Análise de projetos prioritários para a economia, acompanhamento diário de processos administrativos e aceleração do ritmo operacional de tramitação nos departamentos do poder público são algumas das prioridades do plano de recuperação econômica da cidade no período pós-pandemia. Os assuntos nortearam uma reunião de trabalho entre o prefeito, o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, a equipe da pasta, realizada nessa terça-feira (16.06), no auditório da Firjan. Na ocasião, o chefe do executivo agradeceu a secretário por ter aceito o convite de fazer parte do governo municipal e salientou que o plano de recuperação já deve prever ações imediatas.

O novo secretário destacou a necessidade de um plano semanal de acompanhamento do progresso dos processos do poder público nessa primeira fase. Durante o encontro, o prefeito salientou os pontos positivos de Petrópolis como cidade atrativa para negócios. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento continuará os estudos detalhados para a construção do plano de recuperação. O resultado final deverá ser apresentado para o prefeito Bernardo Rossi nos próximos dias.

Petrópolis não vai deixar de homenagear a colonização alemã este mês. Há 30 anos celebrando a cultura desse povo com a Bauernfest, desta vez, no 31º aniversário, com o isolamento social por causa do coronavírus, o evento acontece de maneira diferente: será online. A prefeitura anunciou nesta terça-feira (16.06) o apoio ao projeto proposto pelos segmentos germânicos do município. Danças folclóricas, shows, atividades para as crianças, história e até mesmo os concursos estão na programação que acontecerá pela internet, de 26 a 29 de junho, feriado do Dia do Colono Alemão.

Os vídeos e lives que vão ajudar a perpetuar a história da cultura germânica na Cidade Imperial foram propostos pelo Clube 29 de Junho, a Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP) e o Instituto Bingen, com o objetivo de manter viva a tradição na cidade.

Na programação, que vai acontecer no site oficial da Bauernfest e também pelo Facebook, os amantes da cultura germânica vão poder conhecer ainda mais as tradições que até hoje podem ser percebidas na cidade. Entre as atrações estão vídeos contando a história da Bauernfest; homenagens aos descentes dos colonos; entrevistas com os segmentos; gastronomia com receitas típicas; curiosidades da cultura alemã; sorteios; e até os tradicionais concursos, como o da Realeza da Bauernfest.

“Para o projeto, tentamos reunir as idéias de todos os segmentos. Queremos mostrar que a Bauernfest é muito mais do que uma festa cervejeira. No caso dos grupos folclóricos, por exemplo, temos todo um trabalho de pesquisa, não é só a dança. A nossa ideia é fazer com que a memória não fique esquecida. Não podemos fazer uma festa, mas também não podemos deixar essa história apagada”, destaca a presidente da AGFAP, Isis Jader.

“Vai ser um legado até para as próximas festas, porque vamos poder continuar esse trabalho, de fazer vídeos, e mandá-los pra fora da cidade”, completa Juliana Hannickel, representante do Clube 29 de Junho.

A prefeitura também vai apoiar o movimento de empresários e a sociedade civil organizada que planeja uma Bauernfest virtual, entre os dias de 26 de junho e 05 de julho, que se juntará à “Bauernfest em Casa”. O evento tem como motivação – além da possibilidade de trazer um clima alegre para a cidade no resgate de sua história, cultura e tradições – proporcionar aos empresários locais e artesãos, uma oportunidade de expor seus produtos para os moradores de Petrópolis, trazendo para uma vitrine virtual, uma atividade que até então a cidade só conhecia quando a encontrava em suas ruas e praças. E, sobretudo, elevar o sentimento de pertencimento e autoestima dos petropolitanos e moradores, que são os verdadeiros protagonistas da festa.

Vale lembrar que o evento também terá uma campanha de arrecadação de alimentos para doação a famílias que foram prejudicadas com a pandemia.

Para o ano que vem, a Bauernfest já tem data: será de 19 de junho a 04 de julho.

O objetivo é garantir um atendimento sem aglomerações e risco de contaminação aos consumidores

Nesta terça-feira (16.06), O Procon/Petrópolis-RJ, a Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública e a Coordenação de Gestão Estratégica do município encaminharam às 38 agências bancárias de Petrópolis uma carta de recomendação com medidas de atendimento e higiene para promover a segurança dos consumidores neste momento de retomada das atividades econômicas. Entre os pedidos feitos pelos órgãos municipais, a garantia do atendimento preferencial, a organização das filas, a sinalização da distância de segurança e a oferta de álcool em gel.

No documento, pede-se aos bancos para que facilitem a cobrança de serviços, aceitando, por exemplo, boletos de outras instituições financeiras. Outra recomendação é de que haja ampla divulgação dos horários especiais de atendimento a idosos.

Desde o início da pandemia, o órgão de defesa do consumidor vem se reunindo com gerente das instituições bancárias e discutindo soluções para garantir um atendimento mais seguro na prevenção ao contágio da Covid-19, seguindo os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.

A lista de recomendação enviada aos bancos pede para que as agências tomem precauções para evitar aglomerações no atendimento. Outra recomendação do documento que segue para os bancos é de que, em caso de necessidade fechar uma unidade por suspeita de caso de Covid-19 e para higienização na eventual contaminação de funcionário, o banco comunique ao Procon e indique aos clientes em quais agências eles receberão o atendimento no período de fechamento e qual é a previsão de retorno das atividades na unidade do banco fechada.

Primeiras intervenções são no sistema de drenagem na pista na Av. Barão do Rio Branco, próximo ao Sesi

Todo trecho até Pedro do Rio, com quase 25 km de extensão, vai ganhar novo asfalto durante a obra de responsabilidade do Dnit

Depois de mais de 10 anos de espera, começou nesta terça-feira (16.06) a reforma de uma das principais vias de Petrópolis. A obra na Estrada União e Indústria, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), teve início com intervenções no sistema de drenagem próximo ao Sesi. O prefeito esteve no local e acompanhou o trabalho. Todo trecho desde Av. Barão do Rio Branco – encontro com a Rua 13 de Maio – até Pedro do Rio, com 24,3 km de extensão, receberá revitalização, com substituição de asfalto, melhorias de drenagem, obras de contenção e outros serviços.

No trecho onde o serviço começou, 15 homens trabalharam para fazer o redimensionamento do escoamento de águas pluviais. Manilhas de 600 milímetros estão sendo instaladas. Outros pontos ao longo da Barão também passarão pelo mesmo procedimento e, após as intervenções de drenagem, será colocada a nova camada de asfalto. As intervenções no sistema de drenagem vão ajudar a manter a conservação da estrada por mais tempo.

No fim de maio, a empresa executora do serviço, Santa Luzia Engenharia, detalhou a obra para a prefeitura. Os dois primeiros trechos da obra somam seis quilômetros de extensão entre a Barão do Rio Branco e o Roseiral. Em trecho já nos distritos, estão previstas 10 obras de contenção, que podem ser feitas simultaneamente à pavimentação no trecho mais próximo ao Centro. Também estão previstos outros pontos ao longo do trabalho, como intervenções em calçadas, baias de ônibus, sinalização, entre outros.

A prefeitura tem projetos para melhorar a mobilidade urbana e o trânsito na entrada do Carangola, Correas, Bonsucesso e Itaipava e busca alinhar junto ao Dnit para poder executar essas intervenções junto ao cronograma da reforma. No primeiro dia do trabalho, o trânsito na região ficou em meia pista e aconteceu em esquema de pare/siga em alguns momentos – agente da CPTrans fizeram orientação do trânsito.

A equipe de Fiscalização de Posturas e da Vigilância Sanitária instalaram nesta terça-feira (16.06) sinalizações para tentar evitar aglomerações em bancos de praças. O primeiro local que recebeu essa ação foi a Praça Dom Pedro, onde foram colocados 37 adesivos com a mensagem recomendando a permanência de “somente uma pessoa por banco”. O objetivo é garantir o distanciamento entre as pessoas, uma das recomendações para evitar a propagação do coronavírus em Petrópolis. Outros pontos do Centro Histórico e locais como a Praça da Liberdade também receberão o material.

Mais de 700 quilômetros de ruas já foram percorridos por toda a cidade com os serviços

Os serviços de higienização e desinfecção foram realizados em ruas do Bairro Castrioto e da Mosela nesta terça-feira (16.06) pelas equipes da prefeitura e Águas do Imperador. Na limpeza, houve aplicação de hipoclorito de sódio 0,5%, um tipo de alvejante que combate vírus e bactérias presentes em superfícies. O serviço é mais uma medida preventiva do governo municipal ao coronavírus – vetor da Covid-19.

Desde o início da pandemia, a concessionária já percorreu mais de 700 km de ruas - passando por todos os bairros da cidade - aplicando mais de 1,8 milhão de litros de hipoclorito de sódio. Ontem (15), por exemplo, a Águas do Imperador realizou o serviço no Bairro Esperança.

Esse trabalho de higienização também segue sendo feito pela Comdep. Na noite de segunda, o serviço foi realizado na Rua do Imperador (os dois lados), 16 de Março e na Irmãos D'Ângelo. Hoje, a ação terá continuidade em Pedro do Rio e na Posse, além dos terminais rodoviários de Corrêas e Itaipava, no entorno do terminal de Itaipava e na UPA do mesmo bairro.

Unidade do bairro Cascatinha foi recentemente transformada para internação exclusiva de infectados com a COVID-19

O prefeito esteve na manhã desta terça-feira (16/06) na UPA de Cascatinha, a UPA Vermelha, para verificar o atendimento realizado aos pacientes contaminados pelo coronavírus na cidade. O local interna, hoje, exclusivamente pacientes com a doença provenientes de outros pontos de atendimento do município. A UPA disponibiliza, até o momento, 20 leitos de unidade de terapia intensiva totalmente equipados para compor os leitos de retaguarda contra a COVID-19.

Ao todo, a UPA Vermelha possui 25 leitos. Destes, 20 já foram entregues. “Estamos aguardando a devolução de três ventiladores mecânicos por parte da empresa que realiza a manutenção e, também, a chegada de mais 15 aparelhos que foram comprados. Os cinco leitos restantes estão praticamente prontos para a entrega, o que deve acontecer o mais breve possível. Estamos juntos nessa guerra e temos certeza de que vamos conseguir mostrar crescimento da saúde mesmo em meio a uma pandemia”, explica o diretor geral das UPAS em Petrópolis, José Vitor Caldeira.

Secretaria de Educação formou Grupo de Trabalho com representantes de áreas diversas

Ainda não há data definida para o retorno das aulas nas redes de educação do município e nem previsão. A Secretaria de Educação formou um Grupo de Trabalho, que já se reuniu três vezes – de forma virtual - com os integrantes de várias áreas para estudar protocolos e ações que deverão ser seguidos após o fim dos decretos de distanciamento social. O retorno será deliberado exclusivamente pela Secretaria de Saúde, após considerar aspectos técnicos e sanitários que possibilitem a volta sem riscos à saúde da comunidade escolar, o que ainda não há data definida para retorno. No entanto, o GT foi formado para que um protocolo de ações seja formalizado como base para que todas as instituições se preparem para as possíveis mudanças que poderão ser necessárias no retorno das aulas, ainda sem previsão.

Vale salientar que o GT conta com a participação dos integrantes do COMED – Conselho Municipal de Educação, Secretarias de Saúde e Assistência Social, além de representantes de diversas categorias: apoio, professores, educadores, diretores, orientadores, especialista em AEE – Atendimento Educacional Especializado e responsáveis por escolas particulares. O promotor de justiça, Vicente de Paula Mauro Junior também participou da reunião e se colocou à disposição para continuar participando das discussões.

O GT continuará se reunindo semanalmente. A Secretaria de Educação disponibilizou todos os documentos e protocolos que a equipe técnica está analisando, como as recomendações do Ministério da Saúde e Educação e Secretaria de Estado de Saúde, além de outros documentos, elaborados por instituições como FGV, banco Mundial, OMS (Organização Mundial da Saúde), COMED, CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e notas técnicas do Todos Pela Educação.

Cada integrante do GT escolheu de que grupo deseja participar. Nas próximas etapas, os grupos apresentarão seus estudos e análises para que os demais componentes possam, também, se apropriar dos conteúdos e deixar as suas considerações.

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Junho 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo