A medida tem foco na prevenção do contágio e no combate da propagação do coronavírus

A prefeitura publicou decreto suspendendo pelos próximos 30 dias eventos e atividades com aglomeração de pessoas. A medida vale para todos os shows, feiras, eventos científicos, comícios, passeatas, - mesmo previamente autorizado pelo município -, e tem como foco prevenir o contágio e a propagação do coronavírus. Programas coletivos, como cinema, parques, teatro e afins, também estão incluídos. A determinação começou a valer na última sexta-feira (13.03) e foi anunciada pelo prefeito em coletiva para a imprensa.
 
Por conta disso, o PlayCity, instalado no Parque Municipal, em Itaipava, ficará fechado. O show do cantor Mumuzinho, que seria realizado no Petropolitano, também foi adiado. O Departamento de Fiscalização Tributária, da Secretaria de Fazenda, esteve neste sábado (14.03) comunicando os estabelecimentos que tinham eventos previamente agendados para este fim de semana sobre o decreto.
 
Além deles, os eventos relacionados ao aniversário da cidade estão suspensos, dentre eles as solenidades oficiais – exceto a missa celebrada pelo Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, às 9h30, na Catedral São Pedro de Alcântara -, a Deguste, o Petrópolis Sommer Festival, além do evento em comemoração aos 30 anos da Comunidade Católica Jesus Menino, no Parque Municipal, em Itaipava.
 
As outras medidas do decreto foram anunciadas pelo prefeito ontem (13). Na ocasião, o prefeito anunciou o adiantamento de 15 dias das férias escolares e o pagamento de 25% do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis (Inpas). Projetos financiados pelo Fundo Municipal de Cultura também foram adiados.
 
Além disso, na UPA Centro, será mantido um ponto de apoio para atendimento 24 horas das pessoas com suspeita da doença. Na cidade, há seis casos suspeitos, aguardando a confirmação dos exame. As férias escolares das redes municipal e particular serão antecipadas para a próxima terça-feira (17.03) e valem por 15 dias. As aulas do Agita Petrópolis e da Academia da Saúde estão suspensas temporariamente. O Circuito Imperial de Lazer está mantido por acontecer ao ar livre.
 
A Secretaria de Assistência Social está suspendendo as reuniões de CadÚnico e dos Grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O Restaurante Popular, por se ter uma grande concentração de público idoso, passará a entregar as refeições em material descartável para evitar a aglomeração nos espaços. O cardápio será reforçado nutricionalmente, já que a maioria dos usuários é formado por idosos. No caso do Programa Criança Feliz será providenciado o álcool em gel para às famílias e máscara para que as visitadoras usem nas visitas. A Assistência ainda vai suspender as ações sociais e as visitas domiciliares por um mês. Havendo necessidade o acompanhamento deverá acontecer por telefone. Sendo assim, ainda haverá o acompanhamento das famílias, minimizando os riscos.
 
A CPTrans vai solicitar as empresas de ônibus que reforcem a limpeza dos veículos três vezes ao dia, além da distribuição de álcool gel nos terminais rodoviários de Cascatinha, Corrêas e Itaipava. As vistorias dos táxis também serão adiadas. A Defesa Civil vai realizar ajuda humanitária - no atendimento no ponto de apoio na UPA Centro. O Whatsapp da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias será usado para enviar mensagens de prevenção ao coronavírus. Caso seja necessário, também será feito a distribuição de material orientativo nos bairros. Quem quiser se cadastrar é através do número 98863-5497.
 
Vicenzo Rivetti: eleição dos síndicos na segunda-feira
 
Em mais uma medida para evitar aglomerações de forma preventiva à Covid-19 (infecção por coronavírus), a prefeitura decidiu antecipar a eleição de síndicos do conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti. Antes marcada para a próxima terça (17.03), a escolha dos responsáveis legais pelos três condomínios será feita na segunda-feira (16.03), durante a assinatura dos contratos das casas. Outra informação importante é que as pessoas que forem para o Vicenzo Rivetti vão contar com transporte gratuito na segunda, com um ônibus que sairá a partir do Museu Imperial.
 
Agora, na própria segunda, logo após realizar a assinatura do contrato, o beneficiário vai votar para definir os três síndicos. Os candidatos já são conhecidos pelos beneficiários, que participaram de reunião de orientação entre janeiro e fevereiro.

CEI recebeu pintura, troca de pisos e novos eletrodomésticos

Pintura, colocação de pisos nas salas de aula e cozinha, reforma na dispensa e sala da diretoria e colocação de cobertura na escada para o 2º andar. Essas são algumas das melhorias realizadas pela prefeitura no CEI Paroquial Nossa Senhora Aparecida, na Comunidade do Alemão. Nesse sábado (14.03), o prefeito esteve no CEI conferindo o resultado da reforma e parabenizou a equipe pelo novo espaço.

O CEI atende 40 crianças matriculadas do 1º ao 4º período da educação infantil. Em agosto do ano passado, um incêndio destruiu duas salas de aula da unidade escolar. Imediatamente o restauro foi realizado. 

A diretora do CEI, Vitória Caetano, que há 12 anos atua na comunidade, destacou a alegria das crianças no CEI todo reformado. “A sensação é de dever cumprido. Quem viu nossa CEI antes sabe o quanto estamos felizes. Isso é resultado de um trabalho muito responsável da equipe e da prefeitura. Só tenho a agradecer”, afirmou Vitória.

Adriana Martins Barbosa, mãe da Melina Barbosa, de dois anos,  mãe de aprovou a reforma. “Para as mães que trabalham é muito importante saber que os filhos estão em um lugar seguro. Fiquei muito satisfeita com o resultado da reforma. Minha filha está muito bem aqui. O CEI ficou maravilhoso”, contou Adriana.

Carolina Vieira dos Santos, mãe da Isabela, de cinco anos, do Christopher, de três anos e do Dominic, de dois meses, também parabenizou a prefeitura pela reforma.

“Ficou maravilhoso. O CEI estava precisando mesmo e fico feliz por ver que os nossos pedidos foram atendidos. Adoro esse CEI. Meus filhos aprenderam muitas coisas aqui”, afirmou.

A secretária de Educação lembrou que esse é um dos espaços reformados pelo poder público. Só nesse início de ano foram realizadas revitalizações em 36 espaços educacionais na rede. Desde 2017 foram 117, um marco. Ampliamos a oferta de vagas em centros de educação infantil e vamos inaugurar novos espaços. 

Maria Nilva Corsini, da Mitra Diocesana, salientou a importância do investimento em educação. “Tudo começa com a educação. A educação é a base de tudo e faz toda a diferença na vida das pessoas. A educação tem feito a diferença no município”.

Mais quatro novos espaços serão inaugurados pelo poder público nos próximos meses no Centro, Quissamã, Corrêas e Boa Vista. São cerca de 700 novas vagas apenas nesses novos espaços. Vale salientar que a Secretaria de Educação também aumentou o número de vagas ofertadas em espaços já em funcionamento em bairros como Bingen, Centro e Jardim Salvador.

Ampliação de vagas também no ensino fundamental

Ainda em fevereiro, a prefeitura inaugurou o novo prédio da EM Jandira Bordignon, no Quitandinha. A obra, que foi abandonada em 2016 e retomada pelo prefeito em 2018, garante a ampliação no número de alunos atendidos na escola: de 400 para 700 estudantes. O prédio conta com 12 salas de aula, quadra poliesportiva, sala de leitura e de informática e acessibilidade nos três andares.

A secretária de Educação salienta que a prefeitura vem investindo na educação infantil: adequações em espaços, obras, ampliação no atendimento e inauguração de novos espaços.

Essa é mais uma medida adotada pela prefeitura para evitar aglomerações como forma preventiva ao coronavírus

Um ônibus fará o transporte gratuito na segunda-feira para o conjunto habitacional durante todo dia

Em mais uma medida para evitar aglomerações de forma preventiva à Covid-19 (infecção por coronavírus), a prefeitura decidiu antecipar a eleição de síndicos do conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti. Antes marcada para a próxima terça (17.03), a escolha dos responsáveis legais pelos três condomínios será feita na segunda-feira (16.03), durante a assinatura dos contratos das casas. Outra informação importante é que as pessoas que forem para o Vicenzo Rivetti vão contar com transporte gratuito na segunda, com um ônibus que sairá a partir do Museu Imperial.

A eleição dos síndicos é um procedimento importante porque, além de responder de forma legal pelos condomínios, será ele o primeiro a se mudar e quem vai organizar o processo de mudança dos demais moradores. A eleição seria na terça, reunindo todos os moradores de cada condomínio para a votação. No entanto, a prefeitura alterou esse procedimento justamente para evitar essa aglomeração.

Agora, na própria segunda, logo após realizar a assinatura do contrato, o beneficiário vai votar para definir os três síndicos. Os candidatos já são conhecidos pelos beneficiários, que participaram de reunião de orientação entre janeiro e fevereiro.

Após a definição dos síndicos, terá início a etapa de formalização dos condomínios, ou seja, abertura de CNPJ e conta bancária, entre outros pontos. Depois disso, o síndico faz a própria mudança e organiza o cronograma de mudança dos demais moradores. Esse processo deve levar cerca de um mês e meio.

Ônibus gratuito

Para segunda-feira, os beneficiários poderão ir para o Vicenzo Rivetti de transporte público de forma gratuita. Uma linha de ônibus especial será disponibilizada entre o Museu Imperial e o conjunto habitacional. Essa linha será operada pela empresa Cascatinha e sairá do Centro toda hora e meia (9h30, 10h30, 11h30 e assim em diante até 15h30) e toda hora certa do Vicenzo Rivetti (10h, 11h e assim em diante).

O prefeito recebeu nessa sexta-feira (13.03.2020) representantes de instituições de ensino da rede privada – creches, escolas e universidades. Na ocasião, foi apresentado o decreto do governador  que determina a suspensão das aulas por 15 dias – inclusive nas unidades da rede privada, a partir de segunda-feira (16.03.2020). Na ocasião, o prefeito explicou que não há caso confirmado em Petrópolis, mas que a prefeitura está se adiantando. O prefeito também apresentou o plano de contingenciamento que está sendo colocado em pratica pela prefeitura.

O decreto do governador prevê medidas temporárias de prevenção ao contágio e enfrentamento de emergência em saúde pública estadual e internacional decorrente do novo coronavirus no âmbito do Estado. O decreto suspende por 15 dias as aulas, sem prejuízo da manutenção do calendário recomendado pelo Ministério da Educação nas unidades da rede pública e privada de ensino, inclusive nas unidades de ensino superior.

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Março 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo