Produto "mata" vírus presente em qualquer superfície em 10 segundos e contribuiu para que a cidade de Wuhan, onde começou a pandemia, a conter a Covid-19

Petrópolis realizou um teste no fim da tarde desta terça-feira (24.03) com um produto que foi usado na China para combater o coronavírus. É um produto químico que "mata" o vírus presente em qualquer superfície em apenas 10 segundos. Ele foi usado na cidade de Wuhan, local onde apareceram os primeiros casos de Covid-19 no país asiático, como uma das armas para conter a propagação do vírus. O prefeito acompanhou de perto o trabalho no entorno do Restaurante Popular e de pontos de ônibus e entrada de supermercados na Rua Paulo Barbosa.

Esse produto é quaternário de amônia de 5a geração, um desinfetante que esteriliza ambientes contaminados por bactérias, fungos ou vírus por pelo menos uma semana a até três meses. Ele quebra a "capa" que envolve o vírus e, assim, acaba deixando inativo em pouquíssimo tempo.

Nesta terça, foi aplicado 10 litros desse produto, suficiente para esterilizar um trecho de 600 metros. Em ambientes abertos, a população pode circular normalmente logo após a aplicação. A prefeitura vai avaliar a viabilidade de usar esse produto em maior escala na cidade.

A funcionária de uma padaria da Rua Paulo Barbosa, Patrícia Janeiro, ficou satisfeita de ver as medidas que estão sendo adotadas pela prefeitura para combater o coronavírus, como o teste realizado em frente ao estabelecimento onde trabalha.

"Estou achando muito legal todas as medidas que estão sendo feitas, o que a prefeito está fazendo é cuidar da cidade. Cada um tem que fazer a sua parte", afirmou.

Dúvidas sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual foram sanadas pelas profissionais de saúde.

O combate ao Covid-19 tem mudado hábitos de higiene pessoal e coletiva em todo o mundo. Nesse cenário de pandemia alguns serviços essenciais foram mantidos, como o atendimento em mercados, que garantem o abastecimento da população. Para orientar sobre a maneira correta de se proteger e aos clientes, a Vigilância Sanitária promoveu, na manhã desta terça-feira (24.03), um encontro com profissionais de recursos humanos, gerentes e donos de mercados. Além do uso correto de equipamentos de proteção individual, a ação também serviu para dar dicas sobre forma correta e frequência da higienização.

Quando chegou ao encontro, a psicóloga e coordenadora de RH da rede Armazém do Grão, Adriana Azevedo, tinha muitas dúvidas. Especialmente, por conta dos questionamentos que tem recebidos dos clientes que frequentam o mercado. "Muitos perguntam se as atendentes precisam usar máscaras". E há dúvidas também dos próprios funcionários.

"Principalmente, sobre quais os sintomas que devem ser observados antes de mandar alguém para casa ou encaminhar para as unidades de saúde", explicou.

Quem teve o papel de esclarecer esses questionamentos foi a enfermeira da Vigilância Sanitária do município, Sônia Paiva. "A máscara, por exemplo, é uma proteção. Se a pessoa usa, ela precisa sempre higienizar as mãos antes de tocar na máscara, para não contaminar. Usar a luva, exige uma série de cuidados. É mais fácil lavar a mão do que a luva. E, ao fazer a retirada da luva, tem que ter o cuidado de evitar a contaminação", informou a profissional de saúde, que destacou que o cuidado fundamental que todos devem ter é a higienização das mãos.

 "Todo mundo, funcionários ou clientes precisam lavar as mãos. É um hábito que precisa ser adquirido. Evitar tocar as mãos no rosto antes de higienizar. Se por um acaso tocou em alguma superfície que possa estar contaminada, higieniza de novo".

A conversa serviu para que o diretor comercial do Super Bingen, Alex Kloh, voltasse hoje para o mercado com novos procedimentos a serem adotados.

"Teremos uma reunião com os funcionários hoje. Com relação ao uso de máscaras, nós tínhamos dúvidas de quem poderia usar. Agora vamos implementar os EPIs para as operadoras de caixa", ressalta.

Na rede Armazém do Grão, o objetivo é criar barreiras físicas e melhorar a sinalização. "Vamos colocar adesivos no chão, para ajudar a organizar a distância entre as pessoas nas filas e proteção de acrílico, separando os caixas dos clientes", destaca a coordenadora de RH.

 

Medida tem o objetivo de evitar que os idosos esperem na rua pela próxima refeição

Tradicionalmente frequentado, em sua maioria, por idosos, o Restaurante Popular adotou medidas para reduzir a proliferação do coronavírus. Além da distribuição das refeições em material descartável para evitar a aglomeração no espaço, agora, almoço, café da manhã e café da tarde serão entregues no mesmo horário. A medida, que passa a valer a partir desta quarta-feira (25.03), tem como objetivo evitar que os idosos esperem na rua pela próxima refeição.

Com isso, o restaurante, que fica no Terminal Centro, abre a partir de 10h e funciona até o fim da distribuição das mil refeições diárias. As pessoas poderão retirar os kits com o almoço – com a quentinha, uma fruta ou doce – e os cafés da manhã e da tarde, com um pão e uma fruta cada. A Secretaria de Assistência Social reforça que essa é uma medida caráter experimental.

A quantidade de refeições distribuída será a mesma: mil no almoço, 500 no café da manhã e 500 no café da tarde. Desde o início da semana passada, o Restaurante Popular já vem fazendo a distribuição das refeições em material descartável.

A visita foi realizada pela secretária de saúde, em companhia do engenheiro João Luiz Reis e uma equipe da Vigilância Sanitária do Estado a algumas unidades da cidade, como a Clínica de Paralisia Cerebral Dr. Pinto Duarte, no bairro Morin, novo Hospital Nossa Senhora de Aparecida, antiga Casa da Providência, no Valparaiso e Hospital Municipal Nélson de Sá Earp (HMNSE), no Centro da cidade.

A avaliação da equipe descartou, inicialmente, a clínica para pacientes com paralisia cerebral devido à falta de estrutura imediata relativa a abastecimento de oxigênio e energia elétrica. Em seguida a equipe vistoriou a unidade do Valparaiso e se mostrou satisfeita com a evolução das obras para os novos leitos de UTI que poderão receber pacientes infectados pelo coronavírus em Petrópolis.

De acordo com a equipe que realizou a visitação, a intenção é transformar a cidade de Petrópolis na referência de atendimento aos pacientes do COVID-19 na Região Serrana do Estado.

Como já divulgado pela direção, a previsão de abertura do novo hospital Nossa Senhora de Aparecida é para o mês de abril. Até o fim deste mês serão entregues 37 leitos de UTI na unidade especialmente para pacientes vítimas da pandemia.

Na última semana vários pacientes do HMNSE foram transferidos para leitos de UTI do Hospital das Clínicas de Corrêas (HCC) na intenção de desocupação e liberação de locais que também poderão receber pacientes graves infectados pelo coronavírus.

Terça, 24 Março 2020 20:55

Números do coronavírus em Petrópolis

A prefeitura de Petrópolis vem promovendo diversas ações para evitar todas as formas de propagação relacionadas ao coronavírus. Até o momento, o município registra 63 casos suspeitos, sendo 12 descartados, três positivos e 48 suspeitos aguardando resultado, além de um óbito. O teste da idosa de 83 anos, que estava internada e faleceu no Hospital da Unimed/Petrópolis, apresentou resultado negativo para a presença de coronavírus.

Terça, 24 Março 2020 20:55

Procon apura denúncias em mercados

Fiscais estão verificando os preços que têm sido praticados na rede de mercados em Petrópolis.

Na tarde desta terça-feira (24.03), o Procon/Petrópolis, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apurou denúncias de abusos de preços que estariam sendo praticados por mercados de Petrópolis, nesse período de combate à pandemia de Covid-19. Os estabelecimentos visitados foram notificados preliminarmente e intimados a apresentar as notas fiscais referentes à compra e a venda das mercadorias.

Em respeito ao decreto municipal para evitar aglomerações, os canais de atendimento do Procon/Petrópolis continuam funcionando normalmente. Por meio do telefone (24) 2346-8477 ou pelo whatsapp (24) 98857-5837 (apenas mensagem de texto). A recomendação é para que os consumidores que tenham a nota fiscal da compra enviem um registro dessa nota como forma de comprovação da denúncia.

Diminuição no número de barracas e espaçamento entre as bancas

Entre as medidas do poder público na prevenção ao coronavírus está a nova configuração da feira livre. Nesta terça-feira (24.03), quem visitou a feira já pôde perceber a diferença: o número de barracas foi reduzido à metade, o espaçamento entre as bancas aumentou e os feirantes estão disponibilizando álcool em gel para os clientes. Além disso, um local para lavagem das mãos também foi montado.

Veículos serão abordados e os passageiros questionados sobre a viagem e se apresentam sintomas do novo coronavírus

Fiscalização segue atuando para evitar a circulação de ônibus intermunicipais e funcionamento de bares; 20 estabelecimentos foram fechados no domingo (22.03)

A prefeitura vai fazer o controle sanitária a partir desta terça-feira (24.03) nas entradas de Petrópolis. Veículos vindos de qualquer município serão abordados e os passageiros serão questionados a respeito da origem e destino da viagem, o motivo de deslocamento e o estado de saúde. Caso alguém apresente sintomas relacionados ao novo coronavírus – que causa a Covid-19 –, serão adotados procedimentos para que esse caso suspeito possa fazer exames e eventualmente seja colocado em isolamento ou quarentena. Vigilância Sanitária, CPTrans e Guarda Civil estarão nas entradas da cidade para fazer o controle de veículos.

O decreto que determina o controle sanitário ainda prevê ainda a possibilidade de adoção de isolamento domiciliar de para pessoas com quadro confirmado de Covid-19, quarentena e mesmo a realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas e tratamentos médicos específicos.

Essa medida amplia a restrição decretada ainda na semana passada sobre a circulação de linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais. A prefeitura segue fiscalizando o cumprimento sobre essa determinação. A Guarda Civil esteve na Rodoviária do Bingen na madrugada desta segunda-feira (23.03) após receber denúncias de venda de passagens – o que não foi confirmado. Os agentes chegaram ao local por volta de 4h30 e nenhum ônibus saiu da rodoviária nesse horário.

Durante o fim de semana, a Guarda Civil manteve agentes nos pórticos de entrada da cidade e usou o ônibus de videomonitoamento no Quitandinha para fiscalizar a circulação de ônibus intermunicipais e interestaduais.

20 bares fechados no fim de semana

Também no fim de semana, a força-tarefa composta por Guarda, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Procon, Fiscalização de Posturas e Fiscalização Sanitária continuou atuando em toda cidade para garantir o fechamento de bares. Só no domingo (22.03), 20 estabelecimentos que descumpriram o decreto municipal foram obrigados a interromper o funcionamento imediatamente. O fechamento de bares foi determinado em Alcobacinha, Humberto Rovigatti, Loteamento Samambaia, Roseiral, João de Deus, Bataillard, Morin, Centro, 24 de Maio, Madame Machado, Estrada do Gentio e Quissamã. De sexta a domingo, a força-tarefa ainda passou por Posse, Pedro do Rio, Itaipava, Araras, Santa Mônica, Nogueira, Correas, Cascatinha e Retiro.

O prefeito também orientou a Guarda Civil a fiscalização a lotação dos ônibus. A recomendação é que os coletivos não circulem com passageiros em pé, apenas com a quantidade de pessoas que possam ser transportadas sentadas em cada veículo. Com a redução do número de passageiros, as empresas de ônibus estão realizando horário de domingo, com reforço da frota em horários de pico (início da manhã e fim da tarde/início da noite).

A prefeitura pede aos moradores dos bairros que aguardam reabastecimento que procurem o Centro de Saúde de Petrópolis. Todos os postos começarão a operar normalmente na próxima quarta-feira, dia 25. Vale lembrar que o agendamento para os idosos com mais de 80 anos já teve início pelo telefone 0800 092 1234. 

Listagem das Unidades de Saúde com estoque da vacina Influenza 2020:

1- Centro de Saúde Coletiva

2- PSF Caxambu

3- PSF Meio da Serra 

4- PSF Vila Felipe

5- PSF São Sebastião 

6- PSF Alto Siméria

7- PSF Dr Thouzet

8- UBS Alto Independência

9- UBS Quitandinha

10- PSF Vila Saúde

11- UBS Mosela

12- PSF Batallard

13 – Ambulatório Escola

14- UBS Itamarati

15- Hospital Alcides Carneiro

16- UBS Retiro

17- PSF Castelo São Manoel

18- PSF Jardim Salvador

19- PSF Carangola

20- PSF Vale do Carangola

21- PSF Fazenda Inglesa

22- PSF Bonfim

23- UBS Itaipava

24- PSF Vila Rica 

25- PSF Posse

Unidade dará início ao atendimento nesta quarta-feira

Mais um ponto de apoio está sendo preparado para atender à população de Petrópolis. Desta vez a estrutura está sendo erguida em Itaipava, ao lado do terminal. Com 40 metros quadrados, a unidade terá uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um socorrista com ambulância especializada para o transporte de pacientes suspeitos de contágio pelo coronavírus. O local espera atender cerca de 50 pessoas por dia, já a partir desta quarta-feira (25.03).

Durante a visita, o prefeito lembrou que o ponto de apoio montado ao lado da UPA Centro já está em funcionamento no atendimento de, aproximadamente, 70 pacientes por dia desde a última semana.

Nesta terça-feira (24/03), a prefeitura fará uma barreira sanitária como mais uma medida para proteger a cidade. Com apoio da CPTrans e Guarda Municipal, motoristas serão abordados na subida da serra de Petrópolis, Bingen, Quitandinha e Itaipava para verificação de objetivo na cidade.

O chefe do executivo se mostrou contente com a colaboração dos petropolitanos, mas insistiu em pedir para que todos se conscientizem da seriedade do problema e, diante disso, permaneçam em suas casas.

A prefeitura continua realizando ações para limpeza em ruas e calçadas. Os serviços de lavagem com água, sabão e cloro vão ocorrer diariamente em diversos locais, como Alto da Serra, Mosela, Cascatinha, Itamarati, Quissamã, Corrêas, Quitandinha e Centro. O objetivo é promover a desinfecção dos locais usados pela população nesse momento, como o entorno de supermercados, para conter a propagação do coronavírus, que causa da Covid-19.

O trabalho realizado pela Comdep será uma extensão do que foi feito neste domingo (22.03) na Rua Teresa, Aureliano Coutinho, Marechal Deodoro e General Osório. Um caminhão-pipa com oito mil litros d’água e 50 litros de cloro foi usado na limpeza do polo de moda.  A Rua Cel. Veiga também recebeu o mesmo serviço na semana passada.

Essa ação também é realizada nos terminais de Corrêas e de Itaipava. Nos terminais, a prioridade é a limpeza dos locais onde há contato dos passageiros, como bancos, grades, placas, entre outros objetos. A Comdep mantém uma equipe com 10 funcionários destacado para este trabalho.

Os ônibus também seguem recebendo um reforço na limpeza diária, com as empresas de transporte público da cidade ampliando a quantidade de vezes com que cada carro passa por esse processo e uso de materiais com maior poder de desinfecção, como bactericidas mais fortes.

Sirenes móveis também estão sendo usadas no trabalho de conscientização

Os 20 conjuntos do Sistema de Alerta e Alarme instalados em 12 comunidades de Petrópolis e quatro sirenes móveis da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias estão sendo usados para orientar que a população evite sair de casa por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A novidade começou a ser usada no último fim de semana, atendendo a uma recomendação do prefeito Bernardo Rossi, e faz parte do conjunto de ações adotadas pela gestão municipal para evitar a propagação do vírus.

As sirenes nos bairros tocam às 10, 16 e 20h. Os locais são: Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. Os equipamentos móveis já passaram por Araras, Secretário, Posse, Centro, Cascatinha, Itamarati, Corrêas, Nogueira, Alto da Serra e São Sebastião.

Outra ferramenta importante que está sendo usada para reforçar os apelos por higiene pessoal e distanciamento social é o alerta de whatsapp da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. As mensagens estão sendo enviadas diariamente. O número é o (24) 98863-5497. São mais de sete mil cadastros em pouco mais de um ano.

O governo municipal mobilizou todas as secretarias, cada uma em sua área de atuação, para adotarem medidas para minimizar os danos causados pelo coronavirus. Vale lembrar que se trata de um vírus altamente contagioso e é importante que a população siga todas as orientações das autoridades visando evitar uma propagação ainda maior da Covid-19.

Terça, 24 Março 2020 10:21

Funcionamento da Administração Pública

Está suspenso por 15 dias o funcionamento dos órgãos e entidades da prefeitura

Buscando fortalecer as ações de prevenção do contágio e no combate da propagação do Coronavírus (Covid-19), a prefeitura suspendeu por 15 dias o funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Pública. O Decreto Municipal Nº 1.104 de 21 de março de 2020, com alteração no art. 3º em 23 do mesmo mês, diz que as chefias imediatas deverão organizar plantões internos para as eventuais demandas necessárias de cada pasta. Os servidores estão exercendo suas funções fora das instalações físicas do órgão de lotação, em regime home office.

A medida não se aplica ao Gabinete do Prefeito, à Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Saúde, Assistência Social, Serviços, Segurança e Ordem Pública, Defesa Civil e Ações Voluntárias, COMDEP e CPTrans. Os servidores destas secretarias com idade superior a 60 anos, gestantes, ou portadores de doenças, estão exercendo suas funções fora das instalações físicas do órgão de lotação, em regime home office.

O banco abriu hoje sem atendimento aos clientes, contrariando decretos.

Nesta segunda-feira (23.03) o Procon/Petrópolis, com apoio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP), fiscalizou casas lotéricas e bancos para verificar o cumprimento dos decretos de funcionamento de serviços essenciais. O objetivo era garantir o atendimento seguro para os clientes, no cenário de prevenção contra o Covid-19. Os ficais percorreram agências do Centro Histórico e decidiram autuar o Banco do Brasil, depois de verificar que o atendimento aos clientes foi interrompido indevidamente. À tarde, depois do banco desrespeitar a intimação para retornar com o serviço, o gerente foi conduzido para a 105ª Delegacia de Polícia, no Retiro.

As denúncias que chegaram ao órgão de fiscalização, desde o início da manhã, informavam que apenas o autoatendimento estava disponível no Banco do Brasil. "Eu fui nas duas agências do Centro. Não estou conseguindo fazer depósito nos caixas eletrônicos", informou a auxiliar administrativa Jaqueline dos Santos.

Os clientes informaram ainda que buscaram o Serviço de Atendimento ao Consumidor. "Por telefone, eles informaram que as agências estão funcionando em todo o país", disse o motorista Wagner Pinheiro.

Ao longo da manhã, as denúncias foram aumentando, assim como o número pessoas aglomeradas nas agências, enquanto aguardavam o retorno dos serviços.

O Banco do Brasil foi autuado pelo fechamento indevido, sem aviso prévio ao consumidor, seguindo o que determina a lei 8.078/90, inciso II, artigo 39, que diz que "é vedado ao fornecedor de serviços recusar atendimento às demandas dos consumidores de conformidade com os usos e costumes".

Ainda de acordo com o Procon/Petrópolis o banco também incorreu no artigo IX ao "recusar a venda de bens ou prestação de serviços".

Gerente conduzido para a delegacia

Quando lavrou o auto de infração contra as duas agências do Banco do Brasil no Centro Histórico (Rua do Imperador e Paulo Barbosa), o Procon/Petrópolis ainda intimou que a gerência das duas agências retomasse o atendimento. À tarde, quando os fiscais retornaram à agência da Rua Paulo Barbosa, o serviço seguia interrompido. Com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil, o gerente da unidade foi conduzido para a 105ª Delegacia de Polícia, no Retiro. Segundo o Procon/Petrópolis, ao não retomar o atendimento, o banco desobedeceu "a ordem legal de funcionário público", crime previsto no artigo 330 do Código Penal.

O Procon/Petrópolis ainda percorreu outras agências bancárias da cidade ao longo do dia, verificando o cumprimento dos decretos e orientando sobre a necessidade de manter o distanciamento entre os clientes.

Além de garantir o atendimento da população, bancos e lotéricas precisam tomar medidas para a segurança de funcionários e clientes no combate ao coronavirus. Especialmente, no que diz respeito à manutenção da distância entre as pessoas, evitando aglomerações e a higienização do ambiente para evitar a propagação do Covid-19.

Governo do Estado irá enviar as doses para reposição

A grande procura pela vacina contra a gripe levou muitos petropolitanos aos 40 pontos abertos pela prefeitura nesta segunda-feira (23.03). De acordo com o planejamento seriam atendidos de hoje até o próximo dia 27, apenas idosos entre 70 e 79 anos. O governo estadual fará a reposição do estoque no município na próxima quarta-feira (25.03).

Vale lembrar que, também na quarta-feira (25.03), terá início o sistema de drive thru da vacinação em dois pontos da cidade - Quitandinha e Parque Municipal de Itaipava.

A CPTrans apresentou um novo fluxo para as linhas de ônibus da cidade, por conta das restrições referentes a pandemia do novo coronavírus. As linhas alimentadoras e radias irão operar nos horários usados nos finais de semana, com reforços durante alguns picos ao longo do dia, com utilização de escala de dia útil.

As linhas troncais vão manter a operação utilizada nos dias úteis, que pode ser alterada conforme a demanda. As linhas interterminais e interbairros funcionarão com horários de dias úteis. Para as linhas executivas, a oferta ficará a cargo da empresa operadora.

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Março 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo