A manhã do último sábado (23), foi muito especial para quatro mulheres ostomizadas acompanhadas pelo Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira. Com direito a produção de cabelos, maquiagem e looks poderosos, realizando um trabalho de reconexão, as pacientes que passaram pelo processo de estomia, procedimento que consiste em abrir uma saída externa para saída de urina ou fezes, receberam um verdadeiro dia de princesa.

No mês em que se volta a atenção para os cuidados em relação à saúde das mamas, a ação faz parte de um movimento em prol dessas mulheres, numa doação de acolhimento, carinho e autoestima. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Petrópolis, por meio do Centro de Saúde, e a fotógrafa e artista plástica, Andréa Bretas, que recentemente expôs na Feira de FineArt de Hamptons em Nova York, nos Estados Unidos.

A carioca que escolheu o município para morar tem desenvolvido um trabalho voltado para o artístico, o conceitual, expressando sentimentos e sensações, em uma linguagem que tenta traduzir tudo que vem de dentro, do interior, do profundo, do enraizado, do cicatrizado, do permanente e do mutante. Depois de produzidas com penteado e maquiagem pelas mãos do stylist Ari Candu, as quatro modelos foram clicadas em dois momentos: no primeiro, as mulheres fizeram fotografias que mostram as bolsas de colostomia fixadas ao corpo e em seguida, foram feitas as imagens com um look de gala.

“Essa já é uma característica do meu trabalho, que devolve às mulheres o brilho que algumas doenças tiram da vida delas, como no caso do câncer de mama. Isso é algo que me sensibiliza muito. É uma situação a que todas nós estamos sujeitas e fazê-las se sentirem capazes de qualquer coisa, é fundamental”, diz a fotógrafa Andréa Bretas.

Uma das modelos foi a Técnica de Enfermagem, Ana Beatriz Gamarano Nunes. Depois de 32 anos, esta foi a primeira vez que usou maquiagem e fez os cabelos. Ao se ver produzida para as fotos, ela se emocionou e diz ter reencontrado com um “eu”, que ficou esquecido.

“No início, passar pela colostomia é muito difícil. Mas foi graças a ela, que eu tive esse dia de rainha. É muito marcante para a gente ser valorizada dessa forma, pois normalmente a nossa deficiência é invisível, mas para nós é muito visível. Realmente essa data vai ficar eternizada na minha vida”, afirma.

A diretora do Centro de Saúde lembra que esse é um trabalho inédito na cidade: “Fizemos o convite para a Andréa realizar o ensaio e ela prontamente aceitou. Foi lindo ver no olhar dessas mulheres que acompanhamos rotineiramente com a auto estima lá em cima e com o brilho no lar. Esse estilo de ensaio nunca tinha sido feito antes com pacientes ostomizadas. Estamos bem ansiosas com o resultado final das fotos”, brinca.

Segundo a fotógrafa, os momentos representados através das imagens em que as pacientes utilizaram peças como lingeries, destacando as bolsas de colostomia, além dos cliques com vestidos de festa, são também uma forma de valorizar a luta e superação dessas mulheres.

“O ensaio é voltado para levantar a autoestima e mostrar que essas mulheres podem se sentir poderosas, bonitas e sedutoras, independentemente de qualquer situação”, explica Andréa.

“Parece um reencontro com a alma da gente. É inexplicável. É deixar para trás momentos de dor e perceber que estou viva”, pontua Ana Beatriz, a Bia, como é carinhosamente chamada.

Prefeitura implementa novo protocolo de acompanhamento a pacientes ostomizados

Desde o início do mês de agosto, a Prefeitura de Petrópolis implementou um novo protocolo de acompanhamento de ostomizados no Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira. Agora os pacientes passam a contar com atendimentos com equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. Além disso, a cada dois meses, os profissionais de enfermagem fazem consultas de rotina, a partir de agendamento prévio.

Entre as alterações, também está o novo protocolo para a entrega de bolsas de colostomia, que teve ampliação do horário para retirada, que pode ser feita das 8 às 20 horas na segunda, quarta e sexta-feira, e das 8 às 17 horas às terças e quinta-feiras. Os pacientes recebem o material em quantidade suficiente para um mês de tratamento e não mais de forma fracionada. A mudança foi feita, visando melhorar as condições de atendimento e consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes.

O Centro de Saúde atende 261 pacientes ostomizados. Desse total, 189 fazem retirada mensal de bolsas de colostomia na unidade, entre homens, mulheres e crianças.

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde neste domingo (24/10) se manteve em 6,67% em leito clínico da rede SUS. A UTI covid na rede SUS também manteve o percentual de 10,61% de ocupação. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 13 pacientes internados na cidade: sendo 10 em UTIs e três em leitos clínicos. 

