A população de Araras está prestes a receber o novo prédio da Unidade Básica de Saúde da região, que está na reta final da obra com previsão de entrega para o próximo mês. Nesta quinta-feira (25.04), técnicos da Secretaria de Saúde atuavam na instalação hidráulica e elétrica, além de preparar a área externa da unidade. A construção de 325 m2 está instalada em uma área de mais de 20 mil metrose conta com área verde que será mantida e valorizada, com a construção de uma praça ecológica e criação de um ecoponto, que se somarão à quadra esportiva, que já existe no local.

A nova unidade terá capacidade de atender mais de mil pessoas ao mês. Inicialmente contará com médico, pediatra, enfermeiro, dentista e dois agentes comunitários. A unidade tem uma sala odontológica, um consultório médico, uma sala para atendimento ginecológico, sala de vacinas, de curativos, um dispensário de medicamentos, além de sala de reuniões, salas de higienização de materiais e área de uso dos profissionais.

O novo prédio e localizado em área mais central de Araras, com facilidade de transporte e possui rampas de acesso nas duas entradas. A área interna foi toda estruturada para dar o suporte necessário às pessoas com necessidades especiais.

O projeto para a harmonização da área externa está sendo feito em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis, que prepara um projeto de criação da praça ecológica. O intuito é preservar e valorizar a área verde no entorno da unidade, que ficará disponível para os usuários.

Serviço de urgência e emergência de Itaipava já recebe intervenções

O Serviço de Urgência e Emergência de Itaipava (SUEI), a ‘UPA’ dos distritos também está em obras. As intervenções tiveram início na última quarta-feira (17.04). O SUEI vai suprir a demanda de uma população de 90 mil pessoas, do território que cobre área do 3º, 4º e 5º distritos.

O prédio escolhido já possui estrutura apropriada para a instalação de uma unidade médica. A previsão é de que em cinco meses a obra seja concluída e a unidade esteja equipada para o atendimento. A implantação da unidade de urgência e emergência em Itaipava tem a contrapartida do município, que investe R$ 900 mil para a realização de obras e conta com a parceria do Grupo Petrópolis, que vai doar todos os materiais e equipamentos.

Evento chega à sua 30ª edição com presente para petropolitanos: entrada gratuita também para shows do Thiaguinho e Felipe Araújo

Ingressos para pista premium, camarote de todos os shows, e do DJ Alok continuam a venda

Tradicional dentro do calendário de eventos da cidade, a Expo  Agropecuária chega a sua 30ª edição com portões abertos para shows em quatro, dos cinco dias de festa. Além dos shows dos pagodeiros Ferrugem e Suel, petropolitanos e visitantes poderão assistir também gratuitamente as apresentações de Thiaguinho (02) e do sertanejo Felipe Araújo (04). Nestes dias a cobrança é restrita apenas às áreas especiais - pista premium e camarote. Além dos shows, o evento, que acontece de 1º a 05 de maio no Parque Municipal, em Itaipava,conta com parque de diversões, galpão do produtor rural e exposições de cavalos que movimentam o distrito.

Quem já adquiriu os ingressos pista para os shows de Thiaguinho e Felipe Araújo pode optar pela troca do ingresso por pista Premium (sem qualquer cobrança extra) ou pegar o valor de volta. Tanto a troca, quanto a devolução serão feitas no dia do evento, no próprio Parque Municipal. Cabe destacar que apenas o show do DJ Alok continua com a venda de ingressos para pista.

Este ano, a festa será aberta no dia 1º de maio, feriado pelo Dia do Trabalhador, com show do Ferrugem. Já no dia 02, será a vez de Thiaguinho; no dia 03 o DJ Alok; no dia 04 o sertanejo Felipe Araújo; e, para encerrar a festa, no dia 05 tem Suel.

Este é o terceiro local em Petrópolis onde é possível trocar os materiais recicláveis por descontos na conta de luz

Preservar o meio ambiente através da coleta seletiva e ainda reduzir o valor da conta de luz. Essa combinação agora vai ficar ainda mais acessível para quem mora em comunidades como Dr. Thouzet, Independência, São Sebastião, Siméria, Castelânea, Amazonas, ao longo da Cel. Veiga. A prefeitura e Enel Distribuição Rio inauguraram nesta quinta-feira (25.04) o terceiro ecoponto da cidade, que fica na pracinha em frente à Comdep, no Quitandinha.

