Estimativa é de imunizar cerca de mil pessoas entre os dias 10 e 11. Posto permanece na Praça Dom Pedro das 09h às 15h.

Para fortalecer as ações de vacinação contra o sarampo em Petrópolis, o município conta, nesta terça e quarta-feira, com a ajuda do ônibus do Hemorio. Por intermédio de uma parceria com o governo do Estado, a ação espera colaborar ainda mais com os números de pessoas imunizadas na cidade. O veículo, equipado especialmente para a vacinação, vem percorrendo várias cidades fluminenses. O trabalho teve início nas cidades do interior que registraram o maior número de casos, como Cabo Frio, Arraial do Cabo e Duque de Caxias.

De acordo com a Coordenadora de Vacinação da Secretaria de Saúde, Simone Sisnando, a expectativa é vacinar cerca de mil pessoas. “Viemos para ajudar na vacinação para que Petrópolis se livre de uma vez por todas do sarampo. Esperamos um público de 500 pessoas hoje e mais 500 amanhã. A equipe veio com dez pessoas e já deu início ao trabalho. Temos, ainda, 21.100 doses disponíveis na cidade”, disse.

O público chegou cedo ao local, como a dona Rosângela Lopes, moradora de Corrêas. “Vim lá de Corrêas porque fiquei sabendo que o ônibus estaria aqui. Tenho 52 anos e nunca tomei a vacina. Não podia perder essa oportunidade”, afirmou. Para quem não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão de vacinas ou não se lembra, duas doses da vacina serão necessárias (12 meses até os 29 anos) ou uma dose (no caso de pessoas a partir de 30 anos aos 59 anos de idade). A campanha, que tem como público alvo os bebês a partir dos seis meses de vida até adultos com 59 anos de idade, segue até o dia 13 de março nos demais postos de saúde do município.

No ano passado, a cobertura vacinal do município ficou em 96% do público alvo, acima do que o Ministério da Saúde preconiza, que é 95%. Ao longo de 2019, foram aplicadas 17.304 doses. A expectativa é de que este ano o município também atinja a meta de imunização contra o sarampo. Até o último sábado, na realização de mais um Dia D, foram aplicadas 11.568 doses da vacina.

De acordo com engenheiros responsáveis pela obra, unidade deve ser entregue em outubro deste ano

Uma equipe da prefeitura visitou na tarde desta terça-feira (10.03) as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) que está sendo construída ao lado do Condomínio Vicenzo Rivetti, no bairro Carangola. A UBS vai ser responsável pelo atendimento das mais de 700 famílias, moradoras do local, e de pacientes que vivem nos arredores. De acordo com os engenheiros presentes na visita, a unidade tem a previsão de entrega para o mês de outubro deste ano.

As obras tiveram início em dezembro de 2019 e, mesmo sofrendo alguns atrasos devido às fortes chuvas do início do ano, estão bastante adiantadas. 

A UBS vai contar com um médico de família, uma enfermeira, um dentista, um técnico de enfermagem e uma auxiliar de saúde bucal, entre outros funcionários administrativos.

O conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti foi construído exclusivamente para pessoas que ficaram desabrigadas no município e que se enquadram na faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida, com renda familiar de até R$ 1,8 mil por mês. São 18 blocos construídos em três condomínios. Dois deles com 300 unidades e o último, com 176. Os apartamentos possuem 49 m² e contam com dois quartos, sala, cozinha/área de serviço e banheiro. Os condomínios ainda vão contar com áreas de lazer infantil e salão de festas. Das 776 moradias, 3% serão destinadas para famílias que possuem pessoas com deficiência.

O esforço de funcionárias públicas reconhecido em uma noite cheia de emoção. Esse foi o tom do Prêmio “Mulher Destaque da Prefeitura de Petrópolis”, entregue nesta última segunda-feira (09.03). O evento, realizado na Casa dos Conselhos Ângelo Augusto Zanatta, homenageou 19 servidoras que representam cada uma das secretarias e coordenadorias da estrutura municipal.  

A escolha das 19 servidoras agraciadas com os prêmios foi definida em votação feita em todas as repartições da prefeitura. Tiveram direito a voto funcionários concursados, cargos comissionados e estagiários. O prêmio “Mulher Destaque da Prefeitura de Petrópolis”, que faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, foi instituído pela Lei nº 7.138, decretada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo executivo em dezembro de 2013.

As premiadas deste ano foram:

Gabinete do Prefeito: Neusa Fernandes

Secretaria de Saúde: Geralda Regina Teixeira

Secretaria de Administração e de Recursos Humanos: Andrea Sampaio Machado

Secretaria de Assistência Social: Marilene de Moura Ferreira

Comdep: Marli Vieira Ribeiro

Controladoria Geral: Ilka Beatriz Albuquerque Fernandes

CPTrans: Carla Maria de Jesus

Instituto Municipal de Cultura e Esportes: Inez Serrão Petri Henrique

Defesa Civil: Bárbara Veiga da Silva Stumpf

Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Ana Paula Nunes

Secretaria de Educação: Leandra Bello

Secretaria de Fazenda: Márcia Ribeiro Borde

Guarda Civil Municipal: Erli Cardoso

Inpas: Maria José Pires

Secretaria de Obras, Habitação e Regularização Fundiária: Raquel Cristina Possemozer Senra

Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica: Denise de Souza

Procuradoria Geral: Catharina Coutinho Dell Orto

Secretaria de Serviços, Segurança, e Ordem Pública: Alessandra da Silva Pereira

Turispetro: Fabricia da Silva de Oliveira

Calendário prevê atividades em toda a rede municipal de ensino

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias realizou atividades em quatro unidades nesta terça-feira (10.03): CEI Deise Eloy e Escola das Comunidades Santo Antônio, ambas no Alto da Serra, E.M. Rubens de Castro Bomtempo, no Vila Felipe, e na E.M. Ana Mohammad, no Sargento Boening. Foram mais de 200 alunos envolvidos na programação que contou com o jogo da turma do Pedrinho e palestras com os temas Defesa Civil e Educação Ambiental.

Ontem (09) as mesmas atividades foram realizadas no CEI Monsenhor Paulo Elias Daher Chédier. No primeiro semestre, todas as escolas da rede municipal irão realizar trabalhos envolvendo as ameaças de inverno: incêndio florestal e estiagem. O calendário começou na semana passada, com a entrega de quatro trabalhos desenvolvidos na E.M. Paulo Freire.

Ainda neste mês, a Secretaria de Defesa Civil vai premiar as escolas que foram destaque no ano passado. Ao todo, 49 instituições produziram quatro ou mais atividades em cada semestre e são consideradas escolas ouro. Outras 17 fizeram três trabalhos e são prata e 19 são bronze, já que desenvolveram duas tarefas sobre as ameaças de cada estação.

O Defesa Civil nas Escolas envolveu 212 instituições de ensino no ano passado, sendo 180 da rede municipal, 30 particulares e outras duas estaduais, em 1.239 atividades. Pioneiro no país e referência no Estado na prevenção de desastres, o programa está alinhado à estratégia internacional de redução do risco de desastres das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Outra reconhecimento importante é que o município foi selecionado para sediar o encontro da ONU sobre escolas seguras e cidades resilientes no Brasil. As Nações Unidas ainda irão anunciar a data do evento, que acontecerá neste ano.

A Praça CEU Corta Rio, na Posse, recebe nesta quarta-feira (11.03) o evento “Diálogos em Dança”, que promove, como o nome diz, o diálogo entre a dança e outras áreas do conhecimento (artísticas e científicas). Com entrada gratuita, o público vai contar com trabalhos da Cia Corpoiesis criados a partir de textos literários, além de uma roda de conversa. O evento, que começa às 19h, é um dos selecionados no edital de projetos do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) e tem o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura.

Este é o terceiro de cinco eventos que acontecem com diversas atividades como palestras, rodas de conversa, performances artísticas e vivências que propõem refletir e construir pensamentos acerca destes possíveis entrelaçamentos que a dança possibilita, fomentando a produção de conhecimento e enriquecendo o cenário artístico e cultural da cidade. Os próximos encontros acontecem em Nogueira (14.03) e no Centro de Cultura Raul de Leoni (04.04).

“No CEU da Posse vamos apresentar um trabalho inspirado no romance de Raduan Nassar, chamado Lavoura Arcaica e trechos do espetáculo À Flor da Pele, composto por dança e poesias autorais. Depois das apresentações, faremos uma roda de conversa com o público sobre os processos criativos da Cia em cima dos textos”, explica Luiza Pessôa, responsável pelo projeto.

Esta é a primeira edição do “Diálogos em Dança”. São diversos eventos e atividades oferecidas em diferentes locais da cidade visando atingir o mais variado público interessado nas temáticas propostas. As atividades do projeto tiveram início em 13 de fevereiro com o evento sobre dança e psicologia. Fazem parte da programação ainda os eventos de dança; teatro; dança e literatura; dança e história; e inclusão. Todos os eventos são gratuitos. Outras informações e a programação completa podem ser obtidas no Instagram do evento: dança_dialogos, ou no Instagram da Cia Corpoiesis.

No ano passado, o IMCE lançou dois editais para seleção de projetos – de pequeno e médio porte - dos mais diversos segmentos, totalizando quase R$ 500 mil em investimentos do Fundo. Foram selecionados projetos de música, dança, teatro, cinema, entre diversos outros. São 33 projetos contemplados só nesses dois editais.

 

Link disponibilizado no site da prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br

Os interessados em participar da eleição dos novos integrantes do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb devem ficar atentos: o prazo para a inscrição termina no dia 12 de março. Os interessados devem fazer a inscrição no site da PMP (www.petropolis.rj.gov.br). A eleição para escolha dos novos integrantes ocorrerá no dia da Conferência: 17 de março.

A conferência ocorrerá as 14h, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta, na Avenida Koeller, 260. O Conselho é composto por onze membros titulares, nomeados pelo chefe do Poder Executivo para mandatos de dois anos, sendo: Dois representantes da Secretaria de Educação; Um representante dos professores de educação básica; um representante de diretores das escolas públicas; Um representante dos serviços técnico-administrativos das escolas públicas; Dois representantes de pais de alunos da educação básica pública; Dois representantes dos estudantes da educação básica pública, sendo que, um dos quais indicados pelas entidades de estudantes secundaristas; Um representante do Conselho Municipal de Educação e um representante do Conselho Tutelar Municipal.

Os inscritos serão eleitos pela maioria dos presentes no dia da eleição, cabendo a titularidade ao candidato mais votado e a suplência ao segundo colocado.

Para a inscrição são necessários dados dos seguintes documentos: cópia do CPF, cópia da identidade, cópia do comprovante de residência, categoria professor e diretor escolar: declaração da unidade escolas de sua lotação ou contracheque (somente da parte que contém as informações funcionais, categoria pais/responsáveis: declaração da unidade escolar em que o filho encontra-se matriculado.

 

No último sábado (7), cerca de 30 crianças participaram do Festival no Morro Florido

A próxima etapa do Festival das Comunidades será realizada no Alto da Derrubada, no Fazenda Inglesa, no dia 21 deste mês.  Na quadra comunitária da localidade serão organizados jogos de futebol society para crianças e adolescentes, de 8 até 13 anos. As partidas acontecem das 9h até 12h. O programa foi criado na atual gestão em 2018 com o objetivo de estimular a prática esportiva nas comunidades.

No último sábado (07) o programa aconteceu no Morro Florido, na Estrada da Saudade. Cerca de 30 crianças participaram dos jogos realizados. Todas elas receberam medalhas de participação como forma de incentivo ao esporte. 

Em abril, no dia 4, o programa acontece na quadra da Vila São José. A programação completa está disponível no calendário esportivo municipal, no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Outros locais também serão contemplados pelo Festival das Comunidades ainda este ano.

O Festival das Comunidades faz parte de um conjunto de ações criadas pela atual gestão buscando o fomento ao esporte. São mais de 500 pessoas envolvidas no programa desde o início das atividades, em 2018. Outro exemplo é o Agita Petrópolis, que atendeu a cerca de 2,5 mil pessoas no ano passado.

Depois de passar por Nogueira e Pedro do Rio, o projeto Memórias Fotográficas Liebe Na Hora do Conto chega agora ao CEU da Posse. Voltado não só para as crianças como também para os pais, o escritor Leandro Leffer comanda uma contação de sua mais nova obra para o público infantil, cujos temas transversais do livro narram uma história que colabora para o desenvolvimento socioemocional dos pequenos. O evento, que é gratuito, acontece nesta sexta-feira (13.03), às 9h.

“A receptividade das crianças foi muito boa tanto em Nogueira, quanto em Pedro do Rio. Aguardo a mesma receptividade na Posse. O projeto foi muito proveitoso, a troca com as crianças foi muito positiva”, destaca Leandro, lembrando que durante o evento o autor também faz uma apresentação musical com canções autorais que completam a narrativa da história, com voz, violão e gaita. Além disso, as páginas do livro serão exibidas em uma tela por meio de projeção com fundo instrumental. E ainda serão sorteados para os participantes, livros autografados.

O projeto é um dos aprovados no edital de seleção de projetos lançado pelo Instituto Municipal de Cultura (IMCE) e conta com patrocínio do Fundo Municipal de Cultura. Em 2019, o IMCE lançou dois editais para seleção de projetos – de pequeno e médio porte - dos mais diversos segmentos, totalizando quase R$ 500 mil em investimentos do Fundo. Foram selecionados projetos de música, dança, teatro, cinema, entre diversos outros.

Iniciativa da Secretaria de Educação

Mais uma formação será realizada pela Secretaria de Educação nesse mês. Dessa vez, o curso é direcionado para educadores que atuam com as crianças autistas. O curso será dividido em quatro módulos e os encontros serão realizados na Casa da Educação Visconde de Mauá.

O curso será dividido em quatro módulos com duração de 3 horas cada, totalizando 12 horas. S encontros serão na Casa da Educação sempre das 9h às 12h.

Modulo 1: Conhecendo o autismo - 27 de março; Modulo 2: Comunicação e interação social - 06 de maio; Modulo 3: cada autista é um! E modulo 4: Ações programadas e os avanços no desenvolvimento - 03 de julho.

Os CEIs deverão inscrever os educadores que atuam com os alunos por email através do endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 20 de março. As vagas são limitadas.

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Março 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo