O bairro já conta com aulas gratuitas de futebol society para crianças e adolescentes

O núcleo do Agita Petrópolis no bairro Contorno será ampliado e vai contar também com aulas de ginástica e de dança. As atividades começam na próxima terça-feira, dia 9 de abril, na sede da ONG Aldeia da Criança. A turma será oferecida às terças e quintas-feiras, de 14h às 15h30, para adolescentes, adultos e idosos. Os interessados em participar podem se cadastrar no local e horário da aula ou na Superintendência de Esportes e Lazer através do telefone: 2233-1218.

O programa já atende o bairro com aulas de futebol society para meninos e meninas aos sábados de 13h até 14h30. O projeto infantil é de iniciação esportiva, contando com um professor de educação física responsável e um estagiário nos treinamentos. Com a ampliação – que acontece em parceria com a Associação de Moradores do local – o Agita Petrópolis deve atender até 100 pessoas no Contorno.

O objetivo é fomentar o esporte nas comunidades da cidade. A atividade física promove mais saúde e bem-estar, com um papel fundamental na prevenção e no tratamento da saúde. A prefeitura está ampliando o Agita Petrópolis, com ainda mais atividades nos bairros da cidade.

O Agita Petrópolis oferece de maneira gratuita aulas de ginástica, alongamento ou dança no Centro, Cascatinha, Vila Rica, Bairro da Glória, Caxambu, São Sebastião, Alto da Serra, Retiro, Bataillard, Oswaldo Cruz e Madame Machado. No Meio da Serra e no Pedras Brancas, são turmas de futsal e no Siméria e Contorno de futebol society. Na Estrada da Saudade, o basquete e o vôlei acontecem na Fábrica do Saber.

A partir do dia 28 de abril, o futebol society também será oferecido para crianças e adolescentes no Parque Municipal em Itaipava. Neste ano, os bairros Cascatinha e Pedras Brancas também ganharam núcleos com atividades físicas gratuitas. Criado pela atual gestão para combater o sedentarismo e democratizar o acesso a prática de atividades físicas, o programa atende cerca de duas mil pessoas regularmente em 16 bairros da cidade.

A Superintendência de Esporte e Lazer tem o objetivo de manter a população da cidade ativa, praticando as mais diversas modalidades esportivas. Dentro da atividade física, as crianças e os jovens desenvolvem competências técnicas e habilidades emocionais e cognitivas que são essenciais para a formação integral. Além disso, os adultos ganham em saúde e qualidade de vida.

Além do Agita Petrópolis, a prefeitura mantém parcerias com projetos sociais e trabalha de maneira integrada entre as pastas, oferecendo diversas modalidades esportivas nos PSFs, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais. Os interessados em participar de qualquer atividade podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro.

Iniciativa do programa Municipal de Pacificação Restaurativa em parceria com a Secretaria de Educação

Integrantes das equipes gestoras das unidades educacionais da rede municipal de Educação já podem se inscrever para o curso de Mediação Escolar que vai ocorrer até julho, uma iniciativa do programa Municipal de Pacificação Restaurativa em parceria com a Secretaria de Educação. Os interessados devem se inscrever através do telefone 2246-6006 até o dia 8 de abril.

A ação segue as diretrizes do Plano Municipal de Educação que visa a promoção de iniciativas de combate à violência na escola, inclusive pelo desenvolvimento de ações destinadas à capacitação de educadores para detecção dos sinais de suas causas, como a violência doméstica.

O Programa Municipal de pacificação Restaurativa foi criado em 2017 em Petrópolis e já conquista bons resultados nas escolas onde já foi implantado. Através da medicação de conflitos, as relações no ambiente escolar melhoraram. Os estudantes se sentem mais seguros e se aproximam dos gestores e isso faz toda a diferença na rotina escolar. O curso é uma ótima oportunidade para as equipes gestoras das instituições.

Segundo o calendário do curso, o encontro para a apresentação da promoção do programa será realizado no dia 9 de abril. O segundo dia de formação será no dia 7 de maio, o terceiro no dia 6 de junho e o quarto no dia 4 de julho. Os encontros serão na Casa da Educação Visconde de Mauá.

"A capacitação dos gestores e professores mostra que o município já entendeu a importância do trabalho da cultura da paz. O programa vem cumprindo as metas do plano municipal expandindo cada vez mais as ações pacificadoras nas unidades da rede. Com o programa trabalha no combate ao bullying e violência", diz a coordenadora do Programa Petrópolis da Paz, Elsie-Elen Carvalho.

Serão disponibilizadas 30 vagas para o curso, por isso é importante que os interessados se inscrevam. Oportunidade para conhecer melhor o programa as formas de mediação que poderão beneficiar a comunidade escolar onde o profissional atua.

Notícias por data

« Abril 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

cmv-logo

Relatorio CMVP