Profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus no Hospital Municipal Nelson Sá Earp foram os primeiros a serem vacinados nesta quarta-feira (20). Equipes de enfermagem, sob a coordenação da Epidemiologia do município, se deslocaram até o HMNSE para o trabalho de imunização. No primeiro dia de vacinação em Petrópolis, idosos residentes em duas instituições de longa permanência também foram vacinados.

Neste primeiro dia, 196 pessoas foram vacinadas. No HMNSE, a primeira delas foi a auxiliar de enfermagem Márcia Hilário Machado, 49 anos, que há 15 anos é servidora pública. “Estou muito emocionada. Passamos um ano sofrendo com a perda de pacientes e a vacina é a nossa esperança”, declarou a servidora.

A farmacêutica Ana Beatriz Moscoso também foi uma das imunizadas no hospital. Ela conta que, atuando no hospital, na UPA Centro e no ponto de apoio, tomou todos os cuidados para não se contaminar e não levar o vírus para dentro de casa. “Estávamos esperando pela vacina há muito tempo e, com a vacina, terei mais tranquilidade para continuar atuando”.

A vacinação também aconteceu na Bougainville Residência Geriátrica e no Lar Nossa Senhora Aparecida. As equipes da Vigilância Epidemiológica estão fazendo o transporte das vacinas até as unidades com apoio da Polícia Militar. Está sendo feita uma triagem rigorosa dos profissionais para que a aplicação da vacina seja realizada, neste momento, para os que estão realmente atuando no combate à Covid-19. 

O Secretário de Saúde acompanhou a vacinação e contou que a estimativa é aplicar as 4.905 doses recebidas em até duas semanas. O secretário ainda ressaltou que, mesmo com a chegada da vacina, ainda é fundamental manter todos os cuidados recomendados, como evitar aglomerações, usar máscaras e higienizar sempre as mãos.

A Prefeitura está apertando ainda mais o cerco a estabelecimentos que estão desrespeitando as regras de combate à Covid-19. Depois de receberem orientação, aqueles que continuarem infringindo a legislação serão multados. No mês de janeiro, os fiscais já estiveram em 44 estabelecimentos comerciais orientando sobre as medidas preventivas contra a disseminação da doença. O cidadão pode denunciar aglomerações, falta de termômetro digital para checagem de temperatura, clientes ou funcionários sem máscara e falta de álcool em gel, pelo telefone 2246-9209 (Vigilância Sanitária), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As fiscalizações são feitas sempre pela Vigilância Sanitária, com apoio da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Posturas, Guarda Civil e, no caso do Choque de Ordem, da Polícia Militar. Nos fins de semana, os fiscais percorrem os pontos com mais denúncias de aglomerações, como a Rua 13 de Maio e Praça da Liberdade. 

O governo municipal reforça a importância de cada pessoa continuar se prevenindo para que a doença continue sendo controlada em Petrópolis. Isso inclui o uso de máscaras, sair de casa só em caso de necessidade e manter o distanciamento.

Amanhã (21.01) será divulgado o resultado da pré-matrícula da rede municipal de Educação, no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) com o nome dos estudantes e as escolas onde deverão ser matriculados. Foram feitas 1.397 inscrições para o ingresso de novos alunos nas unidades escolares no ano letivo de 2021.

Após a divulgação do resultado, os pais e responsáveis deverão entrar em contato com o Departamento de Matrículas para confirmar a inscrição. O agendamento deverá ocorrer, preferencialmente, pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Outro sistema disponibilizado pela Secretaria de Educação é o whatsapp. O número, disponível a partir do dia 21 de janeiro, somente para atender dentro do horário comercial, é o 2246-8685. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone: 2246-8683.

Desde agosto de 2020 mais 260 novas matriculas foram feitas - oriundas tanto da rede particular quanto de alunos que vieram de outros municípios. O somatório chega a 1.657 novas matriculas nesse período entre agosto e janeiro de 2021. Já durante a pré-matrícula 2019 para 2020 foram registradas 1.516 novas inscrições

Vale salientar que, para a efetivação das matrículas deverão ser enviados por e-mail – ou entregues durante o atendimento presencial em último caso – dependendo do agendamento que for feito, as seguintes cópias: Certidão de Nascimento do aluno, declaração escolar e CPF dos responsáveis. O início do calendário escolar está previsto para o dia 4 de fevereiro.

A Prefeitura de Petrópolis anunciou nesta quarta-feira (20.01) que os valores referentes ao Cartão Imperial estão disponíveis para as famílias cadastradas, que recebem mensalmente o recurso de R$ 70. O auxílio é direcionado para pessoas que comprovem viver em situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou nutricional. Ao todo mais de quatro mil famílias garantem o acesso ao Cartão Imperial.

Vale destacar que os beneficiários do Cartão Imperial podem adquirir os alimentos em mais de 170 estabelecimentos comerciais cadastrados pela Prefeitura. O subsídio também é direcionado as famílias que possuem integrantes com deficiência ou portadores de doenças crônicas.

Petrópolis recebeu nesta terça-feira (19) as primeiras 4.905 doses da vacina contra o coronavírus. O imunizante chegou à cidade perto das 15h30, em um helicóptero da Polícia Militar, que pousou no Petropolitano Football Club, no Valparaíso. As caixas com as vacinas foram entregues pelos tripulantes diretamente ao prefeito interino e ao secretário municipal de Saúde. Uma hora depois, no Trono de Fátima, os dois primeiros moradores de Petrópolis foram imunizados: a auxiliar de enfermagem do Hospital Municipal Nelson Sá Earp (HMNSE), Maria de Fátima dos Passos, e o aposentado Mario Cezar Wendling Nobis, residente no Lar Nossa Senhora Aparecida.

Assim que chegaram, as doses entregues pelo Governo do Estado seguiram com escolta policial para serem armazenadas em câmaras frigorífica com temperatura entre 2° até 8° graus, obedecendo os critérios do fabricante. Em seguida, os dois primeiros moradores de Petrópolis foram vacinados no Trono de Fátima. O aposentado Mario Cezar, de 76 anos, que foi o primeiro a ser vacinado, lembrou da importância do engajamento de todos: “Este ato simbólico é muito importante para incentivar as pessoas a se protegerem e seguirem as normas. As pessoas precisam se engajar porque é a vida de todo mundo que está em jogo”.

A auxiliar de enfermagem Maria de Fátima, que tem 57 anos e atua há 14 anos no HMNSE, foi a segunda a ser vacinada na cidade. “Estou muito emocionada. Agradeço a Deus e a Nossa Senhora de Fátima. É uma honra ter participado deste momento. A luta foi grande e vai continuar. A chegada da vacina é uma esperança, mas é preciso continuar tendo cuidado”, disse.

Esta primeira remessa enviada a Petrópolis vai garantir, conforme recomendação do Ministério da Saúde, a imunização dos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, idosos com mais de 60 anos residentes em instituições de longa permanência e deficientes maiores de 18 anos que vivem em residências inclusivas.

Trabalho vai lembrar as vítimas da covid-19

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e a equipe do projeto Cílios D'Água, fez, hoje, o plantio das primeiras 40 mudas de árvores de um projeto ambiental, além de estimular a conscientização sobre a importância da preservação e do reflorestamento, como memória aos moradores de Petrópolis que não resistiram à Covid-19. O trabalho começou às margens do Rio Piabanha, na Duarte da Silveira, e contou com a presença do prefeito interino e de representantes Projeto Água e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O primeiro homenageado pelas equipes foi Paulo Leite, que faleceu em setembro do ano passado vítima da Covid-19. Ele era funcionário da secretaria de Meio Ambiente. Paulo foi um dos fundadores do Comitê Piabanha e um grande defensor das causas ambientais e dos direitos humanos, como explica lembra a esposa dele, Adriana Hutter de Souza Leite.

"Apesar de todo o momento de dor, de perda, é um conforto para nós da família. Temos uma gratidão enorme pelo que ele deixou para a cidade. Ele não lutava apenas pelo Meio Ambiente, mas também pelos direitos humanos. Sempre pensou no outro, buscando um mundo melhor", disse Adriana, emocionada, ressaltando, ainda, o orgulho que os filhos sentem pela luta dele.

"Meu pai sempre lutou pelas águas, pela natureza, por isso ele participava de todas as unidades de conservação da cidade. Ele deixou um legado para a nossa família. Esperamos que com essa ação a gente consiga deixar um grande exemplo para as próximas gerações, como ele fez pela gente. Estou muito emocionado com esse momento", contou Cainã Hutter, filho de Paulo Leite, que estuda Biologia e faz parte do projeto Cílios D'Água.

O plantio será realizado ao longo da extensão do Rio Piabanha que abrange Petrópolis. Segundo Luiz Salgueiro, idealizador do projeto Cílios D'Água, é necessário envolver a população para que ela cuide dos locais após o plantio das mudas. “O envolvimento das pessoas é fundamental. Não é só chegar e plantar. Existe um cuidado após o plantio e a gente precisa que os vizinhos, os moradores dos locais, nos apoiem neste sentido”, disse.

A ideia de convidar o Projeto Água e o Inea para a atividade partiu do secretário de Meio Ambiente.


A Prefeitura reuniu na manhã desta segunda-feira (18), no Parque Municipal de Itaipava, um grupo de empresários e representantes da sociedade civil para debater maneiras de incrementar o turismo na região. Ao lado de parte do secretariado que acompanhou o encontro, o prefeito interino pediu diálogo aberto aos presentes para encontrar soluções que contribuam para a expansão de um dos pilares da economia local.

A fim de consolidar uma política para o setor, o prefeito defendeu um amplo debate com a sociedade civil organizada para ajudar a estruturar o turismo municipal. Ele disse que é fundamental explorar diferentes formas de atrair mais visitantes para que Petrópolis aqueça a rede hoteleira e gastronômica da região, de acordo com o perfil de cada localidade.

O coordenador e idealizador do encontro com os empresários, o presidente do Turispetro, destacou que a intenção do governo é fortalecer Petrópolis como destino, estimulando vertentes que atraiam turistas também durante a semana.

Estavam acompanhado a reunião os secretários de Obras, Desenvolvimento Econômico, Instituto de Cultura e Esporte, Comdep, CPTrans e Serviço, Segurança e Ordem Pública.

Resultado final será publicado no site da prefeitura no dia 21 de janeiro

O sistema de pré-matrícula da rede municipal de Educação recebeu 1.397 inscrições. Esse é o número de alunos que ingressarão em uma das escolas da rede nesse ano. O resultado final, com os nomes dos estudantes e as escolas onde deverão ser matriculados, será disponibilizado no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) no dia 21 de janeiro.

Tão logo aconteça a divulgação final dos resultados, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com o Departamento de Matrículas para efetivar a inscrição. Preferencialmente, o agendamento poderá ser feito pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Outro sistema de confirmação será pelo whatsapp: um número também será disponibilizado – em horário comercial – para a efetivação da matrícula e envio dos documentos necessários. Nesse caso, o responsável poderá entrar em contato (a partir do dia 21 de janeiro) pelo número 2246-8685. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone 2246-8683.

Vale salientar que, para a efetivação das matrículas deverão ser enviados por e-mail – ou entregues durante o atendimento presencial em último caso – dependendo do agendamento que for feito, as seguintes cópias:

*Certidão de Nascimento do aluno;

*Declaração escolar;

*CPF dos responsáveis;

Calendário escolar: 4 de fevereiro

Cartão Merenda Certa será recarregado em fevereiro

O Cartão Imperial, programa social municipal que garante complemento de renda para compra de alimentos a famílias em situação de risco social na cidade, terá os valores depositados nesta semana. A Prefeitura trabalha para garantir os recursos o mais rapidamente possível, assegurando o benefício aos cadastrados no programa. O auxílio mensal é de R$ 70.

O Cartão Imperial é voltado para a compra de alimentos em estabelecimentos conveniados. O benefício é concedido a quase 4 mil famílias, que contam com a contribuição do programa social para complementar seu sustento. Todas as famílias cadastradas no programa estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Merenda Certa

O governo municipal também confirmou que o Cartão Merenda Certa voltará a ser recarregado em fevereiro. A informação é da secretária Municipal de Educação, Márcia Palma, que lembrou que, legalmente, o benefício não pode ser concedido em janeiro, por ser período de férias, segundo o calendário escolar.

Sabendo da importância do programa como auxílio no reforço alimentar das crianças que estão fora do ambiente escolar devido à pandemia, o governo municipal está agilizando todos os trâmites necessários para garantir a formalização da administração do Cartão Merenda por empresa do ramo, o que garantirá que a recarga do cartão volte a ser feita já em fevereiro.



Servidores das secretarias e autarquias de economia mista participaram, na manhã desta segunda-feira (18.01), na Sala dos Conselhos, de uma capacitação voltada para a formação de agentes de convênios.

O objetivo é qualificar os funcionários para que sejam a interface entre as secretarias e a Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE), que concentra todos os projetos e convênios do governo municipal. Foi apresentado um manual de gestão de convênios e congêneres, além do exercício financeiro de 2021.

Com esta capacitação, os servidores estarão aptos a atuar como agente de convênios fazendo a ponte com a CPGE. A ideia é captar recursos para o município, o que possibilita maior capacidade de investimento. Os convênios funcionam como reforço no orçamento municipal.

Foram entregues também aos participantes matérias de orientação, como o Manual de Gestão de Convênios e Projetos da Prefeitura, o Manual de Programas da União, além do anexo com a Portaria Interministerial nº 424/2016.
Pagina 1 de 1507

Notícias por data

« Janeiro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

turispetro

iluminacao

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo