Contando mais de 700 inscritos, a etapa em Petrópolis da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) foi aprovada pelos atletas que vieram de 12 Estados do país para competirem no município. Foram disputadas 31 categorias – entre amadoras e profissionais – movimentando a economia da cidade, contando com a presença de mais de 5 mil pessoas no Vale do Cuiabá durante os dois dias de evento. Inédita em Petrópolis, a prova abriu o calendário nacional e contou com o apoio da prefeitura, que acredita no potencial da modalidade em trazer turistas para o município e investe desde o início da gestão no fomento a esse esporte.

Os amantes do Mountain Bike foram ao delírio com o dono da casa, Henrique Avancini, que venceu a categoria Super Elite masculina no tipo Short Track (XCC) e também no Cross-Country Olímpico (XCO). A atleta Jaqueline Mourão também se destacou, vencendo entre as mulheres também nas duas modalidades. Os dois somaram 60 pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI) com a prova de XCO que é classificada como Classe 3 pela instituição.

Além da Super Elite, atletas sub-15, 17, 60, 65, Over 65 e PNE pedalaram no circuito que levou o nome de Henrique Avancini. Enquanto isso, na pista de Test Ride, os novatos da mirim também sentiram a emoção do Mountain Bike. O evento deu sequência no percurso principal com a sub-40, 45, 50, 55. A categoria Júnior Masculina e Feminina, Sub-30 e 35 também apertaram o pedal antes da largada da categoria principal. O resultado completo está no site oficial do evento (www.cimtb.com.br).

Márcio Ravelli, atleta natural de Itu (SP) e que já foi 12 vezes campeão brasileiro, foi só elogios para a etapa em Petrópolis. Ele destacou a beleza da cidade e a qualidade do percurso. “O pessoal está de parabéns pela organização. A cidade é muito acolhedora, esse local respira mountain bike. O público é maravilhoso e foi bastante receptivo. Espero mais competições aqui em Petrópolis”, disse Márcio, vencedor na categoria sub-50.

Kilder de Melo, atleta de Ouro Preto (MG), destacou que o percurso em Petrópolis exige bastante dos atletas. “O local é muito montanhoso e exige muita técnica de todos os atletas. São grandes pilotos que criaram o espaço, a gente acaba se superando para conquistar os resultados. É interessante que o município celeiros de grandes atletas receba eventos assim”, disse Kilder, que conquistou o título na sub-40.

Petrópolis foi escolhida para abrir a temporada da CIMTB, aproveitando o bom momento e a força do nome do atleta brasileiro para impulsionar os fãs e aumentar o número de apoiadores.

A próxima etapa da CIMTB acontece na cidade de Araxá (MG) entre os dias 25 e 28 de abril. Ainda neste ano, a Copa Internacional será realizada em Ouro Preto (MG) e em Congonhas (MG).

O Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) contribuiu na investigação que prendeu três pessoas acusadas de aplicar o golpe da “saidinha de banco” em Itaipava. As imagens de duas câmeras ajudaram a identificar o veículo utilizado pela quadrilha, o que permitiu o avanço no trabalho que levou a 106ª Delegacia de Polícia a cumprir os mandados de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal.

Há cerca de um mês, policiais da 106ª DP receberam a informação sobre o modelo e cor do carro utilizado pela quadrilha. As imagens das câmeras conseguiram confirmar a identificação do veículo e a movimentação no dia e horário aproximado de uma das denúncias do golpe.

A quadrilha abordava idosos depois que as vítimas realizam saques em bancos. O bando simulava ter perdido objetos pessoais nas agências e pediam que os idosos voltassem ao local para ajudar a recuperar esses pertences – até ofereciam recompensas. Enquanto isso, tomariam conta dos objetos pessoais das vítimas. Porém, quando elas entravam na agência, os criminosos fugiam com o dinheiro que havia sido sacado.

De acordo com a 106ª DP, a quadrilha é de Nilópolis e já havia feito vítimas em outras cidades do interior do estado. Duas mulheres, de 53 e 54 anos, e um homem de 57 foram presos com a apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-040 quando vinham para Petrópolis. Eles vão responder por estelionato e associação criminosa. O homem também tinha outro mandado de prisão expedido pela Comarca de Duque de Caxias, onde foi condenado também por estelionato. Um quarto integrante da quadrilha está sendo procurado.

