O Procon fechou parcerias para a criação de linhas exclusivas para atendimento por telefone à equipe do órgão e polos presenciais em caso de necessidade de presença física com as empresas. O objetivo é facilitar e agilizar a resolução de problemas bem como, ampliar as condições da solução do consumidor no âmbito do Procon Petrópolis.

Há também parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Católica de Petrópolis que oferece atendimento e orientações jurídicas sem custo à população de baixa renda.

Já com o Sind Petrópolis - Sindicato de hotéis, bares, restaurantes e similares - a parceria é para, em conjunto, atuar nas fiscalizações de prática de preço abusivo no setor hoteleiro.

Através da criação do Fórum dos Procons do Estado do Rio de Janeiro, no qual o Procon Petrópolis faz parte, foi estabelecida parceria junto a ANP - Agência Nacional do Petróleo afim de criar ações ordenadas em conjunto, para fiscalização dos postos de gasolina e seus respectivos revendedores/distribuidores.

Foi firmado entre o Procon Petrópolis e o Procon Estadual, o termo de cooperação técnica para utilização do SINDEC – Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Este sistema dá mais dinâmica no atendimento, velocidade, e também, transparência nas informações, controle absoluto dos resultados através de relatórios em tempo real e evitando fuga de informação.