Assim como já ocorre na Mosela e em Itaipava, o novo ecoponto terá o trabalho dividido entre Comdep e a concessionária de energia. Qualquer pessoa pode levar os materiais recicláveis para o local, onde serão recebidos por funcionários da Companhia e será feito o cálculo do desconto na conta de luz. Toda estrutura do ecoponto e o maquinário necessário (como balança e a máquina para computar os créditos) são da Enel.

Para participar no programa, basta levar uma conta de luz na primeira vez que for levar os materiais recicláveis. O cadastro é feito pelo número do cliente e o morador ganha um cartão onde são registrados todos os descontos. A partir da segunda vez que for levar os materiais, é só levar o cartão junto – e o desconto vem já na próxima conta.

Nos outros dois ecopontos da cidade, mais de 1,5 mil pessoas já levaram quase 115 mil kg de material desde novembro de 2017. Essa quantidade de material rendeu, para os petropolitanos, R$ 46 mil de descontos na conta de luz.

“Esse é o nosso terceiro ecoponto aqui em Petrópolis em parceria com a prefeitura. Aqui é um local estratégico, em frente à Comdep, e esperamos bater recorde de material recolhido e ajudar ainda mais o Meio Ambiente. Essa parceria entre a Enel e a Prefeitura de Petrópolis é excelente e a tendência é ir crescendo cada vez mais juntos”, destacou o executivo de governo da Enel Distribuição Rio, José Américo.

Segundo a Comdep, a intenção é a de instalar instalar mais um no Bingen, Cerca de 20 alunos da Escola Municipal Jamil Sabrá também estiveram presentes e puderam acompanhar o stand da Comdep onde são expostas informações sobre reciclagem e coleta seletiva e é feita exposição de peças de artesanato produzidas com materiais reaproveitados. A agente comunitária de saúde, Sueli Meira, trabalha com artesanato de recicláveis e criou um projeto chamado “Era lixo, vira luxo”. Ela esteve na inauguração do ecoponto e destacou a importância de a cidade ter mais um espaço onde seja possível fazer a coleta seletiva.

“Acho muito interessante porque nós estamos realmente precisando de pessoas que se interessem em entregar o seu ‘lixo’. E sendo, assim, recompensado, eu acho muito importante. Acho que tem que ser bastante divulgado para que a comunidade e a população de Petrópolis saiba que está acontecendo isso”, falou.

O ecoponto do Quitandinha funciona de segunda a sexta, de 8h às 17h. É possível obter os descontos levando materiais como papel e papelão; garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET); latas de cerveja e refrigerante.

Petrópolis terá oficialmente a sua ATM – Abertura de Temporada de Montanha - no próximo mês. Nos dias 04 e 05 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente e diversas instituições ligadas ao setor promovem um grande evento nos jardins do Palácio Rio Negro com o objetivo de conscientizar petropolitanos e turistas sobre a proteção do patrimônio histórico-natural da cidade. Com mais de 200 trilhas, Petrópolis recebe cerca de 150 mil pessoas por ano no período de maio a setembro, que vêm em busca exclusivamente desse contato com as montanhas e as belezas naturais do município.

O evento, que é promovido pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, junto com a Turispetro e a Secretaria de Educação, em parceria com o CEP, Centro Excursionista de Petrópolis, vai contar com atividades para toda família, como arena de esportes de montanha, com muro de escalada; workshop de nós e amarrações; exposição de barracas; entre diversas outras. Todo o evento é gratuito.

O evento abre a temporada de esportes da natureza em montanhas e terá como tema a Educação Ambiental.  Anualmente, milhares de montanhistas curtem as trilhas e os caminhos de montanhas de Petrópolis, para a prática de Trekking, Camping, Travessias, Caminhadas Ecológicas, Mountain Bike, Trail Run, cada um com o seu desafio e destino de Turismo Ecológico. As mais de 200 trilhas catalogadas contam com níveis fáceis e outras mais exigentes, difíceis.

Petrópolis possui cerca de 84% do seu território protegido por UCs - Unidades de Conservação. “E esse é o período que ocorrem muitas queimadas e crimes ambientais, na sua grande maioria, provocada pelo homem. No evento, a intenção é sensibilizar a comunidade para que as pessoas tenham responsabilidade sócio-ambiental”, afirma o Coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Anderson Maverick.

Quatro bairros receberam serviço de manutenção viária pelo programa Mais Asfalto nesta quinta-feira (25.04). O trabalho ocorreu em ruas do Duques, Independência, Nogueira e Madame Machado.

No Duques, o trabalho aconteceu na Rua Dejacy de Araújo Lessa, onde foram aplicadas 12 toneladas de asfalto.

Para presidente da Associação de Moradores do Duques, Leazi Poderoso, o trabalho de manutenção viária beneficia não apenas os vizinhos que possuem seu carro próprio.

“Muitos moradores têm carros, mas também tem crianças que andam de bicicleta e as pessoas que passam por aqui a pé. A prefeitura já tinha vindo antes e fez o serviço do nosso campinho até a creche e agora está continuando da creche até a parte mais alta da comunidade”, disse Leazi.

Neste ano, a prefeitura já atendeu 128 ruas de 33 bairros com o serviço de manutenção viária. Um dos focos do trabalho são as ruas que servem de itinerário para as linhas de transporte público da cidade.

No Independência, por exemplo, a Estrada do Independência e a Rua Ângelo João Brand receberam o serviço. Elas servem de passagem para 111 viagens para as linhas 401, 435, 436, 459 e 463.

Em Nogueira, o trabalho na localidade Promenade beneficia 19 viagens da linha 608.

O trabalho de manutenção viária também ocorreu na Rua Geraldo Pergentino (Madame Machado).

A importância da continuidade dos programas e iniciativas que garantem os direitos das crianças e dos adolescentes foram foco de um encontro realizado nessa quinta-feira (25.04) no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, iniciativa da Coordenadoria de Articulação das Varas de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Secretários municipais participaram do encontro que exaltou os caminhos que as cidades podem trilhar para garantir um olhar diferenciado para esse público.

Durante o encontro, o juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, Presidente da CEVIJ, falou sobre a importância de programas como o Apadrinhamento, Fundos da Infância e Família Acolhedora. A ideia foi de apresentar os projetos e programas relacionados ao Direito das Crianças e dos Adolescentes, os caminhos e ideias que podem ser utilizados pelos municípios.

Outros temas como Atendimento socioeducativo e atendimento integrado a criança e ao adolescente também fizeram parte da discussão, como a importância da Família Acolhedora e do apadrinhamento. Em Petrópolis a Assistência Social mantém o acompanhamento e está fortalecendo o serviço da Família Acolhedora. Em junho será realizado o Chá Acolhedor com o objetivo de atrair pessoas interessadas pelo serviço voluntário de amparo a crianças em vulnerabilidade social. O Família Acolhedora é uma alternativa aos orfanatos e o município vem apresentando um resultado importante nesse tipo de atendimento.

A Política Municipal da Primeira Infância e a redução da evasão escolar por meio de práticas restaurativas também foram citados pelas juízas Raquel Chrispino e Vanessa Cavalieri.

Na rede, algumas escolas já contam com o programa de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz, que promove a medição no ambiente escolar. Na rede municipal outro programa que está sendo implantado pretende fortalecer as ações que visam a erradicação da evasão escolar, como o Programa Busca Ativa. A plataforma permite que as diretoras alimentem o sistema com dados dos alunos, realizando assim, o monitoramento de frequência regularmente. Quando há sinal de evasão, outros integrantes das secretarias de Assistência Social e Saúde entram em cena e investigam o que está acontecendo e o que deve ser feito pela família..

No encontro também foram abordados outros temas como o Centro Integrado de Atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, a implementação de Política de Atendimento socioeducativo e o atendimento integrado a criança e ao adolescente.

O Procon Petrópolis está notificando as agências bancárias do município para sinalização do solo para indicação dos deficientes visuais. A medida vai ao encontro das ações que o órgão já vinha realizando, mas agora também atende à Lei Municipal 7.769/2019, que obriga os bancos à garantirem a correta sinalização com piso tátil.

De acordo com a lei, os bancos deverão providenciar a instalação do piso direcional à todas às dependências de uso comum da agência, bem como as escadas, bebedouros, elevadores, caixas e guichês de atendimento à pessoa física e jurídica e também aos banheiros.

A lei foi publicada em março e dá 120 dias para adequação dos estabelecimentos. Foram enviados ofícios com o conteúdo da legislação para o conhecimento dos bancos e, após esse período, o Procon dará início à fiscalização, podendo às agências serem multadas pela não adequação.

A legislação também destaca a necessidade da adaptação está disponível nos banheiros. O piso tátil deve obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os três melhores projetos serão contemplados com quantia em dinheiro e mentorias

A terceira edição da Semana do Jovem Empreendedor, será encerrada neste sábado (27.04), com a realização da 2° Feira do Jovem Empreendedor. A programação do dia também contará com duas palestras. O evento de encerramento terá início às 9h, e será realizado na Casa dos Conselhos, sediada na Prefeitura. Nesta quinta-feira (25.04), a programação da semana segue com uma mesa de debates mediada pela fundadora e coordenadora do Ciclo Empreendedor Universitário, Amanda Eloi. A mesa reunirá as Empresas Junior da UFF e Estácio de Sá, além da Incubadora do LNCC. O evento acontecerá às 18h, no auditório da Universidade Estácio de Sá.

A Feira do Jovem Empreendedor tem como objetivo dar destaque aos projetos dos jovens, podendo assim alavancar a execução dos mesmos. Os projetos serão avaliados por uma comissão técnica, especializada em diversas áreas do empreendedorismo. Os critérios para inscrição incluíram ter a idade entre 15 a 29 anos, ter uma empresa já registradas ou apenas um projeto, e ser morador de Petrópolis.

A primeira palestra que abrirá a programação de encerramento, terá a presença da ganhadora da 1° Feira do Jovem Empreendedor. Que irá contar os desafios e caminhos para ter um empreendimento de sucesso.

“Ser jovem e ter um negócio é muito difícil. Alguns não te levam a sério, outros não te dão oportunidades. Ter ganhado a Feira me deu forças para seguir em frente com meu negócio, pretendo compartilhar um pouco destas experiências com os jovens na palestra”, ressalta Isabella Carvalho, proprietária da Bella’s Confeitaria.

Em seguida, a especialista em Comunicação Corporativa e Mídias Sociais, Isabel Ferraro, trará o tema: “Como se posicionar nas redes sociais”. Com o intuito de mostrar aos jovens com é importante a visibilidade no mundo on-line. “É importante que os jovens que estão começando a empreender tenham uma imagem que passe credibilidade. Para que eles possam ganhar autoridade, confiabilidade para o segmento deles. Minha palestra é basicamente demonstrar como eles podem fazer isso na pratica”, pontua Isabel Ferraro, proprietária da Essenzia – Comunicação Corporativa.

As palestras e a feira deste sábado serão realizadas na Casa dos Conselhos, localizada no prédio anexo à Prefeitura, na Av. Koeler, 260. As palestras terão início às 9h30 e a feira acontece entre 13h e 15h.         

Os três melhores empreendimentos receberão o valor de R$800, R$600 e R$500, a partir do primeiro colocado. Além da premiação em dinheiro, o primeiro colocado ainda receberá a mentoria de negócios pela Abemem, e assessoria em gestão de projeto pela empresa IPMA-D, o segundo colocado contará com uma mentoria de negócios fornecida pela empresa INNASA RIO e o terceiro colocado a mentoria pela empresa Hacks Financeiros.