Até agora foram realizados no município 203.753 testes para Covid-19, com 49.353 resultados positivos e 154.380 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.542 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

As equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias atuaram em quatro ocorrências de queda de árvore e um destelhamento de edificação durante a madrugada e manhã deste domingo (24), quando houve registro de vento com velocidade moderada a alta no município. Os registros iniciaram por volta das 4h e até o momento as cinco ocorrências foram no Centro, na Rua D. Pedro, Avenida Barão do Rio Branco e Rua Teresa e no Quitandinha, nas ruas Friburgo e Alagoas. Em nenhum dos casos houve vítimas, apenas interdições temporárias das vias afetadas.

Na Rua D. Pedro, os agentes da Defesa Civil providenciaram o isolamento da área e acionaram as equipes da Comdep para a limpeza da via e da Enel, para a atuação na fiação elétrica afetada. A CPTrans também foi chamada para realizar o desvio do tráfego no local. No Quitandinha, outra queda de árvore afetou o telhado de uma residência desabitada na Rua Alagoas. Não houve danos à construção, apenas ao telhado. Na Rua Friburgo, também no Quitandinha, houve ocorrências de queda de árvores, mas essas, caíram somente na via. Os agentes da DC atuaram para a desobstrução parcial da área. Na Rua Teresa, houve o destelhamento de uma edificação comercial. Os agentes da Defesa Civil atuaram no isolamento do local com telhas caídas sobre a fiação e calçada.

Neste domingo, as equipes da Defesa Civil voltam a atuar de sobreaviso para o atendimento de possíveis ocorrências por conta da passagem de uma frente fria, que oferece instabilidade nas condições de tempo na cidade. Há previsão de pancadas de chuva moderada a localmente forte a partir da tarde deste domingo.

A Defesa Civil mantém monitoramento e orienta a população que fique atenta aos avisos emitidos pelo órgão. Em caso de emergência, o 199 deve ser acionado. “Estamos com nossas equipes de sobreaviso e acionaremos o reforço caso necessário. Mantemos o monitoramento em tempo real e alertaremos constantemente a população sobre mudanças significativas no tempo”, destacou o secretário de Defesa Civil.

Segunda, 25 Outubro 2021 11:12

Boletim vacinação – 23/10/2021 (sábado)

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência no sábado (23/10) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 1.171 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 14 receberam a primeira dose, 753 receberam a segunda dose e 404 receberam a dose de reforço. Até o momento 235.568 pessoas receberam a primeira dose, 159.680 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 12.582 idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.  

Nos pontos de imunização um idoso recebeu a primeira dose. Equipes aplicaram também a dose de reforço em 308 idosos, sete pacientes imunossuprimidos e 89 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em cinco pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 748 pessoas também receberam a segunda dose. Também foram vacinados com a primeira dose, nove adolescentes sem comorbidade.

Equipes aplicaram a segunda dose vacina em três gestantes e em uma puérpera.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

A Secretaria de Defesa Civil reforça que a Rua João Xavier, no Bingen, continua interditada devido ao deslizamento de blocos rochosos na última quarta-feira (20), em decorrência da chuva no município. Neste sábado (23), agentes da Comdep estiveram no local para realizar limpeza parcial da via, de forma a possibilitar a passagem de pedestres e motos. O tráfego de veículos de médio e grande porte continua impossibilitado. A liberação de parte da via é válida apenas para hoje (23), amanhã, as equipes da Defesa Civil voltam a reforçar a interdição do local, tendo em vista a previsão de chuva para domingo (24), o que pode ocasionar novos desabamentos.

A interdição do local se estende a uma residência, que chegou a ter o acesso bloqueado com o deslizamento. Os moradores – dois adultos e uma criança – foram orientados e se retirarem do local até que seja feita nova avaliação de segurança do imóvel. A Secretaria de Assistência Social realizou atendimento para oferecer à família os serviços sociais cabíveis. Não foi necessário encaminhamento para abrigo temporário, visto que os moradores optaram por que se instalar em casa de familiares.

A Defesa Civil reforça a importância da população da localidade respeitar o isolamento da área. Mesmo com liberação parcial para passagem de pedestres e motos, a orientação é que os moradores optem por caminhos alternativos para acessar o bairro, de forma a evitar a passagem pelo trecho. Os agentes da secretaria mantêm a vistoria para a identificação de riscos e orientação da população.

Segunda, 25 Outubro 2021 11:10

Boletim vacinação – 22/10/2021 (sexta)

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na sexta (22/10) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 2.808 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 175 receberam a primeira dose, 1.363 receberam a segunda dose e 1.270 receberam a dose de reforço. Até o momento 235.554  pessoas receberam a primeira dose, 158.927 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 12.178 idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.  

Nos pontos de imunização sete idosos receberam a vacina, sendo dois com  primeira dose e cinco com a segunda dose. Equipes aplicaram também a dose de reforço em 804 idosos, 69 pacientes imunossuprimidos e 397 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em  26 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 1.313 pessoas também receberam a segunda dose. Também foram vacinados com a primeira dose, 143 adolescentes sem comorbidade.

Equipes aplicaram a vacina em 13 gestantes, sendo duas com a primeira dose e 11 com a segunda dose. Seis puérperas também foram vacinadas com a segunda dose.

Também receberam  a vacina cinco profissionais de Educação,  sendo um com a primeira dose e quatro com a segunda dose da vacina.  A segunda dose também foi aplicada em 19 trabalhadores da Saúde.

A vacinação contra a covid-19 segue neste sábado em pontos distribuídos nos cinco distritos da cidade.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428

Petrópolis venceu a etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria Saúde e Bem-Estar! A cidade concorreu com municípios com mais de 100 mil habitantes e os vencedores foram anunciados na manhã desta sexta-feira (22) em solenidade realizada na Fecomércio. O prêmio é uma realização da Rede Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila. A iniciativa reconhece, fomenta e incentiva a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.568 municípios brasileiros.

“É um importante reconhecimento para a nossa cidade. Estamos muito felizes, honrados e gratos. É um prêmio aos gestores, sim, mas, principalmente, aos servidores, que se empenham e contribuem muito para este resultado”, disse o governo interino.

A avaliação utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila – IGMA, que usa conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em inteligência artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.

O secretário de Saúde acompanhou o governo interino na solenidade. “Uma alegria recebermos esta premiação e ver Petrópolis se destacando desta maneira. É um reconhecimento que nos revigora em um ano que tem sido de grandes desafios para os gestores e, sobretudo, para todos aqueles que trabalham na área”, destaca o secretário de Saúde.

A premiação analisou os municípios fluminenses em cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento e Ordem Pública. “Um excelente prefeito pode mudar, como já vi diversas vezes, a história de uma cidade”, frisa o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Os municípios inscritos foram divididos em três grupos: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. No mês de novembro, acontece a etapa nacional do evento, que irá anunciar os três primeiros lugares de cada categoria.

Com mais de 90% da população com mais de 12 anos vacinada, cidade está em risco baixo de contaminação da covid-19, com queda sustentada de casos e internações

O governo interino e o secretário de Saúde anunciaram nesta sexta-feira (22) o protocolo para liberação de eventos para até 3 mil pessoas no município, em ambiente ao ar livre. O protocolo vinha sendo discutido junto à equipe técnica da saúde, que apontou a possibilidade deste novo passo na flexibilização.

A retomada será gradativa e deverá seguir recomendações que incluem a obrigatoriedade do uso de máscara (exceto durante o consumo) e comprovação do esquema vacinal completo contra a covid-19 ou, no caso de vacinação incompleta (com apenas a primeira dose), apresentação de teste negativo para o vírus.

O documento completo será disponibilizado ainda nesta sexta-feira (22) no site da Prefeitura, o www.petropolis.rj.gov.br.

A liberação de eventos ao ar livre seguindo os protocolos acontece no momento em que a cidade tem mais de 90% da população com mais de 12 anos vacinada. O município está em risco baixo de contaminação da covid-19, com queda sustentada de casos e internações.

Grupo pode receber a segunda dose antecipada a partir desta segunda-feira (25/10)

Pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 do laboratório Pfizer/BioNTech até o dia 30 de agosto podem receber a segunda dose do imunizante a partir desta segunda-feira (25/10). A antecipação na aplicação da segunda dose da vacina - de 12 para oito semanas - segue a recomendação do Ministério da Saúde, que anunciou no mês passado a redução no intervalo necessário entre as doses para a conclusão da imunização. O anuncio foi feito pelo governo interino e pelo secretário de Saúde nesta sexta-feira (22/10).

“A população petropolitana entendeu a importância da vacinação e vem abraçando a campanha. Temos hoje mais de 90% da população maior de 12 anos vacinada com pelo menos uma dose e 61% destas pessoas já concluíram o esquema de vacinação com a segunda dose ou dose única do imunizante. Mas para vencermos a pandemia, precisamos alcançar o maior número possível de petropolitanos vacinados. A antecipação da segunda dose da Pfizer certamente irá contribuir neste sentido”, destaca o governo interino.

Na semana passada a prefeitura anunciou a antecipação da segunda dose para pessoas que receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer entre 23 de julho e 11 de agosto. “Este grupo pode se vacinar neste sábado. Na segunda daremos mais um passo para a conclusão da imunização daqueles que se vacinaram até o dia 30 de agosto – grupo que terá completado na data as oito semanas necessárias para o intervalo. A antecipação está sendo feita de forma escalonada para que a vacinação siga de forma organizada e respeitando o prazo de oito semanas, necessário entre a aplicação das doses, conforme orienta o Ministério da Saúde. E seguiremos anunciando os demais períodos para antecipação”, explica o secretário de Saúde.

O secretário lembra que de imediato, após o recebimento da orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde passou a antecipar o prazo, estabelecendo as oito semanas para as pessoas vacinadas a partir daquela data. “Quem foi vacinado a partir daquela data, já teve intervalo reduzido, mas era necessário organizarmos a antecipação para a aplicação daqueles que já têm o agendamento no cartão de vacina para 12 semanas, pois estes também devem concluir a imunização em oito semanas. Para isso foi preciso um planejamento, considerando a chegada de novos lotes, que nos permite ter em estoque vacinas em quantidade suficiente para atender as pessoas, e também que a equipe da Divisão de Imunização fizesse o levantamento em relação aos prazos, convocando as pessoas para receberem a vacina na data certa”, pontua o secretário de Saúde.

A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas vacinadas com a Pfizer verifiquem no cartão de vacinação o dia em que receberam a primeira dose, acompanhem as informações divulgadas pela Secretaria de Saúde para verificar se já podem receber a segunda dose, que será aplicada no mesmo local em que a pessoa recebeu a primeira”, explica o secretário de Saúde, lembrando que para a segunda dose, não é necessário agendamento.

“No momento da vacinação a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação, para que os dados referentes a primeira dose sejam conferidos pela equipe, CPF e documento de identidade com foto”, completa o secretário de Saúde.

Se você tem entre 12 e 17 anos e estuda na rede municipal de ensino já pode se inscrever no projeto “Fala que eu te Escuto”, que tem como objetivo o cuidado e acolhimento dos jovens. A iniciativa é da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Educação. Serão realizadas cinco rodas de conversas que começam na quarta-feira (27) e seguem até o dia 24 de novembro. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScytG0VLLBU4vkF_qlWyC59qi93YEIx2Vnjd7todFutZtagUA/viewform?usp=sf_link.

A finalidade do projeto é promover por meio das rodas de conversas a escuta ativa e qualificada dos jovens, levando a reflexão sobre o autoconhecimento e a consciência social. “Esse cuidado do olhar e do cuidado com o aluno faz parte das nossas diretrizes. O diálogo tem que ser crescente com a comunidade e esses projetos promovem essa integração”, disse o secretário de Educação.

As inscrições vão até o dia do evento e é preciso que haja autorização dos pais. As rodas de conversas acontecem pelo google meet (o link será enviado ao inscrito por WhatsApp e e-mail). Os encontros vão acontecer nos dias 27 de outubro e 3, 17 e 24 de novembro. Os participantes serão divididos em dois grupos: o primeiro para os adolescentes de 12 a 14 anos e o outro para os jovens de 15 a 17 anos. A reunião do primeiro grupo acontece das 9h30 às 11h e do segundo grupo das 14h às 15h30.

Os funcionários e servidores do Centro Administrativo da Prefeitura de Petrópolis tiveram uma sexta-feira (22) bem agitada. O diretor das academias de Saúde promoveu um aulão com diversas atividades físicas no hall de entrada do prédio, encerrando a programação de atividades da campanha do Outubro Rosa na unidade. Foram realizados exercícios de força, resistência e alongamento.

“Manter o hábito de atividades físicas ajuda a prevenir diversas doenças, inclusive o câncer. Esse foi um evento fundamental para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter uma rotina saudável. Manter um comportamento ativo ajuda na resistência, força e alongamento do corpo”, disse o secretário de saúde.

Os servidores e funcionários do Centro Administrativo participaram também na quarta (20) e quinta (21), de uma testagem contra Sífilis e Hepatites A e B. Além disso, durante a semana foram realizadas palestras com representantes da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO) e das Áreas Técnicas da Secretaria de Saúde.

“É importante que todos estejam atentos aos cuidados com a saúde. Com isso, em qualquer sinal, é possível estabelecer um diagnóstico prévio. A informação é tão importante quanto os cuidados”, ressaltou o secretário.

Dia D da campanha Outubro Rosa acontece neste sábado

Neste sábado (23) acontece o Dia D da campanha Outubro Rosa em Petrópolis. Nas unidades de saúde do município serão realizadas educação em saúde, exames ginecológicos com coleta de preventivo, solicitação de mamografia, realização de testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C e atividades com as mulheres. A ação começa às 9h e segue até 16h, em mais de 40 unidades de saúde da cidade.

No dia 26, a equipe da Secretaria de Saúde fará um “pit stop” com educação em saúde, orientações sobre o câncer de colo de útero e mama, realização de testes rápidos e arrecadação de fraldas para os pacientes atendidos pela Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC). A ação acontece na Praça Dom Pedro, no Centro da Cidade, das 9h às 16 horas.

Equipes das secretarias da Defesa Civil, Obras e da Comdep estiveram na tarde desta sexta-feira (22) na Rua João Xavier, no Bingen, para realizar nova avaliação no local onde ocorreu deslizamento de terra, em decorrência da chuva da última quarta-feira (20). A via continua interditada, assim como a residência afetada com a queda de blocos rochosos, que bloquearam a entrada principal da residência. No local, os agentes analisaram medidas que podem ser tomadas para liberar parcialmente a via. A previsão é de que na manhã deste sábado (23), a Comdep realize a limpeza de parte da rua para que seja possível a passagem de pedestres e motos.

Para minimizar os riscos de novos deslizamentos, as equipes realizarão ainda a retirada de árvores do topo do talude. Até que todas as intervenções sejam feitas, o trecho continuará interditado para a passagem de carros de médio e grande porte. “Neste sábado vamos atuar para a limpeza parcial da via e retirada preventiva de árvores que estão em iminência de queda. Com essas ações será possível liberar a passagem de pedestres e de motos”, destacou o presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep).

A vistoria desta sexta-feira teve o acompanhamento de geólogos da Defesa Civil, que constataram o risco de novos deslizamentos. Também foi feito o reforço do isolamento da área, que estava com as demarcações violadas. “Pedimos a população que respeite o isolamento deste trecho, tendo em vista o risco de ocorrência de novos deslizamentos. Existem caminhos alternativos que devem ser a opção nesse momento”, destacou o subsecretário da Defesa Civil. Durante a vistoria no local, os agentes verificaram o tráfego de pedestre e inclusive de motos entre as rochas no meio da via. “Entendemos o transtorno que a situação oferece, mas o isolamento sinaliza que ainda há risco, precisamos que seja respeitado”, reforçou.

Após a ação de limpeza parcial do local que será realizada no sábado, uma nova avaliação será feita por engenheiros da Secretaria de Obras, que estiveram no local nesta sexta para definição das medidas a serem adotadas. “Somente após a retirada das árvores, que ainda oferecem risco e limpeza local, será possível decidirmos qual contenção será feita na tentativa de evitar novos deslizamentos”, destacou o secretário de Obras, Habitação e Regularização Fundiária.

A Defesa Civil mantém a interdição da casa, que teve a entrada bloqueada pelos blocos rochosos. Desde o dia da ocorrência, na última quarta-feira (20), os moradores – dois adultos e uma criança – foram orientados a saírem do local. Não houve a necessidade de encaminhamento para abrigos temporários, tendo em vista que se instalaram em casa de familiares. A Secretaria de Assistência Social realizou atendimento com o registro dos moradores no Cadastro Único do Governo Federal, para encaminhamento de serviços sociais necessários.

A equipe de trabalho do Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira, no Centro da cidade, recebeu uma homenagem nesta sexta-feira (22). O cantor Gabriel Silva, participante do The Voice Brasil na edição de 2014, realizou um show na unidade para funcionários e trabalhadores do local. O evento faz parte da programação da campanha do Outubro Rosa da Prefeitura de Petrópolis, no mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e também do câncer de colo do útero.

“Esses profissionais estão trabalhando desde o início da pandemia, e eles merecem esse cuidado e carinho. Homenageamos eles pelo cuidado dos profissionais com os pacientes e pessoas atendidas no Centro de Saúde. Agradecemos e prestigiamos a atuação deles. A nossa forma de cuidar é através da arte, e pudemos levar para eles esse momento de descontração e confraternização”, disse o cantor Gabriel Silva, que esteve acompanhado de sua esposa Luciana Gomes e do seu filho Pedro Gomes

Durante o evento, Gabriel interpretou sucessos da música nacional e internacional. Conhecido na cidade, ele agitou a noite petropolitana na década de 90, tocando em bandas locais e com carreira solo. O músico ficou conhecido nacionalmente durante o programa The Voice Brasil, na edição de 2014. Com músicas e palavras motivacionais, ele alegrou e emocionou os profissionais presentes.

“O show foi excelente. Aqui no Centro de Saúde recebemos toda a população, e principalmente as mulheres. Esse momento de descontração relaxa a nossa mente, faz bem pro coração e pra alma. O trabalho é prazeroso, mas é cansativo. Deveríamos ter um show uma vez por semana para a gente relaxar”, brincou Nilda Alves, cozinheira do Centro de Saúde.

A diretora do Centro de Saúde agradeceu o trabalho dos profissionais, especialmente no período de pandemia: “Queria agradecer o empenho e a dedicação de todos aqui no Centro de Saúde. Fazemos o nosso trabalho com muito carinho e amor, em prol da população. Além da homenagem para todos aqui, o nosso objetivo foi de levar a mensagem da esperança, de que estamos saindo desse momento difícil”.

O Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira fica na Rua Santos Dumont, 100, no Centro da cidade. A unidade atualmente conta com cerca de 200 profissionais.

A Prefeitura prorrogou as inscrições do edital Maria Luísa até o dia cinco de novembro. A data anterior era a próxima segunda-feira, dia 25 de outubro. Com o novo prazo, os artistas petropolitanos ganharam mais tempo para se cadastrarem no edital, que vai contemplar até 77 projetos de apresentações culturais on-line no município. Os interessados devem acessar a aba de licitações no site da prefeitura (https://www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sad/licitacoes_contratos/?modalidades_id=13&secretarias_id=&numero=&ano=2021&situacoes_id=). O investimento será de mais de R$ 270 mil, através do Fundo Municipal de Cultura (FMC).

Os projetos deverão ser enquadrados em uma das seguintes áreas: Artesanato; Artes Plásticas/Visuais; Audiovisual; Bandas Marciais; Canto Coral; Cultura Germânica; Cultura Urbana; Culturas Afro-brasileiras, Quilombolas e de Matrizes Africanas; Culturas Populares e Indígenas; Dança; Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos; Literatura; Moda e Design; Museus e Patrimônio Histórico-Cultural; Música; Produção Cultural; Artes Cênicas/Teatro; Pontos de Cultura; Multissegmentos (projetos com dois ou mais segmentos onde não haja a predominância de um sobre o outro).

As inscrições poderão ser nas seguintes categorias: 1 – Projetos para realização de atividade cultural individual, a ser remunerado no valor de R$1.500,00, com realização do mesmo por pessoa física, mediante CPF; 2 – Projetos para realização de atividade cultural com mínimo de dois, a ser remunerado no valor de R$5.000,00, com realização por MEI ou pessoa jurídica, ambas mediante CNPJ; 3 – Projetos para realização de atividade cultural com mínimo de cinco participantes, a ser remunerado no valor de R$10.000,00, com realização por MEI ou pessoa jurídica, ambas mediante CNPJ.

Cada proponente poderá inscrever somente um projeto no concurso. A medida visa envolver o máximo de artistas e agentes culturais e promover a democratização, com maior descentralização das verbas do FMC. “O edital é uma maneira de contemplarmos a todos os segmentos artísticos. O nosso objetivo é incentivar a produção cultural no município como um todo”, explica o presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC).

Homenagem a Maria Luísa

O nome do edital é uma homenagem a bibliotecária Maria Luísa Rocha Melo, que morreu em maio deste ano vítima da covid-19. Ela ficou à frente da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral por mais de 25 anos. Nascida em Leopoldina (MG), a bibliotecária foi criada em Niterói, na cidade do Rio de Janeiro, mas se considerava petropolitana de coração, pois morou e trabalhou na cidade por mais de 30 anos.

Serão oferecidos exames ginecológicos, solicitação de mamografia e atendimento às mulheres

Referência em cirurgias oncológicas, HAC oferece mutirão de exames e cirurgias de reconstrução de mama

A Prefeitura de Petrópolis realiza neste sábado (23), o Dia D de prevenção ao câncer de mama, na campanha do Outubro Rosa do município. Serão mais de 40 unidades de saúde em toda cidade e o Hospital Alcides Carneiro (HAC) oferecendo atendimentos de educação em saúde, exame ginecológico com coleta de preventivo, solicitação de mamografia, realização de testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C, e atividades com as mulheres. A ação ocorrerá das 9 às 16 horas, com o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre o câncer de mama, além de promover a inserção do público na rede de saúde.

“O dia 23 de outubro foi a data escolhida como dia D do Outubro Rosa em Petrópolis. Em algumas unidades de saúde também será realizada a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes, de zero a 15 anos. Ou seja, a população pode ir até os postos de saúde buscar atendimentos voltados ao câncer de mama, e ainda vacinar seus filhos contra sarampo, poliomielite, caxumba, catapora, meningite e outras doenças”, destaca o governo interino, lembrando que desde o dia 15 de outubro o Palácio Sérgio Fadel (prédio da Prefeitura), o 14 Bis e o Obelisco, estão iluminados com a cor rosa em alusão ao Outubro Rosa.

Serão oferecidos atendimentos nas unidades de saúde dos bairros: Santíssima Trindade, Dr. Thouzet, Alto da Serra, Meio da Serra, Vila Felipe, 24 de Maio, Caxambu (Lusitano), Caxambu (Santa Isabel), Sargento Boening, Bairro Castrioto, Bataillard, Pedras Brancas, Menino Jesus de Praga, São João Batista, Moinho Preto, Fazenda Inglesa, Boa Vista, Estrada da Saudade, Machado Fagundes, Carangola, Jardim Salvador, Castelo São Manoel, Boa Esperança, 1º de Maio, Águas Lindas, Bonfim, Vale das Videiras, Brejal, Posse, Secretário, Vila Rica, Quitandinha, Mosela, Itaipava, Alto Independência, Morin, Retiro, Araras, Ambulatório Escola e Centro de Saúde (Centro e Itamarati).

O secretário de Saúde destaca a necessidade das mulheres buscarem os atendimentos: “No Dia D, além de oferecer atendimentos relacionados ao câncer de mama e o Outubro Rosa, as unidades de saúde realizarão a atualização da caderneta vacinal, aferição de pressão arterial e glicose, rodas de conversas, consultas médicas, entre outras atividades. É o cuidado integral com a saúde”.

O Hospital Alcides Carneiro (HAC), referência na rede pública em cirurgias oncológicas - com destaque para os procedimentos de mastectomia e reconstrução de mama, e no mutirão de exames na unidade, com ultrassonografia de mama e transvaginal, e cirurgias de reconstrução de mama. Nos últimos oito anos, o número de cirurgias de mama no Hospital Alcides Carneiro vem crescendo, passando de 51 em 2014 para 106 em todo ano passado, e 141 até setembro deste ano.

Com o tema “O Normal Mudou, o Câncer Não”, a programação do Outubro Rosa da Prefeitura de Petrópolis é realizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital Alcides Carneiro (HAC), Áreas Técnicas da Saúde, Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) e Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC).

Para atender a população, no dia 4 de outubro os profissionais e agentes de Saúde da Prefeitura receberam uma capacitação com o médico Carlos Vinícius, sobre mastologia voltada para o Outubro Rosa.

No dia 26/10, a equipe da Secretaria de Saúde fará um Pit Stop com educação em saúde, orientações sobre o câncer de colo de útero e mama, realização de testes rápidos e arrecadação de fraldas para os pacientes atendidos pela Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC). A ação acontece na Praça Dom Pedro, das 09 às 16 horas.

O PSF Vila Saúde completa a programação de atividades com atendimentos às mulheres, das 09 às 16 horas, no dia 30 de outubro.

Segunda, 25 Outubro 2021 10:46

Boletim Epidemiológico – 22/10/21 (sexta)

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde nesta sexta-feira (22/10) está em 6,67% em leito clínico da rede SUS. A UTI covid na rede SUS registrou 12,12% de ocupação. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 14 pacientes internados na cidade: sendo 11 em UTIs e três em leitos clínicos.

Até agora foram realizados no município 203.753 testes para Covid-19, com 49.353 resultados positivos e 154.380 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.542 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

Coleta de preventivo, palestras sobre prevenção, sorteio de prêmios e orientações sobre mediações de conflitos fazem da parte da programação especial preparada pela Prefeitura, por meio de uma parceria da Comdep, Coordenadoria Especial de Articulação Institucional (CEAI) e Secretaria de Saúde, para funcionárias da companhia em comemoração ao Outubro Rosa. O evento está marcado para o próximo dia 27, das 11h às 17h.

A programação vai contar com os atendimentos do Ônibus Lilás, com a equipe do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) e Gabinete da Cidadania, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Quitandinha e equipes do Programa Petrópolis da Paz. “São mulheres fortes, lutadoras e que estão diariamente nas ruas trabalhando pela nossa cidade. O evento foi pensado com muito carinho e cuidado pois, assim como todas as servidoras do município, elas são merecedoras de todo zelo”, disse o governo interino. Além da coleta de preventivo, serão oferecidos exames de doenças sexualmente transmissíveis e palestras relacionadas ao câncer de mama.

Além de estimular a realização de exames periódicos, como a mamografia, o objetivo é resgatar a autoestima das mulheres da Comdep. “A intenção é quebrar paradigmas e falar da saúde da mulher. Precisamos ter esse cuidado para que elas se sintam valorizadas. Temos buscado demonstrar esse carinho desde o início, não só com as mulheres, mas com todos os nossos funcionários”, disse o diretor da companhia.

“Será um dia voltado às mulheres da Comdep. Nosso objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre direitos e saúde da mulher. Serão vários parceiros unidos com o propósito de levar um dia fundamental para aquelas que tanto trabalham pela nossa cidade”, disse a coordenadora Especial de Articulação Institucional.

Mobilização visa atualizar vacinas de crianças e adolescentes de zero a 15 anos

Vacinas podem ser aplicadas simultaneamente à da covid, sem necessidade de intervalo

Quatorze unidades de Saúde do município estarão com as salas de vacina abertas neste sábado (23/10) - Dia D de Multivacinação. A ação tem o objetivo de garantir a vacinação de crianças e adolescentes com idade entre zero e 15 anos e facilitar a atualização da carteira de vacinação. A campanha de multivacinação prevê a disponibilização de vacinas para 17 tipos de doenças, entre os quais sarampo, poliomielite, caxumba, catapora e meningite. No Dia D, as unidades estarão abertas das 8h às 16h para vacinação.

“A abertura das unidades no sábado facilita a vida das famílias que às vezes, não consegue levar as crianças para vacinar durante a semana. Assim, no sábado, elas podem comparecer e fazer esta atualização das vacinas. É uma atitude importante para proteger as crianças e adolescentes de doenças evitáveis. Peço que que todos verifiquem a carteira de vacinação e procurem o ponto de vacinação na unidade mais próxima”, destaca o governo interino.

A campanha de multivacinação começou no dia 1° e segue até o dia 29 em salas de vacinas instaladas em diferentes pontos da cidade. “Convocamos todos os pais e responsáveis a conferirem a carteira de vacinação das crianças e adolescentes e procurarem um dos pontos de vacinação para fazer a atualização das vacinas. A Divisão de Imunização fez todo um planejamento para o abastecimento das unidades, para que famílias encontrem todas as vacinas. Vacinar as crianças é um gesto de amor, de proteção contra doenças que são evitáveis.

É muito importante que as pessoas aproveitem o Dia D para fazerem esta atualização”, orienta o secretário de Saúde.

Em relação à atualização da carteira de vacinação de adolescentes, é importante lembrar que, em Nota Técnica divulgada no mês passado, o Ministério da Saúde informou que as vacinas podem ser aplicadas de forma simultânea à vacinação contra a covid-19 - sem a necessidade de intervalo.

No Dia D de Multivacinação, as vacinas estarão disponíveis nos seguintes pontos:

1 - PSF da Posse
2 - UBS de Pedro do Rio
3 - Ambulatório Escola
4 - Centro de Saúde do Itamarati
5 - Centro de Saúde Coletiva do Centro
6 - Hospital Alcides Carneiro
7 - UBS Itaipava
8 - UBS Morin
9 - PSF Alto da Serra
10- UBS Alto Independência
11 - UBS Quitandinha
12 - UBS Mosela
13 - UBS Retiro
14- UBS Araras

*A vacinação também estará disponível nestas unidades até o dia 29/10.

O governo municipal vai transferir o feriado do Dia do Servidor – comemorado em 28 de outubro – para o dia 1º de novembro, segunda-feira e véspera do feriado de Finados (2 de novembro). A mudança é a mesma feita no Governo do Estado e será publicada no Diário Oficial do município.

Serviços essenciais como coleta de lixo e atendimentos de Saúde estarão mantidos: as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Centro e Itaipava, a UPA Cascatinha (ponto de atendimento para pacientes com sintomas de covid), o Pronto Socorro do Hospital Municipal Leônidas Sampaio (Alto da Serra) e as unidades de pronto atendimento da Posse e Pedro do Rio funcionarão normalmente. A vacinação ocorrerá normalmente nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no entanto, não haverá vacinação contra covid na segunda e terça-feira (1º e 2 de novembro).

O serviço de coleta de lixo será realizado normalmente. As linhas de ônibus funcionarão com horário normal durante a segunda-feira. Na rede municipal, as escolas e Centros de Educação Infantil não funcionarão no dia 1º de novembro.

Em homenagem ao Dia do Aviador - 23 de outubro - o Museu Casa de Santos Dumont terá meia-entrada neste sábado, no valor de R$ 4. Nesta data, há 115 anos, Santos Dumont fez um voo em torno da Torre Eiffel, em Paris, na França, e tornou-se o primeiro homem a voar. Por conta disto, a data foi escolhida para celebrar a classe. Neste dia também é comemorado o Dia da Força Aérea Brasileira.

No fim de agosto, a prefeitura promoveu melhorias no Museu Casa Santos Dumont. Foram realizadas pequenas manutenções na parte administrativa e a pintura da casa chamada de "A Encantada". Outra novidade foi a implementação de uma máquina de cartão de débito e crédito, trazendo mais comodidade aos visitantes.

Sobre o Museu Casa de Santos Dumont

Construído em 1918, poucos imaginavam que o terreno íngreme que ficava bem na entrada da Rua do Encanto, no Centro da cidade, poderia abrigar uma moradia. Considerado um grande visionário, Santos Dumont desenhou e planejou, com a ajuda do engenheiro Eduardo Pederneiras, seu chalé.

Quem sobe as escadarias e entra na imóvel consegue notar de cara que se trata de uma casa especial. Para entrar, só é possível com o pé direito, em função do formato das escadas criadas por Santos Dumont. O museu conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário que pertenceram ao inventor.

No Centro Cultural 14 Bis, anexo à Casa, o visitante pode assistir um curta metragem sobre Santos Dumont. O espaço tem acessibilidade e maquetes táteis para atender às necessidades das pessoas com deficiências ou com restrição de mobilidade.

Segunda, 25 Outubro 2021 10:38

Jeups será realizado em novembro

A prefeitura, através da secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL), vai realizar os Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups) no mês de novembro. As datas escolhidas para os jogos são 24, 25, 26 e 27, em três categorias: sub-13, 15 e 18, com as disputas sendo realizadas no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, no Caxambu. A reunião geral, com a presença dos representantes das escolas, será no dia 27 de outubro, às 15h, na sede da SEPJIL. Neste encontro, serão apresentadas as modalidades do torneio estudantil.

As escolas poderão se inscrever nas modalidades até o dia 5 de novembro, a partir da reunião. Já para os atletas, os cadastros terminam no dia 12 do mesmo mês. A ideia do governo municipal é realizar o Jeups em menor escala neste ano para que, em 2021, os jogos ganhem um proporção maior. "Esporte promove saúde e qualidade de vida. Vamos retornando aos poucos com as atividades e realizando os jogos com os protocolos de saúde vigentes", destacou o governo interino.

Por causa da pandemia, em 2020, o Jeups não foi realizado. Em 2019, último ano em que ocorreu a competição, 54 unidades escolares se inscreveram – o maior número da história dos jogos. "Foi um grande sucesso a última edição do Jeups. Nossa ideia é bater essa quantidade de escolas em 2022", afirma o secretário da SEPJIL, e, na época, Superintendente de Esportes e Lazer do município.