Moradores do Vale do Cuiabá receberão uma ação da Secretaria de Assistência Social neste sábado (19.10). Serão oferecidos serviços de cadastramento no CadÚnico, Atendimento Jurídico, corte de cabelo, entre outros. O evento, que será no Condomínio Marília Cápua, na Estrada Ministro salgado Filho, 4.370, acontece entre 9h e 14h. Outro bairro que recebe a equipe da secretaria no mesmo dia é o Alto Independência.

No Vale do Cuiabá serão oferecidos serviços de atendimento jurídico, informações sobre o CadÚnico, aferição de pressão arterial e glicose, avaliação nutricional, emissão de documentos, corte de cabelo e orientações sobre violência doméstica e elaboração de currículo.

Outro bairro que recebe a equipe da secretaria de assistência social é o Alto Independência. Em uma parceria do Governo do Estado, do Detran e Fundação Leão XIII serão oferecidos serviços de emissão de documentos. A Ação conjunta vai acontecer na Escola Municipal Alto Independência, na Rua Leonor Maia,1.670, de 8h às 12h.

Essa é a nona ação social da Secretaria de Assistência social que já percorreu os bairros Pedro do Rio, Caxambu, Comunidade do Alemão, Oswaldo Cruz, Independência, Espírito Santo e também estão programadas ações na região de  Araras, Atílio Mariotti, Duques entre outros. Em 2018 foram realizadas 16 Ações Sociais por vários bairros da cidade. Ao todo, 10 mil pessoas foram atendidas pelos diferentes serviços oferecidos durante os eventos.

Hospital Alcides Carneiro realiza exames de mamografia e ressonância magnética neste sábado, dia 19.

A Campanha do Outubro Rosa, promovida pela prefeitura de Petrópolis, continua. Neste sábado (19.10) é dia de mutirão de exames no Hospital Alcides Carneiro. Serão realizados 30 exames de mamografia e 18 de ressonância. Exames importantes para o diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Consultas e coletas de preventivo, encaminhamento para exames como de mamografia e realização de palestras, com o apoio da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), são algumas das atividades que serão promovidas neste mês.

Dentro da programação da campanha houve ação de conscientização em uma fábrica em Itaipava. Uma equipe da saúde da família, da UBS da Posse promoveu uma manhã de ações educativas para alertar as mulheres sobre a importância da realização do autoexame para diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo o câncer é confirmado, maior as chances de cura da doença.

“Estivemos com as funcionárias da fábrica para levar informações valiosas. Falamos sobre a detecção de câncer de mama, câncer do colo do útero, e reforçamos que nossa equipe está à disposição da população, tanto para orientações quanto para o ingresso nas atividades mensais que temos na unidade”, informa Eliane Quinan, encarregada da Unidade Básica da Saúde/Posse.

Catedral comemora com festa até domingo (20.10)

Petrópolis comemora o Dia de São Pedro de Alcântara, neste sábado (19.10), com uma programação especial. Padroeiro da cidade, as homenagens ao santo vão contar com celebrações, procissão e também com a tradicional festa na igreja, que já faz parte do calendário oficial de eventos do município. A Catedral São Pedro de Alcântara espera receber, desta sexta-feira (18) até domingo (20), mais de cinco mil pessoas. A festa conta com o apoio da prefeitura de Petrópolis.

Quem passar pela principal igreja da Cidade Imperial vai poder contar com barraquinhas com comidas típicas de dois estados do país: Rio Grande do Sul e Minas Gerais. E ainda quatro países: Alemanha, Portugal, Espanha e Itália. Além de uma lanchonete. A praça de alimentação foi montada na área externa do templo, que é também um importante atrativo turístico de Petrópolis. A expectativa é atrair turistas, mas, principalmente, petropolitanos.

“Na programação do Dia de São Pedro de Alcântara estão duas missas: às 8h, Santa Missa, que é a Benção dos Doentes; e às 19h, missa Solene, celebrada pelo Bispo (Dom Gregório Paixão), seguida de procissão”, explica o padre Adenilson Silva Ferreira, que é o Pároco da Catedral, lembrando que a festa continua até domingo e que a procissão vai passar pelas ruas Imperatriz, Tiradentes, Imperador e Raul de Leoni.

Construção em estilo neogótico francês, a Catedral, além da arquitetura preservada, também abriga, no seu interior, o Mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial (Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D’Eu), onde ainda podem ser apreciadas as esculturas de Jean Magrou, Bertozzi, vitrais e pinturas de Carlos Oswald. A igreja fica na Rua São Pedro de Alcântara, 60, Centro. Informações podem ser obtidas pelo Disque Turismo (0800-0241516) e na secretaria paroquial: 24 2242-4300.

A edição especial acontece no domingo (27.10), na Praça da Águia

Para quem gosta de pets, a edição especial do Procão será o lugar ideal para aproveitar o domingo dia 27 de outubro, quando acontece a feira de adoção de animais, das 12h às 18h, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia). O Procão é uma ação solidária de arrecadação de ração, medicamentos e acessórios para animais, realizada pelo Procon Petrópolis, que nesta edição acontece em parceria com Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea), e com a participação confirmada de Ongs e protetores de animais. O feirão é a grande oportunidade para quem deseja ter um bichinho de estimação.

Uma das presenças confirmadas no Feirão é a instituição Pães dos Cães, que estará com cachorros e gatos adultos e filhotes disponíveis para adoção. “Estamos prestigiando o evento, pois é muito importante que a cidade promova este tipo de encontro. É um incentivo para que as pessoas tenham um ponto para ajudarem, tirarem dúvidas e até mesmo adotar um animal”, frisou a proprietária do Pães dos Cães, Elizabeth Patrícia Lage. Outro projeto social que também já tem presença confirmada é a Arca dos Bichos, que também levará bichinhos para o Feirão. “Estamos na expectativa para o Feirão. Acredito que será um evento muito bacana para todos os petropolitanos”, contou a protetora de animais Cláudia Nicodemos.

A Feira conta com espaço com área gastronômica, com foodtrucks e cervejas artesanais, área Kids com muitos brinquedos e diversão para as crianças e um ponto de arrecadação de doação de rações e medicamentos, que serão entregues às instituições cadastradas na ação “Procão”. Quem doar mais de 10Kg de ração ganhará um voucher de banho e tosa para seu bichinho. Serão mais de 40 animais das Ongs Gapa e Dogs Heaven com mais sete protetores, disponíveis para adoção.

Também no domingo (27), acontece na cidade o primeiro Outubro Pet Rosa com uma ampla programação pela manhã, incluindo uma cãominhada. Segundo o coordenador da Cobea, Renato Couto, será um grande evento para os bichinhos da cidade. “Estamos trabalhando por uma causa nobre, que são os animais que precisam de um dono. O Feirão é para toda família, com vários espaços de entretenimento e lazer”, frisou.

Evento ocorrerá de 21 a 27 de outubro

Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, a UFF Petrópolis participará da programação especial na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019. A programação, que será do dia 21 ao dia 27 de outubro contará com palestras, mesas redondas e oficinas. As inscrições poderão ser feitas no site www.agendaacademica.uff.br.

Com 300 alunos matriculados no curso de engenharia de produção, a UFF apresentará, na sede da instituição, localizada no Ciep do Quintandinha, seus programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão.

“Este evento busca promover a integração das iniciativas universitárias com a sociedade através das diversas atividades acadêmicas que cada instituto realiza. A Escola de Engenharia de Petrópolis, por meio da sua comissão organizadora, estará realizando diversas palestras, minicursos, treinamentos, atividades lúdicas e artísticas, mesas redondas que, aos olhos da sociedade local, poderá demonstrar as competências e habilidades dos seus professores e alunos”, explica o diretor da UFF Petrópolis, Anibal Alberto Vilcapoma Ignacio.

Confira a programação:

SEGUNDA FEIRA – 21 DE OUTUBRO

14h - 14:30h Abertura

14h30 - 16h Gestão de processos de negócio - Software Bizzagi

14h30 - 16h Desafio Modelo de Negócios sustentáveis

16h - 17h30min minicurso: Excel 

16h - 17h30min minicurso Elaboração de Artigos

17h - 18h Minicurso de Phyton Victor 35p

TERÇA FEIRA – 22 DE OUTUBRO

09h - 10:30h Mesa Redonda: Bioeconomia

10h30 – 11h30 Oficina: Horta com plantas medicinais

10h30 – 11h30 Gestão de processos de negócio - Software Bizzagi

11h30- 13h Agrotóxicos: Vantagens / Desvantagens e seu impacto para os Consumidores e o Meio Ambiente

13h - 14h30 Almoço

14h30 - 16h A complexidade na gestão de grandes eventos esportivos

16h - 17h Bussines Case - ORANGE

17h30 - 19h Comunicação de Alto impacto

QUARTA FEIRA – 23 DE OUTUBRO

09h – 10h30 Importância da biodiversidade no desenvolvimento de fármacos

10h30 – 11h30 Silhuetas em ação

10h30 – 11h30 Oficina de Bordado: Percurso pelos processos de criar formas a partir de linhas

10h30 – 11h30 Oportunidades de estágio: CIEE e Prefeitura

11h30- 13h Qualidade de vida no ambiente de trabalho: contribuição para o desenvolvimento sustentável

13h - 14h30 Almoço

14h30 - 16h Engenharia de Produção: formação acadêmica e mercado de trabalho

16h - 17h Bussines Case - STONE

17h30 - 19h Primeiros passos na carreira

QUINTA FEIRA – 24 DE OUTUBRO

09h - 10:30h Fenômeno e Essência na Investigação Científica: Reflexões Sobre as Políticas de Saúde Baseadas em Evidências

10h30 – 11h30 Oportunidades de negócios e empregabilidade em Petrópolis

11h30- 13h O mundo da consultoria para a engenharia de produção

13h - 14h30 Almoço

14h30 - 16h Processo produtivo de bebidas

16h - 17h Business Case - Excelência Operacional na fábrica brasileira da Pierre Fabre

17h30 - 19h Mesa Redonda - Engenheiros de Produção

SEXTA FEIRA – 25 DE OUTUBRO

Visitas técnicas – Manhã e tarde

Como se inscrever:

1 - Abra em seu navegador o site da Semana de Ciência e Tecnologia no endereço: www.agendaacademica.uff.br

2 - Na barra superior clique na aba Programação

3 - Selecione a cidade Petrópolis dentre as opções e clique em filtrar

4 - Escola as atividades desejadas e selecione a opção inscreva-se aqui e preencha com seus dados

Desta sexta-feira (18.10) até domingo (20), o Palácio de Cristal recebe uma feira de artesanato com as 12 associações de Petrópolis. Entre as mais diversas peças feitas à mão pelos artesãos, o destaque fica por conta dos produtos temáticos já visando o Natal, com enfeites de todos os tipos. A feira é uma parceria das associações com a Turispetro, que desde a sua criação vem incentivando e fomentando o artesanato na cidade com um calendário de feiras no Palácio e também durante as principais festas do município.

O setor vem crescendo a cada ano e, durante a feira, são reunidos artigos como crochê, tricô, saboaria, confecção artesanal, marcenaria, tapetes, entre outros. Produtos para casa estão entre os preferidos do público. 

Para a presidente da Associação dos Artesãos Cidade Imperial, Regina Caricchio, a expectativa é boa para o movimento neste fim de semana. “Acreditamos que no sábado e no domingo vamos receber muitas pessoas aqui. Muita gente vem visitar o Palácio com a família. Temos uma mesa só com produtos de Natal, reunindo todas as associações. Tem guirlanda, papai Noel, enfeites”, explica.

Desde 2017, a Turispetro vem firmando parcerias com as associações de artesanato. No Palácio de Cristal as feiras acontecem constantemente dentro do atrativo nos meses sem evento. Mas elas também têm presença garantida nas festas do calendário oficial da cidade.

A feira deste fim de semana funciona de 9h às 18h e conta com as associações: ONG Raízes do Ofício, Associação Solidária Serra das Artes, Projeto Social Aprendendo a Brincar, Ideas, Atitude Artesanal, Neilarte Artesãos, Artesanato Petrópolis, Arte em Movimento de Petrópolis, Unidos pela Arte de Petrópolis / Uniarte, Associação dos Artesãos Cidade Imperial e Arte Entre Amigos.

Música, poemas e pesquisas

“A leitura me faz ir onde os meus pés não podem me levar”. A frase identifica todo o trabalho de pesquisa realizado pelos alunos do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio para a programação especial do “Café Literário”, realizado nesta sexta-feira (18.10). Música, bate-papo sobre literatura, criação de poemas e um lanche especial fizeram parte da ação que envolveu os alunos do ensino fundamental II da unidade pública de ensino.

“Nosso objetivo foi o de estimular a leitura e escrita desses alunos. Eles pesquisaram, criaram textos e poemas e tiveram a oportunidade de apresentar as descobertas para os colegas. Estamos montando um novo espaço para sala de leitura, que está ficando lindo, e o Café Literário os preparou para as atividades diferenciadas que realizaremos nesse novo ambiente”, explicou a diretora do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrosio, Marcia Chiote.

A programação contou com apresentação do Coral do Liceu, bate papo sobre a Bienal do Livro, apresentação de poesias do universo feminino, jogral e poemas de Mario Quintana, criação de poesia e apresentação de flauta e violão.

Alunos de duas turmas do 8º ano fizeram, por exemplo, textos poéticos a partir da leitura do livro “Classificados Poéticos” de Roseana Murray.

“Fizemos um trabalho diferenciado com os alunos a partir da leitura do livro. Eles foram incentivados a criar os seus próprios classificados e o resultado foi excelente. Eles ficaram muito animados”, explicou a professora de Língua Portuguesa, Ana Lúcia Alves.

Escritoras brasileiras como Cecília Meirelles também fizeram parte das pesquisas dos alunos. “Alguns jovens desconhecem as escritoras brasileiras e a importância de cada uma delas para a literatura brasileira. Gostei muito de fazer as pesquisas e adorei o evento. Sair da rotina é muito bom também”, disse a aluna Kamile Martins, de 14 anos.

O Coral do Liceu, que já conta com a participação de 15 alunos, também fez duas apresentações durante o evento.

“Importante para os estudantes poderem se apresentar para os colegas. Eles gostam e é uma oportunidade também de convidar outros estudantes a participar do coral. A música é um estimulo e os ajuda, inclusive, a melhorar o rendimento pedagógico”, explicou a professora de música, Mary Rios.

A 10ª edição da Corrida Master de Petrópolis – prova que vale pontos para o ranking municipal – será realizada no próximo domingo (20.10). A largada será às 8h, na Rua Bingen, 50, para um percurso de seis quilômetros. A expectativa dos organizadores é que mais de 300 pessoas participem do evento esportivo. A corrida conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da CPTrans.

Após a largada, os atletas seguem pela Rua Paulino Afonso, entrando na Rua Francisco Manoel e retornando na primeira ponte, pegando as Ruas Carlos Gomes e Bingen, retornando na ponte da Rua Bingen no sentido Centro, retornando ao local de largada. Todo o percurso estará em meia pista para a segurança dos atletas.

O organizador da prova, Hélio Oliveira, corre há mais de 40 anos e destaca a tradição do evento. "Já estamos na 10ª edição e a expectativa é a melhor possível. Vamos oferecer uma estrutura grande, para dar suporte para os atletas e também para as equipes", disse.

Criado no ano passado com o objetivo de aumentar o número de participantes das corridas na cidade, o ranking municipal caiu no gosto dos atletas. A prova será a oitava que contam pontos para os corredores.

Sete provas já foram realizadas dentro do ranking de corrida

Ainda contam pontos para o ranking municipal neste ano a Petrópolis Night Run (26 de outubro) e a WTR Serra do Mar (23 de novembro). As duas provas estão com inscrições abertas.

A Corrida do Shopping Pedro II, Corrida Contra a Fome, Corrida do Trabalhador, Petrópolis-Itaipava, Love Run, FireRun e a XC Run já foram realizadas. O resultado parcial do ranking municipal dos corredores e o calendário esportivo completo, com todos os eventos previstos para Petrópolis neste ano, estão disponíveis no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Bem-estar animal e guarda responsável foram os temas de uma palestra promovida pela Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea) para 50 alunos da Escola Municipal Geraldo Ventura nesta sexta-feira (18.10). A atividade realizada na sede da Prefeitura contou com a participação do oncologista veterinário Bruno Baetas, que falou para os estudantes sobre como identificar os sintomas do câncer nos bichos e as formas de tratamento. A iniciativa é a primeira de uma série de ações que serão realizadas pela Cobea em parceria com o setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiental.

Participaram da palestra estudantes do 6º ao 9º ano da escola, que fica no Meio da Serra. O objetivo deste trabalho da Cobea é reduzir os casos de maus tratos no município no futuro. Neste ano, por exemplo, a coordenadoria recebeu 424 denúncias. "Agradeço o convite e a oportunidade de conversar com as crianças, que são o futuro do nosso país e que podem mudar a realidade, que ainda é a de casos de maus tratos", disse o veterinário Bruno Baetas.

"A gente quer que os jovens disseminem essa informação em casa, com as familiares, e em toda a comunidade, com os amigos e conhecidos. O bem-estar animal é um assunto importante para a sociedade e que deve ser tratado desde a infância. Vamos promover outras ações como essa, com mais escolas”, garantiu Anderson Campos, coordenador de educação ambiental.

Segundo Luciana Carreira, que foi a responsável do colégio por levar as crianças para a palestra, ações como essa modificam a rotina dos alunos e contribuem para um futuro melhor. A escola também já participou de outras ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente dentro do projeto Inteligência Ambiental.

"Nossa comunidade é considerada carente, então acho importante que os nossos jovens tenham acesso a esse tipo de atividade diferenciada como essa. A questão dos animais é algo que está no dia a dia de cada um e eles podem levar isso que aprenderam para dentro de casa. Saio daqui muito satisfeita por esse dia, que foi de grande aprendizado para eles", disse Luciana. 

Ainda neste mês acontecem a edição especial do “Procão” e o 1º Outubro Rosa Pet, ambos no dia 27. Os eventos acontecem em uma parceria da Cobea com o Procon de Petrópolis.

No Dia Nacional de Combate à Sífilis, neste sábado (19.10), a área técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais) ligado à Secretaria de Saúde vai promover um dia de testes rápidos (TR) para diagnóstico da doença. A ação será na Unidade de Saúde da Família do Sargento Boening de 09h às 14h. No mesmo dia, o Centro de Saúde também estará oferecendo os testes 8h às 17h.

O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nos serviços de saúde do SUS. É prático e de fácil execução, e o resultado sai em, no máximo, 30 minutos.

Em 2019 foram diagnosticados em Petrópolis 343 casos de sífilis adquirida, 68 de sífilis congênita e 42 casos de sífilis em gestantes. A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

“O número de casos de sífilis vem crescendo em todo o país, por isso é importante fazer o teste e tratamento adequado. A sífilis tem cura”, reforça Sandra Pinto, encarregada técnica de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde.

Quem perder a oportunidade de realizar o teste rápido no sábado, 19, terá uma nova chance entre os dias 21 e 25 de outubro no Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis que fica na Rua Paulino Afonso, 455, no prédio do Departamento entre 08h e 17h.

A secretária de Educação recebeu na última quinta-feira (17.10) o prêmio “Educador Nota 10”, durante solenidade na Câmara Municipal. O prêmio foi uma indicação do vereador Jamil Sabrá e reconhece professores que se destacam na profissão. Além dela, outros treze profissionais receberam a homenagem.

As obras do Centro Obstétrico não param. A previsão é que até o fim do ano o prédio esteja em funcionamento. Esse é o maior investimento feito no Hospital Alcides Carneiro, desde que foi municipalizado há 28 anos. O hospital terá a primeira grande reforma e ampliação com recursos que somam mais de R$ 20 milhões. Hoje o prefeito esteve no HAC verificando o andamento dos trabalhos. Ele conversou com os pacientes e vistoriou o prédio onde as obras estão em andamento.

O novo Centro Obstétrico contará com quatro salas de parto (pré-parto, parto e pós-parto), além de 20 leitos de acolhimento e observação. 

As melhorias fazem parte do plano estratégico da Secretaria de Saúde que tem, entre suas metas, oferecer melhores estruturas para a realização de partos humanizados. Mensalmente são realizados cerca de 300 partos e atendidos 1.600 pacientes na unidade. Em 2018 foram realizados 3.118 partos.

O programa Prefeitura Presente continua atuando com equipes de serviços em diversos bairros do município e atendeu nesta quinta-feira (17.10) nove bairros com aplicação de asfalto. O prefeito acompanhou as equipes que atuaram no Quitandinha. O trabalho também ocorreu Mosela, Alto da Serra, Caxambu, Independência, Valparaíso, Nogueira, Corrêas e Centro.

Além do tapa-buraco, outros serviços de limpeza (como remoção de entulho e capina), iluminação pública (manutenção e instalação de LED), pintura de meio-fio e sinalização de vias serão reforçados nas comunidades de Petrópolis. A meta é chegar a 150 homens trabalhando nos bairros, somando ao que já é feito diariamente pela Comdep, além das secretarias de Obras e de Serviços e CPTrans.

Pedras Brancas (Mosela), Rua Teresa (em frente ao BNH) e Dom João Braga (Alto da Serra), Bartolomeu Sodré (Caxambu), Ângelo João Brand e Cacilda Becker (Independência), Estrada Mineira (Corrêas), Rodolpho Bruno (Nogueira), Montecaseros, Koeler e Cel. Veiga (Centro), Av. Portugal (Valparaíso), Rua Ceará e Rua Mato Grosso (Quitandinha) são as ruas que receberam o trabalho nesta quinta-feira.

“Esse é um serviço que precisar ter mesmo em todos os lugares, vai dar uma ajuda muito boa para todos os motoristas. É bom demais ver esse cuidado que estamos recebendo”, afirmou o aposentado Paulo Roberto, morador do Quitandinha.

A Comdep mobilizou equipes para fazer remoção de entulho no Quitandinha, Valparaíso, Caxambu, Taquara, Castelo São Manoel e Centro.

Ainda houve capina e roçada em Duarte da Silveira, Castelânea, Samambaia, Valparaíso, Moinho Preto, Quitandinha, São Sebastião, Dr. Thouzet, Centenário, Taquara e Cuiabá.

A Secretaria de Obras promoveu desobstrução de ralos no Vale do Carangola. E a manutenção de iluminação pública ocorreu em Itaipava.

 

As obras na EM Jandira Bordignon estão a todo vapor: a obra está 90% concluída e o prédio deverá ser entregue neste ano, com 12 salas, acessibilidade em todos os andares e quadra poliesportiva. No novo prédio, a capacidade de atendimento poderá aumentar de 400 para 700 alunos matriculados do 4º período da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental.

Vale salientar que a obra foi abandonada em 2016 e retomada em março de 2018. 

A obra está na fase final de pintura, colocação de piso na quadra e forro nas salas de aula.

Vale lembrar que a precariedade do prédio ocasionou, em 2015, a transferência de todos os alunos para duas casas alugadas nas redondezas. A unidade, com infiltrações, goteiras, mofo e vazamentos, passou anos sem manutenção até que teve o prédio desativado. Neste ano, a Secretaria de Educação transferiu o atendimento dos alunos matriculados do 4º período da educação infantil até o 5º ano para o Ciep Santos Dumont, no Independência. Os alunos do 6º ao 9º ano estão sendo atendidos em um imóvel na Rua São Paulo.

Carla Nogueira, mãe das gêmeas Julia e Giovana, participou de uma visita realizada nesta quinta-feira (17.10) na obra, junto com a equipe técnica da Secretaria de Educação e a direção da EM Jandira Bordignon. Ela aprovou o novo prédio: “Está ficando ótimo. Está com cara de escola, a pintura deu uma vida ao espaço. Está realmente muito bonito”.

A prefeitura entregou 57 troféus e 3,1 mil medalhas na cerimônia de encerramento do Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups) nesta quinta-feira (17.10). O evento foi realizado no Teatro Mecanizado do Palácio Quitandinha e contou com a participação de representantes das 50 escolas inscritas na competição. Neste ano, os jogos proporcionaram para os estudantes mais de 350 horas de atividades físicas em 836 partidas, somando todas as oito modalidades. O Colégio São Tomás de Aquino, pelo quarto ano consecutivo, conquistou o troféu de campeão geral do Jeups.

Em 2016, só 19 escolas participaram dos jogos. Em 2017 foram 41 e no ano passado 44. Neste ano,  um número histórico com a inscrição de 50 escolas. Dessa forma, mais estudantes também estão participando.

Ferramenta importante na integração entre os alunos, o Jeups reuniu escolas da rede municipal, estadual, federal e particular. As modalidades em disputa foram oito, sendo cinco coletivas: futebol de campo, futsal, handebol, basquete e vôlei; e três individuais: tênis de mesa, xadrez e judô. O atletismo não foi realizado por causa da chuva na semana em que a competição seria realizada.

"O esporte é importante no desenvolvimento psicomotor e cognitivo das crianças", explica o professor do Colégio Metodista, Tiago Coutinho. "O Jeups cresceu, está sendo disputado em duas fases, proporcionando ainda mais atividades para os alunos", acrescentou.

O objetivo da prefeitura é aumentar a participação de colégios e de alunos, proporcionando mais atividades físicas para os estudantes da cidade.

Campeão geral pela quarta vez consecutiva, o Colégio São Tomás de Aquino conquistou 21 troféus. O diretor administrativo da escola, Henrique Zanatta, disse que a escola prioriza o ensino, mas também investe nas atividades oferecidas no contra turno das aulas. Apesar do resultado positivo em 2019, ele quer mais para o próximo ano.

"As nossas equipes precisam sempre treinar e se aprimorar para melhorar ainda mais o rendimento no Jeups, que está cada vez mais bem organizado. Estamos muito felizes com o resultado, mas sabemos da responsabilidade que é manter o título de campeão geral. Vamos investir para que no ano que vem o nosso desempenho seja ainda melhor", afirmou Henrique.

 

Falta pouco para que os petropolitanos possam contar com mais um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O ponto avançado será instalado no prédio da antiga farmácia do HAC e vai facilitar o acesso da população aos serviços da Secretaria.

Além de ficar mais perto dos pacientes atendidos no HAC, a ideia é aumentar o atendimento do Programa Criança Feliz. O projeto do governo federal foi implementado em 2018 e já tem 600 famílias cadastradas em Petrópolis. O programa tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil na primeira infância (crianças de 0 a 3 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. Semanalmente um funcionário da SAS faz visitas domiciliares desenvolvendo ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. Os inscritos no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) também são acompanhados até os 6 anos de idade.

As adaptações necessárias para abrigar o CRAS já foram feitas. As obras já estão em fase de finalização. O novo espaço vai contar com um funcionário administrativo e um técnico em psicologia ou em assistência social que farão o atendimento de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 15h, no mesmo horário de funcionamento do ambulatório do Hospital Alcides Carneiro.

 

Em todo o Brasil será realizado o Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado, dia 19. Esse é um dia de intensificação de atendimento para imunização do primeiro público-alvo da campanha nacional que começou no dia 07 de outubro. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade devem se vacinar. O objetivo da campanha é realizar a vacinação de rotina prevista no calendário básico.

Só em outubro, 357 doses da vacina foram aplicadas em crianças de 6 meses a menos de  5 anos. No grupo de crianças de 1 ano de idade, 99,34% já receberam a vacina, atendendo a meta do Ministério da Saúde. É importante que os pais levem os seus filhos com a caderneta de vacinação.

"É a mesma vacina. Faremos a dose que for necessária. Pode ser a dose zero dos bebês, a primeira ou a segunda dose da criança. Desde que dentro desta faixa etária. É indispensável a caderneta de vacinação", reforça Simone Sisnando, coordenadora de imunização do município.

Veja a lista de unidades em funcionamento no dia D de vacinação:

CENTRO DE SAÚDE

UBS MORIN

PSF ALTO DA SERRA

PSF SAO SEBASTIÃO

UBS ALTO INDEPENDENCIA

UBS QUITANDINHA

AMBULATORIO ESCOLA

UBS ITAMARATI

HOSPITAL ALCIDES CARNEIRO

UBS RETIRO

UBS MOSELA

PALACIO ITABORAI/FIOCRUZ

UBS ITAIPAVA

UBS ARARAS

UBS PEDRO DO RIO

PSF POSSE

*As unidades farão o atendimento entre 8h e 17h.

 

A Guarda Civil e a Polícia Militar realizaram nesta quinta-feira (17.10) mais uma edição da operação “Lugar de criança e adolescente é na escola”. A atuação conjunta ocorreu em Itaipava, Araras e Pedro do Rio. A ação é um complemento do que é feito pela Ronda Escolar e pela Pamesp Escolar (Patrulhamento Motorizado Especial Escolar) com foco em locais longe do perímetro das unidades de ensino.

Nesta quinta, as equipes passaram pelo centro de Araras, pelo Terminal de Itaipava e ainda estiveram próximo da Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues. O canil da Guarda deu apoio à operação, que mobilizou 10 agentes no total.

 “Foi muito importante poder ter o contato com alunos no Terminal e explicar o nosso trabalho, houve um impacto grande em um grupo de adolescentes que estavam lá no final do turno da manhã e também voltamos no fim do turno da tarde”, explicou a coordenadora da Ronda Escolar e subcomandante da Guarda, Cláudia da Conceição, que coordenou a operação.

Um dos objetivos da ação é evitar que os jovens se exponham a situações de vulnerabilidade por ficarem fora de casa e fiquem longe de bebidas alcoólicas, por exemplo. Desde setembro, este é a terceira vez que a operação foi realizada – antes, ela aconteceu na região do Alto da Serra e Cel. Veiga e também entre Corrêas, Cascatinha e Itamarati.

Na Ronda Escolar, os agentes fazem visitas preventivas, realizando palestras de conscientização, e atendendo eventuais ocorrências relatadas pelos colégios. Já na operação ‘Lugar de criança e adolescente é na escola’, as abordagens são feitas a jovens que estão fora do perímetro escolar, muitas vezes uniformizados. É verificado se esse aluno não está em horário de aula e, principalmente, é feito o alerta sobre os riscos à segurança deles. E se for necessário, os pais são acionados para que esse adolescente seja entregue aos responsáveis.

Mais um grupo de servidores da rede pública poderá participar do ciclo de formação “Práticas de avaliação pedagógica”. Os encontros ocorrerão em outubro e novembro e são direcionados aos professores e orientadores que atuam no 4º ano do ensino fundamental. As inscrições poderão ser feitas até o dia 24 de outubro.

 As formações são essenciais para atualização dos conhecimentos e troca de experiências. Desde 2017, mais de 100 formações já foram realizadas com servidores que atuam em várias funções, justamente para auxiliar esses profissionais que são tão importantes no trabalho que é realizado na rede municipal de Educação.

A formação está dividida em dois grupos, que participarão de três encontros, cada grupo. O “grupo 1” se reunirá nos dias: 30/10, 06/11 e 13/11 das 14h às 16h. Já o “grupo 2” nos dias: 31/10, 07/11 e 14/11, das 10h às 12h. Os encontros serão na Casa da Educação Visconde de Mauá.

As inscrições deverão ser realizadas pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 24 de outubro.

Fortalecer a compaixão e o respeito pelos bichos, além da guarda responsável. Estes são os objetivos de uma palestra sobre bem-estar animal que será promovida pela Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea) nesta sexta-feira (18.10). A atividade será realizada na Casa dos Conselhos, às 9h, para mais de 50 estudantes da Escola Municipal Geraldo Ventura. A aula é a primeira de uma série de ações promovidas pela Cobea em parceria com o setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiental.

Segundo o coordenador da Cobea, o trabalho realizado em sala de aula vai trazer reflexos no futuro da cidade: o objetivo é reduzir os casos de maus tratos no município. Neste ano, por exemplo, a Cobea recebeu 424 denúncias. 

Na maioria das vezes, os casos de maus-tratos são resolvidos com a orientação, sem que seja necessário punir ou multar o dono do animal.

A gestão segue avançando nas políticas públicas para animais em Petrópolis. Recentemente, foi sancionada  a lei que proíbe o uso e a comercialização de coleiras de choque e as cirurgias de fins estéticos, além da criação o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, o COMUPA, entre diversas outras ações.

Ainda neste mês acontecem a edição especial do “Procão” e o 1º Outubro Rosa Pet, ambos no dia 27. Os eventos acontecem em uma parceria da Cobea com o Procon de Petrópolis.

Meio Ambiente envolveu mais de três mil alunos em ações nas escolas

A parceria com o setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente vai permitir que a Cobea amplie as ações na escola. Desde o início deste trabalho, em 2017, a pasta envolveu mais de três mil alunos da rede municipal em atividades diversas, como palestra e plantio de árvores.

 

Representantes de secretarias municipais e de órgãos de segurança pública e Corpo de Bombeiros se reuniram na tarde desta quarta-feira (16.10) para acertar os últimos detalhes do Natal Imperial. A festa, que acontece de 14 de novembro a 12 de janeiro, com decoração pelos quatro cantos da cidade e programação especial, vai contar com um grande show do padre Fábio de Melo, no feriado do dia 15 de novembro -  que deverá concentrar o maior público. Este é um dos principais eventos do município, só no ano passado a festa reuniu mais de 450 mil pessoas, com R$ 300 milhões injetados na economia.

A expectativa é de que a montagem desta edição do Natal Imperial comece já na próxima semana.

Além do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Turismo, Polícia Militar, Guarda Civil, Samu, além da CPTrans, Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Secretaria de Serviços e Ordem Pública, também participaram do encontro que tratou, principalmente, do planejamento para evitar transtornos aos petropolitanos e turistas e ainda garantir a segurança.

Além da apresentação do padre Fábio de Melo, cujo local será divulgado nos próximos dias, o Natal Imperial vai contar com atrações no Palácio de Cristal, Praça da Liberdade, Rua 16 de Março, entre outros locais. A novidade este ano é a expansão da iluminação e decoração, que chegará mais intensa nos bairros,um pedido de comerciantes e moradores. A festa estará com 40% a mais de enfeites em relação à edição anterior. Grandes árvores de Natal serão instaladas nas comunidades e também na Praça da Liberdade e Palácio de Cristal.

 

As obras da construção da Sala Lilás já estão em fase final. O espaço que fica no Instituto Médico Legal (IML), em Corrêas, será inaugurado na primeira quinzena de novembro, e é a primeira Sala Lilás do interior do Rio de Janeiro, sendo a terceira do país. O novo setor será voltado para o atendimento às mulheres vítimas de violência, com espaço reservado e profissionais especializados. Nesta semana, a secretária de Saúde; a coordenadora do Gabinete da Cidadania; a desembargadora Sueli Lopes Magalhães; a representante do Projeto Rio Solidário, Roberta Rosa dos Santos Gomes; além de técnicos da Secretaria de Saúde fizeram uma vistoria nas obras e organizaram os últimos preparativos para a inauguração.

A Sala Lilás tem a finalidade de preservar as vítimas de violência. No local será feito acompanhamento com psicóloga, assistente social, enfermeira e perito. A sala também oferecerá ambiente especializado para o atendimento de crianças vítimas de violência ou que estejam com as mães agredidas.

Em sua sétima edição, o Festival de Esquetes de Petrópolis é um dos projetos financiados pelo Fundo Municipal de Cultura através do edital de seleção de projetos lançado em maio pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes. O evento, que vai até domingo (20.10), reúne oficinas, workshops e apresentações teatrais que acontecem, principalmente, no Centro de Cultura Raul de Leoni. No total, 20 grupos participam da mostra, inclusive vindos de outras cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Macaé, Cabo Frio e Niterói. Toda a programação é gratuita.

Além de destacar os grupos teatrais de Petrópolis e de fora, o festival tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre profissionais e estudantes do segmento artístico. Este ano, o evento presta uma homenagem à atriz Monah Delacy, que dá nome ao prêmio do juri popular.

“Com o edital a gente pode tornar realidade esses projetos. Com o fomento dele, a gente consegue trazer pessoas de relevância no teatro, como estamos trazendo. É muito importante, pra nós artistas, podermos fazer um projeto de qualidade. Temos 20 companhias vindas de fora da cidade e todos ficam hospedados aqui”, explica Rodolfo Medeiros, organizador do festival.

A iniciativa é da Foco Produções e os trabalhos apresentados na mostra serão homenageados com prêmios nas categorias de melhor ator e atriz, texto original, figurino e cenário, além da escolhida pelo público. “A expectativa é a melhor possível, estamos tendo casa cheia, com teatro lotado. Temos espetáculos maravilhosos”, completa Rodolfo, lembrando que mais informações podem ser obtidas na página do Facebook do evento: https://www.facebook.com/Feespe-Festival-de-Esquetes-de-Petr%C3%B3polis-195518730575006/

A 7ª edição do Festival de Esquetes de Petrópolis é um dos 20 projetos selecionados no primeiro edital lançado em 2019, um investimento de R$ 320 mil para os mais diversos segmentos, como música, dança, artes plásticas, entre outros.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 10h às 18h, na Superintendência de Cultura do IMCE, que fica na Praça Visconde de Mauá, 305, no Centro, até o dia 31 de outubro. Interessados podem consultar o edital, que está disponível no site da prefeitura (http://www.petropolis.rj.gov.br/), no campo “licitações”, concurso nº2.

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Outubro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo