Trabalho, que teve início ainda em 2019, deve ser entregue até o fim do próximo mês

Unidade vai contar com estratégia de saúde da família

O prefeito foi pessoalmente vistoriar as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Caxambu, na manhã desta terça-feira (26/05). A unidade, em obras desde o ano passado, tem previsão de entrega até o fim do próximo mês. No local, os pacientes poderão contar com a estratégia de saúde da família. Além disso, salas de vacinação, ginecologia, odontologia, procedimentos, curativos e farmácia própria já estão em fase de acabamento.

A UBS recebeu pintura externa e interna, organização de consultórios e, até a próxima semana, finaliza os trabalhos de parte elétrica e hidráulica. Além disso, todos os banheiros da unidade passaram por obras de adaptação voltadas aos portadores de necessidades especiais e cadeirantes. A unidade vai contar com uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal.

Uma nova pauta formativa está sendo realizada pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação nesse período de suspensão das aulas na rede municipal, devido as ações de prevenção ao coronavírus. Na última semana teve início a formação dos orientadores escolares através de encontro realizado pela internet.

Segundo a organização do departamento foram organizados dois grupos de estudos semanal, com o nome de GEPEDE - Grupo de Estudos e Práticas em Educação Especial - cuja proposta é estudar sobre a relação da neurociência e a educação. Nos encontros do GEPEDE os orientadores têm a oportunidade de se aprofundar na temática tendo por base o livro: Neurociência e Educação – Como o cérebro aprende, de Ramon M. Cosenza e Leonor B. Guerra – editora Artmed.

Os encontros acontecerão sempre às quartas e quintas-feiras a partir de 15h, pelo aplicativo Zoom. Já são 38 orientadores inscritos.

“A escola trabalha com o conhecimento e, precisamos compreender como se dá a aquisição deste conhecimento pelo cérebro. Portanto, não se trata de falar apenas da neurociência para os orientadores, e sim de proporcionar momentos de estudo sobre a aquisição da aprendizagem, tendo por base o conhecimento sobre o funcionamento cerebral”, disse Kelly Grandi – professora e formadora integrante da Equipe do Departamento de Educação Especial.

Exames serão direcionados a todos os pacientes que apresentem sintomas há, pelo menos, sete dias

Quadro clínico mantém relevância por parte das equipes médicas

A partir da próxima quarta-feira (27/05), a Secretaria de Saúde de Petrópolis vai adotar a alteração do protocolo relativo a testagem de pacientes suspeitos de Covid-19 na cidade. A nota técnica conjunta nº2/2020, editada na última segunda-feira (25/05) pela SMS, Superintendência de Atenção à Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde e Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, traz novas orientações aos serviços de saúde quanto à coleta de swab e realização dos testes rápidos. Até o momento, os testes vinham sendo aplicados em classes segmentadas, como pessoas acima de 60 anos, indivíduos internados com sinais e sintomas, profissionais de saúde e de segurança, em atividade, e seus familiares.

A partir de amanhã, seguindo determinação do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, todos os pacientes sintomáticos atendidos nos pontos de apoio, do Centro e Itaipava, que apresentem quadro clínico compatível com a doença e tenham mais de sete dias do aparecimento dos sintomas serão testados.

Segundo a secretária de Saúde, pacientes que não se encaixarem no perfil exigido não serão testados, sendo encaminhados ao isolamento domiciliar e indicados a buscar atendimento de urgência em caso de necessidade. A implantação do novo perfil de pacientes, descrito na nota técnica, se dá em virtude do aumento no número de casos e da necessidade da SMS em estabelecer o perfil de propagação do coronavírus no município. Mais 2.480 testes rápidos foram enviados pelo Estado a Petrópolis na última segunda-feira (25/05), ampliando ainda mais o mapeamento dos casos da doença na cidade.

Sirenes móveis reforçam a importância do isolamento social

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias realizou a operação Alerta Coronavírus em Corrêas e em Nogueira nesta terça-feira (26.05). As sirenes móveis estiveram nestes bairros reforçando a importância do isolamento social e pedindo que a população use máscaras. A ação reforça o trabalho de prevenção realizado pelo governo municipal, com o objetivo de evitar a proliferação da Covid-19.

Os veículos passaram pela Rua Condessa Barbosa (Comunidade do Frias), Calembe e Águas Lindas com as mensagens de conscientização. Ontem (13), os veículos estiveram no Amazonas, Duarte da Silveira, João Xavier, Florido, João Ventura Torres, Fragoso, Boa Vista, Veridiano Félix e Jardim Salvador.

Na semana passada, as viaturas estiveram pelas ruas do Bataillard, Pedras Brancas, Mosela, Bingen, Bairro Castrioto, Bairro da Glória, Siméria, Amazonas, Dr. Thouzet, Castelânea, Centro, Morin, Chácara Flora, Sargento Boening, Bela Vista, Loteamento Samambaia, Humberto Rovigatti, Praça da Igreja Matriz de Cascatinha e Alcobacinha.

O trabalho dos agentes pelos bairros reforça o trabalho realizado pelas sirenes fixas. Diariamente, os 20 conjuntos do Sistema de Alerta e Alarme de Petrópolis são usados pela prefeitura para pedir que a população evite sair de casa. As sirenes fixas tocam às 10, 16 e 20h. Os bairros são: Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe.

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Maio 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo