A Bauernfest já virou sinônimo não só da valorização da cultura germânica na cidade, mas também garantia de economia aquecida para diversos setores do município. O comércio é um deles, e em especial na Rua Teresa o movimento no polo de modas aumentou de 30% a 40% de acordo com o balanço pós evento feito pela Associação dos Lojistas da rua, a Arte. Nesta 30ª edição da Festa do Colono Alemão, que terminou no último domingo (30.06), a rua contou com ações ligadas ao evento, transporte gratuito, programação cultural, gastronomia típica e decoração nas cores da Alemanha feita por 90% dos empresários.

Durante os 17 dias de Bauernfest, a Rua Teresa distribuiu 3.000 mil canecas personalizadas e transportou 705 pessoas nos fins de semana, com uma van promovida pelos empresários do polo de moda para levar o público da festa até a rua. “Foi um sucesso. As vendas aumentaram de 30% a 40%. A cidade estava super bonita, e o tempo também ajudou, então foi superbacana. A programação também fez muito sucesso na rua”, destaca a presidente da Arte, Denise Fiorini.

Durante a Bauern, uma das milhares de turistas que aproveitaram a Festa do Colono para fazer umas comprinhas foi visitante do Rio de Janeiro, Silvia Lourenço: “Gostei muito do polo de modas. São muitas opções e os preços são ótimos. Dá para aproveitar a festa e ainda fazer umas comprinhas, o que a mulherada adora", disse ela, que veio para Petrópolis no segundo fim de semana de festa.

Este ano, mais de 450 mil pessoas passaram pelos espaços da Bauernfest e ajudaram a aquecer a economia dos polos de moda e outros setores, como hotéis e pousadas, atrativos turísticos, restaurantes, pipoqueiros, taxistas, entre outros. A estimativa é de que o evento tenha movimentado R$ 55 milhões em 17 dias de festa.

Foi um sucesso em todos os sentidos. Petrópolis recebeu turistas vindos de diversas partes do país, que ajudaram e muito a aquecer a economia. O turismo é um importante setor para a cidade e uma das ferramentas para reverter a crise. Agora a cidade já está trabalhando nas próximas festas, como o Bunka-Sai, Serra Serata e Natal Imperial para que também tragam muitos visitantes ao município.

Secretaria de Saúde realiza ações de promoção da saúde do homem

O cuidado preventivo da saúde é o foco das ações voltadas para o Dia Nacional do Homem, comemorado no próximo dia 15 de Julho. Para marcar a data, a Secretaria de Saúde programa uma série de ações voltadas para a saúde do homem.  As atividades começam no sábado (13.07) com o mutirão de atendimentos no Centro de Saúde, na Rua Santos Dumont – Centro, das 8h às 17h. Os agendamentos já podem ser feitos na própria unidade.

Para o mutirão serão abertas 350 vagas para consultas com médico clínico, nutricionista, dentista, fonoaudiologia, atendimento com enfermagem para o cuidado dos pés dos diabéticos, realização do teste rápido, aconselhamento e procedimentos, além de exames de eco-cardiograma e atividades coletivas com abordagens sobre nutrição, tabagismo, alcoolismo e dependência química.

Todos os atendimentos desse dia terão prioridade para o atendimento do homem. Essa é uma iniciativa muito importante para a valorização do cuidado preventivo. A rede de atenção básica atua intensamente para essa conscientização da população e, dessa vez, o foco será na saúde do homem.

As atividades continuam a partir do dia 15, na Praça D. Pedro II onde será aberta da primeira Semana do Homem de Petrópolis. Na segunda-feira (15) os profissionais da Área Técnica da Saúde e enfermeiros da rede de atenção básica realizarão trabalho de conscientização com o público. Haverá palestras, teste rápido, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, verificação de peso e altura e palestras. Os trabalhos se estendem até o dia 19 de junho com atendimentos direcionados às unidades de saúde.

As ações durante a semana do homem visam aproximar os serviços de saúde ao público masculino, que tem baixo comparecimento nas unidades de saúde da rede. De acordo com o levantamento da Área Técnica da Secretaria de Saúde, o índice de atendimento a homens, na faixa etária de 15 a 59 anos, é de 20% se comparado com as mulheres, que representam 80% dos pacientes nas unidades. Nos primeiros seis meses do ano foram realizadas 65.138 consultas nas unidades básicas, dessas 13.092 foram para homens.

Esse é um número muito baixo. Entre o público masculino há pouca procura para um atendimento de rotina, para um cuidado preventivo da saúde. É preciso mudar essa prática e atrair o homem para a rede de saúde, visando a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde.  

De acordo com o levantamento da Secretaria de Saúde, a busca por atendimento na rede de saúde entre os homens, se intensifica a partir dos 40 anos. As ações da semana do homem visam incentivar que o homem antecipe a busca pelo cuidado da saúde. “É importante que ele haja o entendimento de que o quanto antes se cuidar, menor as chances de ter agravamentos a partir dos 40. Muitos dos atendimentos são de homens que buscam se cuidar depois que já apresentam problemas de saúde”, destaca Victório Vecchi Neto, coordenador da Área Técnica.

Além do mutirão e ações na Praça D. Pedro II, todas as unidades de saúde estarão voltadas para o atendimento do homem. Ações de conscientização serão realizadas para incentivar que os homens busquem os atendimentos oferecidos na rede.

Além do Itamarati, a construção também ocorre próximo ao Boa Vista e mais da metade da tubulação já está instalada

Além de parte das obras no Quissamã e Itamarati, a construção da nova adutora que vai reforçar o abastecimento na região de Cascatinha também está avançando na Estrada da Saudade. Nesta quarta-feira (03.07), o trabalho ocorreu próximo da entrada da comunidade Boa Vista. De acordo com a Águas do Imperador, mais da metade dos 2 km de tubulação nessas duas frentes já foram instalados. O investimento de R$ 2 milhões ocorre desde o fim de abril e vai beneficiar 56 mil pessoas em 11 bairros.

A concessionária está fazendo a substituição da tubulação antiga, que tinha 100 milímetros, por uma três vezes maior. Entre o Quissamã e Itamarati, já foram colocados 640 metros de tubos, restando ainda a colocação de mais 300 metros. Na Estrada da Saudade, o trabalho teve início a altura do Clube Bogari e vai até a entrada do Carangola – nesse trecho, 644 metros já estão prontos.

Esse é um investimento importante por causa do crescimento da população dos bairros que serão beneficiados. São muitas pessoas que contarão com um serviço de abastecimento melhor, porque os equipamentos usados vão proporcionar maior vazão de água, por isso que vai melhorar o serviço não só para os bairros onde estão sendo colocadas as novas tubulações, mas vários bairros perto.

Quissamã, Estrada da Saudade, Bairro Esperança, Cascatinha, Humberto Rovigatti, Retiro, Cocada, Neylor, Alemão, Vale dos Esquilos e Chácara das Rosas terão impacto positivo. Segundo a concessionária, com a nova adutora, não haverá dificuldades de abastecimento nesses locais em época de estiagem.

Morador do Samambaia, o aposentado Paulo Roberto Pinto sabe a importância de levar abastecimento para os moradores. Ele conta que durante décadas dependida de água de mina e desde que passou a ser atendido pela concessionária, não tem mais problemas com falta de água.

“Essa é uma obra importantíssima porque ninguém vive sem a água, desde a sua higiene, para tomar banho, lavar a roupa, limpeza. É muito importante porque os moradores vão poder viver bem, sem a preocupação de que amanhã vai faltar”, afirmou.

Lei também permite uso de bicicletas no espaço

Quem quiser passear com seu cão ou gato de estimação vai ter mais uma opção a partir de agora: a prefeitura acaba de sancionar a lei que permite a entrada de animais domésticos no Parque Cremerie. A mesma lei autoriza a entrada de bicicletas no parque, desde que não sejam motorizadas.

Essas são mais duas opções de lazer que serão integradas ao Parque Cremerie. O espaço já conta com piscina aquecida, Academia da Saúde, parquinho infantil, uma grande área de jardim, quadra esportiva, e agora os visitantes poderão levar os animais de estimação e usar bicicleta.

A lei determina que os bichos deverão sempre estar em guias e presas em coleiras. A justificativa do projeto de lei destaca que a autorização vai beneficiar “moradores e turistas que visitam nosso município, e chegam com animais domésticos e de estimação e bicicleta” para visitar o Cremerie. O projeto foi aprovado no dia 25 de junho.

Nos outros parques da cidade, como o de Itaipava e o da Ipiranga, já era possível levar animais domésticos e andar de bicicleta. No Parque Cremerie, esses passeios poderão ser feitos no horário de funcionamento do espaço, entre 8h e 17h. O Parque Cremerie fica Estrada da Independência, s/nº – Quitandinha, com entrada gratuita.

Decoração temática, barracas de guloseimas e brincadeiras

Uma grande festa vai tomar conta do Parque Municipal, em Itaipava, no próximo fim de semana: será a Festa Julina das escolas da rede municipal e entidades que fazem parte do CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. A festa vai ocorrer nos dias 6 e 7, das 13h às 20h. A entrada é franca.

Será a primeira vez em que uma festa desse porte, com envolvimento de diversas secretarias, acontece no Parque Municipal. Oportunidade única para os petropolitanos prestigiarem o talento dos alunos da rede municipal, que estão ensaiando a todo vapor para as danças da festa.

Mais de 300 alunos participarão das danças. As escolas estão se preparando para a festa, ensaiando as danças com os alunos e preparando as barracas.

A festa vai contar com decoração temática, música ambiente, barracas com venda de comidas típicas como salsichão, cachorro quente, tortas, docinhos, canjica, caldos, além de refrigerante. Também serão montadas barracas de jogos como pescaria e boca do palhaço. A entrada será franca, mas, quem quiser, poderá levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.

Confira o horário das apresentações nos dias 6 e 7. Vale salientar que os horários poderão sofrer modificações.

Dia 6 de julho:

13h30 - EM Pedro Amado

15h - EM Hildebrando de Carvalho

16h - Escola Santa Rita de Cássia

16h30 - EM Dr. Barros Franco

17h - EM Augusto Pugnaloni

Dia 7 de julho:

14h - EM Theodoro Machado

14h30 - Pestalozi

15h30 – CEI Prefeito Sérgio Fadel

16h – EM Beatriz Zaleski

16h30 – EM Amélia Antunes

17h - Escola Municipalizada Moyses Furtado

Regularização tributária foi discutida em reunião entre Judiciário e Prefeitura

Com o objetivo de recuperar recursos que deixaram de entrar nos cofres da prefeitura referentes a tributos vencidos, o município deu início ao protesto de devedores de IPTU, ISS, taxas, multas e demais tributos municipais que deixaram de ser pagos pelos contribuintes. Em paralelo, município e Judiciário já programam uma reedição do programa de regularização tributária – Fique em Dia – que oferece condições especiais para que contribuintes negociem e quitem débitos.

A expectativa é de que o Fique em Dia seja realizado em setembro, dando oportunidade para que devedores regularizem a situação junto ao município. Ao longo dos anos, a prefeitura acumulou 300 mil processos em dívida ativa que somam cerca de R$ 600 milhões. Deste montante, R$ 398 milhões são referentes a processos acumulados entre os anos de 2010 e 2017 e já ajuizados em cartório para execução fiscal.

“Estamos endurecendo a cobrança aos devedores, pois são recursos importantes para viabilizar a ampliação de serviços da prefeitura à população. Ao mesmo tempo sabemos que muitos querem pagar, mas não conseguem por dificuldades financeiras, daí a importância de termos uma nova edição do Fique em Dia, que oferecerá condições especiais para aqueles que quiserem regularizar a situação junto ao município”, pontua o prefeito Bernardo Rossi.

“Com isso Petrópolis segue a orientação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para apertar o cerco aos devedores. O Executivo não pode ficar inerte. É fundamental fazer a cobrança e, se necessário, executar as dívidas, pois são recursos importantes para todos os moradores da cidade”, pontua o juiz Alexandre Teixeira, que participou da reunião para planejamento da reedição do Fiquei em Dia, ao lado do titular da 4ª Vara Cível, juiz Jorge Luiz Martins Alves.

“Apesar das dificuldades financeiras que se acometem ao Município de Petrópolis, situação comum em todo o estado brasileiro, o projeto Fique em Dia comprova que o Município de Petrópolis está preocupado não apenas em recuperar créditos tributários que serão utilizados em serviços públicos com Melhor qualidade, mas, relevante, possibilitar ao contribuinte a possibilidade de regularizar sua situação fiscal recebendo um tratamento digno e respeitoso, bem como afasta a possibilidade de eventual protesto e a inclusão do nome do contribuinte nos cadastros de devedores (SPC, Serasa, entre outros), destaca o juiz Jorge Martins.

Desde o início do governo, o prefeito Bernardo Rossi adotou medidas de austeridade para reduzir gastos, ao passo que a Secretaria de Fazenda apertou o cerco aos grandes devedores, como bancos e cartórios.

Em 2017 foi realizada a primeira edição do programa de regularização tributária “Fique em Dia”, realizado em parceria com o Judiciário. “Este é um, programa que beneficia, sobretudo, o cidadão que quer ficar em dia. O pequeno devedor que quer se regularizar”, frisa Bernardo Rossi.

“O município tem hoje 58 mil devedores. É um montante que deixou de entrar nos cofres do município e que poderia ser revertido em serviços à população. Os protestos são mais uma ação do município para recuperar estes recursos”, pontua o procurador Geral do Município, Sebastião Médici.

Somente 47 protestos por débitos, encaminhados desde o ano passado, alcançam R$ 390 mil, se somados os valores. “No caso de protesto, o devedor tem três dias para quitar a dívida no cartório e evitar que seu CPF seja negativado”, explica a procuradora adjunta da Dívida Ativa, Catharina Coutinho dell’Orto. Passado este prazo, o devedor tem ainda a chance de voltar a negociar o débito no setor de dívida ativa do município.

Participaram da reunião representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e da Defensoria Pública, além do vice-prefeito Baninho e dos secretários de Fazenda, Elaine Nascimento; Administração, Marcus von Seehausen; chefe de gabinete, Renan Campos; procurador Geral do Município, Sebastião Médici;  Defesa Civil, Paulo Renato Vaz e ainda o assessor especial, Rodrigo Bueno.

Com o objetivo de apresentar todas as responsabilidades e os reais desafios de ser um Conselheiro Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza neste sábado (06.07), às 10h, na Casa dos Conselhos – Av. Koeler, 260, um curso de capacitação para os 27 candidatos finalistas para as eleições. Será um dia com palestras com autoridades jurídicas e especialistas envolvidos na área. Todo processo da eleição é fiscalizado pelo Ministério Público.

Para as palestras, já estão confirmadas as presenças do o Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Alexandre Teixeira; os promotores da 2ª Promotoria da Justiça da Infância e da Juventude de Petrópolis, Odilon Lisboa Medeiros e Vicente de Paula Mauro Junior, além do delegado André Prates representando a 105ª e 106ª Delegacia de Polícia, e da Capitã da Polícia Militar do 26ª Batalhão, Endgie. Estarão presentes também, representantes das secretarias de Saúde; Educação; Assistência Social; Serviços, Segurança e Ordem Pública e Guarda Civil.

Este encontro é muito importante para os candidatos. Eles terão o contato com todos os envolvidos com proteção da criança e do adolescente, que irão explanar sobre o compromisso, os desafios do dia a dia, o trabalho e deveres de um conselheiro. É uma posição de muita responsabilidade que se deve fazer valer o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.

No dia 20 de julho acontece a etapa final do processo de escolha, onde a comissão eleitoral irá apresentar aos candidatos habilitados, e todas as regras eleitorais para a campanha, assim como, o nome e o número dos candidatos que concorrerão às vagas, também serão publicadas no Diário Oficial (DO). A Campanha começa no dia 22 de julho e a votação acontece no dia 06 de outubro, pela primeira vez com urnas eletrônicas.

Serão eleitos 10 Conselheiros titulares, sendo 5 para o primeiro distrito – Centro, e os outros 5 para os demais distritos (Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse) para quadriênio 2020-2024. Todas as informações estão disponíveis no Diário Oficial do dia 27 de fevereiro.

Ainda há vagas disponíveis nos turnos da manhã e tarde

Com o objetivo de ampliar a cultura de Paz por toda rede de educação, o Programa Petrópolis da Paz está com vagas disponíveis para o curso de Mediação Escolar, agora para os professores. A primeira aula de apresentação aconteceu nesta quarta-feira (03.07). São cinco encontros, mensais, em dois turnos – manhã e tarde, na Casa da Educação. As inscrições podem ser feitas através do telefone 2246-6006.

O Programa Petrópolis da Paz implantou em quatro escolas da rede municipal, o programa Mediação de Conflitos, em 2018, com resultados positivos e se expandido até este ano. O curso tem explanações teóricas e práticas, com atividades que poderão ser utilizadas em sala de aula.  São dinâmicas e atividades que envolvem temas como conflitos, escuta ativa, processos, resoluções, diálogo, respeito, empatia entre outros. Os profissionais aprendem ferramentas e técnicas para serem utilizadas diante de um conflito. Dentro das tarefas, a equipe avalia os sentimentos, reações, emoções e ressaltam a importância da empatia.

Os encontros já acontecem para os diretores das unidades, e o novo curso para os educadores serão um novo braço para ampliar os aprendizados a serem aplicados na comunidade escolar.

“O curso para os professores é uma forma de multiplicar a cultura de paz. Dar acesso ao professor as ferramentas que podem ser utilizadas em uma mediação, é complementar um trabalho que já está sendo realizado pelo diretor. Usamos a forma de círculo para construção de paz, onde acontece uma troca de experiências contribuindo para o coletivo”, destacou a pedagoga e psicóloga e responsável pelo Departamento da Mediação Escolar, Vanessa Siqueira.

Segundo a professora de duas unidades da rede, Regina de Jesus Santana, já na primeira aula as técnicas utilizadas já surpreenderam. “Superou minha expectativa. Uma dinâmica de fácil entendimento e trabalhamos questões de comunicação e formas de verbalização. Me ajudou a rever os conflitos e gostei muito da forma apresentada em círculo. Quero logo tentar implantar no dia-a-dia das escolas”, contou a professora.

“Queremos buscar soluções para os conflitos e mudanças através da educação com o objetivo de buscar a inclusão e paz social. Os cursos são mais um braço do nosso programa para ampliarmos a cultura de paz no município”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz, Elsie-Elen Carvalho.

Mais 240 profissionais de ensino serão capacitados pela prefeitura para trabalharem no Defesa Civil nas Escolas no segundo semestre. O treinamento acontece nos dias 9 e 10 de julho, na Casa da Educação Visconde de Mauá, de 8h às 17h. A meta é preparar os responsáveis pelas instituições para a inserção dos temas Defesa Civil e Educação Ambiental nas salas de aula. Representantes das secretarias de Defesa Civil, Educação e de Meio Ambiente ministram a atividade, que vai contar com a participação de representantes de colégios da rede municipal, particular e estadual.

A proposta é que os alunos desenvolvam trabalhos práticos ao longo do semestre de acordo com as ameaças de verão: deslizamentos de terra, inundações, rolamento de blocos rochosos, tempestades de raios e vendavais. Petrópolis se tornou pioneira no país com a criação da política pública de Defesa Civil nas Escolas e referência no Estado..

Neste semestre, o Defesa Civil nas Escolas envolveu mais de 20 mil alunos em 550 atividades. Os trabalhos foram desenvolvidos em todas as 182 unidades da rede municipal, além de outras 32 particulares e outras duas estaduais. Nesses cinco meses letivos do ano, os estudantes trabalharam as ameaças de inverno, que são os incêndios florestais e a estiagem, abordando a educação ambiental e a temática do bem-estar animal.

No segundo semestre de 2018 - primeiro ano de funcionamento da política pública - foram realizadas 170 atividades, com a participação de 103 unidades da rede, oito particulares e um estadual. Nesse ano, o programa foi ampliado para as escolas das redes pública e privada que contam com educação infantil.

O programa também já rendeu um prêmio para a prefeitura. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) vai entregar um pluviômetro semiautomático e um kit educativo para serem usados dentro da política pública. As ferramentas serão instaladas na Escola Municipal Senador Mario Martins, no Caxambu.

Iniciativa é da Prefeitura por meio da Secretaria de Educação

A importância dos Conselhos Escolares e uso do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola – foram temas do 4º módulo do Curso de Formação de gestores promovido pela Secretaria de Educação para os diretores das escolas e Centros de Educação Infantil da rede municipal de Educação. O Encontro ocorreu na UCP, nessa quarta-feira (03.07).

Nesse que foi o 4º módulo do curso, os assuntos abordados foram Conselhos Escolares e PDDE. Com relação aos Conselhos Escolares, Simone Malheiros, do Departamento de Educação Infantil, falou sobre o funcionamento dos Conselhos Escolares, que são necessários em todas as escolas e CEIs.

“Os conselhos são importantíssimos para as escolas e CEIs. Cabe aos conselhos deliberar sobre as normas internas e o funcionamento das escolas, participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico da instituição, analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e propor sugestões, acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizar a comunidade escolar para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação”, explicou Simone.

A importância do PDDE também foi tema do encontro. O Programa tem como objetivo melhorar a infraestrutura física e pedagógica, reforçar a autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenhos da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, tendo como base o Censo Escolar do ano anterior ao repasse e os diretores tem autonomia para o uso das verbas. 

Ao longo do ano outros serão realizados outros encontros.

Recolhimento dura 30 dias nas unidades do órgão do Centro e Itaipava

O Procon Petrópolis começou nesta quarta-feira (03.07) a campanha Aqueça um Coração, que recolhe cobertores e agasalhos para doações a instituições de acolhimento do município. Quem quiser ajudar pode entregar os itens nas duas sedes do órgão, no Centro e em Itaipava. A única solicitação é que eles estejam em bom estado de conservação – sendo entregue lavados, ou sejam novos. Esta já é a terceira edição da campanha, que recolheu, nas duas anteriores, 1223 itens, sendo 458 em 2017 e 765 no ano passado.

Os endereços para doação são, no Centro, Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33, ao lado da Câmara dos Vereadores e, em Itaipava, no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860.    A iniciativa faz parte da vertente solidária do Procon, que já realizou campanhas para arrecadação de brinquedos, chocolates e até ração para animais.

Atividades são voltadas para professores que atuam em salas de recursos

O Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação vai promover, entre os dias 8 e 12 de julho, a Semana de Formação no Contexto Inclusivo. O evento, direcionado para os professores que atuam em salas de recursos multifuncionais e classes especiais já está com inscrições abertas pelo telefone 2246-8912.

A Semana visa oferecer uma atualização aos professores que atuam com alunos em sistema de inclusão da rede municipal de ensino por meio de palestras e oficinas.

Para os demais interessados na temática serão abertas 20 vagas para participação em cada dia do evento. Os encontros serão realizados na Casa da Educação Visconde de Mauá e Centro de Cultura Raul de Leoni.

Confira a programação:

08 de julho - 14h - Adaptações curriculares para alunos com deficiência visual - Professora mestre Ângela Antelo

Local: Casa da Educação Visconde de Mauá

9 de julho - 14h - Inclusão escolar e autismo na educação infantil: a participação de alunos com autismo na construção de práticas pedagógicas em turmas de educação infantil - professora Mestre Angelina Gabrielle Moreira

Local: Centro de Cultura Raul de Leoni

10 de julho - 9h - Contribuições da psicomotricidade para crianças com paralisia cerebral - Professora Doutora Marcia Barçante Ladvocat -

Local: Centro de Cultura Raul de Leoni

11 de julho - 9h - Vivências Sensoriais - Professora Doutora Clévia Fernanda Sies

Local: Casa da Educação Visconde de Mauá

12 de julho - 9h - Libras na escola: ludicidade e diversão no processo de aprendizagem - professora mestre Nathália Quintella Suarez

A Galeria Peter Brian Medawar, do Parque Municipal, em Itaipava, recebe esta semana a exposição “Terra & Mar”, da artista plástica Josiana Oliveiras. Os trabalhos contam com diversas técnicas, como pintura, desenho, gravura, colagem e fotografia. A entrada é gratuita e a mostra fica até o dia 28 de julho. No sábado (06.06), a artista ainda promove um bate-papo sobre o processo criativo dos trabalhos em exposição, com o evento “Café, bolo e conversa”, das 10h às 14h. 

“Observar e admirar a natureza e depois fazer uma releitura dela unindo aos meus sentimentos é o que me impulsiona a criar”, explica a artista, que faz um convite para o público: “Tirem os pés da terra e mergulhem nesse mar”, acrescenta.

Josiana Oliveiras é vencedora do Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura 2019 pela exposição “ArvoreceR”. Nesta, “Terra & Mar”, que conta com 14 obras, ela reúne trabalhos de suas últimas duas exposições: a “ArvoreceR”, com árvores e terra; e a “Além-Mar”, com obras da temática mar.

A Galeria Peter Brian Medawar funciona todos os dias, de 9h às 17h, na Estrada União e Indústria, 10.000.

Os corredores ainda podem garantir vaga na corrida do Aldeia Shopping, que será realizada no dia 14 de julho no Bingen. As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (05.07) e podem ser feitas presencialmente na Rua Paulo Hervê, no local em que funciona o centro comercial, ou pela internet no site: www.aldeiashopping.net/desafio2019. O valor dos kits varia de R$ 32 até R$ 65. A prova acontece em duas distâncias: 5 e 10 quilômetros e conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da CPTrans.

A largada será às 8h no estacionamento do Aldeia Shopping (Rua Galdino Pimentel) e os corredores seguem no sentido Centro pela Rua Doutor Paulo Hervê e Rua Bingen. Os participantes da menor quilometragem retornam após o posto de gasolina na altura do número 1.309, voltando ao shopping pelo caminho contrário. Já os atletas dos 10 quilômetros, devem entrar na a curva do Gióia, seguindo pela principal e ingressando à direita na Rua Cel. Duarte da Silveira, retornando próximo à ponte na entrada do bairro Centenário, até o ponto de largada.

O objetivo da prova é ampliar a prática esportiva, estimulando a saúde e bem-estar. “É uma corrida com um percurso diferenciado, que foge um pouco do Centro da cidade, proporcionando uma experiência nova para os atletas. Além disso, também era um antigo sonho meu e dos meus amigos Thales Wayand e Rafael Toledo, que são professores de educação física. Idealizamos em conjunto esse desafio”, explica Diogo Bahiense, gerente do Aldeia Shopping.

A entrega dos kits dos atletas será nos dias 12 e 13 de julho, das 10h às 18h, na administração do centro comercial. A retirada deve ser feita com documento original com foto e comprovante da inscrição. Os organizadores estimam que mais de 300 pessoas participem do evento.

Neste ano ainda serão realizadas outras 23 corridas de rua. O calendário esportivo completo, com todos os eventos previstos para o município neste ano, está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Notícias por data

« Julho 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

cmv-logo

Relatorio CMVP