Um aumento de 20,7% na oferta de serviços da rede de atenção básica de saúde foi o que a Secretaria de Saúde apresentou em audiência na Câmara de Vereadores, na noite desta segunda-feira (30.09). Os resultados de todas as atividades foram divulgados na casa legislativa em evento que foi aberto para toda a população. Nos quatro últimos meses foram realizadas 114.926 mil consultas médicas, com enfermeiros e em odontologia da rede primária, um número maior que nos primeiros quatro meses do ano que somaram 95.200 mil atendimentos.

O acréscimo na oferta de serviços é reflexo da ampliação de equipes e novas unidades inauguradas. No período avaliado foram reestruturados os atendimentos das UBSs Alto Independência e Menino Jesus de Praga, no Bingen e PSF Alto da Serra, que passaram a contar com mais profissionais de saúde ou extensão no horário de funcionamento. A rede também ampliou o número de consultas e procedimentos por conta das novas UBSs da Posse a Araras, inauguradas no início do ano e já mostram resultados com maior número de atendimentos.

Para todos os tipos de serviços houve aumento. A odontologia foi a área que mais registrou acréscimo nos atendimentos, com 51% de aumento nos últimos quatro meses. Foram 7.402 consultas a mais com os profissionais das unidades básicas de saúde e com as áreas de especialidade, nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Centro e Corrêas. Em consultas médicas o aumento foi de 17%, com 62.175 atendimentos, ante 53.271 do período anterior; em enfermagem houve acréscimo de 12,5%, com 3.420 atendimentos a mais que os 27.416 ofertados anteriormente.

A ampliação nos atendimentos se estende por toda a rede, além das unidades básicas de saúde, as especialidades e emergência mantiveram altos índices de oferta.

Em toda a rede pública foram 215.491 atendimentos, o que representa 7,69% a mais que quatro meses anteriores. Na rede de atendimento especializado, que são os atendimentos no Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro, no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), na Clínica de Especialidade Maria Célia Machado e em serviços conveniados. Foram 42.439 atendimentos, 13% a mais, com profissionais de ortopedia, proctologia, dermatologia, cardiologia, otorrinolaringologia, ginecologia, pediatria, oftalmologia, endocrinologia, urologia, entre outros. No período anterior foram feitas 37.557 consultas. A área de urgência e emergência, das unidades hospitalares e UPAs Centro e Cascatinha, manteve o mesmo índice de suporte, com o acréscimo de 1%.

O departamento de atenção básica que realiza o atendimento nas 54 unidades de saúde registrou aumento de 80% no número de procedimentos realizados. Foram quase 140 mil nos últimos quatro meses, ante cerca de 76 mil no primeiro quadrimestre. A estruturação das equipes nas unidades garantiu o aumento de 20% no número de atendimentos com profissionais de nível superior, o que representam cerca de 115 mil consultas. No primeiro quadrimestre foram cerca de 77 mil. O planejamento da Secretaria de Saúde prevê ampliação ainda maior para essa gestão, quando ainda estão previstas novas unidade da rede de atenção básica para o Bingen, Caxambu e Corrêas.

A empresa de ônibus Turb acaba de habilitar um novo sistema de rastreamento de GPS em seus veículos. Os 109 coletivos da empresa receberam os equipamentos que vão garantir maior precisão na localização, gerar relatórios mais exatos e melhorar o fluxo de informações para o aplicativo Vá de Ônibus. O lançamento foi realizado nesta terça-feira (1º.10), junto com a inauguração do parque de energia solar na garagem da empresa, em Itaipava.

Na prática, a instalação das 348 placas no jardim da empresa vai representar uma economia operacional no sistema da Turb – primeira empresa de grande porte a adotar esse sistema em Petrópolis e primeira companhia de ônibus do Estado do Rio a contar com essa tecnologia. E, economia operacional representa menor custo, ou seja, vantagens na hora do cálculo tarifário, que será menor com a Turb sendo autossuficiente na captação e utilização da própria energia.

Os painéis têm previsão de gerar 169.000 kWh por ano, uma média de 14.000 kWh ao mês. Com essa capacidade de produção de energia, além da empresa conseguir atender toda a sua demanda mensal, ela também contribui com a geração de 36 toneladas de crédito de carbono anual (medida que serve para cálculo da redução das emissões de gases de efeito estufa), que neste caso, equivale ao plantio de 150 árvores ou a 264 mil banhos.

“É com imenso prazer que inauguramos em nossa empresa este parque de energia solar. Continuamos buscando soluções tecnológicas que possam otimizar os custos, sempre contribuindo com o meio ambiente, assim como já fazemos com o sistema de reuso de água e o aproveitamento de água de chuva”, explica o diretor da empresa, Jean Moraes, lembrando que os painéis ainda têm capacidade de gerar créditos em energia.

Esse sistema consiste em realizar a geração de Energia Solar Fotovoltaica, que é composto por 348 módulos de 365 Wp (WattPico) cada, sendo a Potência Total de 127.020 Wp. Os painéis ocupam aproximadamente 800m² e pesam, juntos, cerca de 11 toneladas. Eles são compostos por dois inversores de 40 kW e um de 22 kW, sendo 102kW no total e conta ainda, com um transformador 220v/380v de 115 kW e peso de 550 kg. Foram utilizados mais de 2.000 metros de fios/cabos para a sua implementação.

O vereador Maurinho Branco, também acompanharam a habilitação do sistema de GPS e inauguração do parque solar.

Mais de 200 servidores participaram da capacitação oferecida por técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para a realização da eleição dos novos membros do Conselho Tutelar. O treinamento aconteceu nesta segunda-feira (30.09). No total serão mais de 400 pessoas envolvidas no dia da votação que acontece no domingo (06.10), de 8h às 17h, em 41 pontos de toda a cidade, com 78 urnas eletrônicas ativas e 14 contingentes. Todo o processo da eleição é uma realização Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), com fiscalização do Ministério Público (MP), em parceria com o TRE.

Durante o treinamento, os servidores conheceram mais sobre as funções de um mesário e a responsabilidade de estar naquela atividade. Foram apresentados o passo a passo para o uso das urnas eletrônicas, como conferência dos materiais da seção eleitoral, listagem de equipe, organização da seção, montagem, posicionamento do equipamento, além de toda segurança para manter o sigilo do voto.

“Estamos capacitando o grupo para operar a urna eletrônica com toda segurança e preservar o sigilo do voto. O uso das urnas eletrônicas nesta eleição possibilitará a legitimidade e credibilidade da eleição, além da facilidade para apuração diminuindo o tempo para o resultado”, destacou a analista do TER, Kamira Rodrigues Pereira que treinou os servidores em parceria com o técnico do TER, Rogerio Bernardo.

Segundo o promotor da 2ª Promotoria da Justiça da Infância e da Juventude de Petrópolis, Vicente de Paula Mauro Junior este pleito é de extrema relevância. “O Conselho Tutelar tem uma função indispensável para o município. Temos que agradecer as pessoas que estão aqui auxiliando nesta eleição e garantindo o direito da criança e do adolescente. Nosso trabalho é em parceria com o CMDCA, junto com a comissão da eleição, para que domingo seja tranquilo e em ordem”, frisou.

Estive presente na capacitação  representando o Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Alexandre Teixeira, o Roberto Vicente Gonçalves.

Urnas eletrônicas recebem dados dos candidatos e eleitores

As 78 urnas ativas foram inseminadas com os dados dos 26 candidatos e dos eleitores de suas respectivas seções, na manhã desta terça-feira (01.10). A comissão da eleição do Conselho Tutelar realizou toda a ação de inserir os flashes cards com as devidas informações para as urnas, que também receberam um lacre de segurança. Todo o processo foi acompanhado pelo Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Alexandre Teixeira; pelo o promotor da 2ª Promotoria da Justiça da Infância e da Juventude de Petrópolis, Vicente de Paula Mauro Junior; pelo comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni; por técnicos do TRE e candidatos da eleição.

Com 30 guichês para atendimento e equipe treinada para oferecer as melhores condições de negociação para que contribuintes devedores acertem as contas com o município, a estrutura do programa de regularização tributária – Fique em Dia, estará de portas abertas no clube Petropolitano nesta quarta-feira das 9h às 16h e também na quinta-feira (03.10) – último dia de funcionamento no espaço. O programa permite a isenção de 100% de juros e multas, nos casos de pagamento à vista, descontos entre 80% e 50% dos encargos para parcelamentos entre quatro e 12 vezes, além da possibilidade de parcelamento em até 48 meses – 4 anos.

Desde o início dos atendimentos, no dia 2 de setembro, até esta terça-feira (1º.10), 11.332 contribuintes foram atendidos e 8.459 efetivaram acordos para acertar os débitos. Nesta terça-feira, das 542 pessoas que passaram pelo atendimento,434 fecharam acordos após a negociação. Levantamento feito pelo setor de dívida ativa do município aponta que Petrópolis tem 25 mil imóveis com débitos de IPTU e 3.858 empresas com pendências de ISS. São R$ 660 milhões em tributos que deixaram de entrar no caixa da prefeitura.

São recursos serão empregados na ampliação de programas e em melhorias na infraestrutura de serviços nas redes de saúde, educação e tantas outras áreas importantes para a população. Com o Fique em Dia, a gestão busca recuperar parte destes recursos. Negociando os débitos, o contribuinte não só fica tranquilo com a sua situação, mas também contribui para que a prefeitura possa ampliar os seus serviços.

Para garantir descontos nos pagamentos, o contribuinte tem a opção de parcelar o débito em até 12 meses. Quem parcela em quatro vezes têm redução de 80% de juros e multas; em seis parcelas, o contribuinte tem 70% de desconto; em oito vezes, a redução é de 60%, e em 12 meses o desconto é 50% de juros e multas. Em todos os casos é aplicada a atualização monetária sobre o débito originário. Os acordos devem ter parcelas mínimas de R$ 50, para pessoas físicas e R$ 100, nos casos de pessoas jurídicas.   

O cheirinho da comida da roça já está batendo na porta: é que o Palácio de Cristal recebe, neste fim de semana, mais uma edição do AgroSerra Imperial – com 55 expositores que vão desde os produtos in natura, como verduras, legumes, shitakes, a compotas, queijos e saborosos pratos feitos com ingredientes da produção local, além do artesanato. De sexta-feira (04.10) a domingo (06), o público vai poder aproveitar ainda, com toda a programação gratuita, oficinas, exposição, degustação de produtos, workshops e apresentações musicais. A iniciativa, do Instituto Caminho da Roça, conta com o apoio da Prefeitura de Petrópolis através da Turispetro.

Jimmy Ogro, como é conhecido o chef de cozinha nascido no Texas Jimmy McManis, é o convidado especial desta edição do AgroSerra Imperial no Palácio. Parte do elenco do programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga, da TV Globo, o cozinheiro fará uma receita especial inspirada na família real, especialmente no rei D. João V, no sábado (05), de 13h às 14h30. Mas a programação será intensa durante todo o fim de semana, com o objetivo, claro, de evidenciar a cultura da roça.

“É um evento muito importante dentro do nosso calendário, com o propósito de levar a roça para a cidade. Serão três dias mergulhados na cultura da roça”, frisa a presidente Instituto Caminho da Roça, Janice Caetano.

Esta é a terceira edição que o festival chega ao Palácio de Cristal – um dos atrativos mais visitados da Cidade Imperial – com a expectativa de atrair, além de p cetropolitanos, também turistas.

Vale lembrar que, nesta edição, o Festival lançará a campanha A Arte do Lixo, que abordará o consumo consciente e a utilização do lixo. Como parte das atividades previstas está a realização de uma oficina de montagem de brinquedos, reaproveitando embalagens e utensílios que seriam descartados. Já o lixo orgânico será tema de uma palestra sobre compostagem e criação de horta.

Toda a programação, incluindo as oficinas e worshops, é gratuita, sendo necessário somente a inscrição no local do evento. O AgroSerra Imperial funciona na sexta-feira, das 18h às 23h, no sábado, de 10:30h às 23h e no domingo, de 10h às 20h.

Confira a programação:

4/10 (sexta-feira)

17h às 23h – Exposição e degustação de produtos locais

19h – Oficina sobre a plantação de lúpulo, importante ingrediente da cerveja com o cervejeiro Bruno, da Imperatriz Bier

19h30 – Arroz cervejeiro com o Chef Maurício Soares

20h30 - Apresentação de grupo musical local 

5/10 (sábado)

10h às 23h – Exposição e degustação de produtos locais

11h às 12h30 - “A ARTE DO LIXO”: Oficina sobre Compostagem  e adubo orgânico com a empresa petropolitana Composerra Resíduos

13h às 14h30 - Oficina com o cozinheiro Jimmy Ogro, relembra as preferências de Dom João VI

15h às 16h30 – AgroChefcom receitas da Organização “Comida do Amanhã” 

17h30 às 18h30– “A ARTE DO LIXO”: Oficina de brinquedos com materiais reciclados com Robozitos Eco

20h 30 – Apresentação da banda petropolitana Tribo de Gonzaga

Dia 6/10 (domingo)

10 às 19h – Exposição e degustação de produtos locais

11h às 12h30 – Como fazer uma horta orgânica com a Agrônoma RumiKatsumoto

14h às 15h30-  Agrochefinho – Da Roça ao Prato sem Desperdício

16h às 17h30- “A ARTE DO LIXO” : Oficina de produção de papel com restos de cascas de alho e de cebola e folhas pequenas com Adriana Marchese

19h – Apresentação de grupo musical local

Os alunos da rede municipal que participam da oficina de teatro que é oferecida gratuitamente no Centro de Ensino Darcy Ribeiro – polo da Secretaria de Educação – foram destaque no Festival de Esquetes Estudantis realizada pela Mostra de Teatro de Petrópolis 2019: os estudantes conquistaram o troféu e o prêmio de melhor esquete.

A mostra apresentada “Chegadas e Partidas” contou com a participação de 10 jovens do Grupo Tenda, criado pelo professor de teatro Willian Esteves. A apresentação ocorreu no dia 27, na Praça CEU, na Posse.

Agora, os estudantes do curso de teatro apresentarão a esquete nas escolas da rede municipal. Nesse mês as apresentações ocorrerão nas escolas Duque de Caxias, Paroquial Nossa Senhora do Carmo, CEI Nossa Senhora da Glória e Municipalizada Maria da Glória Vasconcellos.

O curso de teatro oferecido no Centro de Ensino Darcy Ribeiro tem 147 alunos inscritos. Mas no total, o polo atende 210 alunos – cada estudante participa de cinco atividades, uma em cada dia da semana. Entre os cursos oferecidos na unidade estão: espanhol, música, graffiti, dança, desenho técnico, auto maquiagem, judô, acompanhamento pedagógico, artesanato e informática.

“Estamos colhendo os frutos! As atividades na oficina de teatro colaboram para o desenvolvimento da atenção, incentiva e estimula prática da leitura contribuindo para ampliar o vocabulário, promove processo de socialização e criatividade além de favorecer a capacidade de comunicação pelo corpo, estimula o conhecimento das habilidades e competências”, afirma a diretora do Centro de Ensino Darcy Ribeiro, Carla Vianna.

Vale salientar que o Centro de Ensino Darcy Ribeiro atende alunos do ensino fundamental II da rede municipal de Educação – 6º ao 9º ano.

Os interessados em obter mais informações sobre os cursos ofertados na unidade escolar podem procurar atendimento no Centro de Ensino que fica na Estrada Machado Fagundes, nº 326, Cascatinha. Informações adicionais podem ser adquiridas através do telefone 2246-2392

Profissionais da rede pública realizaram abordagens para orientação e promoção da saúde dos idosos

O Dia do Idoso, comemorado nesta terça-feira (1º.10) foi marcado com ações na Secretaria de Saúde para funcionários e no Hospital Alcides Carneiro para pacientes. Profissionais de área de atenção básica realizaram ações motivacionais, com acolhimento e orientações para o público da terceira idade. Ao longo do mês serão realizadas ações em unidades de saúde para incentivar a promoção e o cuidado preventivo da saúde. A medida visa alcançar os mais de 52 mil usuários da rede pública com idade acima de 60 anos.

No dia 15 de outubro, a implantação de políticas para o idoso será discutida em audiência pública na Câmara dos Vereadores. A implantação de ações voltadas para o cuidado da saúde do idoso está sendo estruturada pelos profissionais da rede. Um mapeamento dos usuários da terceira idade está sendo feito com os profissionais das unidades de Estratégia da Saúde da Família para a identificação das demandas de cada região. 

Até o momento 30% do grupo de usuários da rede com mais de 60 anos já foi mapeado, o que possibilitará a implantação de ações direcionadas para a promoção de saúde dos idosos em cada região.

Todo o mapeamento dos idosos é feito com a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde que percorrem as regiões realizando abordagens e identificando as necessidades dos moradores acima de 60 anos de idade. “Precisamos saber onde estão esses idosos, para direcionar as ações. A proposta visa facilitar o acesso aos serviços da rede e garantir a promoção da saúde”, reforça a coordenadora de programa de Saúde do Idoso, a geriatra Rita de Cássia Ravaglia Campos.

Além do atendimento direcionado nas unidades de saúde, a rede conta ainda com as Academias de Saúde, que com a proposta de promover o envelhecimento ativo, contam com uma gama de atividades que podem ser praticadas pelo público da terceira idade. Nas quatro unidades que funcionam no Parque Itaipava, Parque Cremerie, Castelo São Manoel e Vale do Carangola são realizadas atividades como alongamento, exercícios aeróbicos, atendimento de fisioterapia, shiatsu, acupuntura, natação, hidroginástica, oficinas de teatro, aulas de dança, entre outros.

Objetivo é alertar e orientar os idosos sobre os riscos dos empréstimos

Procons do Brasil se uniram para combater a irregularidade

O Procon Petrópolis atuou nesta terça-feira (1º.10), Dia do Idoso, no combate ao empréstimo abusivo para pessoas da terceira idade. O objetivo é alertar e conscientizar este público sobre os riscos de contratar empréstimos, bem como orientar esse grupo de consumidores a ficar atento aos contratos assinados, ofertas por telefone e como proceder em caso de irregularidades.

A ação, intitulada ‘Dia D do Combate ao Empréstimo Abusivo’, ocorre porque, dados da Associação Brasileira dos Procons (Procon Brasil), indicam que idosos e aposentados compõem o grupo de consumidores mais vulneráveis ao assédio de bancos e empresas de crédito que oferecem empréstimo fácil com contratos irregulares e abusivos. Na ação, o órgão percorreu instituições de crédito e abordou idosos sobre falar sobre o tema.

O Procon Brasil enviou uma nota técnica orientando os órgãos sobre os procedimentos que devem adotar nesta data. Bem como orientações como o cadastramento de todos seus telefones nos bloqueios de telemarketing; sempre antes de contratar um empréstimo conversar com um familiar e avaliar a real necessidade de contratação; manter uma planilha organizada de despesas e orçamento familiar; e, em caso de dúvidas buscar apoio do Procon.

Mais de 90 alunos da Escola Municipal Germano Valente participaram nesta terça-feira (01.10) da palestra sobre abuso sexual e estupro, ministrado pela delegada da 106ª Delegacia de Polícia, Juliana Ziehe, junto com a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Anna Maria Rattes. A ação faz parte do projeto “Minha Aurora” criado pela Polícia Civil, em parceria com a prefeitura de Petrópolis. A iniciativa cria um novo modelo de atendimento de saúde e social a vítimas de estupro e terá um trabalho educativo de orientação sobre como identificar e agir em casos de abuso sexual. Ao mesmo tempo, os novos equipamentos do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC) vão auxiliar a Polícia Civil a dar uma resposta mais rápida nas investigações desses crimes.

Livro retrata momentos únicos com alunos especiais

Música e alegria marcaram a o lançamento do livro “Coração Alfabetizado” da autora Janir Lage, nessa terça-feira (01.10) na EM Paulo Freire. Janir, que foi orientadora na escola, decidiu mostrar, através das histórias, tudo o que aprendeu durante os anos em que conviveu com os alunos incluídos na modalidade de educação especial e que são atendidos na EM Paulo Freire. Janir fez questão de lançar o livro junto com os 147 alunos da escola.

“É um dia de emoção. Estou chorando, mas, é de felicidade. A melhor coisa que eu fiz na minha vida foi se tornar professora e atuar nessa escola, que será sempre minha casa. Amo cada um desses alunos. A melhor herança que podemos deixar é o carinho e o afeto”, disse a autora durante o lançamento do livro.

A diretora da escola, Ana Lúcia Rocha, confirma que o livro retrata um pouco da realidade dos estudantes. “As histórias que acontecem aqui dentro, que muitas pessoas não conseguem imaginar, mostrando tudo de bom que vivemos aqui. São histórias para serem lidas com o coração! Agradeço a ajuda da Secretaria de Educação”, afirmou.

A responsável pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação, Bianca Caetano, salientou a importância do trabalho de Janir. “Esse livro foi construído para esses alunos, para mostrar o quanto eles são importantes. É um título de autoria docente e a forma mais bonita e verdadeira do professor contar a sua história e o quanto ela foi influenciada pelos seus alunos”.

Cada aluno ganhou um exemplar do livro de Janir, com direito a autógrafo. Localizada no Centro, a EM Paulo Freire atende 147 alunos, matriculados até o 5º ano do ensino fundamental.

O Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação e Interesse Social (CGFMHIS) passa a contar a partir de agora com cinco novas associações de moradores. As entidades que representam Caxambu, Contorno, Floresta e a comunidade Unidos Vencermos (Quarteirão Brasileiro), além da Federação das Associações de Moradores de Petrópolis (Fampe) terão cadeira no colegiado pelos próximos dois anos.

Elas foram as únicas inscritas para concorrer às cinco vagas disponíveis para representar a sociedade civil no Conselho e acabaram aclamadas durante o Fórum de Habitação. Contorno e Unidos Venceremos já faziam parte do conselho, enquanto as demais substituem as associações de Comunidade Oswaldo Cruz, Vila São José e Quarteirão Suíço. Puderam concorrer entidades que atuam há, pelo menos, dois anos na área de políticas públicas de habitação e regularização fundiária.

“O Conselho se reúne mensalmente para discutir as políticas públicas na área da habitação e a chegada dessas associações será muito valiosa trazendo informações dessas comunidades para poder entender as necessidades e como o município deve atuar nessa área”, explica o diretor de Habitação, Antônio Neves.

A sociedade civil ainda é representada no CGFMHIS pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (Crea), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Caixa, Federação das Indústrias do Estado do Rio Janeiro (Firjan).

O poder público tem outras nove cadeiras no Conselho – gabinete do prefeito, secretarias de Obras, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Assistência Social, Comdep, Gabinete de Cidadania, do Departamento de Habitação e Regularização Fundiária e da Câmara de Vereadores.

Trânsito será desviado próximo ao Obelisco, com mão invertida no lado par, a partir de 20h30 

A Rua do Imperador será parcialmente interditada pela CPTrans para um trabalho de manutenção da rede de águas pluviais na noite desta terça-feira (01.10). A interdição acontecerá a partir de 20h30 a partir do Obelisco até a altura da Rua Paulo Barbosa – o lado par da pista (lado dos Correios) terá mão invertida neste trecho. O desvio do trânsito seguirá até a conclusão dos serviços.

O trabalho de manutenção de rede pluvial pela Secretaria de Obras será feito em frente à Farmácia Cristal a partir de 21h. O serviço será executado no período noturno por causa da menor movimentação de veículos, o que facilitará a utilização de uma retroescavadeira para escavar o espaço e realizar a troca de manilhas quebradas. A situação foi constatada na manhã desta terça, passou por vistoria e o local foi aterrado para permitir o fluxo do trânsito durante o dia.

Quem trafegar no lado ímpar da pista da Rua do Imperador será desviado na altura do Obelisco para o lado par até o acesso para a Rua Paulo Barbosa.

O motorista que estiver pela Rua Caldas Viana, ao lado do Terminal do Centro, deverá seguir pela Floriano Peixoto ou poderá fazer o retorno pela Rua Dr. Porciúncula.
A Rua Epitácio Pessoa, entre o Cenip e o prédio dos Correios, será totalmente bloqueada. Já Dr. Joaquim Moreira, ao lado do Shopping Santo Antônio, continuará com fluxo normal, mas os motoristas deverão acessar a Rua Paulo Barbosa.

Os pontos de ônibus na Rua Paulo Barbosa continuarão operando normalmente. Todo trecho será sinalizado e a CPTrans e a Guarda Civil vão manter agentes ao longo do trecho para orientar os motoristas.

O trabalho de remoção de entulho promovido pela prefeitura nesta terça-feira (01.10) no Bela Vista teve 48 toneladas removidas em três pontos ao longo da Rua Timóteo Caldara. O serviço de limpeza da prefeitura, feito pela Secretaria de Serviços, foi acompanhado pelo prefeito.

Além da SSOP, que coordena o trabalho da Força Ambiental, a Comdep também faz o serviço de remoção de restos de obras, lixo verde, móveis e eletrodomésticos na cidade. Neste ano, entre janeiro e agosto, foram levados para o aterro de Pedro do Rio mais de 93 mil toneladas de entulho.

O Código de Posturas proíbe o despejo de entulho em ruas e calçadas e determina que o caminho correto é levar os resíduos volumosos para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e pode ser multado em R$ 800. A população pode apresentar denúncia da irregularidade tanto pelo telefone da Comdep (2292-9500) quanto junto à Fiscalização de Posturas (2246-9042).

“É importante essa retirada, principalmente para quem mora aqui por perto. Mas cada um tem que fazer sua parte, ainda mais que existe um serviço de remoção de entulho oferecido pela prefeitura gratuitamente”, disse morador do Bela Vista há cinco anos, Luiz Figueiredo, que trabalha com logística empresarial.

Quem precisa fazer o descarte de restos de obras, lixo verde, móveis e eletrodomésticos pode acionar Disque Entulho, que faz o recolhimento de forma gratuita e dá a destinação correta para esses materiais. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 2243-7822. O programa faz recolhimento de até 20 sacos até 25 kg. O serviço já ultrapassou a marca de 7,6 mil coletas realizadas desde maio de 2017.

Dois caminhões e uma retroescavadeira foram usados no serviço, que mobilizou cinco funcionários. Um dos locais onde o trabalho de remoção de entulho foi feito em local onde, antes, ficavam duas coletoras de lixo comum.

A comunidade João de Deus, no Retiro, recebe o Festival das Comunidades no próximo sábado (05.10). Serão realizados jogos de futebol society para crianças e adolescentes, entre 8 e 13 anos, e uma aula de ritmos para os adultos. As atividades são gratuitas e começam às 9h na quadra comunitária da localidade. O programa foi criado no ano passado pela Superintendência de Esportes e Lazer com o objetivo de estimular a prática esportiva nos bairros.

Dessa forma, o município garante a prática regular de atividades físicas durante o ano todo nas comunidades para jovens e adultos. Todos os participantes recebem uma medalha do programa, como forma de incentivar a prática esportiva. 

O Festival das Comunidades faz parte de um conjunto de ações criadas pela atual gestão buscando o fomento ao esporte. O Agita Petrópolis, por exemplo, atende a cerca de 2,5 mil pessoas mensalmente. 

No ano passado, o programa foi realizado no Comunidade do Alemão, Neylor, São Sebastião, João de Deus, Oswaldo Cruz, Chácara Flora, Gaspar Gonçalves, Boa Vista, Alberto de Oliveira e Caxambu. Foram mais de 500 pessoas atendidas nestes locais. “Por recomendação do prefeito Bernardo Rossi, a população de Petrópolis está cada vez mais ativa. Através do Festival, conseguimos incentivar as crianças no esporte, além de abrir mais uma oportunidade para elas demonstrarem seu potencial”, destaca Leandro.

Além do festival, o governo municipal também mantém parcerias com projetos sociais e trabalha de maneira integrada entre as pastas, oferecendo diversas modalidades esportivas nos PSFs, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais.

Os interessados em participar podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.

Os moradores do Dr. Thouzet receberam as equipes do Defesa Civil na Sua casa para vistorias preventivas nesta terça-feira (01.10). Os técnicos realizaram 10 atendimentos que serão encaminhados para avaliação das pastas e órgãos competentes. Iniciado em maio deste ano, o mutirão de atendimentos nas comunidades está sendo realizado durante o período de estiagem e segue até outubro.

 “Acreditamos bastante nesse trabalho de prevenção feito em parceria com as equipes da Defesa Civil”, destacou a líder comunitária Cássia Hammes, que recebeu as equipes do programa no bairro.

 A iniciativa da Defesa Civil tem a finalidade de fortalecer as ações de prevenção nas comunidades, trabalhando de maneira antecipada as ameaças de verão. Já são 13 comunidades atendidas no programa. 

 As equipes também realizaram uma ação de orientação com os moradores. Os técnicos explicam sobre medidas simples que podem ser adotadas para a redução do risco de desastres, como a instalação de calhas de água e o descarte correto do lixo domiciliar.

 O Defesa Civil na Sua Casa já foi realizado nas comunidades do Alemão e do Neylor, Siméria, Alcobacinha, Nogueira, Duarte da Silveira, Vila Operária em Cascatinha, João Xavier, Bairro da Glória, Madame Machado, Oswaldo Cruz e Nova Cascatinha. São mais de 130 atendimentos previamente realizados somando esses locais.

 Os interessados em receber o programa no seu bairro podem ligar para o (24) 2246-9291 e agendar o atendimento dos técnicos da Defesa Civil.

Dados do 2º quadrimestre foram apresentados em audiência pública na sexta

A apresentação da avaliação do cumprimento de metas fiscais do 2º quadrimestre de 2019 feita pela equipe do governo do prefeito em audiência pública na Câmara de Vereadores na sexta-feira (27.09) aponta para um aumento na arrecadação, controle das contas e de despesas com pessoal - e mais investimentos em áreas importantes para a população como Saúde, com maior captação de recursos federais para a ampliação de programas e serviços ofertados à população.  Com R$ 314,6 milhões arrecadados em IPTU, ITBI, ISS e ICMS até agosto de 2019, o município teve um incremento de receita de R$ 20 milhões em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento é ainda mais expressivo, R$ 102,9 milhões – 48,66% - em se comparada a arrecadação do município com o mesmo período de 2016

Chama atenção também o aumento nas transferências de recursos da União para custeio de serviços do Sistema Único de Saúde que registra um aumento de R$ 6 milhões em relação aos repasses feitos pelo governo federal no ano passado. O incremento é ainda maior - R$ 20 milhões a mais em caixa, se comparada a arrecadação de 2016 – um crescimento de 25,64% em três anos.  O balaço do 2º quadrimestre aponta que até agosto a prefeitura investiu na saúde 34,96% do orçamento – mais do que o dobro do previsto na legislação que estabelece mínimo de 15% nos repasses para a área.

Outro ponto positivo apresentado pela secretária de Fazenda, e pelo contador Geral do Município, foi o demonstrativo de controle sobre as despesas com pessoal. A folha de pagamento da prefeitura, que está em 44,16%, - R$ 441.6 milhões, índice que está abaixo de todos os patamares da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que prevê o limite de alerta em 48,60%, prudencial em 51,30% e máximo de 54%.

1.466 atendimentos e 1.244 acordos foram firmados sábado e domingo

Acordos para quitar débitos de IPTU, ISS e taxas em condições especiais – com isenção de juros e multas nos casos de pagamento à vista, além da possibilidade de parcelamento da dívida em até 48 meses - dentro do programa de regularização tributária Fique em Dia, seguem sendo firmados no clube Petropolitano até quinta-feira (03.10). Durante o fim de semana 1.466 atendimentos foram realizados e 1.244 acordos firmados. As equipes estão disponíveis para atendimento sempre de 9h as 16h. O prazo para negociações, que encerraria no domingo (29.09), foi prorrogado para que mais pessoas possam acertar as pendências referentes a tributos municipais de forma rápida, em uma estrutura que conta com 30 guichês e equipe treinada para oferecer as melhores condições de negociação.

Em 28 dias de funcionamento no Petropolitano, 10.343 atendimentos foram realizados e 7.671 acordos foram firmados. Pessoas como o aposentado Aristides Campos, que aproveitou os descontos para regularizar o IPTU atrasado de quatro imóveis. “O atendimento aqui é excelente, muito rápido e eficiente. Todos muito atenciosos desde o momento em que a gente chega, até as negociações. Tudo muito rápido e funcionando muito bem”, elogia.

Nesta segunda-feira (30) - primeiro dia de prorrogação do prazo - 447 contribuintes estiveram no Petropolitano e 369 deles fecharam acordos para acertar dívidas com o município. Um levantamento feito pela Procuradoria aponta que o município tem 25 mil imóveis com débitos de IPTU e 3.858 empresas com pendências de ISS. De acordo com o setor de dívida ativa do município, somados os débitos, o município deixou de arrecadar R$ 660 milhões em tributos.

Os débitos podem ser parcelados em até 4 anos – 48 meses - mas quem opta pelo parcelamento entre 4 e 12 vezes, garante abatimento entre 80% a 50% nos juros e multas. Quem parcela em quatro vezes têm redução de 80% de juros e multas; em seis parcelas, o contribuinte tem 70% de desconto; em oito vezes, a redução é de 60%, e em 12 meses o desconto é 50% de juros e multas. Em todos os casos é aplicada a atualização monetária sobre o débito originário. As negociações devem ter parcelas mínimas de R$ 50, nos casos de pessoas físicas e R$ 100, nos casos de pessoas jurídicas.

 Do montante de R$ 660 milhões que o município tem a receber, R$ 398 milhões são referentes a processos acumulados entre os anos de 2008 e 2017 e já ajuizados em cartório para execução fiscal. “Estes devedores foram convocados por carta a regularizar seus débitos e devem aproveitar a oportunidade para verificar as possibilidades de acordo e acertar as contas com o município”, destaca o procurador Geral do município Sebastião Medici, frisando que ao fim do programa, o município adotará medidas jurídicas mais duras.

“As pessoas precisam estar cientes de que hoje as dívidas não prescrevem mais. A informatização e a implementação de sistemas, agiliza os processos, que com isso não caducam mais. Sendo assim, quem tem dívidas com o município deve aproveitar esta oportunidade que o município está concedendo para regularizar a situação dos tributos municipais”, afirma Medici, destacando que o não pagamento das dívidas pode resultar no bloqueio de contas, penhora de bens e até mesmo o leilão de imóveis do devedor.

Mais um modelo de veículo turístico está sendo avaliado pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) para a substituição às charretes com tração animal. Esse design de automóvel, que é destinado preferencialmente ao uso off road, pode atender a percursos específicos no Centro Histórico e também nos distritos, funcionando dentro dos circuitos ecorurais. A avaliação prática e operacional desta empresa começou nesta segunda-feira (30.09) e segue pelos próximos 15 dias, podendo ser prorrogado a critério da CPTrans.

A substituição do serviço turístico está em fase de avaliação das 12 instituições que se inscreveram no teste de operação. A CPTrans está organizando um calendário para atender a cada uma delas, de acordo com a disponibilidade das empresas. Este é o segundo veículo em funcionamento para o novo modal de transporte turístico. "É um marco no país pelo pioneirismo no novo serviço", destaca o prefeito Bernardo Rossi. 

"Cada empresa tem um perfil diferente de transporte turístico. Vamos fazer a avaliação em todos os veículos e verificar a possibilidade e viabilidade de autorização não apenas no Centro Histórico, mas também nos distritos e nos bairros, de acordo com a demanda de cada localidade", explica Ellen Tardelli, assessora de projetos da PMP.

A empresa tem experiência de 27 anos em serviços turísticos deste tipo. São mais de 30 rotas atendidas na cidade do Rio de Janeiro. “O diferencial do Jeep é ser um veículo sem capota, que permite para o passageiro tirar fotos de qualquer ângulo. Além disso, é um veículo leve, que atende a cidade e também a área rural. Queremos que Petrópolis seja vista de uma outra forma, atendendo tanto os petropolitanos e também os turistas”, disse André Monnerat, presidente da empresa.

Equipes da CPTrans vêm acompanhando o trabalho e vistoriam a adequação do veículo ao pavimento, além de outros itens, como a segurança dos passageiros e a resistência mecânica. "Existe a necessidade de avaliação para que a gente pontue para as empresas as possíveis mudanças nos modelos apresentados", disse o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira.

O fim do uso dos cavalos para tração das charretes foi escolhido por 117 mil pessoas. Após homologação do resultado pelo TSE, a prefeitura decretou a extinção da atividade, em março desse ano. 

O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) – que é o próximo passo da implantação do serviço após a realização dos testes – contempla preferencialmente a utilização da mão de obra dos antigos condutores das vitórias de tração animal, conforme explicado em reunião pública na CPTrans na terça (24). "Vamos elaborar relatórios individuais de cada empresa, de acordo com os testes realizados, para ajustes e correções. Buscamos atender a todos os envolvidos no processo de mudança de modal", completa Luciano.

Iniciativa do Festival de Cinema de Petrópolis 2019

Mais de 120 alunos da rede municipal participaram, na última semana, de avaliação médica e exames específicos na Oftalmo Clínica, durante o projeto Ação Social Visão do Futuro, iniciativa do IV Festival de Cinema de Petrópolis 2019. Através da ação, os alunos participaram de exames e puderam escolher as armações dos óculos que serão doados através do projeto.

Serão beneficiados com a ação alunos das escolas: São Cristóvão, Rosalina Nicolay, Nossa Senhora da Glória, Loteamento Samambaia, Lúcia de Almeida Braga, Nossa Senhora de Fátima e Battaillard. 

A realização do projeto é da Oftalmo Clínica – onde os exames foram realizados - e do Festival de Cinema com os patrocinadores: CMsatisloh, Eddilor, Óticas Carol e Laboratório Protica, com apoio da Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria de Educação e colaboração da Bioinset.

Lucimar Gonçalves, mãe do Kayke Gonçalves Vieira, de 10 anos, aprovou a iniciativa. “Nossa, fiquei muito feliz. Oportunidade para corrigir o grau dos óculos do meu filho. Ele já usa e precisa mudar constantemente de óculos e é caro, por isso essa ação social foi maravilhosa”.

Vale salientar que a IV Edição do Festival de Cinema de Petrópolis vai ocorrer entre os dias 23 e 27 de outubro.

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Outubro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo