Sistema Integrado de Administração Municipal

Imprimir

A Prefeitura de Petrópolis lança em março o SIAMWEB, um Sistema Integrado de Administração Municipal que vai facilitar o dia-a-dia do cidadão e permitir o acompanhamento pela internet de processos e requerimentos, inclusive os despachos administrativos.  Quem não tem acesso à rede mundial de computadores poderá utilizar os quiosques de auto-atendimento instalados em oito pontos da cidade.

“O novo sistema tira a Prefeitura de um atraso tecnológico de mais de 20 anos, garante uma grande economia de recursos e dá um passo rumo à modernidade. Entramos no século 21 conectados com o mundo da informação eletrônica. Demos um grande salto de qualidade em relação ao gerenciamento do serviço público municipal, isso faz que tenhamos uma maior eficiência e transparência da máquina administrativa”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Agora qualquer solicitação ao Protocolo Geral e aos protocolos das secretarias de Obras e Fazenda vão ter o acompanhamento pelo site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Este é o projeto governo eletrônico (e-gov) da Prefeitura de Petrópolis, que garante conectividade entre os órgãos municipais e irá permitir o sucesso do sistema. Para isso, a Prefeitura instalou mais de 400 pontos ativos com terminais de computador.

O SIAMWEB começará com o funcionamento da gestão administrativa que vai envolver os setores: financeiro, tributário e patrimonial da Prefeitura. O cidadão terá acesso a informações desde 1991, todo os processos e requerimentos já estão no banco de dados do governo municipal. Já os despachos administrativos só vão estar disponíveis para os processos protocolados a partir de 2005.

“Este acesso dá mais facilidade ao cidadão e nos coloca na frente em relação a outros municípios, aqui estamos começando do zero. Em nenhuma outra cidade em nosso estado tem a abrangência do sistema que estamos implantando em Petrópolis”, disse Maria Cristina Franca Melo, diretora do Departamento de Tecnologia e Informação da Secretaria de Planejamento.

O Sistema Integrado de Administração Municipal vai se somar a outros que já são oferecidos pelo governo municipal como o Alvará Digital, segunda via do carnê do IPTU e a realização da pré-matrícula para as escolas municipais. O SIAMWEB fortalece a capacidade gerencial, normativa, operacional e tecnológica de serviços sociais prestados pelo poder público municipal. O novo banco de dados reúne em um único local todos os processos que tramitam em 13 órgãos municipais.

No Centro Histórico toda a rede está interligada por meio de cabos de fibra ótica, o que facilitou a instalação de uma intranet – rede interna de comunicação de dados – que garante a operação do novo sistema. Cada secretaria tem um servidor que está interligado com o novo Centro de Processamento de Dados, que passou recentemente por obras de adaptação.

iptu 2014

Geo Serviços

Formulário para Autorização de Empenhamento

Calendário

Outubro 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6