Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral

Imprimir

A Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral é um órgão da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e é considerada a terceira biblioteca mais importante do estado do Rio de Janeiro pela sua diversidade de acervos e pela sua freqüência (cerca de 80 mil leitores por ano).

Com seus mais de 140 mil volumes que auxiliam trabalhos e atividades de estudantes do ensino fundamental, médio e superior, além de pesquisadores e acadêmicos, compreende um acervo atualizado e muitas vezes único.

Sua coleção de livros em Braille para deficientes visuais vem sendo dinamizada através de constantes incorporações de títulos.  A Biblioteca disponibiliza ainda ao público um pequeno acervo de livros falados, narrados em fitas k-7, de clássicos como o Guarani, Ubirajara e outros títulos.

Na sala Petrópolis pode ser encontrada valiosa coleção de jornais produzidos no Município, desde o primeiro (O Parahyba, de 1857) até os dos dias de hoje.

O Arquivo Histórico, integrado à Biblioteca, vem salvaguardando toda a história administrativa de Petrópolis. Com cerca de 300 mil documentos de caráter comprobatório, garante aos seus consulentes a consulta a requerimentos a partir de 1857 até 1968, além de registros e certidões de óbito, lançamentos de impostos prediais e cadastros de indústrias e profissões.

A Biblioteca mantém quatro salas de leitura – Nogueira, Pedro do Rio, Posse e Itaipava – garantindo à população que reside longe do centro da cidade o acesso à leitura de lazer e de pesquisa.

Para tornar-se sócio da Biblioteca, a fim de poder efetuar empréstimos das obras disponíveis para tal, é preciso levar ao local duas fotos 3x4, carteira de identidade (original) e comprovante de residência (original), sendo os dois últimos para simples conferência. Para quem é menor de idade, é necessário preenchimento de formulário especifico com assinatura de seus responsáveis.

A Biblioteca Central Municipal Gabriel Mistral vem garantindo um número cada vez maior de leitores, expandindo ainda mais o seu leque de diversidade de acervo e de usuários.

Endereço: Praça Visconde de Mauá, 305 - Centro - CEP 25685-380
Telefone: (24) 2233-1228 / 2233-1226 / 2233-1227
Horário: de 2ª a 6ª feira de 8h às 18h e sábado – de 8h às 12h (temporariamente fechada)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.