Resultado da pré-matrícula está disponível no site da prefeitura

Site recebeu 1.516 inscrições

Quem fez a pré-matrícula na rede municipal de Educação deve ficar atento: o resultado já está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Na listagem é possível conferir, através do aluno, a escola de destino, o turno, período ou ano e a data e o local onde os pais ou responsáveis devem comparecer para efetuar a matricula. Nesse ano, para facilitar, a Secretaria de Educação disponibilizou sete polos de atendimento para a matrícula.

Após 20 dias de cadastros, o sistema on-line registrou 1.516 inscrições para escolas da rede. Um cruzamento dos dados foi feito para registrar inscrições duplicadas e aqueles casos em que o aluno já estava matriculado em uma escola da rede e, ainda assim, foi feito o cadastro na pré-matrícula.

Com o resultado e o local onde cada aluno deverá efetuar a matrícula é importante que os pais levem os documentos necessários, xerox, para facilitar o atendimento. Os polos descentralizam o atendimento no Centro e agilizam os trâmites.

Vale destacar que foram aceitas inscrições para 4º e 5º períodos da Educação Infantil; 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 9ª Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA - Noturno). O mesmo sistema de pré-matrícula registrou em 2016 o total de 900 novas inscrições para o ano seguinte e, em 2017, o número total de cadastro foi de 1.185 para 2018. Em 2018 foram 1.102 inscrições para o ano letivo de 2019.

Estão funcionando como polos de efetivação de matrícula: Casa da Educação Visconde de Mauá, Av. Barão do Rio Branco, 03 – Centro; Polo de Educação de Itaipava, Estrada União e Indústria, 11590 A – Itaipava (Shopping 2000, sala 105); CEU da Posse, Estrada União e Indústria, 746-844 – Posse; Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva, Rua Teresa, 1781; Escola Municipal Alto Independência, Rua Leonor Maia, 1670 – Alto Independência;  Colégio Anglicano de Araras, Estrada Bernardo Coutinho, 1643 – Araras e Escola São Geraldo, Rua Divino Espírito Santo, 740 – Carangola.

Os documentos necessários para a efetivação da matrícula estão discriminados no site da prefeitura.

Transferências

Na segunda fase da matrícula – dias 29, 30 e 31 de janeiro, a Secretaria de Educação vai atender aqueles que se inscreveram na pré-matrícula mas não conseguiram vaga em uma das três opções de escolas citadas.

Nos casos em que o aluno foi direcionado para uma das escolas escolhidas, mas, os pais decidiram mudar de escola – apesar da escolha previa na pré– matricula – após a divulgação do resultado, é importante que o responsável efetua a matricula na escola designada no resultado e retorne à Secretaria de Educação, na primeira semana de fevereiro, para tentar a transferência.

Quem perdeu o prazo da pré-matrícula deverá esperar até a primeira semana de fevereiro.

Dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria de Educação – que fica na Rua da Imperatriz, nº 193, Centro - e no Polo de Educação de Itaipava - na Estrada União e Indústria, nº 11.590, sala 105. Informações adicionais também podem ser adquiridas através dos telefones: 2246 - 8683 e 2246-8685.

A vacinação contra o sarampo volta a ser intensificada em Petrópolis. A determinação é da Secretaria de Estado de Saúde, que está implementando medidas para conter o avanço da doença no Estado do Rio de Janeiro. Nesta etapa, o público alvo é a população com idades a partir de seis meses e adultos até 49 anos, que não tenham tomada nenhuma dose da vacina ou que tenham tomado apenas uma dose. Em Petrópolis, 17.304 pessoas foram imunizadas contra o sarampo no último ano.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, haverá dois dias D nesta etapa, o primeiro no dia 1º de fevereiro e o segundo no dia 7 de março, ambos aos sábados.  O município conta com 2.950 doses para o início desta nova etapa de vacinação -  mais doses serão fornecidas pelo Estado ao longo da campanha.

Em todo o Estado, foram registrados entre 1º de janeiro de 2019 e 1º de janeiro de 2020, 375 casos da doença, em 18 municípios, um dos casos em Petrópolis.   

As doses estão disponíveis em todas as 15 salas de vacinação do município. O esquema de vacinação indica uma dose para crianças de 6 meses à 11 meses e 29 dias; duas doses para a população de com idades entre um ano de vida até adultos de 29 anos, 11 meses 29 dias; e uma dose para adultos de 30 anos à 49 anos, 11 meses e 29 dias.

Postos de vacinação:

Centro de Saúde

PSF São Sebastião

PSF Morin

PSF Alto da Serra

UBS Quitandinha

UBS Independência

UBS Mosela

UBS Retiro

UBS Itamarati

Hospital Alcides Carneiro

UBS Pedro do Rio

PSF Posse

UBS Araras

UBS Itaipava

Posto de Saúde do Vale das Videiras

A força tarefa da prefeitura em resposta às fortes chuvas continuou nesta segunda-feira (13.01).  As secretarias de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Serviços, Obras, Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Comdep, CPTrans e Guarda Civil seguem realizando serviços de limpeza, manutenção viária, atendimento das famílias e também nas ocorrências registradas desde o dia 2 de janeiro - são 540 chamados. O efetivo nas ruas chega a quase 200 homens e ainda será reforçado. O reforço será em todas as frentes de ação.

A Comdep está fazendo a limpeza do extravasor na Rua Orlindo Ditadi (Cascatinha), raspagem de lama e lavagem em Nogueira, retiradas de barreiras em Araras, Contorno e Quitandinha, além da continuação dos serviços no Parque São Vicente. Equipes da Secretaria de Serviços atuam na limpeza de ruas no Bingen, Itaipava, Carangola, Pedro do Rio e Posse.

Desde o dia 2 até hoje são 540 ocorrências cadastradas e que estão sendo atendidas pelo corpo técnico da pasta. A Defesa Civil ressalta que o trabalho está sendo feito da melhor maneira para atender os moradores no menor tempo possível. Os técnicos estiveram em vistorias no Quitandinha e no Bonfim, em Corrêas.

São 19 imóveis interditados, sendo oito na Rua Piauí, cinco na Rua Alagoas e mais um na Rua Rio de Janeiro, todos esses no Quitandinha. Também estão interditadas casas na Rua Atílio Marotti, no Retiro, Rua dos Ferroviários, no Alto da Serra, Estrada da Saudade, Alto Independência e Mosela.

Equipes da Secretaria de Assistência Social estão atendendo esses moradores. Até o momento, 53 famílias foram atendidas no ponto de apoio do Quitandinha, na Rua Amazonas, que fica na Escola Municipal Stefan Zweig. E outras oito famílias em bairros como Mosela, Alto Independência e Estrada da Saudade. Todas as famílias estão alojadas em casas de parentes.

A plataforma permite bloquear ligações telefônicas de bancos com ofertas de crédito consignado

O consumidor começou o ano com mais uma vitória. Motivo frequente de reclamações no Procon Petrópolis, as ligações de telemarketing de bancos com ofertas de crédito consignado já podem ser bloqueadas pelo consumidor. A plataforma “Não perturbe” é uma ferramenta no qual o usuário se cadastra e impede por um ano as ligações de telemarketing. A medida vale desde o ano passado para empresas de telefonia móvel, fixa, TV e internet, e agora desde o dia 2 de janeiro, vale também para as unidades financeiras.

O Procon Petrópolis lembra, que a ação foi uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que o consumidor possa impedir o assédio comercial do banco com operações de créditos consignados.

Para se cadastrar basta entrar no site www.naomepertube.com.br  e criar um login de usuário com nome completo, CPF, e-mail e senha. Após esta etapa, o consumidor recebe um email de confirmação de dados e pode acessar a página inserir seu número de telefone e as empresas as quais não deseja receber ligações. O consumidor pode escolher o bloqueio de instituições específicas, ou ainda, de todo o segmento. Após esse processo é só confirmar a solicitação e, em até 30 dias, ele será efetivado.

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e contribuir com as escolas municipais, o Procon Petrópolis lança mais uma vertente social com a campanha de arrecadação de livros – Procon Literário. O projeto faz parte da Operação Volta às Aulas, que acontece no período que antecede o retorno das atividades escolares e visa orientar o consumidor sobre práticas relacionadas ao segmento. A arrecadação acontece dos dias 14 de janeiro ao dia 10 de fevereiro, na sede do Procon, na Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33 – Centro.

A ação solidária irá abranger desde as unidades escolares municipais, bibliotecas, museus e espaços públicos, com foco nas crianças e adolescentes. O Procon Petrópolis entende que atividades no espaço escolar, como no caso da leitura, é uma contribuição para a formação dos jovens.

Toda a arrecadação – vale lembrar que os livros precisam estar em bom estado, será dividida por segmento e perfil e será doada para a Biblioteca Municipal e bibliotecas das escolas municipais. Entre as ações que o Procon realiza com cunho educativo, também o Procon nas Escolas tem o objetivo de orientar os jovens sobre qualidade de consumo, assim como seus direitos e deveres e estimular a reflexão da educação do consumo consciente.

Petrópolis tem percebido, a cada ano, um aumento no número de visitantes que vêm em busca de conhecer os patrimônios históricos e culturais do município, além de aproveitar as belezas naturais que a Cidade Imperial oferece em meio aos seus inúmeros circuitos turísticos. Prova disso é o movimento cada vez maior nos museus – que pertencem ao carro chefe do turismo por aqui. Só no ano passado, Museu Casa do Colono e Museu Casa de Santos Dumont, ambos administrados pela prefeitura, registraram crescimento de 23,7% e 15,3%, respectivamente, na comparação com 2018.

Investimentos no setor, como a ampliação dos eventos do município– só a Bauernfest e o Natal Imperial atraem, juntas quase um milhão pessoas – e a parceria com a iniciativa privada; a maior participação em feiras do setor para aumentar a divulgação do destino Petrópolis; o incentivo ao empresariado do trade; a busca por recursos federais para a reforma dos atrativos – como o Theatro D. Pedro, que já está em obras -; entre diversas outras estão entre as ações que vêm fazendo o número de visitantes ultrapassar a casa dos 2 milhões por ano.

Pelo Museu Casa de Santos Dumont passaram 185.921 visitantes em 2019. O número é 15,32% maior do que o registrado no ano anterior, quando 161.215 pessoas conheceram um pouco mais sobre a vida e as invenções de uma das mais conhecidas personalidades do país. Já no Museu Casa do Colono, que ajuda ao turista entender os costumes e como viviam os primeiros colonos alemães, registrou no ano passado 24.298 visitantes entre turistas e petropolitanos, ou seja, 23,72% a mais do que em 2018, quando o número foi de 19.640. Na mesma linha de crescimento também está o Museu Imperial, conhecido em todo país, com aumento de 13,89% na comparação entre 2019 e 2018.

Site da prefeitura é a ferramenta para os candidatos cadastrarem seus currículos

O Balcão de Empregos da Prefeitura, administrado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem 16 vagas disponíveis nesta semana. Os candidatos devem cadastrar os seus currículos na prefeitura no site www.petropolis.rj.gov.br. Mais informações podem ser consultadas pelos telefones 2249-4337 / 2246-9019 / 2246-8942 e 2246-9009.

Vale salientar que o Balcão de Empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O Detra fica na Rua Aureliano Coutinho, 203, no Centro.

Confira as oportunidades:

Auxiliar de serviços gerais - 1 vaga - sexo masculino - Experiência

Bombeiro hidráulico - 1 vaga - sexo masculino - Experiência

Cozinheiro - 2 vagas - ambos os sexos - Ensino médio e experiência

Monitor infantil - 1 vaga - sexo feminino - Experiência

Operador de caixa - 1 vaga - ambos os sexos - Experiência

Operador de retroescavadeira - 1 vaga - sexo masculino - Experiência e CNH compatível com a função

Pedreiro - 2 vagas - sexo masculino - Experiência

Promotor de vendas - 6 vagas - sexo feminino - Ensino médio e experiência

Secretário escolar - 1 vaga - ambos os sexos - Ensino médio e curso de secretariado escolar

O dia 1º de fevereiro será especial para 300 famílias petropolitanas: o sonho de receber as chaves da casa própria será concretizado com a entrega das primeiras unidades do conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti. Os apartamentos que serão entregues são os do condomínio 3, que já teve o sorteio para definir onde cada família vai viver.

O conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti é destinado para pessoas que ficaram desabrigadas por causa de chuvas no município e que se enquadram na faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida, com renda familiar de até R$ 1,8 mil por mês. São 18 blocos construídos em três condomínios – dois deles com 300 unidades e o último, com 176. Os apartamentos possuem 49 m² e contam com dois quartos, sala, cozinha/área de serviço e banheiro. Os condomínios ainda vão contar com áreas de lazer infantil e salão de festas. Das 776 moradias, 3% serão destinadas para famílias que possuem pessoas com deficiência.

Ele começou a ser construído em 2013, mas as obras foram paralisadas pela empresa anterior já no ano seguinte. Só em 2017, já no governo Bernardo Rossi, os trabalhos ganharam ritmo e saíram de 5% para 97,5%. A conclusão das obras foi dividida por condomínio.

O condomínio 3 está nos passos finais de acabamentos, com serviços como pintura, troca de vidros e limpeza dos blocos – este último trabalho foi assumido pelo município. Os apartamentos estão recebendo instalação de hidrômetros e padrões de luz e os trabalhos de Águas do Imperador e Enel estão sendo finalizados no local. O mesmo vai acontecer na sequência com os condomínios 1 e 2, que também terão sorteios realizados nas próximas semanas. A previsão de entrega das demais unidades é para o primeiro trimestre desde ano.

O município trabalha na infraestrutura de entorno como o arruamento e construção da rede de esgoto; na implantação equipamentos comunitários – creche e UBS; e ainda com o trabalho na área social de capacitação profissional dos futuros moradores e orientação para gestão dos condomínios.

Na sexta-feira (17.01) e no sábado (18.01), os futuros moradores poderão do condomínio 3 já poderão começar a verificar a questão das ligações de luz. A Enel Distribuição Rio estará na Casa dos Conselhos, entre 9h e 16h, e quem tiver débitos com a concessionária poderá regularizar as dívidas.

Recursos melhoram a qualidade dos serviços públicos e contribuem para quitar dívidas de gestões anteriores

Número passou de R$ 150 milhões em 2016 para mais de R$ 268 milhões em 2019

Anuário Multi Cidades apontou que Petrópolis é a cidade fluminense que mais aumentou ICMS na região na comparação entre 2018 e 2017

A qualidade dos serviços prestados no município, como a merenda nas escolas e o abastecimento de remédios nos postos de saúde depende, em boa parte, da arrecadação de impostos. E com o modelo de gestão implantado pela administração Bernardo Rossi, com a modernização de sistemas, a desburocratização para incentivar o surgimento de novos negócios, além do monitoramento da documentação de empresas contribuintes, o município conquista a cada ano resultados mais positivos na arrecadação. O ICMS, por exemplo, que é o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, cresceu 78,6% em 2019, se comparado ao que foi recolhido em 2016 – saltou de R$ 150 milhões para mais de R$ 268 milhões em três anos.

Esse crescimento vem sendo percebido ano após ano desde 2016. O mais recente anuário Multi Cidades - Finanças dos Municípios do Brasil, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com estudo de 2018, apontou que Petrópolis é cidade fluminense que mais aumentou seu recebimento de ICMS – crescimento de 29% - entre as selecionadas na região: foram R$ 254,5 milhões em 2018 contra R$ 197,3 milhões em 2017. O estudo analisou dados de 41 municípios da região Sudeste, incluindo os maiores de cada estado.

Isso porque as dívidas deixadas por antigos gestores alcançavam R$ 766 milhões no final de 2016, dos quais R$ 171,3 milhões foram quitados pela atual gestão.

O ICMS é um dos impostos que ajudam a cidade a quitar as dívidas e garantir a qualidade dos serviços básicos. É um tributo de competência estadual. Uma parcela da arrecadação fica nos estados onde os bens e serviços são produzidos e a outra é destinada aos municípios onde ocorrem as respectivas vendas.

Outro instrumento importante é o sistema de alvará online, que hoje é emitido via Regin, o que impede, por exemplo, que a empresa tenha um CNPJ sem ter o alvará do município. Paralelamente a Secretaria atua em outras frentes para fortalecer a arrecadação como, por exemplo, uma fiscalização mais efetiva sobre as empresas e no recadastramento de MEIS de autônomos nos últimos anos.

A terceira edição do Feirão Limpa Nome acontece entre os dias 27 e 31 de janeiro, na Casa dos Conselhos, na Avenida Koeler, ao lado do prédio da prefeitura. E para esta edição, as empresas Oi, Vivo, Claro, Tim, Sky, Net e Tech Cable já estão com a presença confirmada e prometem ofertas exclusivas para os consumidores negativados. O evento, que tem o objetivo de ajudar quem está com o nome negativado ou com dívidas ter a oportunidade de negociar seus débitos com condições especiais. O Feirão Limpa Nome já negociou R$ 16,3 milhões de 2.760 pessoas nas duas edições realizadas em 2019. A expectativa é que este ano aumente as negociações de débitos que terão descontos de até mais de 90%. O evento é promovido pela prefeitura, por meio do Procon Petrópolis.

As operadoras de telefonia são o segmento que lideram as reclamações no Procon. As queixas ligadas ao setor de telefonia são diversas: vão desde cobranças irregulares, a falhas na prestação do serviço. Vale lembrar, que de maneira geral, o número de casos que tiveram solução, dentre aqueles que protocolaram registro, foi de 93%.  O Feirão é mais uma oportunidade para o consumidor negociar questões junto a operadoras.

Os consumidores que quiserem negociar, basta levar um documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e os boletos das dívidas. Toda negociação é acompanhada e caso haja acordo, é assinado pelo Procon. Os usuários poderão negociar com mais de uma empresa.

Poder público já reativou 21 Centros de Inclusão Digital. Espaços contam com aulas de informática

As aulas de informática já começaram no CID – Centro de Inclusão Digital localizado na Igreja Metodista do Floresta. O CID é um dos 21 reativados pelo poder público. As inscrições podem ser feitas no próprio CID, que fica na Rua Dr. João Glass Veiga, n° 03. As aulas ocorrem aos sábados, a partir das 10h, e são gratuitas.

As aulas são ministradas pelo professor Ricardo Sanches, voluntário. “As aulas estão começando com as noções básicas de informática, para tirar as dúvidas dos alunos e, aos poucos, vamos avançando. Eles aprendem e eu também porque é uma oportunidade muito bacana poder transmitir o que eu sei”, contou Ricardo.

Delacir da Rosa é uma das alunas da turma montada no CID Floresta. “Não tenho muito conhecimento, estou aprendendo e muito feliz. Quero aprender muito a mexer na internet”, disse.

Só em dezembro de 2019, outros três espaços passaram a oferecer aulas gratuitas para alunos da rede municipal e também a comunidade: os laboratórios ficam na EM Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio, no CEI Aldeia da Criança, no Contorno, e na Igreja Metodista, no Caxambu. No Caxambu, as aulas ocorrem na Igreja Metodista do bairro, nos sábados, na parte da manhã. Na EM Monsenhor João de Deus Rodrigues, 200 alunos já estão participando das aulas de informática básica, nas quartas e sextas. No CEI Aldeia da Criança, nove jovens estão participando do curso, às segundas e sextas.

As inscrições podem ser feitas nas unidades e também no CERT - Centro de Referência e Excelência Tecnológica - (24) 2249-5900.

“A atualização dos conhecimentos para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho é essencial, por isso os conteúdos das aulas são de fácil entendimento e também ficamos a disposição para auxiliar”, explica Leonardo Sindorf, responsável pelos CIDs.

Notícias por data

« Janeiro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo