Terra da segunda maior festa da cultura alemã do país, Petrópolis vai ganhar mais um evento para homenagear aqueles que ajudaram a construir o município. A programação de aniversário da Cidade Imperial – comemorado no dia 16 de março – vai contar com o Petrópolis Sommer Festival, com uma temática totalmente germânica que vai desde a sua decoração e ambientação, passando por diversas atividades culturais, como dança folclórica, desfiles temáticos, jogos típicos, concursos, até gastronomia, cervejas locais, chope a metro, entre outras atrações que resgatam as tradições dos colonizadores. O evento acontece de 13 a 16 de março, na Rua Alfredo Pachá, no Centro, com entrada gratuita.

Organizado pela iniciativa privada, o festival conta com o apoio da prefeitura através do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Turispetro, CPTrans, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é trazer quatro dias de mergulho na cultura alemã com programação cultural para toda a família.

“É mais uma oportunidade de celebrarmos e homenagearmos a colonização alemã da Cidade Imperial, que faz parte da história, além de valorizar e exaltar sua influência germânica ainda tão presentes: manifestações culturais, culinária e arquitetura”, destaca Geovana Bento, uma das organizadoras do festival.

O evento começa no dia 13, às 17h, sendo que nos dias 14, 15 e 16, a abertura será já pela manhã, às 10h, terminando às 22h. Além dos grupos folclóricos e das apresentações da Bauernband, o festival vai contar também com outros estilos musicais, com shows como do Duo TPM, Trisônica, Banda Spiel Und Charm, Oniblues Band, entre outras.

O Petrópolis Sommer Festival também tem como objetivo fomentar e estimular a economia colaborativa e independente da produção artesanal de cervejas em Petrópolis, que é Capital Estadual da Cerveja.

Vale lembrar que o local – a Rua Alfredo Pachá - foi escolhido pelo evento por ali abrigar a Cervejaria Bohemia - a primeira cervejaria do Brasil, fundada por um colono alemão em 1853.

Confira a programação musical:

Dia 13, 6ª feira: 18H30 => Apresentação Grupo Folclórico 19H => Bauernband 20H30 => Pablo & Bernardo

Dia 14, sábado: 11H30 => Apresentação Grupo Folclórico 12H => Banda Spiel Und Charm 14H => Léo Leal Rock Duo 16H30 => Apresentação Grupo Folclórico 17H => Banda Spiel Und Charm 17H30 => Bauernband 20H => Apresentação Grupo Folclórico 20H30 => Molho Inglês

Dia 15, domingo: 11H30 => Apresentação Grupo Folclórico 12H => Banda Spiel Und Charm 13H => Duas em Ponto (Duo TPM) 15H => Bauernband 17H => Apresentação Grupo Folclórico 18H30 => Banda Spiel Und Charm 19H20 => Apresentação Grupo Folclórico 20H => Trisônica

Dia 16, 2ª. feira: 09H30 => Concentração para o desfile de encerramento (Pref. Mun. Petrópolis). 10H => Saída Desfile de encerramento com participação dos Grupos Folclóricos e Bauernband. 11H30 => Apresentação Grupo Folclórico 12H => Banda Spiel Und Charm 16H => Bauernband 18H => Oniblues Band

Serviço

Petrópolis Sommer Festival

Quando: 13, 14, 15 e 16 de março de 2020.

Horários: 13 de março das 17h às 22h; 14, 15 e 16 de março das 10h às 22h.

Onde: Rua Alfredo Pachá, 166 - Centro – Petrópolis, RJ.

 Entrada: Gratuita.

Faixa etária: Livre

Programa oferece atividades esportivas gratuitas para crianças e adolescentes

O Festival das Comunidades será realizado no Morro Florido, na Estrada da Saudade, no próximo sábado (07.03). Na quadra comunitária do bairro serão organizados jogos de futebol society para crianças e adolescentes, de 8 até 13 anos. As partidas acontecem das 9h até 12h. O programa foi criado com o objetivo de estimular a prática esportiva nas comunidades.

Ainda neste mês, no dia 21, o Festival das Comunidades será realizado no Alto da Derrubada, na Fazenda Inglesa. Em abril, no dia 4, o programa acontece na Vila São José. A programação completa está disponível no calendário esportivo municipal, no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Outros locais também serão contemplados pelo projeto.

O Festival das Comunidades faz parte de um conjunto de ações criadas pela atual gestão buscando o fomento ao esporte. São mais de 500 pessoas envolvidas no programa desde o início das atividades, em 2018. Outro exemplo é o Agita Petrópolis, que atendeu a cerca de 2,5 mil pessoas no ano passado.

Além dos programas regulares, o governo municipal também mantém parcerias com projetos sociais e trabalha de maneira integrada entre as pastas, oferecendo diversas modalidades esportivas nos PSFs, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais.

A praça de Nogueira recebe, no sábado (07) e domingo (08), o Femme – Festival do Mês da Mulher e Empoderamento, um dos projetos selecionados no edital de projetos do Instituto Municipal de Cultura e Esportes. O evento, que é em homenagem ao Dia da Mulher, celebrado no dia 08, vai contar com oficinas de auto defesa para mulheres, recreação infantil, exposições, grafite, além de atrações musicais. Tudo gratuito.

Na programação estão apresentações da Banda Pagú, Nós 4,  Tati Veras, Letícia Laranja, Bebel Nunes e Bruna Souza, Mayara Ferreira e Grupo Sussuarana, além das Palhaças Cucaracha e Theobalda. Antes, no decorrer da semana, quarta e quinta-feira, o projeto também vai levar atividades multiculturais a três escolas: Colégio Estadual Princesa Isabel, Cefet e Colégio Estadual Dom Pedro II. O Femme conta com o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura.

“Essa verba é muito importante pra gente poder fazer política pública na cidade”, destaca a produtora do evento, Kika Nothini.

No ano passado, o IMCE lançou dois editais para seleção de projetos – de pequeno e médio porte - dos mais diversos segmentos, totalizando quase R$ 500 mil em investimentos do Fundo Municipal de Cultura. Foram selecionados projetos de música, dança, teatro, cinema, entre diversos outros.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas nas redes sociais do Femme: https://www.instagram.com/femmepetropolis/.

Representantes de 30 escolas participarão da ação

"Curso para gestores escolares com enfoque nas práticas de ações humanizadas". Esse é o título da formação que será ofertada pela Secretaria de Educação, através do Departamento de Educação Especial – Assessoria em psicologia escolar e o programa Petrópolis da Paz. O objetivo é o de promover a prevenção e promoção da saúde mental no ambiente de trabalho e o aprimoramento da pratica profissional.

O instrutor e facilitador do curso será o psicólogo e psicoterapeuta Rui Carlos Stockinger. “Mais uma iniciativa que vai aprimorar os conhecimentos dos gestores no ambiente escolar no que diz respeito ao fortalecimento da capacidade em gerir pessoas e conseguir alto desempenho das equipes de trabalho. O curso fortalecera a mediação e a comunicação entre as equipes”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Serão 20 horas de curso com a emissão de certificado.

“O curso de capacitação para gestores escolares cumpri metas da LDB e promove a educação socioemocional e a cultura de paz na rede municipal. O conteúdo do curso de mediação escolar engloba autoconsciência, autogerenciamento, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável sendo nosso objetivo a prevenção e resolução de conflito”, afirma Elsie Ellen Carvalho, coordenadora do Programa Petrópolis da Paz.

Programação:

06/03/2020 - Modulo I - 8h às 12h - Casa da Educação. Assunto: Pós-modernidade e instituições em um mundo globalizado, autoliderança, processo decisório, automotivação, liderança e seus modelos.

20/05/2020 - Modulo II - 8h às 12h - Palácio Itaboraí Fiocruz - Assunto: liderança e estilos pessoais, formando equipes e motivando pessoas

12/08/2020 - Modulo III - 8h às 12h - Palácio Itaborai - Fiocruz. Assunto: Modelos de funcionamento grupal e sua facilitação

24/09/2020 - Modulo IV - 8h às 12h - Palácio Itaboraí - Fiocruz. Assunto: Gestão de mudanças e conflitos, desenvolvimento de competências e delegação pelo método SMART

25/11/2020 - Modulo V - 8h às 12h - Palácio Itaboraí Fiocruz - Assunto: Operando o feedback na Inteligência Interpessoal e avaliação de equipes planejando e otimizando o tempo

A Secretaria de Saúde apresentou na última sexta-feira (28.02), na Câmara dos Vereadores, o relatório referente ao terceiro quadrimestre de 2019 com os resultados das ações e avanços. Durante o ano, 51% da verba investida na saúde foi repassada pelo próprio município.

A apresentação do relatório atende a lei complementar 141/2012 que determina que os gestores da saúde, em todas as esferas, apresentem os valores e fontes de recursos investidos na saúde, assim como a oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, além de auditorias realizadas ao longo do período.

Entre os dados positivos referentes aos quatro últimos meses do ano de 2019, está o número de consultas na rede pública de saúde. Foram 198.994 consultas médicas, tanto na rede básica, como nas unidades de especialidades médicas e ainda atendimentos de urgência e emergência. Em atendimentos odontológicos, foram realizadas 22.767 consultas.

No Hospital Alcides Carneiro (HAC), foram realizadas 5.338 cirurgias, entre vasculares, ginecológicas, pediatrias, entre outras. O ambulatório do HAC realizou 83.892 atendimentos no ano, e 404.018 exames ao longo de 2019. A secretária de Saúde destacou também os mutirões do Centro de Saúde Coletiva e do Hospital Alcides Carneiro reduzindo as filas em especialidades. 

Serão eleitas 16 novas representantes da Sociedade Civil para ocupar cadeiras no COMDIM

Durante a sexta edição da Conferência Municipal de Políticas para Mulheres serão eleitas as 16 representantes para ocupar as cadeiras destinadas à Sociedade Civil no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM). Vale ressaltar que a nova lei que regulamenta o COMDIM, sancionada pelo prefeito Bernardo Rossi no início deste ano, permite as candidaturas de pessoas físicas para integrar o corpo do Conselho.

A abertura oficial da conferência acontecerá na sexta-feira (06.03), às 19h, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta. No sábado (07.03), a partir das 8h30, acontece o início do credenciamento. Logo em seguida, às 9h30, será realizada a palestra da Doutora em Economia pela UFRJ, Hildete Pereira de Mello, que vai abordar o tema “Garantias e Avanços de Direito das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”. Às 11h começam os debates dos eixos temáticos. Por volta das 15h acontece a eleição para as novas conselheiras oriundas da Sociedade Civil e às 15h30 está prevista a escolha das delegadas que irão representar Petrópolis na Conferência Estadual.

A nova lei que está em vigor também prevê que as eleições para presidente do COMDIM aconteçam de 4 em 4 anos assim como a ocorrem as Conferências Estadual e Nacional.

Iniciativa tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Foco em resultados & Hands On - Monte sua máquina de vendas, estrutura comercial e estratégia de marketing e de vendas. Esses são os objetivos do Beezup - Programa de aceleração em vendas, que começará em Petrópolis no dia 20 de março. A realização é do Distrito de Inovação e Sustentabilidade, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Serratec, Rio Info e Programa Ciência em Movimento. Interessados em participar devem entrar em contato por meio do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O programa, que é voltado para empresas estabelecidas e startups em tração que desejam incrementar suas vendas, terá a duração de seis semanas. Entre os assuntos abordados no curso estão os conceitos de Lean Startup: aprender, construir e medir; e a metodologia hands on, que consiste em planejar, criar, colocar a “mão na massa” e construir. O programa foi desenvolvido pela Beez Studio, que tem grande expertise em aceleração de negócios.

O programa é dividido em 12 encontros que ocorrerão no Serratec.

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Março 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo