As mais de 150 mil pessoas que passaram pelo primeiro fim de semana da 30ª Bauernfest movimentaram não só os espaços da festa, como toda a cidade. Comércio, restaurantes, hotéis, e serviços em geral lucraram com o evento. Na Rua Teresa, por exemplo, o movimento ficou entre 15% e 20% maior do que em outros fins de semana comuns. Já rede hoteleira também comemora a média de ocupação no Centro Histórico e arredores, que chegou a 94,1%. Entre sábado e domingo, 342 veículos de turismo entraram na cidade. A festa, que gera mais de 350 empregos diretos, continua até o dia 30 de junho, com exceção desta quinta-feira (20.06), feriado de Corpus Christi.

A programação segue todos os dias, inclusive durante a semana, com os tradicionais bailões com a Banda Germânia e o Concurso de Chope a Metro no Palácio de Cristal.

No ano passado, toda a festa movimentou R$ 43 milhões na economia e a expectativa é aumentar ainda mais este número nesta edição.

O primeiro fim de semana contou com desfiles – das Lanternas no sábado (15) e o Folclórico no domingo (16), apresentações de grupos de dança folclórica, grupos musicais, concursos – incluindo o tradicional concurso de Chopp a Metro, entre diversas outras atrações, além, claro, das delícias da gastronomia típica e muito chope. O clima com temperaturas baixas, mas com dias de céu azul atraiu ainda mais visitantes para a cidade.

“A festa está maravilhosa, a gente fica renovada, muito feliz. Está tudo lindo. Estou tomando um chopinho escuro, que eu gosto muito, e adoro toda a cultura alemã”, contou a funcionária pública aposentada Libania Fernandes, moradora do Rio de Janeiro.

Em dois dias, foram 235 ônibus e turismo e 117 vans que passaram, principalmente, pelas entradas do Quitandinha e Bingen, a maioria dos veículos vindos do Rio de Janeiro. Mas também foram registrados de outras cidades, como Resende, Duque de Caxias, Niterói e até de Santa Catarina.

O levantamento também mostrou que em 15% dos veículos de turismo que entraram no município entre sábado e domingo os visitantes tinham a intenção de passar também na Rua Teresa, o que foi confirmado pelos lojistas. “Foi um sucesso, o movimento na rua estava muito bom. A parceria com a prefeitura funcionou muito bem”, destacou a presidente da Arte, a associação dos lojistas da rua, Denise Fiorini. Durante o evento, o polo de modas conta com transporte gratuito que faz o percurso Rua Teresa X Bauernfest e Bauernfest X Rua Teresa. Em dois dias, 176 pessoas foram transportadas.

Economia aquecida em diversos setores

Além de hotéis lotados, há quem prefira alugar casas ou apartamentos na cidade. E com a Bauernfest este é mais um nicho da economia que fica aquecido. O aposentado José Luiz Baltor, por exemplo, tem dois “lofts” próximo ao Palácio de Cristal e garante uma renda extra neste período. Neste primeiro fim de semana os dois ficaram ocupados.

"Meu hobby é a construção civil. Construí este imóvel em anexo a minha casa para aluguel mensal. Tendo em vista a grande procura, por ser próximo ao Palácio de Cristal onde acontece a Bauernfest e a Cervejaria Bohemia, decidi abrir a residência recém equipada para aluguel por temporada na alta temporada em 2017. Em 2018 tivemos tanta procura que resolvemos construir mais uma unidade e hoje possuo dois imóveis que disponibilizo para locação”, disse.

Programação continua durante toda semana

No Palácio de Cristal, entre esta segunda (17) e sexta-feira (21) – exceto o feriado do dia 20 (quinta), uma tradicional atração é fixa: o concurso de Chope a Metro acontece sempre às 20h, com inscrições gratuitas. Já de segunda a quarta, os bailões com a Banda Germânica acontecem às 18h e às 21h, sendo que na sexta a banda sobe ao palco apenas às 21h. Na quarta (19) e na sexta o público também vai poder contar com a apresentação de grupos de dança folclórica, a partir de 19h15. Na sexta, a Bauernband também anima o público, a partir de 18h.

Já na Praça da Liberdade, tem Jogos Germânicos de segunda a sexta, às 16h – também com exceção do feriado. Na segunda, o Palco Koeler vai receber a Bauern Jazz, às 18h, e a Bauernband às 20h. Na terça (18), será a vez de Letícia Laranja Trio, ás 18h, e Bauernband às 20h. Na quarta, quem retorna ao palco é a Bauern Jazz às 18h, e Bauernband às 20h. E na sexta, a Bauern Jazz também se apresenta as 18h, seguida da Banda do Barril às 20h. Toda a programação é gratuita.

Foram 235 ônibus e 117 vans

Não era nem 7h da manhã quando cruzaram pelo pórtico do Quitandinha os primeiros dois ônibus de turismo com destino à Petrópolis no último sábado (15.06). Impulsionada pela Bauernfest, a partir desse horário o número de veículos foi aumentando gerativamente somando, em seu primeiro fim de semana, 235 ônibus e 117 vans, que vieram de diversos estados do país. Com um sistema de controle diferenciado, os veículos foram abordados e identificados ainda nas entradas da cidade com informações sobre aonde deveriam fazer o desembarque dos passageiros, estacionar o ônibus, fazer o embarque e a melhor alternativa para voltar para casa.

E o trabalho desenvolvido pela CPTrans deu resultado. Nas ruas o que quase não se viu foram retenções, mesmo com o alto número de ônibus de turismo e os veículos particulares que visitaram à cidade. Até o fim do evento, a expectativa é superar os 880 veículos de turismo que chegaram à Petrópolis para a festa em 2018, quando mais de 350 mil pessoas vieram para o evento nos seus dois fins de semana.

No meio desse processo, os guias turísticos de Petrópolis avaliaram positivamente a organização e o trabalho realizado pela prefeitura. Entre eles, José Pedro Soares, conhecido como Guia Pedro, no ramo há 36 anos, e que trabalhou em todas as edições de Bauernfest. “Esse é, sem dúvidas, o melhor esquema de trânsito montado pela CPTrans. Está fantástico! Desde a operação montada para recebimento dos ônibus, com as indicações para que o motorista não fique rodando na cidade sem saber onde estacionar. E o trânsito livre tanto no sábado, quanto no domingo, durante o dia inteiro foi fundamental para que as pessoas gostassem ainda mais da experiência que a Bauernfest passa. É preciso elogiar e reconhecer esse trabalho”, avalia o guia Pedro.

A presidente da Associação dos Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), Ana Beatriz Oliveira, destacou a importância dessa organização para o trabalho dos profissionais. “Trabalho há 24 anos na área e tenho um longo histórico com a Bauern, confesso que esse superou às expectativas. O fluxo de trânsito estava muito bom e isso foi notado pelas pessoas que todo ano vêm para o evento com os ônibus de turismo. Tivemos pontos de embarque e desembarque próximo à festa e uma área exclusiva para os grupos com idosos e pessoas deficientes demonstra a preocupação em agradar a todos os públicos da festa”, destacou.

Com o movimento grande, principalmente aos fins de semana, a triagem realizada pela CPTrans será mantida em todos os dias de festa para evitar acumulo de ônibus numa mesma área, o que poderia ocasionar retenções no trânsito. As áreas definidas pela companhia para embarque e desembarque são a Praça 14 Bis (exclusivamente para grupo de pessoas idosas e com deficiência); Av. Tiradentes, Av. Barão de Amazonas e Montecaseros – depois disso, os veículos estacionam em áreas como o Quitandinha ou Bingen, além da Barão do Rio Branco e dos estacionamentos das empresas de ônibus urbanos Petroita e Cidade Real.

“Esse esquema, somado às mudanças e implementação de sinalização de trânsito, teve um bom reflexo para a cidade, de maneira geral. Vamos manter a operação ao longo do evento e corrigir qualquer eventual problema esta semana para termos um resultado ainda melhor no próximo fim de semana”, completa o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira.

Mesmo com cerca de 150 mil pessoas e quase 350 veículos de turismo, evento não teve retenções

Apesar dos quase 350 veículos de turismo e do grande fluxo de automóveis que chegaram à Petrópolis para curtir a Bauernfest, o trânsito foi um dos pontos destacados pelos turistas e pelos petropolitanos neste primeiro fim de semana de festa. Já na sexta-feira (14.06), com a abertura da festa e nos dois dias seguidos, o que se viu foram ruas livre de congestionamento, espaços ordenado para embarque e desembarque e o fluxo completamente tranquilo para o tráfego.

As mudanças foram aplicadas aos poucos desde o dia 4, quando a Alfredo Pachá foi fechada para montagem do evento e a Padre Siqueira teve a mão invertida. Adaptações foram feitas visando atender, principalmente, o petropolitano no seu dia a dia e no último fim de semana o resultado do trabalho de demarcação de vias foi comprovado por quem quis acessar ou sair da festa, além daqueles que buscaram rotas alternativas para fugir dessa área.

O taxista Bruno Dias, que atua há 10 anos com ponto no Centro da cidade, elogiou “está sendo a melhor Bauernfest em termos de mobilidade. O trabalho conjunto da CPTrans e da Guarda Civil, junto com a sinalização implementada teve um resultado incrível. Ficou muito bom o fluxo de veículos, estão de parabéns”, elogiou ele, que trabalhou tanto no sábado, quanto no domingo.

Quem marca presença anualmente na festa também aprovou as mudanças. O casal Tarcísio e Janice Martins sobe a Serra sempre na época da festa e elogiou as medidas. “Não vimos trânsito nenhum, praticamente. Chegamos rápido à festa, conseguimos parar tranquilamente e, agora, estamos aproveitando o evento. Fiquei impressionado”, disse ele, que é advogado no Rio de Janeiro. “Confesso que quando estávamos nos aproximando até fui conferir se começava mesmo neste fim de semana, porque apesar do movimento, não vimos trânsito pesado que indicasse esse monte de gente que nos deparamos aqui no Palácio de Cristal e nos arredores”, completou a esposa, que atua como instrumentador cirúrgica.

“Todos os ajustes necessários estão sendo providenciados para estarmos ainda mais alinhados no próximo fim de semana, quando a festa promete, mais uma vez, ficar lotada”, disse o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira.

No dia a dia, mudanças são notadas

O planejamento preparado para a festa e aplicado nas ruas do Centro da cidade tem arrancado elogios dos motoristas da cidade durante a semana. Na área da Paulino Afonso, por exemplo, a colocação de sinalização que impede os veículos de cruzarem a via, aumentou a fluidez no trecho da Paulino Afonso. Na 13 de Maio não foi diferente: a implementação da sinalização vertical no meio da pista, evitando as conversões à esquerda, auxiliam na fluidez do trânsito.

Gisele Silva Vivarini França, que trabalha com transporte escolar, elogia: “Foi a melhor coisa feita nessa área. Chegava a ficar de 20 a 40 minutos no trecho entre o Sesi e a Montecasersos, passando pela Paulino Afonso, e agora esse tempo caiu para 10 minutos apenas. Isso sem contar a saída da Mosela para acessar a Paulino Afonso que durante toda a semana passada fluiu sem trânsito nenhum”, disse ela completando que para quem trabalha no trânsito diariamente isso ajuda reduz o estresse e o desgaste do dia a dia.

Novos veículos serão usados para serviços administrativos e serão distribuídos para setores de maior demanda

A prefeitura entregou nesta segunda-feira (17.06), seis novos veículos para uso da Secretaria de Saúde. Os automóveis, de pequeno porte, voltados para serviços administrativos, foram adquiridos por meio de recuperação de emenda parlamentar, direcionada para o serviço, no valor de R$ 260 mil. Os carros serão usados para o suporte a serviços desenvolvidos na área de Atenção Básica, e serão destacados para os setores de Saúde Mental, Bucal, Assistência Farmacêutica e Área Técnica.

Os veículos reforçam a frota da Secretaria de Saúde, que vai passar a contar com 40 carros. A partir das novas aquisições, alguns carros mais antigos serão substituídos e os setores que não tinham o suporte com automóvel exclusivo, serão beneficiados. A nova frota vai passar por adequações, pare ser inserida no sistema de monitoramento e receberá identificação antes de ser colocada a serviço.

Toda frota é monitorada

A Secretaria de Saúde possui sistema de monitoramento dos serviços, que conta com o rastreamento de todos os veículos a serviço da rede pública de saúde. Os 50 automóveis entre ambulâncias, veículos administrativos para transporte de carga e pacientes, são 24 horas controlados. A medida visa oferecer mais segurança e qualificação do serviço. A medida visa o controle da qualidade dos serviços e redução de gastos. Os novos veículos serão inseridos no mesmo sistema de monitoramento que garante a preservação do automóvel e prestação do serviço adequado.

Prefeitura atua para a renovação de carros e ambulâncias

Os novos carros são mais uma aquisição alcançada pela Prefeitura, voltada para a área de Saúde. Desde novembro do ano passado, sete novas ambulâncias foram adquiridas para melhorar o serviço prestado aos pacientes em hospitais e unidades de urgência.

Nos últimos seis meses as ambulâncias foram adquiridas para atender o Hospital Nelson de Sá Earp, com uma nova em novembro de 2018; o Pronto Socorro Leônidas Sampaio, recebeu uma em novembro de 2018 e uma recentemente, em maio; em março, as Unidades de Pronto Atendimento do Centro e Cascatinha receberam três unidades móveis avançadas e o Hospital Alcides Carneiro recebeu uma, no mesmo porte das UPAs.

Ação contribuiu para o desenvolvimento de criança na primeira infância que agora tem possibilidades de melhores resultados na educação infantil

O Programa Criança Feliz, voltado para o desenvolvimento da criança na primeira infância, concluiu o atendimento à primeira família cadastrada no município. A criança, que completa três anos de idade, passou por acompanhamento semanal realizado pelas equipes da Secretaria de Assistência Social. Após um ano sendo observada e estimulada, a filha da dona de casa Ingrid Fernandes Ferreira, de 23 anos, já está preparada para seguir para nova fase, o ingresso na educação infantil.

A família foi a primeira inserida ao Programa Criança Feliz no município, em junho de 2018. O trabalho é realizado com crianças de 0 a 3 anos de idade. O programa é desenvolvido e custeado pelo Governo Federal e é voltado para as famílias em vulnerabilidade social, que sejam cadastradas no Bolsa Família.

Atualmente o programa conta com uma equipe formada por 23 profissionais que realizam visitas semanais a 500 crianças de famílias cadastradas. Desde que foi implantado, o programa já realizou mais de 10 mil visitas a famílias para acompanhar o desenvolvimento das crianças. O trabalho também é oferecido a famílias com crianças com deficiência, inseridas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesses casos, o acompanhamento se estende até a criança completar seis anos de idade.

O programa consiste no acompanhamento do crescimento das crianças. Quando possível, o trabalho começa desde a gestação. Semanalmente são realizadas cerca de 30 visitas, quando são realizadas atividades diversas que estimulam o crescimento saudável e fortalecem o vínculo socioafetivo entre a família.

Desde que foi implantado em Petrópolis, outras 200 crianças já passaram pelo acompanhamento. Completado o tempo máximo de trabalhos com as crianças e famílias, as equipes da Assistência Social cuidam para que  as famílias continuem sendo orientadas por uma das unidades do Centro de Referência e Assistência Social. Assim como a família visitada nesta segunda-feira (17.06), que está sendo auxiliada para a inserção da criança a uma instituição de ensino da cidade. “Hoje ela está muito mais preparada para iniciar a educação infantil em uma instituição. Ela fala melhor, reconhece cores e até algumas letras e números. Com certeza o trabalho feito vai dar resultados no desempenho dela na escola”, destaca a mãe Ingrid Fernandes Ferreira, de 23 anos.

Programa atua no desenvolvimento das crianças e estimula o vínculo familiar

Durante as visitas, é traçado o perfil da família e os responsáveis pelas crianças recebem orientações que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida do menor, assim como para a relação entre pais, mães e filhos. Atividades diversas são propostas. O intuito é estimular o desenvolvimento motor e cognitivo da criança, assim como estreitar os laços afetivos.

Pais, mães e cuidadores são incentivados a observar com mais cautela o comportamento e desenvolvimento dos filhos. Instrumentos educativos e lúdicos contribuem para que, através da brincadeira, haja aproximação da família e paralelamente, são trabalhados estímulos que contribuem para o crescimento saudável das crianças. “Sempre demos continuidade aos exercícios feitos pelas assistentes e assim vamos continuar. A partir desse trabalho, entendemos que o aprendizado se dá através da brincadeira’, destaca a avó da criança, Eliete Jussara dos Santos, de 45 anos.

As atividades são propostas a partir de elementos e objetos encontrados dentro das próprias residências. Muitas vezes, um objeto que seria descartado, se transforma em instrumento que contribui para o aprendizado das crianças. As visitadoras criam brinquedos, jogos e objetos educativos a partir de caixa de leite, garrafa pet, rolo de papel higiênico, entre outros. “Sempre sugerimos o uso de instrumentos que não gerem custo para as famílias e a partir desses objetos, criamos dinâmicas de desenvolvam a fala, o movimento, a identificação e memorização de cores, letras e números”, destaca a assistente social, Thais Carvalho.

Centro de Saúde registra grande movimento nesta segunda-feira (17.06)

Nesta segunda-feira (17.06) as 40 unidades de saúde destacadas para aplicação da vacina disponibilizaram as doses para toda a população. O movimento foi grande nas salas de vacinação com destaque para o Centro de Saúde Coletiva, no Centro, onde foram atendidas 820 pessoas para receber as doses durante o dia. A campanha para a imunização do grupo prioritário teve início em 10 de abril e teve encerramento, na última sexta-feira (14.06), após prorrogação de 15 dias. No período, 79% da população de maior risco foi vacinada.

Por determinação do Ministério da Saúde, no início de junho, a vacina passou a ser disponibilizada para toda a população nos estados que se aproximaram da meta estipulada. Petrópolis manteve a vacinação para os grupos de maior risco para elevar o índice de imunização no município e agora as doses estão sendo aplicadas em quem quiser. A vacina da gripe será fornecida até o esgotamento do estoque do município. Desde o início da campanha, a cidade recebeu 109.4 mil doses da vacina.

Em último levantamento da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, feito no dia 13 de junho, 78.130 pessoas do grupo de risco haviam sido vacinadas. As doses restantes estão sendo distribuídas para as unidades de maior demanda.Todas as equipes de vacina atuaram para a conscientização da população sobre a importância da vacina influenza trivalente, que imuniza a população contra os dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um tipo de influenza B.

As salas de vacina estão abertas no município de acordo com o horário de atendimento. A aplicação das vacinas é encerrada 30 minutos antes do fechamento das unidades. A maioria das unidades de saúde do município funciona das 8h às 17h, nessas, o atendimento vai até às 16h30. Algumas unidades que funcionam com o horário estendido, onde são feitos atendimentos até às 20h, o horário para a aplicação da vacina é até às 19h.

Em quatro unidades – Centro de Saúde, do Centro; as UBSs Retiro, Quitandinha e Mosela – a vacinação ocorre em período estendido, até às 19h. A UBS Mosela funciona em horário estendido toda segunda, quarta e quinta-feira. As demais seguem o horário de segunda a sexta-feira. Nesses locais, pode ocorrer um intervalo nos atendimentos de vacina, entre 16h30 e 17h para que seja realizada a troca de equipes plantonistas. Entre as unidades que a vacina está sendo aplicada estão:

Centro de Saúde Itamarati - Rua Bernardo Proença, n.º 32, com horário de funcionamento das 8h às 17h.

PSF Caxambú - Estr. José de Almeida Amado s/n, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF 24 de Maio - Rua 24 de maio, 197 – Centro, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Morin - Rua Pedro Ivo, n.º 81, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Vila Felipe - Rua Ermínio Schimidt, s/n, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF São Sebastião - Rua São Sebastião, nº 625, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Alto Siméria - Rua Manoel Francisco de Paula s/n, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Dr. Thouzet - Rua. Dr. Thouzet, 609 – Quitandinha, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Alto Independência - Rua José Lino s/nº, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Vila Saúde - R. Santa Catarina, Lt 24 - Qd 41, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Santíssima Trindade - Rua Lopes de Castro – Bingen, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Bairro Castrioto - R. Santa Rita de Cássia, 114 – Castrioto, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Comunidade São Jõao Batista – Rua Luís Winter, 560 - Duarte Silveira, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Moinho Preto - Rua João Xavier, 2109 - Moinho Preto, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Pedras Brancas - Rua Pedras Brancas, 1190 – Mosela, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Ambulatório Escola FMP/FASE - Rua Hivio Naliato, 899, Cascatinha, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

Hospital Alcides Carneiro - Rua Vigário Correa, 1345 – Corrêas, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Castelo São Manoel - R. Capitão João Amâncio de Souza Coutinho, 436, com horário de funcionamento das 8h às 17h.

PSF Jardim Salvador - Rua juiz Castro e Silva, 33 - Jardim Salvador, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Carangola - Estrada do Carangola, 860 – Carangola, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Fazenda Inglesa - Estr. Fazenda Inglesa, s/n – Mosela, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Vale das Videiras - Estr. Almirante Paulo Martins, 8201, com horário de funcionamento de 7:30 às 15h

PSF Bonfim - Estrada do Bonfim s/n – Bonfim, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Águas Lindas - Estrada do Palmital, 768 – Nogueira, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Itaipava - Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Comunidade Primeiro de Maio - Rua Norival Braga da Silva, S/N, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

PSF Boa Esperança - Estr. Ministro Salgado Filho s/n – Cuiabá, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Pedro do Rio - Estr. União Indústria, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Posse - Estr. União Indústria, n.º 33.530, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

PSF Brejal - Estrada do Brejal, Km 06, com horário de funcionamento das 8h às 15h.

PSF Secretário – Rua Visconde de S. Bernardes, 320 – Secretário, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Vila Rica - Rua A (Ao lado da Quadra 28) - Vila Rica, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Meio da Serra - Estrada Velha da Estrela, s/n - Alto da Serra, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Alto da Serra - Rua Tereza, 2024 - Alto da Serra, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

Carangola - Estrada do Carangola, 860 – Carangola, com horário de funcionamento de 7:30 às 16:30

UBS Araras - Estr. Bernardo Coutinho, 3435 – Araras, com horário de funcionamento de 8h às 17h

Unidades com funcionamento em horário estendido:

Centro de Saúde Coletiva - Rua Santos Dumond, 100, com horário de funcionamento das 8h às 19h.

UBS Quitandinha - Rua General Rondon, nº 400 e 490, com horário de funcionamento das 8h às 19h.

UBS Mosela - Rua Mosela, 744, com horário de funcionamento das 8h às 19h (segundas, quartas e quintas-feiras).

UBS Retiro - Av. Barão do Rio Branco, 3027(ao lado da 105ª DP, com horário de funcionamento das 8h às 19h.

A empresa que ficará responsável pelas obras de reforma e restauração do Theatro D. Pedro poderá ser definida no próximo mês. O certame para o serviço tem uma nova data e acontece no dia 04 de julho, no Centro Administrativo da prefeitura. A licitação tem o valor teto de R$ 1.993.927,68, ou seja, o valor máximo que a obra deverá custar. A maior parte do recurso é proveniente de emendar parlamentar destinada à recuperação do teatro, que é um dos principais equipamentos culturais do município.

O prédio não passava por grande reforma desde 2003.No projeto está previsto a revitalização de sua infraestrutura, como a revisão das instalações elétricas, recuperação do sistema de ar condicionado, adequação para acessibilidade, conserto de infiltrações, entre outras melhorias. Além disso, a obra contempla a implantação do sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico.

A expectativa é de que, definida a empresa, as obras comecem nos próximos meses. O novo edital estará disponível no site da prefeitura a partir desta terça-feira (18.06).

Inaugurado em 2 de janeiro de 1933 pela família D'Ângelo, atualmente, o teatro conta com 500 lugares divididos em platéia, balcão e camarotes. O teatro foi construído unindo estilos arquitetônicos e decorativos de art-nouveau e art-decó. A decoração interna reúne estilos geométrico, mitológico e futurista, como flores com corolas viradas para baixo. O espaço passou por pequenas intervenções também entre os anos de 2009 e 2011.

Termina nesta terça-feira (18.06) o prazo para que servidores da Câmara dos Vereadores aproveitem às condições de negociações de débitos com a Caixa Econômica Federal. A campanha da Prefeitura, por meio do Procon, foi expandida para sede do legislativo e já, nesta segunda-feira (17) realizou negociação de 10h às 16h – mesmo horário que funciona no último dia de ação, na Sala das Comissões.

Só de servidores da prefeitura foram R$ 1.035.968,55 em débitos negociadas na campanha, que terminou na última sexta-feira (14.06) e contemplou 216 servidores que aproveitaram as condições da campanha para regularização de suas vidas financeiras junto à Caixa. Com os descontos oferecidos, o montante acumulado caiu para R$ 186.474,33 mil, uma redução média de 82%

Podem ser realizados acordos para abatimento durante a campanha referentes a débitos como renovação dos contratos para o aumento de prazo, unificação de dividas diversificadas, débitos de cartões de crédito, cheque-especial e créditos consignados.

Mais de 150 mil pessoas já passaram pelos espaços da Bauernfest e parte dos visitantes chega através de divulgações feitas originalmente em feiras de turismo por todo país. A Turispetro vem intensificando a participação em eventos voltados para o setor e tem conseguido “vender” o destino Petrópolis, seus atrativos e festas para milhares de guias e agentes de turismo. Na última semana, uma equipe da secretaria participou do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, no Paraná, que bateu recorde de participação, com quase 9 mil pessoas ligadas ao setor.

Foram três dias de evento, entre 12 e 14 de junho, e muitos dos participantes fizeram parte das 52 caravanas de agentes de viagem, 44 nacionais e 8 internacionais. Na Feira de Turismo e Negócios, em 187 estandes mais de mil marcas foram expostas, mostrando o que há de melhor em produtos e serviços turísticos nacionais e internacionais. Para dar visibilidade a tudo isso, 250 jornalistas de turismo foram registrados no evento.

Tanto no Festival das Cataratas, quanto em todos os outros eventos voltados para o setor, equipes da Turispetro informaram sobre os circuitos turísticos que a cidade oferece, como histórico-cultural, cervejeiro, compras, religioso, ecorural, entre outros. Além dos principais eventos do município, como a Bauernfest, que está acontecendo até o dia 30 de junho no Palácio de Cristal e arredores.

Cerimônia será realizada no Esporte Clube Pedro do Rio

Quase 150 jogos marcaram a 4ª edição do JEDs - Jogos Estudantis dos Distritos – realizados em maio e junho deste ano na rede municipal de Educação. As competições ocorreram nas próprias escolas localizadas nos distritos e contaram com as modalidades: futsal, handebol, voleibol, basquete, futebol de campo, tênis de mesa e queimada. E para comemorar o sucesso dessa edição, uma cerimônia marcará a entrega de 790 medalhas para os alunos participantes e será realizada na quarta-feira (19.06), às 8h30, na sede do Esporte Clube Pedro do Rio.

Nesse ano, o JEDs teve uma novidade: a realização do ParaJeds: alunos que participam do projeto ISE – Projeto Inclusão Social e Esportiva participaram de jogos de bocha, natação e voleibol adaptados.

A cerimônia de premiação será realizada às 8h30, no Esporte Clube Pedro do Rio. Na ocasião, os alunos serão premiados: serão 720 medalhas do JEDs e 70 do ParaJeds.

“Todos os alunos participantes receberão medalhas porque o objetivo dos JEDs é estimular a pratica saudável de atividades físicas, todos tiveram bons resultados e merecem esse destaque”, afirmou Ney Marcos de Paula Júnior, diretor da EM Monsenhor João de Deus Rodrigues e um dos organizadores da competição.

Participaram da competição as escolas: Theodoro Machado, Amélia Antunes, Paula Buarque, Celina Schechner, Augusto Pugnaloni, Liceu São José de Itaipava, Santa Teresinha, Dr. Barros Franco, Monsenhor João de Deus Rodrigues, Beatriz Zaleski, Moyses Furtado Bravo, Nilton São Thiago e Avelino de Carvalho.

O Balcão de Empregos da Prefeitura, administrado pelo – Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - tem 10 vagas disponíveis nesta semana. Os candidatos devem cadastrar os seus currículos na prefeitura pelo site www.petropolis.rj.gov.br. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2233-8113.

O balcão de empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O Detra fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846. Confira as oportunidades:

Ajudante de armazém - 1 vaga - sexo masculino - Ensino fundamental e experiência

Atendente de lanchonete - 1 vaga - sexo feminino - Ensino médio e experiência

Auxiliar de cozinha - 1 vaga - sexo feminino - Ensino médio e experiência

Auxiliar de serviços gerais - 4 vagas - ambos os sexos - Ensino fundamental completo e experiência

Programador - 1 vaga - ambos os sexos - Experiência comprovada em programação

Supervisor de vendas - 1 vaga - ambos os sexos - Ensino superior ou cursando e experiência

Técnico em Segurança do Trabalho (Vaga temporária) - 1 vaga - ambos os sexos - Ensino médio completo, obrigatório curso técnico e experiência em elaboração de programas de segurança.

Inciativa da UNICEF e UNDIME com o objetivo de promover a inclusão social e erradicação da evasão escolar

“Educação é Proteção contra a Violência”. Esse é o tema do seminário realizado nessa segunda-feira (17.06) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Cidade Escola Aprendiz, responsáveis pelo Programa Busca Ativa Escolar, plataforma que auxilia governos, estados e municípios a identificar casos de evasão escolar. Petrópolis, que aderiu a plataforma nesse ano, marcou presença no evento, realizado no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio de Janeiro. O objetivo do seminário, segundo os organizadores, foi o de chamar atenção sobre a educação como estratégia fundamental de proteção da vida e prevenção de diferentes tipos de violências contra crianças e adolescentes.

Petrópolis tem hoje 543 casos em andamento e 392 registros de (Re)matrícula registrados no Busca Ativa, ou seja, são 543 casos que estão sendo analisados pelas equipes das secretarias municipais que estão à frente do programa – Educação, Saúde e Assistência Social – e 392 casos em que as crianças que estavam fora da escola voltaram a frequentar o ambiente escolar, em um universo superior a 42 mil alunos.

Estão representando Petrópolis no seminário as servidoras da Educação Ana Paula Valle – Gestora do Comitê Petrópolis no Busca Ativa Escolar – e Talita Albino, do Departamento de Inspeção Escolar; Nanci Barillo e Deborah Cibelli, da Secretaria de Saúde.

“Importante a participação nesse seminário que abordou a questão da violência, foi uma oportunidade para discutirmos ações efetivas para prevenir e proteger as crianças e mantê-las na escola. A violência reflete diretamente no aprendizado do aluno. No Seminário foram apresentadas pesquisas feitas por várias instituições e discutidas ações no Brasil e no mundo realizadas na área da Educação como fator de proteção contra as violências. O tripé da Educação para a Unicef que funciona na prevenção é a educação Integral, a educação contextualizada e a educação individualizada”, afirmou Ana Paula Valle que também é responsável pelo Departamento de Inspeção Escolar da Secretaria de Educação.

No primeiro dia do Seminário, foi apresentado um cenário da educação como prevenção das violências, com dados e recomendações sobre como o Brasil pode avançar na implementação de uma agenda de proteção. Já na terça-feira (18.06), no último dia do evento, será discutido o enfrentamento da exclusão escolar – uma violação de direitos que atinge mais de 2,8 milhões de crianças e adolescentes no Brasil (Pnad/IBGE, 2015).

Sobre o Busca Ativa

O Busca Ativa Escolar foi desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. Após a implantação do Busca Ativa Escolar no município cada Secretaria ou grupo mantém um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno ou aluna na escola. Os diretores alimentam os dados dos alunos e monitoramento de frequência é regular. Decorrido um ano e não tendo sido constatado problema com a criança ou o adolescente (re)matriculado, o caso recebe o estado Concluído. Caso seja verificada a evasão, o caso recebe o estado Fora da escola. Todo o processo pode ser feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) e smartphones.

O programa Defesa Civil na Sua Casa leva técnicos da prefeitura para vistorias preventivas na Vila Operária em Cascatinha nesta terça-feira (18.06). Participam equipes das secretarias de Defesa Civil, Assistência Social, Obras e Comdep, buscando reduzir o risco de ocorrências nos bairros. O mutirão de atendimentos acontece por toda a cidade durante o período de estiagem, entre maio e outubro, com o objetivo de diminuir o número de ocorrências causadas pelas chuvas fortes do verão.

Após o atendimento, os técnicos elaboram um relatório com todos os atendimentos será feito pelas equipes, que irão realizar os encaminhamentos necessários. Durante as vistorias, os moradores também são orientados sobre medidas simples que podem salvar vidas, como a instalação de calhas para recolhimento da água da chuva, a importância do descarte correto de lixo, a poda regular de árvores e a preservação das fontes d'água.

O mesmo trabalho já foi realizado na Comunidade do Alemão, Neylor e no Siméria. São mais de 30 atendimentos realizados somando todos os locais. Na semana que vem, o programa leva os técnicos para o Duarte da Silveira na quarta-feira (26.06).

Nessa gestão que o município criou planos de contingencia para as ameaças de inverno e de verão, além de realizar treinamentos com os moradores periodicamente.

Um calendário está sendo elaborado pela Defesa Civil para atender os bairros do município. Os interessados em receber o programa na sua comunidade podem ligar para o (24) 2246-9291 e agendar a visita.

Os atletas podem se inscrever na segunda edição da Fire Run – sétima prova que conta pontos para o ranking municipal – a partir desta terça-feira (18.06). A corrida de seis quilômetros será realizada no dia 28 de julho homenageando o Corpo de Bombeiros. A expectativa é que mais de 300 pessoas participem do evento. Os interessados podem garantir a vaga pela internet, através do site: www.grupomaverick.com.br. O valor dos kits varia entre R$ 50 até R$ 105.

A largada acontece às 8h, na sede do 15° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Petrópolis, na Av. Barão do Rio Branco, 1.957, com um brado dos militares. Segundo o tenente-coronel Gil Kempers, comandante da corporação na cidade, a ideia da prova é homenagear o Dia do Bombeiro, comemorado no dia 2 de julho. Também é uma oportunidade dos corredores conhecerem um pouco mais sobre o trabalho realizado pelos bombeiros no município.

"O Corpo de Bombeiros lida com vidas e a corrida é um esporte que proporciona justamente mais saúde e bem estar para as pessoas. Acreditamos que com a inclusão no ranking, a prova tenha mais participantes do que ano passado", disse Gil Kempers.

Outra prova que conta pontos para o ranking municipal que está com inscrições abertas é a XC Run, que será realizada no dia 20 de julho no Parque Municipal, em Itaipava.

Além da Fire Run, ainda contam pontos para o ranking municipal neste ano: XC Run (20 de julho); Corrida Master (20 de outubro); Petrópolis Night Run (26 de outubro) e WTR Serra do Mar (23 de novembro). A Corrida do Shopping Pedro II, Corrida Contra a Fome, a Corrida do Trabalhador e a Petrópolis-Itaipava e a Love Run já foram realizadas. O calendário esportivo completo, com todos os eventos previstos para Petrópolis neste ano, está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

            Domingo lotado na festa que homenageia os colonos germânicos

O domingo de céu azul foi o cenário perfeito para a passagem dos descendentes das famílias de colonos germânicos e grupos de dança folclórica que foram os destaques do Desfile Folclórico, atração que faz parte da programação desta 30ª Bauernfest. Ruas do Centro Histórico ficaram lotadas, com o desfile animando turistas e petropolitanos. Neste primeiro fim de semana da Festa do Colono Alemão, todos os espaços do evento têm recebido milhares de visitantes. Entre sábado e a manhã de domingo, por exemplo, mais de 200 veículos de turismo já tinham entrado na cidade.

O Desfile Folclórico também contou com a participação de bandas marciais, bandas de música germânica, o Clube 29 de Junho, a realeza, com a Rainha e a 1ª e 2ª Princesas da Bauernfest e atores que passaram espalhando a alegria da cultura germânica pelas ruas da Imperatriz, Koeler, Roberto Silveira e terminando no Palácio de Cristal – coração da festa. O prefeito Bernardo Rossi, que acompanhou o desfile, destacou a animação dos participantes e do público.

O Desfile Folclórico reuniu pessoas de todas as idades, desde bebês à terceira idade. A descendente de colonos Cineia Weneling estava entre as mais animadas do grupo. “Desfilo há 25 anos com o maior orgulho. Nesses 25 anos não faltei um ano. Eu amo e é a homenagem que eu posso fazer para esses seres que transformaram a cidade nessa beleza que ela é hoje. Essa é a minha alegria, eu espero todo ano por esse dia”, frisa.

A alegria dos desfilantes contagiou todo o público. Amei! É a primeira vez que venho nesse evento e estou amando. O desfile é muito bom, tive mais chance de conhecer melhor a cultura alemã”, explica a professora Deise Rocha, que é do Rio de Janeiro. “Achei maravilhoso, vou curtir muito a Bauernfest. Está muito lindo”, completou a professora aposentada Marli Braga, que também veio do Rio.

Na tarde deste domingo (16), a festa segue com intensa programação, com concursos de chope a metro, apresentações dos grupos de dança folclórica, teatro, atividades para as crianças, entre outras atrações.

A 30ª Bauernfest também não vai parar nem durante a semana. A Festa do Colono Alemão vai contar com programação todos os dias, com os tradicionais bailões com a Banda Germânia e o Concurso de Chope a Metro no Palácio de Cristal. Entre as atrações dos dias de semana ainda estão grupos de dança folclórica, Jogos Germânicos e apresentações musicais – que também acontecem no palco montado na Praça da Liberdade. Este ano, a Bauernfest vai até o dia 30 de junho, com exceção do dia 20, feriado de Corpos Christi. A programação completa está disponível no site da festa: https://www> https://www.bauernfestpetropolis.com.br e na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/bauernfest/.

Este ano, com a expansão da Festa do Colono Alemão, são 16 dias de evento

Os bailões com a Banda Germânica e o concurso de Chope a Metro estão entre os destaques da programação que acontece nos dias de semana

A 30ª Bauernfest, aberta nesta sexta-feira (14.06), não vai parar nem durante a semana. A Festa do Colono Alemão vai contar com programação todos os dias, com os tradicionais bailões com a Banda Germânia e o Concurso de Chope a Metro no Palácio de Cristal. Entre as atrações dos dias de semana ainda estão grupos de dança folclórica, Jogos Germânicos e apresentações musicais – que também acontecem no palco montado na Praça da Liberdade. Este ano, a Bauernfest vai até o dia 30 de junho, com exceção do dia 20, feriado de Corpos Christi.

Durante a semana, as atrações começam a partir de 16h e terminam por volta de 21h30, mas a festa estará aberta desde cedo, com as barraquinhas de alimentação e artesanato funcionado já a partir de 11h30 de segunda a quinta-feira (nesta primeira semana até quarta, por conta do feriado). 

No Palácio de Cristal, entre segunda (17) e sexta-feira (21) – exceto o feriado do dia 20 (quinta), uma tradicional atração é fixa: o concurso de Chope a Metro acontece sempre às 20h, com inscrições gratuitas. Já de segunda a quarta, os bailões com a Banda Germânica acontecem às 18h e às 21h, sendo que na sexta a banda sobe ao palco apenas às 21h. Na quarta (19) e na sexta o público também vai poder contar com a apresentação de grupos de dança folclórica, a partir de 19h15. Na sexta, a Bauernband também anima o público, a partir de 18h.

Já na Praça da Liberdade, tem Jogos Germânicos de segunda a sexta, às 16h – também com exceção do feriado. Na segunda, o Palco Koeler vai receber a Bauern Jazz, às 18h, e a Bauernband às 20h. Na terça (18), será a vez de Letícia Laranja Trio, ás 18h, e Bauernband às 20h. Na quarta, quem retorna ao palco é a Bauern Jazz às 18h, e Bauernband às 20h. E na sexta, a Bauern Jazz também se apresenta as 18h. Toda a programação é gratuita.

A Bauernfest deste ano conta com centenas de atrações com dois palcos no Palácio de Cristal e um na Praça da Liberdade, mas a festa ainda terá um reforço com o Biergarten, montado na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) – este funciona apenas durante os fins de semana, mas também contará com atrações culturais e muita cerveja artesanal. A gastronomia típica também está entre os destaques de todos os espaços da festa.

O evento consolida mais de 30 mil postos de trabalho no turismo (comércio, gastronomia, hotelaria e serviços), além de gerar 350 empregos diretos no período. São mais de 350 mil pessoas que passam pelos espaços da festa e, no ano passado, ela movimentou mais de R$ 43 milhões na economia.

A Bauernfest, além da meta de celebrar as raízes culturais de Petrópolis, também se revela fundamental para incrementar a economia petropolitana. O faturamento de mais R$ 43 milhões em 2018 foi resultado de vendas por toda a cidade e não apenas na festa: no comércio, hospedagens em hotéis e pousadas e movimento nos bares e restaurantes. Com isso, a arrecadação de ISS, tributo recolhido por hotéis e restaurantes, entre outros serviços aumentou no período de festa em 11,82% considerando a arrecadação dos meses de junho e julho de 2018, em comparação ao mesmo período de 2017. O aumento no movimento gerado pela festa no comércio também reflete na arrecadação de ICMS que registrou um aumento de 43,09% em junho e julho de 2018 em comparação ao ano anterior. Esta arrecadação é importante para equilibrar as contas públicas – a cidade ainda tem um déficit de R$ 610 milhões em dívidas deixadas por gestões anteriores.

A Bauernfest, em 30 edições, se consolidou como a maior manifestação cultural da cidade, mas também passou a ser essencial para a economia da cidade. “Petrópolis é cultural e turística, e hoje a cidade toda se envolve no evento, abraça a Bauernfest como um bem maior, não só em preservação de nossas raízes, mas como um indutor da economia”, considera Bernardo Rossi.

A arrecadação de ISS em 2018 alcançou a marca de R$ 15,3 milhões nos meses junho e julho, período da Bauernfest. E os números foram ainda maiores do que em 2017: nos meses de junho e julho daquele ano, no período da festa, o recolhimento de ISS foi de R$ 13,7 milhões.

Em 2018, a arrecadação de ICMS, em julho, chegou a bater a casa dos R$ 20 milhões, imposto que reflete boas vendas no comércio e indústria. Em 2018 a arrecadação de ICMS, somados os meses de junho e julho, foi de R$ 34,8 milhões – R$ 10,5 milhões a mais do que no mesmo período de 2017, quando a arrecadação ficou em R$ 24,3 milhões.

Arrecadação maior é fundamental para cobrir dívidas

A arrecadação de impostos vem sendo fundamental para manter o equilíbrio das contas, frente a um saldo de R$ 610 milhões - de um total de R$ 766 milhões em dívidas deixadas por antigos gestores. Mantendo a política de enxugamento de gastos, a atual gestão conseguiu em 2 anos e 4 meses, quitar R$ 155 milhões em dívidas.

Dívidas trabalhistas com os servidores deixadas por antigos gestores somavam R$ 119 milhões em janeiro de 2017. Dos R$ 155,7 milhões em dívidas pagas atualmente, R$ 77,8 milhões são referentes a o pagamento de salários atrasados, encargos e amortizações, referentes à Pasep, INSS e repasses ao INPAS.

Arrestos das contas do município para pagamento de 13º salário em dezembro de 2016, salários de dezembro daquele ano, 13º e salários de funcionários do Hospital Alcides Carneiro do mesmo período e parcelas de empréstimos consignados recolhidos de servidores e que deixaram de ser repassados aos bancos por antigos gestores somavam R$ 42,9 milhões – montante quitado pela atual gestão ainda no primeiro ano de governo.

Somente junto ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município (INPAS), foram quitados em 2 anos e 4 meses R$ 24,5 milhões. Parcelamentos de Pasep e INSS somam R$ 10,4 milhões pagos.

Entre as dívidas negociadas que vêm sendo pagas pelo município está Hospital Santa Teresa. Do total de R$ 13 milhões que deixaram de ser pagos por procedimentos realizados na unidade entre fevereiro e dezembro de 2016, R$ 11 milhões já foram pagos pelo município na atual gestão. Foram R$ 2,1 milhões desembolsados em 2017, R$ 6 milhões no ano passado e outros R$ 2,8 milhões quitados até o mês passado.

Atividades esportivas também fazem parte da programação da 30ª Bauernfest e garantem a diversão de crianças e adultos no Centro. Na Praça da Liberdade, durante toda a festa, acontece a terceira edição dos Jogos Germânicos retratando de forma divertida os esforços físicos que os primeiros colonizadores tiveram que enfrentar na cidade. Uma edição especial do Circuito Imperial de Lazer acontece no sentido Centro da Avenida Ipiranga, no dia 23 de julho, de 7 às 11h, garantindo espaço para corredores e demais atletas. A 28ª edição do Bauerntennis é mais uma atração da Festa do Colono, com as partidas acontecendo nas quadras da sede social do Clube Petropolitano, na Roberto da Silveira, em todos os finais de semana da Bauern. Além disso, os espaços públicos também são opção para os petropolitanos praticarem esportes neste período.

A terceira edição dos Jogos Germânicos acontece durante a semana às 16h e no sábado e domingo às 11h, começando neste fim de semana. Serão promovidas mais de 50 horas de atividades variadas somando todos os 16 dias de festa. Entre os exercícios estão a corrida com tora, carrinho de mão pregar o prego e cabo de guerra. A meta da prefeitura é envolver toda a família na disputa das modalidades, com a participação de adultos e crianças.

Considerado o mais charmoso torneio do calendário tenístico da cidade, o Bauerntennis é uma homenagem do Petropolitano e seus tenistas aos primeiros colonizadores alemães. O torneio acontece nas quadras da sede social do clube, sendo disputado em três classes: A, B e C. O número máximo de duplas é 16 por categoria.

Outra ação especial para a Bauernfest é uma edição do Circuito Imperial de Lazer na Avenida Ipiranga no dia 23 de julho. De 7 às 11h, os corredores irão contar com a pista no sentido Centro sinalizada para a prática esportiva. A via vai ficar fechada da rotatória até a Raul de Leoni. "Dessa forma, conseguimos atender os petropolitanos com um espaço para lazer e esporte", disse o superintendente. Por causa do grande número de turistas na cidade, excepcionalmente, o circuito não vai funcionar na Av. Barão do Rio Branco e na Rua do Imperador nos dias 16, 23 e 30 de julho.

Outra excelente opção para os atletas neste período é o Parque Municipal Paulo Rattes, em Itaipava, que conta com uma pista de corrida de 1,2 quilômetros, além de quadras poliesportivas e ciclovia. O espaço é muito utilizado pelos frequentadores para caminhadas e piqueniques e funciona diariamente de 7h às 18h – durante o horário de verão de 7h às 20h.

Já o Parque Natural, que fica na Avenida Ipiranga, recebe em média 85 visitantes por dia. Durante o verão esse número aumenta, chegando a 120 pessoas. O local conta com uma área de 16,7 hectares com estágio avançado de Mata Atlântica e pode ser utilizado para trilhas e caminhadas. O espaço funciona diariamente, de 7h às 17h - no horário de verão até às 18h.

Serviço de limpeza da Comdep mobiliza quase 90 funcionários
 
O primeiro dia de Bauernfest teve a retirada de mais de sete toneladas de lixo. O esquema de limpeza do Palácio de Cristal, da Praça da Liberdade, da Praça da Águia e do entorno desses locais teve início ainda antes da abertura da Festa do Colono Alemão, na sexta (14.06). São 86 funcionários destacados para o trabalho até o dia 1º de julho, um dia após o encerramento do evento.
A Alfredo Pachá, Av. Piabanha, Padre Siqueira, Roberto Silveira, 13 de Maio, Imperatriz, Imperador e outras ruas, além dos jardins do Palácio de Cristal, receberam limpeza - a  primeira etapa  foi encerrada por volta de 3h e o serviço foi retomado na manhã deste sábado (15.06), a partir de 7h, e se estendeu durante todo o dia.
O trabalho conta com duas equipes de 30 funcionários durante o dia (7h às 17h) e à noite (17h às 3h) no Palácio de Cristal e entorno. O espaço também recebe lavagem com caminhão-pipa. Na Praça da Liberdade e Praça Águia, são oito funcionários em cada local. Ainda foram colocados 115 barris para o descarte de lixo, além das lixeiras de postes e contentores maiores, que ficam próxima a entrada secundária do Palácio.
Durante o evento, também está sendo feita a coleta de materiais recicláveis e do óleo de cozinha utilizado pelas barracas de alimentos.

Prefeito Bernardo Rossi faz sangria do primeiro barril de chope

Segunda maior festa da cultura germânica no país, a Bauernfest foi aberta pelo prefeito Bernardo Rossi nesta sexta-feira (14.06), no Palácio de Cristal – o coração do evento. Este ano, chegando à 30ª edição, o burgo alemão funciona até o dia 30 de junho, com exceção do feriado de Corpus Christi, quinta-feira (20). São centenas de atrações que acontecem também na Praça da Liberdade e na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) – com o Biergarten. A Bauernfest emprega mais de 350 pessoas diretamente e movimenta R$ 43 milhões na economia do município, é um dos principais eventos do calendário turístico da cidade.

A cidade já está ‘vestida’ com as cores da bandeira alemã e respira as tradições em todos os pontos: comércio, restaurantes e hotéis estão agregados à festa. Desfiles, concursos de chope a metro e chapéu mais enfeitado, 13 grupos de dança folclórica, atrações musicais, Jogos Germânicos, atividades para as crianças, estão entre os destaques da programação, além, claro, da gastronomia típica e muito chope. São 8 toneladas de salsichão e 130 mil litros de cerveja. A festa conta com 40 barracas de alimentação, artesanato, fotografia e chope nos jardins do Palácio de Cristal, Rua Alfredo Pachá, Casa Barão de Mauá e Praça da Liberdade. No ano passado, mais de 350 mil pessoas passaram pelo evento.

O principal objetivo da Bauernfest é prestar uma homenagem à cultura dos colonos germânicos e seus descendentes, que ajudam a construir a cidade.  “O festival foi criado através do desejo de resgatar a história e a cultura dos colonos. Espero que todos aqui ajudem a manter essa cultura”, completou a presidente do Clube 29 de Junho, Emygdia Hoelz.

São 16 dias de festa que contam com atrações todos os dias. A programação foi preparada com todo carinho para ajudar a preservar essa cultura tão importante para Petrópolis, que está presente até hoje na nossa arquitetura, na nossa gastronomia, nos nomes. É um evento que atrai pessoas do país inteiro e até de fora. 

Fim de semana tem desfiles e atrações musicais

O público que participar deste primeiro fim de semana da Bauernfest poderá contar com intensa programação. Tanto no sábado quanto no domingo as atividades começam já pela manhã e vão até o fim do dia. Entre as atrações estão apresentações de grupos folclóricos, recreação infantil, concurso de chope a metro e chapéu mais enfeitado, banda marcial, contação de história, teatro, além, claro do tradicional bailão com a Banda Germânica. O sábado, haverá ainda o Desfile de Lanternas, saindo às 19h da Avenida Ipiranga (em frente á Igreja Luterana) e no domingo o Desfile Folclórico, com as famílias de colonos germânicos, saindo às 10h da Rua da Imperatriz (em frente ao Museu Imperial).

A programação completa está disponível no site da festa: https://www.bauernfestpetropolis.com.br e na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/bauernfest/.

Notícias por data

« Junho 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo