O prazo para pagamento da cota única do IPTU com desconto de 9% terminou nesta sexta-feira (15), mas os contribuintes que ainda não realizaram o pagamento ainda têm como pagar o tributo com o valor reduzido: até o dia 5 de fevereiro o desconto é de 7% na cota única e, de lá até o dia 5 de março de 2021, a redução será de 5%.

Quem não recebeu o carnê de IPTU pode retirar a guia para pagamento pela internet, no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) ou no Centro de Cultura Raul de Leoni, onde uma estrutura foi montada para a emissão da guia de pagamento. Ao todo, 1.470 pessoas já foram atendidas presencialmente no local. O atendimento na estrutura acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para os contribuintes que optarem pelo pagamento mensal, a primeira parcela do tributo vence no dia 20 de janeiro. Vale ressaltar que o atual governo municipal disponibilizou a nova guia, pois os carnês foram impressos no ano passado, prevendo vencimento da cota única em 5 de janeiro.

O aposentado Antônio Carlos foi um dos que aproveitou o desconto de 9% na cota única: ”Eu gosto de colocar tudo em dia e ainda consegui pegar o desconto. Se deixar atrasar, pago mais caro, e aí não vale a pena”. A professora Elisângela da Costa também foi uma das 1470 pessoas atendidas presencialmente: “É importante pagarmos os nossos tributos em dia. Com o imposto ajudamos a manter a nossa cidade e, através desse tributo, temos o retorno para todos os petropolitanos”.

As negociações de dívidas ativas continuam a ser realizadas na Procuradoria Geral, que funciona na Avenida Koeler, 260, anexo B, segundo andar, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.

Visando colocar em prática o Sistema Municipal de Museus (SMM) de Petrópolis, a prefeitura está incentivando a formação da primeira comissão gestora do SMM. O objetivo do sistema é desenvolver atividades integradas entre os museus e os espaços culturais da cidade do município. Além disso, a gestão do Sistema Municipal de Museus está como uma das metas para o setor cultural descritas no Plano Plurianual do Município (2018-2021). As instituições participantes da comissão já podem definir seus representantes e informar através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

O sistema busca desenvolver atividades em museus e centros culturais de forma integrada e colaborativa entre poder público e sociedade civil, tudo vinculado ao Conselho Municipal de Cultura do município. 

A iniciativa vai ampliar a visibilidade desses espaços na cidade com o objetivo de aumentar o número de visitantes. Além disso, o Sistema de Museus vai estreitar as relações, estimular e acompanhar a criação de programas e de atividades, de acordo com as especificidades e o desenvolvimento da ação cultural de cada entidade museológica, em acordo com a diversidade cultural do município.

Os representantes são definidos de livre escolha de suas instituições responsáveis, sendo necessária publicação no Diário Oficial do Município. Para os interessados encaminhar ofício para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Já as entidades museológicas não relacionadas que desejarem obter vaga na Comissão Gestora do Sistema Municipal de Museus, deverão formular proposta por escrito, endereçada à presidência do Conselho Municipal de Cultura, que submeterá o pedido à aprovação da Plenária, após parecer da Comissão Gestora do Sistema Municipal de Museus.

A Comissão Gestora do Sistema Municipal de Museus terá a seguinte composição:

I – como representantes do Poder Público:
a) 1 (um) representante titular e suplente da Secretaria de Governo;
b) 1 (um) representante titular e suplente da Secretaria de Cultura;
c) 1 (um) representante titular e suplente da Secretaria de Turismo;
d) 1 (um) representante titular e suplente da Secretaria de Educação;
e) 1 (um) representante titular e suplente da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico;
f) 1 (um) representante titular e suplente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
g) 1 (um) representante titular e suplente da Câmara Municipal;
h) Serão também convidados a participar da Comissão Gestora do Sistema Municipal de Museus, na categoria de representantes do Poder Público: 1 (um) representante titular e suplente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, 1 (um) representante titular e suplente do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC e 1 (um) representante titular e suplente do Sistema Estadual de Museus do Rio de Janeiro - SIMRJ, aos quais se atribuirão os mesmos direitos de voz e voto que aos demais representantes.

II – como representantes da Sociedade Civil:
a) 2 (dois) representantes titular e suplente cada, indicados pelo Museu Imperial, sendo um deles integrante da equipe da Casa Cláudio de Souza;
b) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Palácio Rio Negro/Museu da República;
c) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Museu Casa do Colono;
d) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Museu Casa de Santos-Dumont;
e) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Museu Ferroviário de Petrópolis – Centro Cultural Estação Nogueira;
f) 1 (um) representante titular e suplente indicado pela Casa Stefan Zweig;
g) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Museu/ Centro de Experiências da Cervejaria Bohemia;
h) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade/ Universidade Cândido Mendes;
i) 1(um) representante titular e suplente indicado pelo Palácio Itaboraí/ Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ;
j) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Museu da Força Expedicionária Brasileira;
k) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Museu de Cera de Petrópolis;
l) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Museu do Artesanato;
m) 1 (um) representante titular e suplente indicado pela Casa da Ipiranga;
n) 1 (um) representante titular e suplente indicado pela Casa de Saint – Exupéry/ La Grande Vallée;
o) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Centro Cultural Estação Ferroviária de Cascatinha;
p) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Centro Cultural Estação Ferroviária de Pedro do Rio;
q) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Instituto Histórico de Petrópolis;
r) 1 (um) representante titular e suplente indicado pela Universidade Católica de Petrópolis;
s) 1 (um) representante titular e suplente indicado pela Universidade Estácio de Sá em Petrópolis;
t) 1 (um) representante titular e suplente indicado pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto;
u) 1 (um) representante titular e suplente indicado pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR em Petrópolis;
v) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET em Petrópolis;
w) 1 (um) representante titular e suplente indicado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ;
x) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Conselho Municipal de Cultura;
y) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Conselho Municipal de Turismo;
z) 1 (um) representante titular e suplente indicado pelo Conselho Municipal de Tombamento;

O primeiro mutirão deste ano do Hospital Alcides Carneiro (HAC) acontece neste sábado (16/01). Serão ofertadas 200 consultas de pacientes pré-agendados no ambulatório da unidade, em diferentes especialidades médicas. Os mutirões visam agilizar os atendimentos dos pacientes que aguardam pela primeira consulta ou que precisam dar continuidade a tratamentos médicos, reduzindo o número de pessoas na fila de espera.

O mutirão de consultas começa às 7h. O ambulatório oferta atendimentos em cirurgia geral (30 pacientes), cardiologia (30 pacientes), ortopedia (100 pacientes), enfermagem (15 pacientes) e neurologia (25 pacientes), além da coleta de preventivo.

Oitenta carteiras de trabalho foram expedidas

A Casa do Trabalhador, inaugurada na terça-feira (12.01), realizou, em três dias, mais de 350 atendimentos e entregou 80 novas carteiras de trabalho. A unidade funciona no espaço que abrigava o antigo posto do Detran, no Terminal Centro.

Entre os benefícios oferecidos com a implantação da Casa do Trabalhador destaca-se o desenvolvimento de ações que visam a inserção no mercado de trabalho buscando equilibrar a qualificação profissional e a demanda local. O programa também prevê parcerias e acordos com diferentes instituições para oferta de palestras e oficinas para capacitar a população.

O Detra também foi transferido para a Casa do Trabalhador. No mesmo local a pessoa pode ter a emissão da carteira de identidade, orientação para montar um currículo mais eficiente e ter acesso ao Balcão de Empregos da Prefeitura. Tudo isso em único local, uma facilidade para o cidadão.

Atualmente, existem seis unidades da Casa do Trabalhador, sendo três localizadas no município do Rio de Janeiro, na Ilha do Governador, Manguinhos e Shopping Guadalupe, uma no município de Itatiaia, outra em Nova Friburgo e a sede de Petrópolis.

Cidade passa a ter três portas de entrada para pacientes com suspeita de covid

Outras três são destinadas para o atendimento de pacientes sem a suspeita da doença

O prefeito interino acompanhou no fim da tarde desta quinta-feira (14) o trabalho das equipes na UPA Centro e no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, que tiveram as rotinas alteradas em função da reestruturação das portas de entrada de pacientes na rede municipal de saúde. O ponto de apoio da UPA Centro foi transferido para o primeiro andar do prédio do HMNSE e a UPA Centro, que vinha sendo utilizada exclusivamente para internação de pacientes com sintomas de Covid-19, foi reaberta como Unidade de Pronto-Atendimento para pacientes não covid.

Também nesta terça-feira, a Prefeitura abriu o ponto de apoio de Cascatinha, que passou a funcionar com médicos 24 horas por dia. A UPA do bairro, agora, é UPA Vermelha, exclusiva para internação.

Com a reestruturação, pessoas que precisam de atendimento não Covid têm, agora, três opções: a UPA Centro, a UPA Itaipava e o Pronto Socorro Leônidas Sampaio, no Alto da Serra.

Todas as mudanças feitas têm como objetivo melhorar o atendimento da população. 

Entenda:
Atendimento de pacientes com sintomas de Covid-19

- Pacientes com sintomas leves devem se dirigir ao ponto de apoio da UPA Itaipava ou do HMNSE, onde há médicos das 8h às 20h e enfermeiros para fazer os testes.

- Pacientes com sintomas moderados a graves, com febre persistente por mais de três dias, falta de ar e dificuldade para respirar, devem procurar o ponto de apoio da UPA Cascatinha que tem atendimento médico 24 horas

Atendimento de pacientes não Covid

- UPA Centro
- UPA Itaipava
- Pronto Socorro Leônidas Sampaio

O proprietário de um sítio em Itaipava foi encaminhado para a delegacia após uma vistoria técnica da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea) nesta quinta-feira (14/01). Ele será investigado por maus-tratos. Dois animais (um porco e um burro) eram mantidos, segundo a equipe técnica da coordenadoria, em locais insalubres e sem acesso a alimentação e água. A ação contou com a presença da Guarda Civil e das secretarias de Fazenda e de Defesa Civil, além da OAB Petrópolis.

A Cobea chegou ao local após uma denúncia anônima informando que os animais estavam em condições precárias. O proprietário do imóvel alegou que está preparando um local adequado para transferir os bichos. 

O dono do imóvel, além de responder pelo crime de maus-tratos, tem cinco dias para adequar as condições do espaço. Na semana que vem, os fiscais retornarão ao local para verificar a situação.

O telefone para denúncias é o (24) 2291-1505.

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (14), em reunião da Frente Nacional de Prefeitos, que pode começar a distribuição da vacina contra o coronavírus aos estados já na próxima semana. Durante o encontro, que teve a participação do prefeito interino, o ministro da Saúde afirmou que a entrega das vacinas aos estados – a quem caberá a distribuição dos lotes aos municípios, dependendo apenas da liberação da Anvisa, que analisa o pedido de uso emergencial feito pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan. Esta liberação é esperada até o próximo domingo (17) e vai permitir o pontapé inicial ao trabalho de imunização.

Com as novas informações do Ministério de Saúde, a Prefeitura de Petrópolis trabalha, agora, no detalhamento do Plano Municipal de Vacinação contra o coronavírus.

Segundo o ministro da Saúde, a vacinação será simultânea em todo o país. "Vamos enviar as doses de forma igualitária e proporcional", disse, afirmando que os municípios que precisarem poderão receber seringas e agulhas do governo federal. No caso dos municípios fluminenses, o próprio Governo Estadual já anunciou que irá fornecer os insumos.

O ministro também destacou que as orientações das equipes de vigilância devem ser seguidas mesmo após a vacinação. "A população só estará efetivamente imunizada três meses após a vacinação", explicou o ministro da Saúde. Por isso, é importante manter o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos".

As doses serão enviadas do governo federal para o estado e, então, repassadas ao município.

Inscrições valem para os estudantes que ainda não fazem parte da rede municipal de Ensino

Atenção aos pais que queiram matricular seus filhos na rede municipal de Educação. O prazo para inscrição na pré-matrícula termina hoje (15.01). Um link está disponível na página oficial da prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br. A partir do 21 de janeiro, os responsáveis poderão consultar o resultado, no site da PMP.

Após a divulgação do resultado, os pais ou responsáveis pelo aluno deverão entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelos telefones (24) 2246-8683 / (24) 2246-8685 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no prazo de três dias úteis, para agendar o atendimento e efetivar a matrícula.

Estão sendo cadastrados os pedidos de vagas para a pré-escola - 4 e 5 anos; Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e para a modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Importante destacar que, por conta da pandemia, o atendimento remoto está sendo referenciado, para evitar aglomerações. Ao entrar em contato com o setor de matrícula, também haverá a possibilidade de efetivar a matrícula por e-mail, não sendo necessário o comparecimento ao setor. 


No ato da efetivação da matrícula, os pais deverão apresentar os documentos:
 
*Certidão de Nascimento e documento de identidade do aluno;
*Declaração escolar (válida por trinta dias) constando a situação do aluno para o ano subsequente ou Histórico escolar original;
*Carteira de Identidade e CPF do responsável;
*Comprovante de residência atualizado;
*Duas fotos em formato 3x4;
*Carteira de vacinação atualizada;
*Comprovante do tipo sanguíneo e fator RH (Lei Municipal nº 7216, de 27/08/2014);
*Cartão do Bolsa Família (se beneficiário);
*Cartão do SUS;
*Parecer clínico específico para alunos da modalidade da educação especial.


O quadro técnico da Secretaria de Meio Ambiente está sendo reorganizado para agilizar os processos de licenciamento, vistorias para poda ou corte de árvores, além da fiscalização de crimes. Outro objetivo da pasta é investir no trabalho de educação ambiental e de bem-estar animal nas escolas da rede municipal. O Meio Ambiente também dará atenção as áreas rurais do município, realizando ações e atividades em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Segundo o secretário de Meio Ambiente, a educação ambiental tem um papel muito importante na sociedade, porque forma cidadãos mais participativos em assuntos relacionados às questões de responsabilidade socioambiental.

Entre 2019 e 2020, dentro do Programa de Revitalização de Políticas Públicas das Áreas Rurais, foram instaladas fossas sépticas, além de filtros para o tratamento de esgoto, no Bonfim. O trabalho aconteceu em uma parceria da prefeitura com o Inea, Ministério Público e Comitê Bacias do Piabanha.

Números da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) mostram que apenas nos primeiros 14 dias de janeiro mais de 1.200 toneladas de entulho foram recolhidas em Petrópolis. O trabalho faz parte da rotina das equipes, mas preocupa as autoridades municipais: isso porque o despejo de entulho nas ruas, embora comum, é irregular e pode ser punido com multa de até R$ 800 ao responsável.

O serviço é realizado diariamente seguindo um cronograma de forma a atender toda a cidade, mas o que vemos é que as pessoas, às vezes no mesmo dia em que fazemos a limpeza, voltam a despejar entulho no mesmo ponto. Duas situações neste início de ano chamaram atenção, no Alto da Serra, onde em apenas um dia foram retirados seis caminhões de entulho, e no Alto Independência, onde foram necessários quatro dias de trabalho para a limpeza.

“Muitos moradores têm o hábito de jogar entulhos em locais não adequados. Isso obriga a equipe que está na rua desde cedo a fazer o serviço. O problema é que muitas vezes logo depois da ação pessoas voltar a despejar entulho no mesmo ponto e começa tudo de novo. O entulho acaba se misturando ao lixo, dificultando ainda mais a limpeza. Precisamos que a população nos ajude, fazendo o descarte de maneira correta. Isso torna o trabalho dos funcionários mais ágil e eficaz”, explica o diretor de operação da Comdep.

O trabalho de retirada de entulho segue uma programação permanente de limpeza. As equipes estão nas ruas se segunda-feira a sábado, com 30 pessoas, 10 caminhões e três retroescavadeiras. Aos domingos as máquinas são paradas para manutenção.

Para agendar uma retirada de entulho, é só ligar para o telefone 2243-7822, de segunda a sexta, entre 8h30 e 17h. O Disque Entulho conta com rotas fixas, mas pode atender outros locais de acordo com a demanda do serviço.

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