Serviços de limpeza pós-chuva, manutenção viária e atendimento de famílias continuam

A prefeitura continua atuando no atendimento dos locais atingidos pela chuva e para fazer a remoção de árvores que caíram nesta segunda-feira (06.01). Na Rua 13 de Maio, no Centro, equipes da Comdep trabalharam até 03h da madrugada desta terça para remoção de trocos e galhos que caíram da Casa Princesa Isabel e danificou a rede elétrica no local – funcionários da Enel estiveram no local nesta manhã. A equipe de corte de árvores também esteve atuando nesta terça na comunidade do Fragoso (Estrada da Saudade) e no Vale das Videiras.

Na segunda-feira, foram registrados 16 milímetros de chuva no Centro. Além das árvores retiradas pela Comdep, outra caiu no Quarteirão Brasileiro, em terreno particular, e a retirada deverá ser feita pelo proprietário. A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias contabiliza 215 ocorrências em toda a cidade de quinta (02.01) até esta terça-feira.

A queda da árvore na Rua 13 de Maio provocou retenções no trânsito, mas o fluxo de veículos pequenos foi liberado ainda pela manhã. Os veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, foram direcionados para outras rotas, como a Rua Alfredo Pachá (sentido Centro) e a Rua Padre Siqueira (sentido Av. Barão do Rio Branco. Agentes de trânsito da CPTrans atuam no local.

A árvore que caiu na Casa Princesa Isabel, onde funciona a Cia. Imobiliária de Petrópolis, tinha laudo técnico recomendando o corte desde nove de fevereiro de 2017. A vistoria realizada pela Secretaria de Meio Ambiente na época atestou que essa e uma outra árvore tinham “estado fitossanitário deficiente”, ou seja, estavam mortas. O documento ainda diz que elas estavam inclinadas e, por isso, havia o risco de tombamento sobre a rede elétrica, construções, a rua ou mesmo pessoas. Por se tratar de uma área particular, a remoção deveria ter sido realizada pelo proprietário do local – o mesmo vale para a outra árvore que tem a recomendação de corte.

A chuva de segunda-feira causou queda de barreiras na Rua Pedro Ivo, no Morin. O trabalho de remoção do material que deslizou para a via foi feito logo após a chuva, ainda pela noite.

Também em função da chuva de segunda, a Águas do Imperador foi acionada para fazer reparos na Cel. Veiga, onde um buraco foi aberto pelo rompimento de uma tubulação da concessionária. O trânsito no local ficou em esquema de “pare e siga” durante a manhã e à tarde para a conclusão do serviço.

Na Posse, os serviços de respostas após a chuva de domingo aconteceram até o fim da noite de segunda. Na comunidade Nossa Senhora de Fátima, a prefeitura fez aplicação de asfalto para melhorar as condições das vias do local. Na Estrada dos Targinos, no Brejal, a equipe regional da prefeitura do distrito fez a recolocação de manilhas no lugar e o aterramento para liberar a circulação no trecho. Ainda houve retirada de barreiras no Taquaril.

Nesta terça, pelo menos 80 homens da Comdep e das secretarias de Serviços e de Obras seguiram fazendo a limpeza em função da chuva em Pedro do Rio, Posse, Itaipava, Madame Machado, Cascatinha, Estrada da Saudade e Sargento Boening.

Agentes comunitários dos Postos de Saúde da Família (PSF), o Centro de Saúde Coletiva e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), farão, a partir deste mês, o cadastramento dos usuários.  Esta é uma determinação do Ministério da Saúde, cujo objetivo é ampliar as informações sobre a população afim de promover o planejamento de ações de saúde do SUS. Em Petrópolis, a meta é cadastrar 60 mil pessoas até o mês de abril.

Cerca de 250 agentes de saúde da rede já passaram por treinamento na Secretaria Municipal de Saúde para atuar no cadastramento dos usuários do SUS. Eles farão as visitas domiciliares identificados com o uniforme que consta de camiseta, colete de agente e também com crachá. Já no Centro de Saúde e nas UBS, o cadastramento será feito quando os usuários comparecerem para os atendimentos.  

Os agentes comunitários também terão que incluir no sistema os usuários que não usam os serviços dos postos com frequencia, mas que residam na área de atuação das unidades de saúde da família. 

A base de dados do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB), do Ministério da Saúde, revelou que o número de cadastros de usuários está abaixo do ideal no país. Segundo o órgão federal, hoje 87 milhões de pessoas estão cadastradas enquanto deveriam ter 150 milhões. Além utilizar as informações captadas com o cadastramento para o planejamento de ações de saúde, o financiamento dos serviços e programas de saúde será feito pelo Governo Federal com base nos dados do SISAB. 

 O cadastro precisa manter todos os dados atualizados, como endereço e telefones. Isso é muito importante, pois facilita a localização na hora de avisar sobre exames e consultas, fazer comunicados sobre doença que estão circulando, situação vacinal, campanhas de saúde entre outros serviços.

Intenção é reforçar os cuidados que a população deve ter em caso de chuvas fortes

Desde a última quinta-feira (02.01) 215 ocorrências foram cadastradas pelo órgão

Reforçar os cuidados que os petropolitanos devem ter em caso de chuvas fortes. Com esse objetivo, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias iniciou a entrega de cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural nos terminais rodoviários urbanos nesta terça-feira (07.01) no Centro. A ideia é aproveitar o grande fluxo de pessoas nestes locais para reforçar o trabalho de conscientização realizado pela pasta, promovendo a orientação da população com dicas de segurança. A iniciativa integra as ações do Plano Verão 2020.

Desde a última quinta (02) até hoje, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias contabiliza 215 ocorrências em toda a cidade. Nos últimos quatro dias, o acumulado de chuva chegou até 294 milímetros (Centro) e 227.25 mm (Itaipava). 

Os agentes da Defesa Civil também fixaram os cartazes do programa SOS Chuvas em bares, lanchonetes, padaria e bancas de jornais dentro do terminal do Centro. No ano passado, o mesmo trabalho foi realizado com a entrega de mais de três mil exemplares das cartilhas, que ensinam dicas simples, como a preparação de um kit de emergência, o conserto de vazamentos em reservatórios e caixas-d’água e o descarte correto do lixo.

A entrega das cartilhas também acontece nos dias 9 (Terminal Itamarati); 14 (Terminal Corrêas) e 16 (Terminal Itaipava) de janeiro, de 10h até 12h.

Nos meses de novembro e dezembro do ano passado, a Defesa Civil realizou a entrega desse material educativo nas 12 comunidades da cidade que contam com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Os agentes também vistoriaram cada um dos 15 pontos de apoio existentes nos bairros. O trabalho também reforça a importância das sirenes e prepara os responsáveis pelos locais de abrigo para o verão.

O trabalho realizado nos terminais rodoviários urbanos faz parte Plano Verão 2020. Também estão incluídos neste planejamento o Defesa Civil nas Escolas, o Defesa Civil Jovem, o SOS Chuvas e o programa Rio Limpo.

Referência para quem deseja investir em um novo negócio

Quem quer empreender em Petrópolis tem um lugar certo para conseguir todas as informações e autorizações necessárias: o Espaço Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Só em 2019, de janeiro a dezembro, o EE registrou 17.169 atendimentos, um aumento de 71,3% em comparação ao mesmo período de 2018, quando o número foi de 10.169 atendimentos.

No EE, que fica no Centro Administrativo Frei Antonio Moser, o atendimento é feito sem agendamento prévio. 

Na comparação do total de atendimentos no EE em 2018 com o ano passado, 2019, o aumento foi de 71,3%. Mas, selecionando os números dos atendimentos específicos no EE, há alta também nos serviços como Jucerja e atendimento ao MEI:

Jucerja: em 2018 foram 6.192 atendimentos e, no ano passado - 7.018 – aumento de 13%;

MEI: em 2018 foram 1.096 atendimentos e, no ano passado - 5.388 – aumento de 392%;

DRIICS: em 2018 foram 96 atendimentos e, no ano passado – 408 – aumento de 325%;

Protocolo Geral: em 2018 foram 1.939 atendimentos e, no ano passado - 4.053 – aumento de 109%.

No EE os empresários também têm acesso a outros serviços como: informações sobre alvará, Autenticação de livro, Mais Valia (Secretaria de Obras), Departamento de Trabalho e Renda, Incentivos fiscais (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Posturas e IPTU (Secretaria de Fazenda), atendimento ao produtor rural, Protocolo Geral, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Meio Ambiente. Um serviço que é bastante procurado é o de cadastro de vagas no Balcão de Empregos.

O atendimento no EE está disponível de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Centro Administrativo Frei Antonio Moser – Avenida Barão do Rio Branco, nº 2.846.

Site do EE

Todas as informações sobre a cidade e como abrir um negócio estão concentradas em um espaço específico no site da Prefeitura, é a página do Espaço Empreendedor. Informações sobre MEI, alvará on-line, Nota Fiscal Imperial, Incentivos Fiscais e Junta Comercial do Rio de Janeiro – Jucerja – são apenas alguns dos serviços oferecidos no site do Espaço Empreendedor e que já está disponível para consultas: www.petropolis.rj.gov.br/espaco-empreendedor

No site também há informações sobre a consulta Processo Fácil e links da Jucerja, Balcão de Empregos e site do Sebrae. A página também mostra informações sobre a cidade: turismo, economia, transporte e segurança e o link para o Balcão de Empregos da prefeitura. “É um serviço bastante procurado e os empresários devem usar esse canal para cadastrar as suas vagas”, afirma o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e responsável pelo EE, Eduardo Barbosa.

O Natal Imperial já tem definidos os vencedores dos concursos da Casa e Vitrine mais enfeitadas da festa. Um imóvel na Avenida Barão do Rio Branco, no Centro, e uma loja de chocolates também do Centro foram as mais votadas pelo público e garantiram o prêmio. A votação foi aberta no dia 23 de dezembro, pela internet, e terminou às 18h desta segunda-feira (06.01). Os concursos são uma forma de fazer com que toda a cidade se envolva no clima do Natal Imperial, complementando ainda mais toda a decoração e iluminação do evento, que vai até 12 de janeiro.

A casa vencedora fica na pista sentido Centro da Barão do Rio Branco, no número 75. Com a fachada enfeitada com árvores de Natal, guirlandas e iluminação, o imóvel recebeu – até às 18h - 558 votos na página oficial do Natal Imperial no Facebook. Já a Katz, que fica na Rua Barão do Amazonas, 85, conquistou o público com a vitrine que contava com presentes, papai Noel, árvore de Natal e diversos enfeites. A loja recebeu 292 votos até às 18h.

De acordo com o regulamento dos concursos, a foto da casa e da vitrine mais enfeitada que obtivesse o maior número de curtidas - até o dia 06 de janeiro de 2020, às 18h - seriaa grande vencedora. Os dois concursos premiarão os ganhadores com uma viagem para Nova Friburgo, que inclui a hospedagem de dois dias e uma noite no Hotel Domingues Mirador, além da cessão de um carro de luxo. Todas as informações estão disponíveis no edital.

“Essa é a segunda vez que a minha casa é escolhida e fico muito feliz que as pessoas tenham gostado. Já é uma tradição na minha família enfeitar a casa. Enfeitamos também na Páscoa, na Bauernfest e até no Dia das Mães”, disse o psicólogo José Carlos Lambert, vencedor do Concurso da Casa Mais Enfeitada de 2019.

Notícias por data

« Janeiro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo