Número é inédito para as festas e para a própria cidadePetrópolis acaba de registrar um marco inédito em sua história: 1000 veículos de turismo, entre ônibus e vans, chegaram no município entre os dias 14, quando teve início a 30ª edição da Bauernfest, e esta sexta-feira (28.06). O recorde na história das festas de Petrópolis foi comemorado pelo prefeito, que fez questão de certificar e agradecer os visitantes que chegaram na cidade no milésimo veículo. O número já supera os 880 veículos da edição passada e promete crescer ainda mais até o fim das comemorações pela colonização germânica. Foi entregue um certificado simbólico e brindes doados por patrocinadores para lembrar a chegada do veículo de número 1000 na cidade.

Contabilizado desde o início da festa, o número de ônibus de turismo é de 661 e o de vans, somando a estimativa do primeiro fim de semana, mais o levantamento efetivamente feito pela a CPTrans a partir de então, contabilizam 344 veículos. Em uma prévia é possível considerar que mais de 36 mil pessoas visitaram Petrópolis de ônibus ou van para a festa no período da Bauernfest.

O veículo contabilizado nesta sexta-feira veio de Duque de Caixa. No grupo, 45 pessoas aproveitam para conhecer pontos turísticos da cidade, como o Museu Imperial, o Museu Casa de Santos Dumont, a Praça 14 de Bis, entre outros pontos turísticas. Das mãos do prefeito, o motorista do ônibus, Leonardo Silva Custódio, recebeu um certificado destacando o marco para cidade: “Isso faz a gente se sentir querido, é a primeira vez que venho nesta edição e achei a organização muito bem-feita”, contou.

Os dois guias de turismo que estavam conduzindo o grupo também foram homenageados com o certificado, um balde de cerveja, uma caneca e uma manta, além do tradicional chapéu e de um vale-desconto do Brownie do Ton. “Esse é o sétimo grupo que eu trago nestes últimos dias e vimos a preocupação que há em receber bem o visitante”, disse o guia José Ricardo Kreischer. “Essa é a melhor edição da festa em que trabalhei. Sem dúvida um sucesso”, completou o outro guia do grupo Daniel Vasquez.

A contagem de veículos foi idealizada pelo diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira. Ela é possível graças ao trabalho desenvolvido pela equipe da companhia que recebe, nos pórticos da cidade, todos os ônibus e vans de turismo, fazendo uma triagem para pontos de desembarque, estacionamento, embarque e direcionando para onde o fluxo de veículos é menor naquele momento. O motorista Maurício Gouveia estava no veículo de número 999 que entrou na cidade e elogiou. “Essa triagem e essa recepção é um grande diferencial. Um cuidado que não vemos em qualquer lugar”, disse.

Solenidades para homenagear os imigrantes germânicos que ajudaram a colonizar a cidade e também homenagear seus descendentes vão marcar o feriado pelo Dia do Colono Alemão, neste sábado (29.06). As cerimônias acontecem no período da manhã no Obelisco, no Monumento Koeler e no Palácio de Cristal, onde acontece um culto ecumênico. As celebrações fazem parte da programação da 30ª Bauernfest, que este ano vai até o domingo (30), com diversas atrações culturais, artesanato e gastronomia típica.

No Obelisco, a partir de 9h, o prefeito fará a entrega de homenagens a três descendentes de colonos representando toda a comunidade germânica que foi fundamental para a construção do município. O monumento, comemorativo ao primeiro centenário da elevação de Petrópolis à categoria de cidade, foi construído para perpetuar o nome dos que ajudaram a fundar o município, como D.Pedro II, o major Júlio Frederico Koeler, entre outros, além de todos os colonos alemães que chegaram em Petrópolis a partir de 29 de junho de 1845.

Logo após, às 10h, haverá homenagem no Monumento Koeler. O alemão Major Júlio Frederico Koeler foi o responsável por projetar o município e trazer milhares de imigrantes germânicos para colonizar Petrópolis. Já às 11h, acontece um culto ecumênico no Palácio de Cristal, o “coração” da Bauernfest. O local, que na época da colonização era conhecido como a Praça Koblenz (Praça da Confluência), era ponto de encontro dos colonos e onde eles dividiam os momentos festivos das famílias.

