Desde às 8h são oferecidos atendimentos individuais e em grupo aos usuários da rede

Cerca de 200 pessoas foram agendadas para os atendimentos do terceiro mutirão do Centro de Saúde deste sábado (17.08). Desde às 8h foram realizadas consultas em cinco especialidades, como de clínica médica, fonoaudiologia, enfermagem, nutrição e odontologia. Também foram oferecidos exames e atendimentos em grupos de prevenção nos programas da mulher, de hipertensão e na fisioterapia.

O jardineiro Sebastião Campos, de 63 anos foi acompanhar a esposa e destacou a importância do atendimento aos sábados. "Essa é a melhor coisa que foi criada. O atendimento aos sábados é mais rápido, ajuda muitas pessoas", disse.

A aposentada Lucilene Santos, de 43 anos, foi agendada para a odontologia. "A consulta no sábado é ótimo. Ajuda muito as pessoas que trabalham durante a semana", reforçou a paciente. 

A dona de casa Priscila Gomes, de 35 anos, conseguiu consulta com a fonoaudióloga para a filha de quatro anos. "Esses atendimentos ajudam muito as pessoas que precisam trazer seus filhos. Muito bom o atendimento aos sábados", destacou.

Nos outros dois primeiros mutirões realizado no Centro de Saúde este ano, cerca de 500 pessoas conseguiram antecipar consultas. Este ano já foi realizado um mutirão em maio, para o atendimento de 130 pessoas e em julho, para aproximadamente 350. Nesses atendimentos foram oferecidas consultas com nutricionistas, dentista, fonoaudiologia e exames.

Os atendimentos em grupo foram adotados como forma de dar orientações de promoção a saúde aos pacientes. Em fisioterapia foram  dadas orientações de exercícios que podem ser praticados no dia a dia, na busca da melhoria da qualidade de vida. Com o mesmo intuito, a nutricionista Renata Simoni falou sobre a importância da alimentação saudável: "Nos nossos atendimentos buscamos alertar sobre a necessidade de uma alimentação saudável como forma de prevenção".

Além dos atendimentos à pacientes agendados, a unidade realizou marcação de consultas para quem buscasse os serviços de saúde. O próximo mutirão está previsto para o dia 21 de setembro. "Vamos realizar um mutirão por mês para facilitar o acesso das pessoas aos atendimentos da rede de saúde", reforça a diretora do Centro de Saúde, Élida Marta dos Santos.

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, atendimentos continuarão no domingo, na Casa dos Conselhos

As equipes de Defensoria Pública da União (DPU) realizaram o primeiro dia do mutirão de atendimentos no Centro de Cidadania de Itaipava neste sábado (17.08). O serviço visa prestar assistência jurídica gratuita em processos envolvendo órgãos federais. Pela primeira vez a cidade recebe ação conjunta dos defensores, que oferecem o atendimento em parceria com a Secretaria de Assistência Social. No domingo (18.08), as equipes continuam os trabalhos na Casa dos Conselhos - Avenida Koeler, 260, das 10h às 16h, com distribuição de senhas até às 13h.

A moradora do bairro Madame Machado, Sebastiana das Graças, foi uma das atendidas o Centro de Cidadania na manhã deste sábado. “Moro longe do Centro e poder resolver meus problemas aqui em Itaipava é muito melhor. Tive meu beneficio suspenso, mas, tenho muitos problemas de saúde e não posso mais trabalhar, por isso preciso de alguns esclarecimentos e essa oportunidade foi maravilhosa”, disse.

A Defensoria Pública da União atua em casos envolvendo benefícios que foram negados ou suspensos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); problemas com programas e ações do Governo Federal, como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), entre outras demandas.

O mutirão do DPU focou o atendimento a pessoas com renda familiar de até R$ 2 mil. As pessoas com renda acima deste valor de referência, também pode receber as orientações mediante a comprovação de gastos que comprovem carência econômica, como por exemplo, o comprometimento de parte significativa da renda com medicamentos.

A secretária de Assistência Social, Denise Quintella reforça a importância do serviço para a população. “Muitas pessoas não têm acesso a esse serviço. Esse evento está sendo de grande utilidade para esclarecer dúvidas e encaminhar processos importantes para a vida dessas pessoas”, frisa

Rafael de Amorim, integrante da equipe da Defensoria Pública de Niteroi  destacou a eficácia do atendimento em mutirões como o realizado pela primeira vez em Petrópolis. “A intenção é de estar perto da população, tirar suas dúvidas com calma e clareza, sempre orientando e mostrando que o atendimento visa ajudar o cidadão”, destacou.

Os atendimentos no mutirão fazem parte do Projeto DPU Itinerante, do Programa Defensoria Para Todos. A iniciativa consiste no deslocamento de Defensores Públicos Federais, acompanhados de toda uma logística móvel de apoio, para as localidades que ainda não contam com unidades da instituição ou que ficam distantes de cidades onde há sede de seção judiciária federal. O objetivo é garantir ao cidadão o pleno acesso à Justiça, levando até ele a prestação jurídica integral e gratuita, além do conhecimento de seus direitos.

“Nossa vida toda está aqui. Tudo o que produzimos e amamos fornecer, com carinho e qualidade para os nossos clientes”. A frase, de Nair de Azevedo, produtora de doces artesanais demonstra a alegria dos agricultores que mantêm a venda de legumes, doces, queijos hortaliças e frutas no Hortomercado Municipal José Carneiro Dias, em Itaipava. E foi para dar destaque aos produtores petropolitanos que uma comemoração especial foi realizada nessa (17.08) durante a festa de 30 anos do “Horto”, como o local é carinhosamente chamado pelos petropolitanos e turistas. Música e oficinas culinárias completaram o cenário. O prefeito Bernardo Rossi fez questão de prestigiar a festa.

Acompanhado por Eduardo Lopes, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Bernardo Rossi conversou com os produtores. “Tenho muito orgulho desse espaço. Um processo já foi aberto para a revitalização do local, melhorias como pintura e nova rede elétrica estão previstas. Outro ponto que estamos viabilizando é a instalação de um polo de ensino da escola técnica do Senar”, acrescentou.

“É um espaço maravilhoso, destaque na cidade e muito conhecido no Estado pela venda desses produtos agrícolas. Fico feliz em poder participar dessa festa de 30 anos. A agricultura é um dos destaques no Estado e o Horto representa muito bem isso”, afirmou o secretário de Estado, Eduardo Lopes.

A programação da festa de 30 anos contou ainda com a participação do Polo Gatronômico, com oficinas culinárias. Durante o dia, os visitantes puderam, ainda, provar as delicias produzidas nas oficinas culinárias como paella vegetariana.

“Como estou aqui há 30 anos, o Horto é minha segunda casa. Minhas filhas estão dando continuidade a nossa produção e isso é gratificante. Temos clientes fieis. É uma alegria estar aqui nessa comemoração de 30 anos”, completou Nair.

Sandra da Ponte, produtora de orgânicos há 14 anos, também destaca a alegria em fazer parte do Horto. “Poder oferecer produtos de qualidade para os nossos clientes é a nossa meta e o Horto nos proporciona isso”, disse.

Betty Lage, produtora de pães e que mantém um projeto de acolhimento de animais é uma frequentadora fiel. “Não é à toa que o Horto recebe visitantes de todos os lugares. Todos os produtos são maravilhosos”.

O diretor do Departamento de Agricultura, agradeceu o apoio dos produtores. “Eles têm um trabalho que não é fácil, mas, estão sempre oferecendo o melhor atendimento aos visitantes”.

A programação contou ainda com shows de Pablo e Bernardo, Orquestra Infantil e a banda A Voz do Brasil, além de food trucks e cervejarias artesanais.

Notícias por data

« Agosto 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo