Caps – Centro de Atenção Psicossocial

Imprimir

Caps Nise da Silveira

Endereço: Rua Montecaseros, 576- Centro – Petrópolis – RJ   CEP: 25680004
Tel/Fax: (24)2246-9064
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira de 09:00 às 17:00 horas.

Os Centros de Atenção Psicossocial, são serviços públicos de saúde mental, destinados a atender indivíduos com transtornos mentais relativamente graves. Esse serviço é uma substituição as internações em hospitais psiquiátricos, e tem como maior objetivo tratar a saúde mental de forma adequada, oferecendo atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico, e promovendo a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho e ao lazer, a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários. Para inserção no Caps Nise da Silveira, o usuário pode vir por demanda espontânea, encaminhamento de diversos setores da saúde e assistência do município. Inicialmente é feito uma inscrição e posteriormente uma recepção para avaliação da equipe se o paciente se enquadra no perfil de atendimento dos caps, não sendo para atendimento no caps, estes pacientes serão encaminhados para outros setores da rede de saúde.

É função dos CAPS:

- prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos;
- acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território;
- promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais;
- regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação;
- dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica;
- organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios;
- articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território
- promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Nosso serviço conta com os seguintes profissionais: psiquiatra, psicólogo, assistente social terapeuta ocupacional, auxiliar de enfermagem e oficineiros.

protocolos clínicos 2013

boletim dab_06_14

cartilha alimentacao

Cartilha de Alimentação
Infantil