botão whatsapp

Circuito Religioso
de Petrópolis

Petrópolis atrai turistas e visitantes por conta da diversidade de templos e espaços religiosos. Templos católicos, templo luterano, mesquita muçulmana, santuário ecumênico ao ar livre, monumentos e muito mais.

Através do Circuito Religioso de Petrópolis é possível viajar pela cultura de vários países, mesmo estando no Brasil, através de da arquitetura e dos ornamentos dos espaços religiosos, que compõem parte da história da Cidade Imperial, em sua maioria, dos séculos XVIII e XIX, que geralmente ficam abertos à visitação e guardam verdadeiras obras de arte. A seguir, algumas indicações para aqueles que se interessam pela arquitetura religiosa ou procuram por espiritualidade e elevação..

Seguem algumas indicações para aqueles que se interessam pela arquitetura religiosa ou procuram por espiritualidade e elevação.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – TERRA SANTA

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – TERRA SANTA

Missas: sábados, às 18h; domingos, às 10h
Telefone: (24) 2246-1061
Visitação: Nos horários de abertura da secretaria: terça a sexta-feira, 8h às 11h. Ou na meia hora anterior ao horário das missas.
Rua Visconde de Itaboraí, 590 – Valparaíso
Veja no Mapa

Localizada na antiga Chácara da Terra Santa, que pertenceu a um dos fundadores da cidade de Petrópolis, o Major Julio Frederico Koeler. Koeler faleceu acidentalmente no local em 1847, após um acidente durante um torneio de tiro ao alvo. A Capela de Nossa Senhora da Conceição – Terra Santa foi construída pelos Franciscanos da Custódia da Terra Santa e inaugurada em 1888. Em 1918, foi adquirida pela Associação Protetora dos Desvalidos de Petrópolis, servindo de abrigo para os atingidos pela epidemia de febre espanhola. Contava dentre os sócios fundadores com Wenceslau Braz, Rui Barbosa, Barão de Oliveira Castro, Princesa de Belford e outros. Hoje, no local, além da Capela, existe o Centro Educacional Terra Santa.

Capela Nossa Senhora da Assunção – FAZENDA DA SAMAMBAIA

Missas: terças-feiras, às 17h30
Visitação à Fazenda da Samambaia: terça a domingo, 10h às 18h. Ingresso: R$10,00.
Visitação à Capela: Mediante agendamento.
Telefone: (24) 2246-2248 / 2242-3478
Estrada da Samambaia, 138 – Samambaia
Veja no Mapa

Construída há mais de um século antes da fundação de Petrópolis, a Fazenda da Samambaia chegou a hospedar o Imperador D. Pedro I, por volta de 1822, que após uma viagem pelo Caminho Novo da Estrada Real, em direção às Minas Gerais, se encantou pela região. A Capela dedicada a Santo Antônio possui altar em estilo barroco e fica na varanda da sede, totalmente preservada. Foi a primeira capela oficial da Cidade Imperial, tendo sido reconhecida pelo Vaticano, onde está catalogada. A fazenda é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

CAPELA NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Missas: domingos, às 8h
Visitação: mediante agendamento
Telefone: (24) 2235-9106
Rua Doutor Paulo Hervê, 1539 – Capela
Veja no Mapa

Inaugurada em 1901, foi o primeiro templo erguido em homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora. Conhecida também como Capela do Bingen, nasceu da devoção, sobretudo dos descendentes dos colonos alemães. Localizada no alto do morro “São Franscisco”, propriedade do Convento dos Franciscanos, possuía decoração simples. Em 1919, foi instalado um altar lateral em estilo gótico, pertencente anteriormente à Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Dois vitrais foram colocados ao lado da mesa de comunhão e cruzes representando as estações da Via Sacra foram colocadas no caminho que leva à Capela, sendo substituídas, mais tarde, por capelinhas que até hoje podem ser apreciadas pelos visitantes.

CAPELA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – COLÉGIO SANTA ISABEL

Missas: segunda a sexta-feira, às 18h20; sábados, às 17h e domingos, às 9h30
Visitação: somente no horário das missas
Telefone: (24) 2235-9106
Rua do Imperador, 689 – Centro Histórico
Veja no Mapa

Sob a direção das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a capela se localiza no interior do Colégio Santa Isabel, cujo nome é uma homenagem a uma das rainhas de Portugal. Teve como patrona, à época de sua fundação, a Princesa Isabel. Inaugurada em 1864, possui pinturas folheadas a ouro, imagens vindas da França e um altar em madeira, cuja pintura imita com perfeição o mármore. A iluminação do altar, misturada à luz natural vinda dos vitrais, reforça a beleza das imagens.

CAPELA NOSSA SENHORA DO AMPARO

Missas: segunda e sexta, às 17h45 e domingo, às 8h
Visitação: somente no horário das missas
Av. Roberto Silveira, 150 – Centro Histórico
Veja no Mapa

A Congregação Nossa Senhora do Amparo foi fundada em 1871 pelo Padre João Francisco de Siqueira Andrade, com a finalidade de educar meninas órfãs e pobres de Petrópolis.

No prédio da Congregação está situada a Capela Nossa Senhora do Amparo, construída entre 1868 e 1883 e que possui um dos mais belos altares da cidade. Trazido da Alemanha, especialmente para a Capela, reproduz a fachada de uma catedral gótica com cinco torres onde estão imagens da Padroeira, de São José e de São João Evangelista. Restaurado em 1993, o altar encanta pelos detalhes do revestimento dourado, e as formas ogivais que destacam as características góticas e a beleza das imagens constantemente iluminadas.

CAPELA NOSSA SENHORA DO SION

Missas: Segunda a sexta-feira, às 18h30 e domingos, às 11h30 (todo último domingo do mês, participação dos corais Laus Deo e Regina Coeli)
Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 17h às 21h
Telefone: (24) 2244-4000
Rua Benjamin Constant, 213 – Centro Histórico
Veja no Mapa

Localizada no prédio da Universidade Católica de Petrópolis - UCP, a Capela Nossa Senhora do Sion foi construída entre 1914 e 1922. Inspirada na Capela da Congregação de Nossa Senhora de Sion de Paris, França, foi projetada pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, responsável pela construção do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Em estilo renascentista, possui uma nave central e duas colaterais com um coro em semicírculo. As abóbadas e os grandes arcos constituem as partes mais interessantes da obra.

CATEDRAL SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Missas: segunda a sábado às 8h. Domingo, 9h30, 11h30 e 18h30
Visitação: segunda – fechado; terça a sábado, 9h às 17h; domingo, 13h às 17h; feriados, 9h às 15h
Telefone: (24) 2242-4300
Rua São Pedro de Alcântara, 60 – Centro Histórico
Veja no Mapa

Construção em estilo neogótico francês. No seu interior, destaca-se o Mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial (dom Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D’Eu) e também podem ser vistas esculturas de Jean Magrou, Bertozzi, vitrais e pinturas de Carlos Oswald. O altar gótico do Mausoléu contém relíquias de São Magno, Santa Aurélia e Santa Tecla, trazidas de Roma pelo Cardeal D. Sebastião Leme. As portas principais do templo pesam 2400 kg cada.

IGREJA DE SANT’ANA E S. JOAQUIM

Missas: sábado, às 18h30; domingo, às 7h, 11h e 18h; quinta-feira, às 20h; última terça-feira de cada mês, às 19h30.
Visitação: mediante agendamento
Telefone: (24) 2242 5846
Praça Monsenhor Achiles Melo, 1 – Cascatinha

A construção da Igreja de Sant’Ana e S. Joaquim surgiu da necessidade demonstrada pelo operariado da Companhia Petropolitana, em sua maioria imigrantes italianos e católicos, de terem um local para a prática de sua devoção. Tomada a decisão, operários, diretores, gerentes e o povo em geral arrecadaram fundos para a realização de uma festa que durou três dias, onde foi apresentada uma maquete de como seria a igreja. O Barão e a Baronesa de Matos Vieira, em conjunto com pessoas proeminentes da época, se decidiram pela construção do templo no topo do pequeno morro, onde hoje se encontra.

IGREJA DE SANTO ANTÔNIO

Missas: terça, quarta, sexta-feira e sábado, 19h; domingo, 7h, 9h, 11h e 19h.
Visitação: 12h às 17h e domingo, 13h às 18h.
Telefone: (24) 2242-4310.
Rua Santo Antônio, nº 245 – Alto da Serra
Veja no Mapa

Construída em 1905 no bairro Alto da Serra bem próximo e por decreto de 6 de maio de 1933, o Bispo D. José Pereira Alves criou a Paróquia de Santo Antônio do Alto da Serra, desmembrando-a da Paróquia de São Pedro de Alcântara. Fica bem próxima da Serra da Estrela, caminho frequentemente utilizado pela Família Imperial para acesso a Petrópolis.

Paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho

Missas: terça e quinta-feira, 19h30; sábado, 18h30; domingo, 9h30, 11h e 18h30.
Visitação: fora dos horários das missas.
Telefone: (24) 2221-2182.
Avenida Leopoldina, 590 – Nogueira
Veja no Mapa

Igreja construída nas terras doadas por Milton de Carvalho à Mitra Diocesana com a condição de que fosse construída nele uma capela em louvor de Santo Antônio sendo inaugurada em 1965 ligada à Paróquia de Corrêas, sob responsabilidade de padres agostinianos na época, que acrescentaram outro padroeiro, Santo Agostinho. Em 1996, passou a ser Paróquia.

IGREJA DE SANTA CATARINA

Missas: sábados, às 19h
Visitação: mediante agendamento
Telefone: (24) 2242-2871
Rua Montecaseros, 288 – Centro Histórico
Veja no Mapa

A Igreja de Santa Catarina, construída em estilo gótico, em 1921, está localizada ao lado do colégio de mesmo nome. Nas paredes laterais, 14 imagens representam a Via Sacra. A mesa de comunhão, em mármore branco e adornos em bronze dourado, traz em suas extremidades os símbolos da âncora e do peixe, representando respectivamente a salvação e os cristãos. Nos portões do altar, duas imagens de cervos representam o “beber na fonte de Deus”. No altar, um crucifixo em mármore preto, doação dos alunos do colégio. Em 1997, em comemoração pelo seu centenário, a igreja foi presenteada com uma imagem de Santa Catarina de Alexandria, esculpida em madeira pelo artista petropolitano Nando.

IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA

IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA

Cultos: Domingo às 9h.

Visitação: LUTERANA DE PORTAS ABERTAS

Visitação pública, guiada, com entrada franca, aos sábados e domingos, das 10 às 17 horas.

Telefone: (24) 2242-1703
Av. Ipiranga, 346 – Centro Histórico
Veja no Mapa

Um dos mais antigos templos religiosos da cidade. A pedra fundamental foi lançada em 1862, tendo como idealizador o Pastor George Gottlob Ströele. O templo, iniciado em 1863, era apenas uma casa, com a escultura de um cálice e pães na parede externa. Em 1903, revogada a lei que impedia templos não católicos de terem características de “igreja”, a torre foi construída e foram colocados os elementos decorativos neogóticos: arcos ogivais e gárgulas. Na torre se encontram o relógio mecânico e os sinos de bronze originais.

IGREJA MATRIZ SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

IGREJA MATRIZ SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Visitação: diariamente, 7h às 19h. Apresentação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis ou convidado na missa das 10h, aos domingos
Telefone: (24) 2242-6915
Rua Montecaseros, 346 – Centro Histórico
Veja no Mapa

A construção, iniciada em 1872 e inaugurada em 1874, nasceu da vontade dos colonos alemães católicos de possuir um templo próprio para sua devoção e reunião. Foi concretizada pelo padre Teodoro Esch, que fundou na época uma escola para filhos de alemães católicos e uma sociedade de canto para adultos, a Liedertafel. Em 1896, com a chegada dos Franciscanos, foi construído o convento, uma escola para meninos carentes e uma tipografia, que deu origem à Editora Vozes, cujas atividades permanecem até os dias atuais. Em 2009, foi inaugurada ao lado uma moderna capela dedicada a Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, o primeiro santo brasileiro.

Santuário e Paróquia de Nossa Senhora do Amor Divino

Missas: terça-feira e sexta-feira, às 18h; sábado, às 19h; domingo, às 7h, 10h e 18h30.
Visitação: mediante agendamento
Telefone: (24) 2221-2684 / (24) 98828-0214
Rua Vigário Corrêa, 195 - Corrêas
Veja no Mapa

A devoção à Nossa Senhora do Amor Divino é a mais antiga em Petrópolis, e era exercida desde 1751 em um oratório da Fazenda do Rio da Cidade, de Manuel Antônio Goulão. Em 1823, encontram-se referências à presença da imagem na Capela da Fazenda do Padre Corrêa, para onde acorriam inúmeros devotos. Entre estes estavam incluídos dom Pedro I e família que, ao hospedarem-se na fazenda, costumavam assistir aos serviços religiosos. Essa crescente devoção levou à construção de uma igreja maior em terreno próprio. A pedra fundamental da igreja foi lançada em 17 de agosto de 1930, sendo concluída em 1933.

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Visitação: diariamente, 6h30 às 17h; quinta-feira, 6h30 às 16h.
Telefone: (24) 2242-1073
Praça da Inconfidência s/n – Centro Histórico
Veja no Mapa

A primeira Capela de Nossa Senhora do Rosário foi inaugurada em 3 de maio de 1883, construída em parte com doações coletadas por ex-escravos. Em 1953, devido aos efeitos do tempo na antiga capela, Monsenhor Gentil encomendou a construção de uma nova igreja, e de modo a não interromper as atividades religiosas, a primitiva capela foi mantida enquanto a nova igreja foi construída ao redor. Durante a construção, em 1956, surgiu uma nascente de água, que foi nomeada Fonte da Virgem, localizada atualmente dentro da Escola Monsenhor Gentil, ao lado da igreja. Foi inaugurada em 1958. Os sinos vieram da Catedral São Pedro de Alcântara.

MESQUITA MUÇULMANA BAITUL AWAL

MESQUITA MUÇULMANA BAITUL AWAL

Visitação: Agendamento prévio.
Telefone: (24) 99906-0929
Ingressos: Entrada Franca
Estrada da Saudade, 215 - Estrada da Saudade
Veja no Mapa

A Comunidade Ahmadia é uma vertente do Islamismo no Brasil. A Mesquita Muçulmana Baitul Awal foi construída em 2016, com a doação de um único muçulmano, podemos conhecer mais e melhor a cultura, hábitos e a religiosidade desse povo.

MOSTEIRO DA VIRGEM - IGREJA CONSAGRADA IMACULADA CONCEIÇÃO

Visitação: ABERTO
Missas:diariamente às 7h
Telefone: (24) 2242-2394 / 2242-2286
Av. Ipiranga, 555 - Centro Histórico
Veja no Mapa

Venda de velas, bicoitos bricelet, sorvete artesanal e outros produtos produzidos pelas irmãs. Aceitam: cartão, dinheiro e PIX

Desde 1937, abrigando uma comunidade contemplativa de Beneditinas, a igreja Consagrada à Imaculada Conceição foi inaugurada em 1989. Projetada pelo arquiteto e artista sacro Cláudio Pastro, em estilo moderno, tem como destaques: o painel representando Jesus Cristo Glorioso; uma rara imagem da Virgem Maria grávida; a “Menorah”, candelabro de bronze com sete braços - típico das Sinagogas, representando a plenitude; o coro monástico e uma capela que abriga o Santíssimo Sacramento. O canto gregoriano das missas e os famosos bricelets, deliciosos biscoitos suíços, fabricados pelas monjas, atraem dezenas de fiéis. Diariamente acontecem missas e orações abertas ao público. É necessário apenas solicitar a entrada pela portaria que permanece fechada.

Ordem Religiosa do Carmelo de São José

Visitação: mediante agendamento
Avenida Barão do Rio Branco, 1.164, Centro
Entrada franca
Telefone: (24) 2242-3434
Veja no Mapa

O prédio, de 1917, abriga um mosteiro de clausura absoluta. É o único endereço no mundo que conta com uma imagem de Nossa Senhora da Saudade. O local recebe missas diariamente, às 18h de segunda a sexta-feira e às 8h nos sábados e domingos.

SANTUÁRIO VALE DO AMOR

Visitação: Segunda a domingo, de 8h às 17h.
Telefone: (24) 988010310 (whatsapp)
Ingressos: gendamento prévio para grupos. Segunda a sexta: R$20,00 (para todos). Sábado, domingo e feriados: R$40,00 (inteira), com cashback para consumo interno. R$ 20,00 (meia entrada). Crianças até 05 anos não pagam. Meia entrada: estudantes, jovens até 21 anos, acima de 60 anos, pessoas com deficiência física, professores de rede pública. Estrada do Mata Cavalo, s/nº - Fazenda Inglesa @santuariovaledoamor
Veja no Mapa

É um santuário ao ar livre, em meio a Mata Atlântica e as montanhas de Petrópolis. Local de contemplação que abrange várias religiões, um grande jardim com estátuas e mensagens reflexivas, dividido em vários espaços que podem ser utilizados para práticas de meditação, yoga, danças sagradas, tai chi chuan, terapias integrativas, entre outras atividades.

TRONO DE FÁTIMA - CAPELA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Missas: Domingo às 15h.
Visitação: sábado e domingo, 9h às 18h.
Telefone: (24) 2242-0313
Rua Bispo Dom José, s/nº – Valparaíso (acesso para carros e vans pela Rua Monsenhor Bacelar, e para ônibus pela Rua Padre Moreira)
Veja no Mapa

Mantido pela Congregação Mariana, possui uma imponente imagem de Nossa Senhora de Fátima de 7 metros de altura, sob a qual se encontra uma Capela, no subsolo. O conjunto está envolto por sete colunas que representam os dons do Espírito Santo – Temor a Deus, Piedade, Ciência, Fortaleza, Conselho, Inteligência e Sabedoria. Possui mirante que possibilita uma visão incrível da paisagem da cidade.


Caminho do Rosário
Oração do Terço saindo às 19h do Teatro Mariano (ou 19h30 na capelinha caso haja chuva), seguida da Missa no Trono de Fátima (devoção mensal do dia 13) Compromissos permanentes: Rosário todos os sábados às 16h, Terço e Missa todo dia 13

TEMPLOS
MONUMENTOS