Os serviços de higienização e desinfecção de bairros continuam sendo realizados pela prefeitura e pela Águas do Imperador. Nesta quarta-feira (01.04), o prefeito acompanhou o trabalho feito em Nogueira pela concessionária. O reforço nas ações de limpeza é uma medida preventiva ao coronavírus – vetor da Covid-19 – e também está acontecendo nas empresas de ônibus e terminais.

Em Nogueira, o serviço feito pela Águas do Imperador percorreu o entorno da Praça do bairro com uso de água e hipoclorito de sódio, um tipo de alvejante. Esse mesmo trabalho ocorreu na noite de terça (31.03), passando em locais como Bela Vista, Nova Cascatinha, praça de Cascatinha e Itamarati; e nesta quarta em Boa Vista, Estrada da Saudade, Floresta e ruas do Centro.

A Comdep realizou o trabalho nesta quarta no Quitandinha, Alto da Serra, Quissamã, Itamarati, Cascatinha, Corrêas, ruas do Centro, o entorno da UPA Itaipava e os terminais de Corrêas e de Itaipava. A empresa utiliza água, sabão e cloro para realizar a higienização desses locais.

Outra medida para prevenir a propagação do coronavírus é a limpeza dos ônibus, que segue sendo reforçada pelas empresas. A Cidade das Hortênsias, por exemplo, que já fazia diariamente a lavagem na garagem dos 36 veículos que atendem cerca de 20 mil passageiros, implementou a higienização também entre as viagens. Uma equipe foi formada para atuar nos terminais e passam em cada ônibus de quatro a seis vezes por dia fazendo a limpeza de bancos, balaústres e “pega mão”.

O próprio terminal também vem passando por limpeza diária e já recebeu lavagem pela Comdep. Também houve atenção com esse serviço na Praça do Skate e no Bosque do Imperador, dois locais de parada dos carros da empresa.

Objetivo foi verificar estoque de insumos e avaliar quantidade média de atendimentos no local

A visita foi realizada pela secretária de saúde do município, acompanhada pela Superintendente de Atenção à Saúde, Fátima Coelho, na manhã desta quarta-feira (01.04). De acordo com a equipe técnica que atua na unidade, cerca de 60 pacientes vêm sendo atendidos diariamente no local.

“Atendemos em média 60 pacientes por dia aqui. As idades variam muito. Temos atendido idosos e pessoas muito novas com sintomas variados também. Estamos aqui para ajudar a cidade e tentar amenizar esse sofrimento”, disse a enfermeira Maria Alice Paranhos.

A estimativa é de que, até o momento, cerca de 900 pacientes tenham passado pelo ponto de apoio montado ao lado da UPA Centro desde sua abertura, no início de março. A unidade conta com uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um socorrista e uma ambulância para transferências em caso de emergência, além de equipe administrativa.

Centro de Saúde mantém grande movimentação na manhã desta quarta-feira
Calendário prioriza idosos acima dos 60 anos de idade

Continua grande a procura pela vacina contra a gripe em todos os postos de saúde de Petrópolis nesta quarta-feira (01/04). No Centro de Saúde, cerca de 300 pessoas já haviam sido imunizadas até às 11h. Na unidade, as filas estão cumprindo a determinação de distanciamento entre as pessoas. As regras vêm sendo seguidas, também, durante o atendimento realizado pelos agentes de saúde.

O município recebeu o terceiro, de sete lotes, da vacina na última segunda-feira (30/03), com 17.100 doses. Todos os postos foram reabastecidos ao longo desta terça-feira (31/03) e estão atendendo à população em ritmo acelerado. As duas unidades de Drive Thru, no Quitandinha e Itaipava, também mantêm o atendimento para que todos os idosos, acima de 60 anos, sejam vacinados. Aos que perderam o prazo previsto de 70 a 79 anos na última semana, basta retornar aos pontos de vacinação portando documento oficial com foto.

Vale lembrar que idosos acima de 80 anos têm à disposição três números de telefone para realizar o agendamento e serem vacinados em casa. São eles o 0800 092 1234, 2246-9350, 2246-6796, 2246-9423 e 2246-6797. As equipes pedem nome completo, endereço e telefone e têm até o dia 22 de maio para realizar o atendimento.

Professores dão dicas nas redes sociais para população se manter ativa

Em meio à crise do coronavírus e a necessidade do isolamento social, as aulas do Agita Petrópolis foram suspensas pela prefeitura por tempo indeterminado. No entanto, os professores de Educação Física responsáveis pelos 17 núcleos do programa - que atende regularmente cerca de 2,5 mil pessoas - estão usando as redes sociais para ensinar exercícios que podem ser realizados em casa. O grande desafio dos profissionais é estimular a prática de atividade física neste momento de crise.

E a proposta - implementada na última semana - está trazendo resultados positivos. Os alunos do programa estão enviando fotos e vídeos com os exercícios realizados. A ideia é que apesar do isolamento, os participantes se mantenham ativos. 

Nas redes sociais oficiais da prefeitura, vídeos estão sendo publicados com dicas dos professores que atuam no programa. São exercícios que lembram as aulas presenciais de ginástica e de dança. O objetivo é estimular a prática esportiva neste período. "Dessa forma eu não perco o ritmo. Depois que comecei no Agita, perdi peso e tenho mais qualidade de vida", garante Adriana Teles, aluna do núcleo do Centro. 

Além do Agita Petrópolis, o Festival das Comunidades, os Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups) e os eventos esportivos também estão suspensos. O Circuito Imperial de Lazer - na Av. Barão do Rio Branco e da Rua Imperador - também não estão funcionando.

 

Desde a última terça-feira, estão sendo vacinados idosos acima de 60 anos
Reabastecimento das doses está previsto para a próxima semana

Mais uma vez a grande procura pela vacina contra a gripe zerou o estoque das doses em alguns postos da cidade. Nesta quarta-feira (01/04) a maior procura foi ao posto do Centro de Saúde. Até às 11h da manhã, mais de 300 pessoas já haviam sido imunizadas. Outros postos também tiveram enorme movimento e precisaram fechar as portas ao público. No terceiro lote enviado pelo Estado, esta semana, Petrópolis recebeu 17.100 unidades da vacina. Segundo a coordenadoria de vacinação de Petrópolis, a próxima remessa deve chegar à cidade no início da próxima semana.

Postos sem vacina nesta quinta-feira:

  • Alto da Serra
  • Quitandinha
  • Thouset
  • Primeiro de Maio
  • Mosela
  • Itaipava
  • Secretário
  • Castelo São Manoel
  • Fazenda Inglesa
  • Bairro Castrioto

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Abril 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo