As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na segunda (25/10) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 4.286 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 195 receberam a primeira dose, 2.829 receberam a segunda dose e 1.262 receberam a dose de reforço. Até o momento 235.763 pessoas receberam a primeira dose, 162.509 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 13.844 idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.  

Nos pontos de imunização 14 idosos foram vacinados, sendo dois com a primeira dose e 12 com a segunda. Equipes aplicaram também a dose de reforço em 1.067 idosos, 10 pacientes imunossuprimidos e 185 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em  113 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 2.797 pessoas também receberam a segunda dose. Também foram vacinados com a primeira dose, 77 adolescentes sem comorbidade.

Equipes aplicaram a vacina em oito gestantes, sendo uma com a primeira dose e sete com a segunda dose. Também foram vacinadas cinco puérperas: uma delas com a primeira dose e quatro com a segunda dose.

Também receberam a segunda dose oito trabalhadores da Saúde e um trabalhador dos transportes. Um integrante de Forças de Segurança também recebeu a primeira dose do imunizante.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428

Quarenta unidades de Saúde abriram as portas no sábado (23) para atendimento à população no Dia D de Prevenção ao Câncer de Mama. Ao todo foram 1.518 atendimentos realizados nas unidades, entre exames e consultas. No Hospital Alcides Carneiro (HAC), no Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira e nas unidades com Estratégia de Saúde da Família (UBSs e PSFs) foram 669 exames realizados ao longo do dia. Foram feitas mamografias, ressonâncias magnéticas, ultrassonografias e coletas de preventivos. Só no HAC e no Centro de Saúde foram 252 exames e nas UBSs e PSFs, 417 preventivos foram colhidos.

“O atendimento no Dia D facilita o acesso, uma vez que os agendamentos foram feitos para sábado, permitindo que mesmo aquelas pessoas que estão trabalhando durante a semana compareçam com tranquilidade. Estas ações têm o objetivo de incentivar a prevenção e vem para fortalecer o diagnóstico com exames”, destaca o governo interino, lembrando que o HAC é o hospital de referência no atendimento da doença.

No HAC foram realizados 88 exames, entre ressonâncias magnéticas, mamografias, e ultrassonografias de mama e transvaginais. No Centro de Saúde, 561 atendimentos aconteceram ao longo do dia. Além dos exames também foram oferecidos atendimentos médicos, odontológicos e vacinação. Além das ações do Dia D, 285 agendamentos foram feitos, sendo 134 mamografias, que serão realizadas esta semana, entre segunda e sexta-feira, de 25 a 29/10.

“A prevenção é fundamental para os melhores resultados no tratamento de todas as doenças, e ainda mais nos casos de câncer, pois a identificação da doença na fase inicial faz toda diferença para o melhor resultado do tratamento. Com este objetivo, no Dia D as unidades de Saúde se prepararam para oferecer um atendimento especial, com exames e ações realizadas com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção”, pontua o secretário de Saúde.

A dona de casa Maria Garcia, de 79 anos, foi uma das mulheres que aproveitou para fazer o exame de mamografia no Centro de Saúde, no Centro da cidade. "Eu amei, fui muito bem atendida aqui. Cheguei no Centro de Saúde para fazer a mamografia e rapidamente fui atendida. Só tenho a agradecer o carinho de toda equipe", disse.

Nas unidades Básicas de Saúde e postos de Saúde, com estratégia de Saúde da Família, 961 atendimentos foram realizados entre coleta de preventivo, testes rápidos, consultas odontológicas e solicitações de mamografias. Foram 556 atendimentos em PSFs e 405 em UBSs, instalados em bairros nos cinco distritos.

Com média de 142 atendimentos por dia, o Departamento de Iluminação Pública organiza novo cronograma de atendimentos após levantamento feito por agentes regionais.

De setembro até agora 6.678 pontos do parque de iluminação da cidade foram recuperados pela Prefeitura de Petrópolis. O serviço é realizado pela empresa Vasconcelos e Santos LTDA e representa 83,47% da demanda reprimida executada.

“Estamos bem próximos de zerar a demanda reprimida de atendimentos sob um contrato que garantiu uma economia de 30% ao município em relação ao contrato anterior. Estamos conseguindo dar um retorno importante à população recuperando pontos de iluminação em toda a cidade. Além disso, há a expansão de serviços de eficientização com luminárias de LED, que vai gerar um volume de instalações 30% maior”, disse o governo interino.
 
A maior demanda de serviços tem sido a substituição das lâmpadas queimadas. “Foram 3.253 lâmpadas de 70w substituídas. As condições climáticas têm bastante influência nesse cenário. A partir da conclusão desta etapa do trabalho, as ações terão como foco a eficientização, a limpezas das luminárias e os demais serviços que estão previstos no edital”, aponta o coordenador de Iluminação da Vasconcelos e Santos LTDA.

Agentes regionais fazem levantamento por bairros

No dia 18, uma reunião entre o governo interino; a coordenadora especial de Articulação Institucional; a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) e representantes do Departamento de Iluminação Pública com agentes regionais comunitários definiu um levantamento amplo dos pontos que ainda precisam ser iluminados nos bairros, que resultará em um cronograma de ações.
 
“Começamos esse trabalho com um cronograma por bairro para zerar a demanda reprimida que existia. Com uma média diária de quase 150 serviços de manutenção por dia, estamos bem perto de zerar essa demanda. O encontro com os agentes regionais foi um passo importante nesse sentido, com o objetivo de rastrear esses pontos que ainda restam para atender toda a população”, destaca a secretária da SSOP. Ela lembra que as solicitações da população também podem ser feitas através do aplicativo Ilumina Petrópolis, disponível nas lojas virtuais de aplicativos dos sistema IOS e Android, além do telefone 0800 545 0604.

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde nesta segunda (25/10) se manteve em 6,67% em leito clínico da rede SUS. A UTI covid na rede SUS também manteve o percentual de 10,61% de ocupação. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 12 pacientes internados na cidade: sendo 8 em UTIs e quatro em leitos clínicos.

Até agora foram realizados no município 204.102 testes para Covid-19, com 49.397 resultados positivos e 154.549 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.542 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Ação faz parte da campanha do Outubro Rosa e também busca arrecadar fraldas para a Frente Nacional de Combate ao Câncer

Dando prosseguimento à campanha do Outubro Rosa no município de Petrópolis, a Prefeitura realiza, nesta terça-feira (26), um “pit stop” de atendimentos na Praça Dom Pedro. A ação acontece de 9h às 16h e tem por objetivo passar orientações sobre o câncer de colo de útero e mama, e arrecadar fraldas para os pacientes atendidos pela Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC). Além disso, poderão ser feitos testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C no local e, através de parceria com o Samu, serão realizadas demonstrações de ressuscitação cardiopulmonar.

O governo interino ressaltou a importância das ações que vêm sendo promovidas no município: “A conscientização é, com certeza, o melhor caminho para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Alertando as pessoas para os cuidados que devem ser mantidos e levando informação a elas, conseguimos diminuir o número de pacientes com a doença em estágio avançado. Toda essa programação que a Prefeitura proporcionou durante o mês, certamente foi de muito valor para as mulheres”, disse.

Durante todo o mês, o governo municipal promoveu diversas atividades de forma online e presencial por toda a cidade em prol da causa. No último sábado (23) foi realizado o Dia D da campanha Outubro Rosa em mais de 40 unidades de saúde. Foram promovidos exames ginecológicos com coleta de preventivo, solicitação de mamografia, realização de testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatites B e C e atividades com as mulheres.

“O câncer é uma doença que pode ser detectada em fases iniciais, por isso, levamos a informação sobre a detecção precoce. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres, portanto, é sempre fundamental que elas tenham o conhecimento suficiente para realizar um autoexame”, ressaltou o secretário de saúde.

Coordenadoria já promoveu 13 campanhas, desde fevereiro

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), realizou no último sábado a 2ª edição da Primavera de Adoção. A iniciativa acontece em parceria com ong’s e protetores independentes do município e possibilitou o acolhimento de dez animais. Com isso, a campanha alcançou a marca de 102 acolhimentos, em 13 etapas, neste ano. As instituições Cão Amor, Cão sem Dono, Amor Vira-lata e GAPA Itaipava foram as responsáveis por disponibilizar cães e gatos castrados, vacinados e vermifugados no evento.

O governo interino celebrou o resultado do fim de semana e exaltou a importância de promover a guarda responsável. “Ultrapassamos mais de 100 adoções na cidade. Um número excelente e possibilitado por um trabalho em equipe e com apoio de muitas frentes”, disse.

Além das instituições citadas, a campanha contou com o apoio do Grupamento de Operações com cães, do canil Rufus Von Kru Gdorf, e de uma equipe da Vigilância Ambiental, que orientou a população que passava pelo local sobre as arboviroses - doenças epidêmicas transmitidas pela fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti. Representantes das empresas Rospauth, Escola de Tosa Cintia Lima e Comidinhas da Pandora também estiveram presentes e presentearam os novos tutores com benefícios voltados aos animais adotados.

A coordenadora de Bem-estar Animal exaltou o retrospecto atingido e agradeceu o entusiasmo da população. “Tivemos mais um evento satisfatório. Foi um resultado muito importante para nós. Passar a marca de 100 adoções representa que o trabalho tem sido bem feito e transparece a disposição dos petropolitanos em acolher os bichinhos que não possuem lar. Nossa intenção é que esse número continue aumentando”, afirmou.

Localidade terá, ao todo, mais de 2 km de ruas com asfalto novo pelo programa

O governo interino acompanhou, na manhã desta segunda-feira (25), as intervenções de asfaltamento da Rua Manoel Francisco de Paula, no Siméria. Ao todo, serão 2,2 km pavimentação no bairro, uma melhoria do programa Acelera Petrópolis, que já recuperou mais de 25 km em diversas ruas da cidade. O trabalho no Siméria foi iniciado na última sexta-feira (22) e será feito até o encontro com a Rua Olavo Bilac.

“Estamos atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores do Siméria e diversos outros bairros da cidade através do Acelera Petrópolis. Já passamos pelo Bingen, Nogueira, Itaipava, Alto da Serra, Morin e pelo centro. E, em cada lugar em que acompanho esse trabalho, vejo o impacto positivo que o asfalto na porta traz para as pessoas, especialmente onde elas aguardavam há anos”, disse o governo interino, que também lembrou que, ao todo, mais de 60 ruas do município receberão as melhorias.

O presidente da Associação de Moradores do Siméria agradeceu pela chegada do asfalto na localidade. “Foi super importante a chegada do asfalto. A previsão é que viria lá de baixo, na padaria da entrada do Siméria. Pedi ao prefeito que viesse aqui ao ponto final, que é a área mais crítica, e ele nos atendeu. É uma demanda muito antiga”, disse.

O vereador Eduardo do Blog, que acompanhou a visita do prefeito, cuja família vive no bairro há 40 anos, diz que o asfalto ajudará a melhorar a vida dos moradores. “O que o prefeito Hingo está fazendo aqui é realizar um sonho, não só meu, mas dos moradores, do nosso presidente da associação, que vive aqui há mais tempo que eu. Na verdade, ele não está possibilitando só asfalto, mas também dignidade, com a reforma e ampliação do posto de saúde, que terá dentista e sala de vacinação”, afirmou.

O trabalho no Siméria conta com mais de dois quilômetros de asfalto novo, do ponto final do bairro até o acesso pela Olavo Bilac. “E, recentemente, pavimentamos ainda a rua Coronel Albino Siqueira, a Cardoso Fontes e a Napoleão Esteves, além de termos concluído a Saldanha Marinho (no trecho entre o Alto da Serra e as Duas Pontes)”, lembra o secretário de Obras, que ressalta ainda que o trabalho também será retomado na rua Washington Luis, no Centro. “Ali já fizemos parte da pavimentação, no trecho entre as Duas Pontes e a rua do Imperador”.

Campanha visa atualizar imunização de crianças e adolescentes de zero a 15 anos

1.138 doses de vacinas aplicadas no Dia D de Multivacinação, no sábado

Postos de vacinação em 14 localidades da cidade abriram as portas no sábado (23/10), “Dia D de Multivaciação” – uma oportunidade para pais e responsáveis atualizarem o cartão de vacinas de crianças e adolescentes com idades entre zero e 15 anos. No Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira, no Centro, ontem equipes usavam fantasias, numa forma lúdica de receber as crianças, 290 vacinas foram aplicadas. Ao todo 1.138 vacinas foram aplicadas ao longo do o dia. A campanha segue até o dia 29, com vacinas disponíveis para 17 tipos de doenças em 15 pontos de vacinação que funcionam de segunda a sexta-feira em localidades distribuídas nos cinco distritos.

“O Dia D, com a abertura das unidades aos sábados, teve o objetivo de facilitar o acesso de pais e responsáveis, que durante a semana estão no trabalho e que no sábado encontram mais facilidade para levar as crianças com mais tranquilidade. No entanto, a campanha segue até o dia 29 e aqueles que, por algum motivo não conseguiram ir, podem buscar um dos pontos de vacinação a qualquer momento para fazer esta atualização das vacinas”, destaca o governo interino.

Sabrina Moura, mãe da pequena Giovana, de 1 ano, aproveitou o sábado para fazer a atualização da caderneta de vacinação da filha no ponto de vacinação do Hospital Alcides Carneiro. “As vacinas são importantes para protegê-la. A caderneta dela está sempre em dia. Como eu faço estágio de segunda a sexta, aproveitei que está aberto hoje para trazê-la para receber as vacinas necessárias”, disse.

“É fundamental que os pais e responsáveis tenham esta consciência sobre a importância da vacinação para prevenir as doenças e levem as crianças e adolescentes para receberem a imunização. São 17 tipos de vacinas que estão disponíveis nos pontos de vacinação. Os pais e responsáveis devem conferir a caderneta de vacinação e comparecer. A vacinação é um ato de amor, de proteção às crianças e adolescentes”, destaca o secretário de Saúde.

A campanha de multivacinação começou no dia 1° e segue até o dia 29 em salas de vacinas instaladas em diferentes pontos da cidade.

Importante lembrar que em relação à atualização da carteira de vacinação de adolescentes, em Nota Técnica divulgada no mês passado, o Ministério da Saúde informou que as vacinas podem ser aplicadas de forma simultânea à vacinação contra a covid-19 - sem a necessidade de intervalo.

“A vacina é uma proteção em todas as etapas da vida, por isso estamos aqui hoje para conferir a atualização da caderneta de vacinação da minha filha”, conta Carla Freitas, mãe da Júlia, de 14 anos. “A vacinação é importante para nos prevenirmos das doenças, para que estejamos protegidas”, completa a adolescente Júlia Freitas.

A campanha de Multivacinação segue sendo realizada em 15 salas de vacinas nos seguintes locais:

1 - PSF da Posse
2 - UBS de Pedro do Rio
3 - Ambulatório Escola
4 - Centro de Saúde do Itamarati
5 - Centro de Saúde Coletiva do Centro
6 - Hospital Alcides Carneiro
7 - UBS Itaipava
8 - UBS Morin
9 - PSF Alto da Serra
10 - UBS Alto Independência
11 - UBS Quitandinha
12 - UBS Mosela
13 - UBS Retiro
14 - UBS Araras
15 - PSF São Sebastião

O Balcão de Emprego da Prefeitura, que é coordenado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico está oferecendo cinco vagas essa semana. Caso o candidato tenha alguma dúvida ou interesse pode procurar o atendimento presencial no Detra, que fica na Dr. Porciúncula 75, Centro. O telefone para contato é o 2246-8942.

Para que o candidato possa pleitear uma das vagas é necessário que o cadastro e o currículo também estejam atualizados, para que as empresas possam fazer o contato correto com aquelas pessoas que possuam o perfil para a oportunidade ofertada. Essa atualização é feita diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/candidatos/add/.

Os empresários interessados em oferecer vagas de emprego podem disponibilizar as vagas, de forma gratuita, diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/empresas/index. Basta fazer o cadastro e informar a vaga.

Vale ressaltar que a prefeitura é responsável apenas pela divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo. Sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. As seis vagas disponíveis desta semana são essas:

1. Engenheiro de Produção (Estagiário) / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 21 a 25 anos / Ensino Superior a partir do 6º Período

2. Psicopedagogo / Ambos os sexos / Uma vaga /Faixa Etária de 30 a 60 anos / Ensino Superior / Experiência de 6 meses

3. Operador de Máquina CNC / Ambos os sexos / Faixa Etária de 18 a 60 anos / Ensino Médio / Experiência em CTPS

4. Auxiliar de Manutenção Predial / Masculino / Faixa Etária entre 22 e 45 anos / Ensino Médio / Experiência em CTPS de 1 ano

5. Estagiário / Ambos os sexos / cursando Nível Superior (Arquitetura ou Eng. Civil) / Experiência será um diferencial