Um efetivo com mais de 100 agentes da prefeitura deu continuidade a operação “Faça a Sua Parte” nesta segunda-feira (15.05). A ação, que teve como objetivo principal fiscalizar a abertura das atividades da linha amarela do plano de retomada gradual da economia, percorreu o Centro (ruas Teresa e Paulo Barbosa), Corrêas, Nogueira, Itaipava, Posse, Pedro do Rio e Secretário. Além disso, foram prestadas orientações quanto ao uso de máscaras. O prefeito Bernardo Rossi orientou as equipes na operação, que contou também com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

No Alto da Serra, os fiscais flagraram pessoas praticando atividade física dentro de uma academia - serviço que ainda não está autorizado. Dentro do mesmo espaço, ainda funcionava um salão de beleza, que não possuía alvará. As equipes intimaram o fechamento das atividades e pediram o isolamento dos equipamentos. Apenas o estúdio de pilates no local está liberado. Em Pedro do Rio, duas padarias foram autuadas por permitirem o consumo de comida e bebida dentro dos estabelecimentos.

Um homem teve sua mercadoria apreendida no Centro. Ele vendia alimentos sem licença ou qualquer outro tipo de autorização na Rua Paulo Barbosa. Não foi a primeira vez que o rapaz causou problemas para a fiscalização. As equipes da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública já haviam orientado o homem em outras vezes. 

Houve também fiscalização quanto ao uso das máscaras em espaços públicos e em estabelecimentos comerciais. Agências bancárias foram fiscalizadas para a adoção de medidas de organização das filas.

O plano de retomada das atividades, disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br/coronavirus), traz todas medidas que devem ser adotadas por cada tipo de estabelecimento para a reabertura em segurança para funcionários e clientes. As equipes de fiscalização estarão na rua permanentemente para orientar a população e coibir irregularidades.

Participaram da operação “Faça a Sua Parte” agentes da SSOP, Meio Ambiente, Procon, Vigilância Sanitária, Guarda Civil e Defesa Civil.

O serviço de higienização de ruas para combater o coronavírus continua em toda cidade. Nesta segunda-feira (15.06), o Bairro Esperança recebeu o trabalho de lavagem na Rua Brigadeiro Castrioto com aplicação de hipoclorito de sódio 0,5%, um tipo de alvejante que elimina vírus e bactérias presentes em qualquer superfície. Desde o início da pandemia, a concessionária já percorreu mais de 600 km de ruas e aplicou mais de 1,5 milhão de litros de hipoclorito de sódio.

A Comdep também promoveu higienização no Bingen, Duarte da Silveira e no Centro – Rua do imperador, Irmão D'Ângelo e 16 de Março. O trabalho conta com uso de um caminhão pipa com oito mil litros de água, sabão e cloro.

Conteúdo atualizado semanalmente

Plataforma disponível no site da prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br

Junho chegou e com ele, atividades diferenciadas para os alunos da educação infantil na plataforma “Educa em Casa”. Mesmo com a impossibilidade de contato físico e com as aulas suspensas devido as ações de prevenção ao coronavirus, atividades diferenciadas, com tema junino foram acrescentadas na sessão da educação infantil, com sugestão de vídeos, músicas, brincadeiras e até receitas juninas.

Na parte de berçário e 1º período, como por exemplo, na 9ª semana de atividades há uma sugestão de rotina: higienização, estimulação, exercícios com braços e pernas, banho de sol, cantigas, almoço, contação de história e estimulação por meio de brincadeiras diferentes. Nessa semana, a sugestão é a pescaria de tampinhas (a partir dos 4 meses).

“Brincar com bebês e crianças é mais fácil do que se imagina. Não é necessário gastar muito dinheiro e nem comprar brinquedos eletrônicos para a estimulação. Objetos simples e do cotidiano podem se tornar uma brincadeira divertida e o melhor, têm um resultado importante no desenvolvimento cognitivo e coordenação motora, como por exemplo”, afirma Simone Malheiros, diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação.

Para esse público, o Educa traz, ainda, indicação de vídeos e músicas como: A galinha magricela, Peixe Vivo, Festa Junina, Festa de São João.

Há também, na 9ª semana de atividades, sugestão de rotinas para alunos do 2º e 3º períodos como: leituras, brincadeiras e atividades: Vamos contar? Desenhar com comandos; acertar a argola, fazer uma sanfona de papel, amarelinha e a história do Arraiá na floresta vem cá e a música forrozinho bom.

Para aqueles que estão no 4º e 5º período há a sugestão de leitura, brincadeiras como jogo da memória, recorte e cole, leitura e até receita de broa de milho.

“Além de trabalhar a coordenação, ao colocar a mão na massa, os alunos aprendem sobre texturas e quantidades, ótima forma de se aprender fazendo algo divertido”, acrescenta Simone Malheiros.