Os interessados em participar do processo de escolha para eleição dos novos membros dos Conselhos Tutelares de Petrópolis, têm até o dia 10 de abril para fazer a inscrição, na Rua do Imperador, 38, sala 10, Centro, de 9h30 às 15h. Serão 10 Conselheiros titulares eleitos, sendo 5 para o primeiro distrito – Petrópolis, e os outros 5 para os demais distritos (Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse) para o quadriênio 2020-2024. A votação, que é aberta para todos os cidadãos, acontece no dia 06 de outubro.

O Ministério Público fará a fiscalização do processo de eleição que é uma realização do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O objetivo do Conselho Tutelar é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, seguindo as atribuições previstas nos artigos do estatuto da Criança e do Adolescente. É um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional.

Saiba como participar:

Inscrições

Para fazer a inscrição os candidatos precisam apresentar no endereço: Rua do Imperador, 38, sala 101 – Centro de 9h30 às 15h, a certidão negativa de antecedentes cíveis e criminais no período de 10 anos; ser maior de 21 anos; residir em Petrópolis há pelo menos 5 anos; comprovação de escolaridade ( mínimo Ensino Médio); obrigações eleitorais em dia; quitações de obrigações militares ( para os homens); comprovante de experiência de pelo menos 3 anos em atividades que envolvam programa de atendimento à criança e adolescente e 2 fotos 5X7.

Processo seletivo

O processo de escolha possui quatro etapas. Após a inscrição, o candidato fará uma prova com 50 questões de múltipla escolha, em caráter eliminatório (local e horário ainda serão definidos), marcada para o dia 09 de junho. Em seguida, o CMDCA promove um curso de capacitação no dia 06 de julho.  A última etapa do processo de escolha, é a reunião onde a comissão eleitoral irá apresentar aos candidatos habilitados todas as regras eleitorais para a campanha, assim como, o nome e o número dos candidatos que concorrerão as vagas, também serão publicadas no Diário Oficial (DO). A Campanha começa no dia 22 de julho e a votação acontece no dia 06 de outubro.

Vale lembrar que todo cidadão pode participar votando, basta ter título de eleitor.  Todas as informações estão disponíveis no Diário Oficial do dia 27 de fevereiro.

Terça, 02 Abril 2019 18:57

Reunião do Comcidade elege presidente

Lédio Alencar Ferreira, membro do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep), venceu a eleição para presidente do Conselho Municipal da Cidade (Comcidade) para 2019, com 13 votos. Esta foi a primeira reunião ordinária do conselho, após a 8ª Conferência Municipal da Cidade realizada na semana passada. Os integrantes, representantes do poder público e sociedade civil deram início aos trabalhos do Comcidade nesta segunda-feira (01.04) na Casa dos Conselhos.

O novo presidente criou uma Comissão Especial com seis membros, sendo um representando o governo, e cinco a sociedade civil para rever o regimento interno do Conselho, que foi criado em 2014, porém nunca foi publicado nas gestões anteriores, o que desqualifica o documento. A comissão irá avaliar o regimento, assim como a lei de criação do Conselho e estudar os seis Comitês Técnicos já definidos, e que serão discutidos na próxima reunião.

“A primeira necessidade do Comcidade é a revisão no regimento interno e a legalidade da publicação. Sem o regimento avaliado e atualizado não podemos fazer nada. Este será nosso primeiro passo. O Comcidade é a reunião de todos os conselhos, onde receberemos as propostas já aprovadas e iremos discutir as ideias, juntar as informações para gerar ações que melhorem a cidade”, frisou o novo presidente do Comcidade, Lédio Alencar Ferreira.

Na ocasião concorreram para presidente, Anderson Luiz Correa, Antonio Carlos Oliveira, Paulo Hoelz Lyrio e o vencedor Lédio Alencar Ferreira. A votação foi aberta e realizada pelos membros do Conselho, todos da sociedade civil, já que os representantes do governo se abstiveram de seus votos, para que a eleição fosse uma escolha unânime da sociedade civil.

As reuniões acontecem em toda primeira segunda-feira de cada mês, às 18h, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta, na Av. Koeler, 260 – Centro, em um prédio ao lado da sede da prefeitura.

Atividades de lazer e recreativas, além de diversas modalidades esportivas agitam o Parque Municipal em Itaipava no próximo domingo (07.04). Em homenagem ao Dia Mundial da Saúde – comemorado na mesma data – a prefeitura vai promover o Circuito Imperial de Lazer de 10h às 15h. A programação para as crianças conta com estafetas, gincanas e brincadeiras, além de iniciação esportiva, com vôlei e futsal. Já os adultos, podem participar de um aulão de ritmos, aeroboxe, yoga, alongamento e aferição de pressão e de glicose. A Academia da Saúde também vai funcionar com exercícios para os idosos.

Sucesso de público na Rua do Imperador, o Circuito Imperial de Lazer foi lançado no aniversário da cidade com o objetivo de fomentar o esporte, proporcionando uma série de atividades para todas as idades. O evento em Itaipava conta com o apoio do Sesc Rio, Pé de Vento, Unopar, Universidade Cruzeiro do Sul e da Unimed.

Além de Itaipava, o Circuito Imperial de Lazer funciona normalmente na Rua do Imperador – de 9h às 14h – e na Av. Barão do Rio Branco – de 7h às 14h. São mais espaços para a prática esportiva, que também servem como áreas de lazer para os petropolitanos. Também no próximo domingo, acontece a Corrida Contra a Fome do grupo Nós Fazemos a Diferença, valendo pontos para o ranking municipal.

Além desta prova, contam pontos para o ranking municipal neste ano: Corrida do Trabalhador (1º de maio); Corrida Petrópolis-Itaipava (26 de maio); Love Run (9 de junho); Fire Run (7 de julho); XC Run (20 de julho); Corrida Master (20 de outubro); Petrópolis Night Run (26 de outubro) e WTR Serra do Mar (23 de novembro). O calendário esportivo completo, com todos os eventos previstos para o município neste ano, está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O programa Mais Asfalto promoveu a manutenção em ruas de Nogueira nesta terça-feira (02.04). O bairro recebeu o serviço nas ruas Rodolpho Bruno e Braz Rossi (no entorno da Praça). O trabalho melhora as condições de cinco e linhas de ônibus e 85 viagens que passam por esses locais diariamente. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou o serviço no local.

Além de Nogueira, a prefeitura também atuou em Mosela, Duarte da Silveira e Bela Vista. Os locais atendidos nesta terça beneficiam 564 viagens de 30 linhas de ônibus que transportam os moradores desses bairros.

A Rua Rodolpho Bruno é itinerário das linhas 603 e 604, além da noturna 698 e o executivo 672 – juntas, elas somam 66 viagens por dia. Ela também serve ao aposentado José Antônio dos Santos, que é morador do bairro.

"Esse serviço chegou em boa hora. É segurança para quem passa por aqui todos os dias. No meu caso, preciso levar meu neto para a escola, então, uso muito essa rua para cortar caminho", contou.

O trabalho de manutenção viária ainda aconteceu na Rua Braz Rossi, no entorno da Praça de Nogueira, que recebe as quatro linhas e mais 19 viagens da linha 608.

Outro local atendido pelo Mais Asfalto nesta terça-feira foi a Rua Mosela, por onde passam 15 linhas de ônibus. O serviço melhora passagem de 298 viagens pelo local diariamente.

Na Duarte da Silveira, o serviço na Rua Luiz Winter beneficia 148 viagens de sete linhas ônibus. Também foi feita manutenção viária na Rua Henrique Cunha, onde o trabalho proporciona melhores condições para 15 viagens da linha 145.

A Rua Gregório Cruzick, no Bela Vista, foi mais uma que recebeu manutenção viária nesta terça.

São quase 90 ruas atendidas com manutenção viária em pouco mais de três meses este ano. A intenção é levar o serviço para cada vez mais locais.

“Você é especial, não existe outro igual. Deus fez você assim: diferente de mim”. A frase é parte da música que os alunos do CEI Herminia Matheus cantaram nessa terça-feira (02.04) durante uma caminhada realizada para comemorar o Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril. A atividade contou com a participação especial do aluno Matheus, de 4 anos, que chegou no CEI em fevereiro, conquistou avanços importantes no desenvolvimento e é o xodó do Centro de Educação Infantil.

Durante a caminhada os alunos saíram do CEI, foram até a praça do bairro e retornaram para a instituição. A atividade contou com a participação de funcionários, pais e responsáveis pelos 117 alunos matriculados no CEI. Segundo a diretora do CEI Hermínia Matheus, Carla Corrêa, a mensagem que o CEI quis passar para comunidade foi de que ser diferente é normal.

“É normal e nós temos que respeitar essas diferenças. O nosso Matheus é um exemplo. Chegou no CEI sem falar. Aos poucos fomos trabalhando dentro com ele e hoje já fala, canta, usa o banheiro e interage com os amigos. São mudanças que fazem toda a diferença no desenvolvimento dele e nós temos orgulho de participar e presenciar cada passo. Nosso Matheus é um orgulho para todos nós”, disse a diretora.

A mãe de Matheus, Cristiane Satty Oliveira, confirma as a evolução do menino. “Como mãe, sempre tive muito receio de como ele ficaria na creche. Mas, me surpreendi muito com a evolução tão rápida do Matheus. Antes ele tinha dificuldades em manter contato físico com as pessoas, abraçar e, hoje, ele é outra criança. Ele ama o CEI, as tias e eu consigo ver a alegria dele quando encontra os amigos”, contou Cristiane.

Cristiane agradeceu a iniciativa da direção do CEI em realizar uma caminha nesse dia tão especial para as famílias dos autistas. “É uma demonstração de carinho. Nos sentimos abraçados na rede municipal. Quando conto para as outras mães sobre a evolução do meu filho e falo que ele estuda em uma unidade pública, eu falo com orgulho. Reconheço o amor, carinho e o cuidado que esses funcionários têm com todas as crianças e isso fez toda a diferença para o meu filho. É uma alegria enorme poder falar sobre as mudanças positivas do Matheus”, acrescentou Cristina.

Atendimento especializado

O autismo, ou Transtorno do Espectro do Autismo (como foi tecnicamente denominado pelo DMS-5, o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais) é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. A rede municipal de Educação atende 212 alunos diagnosticados com autismo – 50 na educação infantil e 162 no ensino fundamental. Os alunos são acompanhados pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação. Oficinas extracurriculares também são oferecidas aos alunos no Centro de Referência em Educação Inclusiva João Pedro de Souza Rosa.

“O primeiro passo é o atendimento das famílias no setor para o cadastro para orientações e inserção das crianças nas salas de recursos multifuncionais. Em seguida, fazemos contato com as escolas dando a devolutiva acerca das observações feitas durante o atendimento e orientações sobre estratégias pedagógicas para o desenvolvimento dos alunos em sala regular”, explica a diretora do Departamento de Educação Especial, Bianca Caetano.

A paixão pelo desenho começou bem cedo para Rafael Vieira, de 8 anos. E foi justamente o gosto pela arte e o incentivo da escola que motivou o aluno do 3º ano do ensino fundamental da EM Rosalina Nicolay a participar do concurso para eleição da mascote do Procon. A dedicação valeu a pena: nessa terça-feira (02.04) a escola preparou uma festa para Rafael durante a premiação do concurso. O desenho criado pelo aluno foi escolhido através de votação na rede social e por isso, Rafael ganhou um curso de inglês totalmente gratuito.

A imagem vai passar por tratamento gráfico e o lobo irá estampar as artes e servirá como atrativo para que as crianças, desde cedo, se envolvam a questão das relações de consumo. O lobo criado por Rafael recebeu maioria dos votos válidos, com mais de 400 reações na página do Facebook do Procon. Em número absolutos, foram mais de 1300 votos foram contabilizados ao fim do concurso, na última sexta-feira (29.03).

“Fiquei feliz com o resultado. Assim que a professora falou sobre o concurso pensei logo em um lobo para ser a mascote. Não esperava ter o desenho escolhido, mas gostei muito de participar do concurso. Estou mais animado para continuar desenhando”, garantiu Rafael.

“Toda a escola recebeu a notícia com festa. As crianças adoraram participar do concurso que estimulou a criatividade de cada uma delas. A escola está muito feliz com o resultado do concurso. Além disso, as professoras conversaram com os alunos sobre a importância do trabalho do Procon e eles ficaram muito interessados”, contou a diretora da EM Rosalina Nicolay, Rose Vianna Ferreira.

A professora de Rafael, Viviane Almeida, destacou a importância de explicar a importância do Procon para as crianças. “Tudo o que eles aprendem eles acabam repassando nas suas casas e comunidade e por isso foi interessante falar com eles sobre o trabalho que é desenvolvido pelo Procon e o quanto ajuda à sociedade”.

Mês do Consumidor

A entrega da premiação do concurso para a escolha da mascote finaliza um mês marcado por uma série de atividades em prol do consumidor. Foram 22 atividades ao longo do mês, entre fiscalizações de supermercado, bancos, postos de combustíveis. Neste período, Petrópolis recebeu, através do seu coordenador, a presidência do Fórum dos Procons no interior do estado, protocolou representação no MPE pedindo ressarcimento para clientes que ficaram muito tempo nas filas de bancos, além de realizar palestras e ações itinerantes.

Depois de realizar capacitação dos agentes para atuarem junto a pessoas em situação de rua e em casos de violência contra mulheres, a Guarda Civil já começou a planejar mais um curso para preparar a corporação ao atendimento de mais um público específico: a população LGBTI+. A intenção do curso é que os agentes saibam como lidar no atendimento de casos de homofobia.

Os crimes envolvendo a população de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, intersexuais e quem se identifica com outras identidades sexuais ainda não é tipificado no Código Penal, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando o pedido para enquadrar a homofobia como crime de racismo. Também já foi apresentado no Senado Federal um projeto de lei que criminaliza atos intolerância, discriminação ou de preconceito por sexo, orientação sexual e identidade de gênero e há propostas mais antigas tramitando na Câmara dos Deputados com o mesmo objetivo.

Enquanto não há uma legislação específica ou um entendimento da justiça sobre o tema, essa população se apoia em alegações como injúria ou lesão corporal para denunciar casos de agressões.

A corporação tem mais de 200 agentes que passam por capacitação constante em diversas áreas. O setor de ensino da Guarda montou uma programação com pelo menos 12 cursos e palestras tanto para os agentes quanto para o público interno. Em março, foram realizadas aulas de atualização sobre leis de trânsito, além da capacitação para atuação junto a pessoas em situação de rua e mulheres vítimas de violência.

“Esse tipo de capacitação promove uma atualização diferenciada porque aborda não só o aspecto jurídico, mas também a abordagem diferenciada da vítima de violência. A parte de leis e de jurisprudências que complementam essas leis muitas vezes a gente já conhece, mas a parte de abordagem das vítimas que é essencial e nos ajuda muito a lidar com a ocorrência e com toda a circunstância que ela traz”, diz a agente Adriana Vital, que faz parte do setor de ensino da Guarda e participou dos dois cursos de capacitação como ouvinte.

No fim de abril, a corporação vai ministrar um curso voltado para pessoas em situação de rua que são atendidos pelo programa Consultório na Rua. Esse curso vai ensinar noções básicas de cuidados com cães.

A terça-feira (02.04) começou com café da manhã festivo promovido pela Secretaria de Assistência Social em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Mesmo fora da data, o evento, na Casa dos Conselhos, homenageou as mulheres que atuam diariamente em todos os setores da Assistência Social. Cerca de 250 profissionais exercem funções em diferentes áreas, que visam o auxílio na reintegração social dos usuários. O café da manhã comemorativo será realizado também nesta quarta-feira (03.04), contemplando as profissionais que atuam pelos distritos.

São pedagogas, educadoras, psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas, profissionais de administrativo e financeiro que atuam para o funcionamento dos diferentes setores voltados para os serviços de proteção social básica e especial.

As profissionais integram as equipes que atuam por toda a cidade nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), no Núcleo de Inclusão Social (NIS), Centro POP, Núcleo de Atendimento Especializado – Infantojuvenil (NAPE), nas Casas de Acolhida, em que são oferecidos diversos serviços ligados aos programas desenvolvidos.

Cerca de duas mil pessoas são acompanhadas e atendidas mensalmente pelos serviços oferecidos. Aproximadamente 500 famílias recebem o acompanhamento pelo programa Criança Feliz; 400 pessoas contam com auxílio do aluguel social; mensalmente cada uma das oito unidades do CRAS realiza cerca e 400 atendimentos; e o programa de Acesso ao Trabalho (Acessuas) já inseriu 400 pessoas no mercado. A área de proteção especializada atende 80 jovens que cumprem medidas judiciais; 200 pessoas em situação de rua são auxiliadas; e 10 crianças são assistidas nas duas Casas da Acolhida.

Desde 2017 atuando na área de assistência social, a diretora do Departamento do Proteção Social Especial, Katia dos Prazeres, fala da experiência que no exercício da função. “Esse trabalho foi um presente que ganhei para a minha vida. A cada dia ganhamos uma vida nova, cada pessoa que conseguimos ajudar, é uma vitória”, ressalta Kátia. Há seis anos atuando no serviço de acolhimento familiar, Graciele Vanzan destaca a satisfação em contribuir para o restabelecimento de núcleos familiares. “Esse é um trabalho que dá possibilidade de contribuir com a vida do usuário em vulnerabilidade”, destaca a coordenadora do serviço.

Adílio, Andrade, Urigueller, Nélio, Beto e outros grandes jogadores da história do Flamengo jogam contra o time de Master de Petrópolis, no dia 1º de maio, às 11h, no Esporte Clube Corrêas. O evento tem como objetivo promover o encontro dos craques do rubro-negro com os torcedores da cidade em uma grande festa. Os atletas que foram campeões mundiais em 1981 pelo Mais Querido serão homenageados com a entrega de uma placa confeccionada pelas torcidas organizadas. A partida comemorativa também conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer.

A equipe petropolitana já enfrentou o mesmo adversário por duas vezes, com duas derrotas: 3 a 1 e 1 a 0. O Master de Petrópolis joga diversos campeonatos, mas o mais importante é a Copa do Mundo de Amadores, que acontece sempre em dezembro no CFZ. No ano passado, os petropolitanos conquistaram o terceiro lugar.

São jogadores famosos, grandes campeões, uma excelente opção de lazer para os petropolitanos prestigiarem grandes craques do passado. Também é uma forma de incentivar os os jovens que gostam de futebol, em uma partida amistosa de alto nível.

Formada por ex-jogadores de futebol profissional que vestiram a camisa do rubro-negro, a equipe de Master do Flamengo surgiu no ano 2000. Após a participação em um torneio realizado no Centro de Futebol Zico (CFZ) - onde o time se sagrou campeão - surgiu a ideia de continuar as atividades para rever os amigos e bater uma bola para manter a forma. Dessa maneira, os craques continuam na ativa e fazendo a alegria dos torcedores.

Os ingressos podem ser adquiridos pelos telefones (24) 98806-9815 e (24) 98801-4711, na sede do Esporte Clube Corrêas, na loja Igor Sport e nas bancas de jornal do Marchese e do Carlinhos. Os ingressos de primeiro lote custam R$ 10,00 e os do segundo R$15,00. No dia da partida, também haverá venda na bilheteria do clube.

A Galeria Peter Brian Medawar, que fica no Parque Municipal, em Itaipava, recebe a exposição “Cortransmitância”, a partir desta sexta-feira (05.04). Do artista plástico Elias Seriato, a mostra apresenta 20 quadros marcados por imagens fragmentadas e arranjadas geometricamente que combinam elementos, formas e abstratos, conformando uma estética particular feita pelo artista, que é apaixonado por arquitetura e usa a racionalidade arquitetônica em suas obras. A mostra tem entrada gratuita e fica até o dia 28 de abril.

“Cores em planos chapados, com paleta marcante, adestrada pela geometria que corta em linhas as telas, alternando densa materialidade e sutis transparências, com contornos precisos, que se remetem ao urbano”, essa é a descrição de Elias para as obras que estarão exposição, feitas em acrílico em tela e colagens.

Nascido em Magé, mas radicado em Petrópolis, Elias Seriato iniciou sua carreira como desenhista de quadrinhos, depois pintor, derivando progressivamente para uma obra mais abstrata com vocabulário geométrico e pesquisa sobre a cor, transparências e texturas em trabalhos de grandes dimensões. É influenciado pelo movimento do Neoconcretismo e posteriormente pelo trabalho de artistas como Hélio Oiticica (1937 - 1980) e Alfredo Volpi (1896 -1988). Desde 2018, o artista se dedica a três séries distintas, com destaque a “Cortransmitância” onde investiga formas e transparências com uso de materiais não convencionais para a finalização dos trabalhos, atribuindo outro valor a esses materiais.

A Galeria Peter Brian Medawar fica na Estrada União e Indústria, 10.000. O horário de visitação é de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.

Os 39 profissionais do Posto de Saúde da Família do Alto da Serra já estão capacitados a incentivar as mães a amamentarem seus bebês. Essa é a quarta unidade a receber treinamento que visa melhoria de qualidade de vida, prevenção de doenças, promoção de saúde, redução de gastos e principalmente, o fortalecimento de vínculos entre a mãe e o bebê. O programa Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (Iubaam), já foi implantado em outras três unidades nos bairros Vila Felipe, Vila Saúde (no Quitandinha) e Caxambu.

A meta da Secretaria de Saúde é capacitar as equipes das 54 unidades de saúde do município. Essa é mais uma especialização que a rede oferece aos profissionais que estão cada vez mais capacitados para melhor atender os pacientes. São essas especializações que fazem de Petrópolis uma cidade referência no serviço de saúde entre os municípios da região.

A iniciativa, que faz parte de um programa do Governo do Estado, visa mobilizar as unidades básicas de saúde para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Após capacitados, os profissionais trabalharão os preceitos sobre o aleitamento ainda durante o atendimento das mães no pré-natal, no sentido de já orientar as futuras mães em como proceder para garantir uma amamentação saudável para os bebês. O acompanhamento com as mães é feito pelos profissionais de saúde durante os primeiros meses de vida do bebê. A iniciativa busca garantir que o aleitamento materno seja praticado de forma exclusiva nos seis primeiros meses de vida dos bebês.

Durante a capacitação com os profissionais de saúde são trabalhados os dez passos de sucesso para a amamentação em que são destacados os benefícios para a mãe e bebê. Além do fortalecimento de vínculos são ressaltados os ganhos para saúde da mãe e bebê como por exemplo, para as crianças, a redução da predisposição ao desenvolvimento da obesidade e de doenças crônicas ao longo da vida da criança. “O aleitamento é um meio de prevenção e doenças que podem surgir a longo prazo. Durante a amamentação a criança recebe todos os nutrientes para a sua formação, inclusive os anticorpos que faz com que o bebê fique imune a algumas doenças”, destaca a nutricionista Cátia Regina Silva Pinto, coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, da Secretaria de Saúde.

A questão econômica é outro ponto destacado no treinamento. “Uma mãe que amamenta, não tem gastos com outras fórmulas infantis, que costumam ser de alto custo, para complementar ou substituir o aleitamento”, destaca a nutricionista, reforçando que o leite materno supre inclusive a necessidade de inserir a água dieta dos bebês: “o leite já possui tudo o que a criança precisa”.

Durante o treinamento, que enfatiza os benefícios do aleitamento, os profissionais são preparados orientar as mães, no sentido de saberem a melhor forma de oferecer o alimento natural e adequado para cada fase do bebê. Depois de capacitados, os profissionais estarão habilitados a realizar trabalho de conscientização individual ou em grupo com as gestantes e mães atendidas pela rede.

Notícias por data

« Abril 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo