A iniciativa já acontece desde fevereiro, no Centro, e proporcionou 102 acolhimentos responsáveis

A campanha de Adoção de Animais realizada pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), chega aos distritos neste sábado (30), com ação na Posse. A etapa vai acontecer das 10h às 15h, na Praça CEU Corta Rio. O evento estava agendado para o último dia 16 de outubro, mas diante da chuva que atingiu a região, precisou ser remarcado. Nesta edição, os pets serão disponibilizados por protetores independentes, que garantem, previamente, a castração, vacinação e vermifugação dos cães e gatos. Os interessados em ganhar um novo amigo precisam atender aos pré-requisitos exigidos pela Coordenadoria para garantir que os animais estarão seguros de seus direitos básicos, além da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência fixa e ser maior de 18 anos.

O governo interino foi quem propôs a campanha também nos distritos, de forma a estimular a guarda responsável e trazer conscientização aos moradores da região sobre os cuidados com os animais. “Com os excelentes resultados das edições realizadas no Centro, enxergamos a chance de levarmos o trabalho também para os distritos. Acreditamos que é uma oportunidade para alcançarmos mais pessoas e garantir novos lares aos animais. Através do incentivo à guarda responsável, estamos conseguindo orientar e conscientizar a população”, afirma o prefeito.

A campanha deste fim de semana contará com o apoio da Rospauth, que vai ceder um cupom de 10% de desconto em produtos da sua loja aos novos tutores, e com a presença do Grupamento de Operações com cães do canil Rufus Von Kru Gdorf, da Guarda Civil Municipal (GCM).

“A expectativa é grande para sábado. A ida dos cães da Guarda Civil vai acrescentar muito ao evento. Ultrapassamos a marca dos 102 acolhimentos em 13 etapas realizadas apenas no Centro. Agora, vamos em busca de expandir esse número com realizações também nos distritos”, conta a coordenadora de Bem-estar Animal.

Em caso de chuva, a realização da campanha pode ser remarcada. Para esclarecimento de dúvidas, a Coordenadoria disponibiliza o e-mail, Whatsapp e telefone para atendimento da população. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ; telefone: (24) 2291-1505; whatsapp (24) 98839-7243.

Os alunos do Centro Esportivo da Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade, participaram na terça-feira (26) da campanha do Outubro Rosa – mês de sensibilização sobre o câncer de mama. Balões rosas foram usados nas aulas de natação, hidroginástica e nas atividades de recreação e alongamento do Projeto Renascer (destinado a Terceira Idade).

“A prática esportiva é uma grande aliada na promoção da saúde. Neste mês de Outubro Rosa, as ações de prevenção acontecem em diferentes pontos da cidade, incluindo unidades de Saúde e de Educação”, disse o governo interino.
 
As aulas no Centro Esportivo da Fábrica do Saber foram retomadas em agosto deste ano e, neste momento de pandemia, a capacidade de atendimento está em 50%. Todas as atividades são realizadas respeitando os protocolos sanitários. “Sempre promovemos um ato simbólico nessas datas comemorativas e neste mês do Outubro Rosa não poderia ser diferente. Nossos alunos adoram participar”, comentou o coordenador Paulo Roberto Waruar.
 
Atualmente, devido a pandemia, o Centro Esportivo Fábrica do Saber está atendendo cerca de 430 pessoas. As aulas acontecem de terça a sexta-feira das 7h30 às 20h50. São 13 turmas por dia. As inscrições para participar das atividades continuam abertas e devem ser feitas na sede da unidade. É preciso levar xerox da Carteira de Vacinação, atestado médico e documento de identificação.
 
Podem participar das aulas de natação pessoas acima de sete anos e da hidroginástica é preciso ter mais de 16 anos. Já para fazer parte do Projeto Renascer tem que ter acima de 50 anos. Todas as atividades são gratuitas. O Centro Esportivo Fábrica do Saber completou 21 anos em junho deste ano.
Quarta, 27 Outubro 2021 10:32

Boletim vacinação – 26/10/2021 (terça)

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na terça (26/10) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 4.091 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 221 receberam a primeira dose, 2.621 receberam a segunda dose e 1.249 receberam a dose de reforço. Até o momento 235.984 pessoas receberam a primeira dose, 165.130 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 15.093 idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.  

Nos pontos de imunização cinco idosos foram vacinados, sendo três com a  primeira dose e dois  com a segunda. Equipes aplicaram também a dose de reforço em 1.092 idosos, 19 pacientes imunossuprimidos e 138 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em  128 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 2.550 pessoas também receberam a segunda dose. Também foram vacinados com a primeira dose, 84  adolescentes sem comorbidade. Outros 15 adolescentes com comorbidades receberam a segunda dose.

Equipes aplicaram a vacina em 20 gestantes, sendo cinco com a primeira dose e 15 com a segunda dose. Também receberam a segunda dose oito puérperas.

Também receberam a segunda dose 14 trabalhadores da Saúde e seis trabalhadores dos transportes. 

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde nesta terça-feira (26/10) está em 6,67% em leito clínico da rede SUS. A UTI covid na rede SUS registrou 7,58% de ocupação. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 11 pacientes internados na cidade: sendo 7 em UTIs e quatro em leitos clínicos. Um óbito foi confirmado e inserido na base de dados do município nesta terça-feira

Até agora foram realizados no município 204.108 testes para Covid-19, com 49.435 resultados positivos e 154.605 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.543 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

Óbitos:

Mulher, 62 anos, moradora no Bingen. Internada em 30.09.2021 no HST. Óbito registrado em 22.10.2021 no HST. Paciente com obesidade e hipotireoidismo.

Dados são do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

Com saldo de 463 empregos em setembro (considerando admissões e demissões), o Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – do Ministério do Trabalho e Previdência, mostra que o mercado de trabalho em Petrópolis continua registrando alta na geração de empregos. A variação positiva chega ao quarto mês consecutivo, acompanhando a média nacional que também registrou saldo positivo de 313.902 postos de trabalho. Importante destacar, ainda, que o número supera o registrado em fevereiro de 2020 – antes da pandemia - quando o Caged divulgou o saldo de 452 vagas.

Desde janeiro, a cidade contabiliza 1.930 novas contratações. “A recuperação da economia está ligada diretamente ao avanço da vacinação eficiente do município. Aos poucos, o mercado de trabalho está aquecendo, mostrando uma perspectiva mais positiva. estamos trabalhando para alcançarmos os índices de emprego anteriores ao da pandemia e buscando atrair novos investimentos”, afirma o governo interino.

Segundo o Caged, o setor que mais criou vagas em setembro foi o de serviços, com 260 novas oportunidades, uma variação de 0,87%. Em seguida, Indústria, com mais 100 contratações, uma variação de 0,94%; já o Comércio, constatou 58 novos postos, uma variação de 0,34% e o setor de construção, registrou a criação de 45 vagas no mês de setembro, uma variação relativa de 1,94%.

“É uma informação importante que mostra uma perspectiva positiva para os empresários da cidade, sobretudo nessa época de final de ano, quando há uma tendência no aumento do número de vagas, principalmente no setor de serviços. Felizmente também há aumento na oferta de vagas em outros setores cruciais como indústria e construção o que mostra que Petrópolis está no caminho certo”, confirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, acrescentando que os números na geração de emprego do município já ultrapassam os período pré-pandemia. “Claramente conseguimos perceber um patamar diferenciado e muito esperado pelos setores nesse período de recuperação econômica”, completou.

Saldo positivo de 1.930 vagas desde janeiro

Contabilizando desde janeiro de 2021, o saldo positivo é de 1.930 novas contratações, com destaque para a área de Serviços que gerou 810 vagas, (variação de 2,75%); Comércio - 533 novos postos (variação de 3,25%); Construção com saldo positivo de 326 vagas (com a maior variação relativa, de 16.03%) e, seguida por Indústria, com 249 postos (2,36% de variação) e Agropecuária, com 12 vagas (variação de 2,96%).

O primeiro Famtur organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em julho, com a participação de empresas organizadoras de congressos, treinamentos empresariais e ações corporativas, somada ao avanço da vacinação contra covid-19 na cidade, estão começando a gerar resultados ao município. No último fim de semana, um curso presencial dedicado a médicos neurocirurgiões e ortopedistas, realizado no auditório da Faculdade de Medicina de Petrópolis (Fase), reuniu cerca de 30 pessoas, que vieram à cidade trazendo familiares, movimentando a economia local.

Para Bruno Pereira, um dos coordenadores do curso, Petrópolis atende de forma excepcional os requisitos para a realização de eventos. “A cidade possui condições necessárias para cursos como esse que coordeno. O clima, a rede hoteleira, a segurança e a gastronomia, sem contar com as belezas naturais, são perfeitos para os participantes. Estou muito satisfeito”, afirma.

O governo interino lembra que Petrópolis tem grande potencial para o turismo de negócios. “Estamos pensando em Petrópolis para o futuro. É um nicho de mercado que pode gerar recursos para toda a cidade, incluindo hotéis, restaurantes e o comércio em geral”, aponta.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, a empresa que organizou o evento foi uma das participantes do Famtur e todos os inscritos ficaram hospedados ao longo do final de semana na cidade. Para ele o Famtur, como esperado e programado, começa a render frutos. “O objetivo principal do Famtur era exatamente esse, trazer para Petrópolis eventos corporativos que movimentem a rede hoteleira, gastronômica e turística de forma geral. Com isso a economia se recupera, os empregos são gerados, uma cadeia positiva se forma no município. Tenho certeza que muitos outros serão organizados e essa cadeia terá um aquecimento grande, o que é bom para o município de forma geral”, explica.

O Famtur em Petrópolis, realizado em julho deste ano e que teve a participação da Turispetro, Fecomércio e Petrópolis Convention & Visitors Bureau, reuniu 15 empresas interessadas no potencial de Petrópolis para receber eventos de 100, 300, até 1 mil pessoas. A cidade também é uma das mais seguras do Estado e do país, com boa logística, infraestrutura, atrativos culturais e ecológicos.

Para o secretário da Turispetro, o Famtur tem uma importância muito grande, pois mostrou que Petrópolis está preparada para atender e receber a todos tipos de evento. “Hoje, com muito otimismo, vejo que o esforço para o sucesso do Famtur está ligado diretamente a esse retorno gradual das atividades. O exemplo que tivemos com o evento na Fase, que gerou uma importante movimentação econômica, foi muito positivo”.

Corais de Petrópolis é o assunto de amanhã (27/10) no "IMC nas Redes – Conversas Culturais". O encontro virtual será transmitido nas redes sociais da prefeitura (Facebook e Youtube), às 19h, com a participação de Marcelo Vizani, Marco Aurélio Lischt, Paulo Afonso e Gláucia de Souza Kobi Rangel. A mediadora da roda de conversa on-line será a gerente do Centro de Cultura Raul de Leoni.

Marcelo Vizani é mestre em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade de Lisboa; graduado em regência pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, na classe do Maestro Marco Maceri; e pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica de Petrópolis. Atualmente é vice-reitor da Universidade Católica de Petrópolis; diretor geral da Rádio UCP FM; professor do curso de Licenciatura em Música na Universidade Católica de Petrópolis; maestro do Coral das Meninas do Canarinhos de Petrópolis; maestro do Coral Laus Deo, do Colégio de Aplicação da UCP; diretor artístico do Espaço Artístico e Musical Monsenhor Paulo Daher; idealizador e diretor da Escola de Música UCP e da Orquestra-Escola Petrópolis.

Marco Aurélio Lischt é petropolitano e foi membro do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. É formado em piano e órgão pela Escola de Música da UFRJ com mestrado em órgão em 1993. Na Escola Superior de Música de Frankfurt, na Alemanha, se formou no curso de Música Sacra em 1998. Atualmente é o maestro e diretor artístico do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, organista voluntário da Catedral São Pedro de Alcântara em Petrópolis e diretor artístico da série Concertos de Órgão na Catedral (desde 2011).

Paulo Afonso é formado pela Escolas de Música Santa Cecília, Conservatório Brasileiro de Música e em Pedagogia, é Diretor Artístico dos Corais Pró Tempore e Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lurdes e regente do Coral Municipal até a temporada de 2016. Atua no meio artístico desde 1996. Já Gláucia de Souza Kobi Rangel, nascida em Miracema, mas que mora em Petrópolis desde 1985, fez bacharel em Música Sacra na FABAT –RJ, com especialização em canto e regência coral. Atualmente é bachaleranda em Regência Orquestral pela UFRJ e pós-graduanda em Regência pela Alpha-FACEC. Ela também é ministra de música na PIB de Petrópolis.

Em pregão realizado na tarde de hoje (26/10) pelo Instituto Municipal de Cultura (IMC), a Dell'Arte Soluções Culturais ganhou a licitação para organização da programação cultural do Natal Imperial 2021. Desta maneira, a empresa – responsável pela realização de diversos eventos culturais, como o Festival de Inverno, por exemplo – será a responsável por captar recursos e por executar a festa neste ano. O Natal Imperial será realizado de 25 de novembro a 6 de janeiro de 2022.

"Essa é uma ótima notícia para a nossa cidade. Queremos que o Natal deste ano marque o momento de esperança que estamos vivendo, sobretudo com o avanço na vacinação", destacou o governo interino.

"Dessa maneira, vamos conseguir realizar uma programação cultural como a cidade merece e espera. Estamos muito felizes e acreditamos em uma edição do Natal Imperial cheia de esperança", disse o presidente do IMC, ressaltando que a Dell'Arte é uma empresa de renome internacional.

Segundo o CEO da Dell'Arte, Steffen Dauelsberg, a empresa deve apresentar a programação do Natal Imperial em um prazo de sete a 10 dias. O objetivo é equiparar a festa de Petrópolis aquela que ocorre há mais de 35 anos em Gramado, no Rio Grande do Sul. “Estamos muito entusiasmados. Nosso pensamento está alinhado ao do governo interino, que é o de criar uma dinâmica para fazer uma festa com um brilho muito especial”, disse, ressaltando ainda que, através da Sociedade Artística Villa Lobos, o investimento na cultura da cidade acontece há mais de 50 anos.

Programação terá desfiles, mesas redondas, talk shows e expositores para tirar dúvidas de quem está prestes a subir ao altar

Petrópolis vai estar oficialmente representada no IC Week, evento híbrido realizado pela Revista Inesquecível Casamento, que acontecerá de forma presencial nos dias três e quatro de novembro no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. A convite da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, que terá um lounge na exposição, a Turispetro - ao lado do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB) e da AssociEventos - levará o nome da cidade como um dos principais "Destination Wedding" no Estado, neste que é o mais elegante evento voltado a noivas de cunho nacional.

No IC Week, que já possui mais de 40 edições realizadas com enorme sucesso em cidades como Rio, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Niterói e Gramado, além de exposições, acontecem mesas redondas, desfiles, palestras e talk shows, sempre com os melhores profissionais nacionais e internacionais. Lá as noivas se inspiram e conhecem as melhores tendências para o casamento, os profissionais lançam produtos e serviços novos e se relacionam com o mercado.

"Não há dúvida que a nossa cidade vem conquistando os noivos há algum tempo, como uma ótima opção para um destination wedding de fácil acesso. Os profissionais da cidade já desenvolveram uma infraestrutura completa para receber casamentos, com qualidade e profissionalismo. Além disso, temos a nosso favor excelente locais para casamentos ao ar livre, com jardins exuberantes, uma tendência cada vez mais forte entre os noivos", destaca o governo interino.

O secretário de Turismo ressalta que "Petrópolis possui os locais mais agradáveis para receber este tipo de eventos, além de profissionais altamente qualificados. É uma estrutura que está sendo amplamente divulgado nas feiras que o município e toda a sua cadeia produtiva está sendo representada, como aconteceu recentemente na ação O Rio Continua Lindo. E perto!, que apresentou um pouco dos atrativos turísticos em vários estados".

“Petrópolis é um cenário incomparável para casamentos com opções para todos os tipos de festas desde as cinematográficas até as intimistas. Fora a qualidade dos profissionais que atuam no setor. A Cidade Imperial por todo esse conjunto virou uma referência para o setor e é importante que Petrópolis esteja representada em eventos que divulgam esse potencial”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

O presidente da AssociEventos lembra que este será o primeiro grande evento do setor após a flexibilização das medidas sanitárias. "Fomos um dos segmentos mais afetados durante a pandemia, agora com a retomada, a IC Week é uma oportunidade ímpar para Petrópolis apresentar seu portfólio de atrativos, produtos e serviços em uma feira de renome nacional", completa.

O público vai conhecer as tendências da moda, gastronomia, decoração, maquiagem, fotografia, cerimonial, entre outras, que antecipam o que estará em alta nos casamentos realizados no próximo ano. Por causa da pandemia, a edição deste ano acontece de forma presencial e terá programação on-line do dia três ao dia 13 de novembro.

Ação aconteceu nesta terça-feira (26) na programação da campanha do Outubro Rosa

Dando prosseguimento a campanha do Outubro Rosa em Petrópolis, a Prefeitura realizou nesta terça-feira (26) um “pit stop” de atendimentos na Praça Dom Pedro, no Centro. A ação, que aconteceu de nove as 16 horas, teve como objetivo passar orientações sobre o câncer de mama e colo de útero, além de arrecadar fraldas para os pacientes atendidos pela Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC). Também foram realizados testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C no local, esclarecimentos de nutrição em saúde e demonstrações de ressuscitação cardiopulmonar pela equipe do Samu.

O governo interino ressaltou a importância das ações que vêm sendo promovidas no município. “Por meio da prevenção, podemos reduzir os números de casos registrados e até mesmo mortes. Afinal, essa é uma doença agressiva e acomete principalmente as mulheres. Então, as pessoas devem evitar negligenciar os cuidados e sempre adotar hábitos saudáveis para manter o câncer longe”, disse.

Isabel Pereira, de 71 anos, participou do evento e elogiou o atendimento. “Vim aqui fazer os testes rápidos e ver como está minha glicose e pressão. Fui muito bem atendida pela equipe. Estou muito feliz. Cuidar da saúde é sempre importante. Fazia muito tempo que eu não realizava esses testes. Aproveitei a oportunidade e fiz”, contou a idosa.

A coordenadora das Áreas Técnicas da Secretaria de Saúde explica a necessidade de conscientizar as mulheres sobre a doença. “Levamos informações para as pessoas sobre o câncer de mama, o autoexame, a avaliação precoce e sobre os riscos da doença. Além disso, oferecemos orientações sobre gravidez na adolescência. O mais importante é conscientizar a população para dar atenção à saúde e levar informações importantes sobre doenças que podem ser tratadas com antecedência”, disse.

“Uma das formas de controlar os impactos da doença é monitorando o peso corporal, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos. É importante também evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Essas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. Além disso, é fundamental que as mulheres e os homens tenham o conhecimento suficiente para realizar um autoexame, já que desta forma, pode ser feita a detecção precoce do câncer”, ressaltou o secretário de saúde.

O governo municipal promoveu, durante todo o mês, diversas atividades de forma online e presencial por toda a cidade em prol da causa. No último sábado (23) foi realizado o Dia D da campanha Outubro Rosa em mais de 40 unidades de saúde e no Hospital Alcides de Carneiro (HAC). Foram promovidos exames ginecológicos com coleta de preventivo, solicitação de mamografia, realização de testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatites B e C e atividades com as mulheres.

Corte de cabelo, escova, amarração de lenços, maquiagem, design de sobrancelhas e distribuição de brindes. Essas foram algumas das atividades realizadas nesta segunda-feira (25) com as pacientes internadas no Hospital Alcides Carneiro (HAC) no dia de beleza na unidade. A ação, que movimentou os corredores do hospital faz parte da campanha do Outubro Rosa da Prefeitura de Petrópolis, e contou com a parceria da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), e de cabeleireiros e maquiadores locais.

Foram cerca de 50 mulheres atendidas em salas do hospital onde foram organizados os atendimentos do salão de beleza. Além de oferecer atendimentos voltados ao cuidado estético das pacientes, a ação contou com orientações e mensagens de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero. A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Alcides Carneiro, Rosângela Amaral, conta que a iniciativa teve como objetivo levantar a autoestima das pacientes, e ao mesmo tempo levar informações sobre o câncer, na programação do Outubro Rosa do hospital.

“O nosso foco com essa ação foi resgatar a autoestima das nossas pacientes. Tem mulheres internadas aqui que já estão há algum tempo conosco, sentem falta da família, dos amigos e de suas vida em geral. Ver o sorriso no rosto delas e o olhar brilhando não tem preço. É isso que nos motiva a fazer sempre mais. Foi um dia muito leve para todos no hospital. Para as próprias pacientes, mas também para os acompanhantes, enfermeiros e toda a equipe de trabalho”, contou ela, lembrando que algumas mulheres se emocionaram com os atendimentos.

A paciente Vera Regina, de 70 anos, está internada. Ela foi uma das pacientes que se emocionou após receber o corte de cabelo e fazer as sobrancelhas: “Eu estou me sentindo muito bem. Me sinto viva e alegre. Tenho meu cantinho, meu trabalho, faço minhas coisas e estou com muita saudade de realizar as minhas atividades. Esse dia de beleza deu uma animada no meu astral”, disse ela, já emotiva.

O governo interino frisou a importância de ações como esta. "O envolvimento das pessoas, com trabalho humanizado, gera uma conscientização ainda maior. Além de voltarem as atenções para a importância dos cuidados com a saúde, acabam atuando como multiplicadores em suas famílias, seus amigos e vizinhos".

O Dia de Beleza no HAC contou com a colaboração dos cabeleireiros Ale Collares e Uelita Aguiar, e da maquiadora Maria Eduarda Vieira, que trabalham no Salão Esmalteria Paris. Além deles, participaram da ação o cabeleireiro e maquiador, Renato Venceslau, e a maquiadora Clarice Andrade. A cabeleireira Uelita relata a sua experiência. “É sempre legal fazer essa troca, em que a gente doa um pouco do nosso tempo, do nosso trabalho, em prol dessa causa, dentro da campanha do Outubro Rosa. Foi muito bom”.

Clarice conta que perdeu sua mãe há 10 anos atrás por câncer no HAC. Ela revela qual foi o sentimento ao retornar ao hospital: “Foi muito gratificante. Senti uma conexão com as pacientes, porque mesmo com alguma debilidade, elas se abriram pra gente e deixaram a gente ajudá-las a se sentirem bem e bonitas novamente. Ter esse momento em que elas puderam brincar, descontrair, falar sobre vida, família e elas se expressarem da forma que realmente são, foi muito bom”, contou ela, dizendo ainda que quer voltar mais vezes.

O diretor presidente do Sehac, que administra o HAC, também acompanhou as atividades no hospital. Ele agradeceu o apoio dos colaboradores na missão de devolver às mulheres o brilho que algumas doenças pode tirar delas: “De coração, agradeço a cada um que se dispôs a estar conosco aqui sem receber nada em troca, apenas de bom coração. São essas atitudes que nos comovem e salvam vidas. Foi muito legal acompanhar e ver esses corredores cheios de sorrisos e de vida”, disse ele, contando que a intenção agora é realizar um dia de beleza com as funcionárias do hospital.

Atividades no HAC no Outubro Rosa

O Dia de Beleza realizado nesta segunda-feira (25) no Hospital Alcides Carneiro (HAC) faz parte da programação da Prefeitura de Petrópolis na campanha do Outubro Rosa do município. No último sábado foi o Dia D de atendimentos na cidade em mais de 40 unidades de saúde e no HAC, que fez 88 exames, entre ressonâncias magnéticas, mamografias, e ultrassonografias de mama e transvaginais.

Além disso, durante todo o mês o hospital está promovendo mutirões de ultrassonografias de mama aos sábados e domingos, organizou um almoço especial para os pacientes internados na quinta (21) e sexta-feira (22), além de contar com ações de conscientização, em parceria com os profissionais da APPO.

Na manhã desta terça-feira (26), o secretário de Meio Ambiente se reuniu com integrantes da Associação de Produtores Rurais do Caxambu. O encontro teve como objetivo debater melhorias na área de saneamento da região. Ficou determinado que, em novembro, a Prefeitura dará prosseguimento às ações, iniciando a instalação de fossas sépticas na localidade conhecida como Três Pedras.

"Atualmente, nós temos cinco kits de fossas sépticas à disposição para serem instalados. É um recurso para a área rural que permite a realização de saneamento básico em locais que não são atendidos por sistemas de esgotamento. Vamos nos reunir novamente para debater em quais casas serão”, disse o secretário de Meio Ambiente.

O presidente da Associação de Produtores Rurais da região elogiou a escolha das fossas sépticas e reforçou a importância das novas instalações: “A utilização desse tipo de fossa torna muito mais fácil o processo de limpeza. No Caxambu, o saneamento é algo que precisava de melhorias, que estão sendo realizadas aos poucos. Com a instalação de algumas fossas no mês passado e vindo mais essas agora houve uma melhora nessa parte”, disse.

Em setembro, a Prefeitura de Petrópolis instalou quatro kits de fossas sépticas na localidade conhecida como Morro dos Anjos. A ação garantiu o tratamento de esgoto residencial para cerca de 50 pessoas, beneficiando aproximadamente 15 famílias na região.

“São ações com foco no saneamento básico. Os moradores dessas localidades aguardavam isso há bastante tempo. Essa ação proporciona diversos benefícios para os moradores e garante a preservação dos recursos naturais das áreas atendidas. A nossa intenção é expandir cada vez mais esses trabalhos para outras regiões”, finalizou o secretário de Meio Ambiente.