Confira a programação da Semana do Jovem Empreendedor:

Quinta-feira (25/04) às 18h

- Universidade Estácio de Sá (Rua Bingen, 50 – Bingen)

Case de sucesso da 1º Feira do Jovem Empreendedor: Marcos Copari

Mesa redonda: Start - Início ao empreendedorismo, com Amanda Eloi (Fundadora e Coordenadora Geral do CEU - Ciclo Empreendedor Universitário) e as empresas Junior das universidades, UFF, Estácio e a Incubadora do LNCC. 

Sexta – Feira (26/04) às 10h

- Cefet (Rua do Imperador, 971 – Centro)

Case de sucesso da 1º Feira do Jovem Empreendedor: Rochele Almeida

Palestra: A importância de elaborar um Pitch Empreendedor, como Paulo César Andrade

Pitch na prática- Primeiros passos para montar um negócio na prática, com Roberta Dalvo

Sábado (27/04) - Encerramento

Auditório da Casa dos Conselhos (Avenida Koeler, 260 – Centro)

09h às 12h

1° Palestra: O caminho que dá certo, com a Ganhadora da 1° Feira do Jovem Empreendedor, Isabella Carvalho - Bella’s Confeitaria

2° Palestra: posicionamento nas redes sociais, com Isabel Ferraro, Especialista em Planejamento estratégico, Comunicação Corporativa e Mídia Sociais

13h às 15h

2°Feira Municipal do Jovem empreendedor - Apresentação de projetos e empresas de jovens do município.

A corrida feminina Circuito Mulheres na Pista está com 100 vagas disponíveis. As interessadas têm até o dia 13 de maio para fazer a inscrição pelo site: www.peixepersonal.net. A prova acontece no dia 19 de maio e tem percurso de 6 Km, com a largada na Cervejaria Bohemia, no Centro. O evento conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da CPTrans.

As inscrições possuem valores que variam de R$45 a R$85. O objetivo do circuito é incentivar a presença das mulheres nas corridas de rua realizadas no município. A prática da modalidade ajuda na melhora da resistência física, circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico e ajuda a emagrecer. As cinco primeiras colocadas no geral, receberão a premiação com troféu, e nas três melhores corredoras por categoria.

“Já temos 200 inscrições feitas, queremos que o evento movimente toda a família. Todo exercício é um benefício, e para as mulheres é mais essencial por terem um metabolismo um pouco mais lento que o dos homens. A prática de atividades físicas é fundamental”, frisou o professor de educação física responsável pela prova, Alexandre Jerônimo.

Além desta prova, outras 26 corridas de rua serão realizadas no município ao longo deste ano. O calendário esportivo completo, com todos os eventos previstos para o município neste ano, está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Moradores do bairro Moinho Preto poderão participar neste sábado (27.04), da Ação Beneficente realizada pela Missão Batista junto com a Associação de Moradores Comunidade São Francisco de Assis, em parceria com a Prefeitura de Petrópolis. O evento que acontece entre 10h e 16h, oferecerá aferição de pressão e glicose, orientação jurídica, corte de cabelo e atividades recreativas para as crianças. A Missão Batista atua na comunidade oferecendo judô para crianças e adolescentes e apoio terapêutico para dependentes químicos.

A 30ª Expo Agropecuária vai contar com ônibus extras, táxis próximo à saída do parque e agentes e guardas de trânsito atuando durante todos os dias de evento. A operação especial para a festa começa no dia 1º de maio, feriado pelo Dia do Trabalhador, quando o reforço na frota dos coletivos contará com nove ônibus para a linha a 790 Exposição – que farão ponto final no estacionamento do Hortomercado. A linha exclusiva também vai funcionar nos outros dias de evento, até o domingo (05.05).

Todos os dias após os shows, ônibus estarão disponíveis no estacionamento Hortomercado, ao lado do Parque Municipal de Itaipava. A linhas 790 seguirá até o Centro da cidade. A orientação da CPTrans à empresa responsável pelo serviço é que reforce à frota caso a demanda se mostre maior do que a capacidade de atendimento com os ônibus previamente disponibilizados.

Nos cinco dias de shows, agentes da companhia, com o apoio dos guardas municipais estarão atuando nos pontos que, historicamente, apresentam maior retenção de veículos. O esquema de trânsito na área vai contar com fiscalização nos arredores do Parque Municipal de Itaipava. As equipes estão programadas para operação de fluidez já no Trevo de Bonsucesso, apoio na operação dos ônibus no estacionamento do Hortomercado, proibição de estacionamento no Catobira, além de rondas para garantir ao público que for curtir a festa tranquilidade no acesso.

A atuação irá ocorrer na Rua Joaquim Agante Moço, atrás do Parque Municipal de Itaipava. Uma equipe de agentes também será responsável pela escolta e balizamento dos artistas para o parque. Também serão disponibilizados táxis em frente ao Parque, na saída dos shows, e no Catobira.

Mais de 100 alunos serão beneficiados com a nova atividade oferecida pela Prefeitura de Petrópolis, através da Superintendência de Esportes e Lazer, em Parceria com o Sesc Rio, unidade Quitandinha. As aulas de judô irão atender crianças de 7 a 14 anos, além de uma turma especial com alunos com deficiência, no Centro Esportivo da Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade.

Respeito, hierarquia, disciplina, coordenação motora, agilidade, raciocínio lógico, autoconfiança e controle emocional são alguns dos benefícios que as crianças terão com a prática do novo esporte. As aulas acontecerão quinta-feira na parte da manhã, atendendo as crianças da comunidade.

O Centro Esportivo atende mais de 2 mil pessoas por mês com várias atividades gratuitas. São oferecidas hidroginástica, natação, ginástica localizada, karatê, vôlei, basquete do Flamengo, além do Grupo Renascer que atende as pessoas da terceira idade.

“Vamos atender cinco turmas e também os alunos especiais. O judô traz benefícios para o comportamento e também para o físico. As crianças ficam mais tranquilas e disciplinadas. A prática do Judô auxilia na consciência corporal e na convivência em grupo”, destacou o professor de Judô do Sesc, Vinicius Ramos que contou que toda a equipe é formada por profissionais de educação física.

13 servidores participaram do curso de informática básica

Conceição Aparecida de Jesus Aparecida Pereira sempre quis aprender informática e foi por isso que resolveu se inscrever no curso de informática básica oferecido no CID da Comdep, que foi reativado no início desse ano. Conceição e mais 12 servidores completaram o curso de informática básica nessa semana e, agora, ela que é funcionária da Comdep há 10 anos, quer receber ainda mais dicas tecnológicas. “Quero aprender cada vez mais. É muito bom ter esse tipo de conhecimento. Hoje tudo está relacionado à tecnologia e temos que estar atentos as novidades”. Para comemorar a conquista e incentivar a continuidade da participação desses servidores nas aulas, o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico entregou na última quarta-feira (24.04) certificados para os primeiros alunos do CID da Comdep.

O CID da Comdep é um dos 17 que foram reativados pelo poder público. Já são aproximadamente 600 pessoas, entre crianças, jovens e até pessoas da terceira idade que estão participando das aulas nos CIDs.

Raquel Pereira Dias, funcionária da Comdep há dez anos, fez questão de guardar o certificado. “É um marco. Foi muito bom participar das aulas. Aprendi muito, tirei minhas dúvidas. O professor é muito atencioso e estou empolgada para continuar aprendendo”, contou.

Com o certificado de conclusão do curso de informática básica nas mãos, os funcionários dessas primeiras turmas poderão dar seguimento as aulas em mais três módulos: formatação de textos, criação de planilhas e internet. “As aulas foram dinâmicas e os alunos tiverem um ótimo desempenho”, garantiu o professor responsável pelas aulas, Lucas Ferreira de Carvalho.

“Estamos planejando aumentar a oferta de vagas no CID da Comdep, para atender mais funcionários. A ideia é de que o espaço também possa, futuramente, atender as famílias dos servidores também”, disse Leonardo Sindorf, responsável pelos CIDs.

Os interessados em participar dos cursos que são ofertados gratuitamente nos CIDs podem fazer a inscrição diretamente nos Centros de Inclusão Digital. Dúvidas podem ser esclarecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio do telefone 2233-8135 - ramal: 2085.

Notícias por data

« Abril 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

cmv-logo

Relatorio CMVP