O carro identificado com as imagens do Ciop foi apreendido com sinais de adulteração. Nele foram encontrados cartões de bancos de vítimas, depósitos falsos e documentos utilizados para a prática do golpe.

O Ciop conta com 56 câmeras espalhadas em 46 locais diferentes é utilizada tanto por forças de segurança – Guarda Civil, Polícia Militar e delegacias –, quanto pela CPTrans, Defesa Civil e Bombeiros. Apenas no ano passado, as imagens ajudaram na prisão quadrilhas responsáveis por assaltos a residências em Itaipava e Pedro do Rio, a um estabelecimento comercial no Retiro, a postos de gasolinas na cidade e também para recuperar um veículo roubado na Cel. Veiga. Também ajudou a descobrir três falsas comunicações de crimes (casos de estelionatos).

Em fevereiro, o monitoramento contribuiu para a prisão de um suspeito por assalto a uma joalheria e outros dois homens também por assalto a um bar, ambos no Centro. Além disso, ajudou a localizar o acusado por disparar um tiro em um ônibus.

A Prefeitura realiza o Dia D contra a Dengue, Chickungunya e Zika nesta sexta-feira (15.03). Durante todo o dia, 50 agentes da Coordenadoria da Vigilância Ambiental farão um trabalho de conscientização e prevenção pela cidade. Serão realizadas panfletagens pelas ruas e nos terminais de transporte público, além de atuação direta nos bairros de maior registro de casos suspeitos, como Meio da Serra, Vila Rica e Madame Machado.Petrópolis acompanha o crescimento de casos confirmados de chickungunya.  Este ano, o município contabilizou 18 registros enquanto que em 2018 foram notificados apenas seis casos.

O Dia D contra as arboviroses, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, contará ainda com a intensificação da vacina contra a febre amarela. Na sexta-feira,14 unidades de vacinação estarão com os estoques reforçados para o atendimento de quem ainda não recebeu a dose. Petrópolis tem uma cobertura de 86% de população imunizada, o que representa 256.248 pessoas.

O combate a dengue, chickungunya e zika é feita de forma rotineira pela cidade. Os agentes da Vigilância Ambiental realizam trabalho de vistoria nos bairros e residências para a prevenção e combate ao surgimento de focos de larva do mosquito transmissor de doenças. Quando há um caso suspeito os agentes atuam diretamente na região e residência da pessoa.Em 2019 foram realizadas, até o momento, 26.320 visitas a residências e confirmados 5 casos de dengue e 28 de chickungunya.

Durante a atuação de prevenção, os agentes identificaram focos dos mosquitos nos bairros de Cascatinha, Boa Vista, Carangola, Roseiral, Corrêas, Itaipava, Independência, Vila Felipe, Siméria, Valparaíso, Provisória, Nogueira, Bonsucesso, Alcobacinha, Quissamã, Morin, Alto da Serra, Retiro, Mosela, Madame Machado, Vila Rica, Pedro do Rio e Posse.

Em 2018 foram confirmados sete casos de dengue, seis de chickungunya e nenhum de zika. Em 2017 foram 49 casos de dengue, dois de zika e quatro de chickungunya. No município, nos últimos três anos, até o momento, não foram registrados óbitos na cidade em decorrência da dengue.

Entre as orientações repassadas para a população estão o cuidado em manter os reservatórios de água vedados, evitar o acúmulo de água limpa, como em pratos de planta, garrafas, pneus e manutenção rotineira das residência para verificação de possíveis focos.

Unidades com salas de vacinação contra a febre amarela:

PSF Alto da Serra - Rua Teresa, 2024, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Posse - Estr. União Indústria, n.º 33.530, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF São Sebastião - Rua São Sebastião, nº 625, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Alto Independência - Rua José Lino s/nº, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

UBS Morin - Rua Pedro Ivo, n.º 81, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

UBS Mosela - Rua Mosela, 744, com horário de funcionamento das 8h às 20h.

UBS Itaipava - Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

UBS Pedro do Rio - Estr. União Indústria, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

UBS Quitandinha - Rua General Rondon, nº 400 e 490, com horário de funcionamento das 8h às 20h.

UBS Retiro - Av. Barão do Rio Branco, 3027(ao lado da 105ª DP, com horário de funcionamento das 8h às 20h.

Centro de Saúde Coletiva - Rua Santos Dumond, 100, com horário de funcionamento das 8h às 20h.

Centro de Saúde Itamarati - Rua Bernardo Proença, n.º 32, com horário de funcionamento das 8h às 20h.

Ambulatório Escola - Rua HivioNaliato, 899, Cascatinha, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

Hospital Alcides Carneiro - Rua Vigário Correa, 1345 – Corrêas, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

Comove, sensibiliza e desperta sentimentos. Essas são algumas das características da poesia – gênero que teve início no Brasil no século XVI e marcou na história nomes de escritores como Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes e Vinícius de Moraes. Para estimular o interesse pelo gênero e mostrar o quanto a escrita livre pode ser prazerosa, a Casa da Educação começará este mês um novo projeto: o Clube dos Jovens Escritores. Os encontros ocorrerão às quartas-feiras, das 9h às 11h e a das 14h às 16h, na Casa da Educação Visconde de Mauá e serão direcionados para os alunos do ensino fundamental – do 5º ao 9º ano, matriculados nas escolas da rede municipal. As escolas já podem agendar a participação através do telefone: 2246- 8659.

A rede municipal de Educação em Petrópolis conta com o reforço de polos de ensino que oferecem atividades extracurriculares para os alunos e a Casa da Educação. Nesse ano, aproximadamente mil alunos estão participando das oficinas e cursos na Casa.

Os encontros serão ministrados pela professora e psicóloga Cristina de Vasconcellos Scudeze Einsfeld. “O saber do ler e escrever convencionalmente depende de um conjunto de fatores, um deles é a metodologia adotada pelo professor. O contato com a poesia, além de oportunizar ao aluno a capacidade de desenvolver a leitura, a escrita e a oralidade, abrirá espaço para a vivência de diversas emoções, tornando-os um ser humano sensível e hábil nas diversas situações cotidianas”, explica a professora.

Mais de 200 crianças entre 4 e 12 anos poderão ser beneficiadas pela Campanha Páscoa Solidária do Procon Petrópolis. O órgão de defesa do consumidor começa nesta segunda-feira (11.03) a receber ovos de Páscoa para as crianças da Escola Paroquial Carlos Demiá. A iniciativa faz parte da vertente social do Procon que, nesta ação, deverá levar uma Páscoa mais feliz para os alunos da instituição de ensino.

As doações podem ser feitas em qualquer uma das duas unidades do órgão: no Centro, na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, ao lado da Câmara e, em Itaipava, na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. O recebimento será feito até 14 de abril e a entrega pela equipe do Procon está marcada para o dia 17 na própria escola.

“Foi uma notícia recebida com muita alegria para todos da escola. Lidamos com crianças de famílias muito humildes e tenho certeza que, ao receber um ovo de Páscoa, a data será muito especial para eles”, destacou a diretora da Carlos Demiá, Maria de Lourdes Gantzel de Azevedo.

Para manter uma uniformidade nas doações e, consequentemente, garantir que as crianças sejam agraciadas com os ovos de maneiro similar, o Procon está solicitando que sejam doados essencialmente ovos de Páscoa, entre 250 e 400g, podendo ser, também, ‘ovo de colher’. Também é solicitado que sejam doados ovos de qualidade, garantindo que as crianças tenham uma Páscoa mais feliz.

Traços e palavras para como forma de incentivo ao esporte: a etapa em Petrópolis da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) promoveu um concurso de desenho e outro de redação para os alunos da Escola Municipal Santa Terezinha, em Araras, e da Escola Santo Antônio/Padre Quinha, do Vale do Cuiabá. Ao todo, mais de 300 alunos concorreram aos prêmios elaborando os trabalhos com o tema “Eu e minha bicicleta”. Talita Oliveira foi a vencedora no desenho e na redação, Samantha Klein dos Santos.

As duas vencedoras são da Escola Municipal Santa Terezinha. Segundo a diretora da instituição, Mauriaurea Albuquerque, foi uma boa oportunidade para os estudantes trabalharem a criatividade, além de ser uma forma de incentivar o esporte. Os alunos do terceiro até o nono ano da escola inscreveram trabalhos para concorrer as bicicletas. 

“É um presente participar desde concurso, porque tudo que tem para motivá-los é maravilhoso e estar aqui é um sonho, uma conquista. Eles precisam acreditar que podem e que são capazes e esta é uma ótima oportunidade”, disse Mauriaurea.

O concurso de redação e desenho da CIMTB tem o objetivo de estimular a criatividade da criançada e disseminar os benefícios da bike para mobilidade, esporte e lazer. Segundo o organizador da prova, Rogério Bernardes, com esse trabalho de fomento, novos amantes do ciclismo podem surgir.

“Petrópolis tem um grande campeão, que é o Henrique Avancini, além de locais para treinamentos, o que vai ajudar no desenvolvimento do Mountain Bike. É importante o trabalho com os jovens, para que estejam inseridos no contexto do esporte, desenvolvendo o gosto pela modalidade”, disse.

Os candidatos que participaram da prova do processo seletivo para estagiários da Prefeitura, no último dia 24, poderão conferir o resultado final, na segunda-feira (18.03), no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br. O processo, que está na fase de correção das provas, acontece em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), e foi realizado em oito unidades escolares do município. Estão disponíveis 195 vagas, sendo 14 para pessoas com deficiência.O processo contou com 1.172 candidatos entre Ensino Superior e Médio.

O candidato que for aprovado terá auxilio transporte, bolsa auxilio e contrato de um ano, podendo ser prorrogado.  A prova objetiva teve 30 questões, sendo 10 de língua portuguesa; 5 de matemática; 5 de informática; 5 de ética e comportamento no trabalho e 5 questões de história e geografia de Petrópolis. Para aprovação, o candidato deverá fazer 50 pontos.

A bolsa auxilio dos estagiários foi reajustada em janeiro deste ano – Ensino Médio em 47,27%; Ensino Superior em 63% para alunos que estão no início do curso e 78,76% de reajuste para alunos que estejam cursando do meio para o final do curso.

Os candidatos aprovados deverão levar os documentos (a relação foi informada individualmente no dia da prova) no CIEE -Av. Dom Pedro I, 374 - Centro, a partir do dia 4 de abril até o dia 7 de maio.

O Balcão de Empregos da Prefeitura, administrado pelo – Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem 12 vagas disponíveis nessa semana. Os candidatos devem cadastrar os seus currículos na prefeitura pelo site www.petropolis.rj.gov.br. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2233-8113.

Vale destacar que o balcão de empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O Detra fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846. Confira as oportunidades:

Analista de suporte - 1 vaga - ambos os sexos - Ensino médio completo, inglês básico, CNH categoria B e disponibilidade para viajar, além de experiência em atendimento presencial e remoto a clientes.

Garçom - 3 vagas - sexo masculino - Ensino médio completo e experiência comprovada

Motorista - 1 vaga - sexo masculino - Ensino fundamental, CNH categoria D e experiência

Operador de empilhadeira - 2 vagas - sexo masculino - Ensino fundamental completo, curso na área e experiência

Porteiro - 2 vagas - sexo masculino - Experiência comprovada

Vendedor - 2 vagas - sexo masculino - Ensino médio completo, experiência em prospecção e abertura de novos clientes com visitas presenciais. Desejável experiência em áreas relacionadas a construção civil.

Além dessas foi cadastrada uma vaga para portadores de necessidades especiais. O cargo é para auxiliar de logística, sexo masculino. Para concorrer é necessário ter ensino médio completo e laudo atualizado.

A aula inaugural do núcleo Agita Petrópolis, no Centro, acontece nesta terça-feira (12.03) no Centro de Cultural Raul de Leoni, de 8 às 9h. A turma vai atender até 30 pessoas com ginástica, alongamento e dança, em uma sala no Centro de Cultura Raul de Leoni, as terças e quintas-feiras. Os interessados em participar podem fazer a inscrição na sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no próprio Centro de Cultura, na Praça Visconde de Mauá, no Centro, ou fazer contato com a unidade pelo telefone: (24) 2233-1218.

Com a inserção das atividades no Centro, o Agita Petrópolis continua sendo ampliado pelo governo municipal. Neste ano, os bairros Contorno, Cascatinha e Pedras Brancas também ganharam turmas com atividades físicas gratuitas. São cerca de 1.300 pessoas atendidas regularmente em 15 localidades da cidade, proporcionando mais saúde e qualidade de vida.

O programa oferece de maneira gratuita aulas de ginástica, alongamento ou dança no Vila Rica, Bairro da Glória, Caxambu, São Sebastião, Alto da Serra, Retiro, Bataillard, Oswaldo Cruz e Madame Machado. No Meio da Serra e no Pedras Brancas são turmas de futsal, e no Siméria e Contorno de futebol society. Na Estrada da Saudade, o basquete e o vôlei acontecem na Fábrica do Saber.

Além disso, o governo municipal também mantém parcerias com projetos sociais e trabalha de maneira integrada entre as pastas, oferecendo diversas modalidades esportivas nos PSFs, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais. Os interessados em participar das atividades podem entrar em contato com a Superintendência de Esportes e Lazer.

Professores da rede municipal de Educação ainda podem se inscrever para o seminário "Corpo e Movimento: Diálogos Intersetoriais" que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de março. A iniciativa, da Secretaria de Educação em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, tem como objetivo mostrar o quanto a pratica de esportes pode ser uma aliada no desenvolvimento dos alunos que se enquadram na modalidade de atendimento educacional especializado. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 2246-8656 ou 2246-8912.

Durante as aulas os profissionais terão a oportunidade de conhecer as particularidades das atividades que podem ser praticadas com esses alunos e que têm reflexo positivo no sistema ensino-aprendizagem.

A abertura do seminário ocorrerá na quarta-feira (13.03)na Fiocruz. O credenciamento começará às 8h e a abertura será às 9h. A mesa redonda “Diálogos Intersetoriais” vai ocorrer as 9h30 e terá como foco a divulgação dos programas municipais que atendem o público da educação especial como Centro de Referência em Educação Inclusiva João Pedro de Souza Rosa e o projeto de natação especial que ocorre na EM Monsenhor João de Deus Rodrigues. A mesa também contará com a participação de profissionais da Secretaria de Saúde e da Coordenadoria de Esporte que falarão sobre os programas“Saúde na Escola” e “Bocha”. Nesse mesmo dia, a partir das 13h30 ocorrerá a palestra “Introdução ao Movimento Paralímpico” com Tatiane Miranda.

Nos dias 14 e 15 o curso terá continuidade no Cederj (Estr. Machado Fagundes, nº 326, Cascatinha). Nessas datas as aulas teóricas ocorrerão das 8h às 12h e das 13h às 17h as aulas serão praticas. Os professores serão divididos por turma: Atletismo, Bocha ou Goalball.

Para Bianca Paiva, responsável pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação, o seminário contribuirá para o fortalecimento da política pública de Educação Especial da rede municipal.

“Trazer o professor de educação física e o professor de sala de recursos multifuncionais para essa discussão nos enche de orgulho, pois operacionalizamos uma política pública de Educação Especial que pauta pela qualidade do atendimento de seus alunos desde a entrada dos mesmos  e a permanência deles em nossas unidades de ensino. Por isso qualificar nossos profissionais nos é um muito importante. Desejo que variadas oportunidades e estratégias sejam garantidas e construídas ”, disse.

Confira a programação

Dia 13 de março:

8h - Credenciamento

9h – Abertura

Fiocruz (R. Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso)

9h30 - Mesa redonda: diálogos intersetoriais

13h - Palestra: Introdução ao movimento Paralimpico

Dias 14 e 15 de março

Cederj (Estr. Machado Fagundes, nº 326, Cascatinha)

8h às 17h - Curso "Corpo e movimento: teoria e prática"

Sala 1: atletismo

Sala 2: bocha

Sala 3: goalball

Depois de passar pelas galerias do Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro, e do Parque Municipal, em Itaipava, a exposição “Folia de Reis” agora está no CEU da Posse. Aberta na última sexta-feira (08), a mostra conta com trabalhos de 10 artistas petropolitanos sobre esta temática popular. O público vai poder conferir os coloridos quadros, cada um com sua técnica diferente, até o dia 25 de abril. A entrada é gratuita.

Para a exposição, os artistas Bia Penna, Cristina Lima, Daniela Vita, Denise Campinho, Gardênia Lago, Graça Pimentel, Nelson Ricardo, Paulo Campinho, Paulo Mendes Faria e Rosa Paranhos trabalharam quadros que retratam elementos da Folia de Reis, essa manifestação folclórica que lembra, na crença católica, a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes de ouro, incenso e mirra. São dez obras medindo 120 X 100 cm cada uma, que vêm chamando a atenção por onde passa a exposição.

O CEU da Posse fica na Estrada União e Indústria, número 32.877. A mostra “Folia de Reis” pode ser visitada de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Em maio, a exposição segue para o Centro Cultural Estação Nogueira.

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou o transbordamento do Rio Quitandinha na Rua Coronel Veiga no último domingo (10.03) às 15h30. O local ficou fechado para o trânsito de veículo por cerca de 15 minutos. Nas últimas 24 horas, choveu 54 milímetros no Centro e 52,6 no Quitandinha. Apesar do acumulado, nenhuma ocorrência grave foi registrada.

Nesta segunda, a Defesa Civil permanece em estágio de atenção e todo o contingente de 55 agentes permanece de plantão, já que uma frente fria mantém o tempo instável em todo o Estado do Rio de Janeiro ao longo do dia. Os agentes mantêm contato direto com os responsáveis pontos de apoio, caso seja necessário receber os moradores.

É fundamental que a população que vive em áreas de risco tenha atenção redobrada. Os moradores devem ligar para o 199 e informar caso tenham alguma ocorrência.Oss agentes estão preparados para atender os moradores, caso seja necessário.

Todos os 20 conjuntos de sirene da prefeitura de Petrópolis estão funcionando perfeitamente, mas não houve a necessidade de serem acionados. Os equipamentos são ligados segundo critérios técnicos do setor de engenharia da Defesa Civil.

Rede municipal conta com 15 espaços que oferecem atendimento diferenciado

Petrópolis vem se destacando na oferta de educação em tempo integral: neste ano, 15 espaços estão oferecendo esse tipo de atendimento que prioriza o maior tempo do aluno na unidade escolar com acesso a atividades diversificadas. O investimento na educação em tempo integral coloca Petrópolis no rumo certo: até 2025 o governo federal estipula que 50% dos alunos da rede precisam estar em escolas de tempo integral. Essa mudança na rede municipal vem acontecendo gradativamente: em 2017 eram quatro escolas que ofertavam esse tipo de atendimento.

Além das aulas diversificadas, os alunos no integral têm a refeição reforçada. “Com o integral aumentamos a oferta de alimentos para esses alunos e garantimos a segurança. Os pais podem trabalhar tranquilos porque sabem que os filhos estão sendo atendidos no ambiente escolar”, completa Bernardo Rossi. Vale salientar que a educação integral está de acordo com as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação e também no municipal.

Passaram a atender de forma integral em 2019 as escolas: EM Johan Noel – 4º p até o 3º ano do fundamental; EM Luiz Carlos Soares (Morin) – 4º período ao 3º ano do ensino fundamental; EM Senador Mário Martins (Caxambu) – do 4° período da educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental; EM Monsenhor Cirillo Calaon (Jardim Salvador) – 1° período da educação infantil até o 3° ano do ensino fundamental e EM Magdalena Tagliaferro (Castelo São Manoel) – do 4° período da educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental.

Além das cinco novas escolas que passarão a atender de forma integral em 2019, já oferecem esse tipo de atendimento as unidades escolares: Ana Mohammad (Sargento Boening), Soroptimista (Pedras Brancas), Leonardo Boff (Duarte da Silveira / Contorno), Colégio Gunnar Vingren (Valparaíso), Professor Nilton São Thiago (Nogueira), São Francisco de Assis (Moinho Preto), São João Batista (Duarte da Silveira), Dom Pedro de Alcântara (BR-040). Além dessas, duas escolas oferecem atendimento integral a partir de projetos distintos: Escola Santo Antônio do Vale do Cuiabá / Padre Quinha e o Centro Educacional Comunidade São Jorge.

Os pais que quiserem informações sobre o funcionamento das escolas que funcionam integralmente podem procurar o Departamento de Inspeção Escolar da Secretaria de Educação – 2246-8675.

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Março 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo