Três grandes projetores de cinema encantam o público da 30ª Bauernfest reproduzindo um vídeo mapping na fachada do prédio da Única, na Padre Siqueira, rua paralela à Alfredo Pachá, onde acontece parte da festa. O espetáculo de projeção mapeada traz modernas imagens em 3D e um vídeo mostrando danças folclóricas típicas. A atração tem chamado a atenção de turistas e petropolitanos e faz parte da programação que conta com centenas de atrações, entre shows, desfiles, concursos, teatro, entre outras. A Festa do Colono Alemão termina neste domingo (30.06).

“O espetáculo é inspirado na cultura alemã, com as cores, por exemplo, e também nas formas arquitetônicas do prédio histórico. Ele também apresenta um vídeo gravado em estúdio com um dos grupos de dança folclórica que se apresenta na festa. As pessoas têm gostado e achado bem legal”, explica o cineasta responsável pela projeção, Marcos Freitas.

O espetáculo, que conta com efeitos especiais e uma trilha sonora – incluindo música alemã -, acontece todos os dias a partir de 18h30 e funciona até o fechamento da festa.

Atração ainda conta com concurso para premiar as melhores lanternas artesanais

Dia do Colono Alemão, a programação de sábado (29.06) desta 30ª Bauernfest vai contar com mais uma edição da atração inspirada em uma tradição germânica secular: o Desfile de Lanternas. Os desfilantes saem às 19h da Avenida Ipiranga e seguem por ruas do Centro Histórico até o Palácio de Cristal – coração da festa -, onde acontece, logo após, um concurso para premiar as melhores lanternas artesanais em duas categorias: sustentabilidade e criatividade. A atração é aberta ao público e serão distribuídas centenas de lanternas para quem quiser participar na hora.

Na Europa, o desfile acontece em comemoração ao dia de São Martinho e também marca o início do inverno alemão. Aqui, famílias de descendentes dos colonos de Petrópolis e grupos ligados à cultura alemã, como os de dança folclórica e o Clube 29 de Junho, vão sair da altura da Igreja Luterana, na Avenida Ipiranga, levando suas lanternas pela Avenida Koeler, ruas Roberto Silveira e Alfredo Pachá até chegarem no núcleo da Festa do Colono Alemão.

As lanternas distribuídas estão sendo produzidas por associações de artesanato da cidade. Elas serão distribuídas para o público para fazer com que a noite fique ainda mais iluminada. Mas todos estão convidados a levarem suas próprias lanternas para o desfile. Logo após, um concurso acontece no interior do Palácio de Cristal. Serão premiados o primeiro, segundo e terceiro lugar nas duas categorias e ainda será eleita a pessoa mais animada do desfile.

Quem ficar em primeiro ganha um jantar no restaurante Alquimia dos Temperos; o segundo recebe um almoço no restaurante Paladar; e o terceiro uma repaginada no visual no Studio da Beleza. O participante mais animado vai ganhar um lanche da Willemsen. As inscrições serão feitas no dia do evento.

Chef francês Frederic Monnier e a cantora Mart’nália estão entre as atrações confirmadas

Sucesso no Rio de Janeiro, o “Harmonia”, evento que mescla arte, música e gastronomia chega a Petrópolis no próximo mês. Nos dias 27 e 28 de julho, o Parque Municipal, em Itaipava, recebe grandes chefs de cozinha e atrações culturais que têm como objetivo mexer com todos os sentidos do público. Entre as atrações já confirmadas estão o renomado chef francês Frederic Monnier e a cantora Mart’nália. A entrada é gratuita mediante a doação de um livro, que após o evento serão entregues a uma instituição da cidade.

“A ideia é que a ‘Harmonia’ vá muito além de um bom prato com uma boa bebida. O evento tem como foco a gastronomia, mas diversos outros temas estarão envolvidos”, explica o produtor local, Antonio Nassif.

O festival, que conta com o apoio da prefeitura através da Turispetro, tem como valores a boa alimentação, a valorização da música, da arte, o equilíbrio corporal, o contato com a natureza e o afeto entre família e amigos. A área gastronômica é um dos destaques do “Harmonia”, que conta com ilhas gastronômicas, pocket shows e discotecagem. Os grandes shows acontecem em um outro espaço, com o palco principal.

Para os amantes das artes, o evento terá um “ateliê”, com artes plásticas, exposições e bate-papos. Já os livros doados na entrada ficarão no espaço chamado de “Vinoteca”, uma biblioteca ao ar livre acompanhada de degustação de vinhos. No final do evento, os livros serão doados por uma instituição de Petrópolis. E para os que querem relaxar, o “espaço zen” será o lugar perfeito com yoga e meditação.

O evento conta ainda com feira de marcas independentes, com o objetivo de estimular a produção local; espaço infantil com diversas atividades para as crianças; “parcão”, com espaço especial destinado à gastronomia e diversão dos animais de estimação; feira orgânica, com produtos locais; entre outros.

Unidade já apresenta crescimento de 40% no atendimento

Inaugurada em março, nova unidade registra aumento de atendimento clínicos

O prefeito Bernardo Rossi acompanhou o funcionamento da Unidade Básica de Saúde de Araras nesta quinta-feira (27.06). Com nova sede funcionando desde o dia 10 de maio, a unidade apresenta 40% de crescimento no número de atendimento, comparando ao antigo espaço. Com estrutura mais ampla e mais acessível, a nova unidade tem facilitado o atendimento para os moradores da região e é aprovada pelos pacientes que passaram pela UBS.

A unidade conta com nove profissionais, sendo um médico clínico, um pediatra, um dentista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um auxiliar de consultório dentário e dois agentes de Saúde. Os dados compilados dos primeiros 30 dias de funcionamento apontam que foram realizados aproximadamente 800 atendimentos individuais e em procedimentos, além de 400 consultas clínicas.

A moradora da região de Santa Luzia, Adriana Lima Gomes, de 45 anos, já está fazendo seu tratamento dentário na unidade. “Está sendo muito bom o atendimento aqui, a unidade anterior era mais distante, essa tem ônibus que para na porta”, elogia.

A secretária Patrícia Garcia, de 36 anos, já foi atendida na UBS duas vezes desde que a unidade foi inaugurada. Nesta quinta-feira (27.06) ela foi atendida na sala de vacinação. “Aqui o atendimento está muito bom, a estrutura melhorou muito do que era na antiga unidade”, conta

O funcionamento de cada nova unidade tem sido acompanhado de perto pela Secretaria de Saúde que avalia as adequações necessárias visando qualificar os atendimentos. “Estamos acompanhando de perto para garantir que não só a estrutura, mas o serviço seja realizado de forma adequada, de acordo com a demanda da população de cada região”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

“A unidade está muito bem localizada, o atendimento é de qualidade, a estrutura melhorou muito, em local arejado. Essa nova unidade ficou muito boa”, reforça o encarregado de obras Jorge Marcelino Santos Filho, de 66 anos.

Localizada próximo ao centro comercial da região, a nova UBS oferece mais acessibilidade com ponto de ônibus na porta e prédio totalmente adaptado para pessoas com deficiência e dificuldade motora. A UBS de Araras funciona de 8h às 17h, na Rua Bernardo Coutinho, 2256.

Com mais de dois mil panfletos entregues alertando para os problemas causados pelas queimadas e a soltura de balões, a primeira etapa da Blitz Verde foi realizada em Itaipava nesta quinta-feira (26.06). O prefeito participou com as equipes do primeiro dia de trabalho. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar pedestres e motoristas sobre o assunto, ressaltando que as práticas são criminosas. A iniciativa é da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias em parceria com a Polícia Militar e será realizada em outras localidades com grandes índices de incêndios florestais.

Criado pela atual gestão, o Plano Inverno municipal ajudou a reduzir os casos de queimadas em 28,4%. De janeiro até agora, o Corpo de Bombeiros registrou 72 casos de incêndios florestais em Petrópolis, sendo que a metade deles foi atendido pelo Destacamento de Itaipava. Somente essa semana, os militares atenderam queimadas no Vale do Cuiabá, Araras, Posse, Itaipava e Caxambu. A Blitz Verde faz parte de uma série de ações de conscientização, sempre com o apoio de outros órgãos.

O objetivo da Defesa Civil é entregar mais de 10 mil cartilhas até o final do período de estiagem, em outubro. “É um trabalho em conjunto que pode salvar vidas, agindo preventivamente”, reforçou o sargento PM João Bispo, da DPO de Itaipava. 

Fazer queimadas, mesmo em áreas rurais, é crime previsto em lei e pode levar a detenção de seis meses a um ano, além da aplicação de multa. Os casos podem ser denunciados para a PM ou para a Secretaria de Meio Ambiente através do 2233-8180. “Infelizmente tem gente que não entende os riscos que o fogo causa. Em casa a família toda tem alergia a fumaça, então é complicado. Essa ação é importante, já que os casos de queimadas são comuns nessa época”, disse o vendedor Anderson Pereira da Silva, de 35 anos, que passava de moto pelo local.

Outra ferramenta na prevenção aos incêndios florestais é o drone, que será utilizado pela Defesa Civil em parceria com órgãos ambientais no mapeamento e monitoramento de áreas de preservação. O equipamento está disponível também para o Corpo de Bombeiros em caso de queimadas.

A 30ª Bauernfest chega a seu último fim de semana com intensa programação em todos os espaços da festa. Entre os destaques estão os desfiles que acontecem no sábado (29.06), Dia do Colono Alemão, e no domingo (30), mas o público conta ainda com diversas apresentações musicais e de dança folclórica, a final do concurso de chope a metro, Jogos Germânicos, atividades para as crianças, entre diversas outras atrações gratuitas. A Festa do Colono Alemão começou no último dia 14 e tem lotado o Palácio de Cristal, a Praça da Liberdade e a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), principalmente nos fins de semana.

Neste, a expectativa não é diferente. Os espaços oficiais da festa devem continuar recebendo milhares de turistas vindos de diversas partes do país. Até esta quinta-feira (27.06), 949 veículos de turismo já tinham entrado na cidade.

No Palácio de Cristal, o público poderá conferir atrações durante todo o fim de semana. Todos os dias, tem apresentação de grupos de dança folclórica, além dos concursos de chope – com a final no domingo, além dos tradicionais bailões com a Banda Germânica. No sábado e no domingo a programação inclui ainda contação de história e recreação infantil, além de diversas outras atrações.

Na Praça da Liberdade, entre os destaques da programação está a Banda do Barril, de Blumenau, que se apresenta sexta, sábado e no domingo, além da cantora mirim Valentina Francisco, no sábado. O espaço conta com Jogos Germânicos, atrações para as crianças e shows com Concreto Humano, Renato Esttrada e Família, entre outros.

O Desfile de Lanternas acontece no sábado, saindo às 19h da Avenida Ipiranga e terminando no Palácio de Cristal. O Desfile Folclórico sai no domingo, a partir de 10h, da Rua da Imperatriz, também terminando no núcleo da festa.

A programação completa está disponível no site da festa: https://www.bauernfestpetropolis.com.br/ ou na página do Facebook: https://www.facebook.com/bauernfest/

Curso teve duração de 12 horas distribuídas em 3 encontros

Iniciativa do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação, o curso “Aprendizagem que parece diversão - pratica dinâmica e adaptável” terminou nessa semana e contou com a participação de educadores da rede municipal de Educação. O objetivo foi o de destacar a importância das atividades físicas nos primeiros anos da escolaridade.

Foram realizados três encontros durante a formação. As aulas foram ministradas pelo professor e mestre em educação, Luiz Michelotti. No primeiro encontro o tema abordado foi “Apresentação e contextualização - Desenvolvimento e Aprendizagem Motora; Já no segundo encontro foi abordado o tema: “Desempenho motor na infância - atividades práticas” e, no terceiro, o “Medidas e Avaliação psicomotora e de desempenho motor”.

“A criança desenvolve em todas as fases e por isso que estimular as atividades desde os primeiros anos é tão importante e tem reflexos positivos para essas crianças em outras fases da escolaridade”, afirmou o professor.

“A ideia é a de dar continuidade as formações ao longo do ano, para todos os servidores. Sempre pensando em realizar a troca de informações e experiências entre os profissionais envolvidos nos processos educacionais do município”, explicou a diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Simone Malheiros.

A educadora Patrícia Carla Rosalez Ribeiro, do CEI Primeira Infância, aprovou o curso. “Agradeço ao professor por compartilhar seu conhecimento conosco. Ficarei aguardando por novas oportunidades. Foi tudo muito bacana, dias de conhecimentos muito agradáveis”, disse.

Objetivo é o de garantir 3.854 vagas na educação infantil e ensino fundamental

As organizações da sociedade civil interessadas em firmar com a administração municipal, Termo de Colaboração, para o atendimento de alunos da rede Pública Municipal têm até essa sexta-feira (28) para entregar as propostas e planos de trabalho à Comissão de Chamamento Público, na Secretaria de Educação. Podem participar do chamamento instituições e/ou mantenedoras de instituições educacionais privadas que sejam comunitárias, filantrópicas ou confessionais, sem fins lucrativos, regularmente constituídas, localizadas ou com sede no município.

O objetivo do chamamento é o de formalizar parceria para o preenchimento de 3.854 vagas – sendo 1.366 na educação infantil e 2.488 no ensino fundamental.

Os envelopes (nº 1 e nº 2) contendo o Plano de Trabalho e a documentação de habilitação, respectivamente, deverão ser entregues a Comissão de Chamamento Público na Secretaria de Educação – Rua da Imperatriz, nº 193, Centro, até o dia 28 de junho, às 14h. O envelope nº 1 será aberto em sessão pública no mesmo dia (28.06) às 14h, na Secretaria de Educação.

O Chamamento Público nº 04/19 obedece à Lei federal 13.019 de 2014, bem como o decreto municipal 064/17, que estabelece as novas regras para a efetivação de parcerias. A lei entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2017 e foi regulada pelo decreto municipal, determinando a obrigatoriedade de se realizar chamamento público para selecionar ar as entidades que desejam firmar parcerias educativas com o poder público. Para participar, as entidades terão que cumprir várias determinações, como por exemplo, apresentar certidões de quitação e comprovar que já possuem experiência prévia para objetivação da parceria. O edital completo do Chamamento Público está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) – Portal da Transparência – link “Licitações” desde o dia 29 de maio.

Dentro das etapas da eleição dos novos membros do Conselho Tutelar do município, acontece no dia 06 de julho, às 10h, na Casa dos Conselhos - Avenida Koeler, 260, a fase de capacitação dos 27 candidatos finalistas. Será um dia de palestras com autoridades jurídicas e especialistas envolvidos na área, abordando a importância e responsabilidade da vaga de Conselheiro. A ação é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e todo processo da eleição é fiscalizado pelo Ministério Público (MP).

Entre os palestrantes, estão juízes, promotores, delegados, além de representantes da área da saúde, assistência social, educação e Polícia Militar. Todos os envolvidos com proteção da criança e do adolescente irão explanar sobre o compromisso, os desafios do dia-a-dia, o trabalho e deveres de um conselheiro. Serão seis palestras no turno da manhã e mais seis no da tarde. Caso o candidato não compareça ou saia no meio do evento, ele será eliminado da eleição.

A última etapa do processo de escolha, é a reunião no dia 20 de julho, onde a comissão eleitoral irá apresentar aos candidatos habilitados, e todas as regras eleitorais para a campanha, assim como, o nome e o número dos candidatos que concorrerão as vagas, também serão publicadas no Diário Oficial (DO). A Campanha começa no dia 22 de julho e a votação acontece no dia 06 de outubro, pela primeira vez com urnas eletrônicas.

Serão eleitos 10 Conselheiros titulares, sendo 5 para o primeiro distrito – Centro, e os outros 5 para os demais distritos (Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse) para quadriênio 2020-2024. Todas as informações estão disponíveis no Diário Oficial do dia 27 de fevereiro.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, seguindo as atribuições previstas nos artigos do estatuto da Criança e do Adolescente.

Serviços gratuitos foram disponibilizados na EM Monsenhor João de Deus Rodrigues

Moradores de Pedro do Rio tiveram a oportunidade de participar da Ação Social promovida pela Secretaria de Assistência Social nessa quinta-feira (27.06) na EM Monsenhor João de Deus Rodrigues. Na ocasião, mais de 100 pessoas tiveram acesso a serviços gratuitos como emissão de documentos, corte de cabelo e assistência nutricional.

Essa foi a terceira Ação Social realizada pela Assistência Social nesse ano. A programação com serviços gratuitos para a comunidade já foi realizada na Comunidade do Alemão e no Caxambu. O objetivo da prefeitura é garantir que serviços básicos cheguem até as comunidades como o atendimento para aferição de pressão arterial, glicose e avaliação nutricional, além da realização do Cadastro Único, que dá acesso a vários benefícios sociais do município e do governo federal.

Também foram ofertados os serviços de orientação jurídica, emissão de documentos, orientações sobre o combate à violência contra mulheres e crianças e esclarecimentos de como acessar o balcão de empregos do município. 

Ângela Maria de Moura, moradora de Pedro do Rio e aluna da Educação de Jovens e Adultos da EM Monsenhor João de Deus Rodrigues aproveitou a Ação Social para conferir a pressão e receber dicas nutricionais.

“Achei muito bom o atendimento. Melhor ainda porque foi perto da minha casa e na escola onde estudo. É uma ótima iniciativa e espero que os moradores tenham aproveitado como eu”, disse.

Lívia Moura, de 14 anos, aproveitou para cortar o cabelo. “Adorei o resultado. O aniversário foi da escola, mas nós também ganhamos”.

Maria José Bastos mora em Areal e trabalha em Pedro do Rio. Na Ação Social, fez questão de conferir os serviços de saúde. “Muito bom ter esse atendimento de graça e na escola. Tomara que ocorram outras edições. Vou torcer”.

Em 2018 foram realizadas 16 Ações Sociais por vários bairros da cidade. Ao todo, 10 mil pessoas foram atendidas pelos diferentes serviços oferecidos durante os eventos. Outras cinco ações já estão programadas para acontecer todos os meses, até setembro, nos bairros Meio da Serra, Boa Vista, Atílio Marotti, Amazonas e Duques.

Ação social atendeu a região também com manutenção de iluminação pública

Dentro da Ação Social realizada nesta quinta-feira (27.06), em Pedro do Rio, a equipe da manutenção de iluminação pública também atendeu a região. Foram instaladas 12 luminárias, beneficiando as ruas: Manoel Joaquim, Guilhermina Martins, José Nogueira, Laurinda Lopes de Medeiros e João de Deus Rodrigues. Para esta sexta-feira (28.06), estão no cronograma a Rua Manoel Pereira Barbosa, Estrada União e Indústria e Estrada de Secretário para o serviço de troca de 13 luminárias. Em dois dias serão 25 luminárias trocadas em oito ruas da região. 

Os serviços são executados pela Vitorialuz, empresa responsável pela manutenção do parque de iluminação pública do município.

Começam na próxima segunda-feira (01.07) os Jogos Estudantis Municipais (Jems). A primeira modalidade em disputa é o handebol que será realizada no Centro Esportivo da Escola Municipal Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade, a partir das 8h. A competição reúne 30 escolas da rede municipal e cerca de mil alunos nas categorias sub-13 e 15 em mais de 100 horas de atividades esportivas.  O objetivo da prefeitura é incentivar a prática do esporte entre as crianças e adolescentes.

Além do handebol, o Jems conta com outras seis modalidades esportivas: futsal, futebol de campo, basquete, vôlei, xadrez e tênis de mesa. Segundo estudo coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil terá 11,3 milhões de crianças acima do peso em 2025. Nas últimas quatro décadas, o índice de obesidade entre meninos saltou de 0,93% para 12,7%. Entre as meninas, o crescimento foi menor, mas ainda assim elevado: passou de 1,01% em 1975 para 9,37% em 2016. Na contramão desse caminho, os jogos estudantis acontecem na fase da vida mais importante para se estabelecer hábitos saudáveis.

Por conta disso, a prefeitura investe no fortalecimento e crescimento do Jems. No ano passado, por exemplo, 21 instituições de ensino participaram. Neste ano, são 30 escolas inscritas na competição. Dessa forma, mais alunos também estão presentes dentro do esporte.

Unidade ganhou 16 placas solares e uma sala multimídia

Uma programação especial marcou o aniversário de 15 anos da EM Monsenhor João de Deus Rodrigues, comemorado nessa quinta-feira (27.06), em Pedro do Rio. A escola, que atende mais de mil alunos em três turnos de atendimento, aproveitou a data para inaugurar o projeto “Escolas Sustentáveis”, da Enel: na unidade escolar foram instaladas 16 placas solares e uma sala multimídia equipada com computadores de última geração, tudo para despertar nos alunos a importância da sustentabilidade. Uma Ação Social promovida pela Secretaria de Assistência Social também foi realizada durante a comemoração.

A inauguração do projeto “Escolas Sustentáveis” foi um destaque na programação: a escola foi a primeira da região serrana a receber o projeto que, por meio do uso da energia solar, rende uma economia mensal de 400 Kwh por mês. Também através do projeto - viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética da Distribuidora –  foi instalada na escola uma sala multimídia, chamada de “Projeto Eficiência Energética”. Nela foram colocados cinco computadores e cinco televisores inteligentes.

José Américo Rocha, executivo de governo da Enel RJ, agradeceu o apoio da prefeitura. “Essa parceria com a prefeitura é de longa data e foi por isso que a escola de Petrópolis foi escolhida para inaugurar esse projeto tão importante que exalta a eficiência da energia sustentável. Temos certeza que a sala será muito bem utilizada pelos alunos”, afirmou.

Aluno do 9º ano, Otávio Coelho Rosa, aprovou a sala. “Conheci os jogos e é realmente interessante. Achei legal a escola ter recebido as placas solares porque, hoje em dia, temos que pensar em formas sustentáveis para tudo, pensando no melhor para o meio ambiente”.

Festa contou com lanche e música

Ainda durante a comemoração, os alunos tiveram oportunidade de conferir uma apresentação da Banda Marcial Monsenhor João de Deus Rodrigues e do Grupo Comunidade do Passinho. Os estudantes também ganharam cachorro quente.

O diretor da escola, Ney Marcos de Paula Júnior, agradeceu o apoio da prefeitura. “Realizamos muitas atividades graças ao apoio da prefeitura. Toda a escola foi pintada nesse ano e estamos construindo uma passarela que ligará a quadra da escola até o prédio principal, uma alternativa que encurtará o trajeto dos alunos para as atividades físicas. É uma alegria poder contar com uma equipe comprometida e está à frente dessa escola”, contou.

Fiscalização começou nesta quarta-feira (26.06), primeiro dia da validação da legislação estadual

Equipe do Procon Petrópolis deu início já nesta quarta-feira (26.06) à fiscalização dos supermercados da cidade para garantir o cumprimento da lei estadual que proíbe a utilização de sacolas plásticas. As equipes do órgão de fiscalização estão orientando consumidores com dúvidas sobre a nova legislação e verificando se os estabelecimentos estão adequados às novas normas. A fiscalização já passou por 18 supermercados, de 10 redes, sendo três notificados por não disponibiliza a sacola de cor de cinza. A fiscalização continua nesta sexta-feira (28).

Com a proibição, os mercados devem oferecer novas sacolas, produzidas com pelo menos 51% de fontes renováveis, como milho e cana, por exemplo, que poderão ser reutilizadas por até 50 vezes. O custo desses novos modelos de sacolas pode ser cobrado para os clientes, mas não pode ser maior que o preço de custo pago pelo supermercado e o valor deve constar na nota fiscal do cliente. A determinação, neste momento, só é válida para grandes empresas. As pequenas e micro terão mais seis meses para se adaptar.

O Procon já havia notificado aos supermercados da cidade sobre a substituição das sacolas, em atendimento à lei. Com a nova lei, válida em todo o estado do Rio, a expectativa é reduzir cerca de 3 bilhões por ano o número de sacolas plásticas em circulação no estado.

O Procon solicita que denúncias sobre o uso de sacolas após o dia 25 sejam feitas na unidade que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

Configura os supermercados que o Procon já passou:

Tere Frutas

Sacola a R$0,05

Notificação: Não

DIB (Paulo Barbosa)

Sacola a R$0,05

Notificação: Não

Tá no Gosto

Sacola a R$0,07

Notificação: Não

SUPERMARKET

Sacola a R$0,06

Notificação: Não

Super Terê Frutas (Praça da Inconfidencia)

Sacola a R$0,05

Notificação: Não

BreadFruit

Sacola a R$0,05

Notificação: Não

Extra

Sacola a R$ 0,05

Notificação: Não

Bramil

Sacola a R$ 0,05

Notificação: Não

Green Fruit

Sacola a R$ 0,05

Notificação: Sim, sobre a falta da sacola cinza

Multimix

Sacola a R$0,05

Notificação: Sim, pela falta de sacola cinza

Armazém de Grão (Centro)

Sacola a R$0,05

Notificação: Sim, sobre a falta da sacola cinza

Petropolitanos poderão realizar qualquer procedimento que fariam na unidade física pela plataforma on-line

De qualquer lugar e tendo a mão um smartphone ou tablet com acesso à internet, os petropolitanos poderão abrir um chamado com o Procon Petrópolis e acompanhar o passo a passo do problema relatado. A comodidade da tecnologia está prestes a virar realidade para os moradores da cidade imperial: a prefeitura acaba de lançar um pregão presencial para a contratação de empresa que vai elaborar o aplicativo e irá disponibiliza-lo para celulares com iOS e Android. A concorrência pública está marcada para o próximo dia 11 de julho, às 14h, no Centro Administrativo, na Barão.

O aplicativo será dinâmico, ou seja, ele funcionará realmente como um braço do Procon. Nele, ao abrir o chamado, o usuário contará com espaço para anexar fotos (uma nota fiscal, por exemplo), vídeos, áudios, além de espaço para relatar o problema ocorrido, colocar os números de protocolo de um potencial atendimento, enfim, todas as provas que corroboram a denúncia do usuário. Antes de fazer isso, o usuário precisará se cadastrar e é o login e senha que será usado para realizar o acompanhamento, pelo próprio smartphone ou tablete, daquela reclamação.

O prazo para desenvolvimento do aplicativo, após assinatura do contrato, é de seis meses. Após esse período, a empresa vencedora do certame fica responsável por toda a manutenção técnica, ou seja, todo o aparado de tecnologia da informação e problemas relacionados a manutenção do sistema deverá ser resolvida por ela pelo prazo de mais um ano, mantendo equipe disponibilizada para esses ajustes e correções à disposição do Procon. O teto da licitação para todos os 18 meses de contrato é de R$ 111.833,33 – vence a empresa que oferecer o menor valor, além de possuir capacidade técnica para realizar o serviço.

As funcionalidades do aplicativo vão além: através dele, denúncias poderão ser feitas e o usuário poderá acrescentar informações como fotos, por exemplo. Ele também terá acesso às notícias do Procon, ao Código de Defesa do Consumidor, contatos e localização das unidades no Centro e Itaipava, dentre outros.

A implementação do aplicativo é mais uma forma de auxiliar o consumidor petropolitano em suas relações de consumo. De um Procon com existência praticamente nula em 2016, agora o órgão é um canal confiável de defesa do consumidor e conta com linhas telefônicas, página no Facebook, canal via WhatsApp, além de um portal na internet, o www.petropolis.rj.gov.br/procon. Ainda este ano, o órgão também ganha uma unidade móvel totalmente equipada.

No Dia Mundial de Prevenção às Drogas, com data de conscientização nesta quarta-feira (26.06), o alerta sobre o uso abusivo de álcool e drogas foi o foco das ações desenvolvidas pela prefeitura, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas III (CAPS AD-III). A tenda da unidade de tratamento especializado, montada há 13 dias na Praça da Liberdade, foi palco de diversas atividades onde a temática da prevenção foi abordada principalmente com o público jovem.

Debates, palestras e dinâmicas foram realizadas com todo o público, incluindo os pacientes do CAPS-AD III que tiveram mais um dia de atividade externa. Com os pacientes, o objetivo foi promover a reinserção social. A iniciativa tem contribuído para mostrar o trabalho de tratamento e prevenção ao uso de drogas desenvolvido pela rede pública de saúde.

A maconha foi tema das atividades. Com base nos debates realizados, principalmente com jovens, foi elaborada uma pesquisa que será continuada após o período de ações em praça pública. A ideia é buscar dados sobre o entendimento da população sobre a liberação do uso da maconha; ter uma estimativa de quantas pessoas já tiveram algum contato com a maconha ou bebida alcoólica; e ainda busca saber o que as pessoas consideram sobre a lei sancionada pelo governo federal, que visa a internação involuntária de dependentes químicos.

“São temas importantes a serem debatidos com a população e é um primeiro passo para termos indicadores sobre o uso de álcool e drogas”, destaca a coordenadora do CAPS-AD III, a psicóloga, Leandra Iglesias, reforçando que o trabalho realizado na tenda tem contribuído para a reinserção dos pacientes atendidos na unidade, além de mostrar o trabalho desenvolvido na cidade. Mensalmente são atendidos aproximadamente 1.450 pacientes, mais de 16 mil ao ano na unidade.

Ao longo de todo o dia foram realizadas abordagens em que as pessoas foram convidadas a participar de atividades e responder questionários. A intenção foi a identificação de pessoas em grau elevado de dependência a nicotina, além da obtenção de indicadores sobre o uso de outras drogas na cidade. O teste rápido para avaliar a dependência ao cigarro foi feito por cerca de 60 pessoas nos 13 dias de atividade e identificou uma média de cinco pessoas por dia, com o desejo de parar de fumar.

Esses casos foram encaminhados para o CAPS-AD III onde é ofertado o Programa de Cessação ao Tabagismo. “Essas pessoas responderam cinco perguntas simples, com as quais sabemos o grau de dependência. Essas abordagens são importantes para vermos como há pessoas que buscam ajuda com o interesse de largar o vício”, destaca a coordenadora do CAPS-AD III, a psicóloga, Leandra Iglesias.

A Coordenadoria Municipal de Políticas sobre Drogas atua com o viés da prevenção com programas que estão em curso para que se estabeleça uma política pública de conscientização. São desenvolvidos programas para a prevenção nas escolas; nas empresas; no trânsito; além da prevenção do consumo em gestantes, que são conscientizadas sobre a Síndrome Alcoólica Fetal / SAF.

O CAPS-AD III funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 21h. A unidade conta com oito leitos, para o acolhimento noturno dos pacientes que precisam de acompanhamento em tempo integral. O auxílio é fornecido para aqueles que necessitam, mediante a avaliação da equipe multidisciplinar composta de médico clínico, psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos em enfermagem e educador físico.

Só para a festa, mais de 150 pessoas trabalham diretamente no setor, entre pontos de venda e produção

Capital Estadual da Cerveja, as bebidas artesanais não poderiam ficar de fora de uma das principais festas da Cidade Imperial, a 30ª Bauernfest. Paixão também dos alemães, elas estão por toda parte na Festa do Colono e têm conquistado o público. De acordo com a Associação das Microcervejarias de Petrópolis (AMP), até o encerramento da festa, serão produzidos mais de 30 mil litros de cerveja artesanal. As 18 marcas disponíveis, todas locais, podem ser encontradas nos jardins do Palácio de Cristal e na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), com o Biergarten.

Desde o ano passado, a presença da cerveja artesanal está garantida na festa por conta da lei sancionada pela prefeitura, regulamentando a autorização do espaço que fica no entorno do Palácio de Cristal para que receba apenas empresas petropolitanas, que tenham produtos típicos culturais alemães, mantendo assim a tradição e as raízes germânicas. Só para a festa, mais de 150 pessoas trabalham diretamente no setor, entre pontos de venda e produção.

“O movimento está muito bom, as pessoas têm gostado e têm aproveitado muito também o Biergarten”, completou o presidente da AMP, José Renato Romão.

Para o público, ter diversas opções de cerveja é um dos destaques do evento. “Adorei que a festa também conta com diversas marcas de cerveja artesanal. Temos ótimas opções em Petrópolis”, disse a trade de marketing, TaisaEsch.   

Vocação da cidade, a produção de cerveja artesanal começou a crescer menos de 10 anos atrás e hoje já é referência no estado, com cervejarias e microcervejeiros espalhados pelos quatro cantos de Petrópolis, além de feiras mensais de produtores artesanais e o título de Capital Estadual da Cerveja, recebido em 2017. O setor tem sido importante também para o turismo.

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Junho 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo