Unidade atende pessoas em risco social e jovens em cumprimento de medida socioeducativa

A Secretaria de Assistência Social inaugura nesta quinta-feira (05.09) a nova sede do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), na Rua D. Pedro I, 353, no Centro, às 10h. A unidade oferece o atendimento a adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas e desenvolve o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, para pessoas em risco social. Crianças, idosos e deficientes físicos que tiveram direitos violados, passando por situações de maus tratos, negligência ou abandono recebem acompanhamento de psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e advogados. Nos primeiros seis meses do ano, 655 atendimentos foram realizados.

O novo espaço, mais amplo, conta com maior número de salas para realizar os atendimentos individuais e em grupo com os usuários do serviço. A unidade atende jovens encaminhados pela Vara da Infância, Juventude e do Idoso que precisam cumprir medidas socioeducativas em meio aberto. São casos de jovens que cometeram infrações e são indicados à liberdade assistida e prestação de serviços comunitários durante o tempo que for determinado judicialmente. Atualmente cerca de 70 jovens são acompanhados pelo Creas, onde participam de grupos de trabalhos semanais ou quinzenais para a discussão de temas diversos.

São oferecidas atividades para auxiliar na capacitação profissional, buscando o fortalecimento de vínculos familiares e da autonomia. A reinserção dos jovens à sociedade é trabalhada através das atividades desenvolvidas dentro da unidade e indicação para cursos, palestras e eventos educativos. O preparo para o mercado de trabalho é um dos caminhos. “Estimulamos esses jovens para a educação e formação profissional e todo o suporte também é oferecido para a família”, destaca a psicóloga e coordenadora do CREAS, Lavínia Barreto. Orientações para o cuidado com a saúde e até mesmo o encaminhamento para tratamentos é feito pela unidade, que atua em parceria com toda a rede de assistência do poder público.  

No atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco social, o CREAS desenvolve um trabalho para o cuidado de casos onde são identificadas violações de direitos como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual ou etnia; e descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família. Nos primeiros seis meses, as equipes cuidaram de 355 casos encaminhados judicialmente.

Para o atendimento a esses casos, a unidade atua de forma intersetorial, contando com o suporte de outros serviços e unidades, seja da rede de Assistência Social, Saúde ou demais serviços públicos existentes no município. O CREAS também oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

Duas ruas estão ganhando 26 novos pontos de luz para atender os moradores

A prefeitura está fazendo a extensão da rede de iluminação pública em Corrêas. O trabalho acontece nas ruas Rodolfo Bruno e Carvalho Junior, onde serão instalados 26 novos pontos de luz até esta quinta (05.09). O prefeito companhou o serviço no bairro nesta quarta-feira (04.09).

Em junho e julho, o parque de iluminação recebeu 207 novos pontos de luz em 49 ruas de 21 bairros. Com isso, alcançou 41.209 pontos de luz. Esse trabalho de extensão da rede acontece em locais onde já existia rede elétrica e era necessário apenas fazer a instalação de luminárias.

Moradora de Corrêas há 15 anos, Márcia Cristina é uma das pessoas que solicitou a instalação de luminárias no local onde mora. Ela destaca os maiores benefícios que a iluminação pública vai gerar para quem antes tinha que andar no escuro.

“Vai dar segurança, principalmente, muita segurança, além do conforto que nós vamos ter. Tudo muda muito com a claridade”, disse. No local onde ela mora, são quase 20 casas e cerca de 80 moradores que agora terão mais tranquilidade para andar pela região.

Na Rua Rodolfo Bruno, são cinco luminárias de LED de 30 watts de potência. Na Carvalho Junior, são quatro pontos com lâmpadas comuns de 70 watts e 17 de 100 watts. O serviço é executado pela empresa Vitorialuz, que é responsável pela manutenção da rede e mobiliza três funcionários e caminhão-cesto. O Departamento de Iluminação Pública está organizando um cronograma de atendimento de mais ruas e servidões nos bairros.

Instalação de LED

Outro trabalho que está avançando no Departamento de Iluminação Pública é o de instalação de luminárias de LED. A segunda fase do serviço que vai tornar a rede mais eficiente já teve 95 luminárias colocadas nas ruas Washington Luiz (27 pontos), General Osório (8), Marechal Deodoro (16), Aureliano Coutinho (17), Visconde do Bom Retiro (20) e Paulo Barbosa (7). Para esta quarta (04.09), está programada a sequência do trabalho na Paulo Barbosa (mais 15 pontos), Dr. Porciúncula (7) e Caldas Viana (6).

O cronograma de instalação de LED inclui 661 luminárias em 24 ruas. Ele dá continuidade ao trabalho que foi iniciado ano passado com a colocação de 340 pontos em 15 ruas e mais 15 pontos na Rua do Imperador (em frente ao Cefet), em junho.

A tecnologia do LED gera uma dupla economia, porque usa menos potência e consegue iluminar mais que as lâmpadas de vapor de sódio. Além disso, elas possuem maior durabilidade e, por isso, demandam menos manutenções que os pontos com lâmpadas comuns.

Evento faz parte da programação da Semana da Pátria 2019

Mais de 200 crianças e jovens participaram do Ato Cívico realizado nessa quarta-feira (03.09) no Ciep Gabriela Mistral, na Posse. O evento, realizado pela Secretaria de Educação e organizado pelas escolas dos distritos, faz parte da programação da Semana da Pátria 2019. Na ocasião, as escolas apresentaram, para pais e moradores da região, músicas e danças em homenagem à Pátria.

Participaram do Ato cívico as instituições: CEI José Gonçalves da Motta, CEI Ângela Maria, EM Félix Wan Erven de Barros, EM Antonio José de Lima, Centro Educacional Crescer Sabendo Ser, EM Arnaldo Dyckerhoff, EM Hildebrando de Carvalho, Colégio Astro, EM Taquerial, EM Oswaldo da Costa Frias, Escola Municipalizada Avelino de Carvalho, Ciep Gabriela Mistral, EM Beatriz Zaleski, Escola Municipalizada Moysés Furtado Bravo e Banda Marcial Embaixador José Bonifácio.

Os estudantes se destacaram durante o Ato Cívico. Os alunos do 3º ano do ensino médio do CIEP Gabriela Mistral, como por exemplo, mostraram toda a diversidade brasileira com representação de blocos de carnaval e turistas. Os alunos da EM Félix Wan Erven de Barros dançaram ao som da música Brasil, vestidos de verde e amarelo e os da EM Beatriz Zaleski, mostraram uma coreografia especial com as bandeiras dos Estados Brasileiros.

“Muito gratificante receber no CIEP mais um Ato Cívico, com a presença da banda do 32º Batalhão e participação da comunidade. Todos nós somos brasileiros e devemos ser felizes e relembrar sempre a nossa história”, disse o diretor do Ciep Gabriel Mistral, Vinicius Sabadin.

Rosângela Santos moradora da Posse, faz questão de conferir o Ato Civico. Segundo ela, o resgate das tradições é importante para os jovens. “Achei muito interessante. As crianças são o nosso futuro e importante que elas relembrem as datas históricas do nosso país”, disse.

Desfile no Centro Histórico

No Centro o tradicional desfile do dia 7 de setembro vai ocorrer na Ria do Imperador, a partir das 9h e a expectativa é de que mais de 2 mil pessoas participem do evento.

Confira a ordem do desfile (sujeito a alteração):

Revista da Tropa:

Veteranos da Força Expedicionária Brasileira

32º Batalhão de Infantaria

DTCEA – Pico do Couto

26º Batalhão de Polícia Militar

Guarda Civil

AMIRP

AORE

Programa Petrópolis Criança Cidadã

Desfile motorizado: 32º BIL (Jeep Club), DTCEA – Pico do Couto, 26º Batalhão de Polícia Militar, 105ª e 106º Delegacia de Policia Civil, 15º GBM, Guarda Civil e Defesa Civil

  • Grupo Escoteiros João XXIII – 35º RJ
  • 130º Grupo de Escoteiros D. Pedro II
  • Grupo de Escoteiros Oliveira Bulhões
  • Associação Pestalozzi de Petrópolis
  • Banda Marcial Professora Leila de Souza (Escola Paroquial Nossa Sra da Glória
  • CEI Municipalizado Professor Augusto Meschick
  • CEI Professora Patrícia Ferreira e Silva Freitas
  • Escola São João Batista e Banda Ampla Visão
  • Lions Clube de Itaipava
  • LBV – Banda Marcial Boa Vontade
  • Banda Marcial Imperial Petropolitana (EM Dr. Rubens de Castro Bomtempo)
  • Programa Petrópolis da Paz
  • Escola São Judas Tadeu e Banda Marcial Frei Aniceto
  • Escola São Cristóvão
  • Banda Marcial Odette Fonseca (EM Odette Fonseca)
  • Ordens Maçônicas: Bethel # 15 Lirio Imperial de Petrópolis
  • Ordens Maçônicas: Ordem DeMolay
  • Banda Marcial Monsenhor João de Deus Rodrigues (EM Monsenhor João de Deus Rodrigues)
  • Sindicato dos Bombeiros Civis da Região Serrana do Rio de Janeiro
  • Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio
  • Banda Wolney Aguiar (Colégio Estadual D. Pedro II)
  • Força Jovem Universal

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) se comprometeu a firmar uma cooperação com o município em 15 dias para fazer a manutenção da Estrada Silveira da Motta (RJ-134), na Posse. O órgão vai ceder o material asfáltico necessário para intervenções no trecho mais crítico da via. Além disso, no mesmo período, o município vai fazer um levantamento para indicar trechos mais críticos na Serra Velha (RJ-107) que demandam o serviço de forma mais urgente. O vice-prefeito se reuniu com o presidente do DER, Uruan Cintra de Andrade, para reforçar a cobrança do município sobre a necessidade de intervenções nas duas estradas, que são de responsabilidade do órgão.

No encontro, Uruan Cintra de Andrade informou que o DER está elaborando um projeto para licitação de empresa que irá fazer a recuperação viária das estradas estaduais, mas o edital só ficará pronto em 90 dias. Antes disso, porém, o órgão vai firmar parceria com o município para retomar a manutenção na Posse.

Durante a reunião, o vice-prefeito ressaltou a necessidade de intervenções nas estradas para evitar o risco de acidentes. O distrito da Posse tem 12 mil moradores e a Serra Velha é uma das alternativas para acessar a capital do estado.

Outros representantes do governo reforçaram os pedidos feitos por meio de quatro ofícios encaminhados ao DER entre maio e julho, que apresentam relatório fotográfico das condições da pista da RJ-134.

A prefeitura chegou a promover a manutenção viária em trechos da Posse no primeiro semestre, mas o município quer que o DER mantenha uma rotina de conservação da estrada e amplie o serviço para um recapeamento total da via. No ano passado, a prefeitura chegou a executar o trabalho de manutenção viária na Serra Velha em parceria com o órgão.

O município ofereceu apoio para fazer um levantamento sobre os trechos que precisam de manutenção de forma mais urgente na Serra Velha, sobretudo em curva. O objetivo é que essas informações sejam usadas para estudar, posteriormente, soluções para a estrada junto ao Inepac (já que a estrada é tombada) e o Inea (em função da proximidade com rios).

O vice-presidente do DER, Raul Marques Fânzeres, também participou da reunião.

Oportunidade para alunos da rede municipal e comunidade

Natação, hidroginástica, voleibol, Basquete e Dança de salão. Esses são os cursos que ainda possuem vagas disponíveis na EM Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio. As aulas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na secretaria da escola, que fica na Rua Dr. Barros Franco, s/nº, em Pedro do Rio, das 8h às 20h.

A E.M Monsenhor João de Deus Rodrigues atende do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e ainda mantêm aulas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na parte da noite. A unidade atende aproximadamente mil alunos.

As turmas e os horários serão formados de acordo com a demanda. Os interessados em fazer as aulas de natação devem ter mais de oito anos; para a hidroginástica é necessário ter mais de 18; voleibol e basquete, são oferecidos para maiores de 12 anos e dança de salão para quem tem mais de 18 anos.

O projeto de natação e hidroginástica da escola funciona desde 2005. A escola conta com piscina aquecida, vestiários e uma equipe de professores formados em educação física. Além do público de Pedro do Rio, as aulas contam com alunos de Araras, Bonsucesso, Corrêas, Itaipava, Nogueira, Posse, Secretário, Vila Rica e Areal. Alunos de escolas públicas, estaduais e particulares participam das aulas de natação.

“Em caso de dúvidas e também para conhecer o quadro de horários das atividades, as pessoas podem procurar a secretaria da escola”, explicou o diretor da escola, Ney Marcos de Paula Júnior.

Medida beneficia 77 mil pessoas de famílias cadastradas no sistema da Secretaria de Assistência Social

Está em vigor a lei que proíbe a cobrança da taxa para a religação do serviço de água aos usuários com registro no Cadastro Único (CadÚnico) que tiveram o fornecimento cortado por atraso no pagamento de suas contas. A Lei 7.832 foi sancionada pelo prefeito Bernardo Rossi e passou a valer desde o último dia 2 de setembro e beneficiará as 24,5 mil famílias cadastradas na Secretaria de Assistência Social. A partir dessa determinação a concessionária responsável pelo do serviço no município não poderá mais cobrar o valor de R$ 207,36 para os usuários em questão que tiverem o abastecimento interrompido por débito no pagamento.

A religação do fornecimento da água deverá ocorrer em 24 horas após a quitação do débito equivalente ao consumo do usuário. Antes da lei, de autoria do vereador Luiz Eduardo da Silva (Dudu), após o corte do serviço, o usuário era cobrado para que o fornecimento fosse restabelecido. O bloqueio do abastecimento ocorre após 60 dias do débito, mas a partir de agora, a pessoa que for registrada no CadÚnico não precisará pagar nada além do débito referente ao que foi consumido para voltar a ser atendido.

A iniciativa concederá mais um benefício às famílias registradas no CadÚnico no município, que conseguem ter acesso a auxílios de outros programas de âmbito municipal e federal, entre eles o Cartão Imperial, o Bolsa Família, o Aluguel Social, o Benefício de Proteção Continuada (BPC), o desconto na conta de luz, entre outros. Atualmente o município tem o registro de cerca de 24,5 mil famílias no CadÚnico, o que representa a 77 mil pessoas.

A partir da lei sancionada pelo prefeito, a concessionária também passa a ser obrigada a informar ao consumidor sobre a gratuidade no serviço de religação do fornecimento de água. Essa informação deverá constar nas respectivas faturas de cobrança e canais de comunicação com o usuário.

Isenção de 100% de juros e multas para quem pagar à vista débitos de juros e multas

Dívidas podem ser parceladas de 4 a 12 vezes com redução de juros e multas

Além de condições especiais para negociações de débitos de tributos municipais, como a isenção de 100% de juros e multas sobre os valores de IPTU, ISS e taxas, nos casos de pagamento à vista, ou a possibilidade de parcelamento em até 48 meses, a estrutura do programa de regularização tributária – Fique em Dia - montada no Clube Petropolitano, possibilita que, em alguns casos, o contribuinte que tem pendências cobradas judicialmente, consiga um benefício à mais: a isenção de despesas judiciais, que custam em média R$ 360,  - em cada um dos processos de cobrança. O atendimento é feito das 9h às 16h, inclusive aos sábados, domingos e no feriado da Independência - 7 de setembro.  

 “Sabemos que muitas vezes as custas pesam no momento do pagamento dos débitos. Tivemos um caso, por exemplo, em que a senhora soube da existência de R$ 25 mil em débitos de IPTU quando ficou viúva e foi cuidar da documentação para o inventário do marido. Neste caso, haviam 11 processos de cobrança de IPTU, ou seja, ela teria que pagar quase R$ 4 mil somente em custas judiciais”, exemplifica o titular da 4ª Vara Cível, Jorge Luiz Martins. 

O município tem 25 mil imóveis com débitos de IPTU e 3.858 empresas com pendências de ISS. Levantamento feito no setor de dívida ativa do município aponta que somados os débitos, o município deixou de arrecadar R$ 660 milhões em tributos. Deste total, R$ 398 milhões são referentes a processos acumulados entre os anos de 2008 e 2017 e já ajuizados em cartório para execução fiscal. Os devedores estão sendo convocados a regularizar seus débitos – 60 mil cartas estão sendo enviadas pelo setor de dívida ativa do município.

“É a última oportunidade que o município está dando para que aqueles contribuintes que têm débitos possam encontrar a melhor forma de acertar as contas e assim, evitar problemas decorrentes da dívida, como a negativação do seu nome em serviços de proteção ao crédito, bloqueio de contas e até mesmo o leilão do imóvel”, frisa o procurador Geral do Município, Sebastião Médici.

A estrutura do Fique em Dia montada no Clube Petropolitano conta com 30 guichês e equipe treinada para oferecer as melhores condições de negociação aos contribuintes. Quem negocia parcelamentos entre 4 e 12 vezes, garante de 80% a 50% de desconto nos juros e multas.  As opções de parcelamentos podem ser feitas em quatro vezes, com redução de 80% de juros e multas; seis parcelas, como 70% de desconto; oito vezes, com redução de 60%, e ainda 50% de desconto de juros e multas em caso de débito em até 12 parcelas. Em todos os casos é aplicada a atualização monetária sobre o débito originário. Os parcelamentos podem ter parcelas mínimas de R$ 50, nos casos de pessoas físicas e R$ 100, nos casos de pessoas jurídicas.

Quarta, 04 Setembro 2019 18:34

Serra Serata também contará com food bikes

A prefeitura lançou edital de licitação para definir as empresas que ficarão responsáveis pelos espaços de food bikes na Serra Serata, a Festa Italiana de Petrópolis, que acontece de 18 a 22 de setembro no Palácio de Cristal. A festa é uma das principais do calendário turístico do município e presta uma homenagem aos mais de 115 mil descendentes de imigrantes de italianos que vivem hoje na Cidade Imperial.

O certame, que será do tipo maior lance, acontece no dia 12 de setembro, às 13h, no Centro Administrativo da prefeitura. O lance mínimo é de R$ 305,75. Poderão participar da licitação empresas de serviço e comercialização de alimentos, como brownie, chocolate, bombom, biscoito, bolo, doce, entre outros, desde que atendam todas as exigências do edital, que já está disponível no site da prefeitura, no link: http://www.petropolis.rj.gov.br.

A Serra Serata é promovida pela prefeitura, através da Turispetro e do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), em parceria com a Casa D’Italia Anita Garibaldi, e tem entrada gratuita. Durante os cinco dias de festa, o público vai poder contar com cerca de 40 atrações.

Eleger as 13 cadeiras que representam a sociedade civil no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) para o biênio 2019-2021. Este é o objetivo do Fórum Municipal de Meio Ambiente, que será realizado nesta quinta-feira (05.09), de 18h às 20h30, na Casa dos Conselhos Ângelo Zanatta. Podem concorrer as entidades que atuam há dois anos nas políticas públicas de defesa proteção do meio ambiente no município. A população pode acompanhar a votação como ouvinte. O Comdema é composto por 26 membros, sendo que os outros 13 representam o governo municipal.

Participam do Fórum de Meio Ambiente todos os representantes indicados pelo executivo bem como as instituições representativas da sociedade civil organizada. O credenciamento dos participantes e convidados será das 18h às 19h, no dia e local em que será realizado o evento. O mandato dos candidatos eleitos será de dois anos. 

Nesta quinta-feira (05.09), às 10h, será realizada a inauguração da nova sede do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). O novo local na Rua D. Pedro I, 353 – Centro oferece mais estrutura para os serviços desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social. A unidade realiza o atendimento a adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas e desenvolve o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, para pessoas em risco social.

Serviço

Inauguração da nova sede do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS)

Local: Rua D. Pedro I, 353 – Centro

Horário: 10h

O handebol vai reunir cerca de 200 atletas em 45 partidas na fase decisiva dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups) até a próxima sexta-feira (06.09) no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no bairro Caxambu. A modalidade começou a ser disputada na segunda (2) pelas escolas classificadas para as finais nas categorias sub-13, 15 e 18. A tabela com toda a programação dos jogos pode ser encontrada no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

São oito equipes classificadas em cada categoria dos esportes em quadra – no entanto, o basquete, no sub-18 masculino, e o futsal, no 15 e 18 masculino, participaram 16 escolas. Após a realização do handebol, será a vez dos jogos de futebol de campo. 

Nesta fase final, acontecem 212 partidas em cinco modalidades, com a participação de 247 equipes, reunindo cerca de 2 mil alunos. Este ano marcou o número recorde de escolas participantes: 50. Em 2016, apenas 19 participaram. Em 2017 foram 41 e no ano passado 44. 

Como novidade para este ano, a prefeitura fez uma parceria com a Banco de Sangue Santa Teresa. As instituições de ensino que levarem o maior número de pessoas para a mobilização ganharão pontos equivalentes aos esportes em disputa no Jeups. Serão aceitas doações até o dia 30 de setembro. “Como as escolas podem conseguir pontos, a gente acredita que a campanha vai aumentar o número de doações diárias durante a segunda fase", disse Vinicius Paulo Neves Pereira, captador de doações.

Também novidade para 2019, o projeto Selecionados Jeups está na cabeça dos atletas. Serão formadas seleções com os principais atletas das categorias sub-15 e 18 no basquete, handebol, vôlei e futsal (apenas no feminino, já que no masculino a Liga Petropolitana de Desportos representa a cidade). Uma comissão de professores está avaliando o desempenho dos estudantes.

Notícias por data

« Setembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo