Máquinas já começaram a operar no Capela.

O governo interino acompanhou na tarde desta quinta-feira (7) o início do trabalho realizado por meio de parceria entre Inea e Prefeitura para desassoreamento e limpeza no rio que margeia a rua Dr. Paulo Hervê, no Capela. As ações ocorrem após a conclusão da limpeza no lago do Parque São Vicente. A intervenção teve início próximo ao acesso à rua Guttmann Bicho e segue até o trecho próximo ao Shopping Badia. Além da região do Bingen, também está em execução o desassoreamento, feito através do programa Limpa Rio do Instituto Estadual do Ambiente - Inea, do governo do Estado, no rio Santo Antônio, no Vale do Cuiabá.

“Quando iniciamos o trabalho do Parque São Vicente já tínhamos autorização do Inea para que as máquinas, após a conclusão do serviço no local, fossem utilizadas na limpeza e desassoreamento dos rios da cidade. É o que estamos fazendo agora. É um trabalho fundamental especialmente nesse período mais próximo do verão. Começamos esse trabalho aqui no Capela para desobstruir os pontos mais críticos e, assim, prevenir os transbordamentos neste trecho”, ressaltou o governo interino.

O trabalho, que tem previsão para ser executado ao longo das próximas semanas incluirá em breve o rio Piabanha. “O serviço será realizado a partir do Palácio de Cristal, seguindo até a rua Bingen”, ressalta o subsecretário de Obras, que informa ainda que o trabalho também será ampliado no terceiro distrito. “Estamos conversando com o Inea para que esse trabalho aconteça também no trecho entre Corrêas e Itaipava do rio Piabanha. Atualmente, o Inea executa ainda a dragagem do rio Santo Antônio entre o Vale do Cuiabá e o distrito de Itaipava”.

Desassoreamento já foi executado no Parque São Vicente

Em agosto, a Prefeitura realizou o trabalho no Parque São Vicente, Quitandinha. A limpeza dos lagos aconteceu também em uma parceria com o Inea. A limpeza ocorreu em uma área de dois mil metros quadrados. Segundo o presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis – Comdep,  além de necessária, a limpeza do lago era um pedido da comunidade do local. “A ação era necessária, pois a última manutenção aconteceu há pouco mais de três anos, realizada pela própria companhia, para a retirada das gigogas”, explica o presidente Comdep.

"O serviço é atribuição do Inea, mas estamos dando todo o apoio necessário, trabalhando de maneira integrada para atender esta que é uma importante demanda dos moradores aqui da região", destacou o secretário de Meio Ambiente.

O canal de atendimento já está disponível e pode ser utilizado entre 7h e 00h todos os dias.

O Ilumina Petrópolis, programa do governo municipal que recuperou 4.005 pontos do parque de iluminação da cidade em 28 dias - ou seja, uma média de 143 pontos por dia - contará agora com um novo canal de comunicação para facilitar o acesso da população ao serviço prestado pela nova empresa vencedora da licitação, a Vasconcelos e Santos LTDA. Já está disponível o serviço de atendimento por telefone gratuito. O número é o 0800 545 0604. Além do telefone, os pedidos podem ser feitos pelo aplicativo do Ilumina Petrópolis e também pela internet.

“Em menos de um mês, recuperamos quase 10% dos pontos que estavam apagados no nosso parque de iluminação que conta com mais de 40 mil pontos. Uma cidade bem iluminada é fundamental. Isso impacta de forma significativa na segurança pública. Fizemos mutirões, organizamos o atendimento pelos bairros onde havia maior demanda e agora está disponível o atendimento via site, aplicativo e telefone. Através desses meios a população pode nos ajudar a iluminar ainda mais pontos”, ressalta o governo interino.

Segundo o coordenador de iluminação da Vasconcelos e Santos,  o atendimento pelo serviço de 0800 está disponível todos os dias da semana. “O call center funciona de segunda a segunda, sempre das 7h às 0h”, destaca o coordenador, que ainda lembra que os demais canais de atendimento já em atividade têm sido fundamentais para identificar os pontos que precisam de reparos. “A nossa equipe tem se adaptado bem, conhecendo melhor a cidade. Sempre em contato com os moradores e as lideranças locais. Procurando atender não apenas os pedidos que recebemos do departamento de iluminação pública e pelo aplicativo, mas também identificando pontos para tornar o trabalho executado em cada bairro mais eficiente”.

Pedidos via app e pelo site

O parque de iluminação da cidade conta com mais de 40 mil pontos e para facilitar a manutenção, além do trabalho de identificação e vistoria dos equipamentos, já está disponível desde o fim de setembro o aplicativo Ilumina Petrópolis. O serviço oferecido pela Vasconcelos e Santos LTDA, serve para facilitar os pedidos de reparos.

“Foram mais de mil pedidos recebidos. O usuário baixa o app e ali ele consegue colocar o endereço ou usar o sistema de GPS para marcar o local onde está o poste que precisa de reparo na luminária. Essa ação gera um protocolo para o usuário, que pode acompanhar o pedido também pelo aplicativo. Em média, temos conseguido atender a essas demandas em um prazo de até 48 horas”, informa o coordenador de iluminação da empresa.

Outro canal de comunicação já disponível à população é o link para pedir reparo disponível no site da prefeitura de Petrópolis. “Quem acessa a página principal da prefeitura já encontra o banner para pedidos com a identidade visual da campanha do Ilumina Petrópolis. É só clicar nele que o cidadão será direcionado para o endereço na web onde ele faz o pedido com a mesma facilidade que encontra hoje no aplicativo que a empresa já fornece”, informa a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública.

Com a previsão de chuva para a cidade até sábado e com a Defesa Civil atuando em Estágio Operacional de Atenção, o governo interino esteve nas instalações da secretaria para acompanhar a organização de trabalho dos agentes. Com o efetivo redobrado, as equipes trabalham de sobreaviso para o atendimento de possíveis ocorrências que podem surgir em decorrência da chuva moderada, porém constante no município. O prefeito acompanhou de perto o trabalho de monitoramento para a emissão de alertas em caso de emergência.

“Essa organização de trabalho é de grande importância para a agilidade de atuação dos agentes. Estamos com uma estrutura e profissionais capacitados para oferecer o suporte em caso de emergência. Isso é fundamental para uma cidade como Petrópolis, principalmente nesses períodos de chuva constante”, destacou o governo.

Na Defesa Civil, o prefeito conferiu toda estrutura de trabalho preparada para o atendimento em dias de chuvas, como o nesta quinta-feira (7). No Centro Integrado de Monitoramento e Operações (CIMOP) a equipe técnica de Defesa Civil apresentou a previsão para a cidade de acordo com os indicativos meteorológicos do sistema Sferic Maps, para detecção de tempo severo, um dos instrumentos utilizados para balizar a tomada de decisão dos agentes.

“Contamos com todo o suporte para direcionar nossas ações, além de equipamentos, nossas equipes especializadas dão suporte essencial para que possamos atuar com antecedência e estar preparados para possíveis situações de emergência”, destacou o secretário de Defesa Civil. Para esta quinta-feira (7) a previsão é de chuva moderada isolada para o município nas próximas horas, principalmente em regiões dos distritos da Posse e Pedro do Rio.

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está nesta quinta (07/10) em 3,33%, com um paciente internado em leito clínico da rede SUS . A UTI covid na rede SUS registra 7,58% de ocupação, com cinco pacientes internados. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 83 pacientes internados, sendo 33 em UTIs, sendo cinco na rede SUS, e 50 em leitos clínicos - apenas um deles na rede pública. Um óbito foi inserido na base de dados do município nesta quinta-feira.

Até agora foram realizados no município 201.379 testes para Covid-19, com 48.972 resultados positivos e 152.014 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.530 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbito:

1 - Homem, 72 anos, morador da Coronel Veiga. Internação em 17/12/20 na UPA Centro. Óbito registrado em 19/12/20 na UPA Centro. Paciente com diabetes.

Com um paciente internado, leitos clínicos SUS registram 3,33% de ocupação nesta quinta-feira

Após registrar o menor índice do ano desde o início da pandemia - com 10,61% de ocupação em leitos de UTIs da rede SUS na quarta-feira (06/10) - Petrópolis segue registrando queda na taxa de ocupação de leitos de UTI: 7,58% de ocupação. Na tarde desta quinta-feira (07/10) leitos de UTI na rede pública tinham cinco pacientes internados. A internação de um paciente em leito clínico da rede SUS, deixou a taxa de ocupação destes leitos em 3,33%.

"São quedas nos índices que estão se sustentando e que, como temos dito, são o resultado do avanço da vacinação. Continuamos monitorando a situação e avançando com a vacinação em diferentes frentes para que possamos levar a vacina a todos os petropolitanos”, destaca o governo interino.

“A vacina salva vidas! Isso vem se confirmando a cada dia. A queda nos índices vem sendo observada nos últimos meses e se confirma de forma mais acentuada nos últimos dias. Por isso é importante que todos se vacinem. Todos os esforços estão sendo feitos pela equipe da Secretaria de Saúde para que todos os petropolitanos tenham acesso a vacina”, pontua o secretário, destacando que esta semana Secretaria iniciou a busca ativa por não vacinados em comunidades de difícil acesso para vacinar pessoas em risco social, que podem enfrentar dificuldades para ter acesso à internet ou para se locomover até o ponto de vacinação.

O Procon Petrópolis autuou novamente uma agência do Itaú por demora no atendimento aos clientes. Durante a vistoria, realizada nesta quinta-feira (07/10), os fiscais também verificaram falta de distribuição de senha na fila do lado exterior do banco, o que causa a omissão da informação do tempo que o consumidor ficou esperando. A multa agora passa para 400 UFPE – cerca de 50 mil reais – por se tratar de reincidência.

O coordenador do Procon Petrópolis explica que a intimação foi entregue de acordo com o artigo 66 do Código de Defesa Consumidor, quando o documento entregue ao cliente – no caso a senha – conta com uma informação falsa. “O banco, na verdade, omite a informação de que o consumidor permaneceu por horas do lado de fora da agência, apenas registrando os minutos computados em seu interior”, disse o coordenador.

“Isso é considerado crime, de acordo com o artigo 66 da lei 8078/90, podendo sujeitar, inclusive, o representante da empresa a pena de detenção de até três anos”, completou.

Circuito Caminhos do Brejal representa a cidade no maior evento de agronegócio da região

Graças a uma parceria da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Turispetro, com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ), a TurisRio e o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), a cidade de Petrópolis - através do circuito Caminhos do Brejal - participa da 28ª Agrinordeste, a maior feira indoor de agronegócio das regiões Norte e Nordeste do Brasil, que teve início nesta quarta-feira (06/10) e vai até o próxima sexta-feira, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda (PE).

Os atrativos do Estado estão sendo apresentados em um estande exclusivo da Setur-RJ. Lá, os visitantes podem conhecer mais detalhes do turismo rural com os roteiros da região do Vale do Café; da cidade de Nova Friburgo, na região turística da Serra Verde Imperial, englobando o circuito Altos da Serra e Amparo; além do Caminhos do Brejal, em Petrópolis.

A participação do Circuito Caminhos do Brejal no evento foi alinhada em recente reunião realizada na Prefeitura, onde além do diretor de marketing da TurisRio, participaram o secretário de Turismo, a diretora de turismo e eventos, o presidente da Associação Caminhos do Brejal e o conselheiro da entidade.

"O momento é ideal para levarmos nossos circuitos rurais para eventos fora do estado, fomentando este segmento. A procura por este tipo de atrativos cresceu muito durante a pandemia, quando o interesse pela belezas naturas da cidade teve um aumento grande em procura. A tendência de crescimento para os próximos meses é ainda maior", disse o secretário de Turismo.

Segundo ele, o Brejal possui 19 propriedades que podem ser visitadas, algumas, inclusive, contando com hospedagem e restaurante, e serve de modelo para que outras regiões da cidade, como Bonfim, Taquaril e Secretário também possam ser exploradas sob o ponto de vista turístico.

São cerca de 300 produtores no Brejal dos mais diversos produtos, como ervas, shitake, legumes, trutas e escargots. O local é a maior região produtora de orgânicos do estado. As paisagens em meio ao verde e as atividades integradas à vida no campo, como cavalgadas e caminhadas ou almoço feito no fogão à lenha são atrativos à parte.

O diretor de marketing da TurisRio que participa do evento, acredita é importante levar os atrativos do RJ para eventos como este em todo o Brasil. "Nosso turismo rural é muito rico, porém pouco explorado. Por isso, temos trabalhado incansavelmente para criar formas de divulgar esses atrativos. Queremos que o Brasil conheça e venha vivenciar a experiência do turismo rural do interior do Rio", destaca.

A 28ª edição do Agrinordeste ocupa uma área de 11.340 metros quadrados em 2021, e apresenta um crescimento de 25%, em relação a 2019, última edição realizada. A edição deste ano conta com 270 estandes. Participam expositores de 13 estados, reunindo variados segmentos de negócios no Pavilhão de Feiras. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.

O prazo de inscrição do primeiro edital da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) municipal terminou com 18 instituições aptas para cadastrarem seus projetos esportivos. Neste momento, uma comissão formada por membros da secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL) está analisando a documentação de cada um desses proponentes. Após a aprovação, será aberto o período de registro das propostas. Indicação legislativa do governo interino em sua atuação como vereador, a LIE abre caminho para a manutenção e criação de projetos comunitários.

Dentro do período de 90 dias em que o edital permaneceu aberto – de julho até setembro – 64 pessoas realizaram cadastro no site da prefeitura, mas nem todos conseguiram reunir a documentação necessária para dar prosseguimento no processo. “Todos foram orientados de como devem fazer para participar do próximo edital”, explica o secretário da SEPJIL, dizendo ainda que o objetivo do governo municipal é tentar agraciar todos os que estão aptos na LIE municipal.

As propostas abrangem diversas modalidades, como o mountain bike, natação, artes marciais, crossfit, corrida de aventura e o futebol. Para estar apto, será necessário que os projetos atendam desportos: educacionais (como as escolinhas); de participação (as atividades praticadas livremente); de rendimento (que são as competições esportivas); e de formação (ou seja, a iniciação de atletas para o mundo esportivo). É vedada a utilização dos recursos para o pagamento de remuneração de atletas profissionais, em qualquer modalidade esportiva.

A lei abre caminho para a manutenção e criação de projetos comunitários, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social, que contribuam para a formação e o desenvolvimento de crianças e adolescentes e para melhoria da qualidade. Pessoas físicas e jurídicas podem direcionar até 50% do valor do IPTU e 30% do ISSQN para o custeio dessas atividades.

"Os impostos já são pagos, o que vai acontecer é um direcionamento para os projetos esportivos”, explica o governo interino. “É mais uma forma de fomentar a prática esportiva dentro do nosso município Aquelas pessoas e empresas que já financiam projetos vão encontrar ainda mais facilidade. A lei garante a manutenção de vários projetos e estimula a criação de outros, novos, de diversas modalidades", conclui.

Em caso de dúvidas, o proponente deve procurar a equipe da Secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL), que fica na Praça Visconde de Mauá, no Centro, de 9h às 17h.

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias mantém as equipes em Estágio Operacional de Atenção por conta da previsão do tempo para a tarde e noite desta quinta-feira (7), quando é esperada a ocorrência de chuva e aumento da intensidade dos ventos, que podem ser moderados a fortes. A emissão do alerta se deve aos registros de acumulado de chuva para 72 horas. Nestas condições, os agentes permanecem de sobreaviso para o atendimento a chamados.

A mudança no tempo é influenciada pela passagem de uma frente fria pelo oceano, o que muda as condições de tempo no município. “Continuamos com nossas equipes voltadas para o atendimento a ocorrências, principalmente nas áreas classificadas como de maior risco. Pedimos a população que acompanhe os alertas e fique atenta a qualquer sinalização de emergência e no caso de acionamento das sirenes, que se dirija ao ponto de apoio da localidade”, destacou o secretário de Defesa Civil.

A previsão do tempo com chuva moderada se mantém até esta sábado (9), que pode ser de céu nublado a encoberto, com chuva e ventos de intensidade fraca a moderada. Para o período ainda é previsto o declínio na temperatura, que pode ter a máxima em 18°C.

Além do reforço da equipe operacional, a Defesa Civil já atua de forma alinhada com os representantes das comunidades, responsáveis pela abertura dos pontos de apoio se necessário. A Defesa Civil permanece monitorando as condições do tempo e emitirá informes e alertas conforme a necessidade. Em caso de emergência, a orientação é que a população ligue para o 199.

O encontro, realizado nesta quarta-feira (5), serviu para debater as ações de Choque de Ordem e do Programa Praça do Bem.

O novo Coordenador de Segurança Pública do Município, o Coronel da PM participou nesta quarta-feira (5) da reunião de ações integradas entre o 26º Batalhão da Polícia Militar e a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública - SSSOP, a qual está vinculada a Guarda Civil Municipal e a Fiscalização de Posturas (também presentes na reunião), além da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans. O encontro serviu para discutir as atividades conjuntas nas operações de Choque de Ordem e do novo Programa Praça do Bem.

“Estive à frente do Batalhão da Polícia Militar no passado e também na gestão pública do Município e hoje venho somar com essa experiência nas ações do poder público que trazem impacto direto na vida da nossa população. O encontro hoje foi muito positivo, porque há uma integração necessária aqui entre a Polícia, o Estado, e o Governo Municipal. Poucas vezes vi ações tão bem coordenadas. É uma das melhores operações que já vi até hoje”, disse o novo Coordenador de Segurança.

Na reunião, além de discutir o saldo da última ação realizada na praça de Cascatinha, que resultou em duas prisões, 8 motocicletas e um carro apreendidos, além de 26 autuações e uma apreensão de 168 cápsulas de cocaína, foram debatidos também os pontos positivos e de melhoria nas operações. “A chegada do cachorro, do Grupamento de Operações com Cães da Guarda tem ajudado a dispersar as pessoas que eventualmente possam portar ilícitos, como drogas. Em algumas dessas ações do Praça do Bem resultaram apreensões de drogas. Além disso, tem o papel do poder público na limpeza do espaço com caminhão pipa, no momento que inicia a restrição do horário estabelecida no decreto de enfrentamento à Covid, tem ajudado a dispersar a concentração de pessoas nas praças", destacou o comandante do 26º BPM.

Também foram debatidas no encontro as ações futuras. “A CPTrans vai continuar com o apoio operacional com nossos Agentes de Trânsito e disponibilizando o reboque. Na ação realizada no Cascatinha, foi uma ação fundamental. A abordagem de um motociclista em situação irregular acabou resultando na prisão dele, que tinha contra si um mandado de prisão expedido pela justiça”, pontuou o Diretor-Presidente da Companhia de Trânsito.

Participaram do encontro ainda o Superintende Geral da Guarda, e o Superintendente Adjunto, o Chefe da Fiscalização de Posturas, e a Secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública. “Essa integração tem sido fundamental nas nossas ações de cumprimento dos decretos e também garantia da ordem. O apoio da PM tem sido muito importante para as ações do Município”, disse a secretária.

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