi atendida com oito luminárias.

Para a noite desta quarta, o serviço está planejado para as Ruas Raul de Leoni, 13 de Maio e Roberto Silveira, totalizando 30 luminárias.

Quarta, 05 Setembro 2018 18:43

Servição – Feriado 7 de Setembro

Os serviços essenciais ligados às urgências e emergências na área da saúde, UPAS - Centro e Cascatinha, Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, Pronto socorro Leônidas Sampaio e Hospital Alcides Carneiro estarão funcionamento sem alterações nesta sexta-feira (07.09), feriado pela Independência do Brasil. A coleta de lixo também será mantida normalmente, bem como a equipes da Defesa Civil permanecerão de plantão.

Os demais órgãos municipais ligados à prefeitura, bem como as instituições de ensino municipais não irão funcionar no feriado. Equipes da CPTrans, bem como da Guarda Civil permanecerão de plantão normalmente. Os agentes irão atuar na organização do trânsito e na segurança nas ruas do Centro, por conta do tradicional desfile de 7 de Setembro.

A concentração dos participantes acontecerá às 8h15 na Rua Barão de Teffé com adjacências do Bosque, Rua Epitácio Pessoa e Rua D. Pedro I. O trajeto do desfile será a Rua do Imperador – lado par – na altura do Colégio D. Pedro II, com a dispersão próximo à Lanchonete Tony’s.

O feriado contará, ainda, com os pontos turísticos abertos, bem como parques e uma série de atrações para todos os públicos. O comércio, incluindo os polos de moda, também está autorizado a funcionar no feriado. Informações especificas sobre atividades podem ser obtidas pelo Disque Turismo, por meio do número 0800-024-1516.

O feriado de Independência deverá movimentar Petrópolis com a chegada de turistas, que vão encontrar a maioria dos atrativos da cidade de portas abertas. Museus, Palácio de Cristal, parques naturais, igrejas e restaurantes funcionarão normalmente durante o período de folga prolongada, de sexta-feira (07.09) a domingo (09.09). Já para quem prefere o circuito de compras, a Feirinha de Itaipava abre todos os dias, assim como os shoppings do distrito, e a Rua Teresa está autorizada a funcionar tanto no feriado, quanto no domingo, com funcionamento normal no sábado.

“Já estamos com muitos hotéis lotados para o feriado. Nossa expectativa é de receber muitos visitantes de cidades próximas, como do Rio de Janeiro, que aproveitam esses três dias de folga para relaxar em Petrópolis. Por isso, vamos estar com os atrativos funcionando normalmente, além de toda rede hoteleira e gastronômica a todo vapor”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Entre os museus, a antiga casa de veraneio de Dom Pedro II, o Museu Imperial, abre durante todo o fim de semana, de 10h30 às 18h, sendo que a bilheteria funciona de 10h às 17h. No feriado e no sábado tem Sarau Imperial, às 18h30, assim como o Som & Luz, às 20h. Outro imóvel histórico na cidade, o Museu Casa de Santos Dumont também estará pronto para receber os turistas e petropolitanos durante a folga. Ele abre de 9h às 17h30, sendo que a bilheteria fecha às 17h. Outros museus também estão na lista, como o Museu Casa do Colono, funcionando de 8h30 às 16h; e os museus de Cera e de Porcelana, de 10 às 17h na sexta e no domingo, e de 10h às 18h no sábado.

Outro atrativo dos mais procurados na cidade, o Palácio de Cristal vai abrir de 9h às 21h na sexta e no sábado, e de 9h às 18h no domingo. No fim de semana, o local recebe o Petrópolis Beer Festival, um festival de cerveja artesanal, de 06 a 08 de setembro, e ainda atrações do Dançar por Dançar, com mostras de danças, oficinas. Além disso, atrativos como Casa da Ipiranga, Centro Cultural Estação Nogueira, Casa Stefan Zweig, La Grande Vallée (“Casa do Pequeno Príncipe”), Palácio Amarelo, Palácio Rio Negro, Palácio Quitandinha, Trono de Fátima, igrejas, como a Catedral São Pedro de Alcântara, entre outros, também estarão de portas abertas durante todo o feriadão.

Parques naturais também devem ficar movimentados

Quem preferir passar o feriado junto à natureza também pode optar por um dos parques naturais da cidade. No Centro Histórico, a recomendação é pelo Parque Natural Municipal Padre Quinha (Parque da Ipiranga), que funciona durante todo feriadão, de 8h às 17h. Já no Independência, o Parque Cremerie abre de 8h às 17h. No Bonfim, a entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos abre de 8h às 17h. E, em Itaipava, o Parque Municipal vai funcionar todos os dias a partir de 7h, sendo que o local também recebe a segunda edição da Oktoberfest Imperial, um evento de gastronomia e cerveja, com atrações culturais.

Polos de moda são opção no feriadão

A Feirinha de Itaipava, umas das principais atrações do circuito de compras de Petrópolis, vai funcionar durante todo feriado prolongado, de 10h às 19h. Shoppings do distrito também abrem normalmente. Já a Rua Teresa abre no sábado, de 9h às 18h, e na sexta e no domingo o comércio está autorizado a funcionar, até às 16h, ficando facultativo para cada loja. Nos shoppings do Centro Histórico, o funcionamento no sábado será normal, de 9h às 19h, e na sexta e no domingo é facultativo. Já os mercados funcionam normalmente.

Atividades esportivas e de lazer acontecem no campo do “carrapatão”

Programa atende crianças e adolescentes nos bairros da cidade

O Festival das Comunidades será realizado neste sábado (08.09) no campo do “carrapatão”, que fica no Alberto de Oliveira, na Mosela. Serão promovidas atividades esportivas e de lazer para crianças e adolescentes, entre sete e 16 anos, de 9h às 12h. Todos que participarem da programação oferecida pela prefeitura ganham medalha, como forma de incentivar os jovens a praticarem alguma modalidade esportiva. Ainda em setembro, o festival vai ser oferecido na quadra de futebol society do Alto da Derrubada, no dia 29.

Até o momento, cerca de mil jovens participaram do Festival das Comunidades, que já foi realizado em sete locais: Comunidade do Alemão, São Sebastião, João de Deus, Oswaldo Cruz, Chácara Flora, Gaspar Gonçalves e Boa Vista. O programa faz parte do conjunto de ações que a prefeitura realiza junto a Superintendência de Esportes e Lazer com o objetivo de fomentar a prática de esportes nos bairros da cidade.

A Superintendência de Esporte e Lazer segue promovendo atividades esportivas em toda cidade, começando pelas crianças e adolescentes, contribuindo com a saúde e bem-estar dos moradores. O projeto será realizado em todos os distritos da cidade.

Além do festival, a Superintendência de Esportes e Lazer criou no ano passado o Agita Petrópolis, com aulas de ginástica, dança e alongamento gratuito nas comunidades. A pasta também promove atividades em parceria com as Secretarias de Saúde e de Educação, com algumas modalidades esportivas nos Postos de Saúde da Família, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais. Mais de cinco mil pessoas já foram atendidas, somando todas a programação.

A prefeitura já atende mais de cinco mil pessoas com várias atividades físicas distribuídas em ações pelas comunidades dentro do Agita Petrópolis. O objetivo principal é que a população pratique esportes de forma regular e gratuita.

Os interessados em participar das atividades esportivas oferecidas pelo município podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.

Notícias por data

« Setembro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Alvará Online - BANNER

DO

loa 2018

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

cpge

gabinete cidadania.fw

selo acesso informacao.fw

cmv-logo