Na próxima sexta-feira, 09, o Brasil entra em campo contra a Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, ao meio dia. Neste caso, como previsto no novo decreto editado pela Prefeitura, ficou estabelecido ponto facultativo, em dias e jogos ao meio dia. Ficam excluídos serviços essenciais, que não admitem paralisação.

Abrem normalmente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cascatinha, Itaipava e Centro (que está funcionando no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp); o Pronto Socorro Leônidas Sampaio, no Alto da Serra; os Serviços de Pronto Atendimento da Posse e Pedro do Rio; o setor de urgência do Hospital Alcides Carneiro; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu. Ficam fechadas as unidades básicas e postos de saúde.

O serviço de transporte público segue o mesmo esquema das outras partidas, sendo suspenso durante os horários dos jogos. Antes das partidas vai rodar normalmente, em horário de dias úteis. Depois, a operação será retomada com horários de sábado.

Os pontos turísticos vão funcionar em horários alternativos e, alguns deles ficarão fechados, como é o caso do Museu Casa de Santos Dumont e o Museu do Colono. Além destes, Museu Imperial, Casa Stefan Zweig, e o Palácio Quitandinha estarão fechados para visitação. O Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes fica aberto até às 11h. O Parque Natural Municipal Padre Quinta e o Parque Crémerie ficarão fechados. O Museu de Cera abre de 11h30 às 14h30 e reabre às 14h30, caso o jogo termine no tempo normal, ou 15h30, se for para a prorrogação. Em ambos os casos, o Museu de Cera fecha às 15h.

Já para o comércio, o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis sugeriu a abertura das lojas às 8h com fechamento às 11h e reabertura uma hora após o término da partida. Contudo, a decisão fica a cargo do empresário. A dica é consultar a loja da sua preferência. A Rua Teresa vai seguir o horário sugerido, com fechamento às 18h.

O Palácio de Cristal, um dos locais que recebem programação do Natal Imperial, abre das 16h às 22h. As barracas de alimentação e bebidas na Rua Alfredo Pachá vão estar abertas das 14h às 24h.

Como parte da programação do Natal Imperial, a partida entre Brasil e Croácia será exibida em um telão instalado no palco da Praça da Liberdade. As barracas de alimentação da Praça da Liberdade, funcional de 12h às 24h.

A programação completa do Natal Imperial está no site: https://web2.petropolis.rj.gov.br/natal-imperial. Para outras informações, consulte o Disque Turismo, por meio dos telefones 0800 024 1516, (24) 2246-9462 ou WhatsApp: (24) 2237-3321.

Superintendentes, diretores e técnicos da Ouvidoria da Secretaria de Saúde participaram, na manhã desta quarta-feira (07), da roda de conversa com o tema “A Ouvidoria como Sistema de Acolhimento das demandas dos usuários através das suas manifestações”. O evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, aconteceu no Centro de Saúde Coletiva.

“Realizamos esse encontro com os profissionais, principalmente aqueles que ocupam cargos de chefia, com o objetivo de esclarecer dúvidas e melhorar o atendimento aos usuários do nosso sistema de saúde. Devemos estar mais perto da população e, para isso, precisamos garantir que todas as demandas sejam ouvidas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

“Com a integração e envolvimento de todos os profissionais, também será possível aperfeiçoar os serviços oferecidos por toda a nossa rede de saúde”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo. Em Petrópolis, além de uma estrutura física na sede da Secretaria de Saúde, os usuários do SUS contam com a Ouvidoria Itinerante, que percorre as unidades de saúde, como UBSs e hospitais públicos e conveniados.

Além de servidores municipais, entre eles, as responsáveis pela Ouvidoria da Saúde do município, Maria Auxiliadora Pires Ribeiro e Andréa Bastos Moreira Leite, a ouvidora SUS da Secretaria de Estado de Saúde, Márcia Lopes, também participou do encontro e apresentou a palestra seguindo o tema.

Através da Ouvidoria Itinerante e da sala destinada ao atendimento da população na secretaria, o usuário pode dar sugestões, fazer reclamações, e elogios além de solicitar informações. A Ouvidoria da Saúde fica na Rua Montecaseros, número 576, com funcionamento das 9h às 16h. O contato também pode ser feito por telefone (24) 2291-1717 Ramal: 202.


Cerca de 150 pessoas participaram da Conferência de Alimentação Escolar, promovida pela Prefeitura e o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE). O evento aconteceu na Estácio de Sá na quarta-feira (7). Além da aprovação das propostas que vão compor o relatório final da conferência, também foram eleitos os integrantes de três categorias do conselho para o período de 2023-2026.

A conferência, que teve como tema principal os “Desafios da Alimentação Infantil”, foi dividida em três eixos: “A influência da Alimentação Escolar no desenvolvimento infantil”, “As novas regulamentações do FNDE e o desafio na apresentação das refeições nos CEIS e EMEIs, e “Os desafios da restrição e seletividade alimentar, família e escola na construção de uma alimentação saudável na infância”.

“Tivemos muitos desafios na Educação este ano, mas com muita dedicação e união de todos conseguimos avançar em pautas importantes, como a questão da alimentação escolar. Foram investidos mais de 21 milhões de Reais este ano na merenda escolar. São mais de 413 toneladas de alimentos que chegaram às 188 unidades escolares. A cozinha é o coração da escola e com esses investimentos procuramos garantir uma alimentação de qualidade para os nossos alunos e alunas”, disse a secretária de Educação, Adriana de Paula.

Foram eleitos dois representantes de pais de alunos; dois representantes indicados por entidades civis organizadas e um membro de comunidade quilombola. Os novos conselheiros terão mandato de quatro anos, podendo ser reeleitos. A posse acontece na próxima reunião do CAE, marcada para a primeira semana de fevereiro de 2023.

O Conselho Municipal de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (7) a última reunião do ano. Para celebrar as conquistas e as lutas de 2022 na assistência social do município, o grupo S.O.S. Alegria fez uma pequena apresentação para os conselheiros.

No repertório, samba, pagode e MPB.

O grupo S.O.S. Alegria é formado por assistidos do Centro POP. Pessoas em situação de rua que foram acolhidas pela Prefeitura. São cerca de 15 pessoas, que ensaiam semanalmente.

“O grupo é um grande orgulho que temos na Prefeitura, na área da assistência social. Em um ano, aumentamos o número de acolhidos de 30 para 70 pessoas. No Centro POP, o serviço que promovemos é de excelência. É um espaço de garantia de direitos para pessoas que estão em um momento difícil da vida delas. E o grupo é fruto desse trabalho”, disse o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo.

Diariamente, a Prefeitura, por meio das equipes da Secretaria de Assistência Social, realiza ações junto às pessoas em situação de rua.

Na abordagem, as equipes buscam convencer essas pessoas a ir para as unidades de abrigamento do município. Elas não são obrigadas a ir para lá. É um trabalho de conversa e esclarecimentos. Muitas das pessoas abordadas não são de Petrópolis, outras possuem problemas mentais ou com álcool e drogas.

As pessoas que aceitam o convite para o acolhimento passam pelo atendimento técnico (de assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais) e têm cama, cobertores, alimentação e banho. Além disso, uma série de atividades para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho. Um dos caminhos é a música.

Um dos músicos do grupo é o Carlos Alexandre Oliveira da Silva, de 38 anos, que está há 3 semanas no Centro POP. Antes, estava na rua, vindo de Nova Friburgo, após ficar desempregado e sair de um relacionamento.

“Estou sentindo muita alegria no meu coração de estar tocando no Centro POP, com o grupo de pagode S.O.S., com os amigos que se abrigam na rua. Um grupo maravilhoso. Para mim está sendo muito gratificante tocar com esse grupo, a rapaziada, minha segunda família”, disse Alexandre, voz e violão do grupo.

A maior parte do grupo é formada por assistidos do Centro POP. Mas também há voluntários e ex-assistidos da unidade que já foram reinseridos no mercado de trabalho.

O município já recebeu, em 3 semanas do programa Concilia Petrópolis, mais de R$ 1 milhão. São valores que já foram efetivamente pagos à Prefeitura, referentes a dívidas que pessoas físicas e jurídicas tinham com a cidade.

Com relação ao que já foi parcelado, o montante já passa de R$ 6,5 milhões. São valores que foram negociados, parcelados, com boletos emitidos, e que entrarão nos cofres da Prefeitura ao longo dos próximos meses (a depender da quantidade de parcelas escolhida pelo contribuinte).

“O Concilia Petrópolis segue a todo vapor. Um programa fundamental para aumentarmos a arrecadação do município. Neste momento, muito importante, por exemplo, para pagarmos a segunda parcela do 13º dos servidores. E um programa também fundamental para que as pessoas fiquem em dia com o município”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Até o dia 20 de dezembro, de segunda-feira a sábado, no Centro (na sede da Prefeitura) e em Itaipava (na entrada do Parque), o contribuinte poderá quitar suas dívidas com o município. Dívidas de IPTU, ISS, ITBI e outros impostos e taxas municipais. Dependendo do número de parcelas, os descontos de juros e multas podem chegar até a 100% (no caso do pagamento em cota única).

Ao todo, nessas 3 primeiras semanas, 1.238 contribuintes que foram ao Concilia Petrópolis concretizaram a negociação e saíram já com as parcelas definidas, boletos e prazos para pagamento.

Serviço:

Quando

• Até o dia 20/12

Horários

• De segunda a sexta-feira, das 12h às 19h
• Aos sábados, das 8h30 às 13h

Onde

• Centro: Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta (Avenida Koeler, 260, na sede da Prefeitura)
• Itaipava: Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes (na entrada do parque, na Subsecretaria de Fazenda)

A prefeitura de Petrópolis, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (COMDEP), divulgou uma retificação referente ao edital de abertura do Concurso Público que visa o preenchimento de mais de 500 vagas para provimento imediato, além de cadastro reserva.

Conforme consta no documento (Edital Retificador nº 01/2022), fica alterada a data de realização da prova objetiva, inicialmente prevista para 29 de janeiro de 2023. Com a alteração, a nova data prevista para aplicação da prova objetiva será dia 12 de fevereiro de 2023.

Acompanhe outras alterações previstas no edital de retificação:

- Data para envio dos títulos para análise e avaliação: dia 09 e 10 de março de 2023.

- Data para aplicação da Prova Prática, somente para os cargos de auxiliar de serviços gerais, coletor de resíduos sólidos e gari (nível fundamental incompleto); e de motorista e operador de máquinas pesadas (nível fundamental completo): dia 11 e 12 de março de 2023.

- Resultado final do Concurso Público (processo admissional): 05 de abril de 2023.

- Convocação para o Processo Admissional: a partir de 08 de abril de 2023, durante o prazo de validade do certame.

Também houve retificação no (Anexo IV) requisito exigido para o exercício do cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho: comprovação de graduação em arquitetura ou engenharia, com curso de especialização em engenharia de segurança no trabalho e registro válido no CAU ou CREA.

O novo cronograma pode ser consultado na página da organizadora, Instituto Nacional de Qualificação e Capacitação (INQC), que pode ser acessada através do site do INQC

Trinta monitores multiparamétricos e dez camas fowler foram entregues ao Hospital Alcides Carneiro, na manhã desta terça-feira (06), pelo prefeito Rubens Bomtempo. Num investimento de R$ 1 milhão, os equipamentos chegam para substituir aparelhos alugados instalados na unidade. A estimativa é de uma economia de, aproximadamente, R$ 140 mil mensais, o que representa uma média de R$ 1,7 milhões por ano.

“Hoje é um dia importante, onde estamos dando mais um passo na recuperação do nosso hospital. São equipamentos de ponta que vão garantir um atendimento cada vez melhor, mais humano e mais seguro para os nossos pacientes. Porém, também é fundamental agradecermos a cada um dos funcionários da unidade, que trabalham com prazer e se dedicam, de fato, ao hospital. Celebram cada uma das conquistas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo. Os equipamentos vão atender aos pacientes internados em UTI de adultos, Unidade Pós-Cirúrgica (UPC) e na sala vermelha do posto de urgência da unidade.

Os novos monitores multiparamétricos permitem uma leitura completa em telas coloridas dos sinais vitais dos pacientes em tempo real, além de contarem com dois parâmetros a mais que os comumente utilizados - a capnografia e a pressão invasiva, fornecendo ainda mais informações para as equipes assistenciais. Estes equipamentos irão compor ainda uma central de monitorização em cada um destes setores, possibilitando o acompanhamento remoto por médicos e enfermeiros mesmo à distância.

Já as novas camas fowler eletrônicas, por sua vez, são leitos equipados com quatro motores que realizam movimentos específicos, oferecendo um maior conforto tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde em diversas situações e procedimentos de urgência. O equipamento conta ainda com cabeceiras, pezeiras, grades, para-choques de proteção e rodízios adequados para o traslado dos pacientes de forma mais segura e estável, alem de um reforço no chassi que aumenta a capacidade de peso suportada, podendo atender pacientes com até 250 quilos.

A previsão, de acordo com o diretor presidente do Serviço Social Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac), Ricardo Patuléa, é de que mais 29 monitores do tipo sejam na unidade ainda na próxima semana. “A aquisição de novos equipamentos segue determinação do prefeito Rubens Bomtempo, que é a redução de custos, porém com qualidade no atendimento dos pacientes. Quando chegamos, em dezembro de 2021, encontramos o hospital funcionando com uma série de equipamentos alugados. Fizemos um planejamento para que, ao longo do ano, eles fossem substituídos e estamos conseguindo”, destaca.

O vice-prefeito Paulo Mustrangi, o secretário de Obras, Ronaldo Ramos, o diretor do HAC, João José Cruz de Paula, assim como os coordenadores da UTI e UPC do hospital, médico Luiz Eduardo Fontes e a enfermeira Denise Maria Marques Costa, além de funcionários da unidade também acompanharam a entrega dos equipamentos.

Durante a entrega dos equipamentos, Bomtempo destacou que ainda neste ano, a unidade será contemplada com mais importantes conquistas. “Outras grandes melhorias também estão previstas para acontecer ao longo do próximo ano”, complementa.

Com o objetivo de encontrar formas de lidar com os conflitos, aplicar a comunicação não violenta e implantar ferramentas da mediação, a Prefeitura de Petrópolis, por meio do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz, está desenvolvendo o programa de Mediação Escolar. Três escolas participaram da iniciativa: Germano Valente, Amélia Antunes Rabello e Governador Marcello Alencar.

“O fomento da Mediação Escolar acontece nas turmas de 5º e 6º ano da Rede Municipal de Ensino, com a abordagem de temas como: diversidade, tolerância, direitos humanos, sentimentos, emoções, bullying, entre outros. É um trabalho importante dentro das escolas e que que se mostrando importante na solução conflitos”, destacou a secretária de Educação, Adriana de Paula.

A coordenadora Elsie de Carvalho explica que o trabalho terá prosseguimento em 2023 com a segunda etapa do programa: a preparação dos alunos para serem mediadores entre pares. “O Programa Petrópolis da Paz tem como finalidade a promoção da mediação conflitos no âmbito escolar, da construção e manutenção das relações saudáveis entre os agentes escolares e a promoção da cultura da paz. O trabalho terá prosseguimento no próximo ano, com a segunda etapa do programa, que é a preparação dos alunos para serem mediadores entre pares”.

A conclusão dessa etapa do programa aconteceu na semana passada nas três escolas. Nas solenidades também foram entregues diplomas para funcionários das escolas, escolhidos pelos alunos, que se destacaram no quesito gentileza. “Também teve exposições dos trabalhos que estimularam os alunos a pensarem no significado da gratidão”, comentou Elsie.

Para participar das ações do Programa Petrópolis da Paz, as escolas podem entrar em contato pelo telefone 2242 9672.

Alunos de 12 escolas da rede municipal de ensino de Petrópolis se formaram na manhã desta terça-feira (06), no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Ao todo, 500 alunos do 5° ano do ensino fundamental da rede municipal se formaram em cerimônia realizada no Teatro Mecanizado do Hotel Quitandinha.

O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura, através da secretaria de Educação, e tem como objetivo conscientizar crianças e jovens sobre a importância de manter-se longe das drogas. O projeto é uma adaptação do programa americano chamado de Dare (Drug Abuse Resistence Education - “Educar para Resistir ao Abuso de Drogas”).

Durante a cerimônia, os alunos leram uma redação contando um pouco sobre sua experiência com o Proerd – citando o que mais gostaram de aprender com o programa e sugerindo quais ações os alunos podem tomar para mudar o mundo à sua volta.

O cantor Thales Gabrig – animou o evento, que também contou com a presença do mascote do programa – o leão.

Representando o Prefeito Rubens Bomtempo, o coordenador especial de Articulação Institucional e secretário de Esportes, Rafael Simão, parabenizou os professores e policiais que realizam esse trabalho com muita dedicação. “É muito gratificante estar hoje nesta formatura. Sei que todas as crianças que passaram por esse processo de conscientização conseguiram adquirir muito conhecimento sobre os malefícios que as drogas podem causar na vida de uma pessoa”, destacou.

A secretária de Educação Adriana de Paula, destacou como a formação do Proerj vai refletir no futuro das crianças. “Para termos cidadãos felizes é imprescindível que não se aproximem de drogas e que mantenham o corpo e a mente saudáveis. Fico feliz por esta formação tão essencial que receberam”, disse.

No final do evento, os formandos fizeram o juramento, entoado pelos Cabos e instrutores do programa que ministram as atividades do Proerd nas escolas.

Escolas que participaram da formatura do Proerd:
- Escola Municipal Marieta Gonçalves;
- Escola Monsenhor Cirillo Calaon;
- Escola Municipal Major Júlio Frederico Koeler;
- Escola Municipal Odete Fonseca;
- Escola Municipal Alto Independência;
- Escola Municipal Duque de Caxias;
- Escola São Cristovão;
- Escola Germano Valente;
- Escola das Comunidades Santo Antônio;
- Escola Municipal Papa João Paulo II;
- Escola Municipalizada Pedro Amado;
- Escola Municipal Dr. Rubens e Castro Bomtempo.

Com o objetivo de minimizar o impacto na mobilidade urbana, a Prefeitura, por meio da Companhia do Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), iniciou na noite desta segunda-feira (05), uma grande operação noturna de limpeza de bueiros e bocas de lobo no Centro Histórico. A ação faz parte da força-tarefa montada pela Prefeitura para garantir o escoamento e a drenagem das águas pluviais. Durante o primeiro dia de operação, mais de 260 bueiros e bocas de lobos foram limpos pelas equipes da Companhia.

A ação teve inicio na Rua do Imperador e se estendeu pelas ruas: Marechal Deodoro; Aureliano Coutinho; General Osório; Vila Macedo; Paulo Barbosa; Travessa Prudente Aguiar; Dr. Porciúncula; Irmãos D'Angelo; Rua 16 de Março; Monte Caseiros; Praça Oswaldo Cruz; Rua Sete de Abril; Rua Frei Rogério; Rua Roberto Silveira; Praça 14 Bis; Praça da Liberdade; Nelson de Sá Earp; Prof. Pinto Ferreira e Rodoviária.

O trabalho para evitar inundações continua na noite desta terça-feira (06) e madrugada desta quarta-feira (07).

Caminhões vacol, reforço nas equipes e retentores

Entre as medidas tomadas pela Prefeitura, estão a chegada de três caminhões vacol, contratados pela atual gestão, e aumento da força de trabalho. Além disso, a ação inclui alternativas para minimizar os impactos do período chuvoso, como a instalação de retentores de resíduos nos bueiros.

Com o equipamento, os materiais descartados de forma irregular são contidos, e não mais arrastados para dentro dos rios e córregos. O dispositivo também facilita a limpeza, diminuindo o entupimento e prevenindo alagamentos. Ao todo, cerca de mil equipamentos estão sendo instalados nesse primeiro momento.

O prefeito Rubens Bomtempo ressaltou que essas ações reforçam o compromisso da gestão municipal em dar mais celeridade ao trabalho de prevenção e de cuidado com a cidade.

“Estamos trabalhando em várias frentes de trabalho para devolver e manter os sistemas de captação de águas funcionando adequadamente. A Secretaria de Obras vai fazer os reparos necessários e a substituição das tampas de bueiros danificadas. Todo o governo trabalha para que nossa cidade tenha um verão mais seguro”, destacou.

Ainda como medida preventiva, a Prefeitura está intensificando alguns serviços, como a poda de árvores e o desassoreamento dos rios e córregos, que está sendo realizado em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Pagina 1 de 1844