A programação da 30ª Bauernfest é pensada para agradar o público de todas as idades, incluindo as crianças. É por isso que neste último fim de semana de festa os pequenos também vão poder se despedir da Festa do Colono Alemão com diversas atividades, como contação de história, teatro, recreação infantil, Jogos Germânicos, entre outras atividades. A cantora mirim Valentina Francisco também está na programação. A Bauernfest, que começou no último dia 14, termina neste domingo (30.06).

Todas as atrações são gratuitas e acontecem no Palácio de Cristal e na Praça da Liberdade. No Palácio de Cristal, as atividades voltadas para os pequenos começam às 11h no sábado e às 13h no domingo. Na programação estão contação de histórias com o grupo Florisbella e teatro com Contos de Grimm. Na Praça da Liberdade, as atividades para as crianças começam às 11h os dois dias. Tem teatro infantil com o grupo Povo do Cafundó, contação de história e recreação infantil, além do show de Valentina Francisco, no sábado, às 16h.

Os Jogos Germânicos também estão entre os destaques da programação da praça, e acontecem todos os dias, com corrida com tora, “carrinho de mão”, cabo de guerra, entre outros, que simulam os esforços físicos que os primeiros colonizadores enfrentaram em Petrópolis.

Na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), que recebe o Biergarten, também conta com diversas atividades para as crianças, com brinquedos e brincadeiras. Os tradicionais desfiles, de Lanternas, no sábado, e o Folclórico, no domingo, também deverá receber centenas de crianças.

Unidade inaugurada no último dia 12, terá horário de funcionamento ampliado

O prefeito anunciou, nesta sexta-feira (28.06), o terceiro turno de atendimento para a UBS da Posse, inaugurada há 16 dias. O comunicado foi feito em visita à unidade. A terceira equipe de saúde da família já está sendo estruturada para atuar na unidade, que também passa por habilitação para a ampliação do horário, que será de 8h às 20h.

A moradora Flávia Ribeiro, de 36 anos, aprova a nova estrutura e atendimento da unidade. “O atendimento aqui está ótimo. Faço acompanhamento do meu filho com a fonoaudióloga, ele tem necessidades especiais e recebe um tratamento excelente aqui”, desta a Flávia, que também buscava atendimento odontológico.

A unidade conta com consultório de odontologia, com dentista e auxiliar de saúde bucal. “Estou muito satisfeita. Há 20 anos atuo na rede, já passei por várias regiões e nunca trabalhei em um local tão bem equipado como esse. Estou me sentindo realizada enquanto profissional, em poder contar com uma estrutura como essa, que valoriza o meu trabalho e beneficia o paciente”, destaca a dentista, Silvana de Sousa Coutinho.

O fotógrafo Felipe Fontainha, de 40 anos, esteve na unidade pela primeira vez nesta sexta-feira (28) para levar o filho para vacinar. “É a primeira vez que venho aqui, e estou gostando bastante da estrutura. A região estava precisando de uma unidade dessa”, ressalta.

A mesma satisfação tem a paciente Rosilene dos Santos da Silva, de 37 anos, que está fazendo acompanhamento com assistente social. “Estou gostando muito do atendimento e a estrutura está muito boa”, conta.

Funcionamento em horário estendido

A ampliação do horário de funcionamento da unidade é uma das medidas que estão sendo providenciadas pela Secretaria de Saúde. A unidade vai ter atendimentos de 8h às 20h. “Estamos buscando a habilitação junto ao Ministério da Saúde para que a unidade atenda em horário estendido, além de ampliarmos a equipe”, destaca a secretária da Saúde, Fabíola Heck.

A nova unidade permite que haja a ampliação de profissionais. Uma terceira equipe de saúde da família está sendo montada, o que vai permitir o aumento dos atendimentos. A UBS vai a funcionar com 27 profissionais, sendo 3 médicos, 3 dentistas, 3 enfermeiras, 3 técnicos de enfermagem, equipe de administrativo e 15 agentes da saúde. Essa estrutura é maior do que a oferecida anteriormente, com capacidade de atendimento de 3,5 mil pessoas cada.

O prédio tem acessibilidade, com estrutura apropriada para pessoas com deficiências ou com dificuldades de locomoção. A nova UBS conta com 9 consultórios, incluindo os de enfermagem e odontologia, além da sala de curativos, vacinas e de realização de procedimentos entre os quais aferição de pressão arterial e glicose. Toda área interna segue os parâmetros o acesso de pacientes especiais.

A Secretaria de Meio Ambiente promove uma caminhada ecológica guiada no Caminho do Ouro no próximo domingo (30.06). O ponto de encontro dos participantes é na Praça Dom Pedro, às 9h. Dois ônibus do Grupo Salvini irão levar os 70 inscritos até o início da trilha na Estrada de Ferro, que fica próximo ao posto da Polícia Militar no Meio da Serra. Considerado um percurso leve, a caminhada é de pouco mais de seis quilômetros em descida e tem duração média de 2h. Aberto em 1723, o trecho marcou o início da colonização de Petrópolis. Cada participante deve levar comidas leves, como frutas e barras de cereais, água, boné e protetor solar. A previsão é de sol, com nevoeiro ao amanhecer.

Após o encerramento da trilha na Estação de Trem de Inhomirim, os participantes irão retornar para o Centro de Petrópolis no mesmo ônibus da ida. O passeio está previsto para terminar às 14h30. Além do Caminho do Ouro, acontecem caminhadas em outras três trilhas, sempre no último domingo de cada mês até setembro. A iniciativa quer sensibilizar os petropolitanos sobre a importância de preservar a natureza. 

As caminhadas ecológicas são usadas como atividade de educação ambiental em diversas cidades do país. Em Petrópolis, o circuito pelas trilhas começou em maio, pelo Alto da Ventania, no Caxambu. Ainda serão percorridas a Pedra do Cortiço (28 de julho), Castelinho (25 de agosto) e Pedra do Retiro (29 de setembro).

Com as caminhadas, a prefeitura quer aproveitar as belezas naturais de Petrópolis e reforçar a importância da preservação ambiental. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Cruz Vermelha, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Grupo de Escoteiros 132.

Dívidas acumuladas desde 2008 em tributos serão cobradas em sistema eletrônico

O novo sistema, informatizado, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ), irá permitir que a prefeitura cobre, com mais agilidade mais de 300 mil processos inscritos na Dívida Ativa. O termo de cooperação que permite a desburocratização foi assinado na quinta-feira (27.06) pelo prefeito e o presidente do TJ-RJ, desembargador Cláudio de Mello Tavares. O processo mais antigo é de 2008, referente a tributos não recolhidos em 2004. Ao longo dos anos, a prefeitura acumulou 300 mil processos que não foram executados, dívidas que somam R$ 500 milhões.

A prefeitura já mantém um convênio com o TJ-RJ referente à dívida ativa, mas essa nova cooperação vai permitir a modernização. Todo o processo passará a ser feito de forma eletrônica, o que agilizará o andamento dos processos e, conseqüentemente, a recuperação de recursos, destacando que os tributos são fundamentais para manter a qualidade e ampliação de serviços à população.

“Assim como acontece em um condomínio, em que todos os condôminos são lesados quando alguns deixam de pagar a taxa de manutenção, em um município toda sociedade é prejudicada quando alguns contribuintes deixam de arcar com as suas reponsabilidades. Por isso não se pode ficar com pena de fazer a cobrança e, se necessário, executar as dívidas, pois são recursos importantes para os demais munícipes”, considera o presidente do TJ-RJ, Cláudio de Mello Tavares.

O Juiz Jorge Luiz Martins Alves, titular da 4ª Vara Cível e do Cartório da Dívida Ativa, onde tramitam as ações de execução fiscal, frisa a importância da modernidade. “A tecnologia é essencial e o poder público municipal precisa se adaptar para avançar. Além de tudo, esta atualização do convênio vai ser benéfica no sentido de modernizar a base de dados cadastrais dos contribuintes, para que tenham um melhor serviço, que sejam melhor comunicados”, destaca o juiz.

Pelo novo acordo, a cobrança aos devedores, hoje encaminhada por carta, via correios, passa a ser feita de forma eletrônica. A dívida ativa encaminhará um arquivo digital, distribuído pelos correios no sistema “e-carta’. Assim que o devedor é citado a informação já retorna automaticamente para o processo, o que acelerando o andamento do processo. A informatização permitirá que com uma única petição seja possível despachar 100 processo.

“Para agilizar os processos o município já disponibiliza 17 servidores atuando no cartório de Dívida Ativa, na 4ª Vara Cível, para fazer a digitalização de antigos processos físicos”, complementa a procuradora da Dívida Ativa, Catharina Coutinho dell’Orto.

Atividade prevê atendimento individual de empresários

Na próxima terça-feira (02.07) os empresários petropolitanos terão mais uma oportunidade para tirar as dúvidas sobre setor tecnológico. A partir de 11h, a TI Rio - Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro – estará no Espaço Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para tirar as dúvidas dos empresários sobre a lei Geral de proteção de Dados Pessoais. O EE fica na Av. Barão do Rio Branco, 2846, Centro, Petrópolis. O encontro é gratuito.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o setor de tecnologia cresce cerca de 10% ao ano e emprega duas mil pessoas na cidade. “É um setor representativo na cidade e que vem conquistando cada vez mais adeptos. Temos empresas, mão de obra especializada, que é formada nas universidades locais e agora, mentoria para aqueles que desejam apostar no setor”, explica o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia, Marcelo Simões.

"A Mentoria Empresarial da TI Rio em parceria com a PMP é uma oportunidade de as empresas da cidade terem acesso a vários temas importantes e contemporâneos. A questão da interiorização dos mercados, e-social, responsabilidade social, reforma trabalhista, inteligência artificial entre outros são alguns destes temas. É uma oportunidade para as empresas se atualizarem nesses assuntos", salientou Marcio Campos do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD ou LGPDP), Lei nº 13.709/2018, é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais. A legislação se fundamenta em diversos valores, como o respeito à privacidade; à autodeterminação informativa; à liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião; à inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem; ao desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação; à livre iniciativa, livre concorrência e defesa do consumidor e aos direitos humanos liberdade e dignidade das pessoas.

Mais informações através dos telefones: TI Rio: (21) 3974-5000. Espaço Empreendedor: (24) 2233-8145. Inscrições gratuitas via email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . O tema será ministrado pela assessora jurídica da TI Rio, Candida Machado.

Confira a programação:

2 de julho - Responsabilidade Social, com Benito Paret, presidente da TI Rio e Martha Affonso, coordenadora executiva da TI Rio

6 de agosto - Mentoria para empresas maduras e iniciantes com Alberto Blois, diretor da TI Rio

3 de setembro - Contribuição sindical e participação empresarial com Candida Machado

1º de outubro - Nova lei Trabalhista com Candida Machado, assessoria jurídica da TI Rio

5 de novembro - Ciência de dados, Inteligência Artificial e demais tecnologias emergentes com Newton Fleury

Evento será no dia 3 de julho, às 17h, na sede do Sicomércio

Entidades empresariais e de instituições de ensino e pessoas que se interessam pelas ações que envolvem a inovação e são essenciais para o desenvolvimento dos setores produtivos como agricultura, comércio, indústria, educação, entre outros, devem participar do lançamento do edital de eleição do Conselho Municipal de Inovação, no dia 3 de julho, às 17h, na sede do Sicomércio.  O edital está previsto na Lei 7.799/2019, a Lei de Inovação, criada pelo prefeito Bernardo Rossi para estimular o crescimento econômico de Petrópolis.  O evento é aberto à comunidade. O Sicomércio fica na Rua Irmãos D'Angelo, 48, Cobertura – Centro.

Na ocasião, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai explicar como vai ocorrer a eleição dos integrantes do Conselho Municipal de Inovação, instrumento criado pela Lei da Inovação, com caráter deliberativo e que será responsável por formular, propor, avaliar e fiscalizar as ações e políticas públicas de promoção da inovação para o desenvolvimento do município.

O Conselho Municipal de Inovação - CMI - será composto por seis representantes do poder público municipal e seis representantes de entidades não governamentais. De acordo com o estabelecido na Lei Municipal nº 7.799/2019, as seis entidades não governamentais deverão ser eleitas em Fórum próprio, nos seguintes segmentos: três membros representativos das  instituições de ensino superior, tecnológico, e profissionalizante estabelecidos no Município e três membros representativos de associações empresariais, entidades representativas de categoria econômica, agentes de fomento, instituições públicas e privadas que atuem em prol da ciência, tecnologia e inovação, representantes de parques tecnológicos, incubadoras de empresa, representantes de fundos de investimentos  e/ou empresas de iniciantes Startups.

As inscrições deverão ser entregues entre 8 de julho e 31 de julho, das 9h às 18h de segunda à sexta feira, na Casa dos Conselhos. Durante a apresentação do edital serão apresentadas as documentações necessárias para a inscrição.

“A participação de representantes de diversos segmentos é muito importante nesse processo. A lei da Inovação pretende dar destaques a todas as criações que podem beneficiar os diversos setores produtivos, n]ao apenas o tecnológico. Por isso a participação dos representantes dos segmentos econômicos nesse processo é fundamental”, explica o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia, Marcelo Simões.

No dia 5 de agosto será realizada a análise da inscrição pela comissão eleitoral e homologação das entidades. Já entre os dias 6 e 8 agosto será o período para entidades entrarem com recursos. O Fórum de eleição será realizado no dia 16 de agosto, das 16h às 19h, na Casa dos Conselhos, com a votação entre os pares. A posse dos novos conselheiros será realizada no dia 28 de agosto.

Vale salientar que a condução do processo de eleição estará a cargo da Comissão Eleitoral para a eleição do Conselho Municipal de Inovação, formada a partir da Portaria nº 03/2019 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A Comissão permanecerá em atividade desde a posse dos seus membros até a nomeação dos candidatos (as) eleitos (as) para o Conselho Municipal de Inovação – CMI, que será feita através de portaria do Prefeito. Todo o processo eleitoral ficará disponível através de informações publicadas no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O último dia de Bauernfest, domingo (30.06), vai contar com uma das principais atrações do evento: o Desfile Folclórico. Criado para homenagear a cultura e as famílias dos colonos germânicos, os desfilantes saem da Rua da Imperatriz às 10h e percorrem ruas do Centro Histórico até o Palácio de Cristal – coração da festa. Com muita música, danças típicas e levando alegria para o público, são mais de 400 desfilantes, todos trajados com roupas típicas germânicas. A animação do grupo é uma das principais características da atração.

Qualquer pessoa pode desfilar, desde que também esteja trajada e chegue com meia hora de antecedência à concentração, que acontece na altura do Museu Imperial. Além da Rua da Imperatriz, os desfilantes também percorrem a Avenida Koeler, a Rua Roberto Silveira, e dispersam na Rua Alfredo Pachá. Participam bandas marciais, bandas de música germânica, o Clube 29 de Junho, a realeza, com a Rainha e a 1ª e 2ª Princesas da Bauernfest, atores, entre outros.

No domingo, além do Desfile Folclórico, petropolitanos e turistas ainda poderão aproveitar o último dia de festa com uma série de atrações por todos os espaços. O evento abre às 10h. No Palácio de Cristal, tem contação de história para as crianças, apresentação do Coral do Colégio Koeler, Bauernband, a final do concurso de chope a metro e bailão com a Banda Germânica. Já na Praça da Liberdade tem Jogos Germânicos, apresentação da Banda Marcial Embaixador José Bonifácio, recreação infantil, teatro, Coral Colégio Koeler, Banda do Barril e Reato Estrada e Família.

O Biergarten também recebe diversas atrações, como Passo do Choro, Dois Num Samba, O Velho Blues, SpielundCharm e Hometown Blues.

A programação completa está disponível no site da festa:  https://www.bauernfestpetropolis.com.br e na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/bauernfest/.

Mais de 500 peças já foram arrecadadas este mês na campanha do agasalho da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. Uma barraca está montada na Praça Dom Pedro para receber o material, além da sede da Defesa Civil, na Rua Buarque de Macedo, 128, no Centro, também ser ponto de recolhimento. O encerramento será na próxima sexta-feira (05.07), quando acontece uma Festa Julina solidária aberta para a população na DC – a doação de qualquer de frio peça de frio é o ingresso.

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto (DTCEA-PCO) registrou 6,7ºC no último dia 7, a menor temperatura deste mês na cidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que o inverno em Petrópolis continue sendo com manhãs e noites muito frias. "A doação de agasalhos é um exercício de solidariedade e também de cidadania. Toda a ajuda é bem-vinda”, pontua a gerente administrativa da Apae, Souvenir Barros, uma das instituições que recebeu o material arrecadado nos últimos dois anos. 

A campanha do agasalho faz parte do Plano Inverno municipal, que busca enfrentar as ameaças da estação com ações em dois eixos: operacional e humanitário. Também está prevista uma ação inédita da Defesa Civil no Dia dos Pais, no Sanatório Oswaldo Cruz (SOC) em Corrêas. Dentro da atual gestão, a Defesa Civil também está próxima da população no período de normalidade, sem as chuvas fortes, com a ajuda humanitária.

No dia 5 de julho a Defesa Civil faz a Festa Julina Solidária, com barracas de salsichão, canjica, pipoca doce e salgada, paçoca e doces de amendoim, maçã do amor, caldos de ervilha e de aipim, além música ao vivo - tudo de maneira gratuita para a população.

Desde o início da atual gestão, a Defesa Civil promoveu duas campanhas do agasalho e duas Festas Julinas solidárias com mais de quatro mil peças de frio entregues para instituições carentes; arrecadou chocolates colaborando com a Páscoa da Sociedade Pestalozzi; distribuiu rosas em lares de idosos da cidade no Dia das Mães, organizou a doação quatro campanhas no Banco de Sangue Santa Teresa, além de entregar fraldas no Dia das Crianças para a Creche Santo Antônio, da Paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho em Nogueira.

Em comemoração ao Dia do Colono no dia 29 de junho, o Café com Sabedoria deste mês trouxe para os servidores aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público de Petrópolis (INPAS) o supervisor do Museu Casa do Colono, Didayr da Silva. Foram curiosidades, arquitetura, gastronomia e muita história sobre a chegada em 1845 dos colonos germânicos, contadas pelo palestrante com riqueza de detalhes. O encontro, que é mensal, lotou o auditório do INPAS, na Rua Alencar Lima.

Durante a palestra, o supervisor do Museu também contou a importância da cidade no cenário internacional e ressaltou contextos históricos por vezes desconhecidos pela população, como a origem dos nomes das ruas, bairros e quarteirões, como Petrópolis deixou de ser Vila Imperial para se tornar cidade, além da explanação sobre a Bauernfest que está na sua 30ª edição.

Segundo o palestrante, os petropolitanos precisam ter conhecimento da riqueza histórica que a cidade possui. “Temos que esclarecer a representatividade que Petrópolis tem, tanto no cenário nacional, como no internacional. Temos um contexto histórico que abrange vários segmentos”, contou o supervisor do Museu Casa do Colono, Didayr da Silva, que lembrou que a Bauernfest é a grande oportunidade de divulgar como a cidade de Petrópolis foi crescendo.

Aposentada pelo INPAS há um ano, Nadia Maria Esteves, participou do Café com Sabedoria pela primeira vez. “ A equipe entrou em contato comigo e eu adorei o tema. Vim para saber como é, e achei bem bacana. Além da palestra, o lanche de confraternização também é muito legal, fazemos novos amigos e reencontramos os antigos. Quero vir sempre”, destacou.

Dias 6 e 7 de julho, das 13h às 19h

Uma boa dica para quem gosta das tradicionais festas caipiras: nos dias 6 e 7 de julho o Parque Municipal, em Itaipava, vai receber uma festa julina especial, com participação de 16 escolas da rede municipal de Educação e 4 instituições que atendem crianças e adolescentes ligadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além das tradicionais barracas com venda de doces, salgados e de brincadeiras, a festa vai contar com apresentações de dança dos alunos da rede. Serão mais de 200 crianças participando do evento.

Uma área do parque será demarcada para a realização da festa. A entrada será franca, mas um posto de arrecadamento de alimentos não perecíveis ficará montado no local. Todos os alimentos arrecadados serão posteriormente doados. 

A Guarda Municipal ficará no Parque para dar suporte ao evento, bem como Samu. O evento tem classificação livre e contará também com banda de forró e decoração temática. Turispetro, IMCE, Comdep e CPTrans também darão suporte a festa julina.

Escolas e instituições participantes:

Magdalena Tagliaferro

Augusto Pugnaloni

Amélia Antunes Rabello

Dr. Barros Franco

Beatriz Zaleski

Hildebrando de Carvalho

Monsenhor João de Deus Rodrigues

Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra

Santa Rita de Cássia

CEI A Sementeira

CEI Prefeito Sérgio Fadel

Municipalizada Moysés Furtado Bravo

Dr. Barros Franco

Theodoro Machado

Pedro Amado

Carlos Canedo

Pestalozzi

Renovar

Aldeia da Criança

São Francisco de Assis.

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Junho 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo