“A estrada em melhores condições e com sinalização reforçada pode ajudar a aumentar o movimento na região, o que auxilia o comércio e garante a segurança das pessoas que utilizam a via todos os dias”. A declaração é do empresário Antonio Alves que, nesse ano, abriu uma loja próximo a Nogueira. Antônio será um dos beneficiados com a revitalização da Estrada União e Indústria. O edital para licitação da obra foi publicado pela Superintendência Regional no Estado do Rio de Janeiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no Diário Oficial da União no dia 31 de julho e, agora, a expectativa é de as obras comecem o mais rápido possível.

De acordo com o edital, o valor estimado da obra é de R$ 52.074.525,15. O prazo de execução será de 450 dias e a obra prevê a recuperação de 25 quilômetros da Estrada União e Indústria, no trecho entre a Avenida Barão do Rio Branco e Pedro do Rio - que é de responsabilidade do Dnit. A prefeitura vai realizar, no decorrer da obra, pequenas intervenções como a construção de baias de ônibus e pequenos alargamentos na pista.

“Petrópolis precisa desse auxílio em infraestrutura. A estrada é muito movimentada e todo tipo de revitalização é muito bem-vinda”, afirmou o comerciante, Marcos Tavares, que tem uma lanchonete no Retiro.

O prefeito lembrou que o poder público reforçou o pedido de execução da obra no Ministério da Infraestrutura, em Brasília.

O empresário Davi Moura, que também resolveu empreender e abriu uma loja nesse ano na região de Nogueira, acredita que a obra pode atrair mais clientes. “Acho que conforto e segurança chamam a atenção dos compradores e por isso acho que a revitalização é uma boa notícia”, disse.

O vidraceiro Mateus Cavadas, morador de Pedro do Rio, também aprovou a notícia. “Fico feliz em saber que a estrada será revitalizada. Agora, vamos torcer para que o trecho até a Posse também receba a manutenção necessária”.

A reforma da União e Indústria vira realidade depois de quase 10 anos. Desde 2017 a prefeitura cobra que o Dnit finalmente realize a reforma. Em 2009, a justiça determinou que o Dnit fizesse um projeto de recuperação da estrada, o que não ocorreu e rendeu uma multa de R$ 14 milhões ao órgão. Em 2011, o projeto até foi idealizado, mas não saiu do papel. Em 2016, uma licitação foi feita, mas a vencedora abriu mão do contrato e a segunda colocada não teve interesse na obra.

O Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro realiza o terceiro mutirão de consultas para 480 pacientes pré-agendados neste sábado (03.08). Os atendimentos serão para pediatria, clínica médica, ginecologia, oftalmologia pediátrica, preparatório para cirurgia geral e exames de eletrocardiograma. Além de consultas nas cinco especialidades médicas, os pacientes poderão contar com serviços diversos oferecidos na Ação Social, que também vai movimentar o dia na unidade médica. Os atendimentos para consultas já marcadas acontecerão das 8h às 17h.

Entre 9h e 14h, os pacientes poderão aproveitar os atendimentos da Ação Social, para realizar a emissão de 1º e 2º via de documentos; receber orientações sobre os programas sociais da cidade, como inclusão no CadÚnico; suporte jurídico; orientações do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram); corte de cabelo; e recreação infantil. Essa é a quarta edição da Ação Social promovida pela Secretaria de Assistência Social.

Nos dois primeiros mutirões de consultas realizados esse ano, o ambulatório conseguiu antecipar 510 consultas, nos meses de fevereiro (260) e maio (250). Com esta terceira edição, a unidade alcança 990 atendimentos de pacientes pré-agendados. Maior parte da demanda é para os pacientes de clínica geral (160), seguido de ginecologia (140), preparatório para cirurgia geral (80), pediatria (30), oftalmologia pediátrica para crianças em idade escolar (30) e exames de eletrocardiograma (40). Ao todo, 14 profissionais, entre médicos e enfermeiros, estarão trabalhando no sábado.

Em 2018, em todo o ano, 1300 pessoas foram atendidas nos mutirões.

Pela primeira vez a Ação Social será realizada em conjunto com o mutirão. A iniciativa visa juntar os serviços da saúde e assistência social para facilitar o acesso da população a atendimentos básicos oferecidos pelo puder público. Esta será a quarta edição do evento, que já beneficiou cerca de 500 pessoas em cada região onde foi realizado esse ano. A Ação Social já foi levada para no mês de maio para Comunidade do Alemão, em maio e em junho, para a Posse e Pedro do Rio.

Em 2018 foram realizadas 16 Ações Sociais por vários bairros da cidade. Ao todo, 10 mil pessoas foram atendidas pelos diferentes serviços oferecidos durante os eventos. Para esse ano, as ações estão programadas para acontecer até setembro, nos bairros do Meio da Serra, Boa Vista, Atílio Marotti, Amazonas e Duques.

O prefeito sancionou a lei que cria o Fundo Municipal de Segurança Pública. É por meio desse Fundo que o município conseguirá captar recursos junto ao governo federal, através do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), para serem investidos no desenvolvimento de projetos, capacitação de agentes e aquisição de equipamentos para a Guarda Civil. A lei havia sido aprovada pela Câmara de Vereadores no dia 10 de julho por unanimidade e a sanção publicada em Diário Oficial.
O Fundo garante que os recursos captados no SUSP sejam usados exclusivamente na área de segurança pública como, por exemplo, em projetos para aquisição de uniformes, viaturas, equipamentos de proteção individual (como capacetes para os agentes que se deslocam de moto), de comunicação (como rádios), entre outros tipos.

Entre os projetos que a Guarda já elaborou e pretende apresentar ao governo federal para captação de recursos estão a reestruturação do Parque Natural Padre Quinha (cuidado pelo Grupamento de Proteção Ambiental da corporação) e a criação do Sistema de Guarda Comunitária Móvel.

“Nós temos conseguido ampliar os nossos serviços dos últimos dois anos e meio, temos novas bases, inauguramos o canil, fizemos o conserto da frota, fortalecemos a Ronda Escolar, os uniformes foram renovados, instalamos também o Ciop, nossa central de monitoramento por câmeras. Todo esse avanço será ainda maior e mais rápido com o Fundo Municipal de Segurança Pública a partir de agora”, afirma o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

Duas pizzarias delivery foram autuadas pelo Procon Petrópolis durante a operação Pizzaiolo realizada nesta quinta-feira (01.08). Os estabelecimentos, um localizado da Castelânea, e outro no Alto da Serra, continham produtos com a data de validade vencida, sem identificação do prazo de validade e problemas de armazenamento. Nas duas pizzarias foram encontrados um total de 9.682Kg de alimentos com a validade vencida, além de 6kg de alimentos sem identificação de prazo de validade.

Na primeira pizzaria fiscalizada pela equipe do Procon, no início da noite, na Castelânea, foram encontrados, 7,395 Kg de alimentos com a validade vencida, como bacon de pernil fatiado, queijo parmesão e temperos. O local foi autuado e o material descartado.

No segundo estabelecimento fiscalizado, o maior problema que a equipe do Procon encontrou foram 10 produtos sem identificação de prazo de validade, totalizando 6,093Kg como requeijão, chocolate branco, ervilha, queijo gorgonzola, doce de leite em bisnaga, farinha de amendoim, tomate seco, goiabada pastosa, doce de leite em bisnaga, presunto e requeijão sabor cheddar. Ainda no mesmo local, foram encontrados atum ralado com acondicionamento impróprio e 2,2287Kg de produtos com a validade vencida, como ovos e leite condensado.

O Procon trabalha de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que aponta que produtos com prazos de validade vencidos, deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação, devem ser descartados.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

O planejamento para instalação de uma escola militar em Petrópolis está a todo vapor. Nessa sexta-feira (02.08), a Secretaria de Educação recebeu a visita de técnicos do Estado para tratar do assunto. Na ocasião, a secretária de Educação, visitou alguns espaços da rede municipal com André Monteiro, coordenador da Escola Vocacional Militar da Secretaria de Estado de Educação. O objetivo foi o de mostrar o funcionamento da rede municipal de Educação. Pleito do prefeito junto ao governo do Estado, a escola militar será implantada em 2020. Segundo o acordo feito com o governo do Estado, caberá à prefeitura a cessão de um prédio e o custeio de água e luz. O quantitativo de alunos atendidos e as turmas serão estabelecidos de acordo com o espaço que será disponibilizado.

Na próxima terça-feira (07.08) o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), que é subordinado ao Gabinete da Cidadania, comemora os 13 anos da Lei Maria da Penha, com uma ação de conscientização na Praça Alcindo Sodré, no Centro. O evento acontece de 9h às 15h, com a presença do Ônibus Lilás junto com equipe do CRAM à disposição com atendimentos, esclarecimentos, além da distribuição de material informativo de sensibilização e prevenção da violência doméstica.

Em nova operação para coibir irregularidades cometidas por bares da cidade, a Fiscalização de Posturas intimou cinco estabelecimentos por causa som alto nos bairros São Sebastião e Castelânea. Os bares ficam proibidos de promoverem shows ou usar equipamentos para execução de música, sob pena de multa de R$ 800 por descumprimento. Também foram feitas duas intimações para regularização do uso de letreiros e aplicada uma multa por causa da colocação de propaganda em parede de forma proibida. As intimações devem ser cumpridas de forma imediata pelos proprietários. Esta é a segunda operação realizada em 10 dias. Na semana passada, dois bares foram interditados por falta de alvarás no Alto da Serra e outros cinco também foram notificados por causa de som alto. As ações de fiscalização serão intensificadas e envolvem troca de informações de Fiscalização Tributária, Vigilância Sanitária, Guarda Civil e Polícia Militar, a partir do recebimento de denúncias direcionadas a  estes órgãos.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico participou, nessa semana, da 3ª edição da Gramado Summit, considerado o maior brainstorming do Brasil, feira focada em tecnologia, inovação e empreendedorismo. A terceira edição do evento começou na última quarta-feira e terminou hoje (02.08), no Serra Park, em Gramado.

A feira promoveu a interação entre clientes e investidores na área tecnológica, principalmente no setor de startups.

A feira nesse ano contou com mais de 100 palestrantes, 100 expositores e foco em tecnologia e inovação, além da participação de representantes dos governos de Mônaco, Hong Kong e Canadá.

Com trabalhos que têm como foco a natureza, a exposição “Terra & Mar”, da artista plástica Josiana Oliveiras será prorrogada até o dia 31 de agosto. A mostra está em cartaz na Galeria Peter Brian Medawar, do Parque Municipal, em Itaipava e conta com diversas técnicas, como pintura, desenho, gravura, colagem e fotografia. A visitação é gratuita.

A galeria é mantida pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) e durante todo o ano recebe importantes exposições, principalmente, de artistas petropolitanos.

A autora da exposição, Josiana Oliveiras, é vencedora do Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura 2019 pela exposição “ArvoreceR”. Nesta, “Terra & Mar”, que conta com 14 obras, ela reúne trabalhos de suas últimas duas exposições: a “ArvoreceR”, com árvores e terra; e a “Além-Mar”, com obras da temática mar.

“Observar e admirar a natureza e depois fazer uma releitura dela unindo aos meus sentimentos é o que me impulsiona a criar”, explica a artista.

A Galeria Peter Brian Medawar funciona todos os dias, de 9h às 17h, na Estrada União e Indústria, 10.000.

Sexta, 02 Agosto 2019 19:44

Bunka-Sai terá oficinas gratuitas

Uma das principais características do Bunka-Sai, a festa da cultura japonesa de Petrópolis, é a interatividade do público com a programação do evento. Este ano, como de costume, as oficinas gratuitas estão entre os destaques.  De 08 a 11 de agosto, no Palácio de Cristal, quem quiser vai poder aprender, na prática, algumas tradições japonesas, como o mangá (desenho), a construção de pipas, o ábaco (calculadora japonesa), o haicai (poema japonês), o origami (dobraduras em papel), o ikebana (arranjos de flores) e as bonecas japonesas de papel.

A festa é organizada pela prefeitura com a parceria da Associação Nikkei de Petrópolis e conta ainda com gastronomia típica, música, danças, cosplay, concurso de fotografias, gincanas, artes marciais, entre outras atividades para adultos e crianças.

As oficinas acontecem todos os dias, exceto na abertura da festa, na quinta-feira (08). Na sexta (09), tem oficina de bonecas japonesas de papel, às 15h, de mangá às 17h, e ábaco às 20h. Já no sábado (10), será a vez das oficinas de ikebana, às 12h e às 13h, de pipas às 15h, mangá às 17h, e ábaco às 20h. No domingo (11), encerrando a festa, tem origami às 13h, mangá às 17h, e haicai às 18h. Qualquer pessoa pode participar.

Algumas tradições já são conhecidas dos brasileiros, como o origami e o mangá, mas outros nomes ainda soam estranho. O haicai, por exemplo, é uma composição poética, formada por 17 sílabas métricas. O haicai tem uma forma de arte que valoriza o simples, cujo objetivo é aguçar em quem lê o espírito contemplativo e descritivo das imagens expressas no poema. Já a Ikebana ou kado, são arranjos florais japoneses. A oficina deste ano vai ensinar o reaproveitamento de objetos e materiais para criar novos itens. E o ábaco é a forma manual com que as pessoas faziam cálculos muito antes de inventarem os computadores ou até as calculadoras.

A Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico recolheu 600kg de material durante as duas ações na Praça de Corrêas. Os moradores entregaram vários tipos de produtos como televisões, bateria, celulares, peças de computadores, monitores entre outros. A Campanha é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Recicla Ambiental com o apoio da Comdep, Recicla Ambiental e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação ambiental e o quanto esse material, caso seja descartado de forma incorreta pode prejudicar a natureza. A Campanha acontece no próximo mês em Nogueira.

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Agosto 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo