Aquisição de estação meteorológica na pauta do Conselho de Proteção e Defesa Civil
Fórum de debates sobre políticas públicas teve quinta reunião na quarta-feira (22)
A aquisição de cinco estações meteorológicas – conjuntos de sensores capazes de medir dados como temperatura, umidade e vento na localidade em que for instalado – foi o principal tema da quinta reunião do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, nesta quarta-feira (22). O encontro contou com a presença de integrantes da secretaria e representantes da sociedade civil, que tomaram conhecimento e aprovaram os novos projetos para a pasta.
O orçamento para a aquisição das estações foi apresentado e aprovado pelos presentes. Uma estação será implantada por distrito. Desta forma, será possível gerar dados importantes para monitorar a previsão do tempo e adotar novos protocolos. “A participação popular é uma bandeira histórica nossa e não poderia ser diferente em uma área tão importante como a Defesa Civil”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
A meteorologista da Defesa Civil Giselle Petrungaro, disse que, através destas estações meteorológicas será possível acompanhar dados como temperatura, umidade e vento de forma segmentada por distritos. “Estes são dados importantes para que a equipe técnica exerça o seu papel com maior assertividade, uma vez que precisamos destes registros para o monitoramento das condições do tempo, e além disso, estes recursos contribuem para o aprimoramento de novos protocolos”, disse.
O presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil e secretário da pasta, tenente-coronel Gil Kempers, destacou a importância do investimento. “Estamos dando passos importantes para que possamos ter celeridade no processo da tomada de decisões em prol de salvaguardar vidas e os bens dos moradores”, afirmou.
Além das estações meteorológicas, também foram apresentadas propostas para a montagem e aquisição do kit de combate à incêndio florestal e a iniciativa “Construindo Cidades Resilientes” para a inclusão do Grupo de Trabalho de Câmaras Técnicas, utilizando o Conselho Municipal de Defesa Civil como órgão de monitoramento e avaliação do Plano de Resiliência local. Durante a reunião também foi apresentada a proposta do ScoreCard, que é uma ferramenta criada para coleta e análise de dados e visa a elaboração do Plano de Resiliência no município.
Petrópolis recebe lote de vacinas contra a monkeypox
Imunizante será aplicado em grupo específico seguindo a orientação do Ministério da Saúde
Petrópolis recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), um lote de vacinas contra a monkeypox. O imunizante será destinado a um público específico que deverá tomar duas doses com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação. As doses serão aplicadas mediante agendamento que deve ser feito na Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, na Rua Dr. Sá Earp, 433, de 9h às 16h.
A aplicação da dose será marcada pela equipe de imunobiológicos especiais da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde. Para receber o imunizante, além do laudo médico, o cidadão deverá apresentar o CPF e o Cartão de Vacinas.
“Recebemos as doses e estamos seguindo as orientações do Ministério da Saúde sobre o público alvo. O objetivo da vacinação é a proteção das pessoas com maior risco de evolução da doença para as suas formas mais graves”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, poderão ser vacinadas pessoas que vivem com o HIV/aids: homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.
“Importante lembrar que a vacina não pode ser administrada simultaneamente a outros tipos de imunizantes. São necessários 30 dias de intervalo”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
Quem pode se vacinar?
●PRÉ-EXPOSIÇÃO:
•Pessoas vivendo com HIV/AIDS, sendo homens cisgênero, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos e com status imunológico menor que 200 células nos últimos 6 meses;
•Profissional de laboratório que trabalha diretamente com Orthopoxvírus em laboratório com nível de biossegurança 3 e de 18 a 49 anos de idade.
●PÓS-EXPOSIÇÃO:
•Pessoas que tiveram contato direto com fluídos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da OMS.
Petrópolis é uma das cidades históricas mais recomendadas por viajantes brasileiros
O levantamento foi feito pelo site de reservas Booking.com
Visitar lugares históricos é uma das maiores motivações para viajantes brasileiros. Uma pesquisa feita pelo site de reservas Booking.com, mostra que 77% das pessoas que viajam dentro do país buscam cidades históricas, que preservam a cultura, costumes, arquitetura e a gastronomia. Dentro deste cenário, a plataforma fez um levantamento com os destinos históricos mais relevantes e recomendados por viajantes brasileiros e Petrópolis está entre as seis cidades mais citadas.
“Petrópolis é uma cidade realmente encantadora por sua história. Trabalhamos para que ela seja preservada, seja por meio dos Museus, dos conjuntos arquitetônicos e gastronomia, mas também em aprimorar o nosso turismo para receber cada vez melhor os turistas e visitantes”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
A história conta que bastou uma noite para Dom Pedro I se encantar pela exuberância e clima ameno da então Fazenda do Padre Correia, onde pernoitou durante uma viagem pelo Caminho do Ouro, que o levaria às Minas Gerais, no início do século XIX. O seu interesse pelo local foi tanto que anos depois adquiriu a Fazenda do Córrego Seco, onde toda a história de Petrópolis começou. A cidade foi fundada em 16 de março de 1843, completando 180 anos em 2023. Com a abdicação do trono e a morte de d. Pedro I, em 1834, d. Pedro II herda as terras e com ajuda do mordomo da Casa Imperial, Paulo Barbosa da Silva, consegue dar prosseguimento aos planos de pai e construir o Palácio de Verão, que por décadas foi a casa de veraneio da família imperial e onde hoje funciona o Museu Imperial.
“Toda essa história e tudo o que foi construído ao longo dos anos a partir deste encantamento de D. Pedro I está aqui. Petrópolis é linda. Além da arquitetura, das belezas naturais, temos ainda muitos outros atrativos e uma rede hoteleira espetacular, que atraem turistas de todos os cantos. Ficamos felizes em sermos citados e estarmos nesta lista ao lado de outros lindos destinos do nosso país”, ressaltou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.
Petrópolis ficou em terceiro lugar no ranking das mais citadas. Em primeiro lugar está Paraty, no Rio de Janeiro, seguida de Salvador. Depois a lista segue com Ouro Preto e Tiradentes, em Minas Gerais. A pesquisa foi encomendada pela Booking.com e realizada de forma independente com 48.413 entrevistados. Para participar, era necessário ter 18 anos ou mais e ter viajado, pelo menos uma vez, a trabalho ou lazer nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem.
Novo espaço do Centro de Especialidades Maria Célia Machado oficialmente inaugurado pela Prefeitura
O prefeito Rubens Bomtempo entregou, na manhã desta quarta-feira (22), as novas instalações do Centro de Especialidades Maria Célia Machado que, há cerca de um ano, funcionava de forma contingenciada no Centro de Saúde Coletiva. O novo espaço, mais amplo e confortável, fica na Rua Saldanha Marinho, 280 e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
"Os atendimentos já estavam acontecendo nesse novo espaço há cerca de um mês e, apenas nesse período, as equipes de profissionais conseguiram dobrar o número de consultas que passaram de duas mil para quatro mil. Nesse local, além de recebermos melhor nossos pacientes, também estamos oferecendo um espaço mais adequado e confortável para os profissionais. Isso reflete na qualidade do atendimento ofertado a nossa população", frisa o prefeito Rubens Bomtempo.
Atualmente, o local conta com equipes de especialistas como alergologia, angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinilogia, fisiatria, gastroenterologia, hepatologia, nefrologia, neuropediatria, otorrinolaringologia e pneumologia. “Com a transferência do centro de especialidades para este novo endereço, conseguimos dar um atendimento de excelência, com acessibilidade aos usuários com rampa de acesso a cadeirantes, banheiros para portadores de necessidades especiais e ampliação das salas de espera”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
Os vereadores Marcelo Chitão e Domingos Protetor, assim como a superintendente de Atenção à Saúde, Cláudia Respeita, também participaram do evento, assim como o vice-prefeito Paulo Mustrangi. “Sem dúvida, está é mais uma vitória. Nossos equipamentos de saúde estão sendo recuperados. O desafio é grande, mas com determinação é fico está sendo possível oferecer um atendimento de qualidade para a nossa população. Agradecemos a toda equipe da Secretaria de Saúde por todo esforço para oferecer o melhor para os petropolitanos”, disse Mustrangi.
Ainda no Centro de Especialidade, são ofertados exames eletrocardiográficos, riscos cirúrgicos, além de testes alérgicos e vacinas antialérgicas, serviço inédito no país. “Neste momento, estamos trabalhando para implantação de serviço de assistência à saúde do homem, apoio aos pacientes hipertensos e diabéticos, além de estarmos implantando uma equipe com enfermeiros e médico nutrólogo para atuar junto com nossos endocrinologistas”, detalha a coordenadora geral de média complexidade, Márcia Tânia Nascimento Silva.
Vacinação com a bivalente da Pfizer é ampliada para todo o grupo prioritário em Petrópolis
A aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 já está disponível para todo o público prioritário. Pessoas acima de 60 anos, imunocomprometidos maiores de 12 anos, quilombolas, pessoas maiores de 12 anos vivendo em Instituições de longa permanência, assim como gestantes e puérperas, já podem procurar um dos nove postos disponibilizados pela Prefeitura, para receber sua dose.
Nesse grupo, segundo o prefeito Rubens Bomtempo, também estão incluídos trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), população privada de Liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade, também já devem se imunizar.
A aplicação da vacina bivalente da Pfizer foi iniciada, em Petrópolis, no dia 27 de fevereiro e até a manhã desta quinta-feira, (23), 13.190 pessoas haviam recebido o imunizante. “Esse grupo prioritário é de pouco mais de 89,8 mil pessoas, ou seja, a procura ainda é considerada baixa. É fundamental que essas pessoas completem o esquema vacinal para garantir a proteção. Os índices da doença na nossa cidade é mínimo, porém, não podemos relaxar”, frisa Bomtempo.
O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, destaca que, neste momento, existem 311 casos ativos da doença, em Petrópolis. Destes, apenas oito precisaram de internação clínica. “Porém, os leitos de UTI estão zerados. Devemos esses índices a vacinação e a nossa população entendeu a importância de se imunizar. É extremamente importante que esse grupo prioritário compareça aos postos”, completa o secretário.
Para receber a vacina, não é necessário agendamento. No caso dos acamados, no entanto, os responsáveis deverão fazer o cadastro na unidade de saúde mais próxima de sua casa.
Confira os postos:
Centro de Saúde Coletiva
Segunda e quarta - das 8h30 às 19h30 e das 17h às 19h30
Terça, quinta e sexta - das 8h30 às 16h30
Centro de Saúde do Itamarati
Quarta e sexta - das 8h30 às 19h30
Segunda, terça e quinta - das 8h30 às 16h30
UBS Quitandinha e UBS Itaipava
Terça e quinta - das 8h30 às 19h30
Segunda, quarta e sexta - das 8h30 às 16h30
PSF Posse e PSF Menino Jesus de Praga
Segunda a sexta - 8h às 16h
UBS Morin
Segunda a sexta- 8h30 às 16h30
UBS Alto Independência
Segunda a sexta - 8h30 às 16h30
UBS Araras
Segunda a sexta - 7h30 às 15h30
Cerimônia oficializa mudança no secretariado
A Prefeitura realizou, no fim da tarde de terça-feira (21), no novo Centro Administrativo Frei Antônio Moser, no Alto da Serra, uma cerimônia para oficializar a mudança no secretariado.
Conforme anunciado na véspera, Marcelo Soares deixa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para se dedicar à família e a projetos pessoais. Ele seguirá como conselheiro do Instituto Philippe Guédon, instituição da sociedade civil. No lugar de Soares, assume Thiago Damaceno, até então coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica. Já para o lugar de Damaceno, o servidor Felippe Augusto Rocha.
Na cerimônia, homenagens ao Marcelo Soares e boas-vindas aos novos secretários. Participaram: o prefeito Rubens Bomtempo; o secretariado; os servidores das 6 pastas que funcionam no novo Centro Administrativo Frei Antônio Moser, inaugurado no último dia 15; e a família de Marcelo Soares.
Declarações
Prefeito Rubens Bomtempo
“Ainda bem que você (Marcelo) ficou no governo até o dia de hoje, para que ficasse registrado na placa de inauguração do Centro Administrativo o seu nome, para a gente se lembrar da sua passagem pelo governo em um momento tão importante da reorganização da administração pública municipal”.
“O Thiago Damaceno foi vereador por 2 mandatos, conhece orçamento, gestão, Plano Diretor. Vem para somar”.
“Com relação ao Felippe, é uma aposta no servidor da cidade. Ele é produto de tudo o que foi gestado pelo serviço público municipal. É um técnico competente, capacitado para dar uma contribuição ainda maior do que ele já dava”.
Marcelo Soares
“Fui muito feliz na Prefeitura. Eu já admirava a administração pública. Agora eu admiro ainda mais. De dentro, eu vi que a imensa maioria é de gente trabalhadora, competente, comprometida em fazer as coisas pela cidade. Vou continuar no governo (contribuindo com a Prefeitura por meio do Instituto Philippe Guédon), pelo Rubens, pela Lu e pela cidade. Vou dar essa parada, diminuir um pouco a minha agenda, e eles (netos de Marcelo presentes no evento) são o grande motivo”.
Thiago Damaceno
“O prefeito Rubens Bomtempo tem essa característica de, nos seus mandatos, trazer novas pessoas para o quadro da política. Sabemos o quanto isso é necessário e difícil. É muito importante para a cidade, para a Prefeitura”.
Felippe Augusto Rocha
“Muito orgulho de chegar até aqui, com 18 anos de Prefeitura, de estagiário a secretário, subindo de degrau a degrau. Aprendi muito com vocês (servidores) e vou continuar aprendendo, desenvolvendo as políticas que o Thiago Damaceno já vinha desenvolvendo”.
Prefeitura regulamenta lei do 1/3 para planejamento dos professores
O prefeito Rubens Bomtempo sancionou a regulamentação da lei municipal que estabelece a carga horária (1/3) dos professores para planejamento das aulas. O texto foi publicado no Diário Oficial (D.O.) do dia 14 deste mês e está disponível no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).
“A regulamentação da lei era importante para permitir a organização dos professores dentro do ambiente escolar. A mudança na educação pública que queremos passa também pela valorização dos profissionais”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, citando a formação de lideranças em parceria com o Centro Lemann, que conta com a participação de 188 diretores e diretoras da rede municipal. “Este ano já conseguimos quadruplicar o valor per capita do PGDREM e fizemos repasses extras para as escolas realizarem intervenções”, lembrou o prefeito.
De acordo com o texto, a composição da jornada de trabalho dos professores terá o limite máximo de 2/3 da carga horária, para o desempenho das atividades de interação com os estudantes. O decreto estabelece ainda que o servidor com jornada de trabalho é de 20 horas semanais, passa a ter sua carga horária organizada da seguinte forma: 12 horas-aula de efetiva interação com os educandos; quatro horas de ações pedagógicas coletivas formativas e quatro horas de ações pedagógicas individuais.
Além disso, o texto determina ainda que o servidor docente deverá cumprir 16 horas de trabalho na unidade escolar em efetivo exercício, sendo 12 horas-aula de interação com os educandos, quatro horas de ações pedagógicas coletivas obrigatórias semanais e quatro horas de ações pedagógicas individuais em ambiente de escolha e preferência do servidor público municipal.
“Essa era uma antiga reivindicação dos servidores e que junto com uma série de ações de valorização dos profissionais estamos conseguindo atender. Esse tempo de planejamento garante aos professores o tempo para estudar e oferecer assim uma educação de qualidade. Nosso compromisso e meta é transformar a educação pública da nossa cidade”, concluiu a secretária de Educação, Adriana de Paula.
Veículo fura operação da CPTrans e do Detro e acaba batendo em outro automóvel na fuga
Durante uma operação da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), na tarde desta terça-feira (21), para coibir o transporte irregular de passageiros, um homem fugiu da abordagem e acabou colidindo com outro automóvel na fuga. A ação aconteceu no Meio da Serra.
Ninguém se feriu no acidente, que aconteceu próximo a localidade da Lopes Trovão. O homem, que não é de Petrópolis, foi levado para a Delegacia de Polícia. O veículo foi apreendido e levado para o pátio do Detro, no Rio de Janeiro.
Segundo grupo de novos servidores da Educação participa de cerimônia de boas-vindas
Até o fim deste mês, os 506 convocados já estarão nas salas de aula
A Prefeitura realizou na manhã desta terça-feira (21), uma solenidade de boas-vindas ao segundo grupo de novos servidores municipais da Educação. Os 185 professores do Ensino Fundamental I e II da primeira e segunda região participaram da cerimônia, que aconteceu no Instituto Teológico Franciscano (ITF). O prefeito Rubens Bomtempo, o vice-prefeito Paulo Mustrangi, a secretária de Educação, Adriana de Paula e o secretário de Administração e Recursos Humanos Ramon Mello participaram da solenidade.
“Temos um desafio que é transformar a educação da nossa cidade e para isso acontecer depende de cada um de nós. Precisamos fazer com que trabalhemos em rede novamente. Vamos trabalhar muito pela busca da equidade da educação, respeitando as diferenças”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Até o final deste mês, os 506 convocados no concurso público – professores e educadores infantis - já estarão atuando nas salas de aula da rede municipal de ensino. “A realização do concurso foi um compromisso assumido e realizado em tempo recorde, cinco meses, em um esforço conjunto das secretarias de Educação e da Administração”, comentou o secretário de Administração e Recursos Humanos Ramon Mello.
A secretária de Educação, Adriana de Paula lembrou que este foi o governo que mais realizou concursos públicos. “É um governo que elege a educação como prioridade”, frisou a secretária. “É bom poder receber esse grupo de colegas de trabalho que vão somar junto conosco para tocar a educação do nosso município”, acrescentou Adriana de Paula.
A cerimônia de boas-vindas aos novos servidores contou também com palestras sobre Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador. “Viva a educação que transforma e abre portas, e que acima de tudo valoriza o servidor”, ressaltou o vice-prefeito Paulo Mustrangi.
Prefeitura denuncia furto dos assentos sanitários dos banheiros e atos de vandalismo nos terminais
prejuízo é superior a R$ 1 mil com a troca dos itens vandalizados
Em menos de quatro meses, os banheiros dos terminais Rodoviário do Centro e Itaipava tiveram peças furtadas e vandalizados. Foram dois atos de vandalismo denunciados pela Prefeitura, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), gerando um prejuízo superior a R$ 1 mil.
Os assentos dos sanitários dos banheiros, incluindo dos deficientes, foram roubados; além do vandalismo dos suportes de papel higiênico e das portas, que chegaram a ser quebradas no Terminal do Centro. Em Itaipava, uma semana após a reforma, a pia foi quebrada. A CPTrans já fez os consertos necessários, faltando apenas instalar os assentos especiais dos banheiros reservados aos deficientes.
“Em novembro fizemos a reforma dos banheiros nos terminais, além de melhorias no telhado, pintura e asfaltamento. Esses locais são públicos, usados diariamente por centenas de pessoas, é preciso que todos tenham zelo e cuidado. Esses atos de vandalismo e furto, além de prejudicar o funcionamento desses espaços, causa prejuízos aos cofres públicos”, ressaltou o presidente da CPTrans, Fernando Badia. A Companhia está tomando as providências cabíveis para coibir esses atos.