Terça, 23 Novembro 2021 10:23

Boletim vacinação – 22/11/2021 (segunda)

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na segunda-feira (22/11) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 2.358 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 30 receberam a primeira dose, 1.904 receberam a segunda dose e 424 receberam a dose de reforço. Até o momento 238.310 pessoas receberam a primeira dose, 194.796 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 27.067 pessoas maiores de 18 anos, além de idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização as equipes aplicaram a dose de reforço em 273 idosos, 71 pessoas maiores de 18 anos, cinco pacientes imunossuprimidos e 75 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 23 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 1.806 pessoas também receberam a segunda dose. Também foram vacinados 84 adolescentes sem comorbidades, sendo seis com a primeira dose e 78 com a segunda dose. Três adolescentes com comorbidades também foram vacinados.
Equipes também aplicaram a vacina em 11 gestantes, sendo uma com a primeira dose e 10 com a segunda dose. Cinco puérperas também receberam a segunda dose.

A segunda dose da vacina também foi aplicada em um profissional de Educação e um trabalhador da Saúde.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

A história e valorização da cultura negra foram contadas durante a Semana da Consciência Negra em escolas da rede municipal. Apresentações culturais e de trabalhos elaborados pelas crianças, contação de histórias, oficinas de capoeira e de desenho foram algumas das ações desenvolvidas pelas unidades.

“Durante toda a semana nossos alunos e escolas se dedicaram para falar sobre o tema. É importante que conheçam a história, que reflitam e entendam a importância dos negros no país, que sejam provocados e estimulados à reflexão”, disse o governo interino, lembrando que no sábado (20), Dia da Consciência Negra, alunos da rede municipal receberam a premiação do concurso de poesias e desenhos dentro da programação da Ubuntu - Festa Afro-brasileira de Petrópolis.

O secretário de Educação participou nessa segunda-feira (22), da festa promovida pela Escola Municipal Doutor Theodoro Machado, no Vale do Cuiabá. Os alunos fizeram apresentações que contaram a história dos negros, assistiram um vídeo de dança e realizaram uma oficina de capoeira.

Além disso, eles participaram de uma roda de conversa com Eva Casciano, representante do Quilombo da Tapera. “A verdadeira carta de alforria hoje em dia é a educação. Eu estudei aqui na Theodoro Machado e nossos filhos também. É emocionante entrar aqui e por contar nossa história”, ressaltou Eva.

“É uma festa bonita e um dia de alegria para os alunos. É bom ver que a escola está viva e que isso se deve a presença das crianças”, comentou o secretário de Educação. “Foi uma apresentação bonita dos alunos, que também puderam conhecer um pouco mais da história dos negros em nosso país”, ressaltou.

A Semana da Consciência Negra também fez parte das aulas dos alunos da Escola Monsenhor João de Deus. Eles conheceram a história da boneca Abayomi (que se tornou um instrumento capaz de fomentar elementos de matriz africana na educação formal). As crianças também desenvolveram trabalhos de desenho, como autorretratos que foram expostos na unidade.

Terça, 23 Novembro 2021 10:20

22.11.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, nesta segunda (22.11), está em 13,33% para leito clínico e 3,03% para leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, são 10 pacientes internados. São cinco em leitos clínicos e cinco em leitos de UTI nas redes pública e privada da cidade.

Até agora, foram realizados no município 208.599 testes para Covid-19, com 50.135 resultados positivos e 158.324 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.556, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Cidade registrou quatro óbitos até 22 de novembro

Número de mortes que em abril chegou a 299, caiu para quatro com avanço da vacinação

Petrópolis ultrapassa nesta segunda-feira (22/11) a marca de 200 mil pessoas que completaram o ciclo de imunização contra a covid-19, recebendo duas doses ou dose única da vacina. Com o avanço da vacinação, o município, que em abril – mês mais crítico da pandemia – contabilizou 299 mortes, registra redução nos casos graves e teve em 22 dias deste mês, quatro óbitos registrados. O número de mortes é o menor registrado desde março de 2020 – primeiro mês da pandemia – quando a cidade teve dois óbitos confirmados por covid-19. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, tem atualmente quatro óbitos em análise – todos no entanto, são referentes a meses anteriores: um do mês de agosto, um de setembro e dois que ocorreram em outubro.

“São os resultados da vacinação se confirmando todos os dias com a redução do número de casos graves. Hoje a cidade supera 200 mil pessoas com a imunização completa e estamos trabalhando para alcançar o maior número de pessoas vacinadas, agora também com a dose de reforço. A meta é protegermos o maior número de pessoas, reduzindo ainda mais os óbitos na cidade pela doença”, destaca o governo interino.

“Agradecemos o trabalho de toda equipe da Secretaria de Saúde, que vem se dedicando de forma incansável a esta campanha de imunização. Também importante destacarmos que a redução de casos graves e mortes, que registramos hoje é resultado da adesão da população, que entendeu a importância da vacinação para vencermos esta pandemia”, completa o secretário de Saúde.

Até sexta-feira (19/11) 199.697 pessoas já haviam concluído o esquema de vacinação na cidade. São 192.892 pessoas que receberam a segunda dose e 6.805 que receberam a vacinas em dose única. A primeira dose da vacina foi aplicada em 238.280 pessoas. A cidade tem ainda 26.643 pessoas que receberam a dose de reforço. Ao passo que a vacinação avança, o número de internações em leitos públicos e privados vem caindo na cidade. No dia 1º de novembro hospitais das redes pública e privada - que no início de abril chegaram a ter 374 pacientes internados - tinham ao todo 14 pacientes internados em leitos clínicos e de UTIs.

Nas últimas semanas o número de internações vem caindo, chegando a cinco no último domingo: três pacientes em leitos de UTI e dois em leitos clínicos. Desde o início do mês o município registrou sete dias com taxa de ocupação zero em leitos clínicos e pela primeira vez no último sábado (20/11) não havia nenhum paciente internado em leitos de UTI na rede pública. No domingo (21/11) a cidade registrava taxa de ocupação de 3,03% em leitos de UTI e 6,67% em leitos clínicos na rede pública.

Com a mudança, motoristas ganham rota alternativa para acessar o Valparaíso e a região do Quitandinha

A partir de sexta-feira (26), a ligação entre o Bingen e o Valparaíso, pela Vila Militar, terá horário de passagem de veículos estendido das 20h para às 00h. A mudança é um pedido do governo interino, para dar mais fluidez ao trânsito no período do Natal Imperial, quando a cidade passa a receber mais visitantes.

“Sabemos o quanto a cidade é procurada durante esse período de festas de fim de ano, que é tão importante para a retomada da nossa economia. Para dar mais conforto e mobilidade para turistas e petropolitanos, solicitamos e fomos prontamente atendidos pelo comando do Exército aqui na cidade, que entendeu a importância dessa rota alternativa para o trânsito”, ressalta o governo interino.

A medida vai possibilitar que os motoristas que trafegam pelo rua Bingen e desejam acessar bairros da região do Quitandinha, como Castelânea, Valparaíso e Independência, ou mesmo da região do Alto da Serra, possam usar a Vila Militar, evitando passar pelo trecho da Paulino Afonso, Monte Caseiros, Roberto Silveira e Praça da Liberdade. “Normalmente, esse já é um trecho onde o fluxo de veículos é mais intenso. A alternativa da Vila Militar vai ajudar a reduzir o volume de veículos nessas ruas”, destaca o diretor-presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes.

Para tornar possível a extensão de horário, a Prefeitura irá realizar melhorias na sinalização e iluminação do trecho, além de readequação dos redutores de velocidade.

O governo interino entregou nesta segunda-feira (22/11), junto do secretário de Assistência Social, o novo espaço da Central de Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Central de Libras), anexo ao CRAS da Rua Dom Pedro, no Centro. A sala onde funciona o serviço foi reformada e ganhou um estúdio de gravação, sala para atendimento reservado e local para oferta de cursos. Na Central de Libras, portadores de deficiência auditiva têm acompanhamento específico com profissionais que os auxiliam tanto no encaminhamento para os programas sociais, quanto na marcação de consultas médicas, solicitação de emissão de documentos pessoais e consulta de benefícios. A data também marcou outra novidade: o serviço, agora, funciona 24 horas: o atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, após esse horário, a central disponibiliza o serviço de plantão, online, através do whatsapp (24) 99883-3461).

O evento contou a participação do governo interino, do secretário de Assistência Social; da Coordenadora de Articulação Institucional; e dos vereadores Gilda Beatriz e Gil Magno.

“Um equipamento público que garante os direitos de cidadão, possibilitando atendimento necessário e qualificado. A Central de Libras foi reestruturada e conta, agora, com locais onde poderão ser realizados outros serviços como cursos de libras. Inclusive, para os servidores municipais, as inscrições para esse curso já estão abertas”, disse o governo interino, lembrando que a Central possui, ainda, veículo próprio. “Para apoio total do serviço ofertado à comunidade”.

Os ajustes também foram realizados pensando no melhor para os servidores que atuam na Central. “O governo interino pediu uma atenção especial para esse equipamento e percebemos a necessidade de um local melhor equipado para o atendimento diário, acolhedor e com uma estrutura que atenda às necessidades das pessoas que atuam na Central”, confirmou o secretário de Assistência Social, que também explicou o funcionamento do serviço de plantão, via whatsapp.

Após o horário de atendimento presencial, a Secretaria de Assistência Social disponibiliza o serviço de plantão, 24 horas via atendimento por mensagens. Se for necessário, o técnico/interprete vai de encontro ao solicitante para ajudá-lo. Tudo foi pensado para oferecer o máximo de auxílio para a comunidade”, completou.

Para a coordenadora de Relações Institucionais da prefeitura, o evento marcou a entrega de um espaço verdadeiramente dedicado à comunidade. “No meu coração, neste momento comemoramos a inauguração da central. Não é apenas uma sala, é todo um espaço dedicado a esse público, com várias possibilidades, não só de atendimento, mas de acolhimento. Isso nunca existiu, não dessa forma tão ampla e com uma estrutura desse porte”.

Vale destacar que a central de libras também pode ser acionada para outras ações junto às unidades de saúde ou audiências judiciais, além de serviço junto às delegacias e interpretação em atendimento médico. Futuramente, a Central irá oferecer, também, cursos de aperfeiçoamento e técnicos, como barbearia.

“Estou emocionada. É uma luta de muitos anos ter um espaço verdadeiramente funcional”, comentou a vereadora Gilda Beatriz. “Honra enorme participar de um momento como esse, em que a nossa cidade ganha uma central com tantos benefícios para a comunidade”, afirmou o vereador Gil Magno.

Inscrições abertas para curso de Libras

A Secretaria de Assistência Social já está com inscrições abertas para um curso de Libras direcionado para servidores públicos municipais. As aulas, que ocorrerão na Central de Libras, terão início em 30 de novembro. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (24) 99883-3461 ou pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Os encontros serão sempre às terças-feiras, das 9h às 10h30. “Uma forma de melhorar o atendimento ao público nos equipamentos da prefeitura. É importante que os servidores interessados realizem a inscrição. Agradeço a Secretaria de Assistência Social por viabilizar a participação de integrantes de outras secretarias”, disse o governo interino.

Vale destacar que a aulas seguirão até 15 de março de 2022. Conteúdo do curso: Introdução à Língua de Sinais; Módulos: 1. Sobre você / 2. Na sala de aula / 3. Pessoas favoritas / 4. Minha rotina / 5. Tempo Livre / 6. Vizinhança / 7. Clima e tempo / 8. Às compras / 9. Pelo mundo afora / 10. Vida Corrida / 11. De olho no passado / 12. Comidas fabulosas.

Petrópolis TechSummit 2021 reunirá nomes de expressão do setor tecnológico no dia 25 de novembro

Nesta quinta-feira (25.11) Petrópolis, cidade da Região Serrana localizada a apenas 65 quilômetros do município do Rio de Janeiro, será sede da primeira edição do Petrópolis TechSummit 2021 - “Tecnologia para os novos desafios da sociedade”, com a organização da Prefeitura de Petrópolis e pelo Serratec - Parque Tecnológico da Região Serrana, com apoio da Firjan. Os interessados que queiram participar do evento podem acessar a página do YouTube do parque tecnológico pelo link - https://bit.ly/SerratecOficial , das 9h às 17h. Executivos de grande expressão nacional e internacional de empresas como IBM, Amazon, Embraer, LNCC, entre outros, estarão reunidos para um ciclo de palestras com objetivo de troca de ideias e experiências, compartilhar soluções e provocar reflexões sobre como a tecnologia vem contribuindo e como pode ser estruturante nos desafios da nossa sociedade.

Na programação estão confirmadas as palestras do empresário e presidente do Serratec, Guilherme da Motta Alves, do chefe do Centro Tecnológico do Exército, General de Brigada Armando Ferreira; do coordenador do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Paulo Giarola; da gerente regional de Serviços Tecnológicos da FIRJAN, Carla Giordano; do vice-presidente Executivo de Operações da EMBRAER, Luís Carlos Marinho; do diretor do Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC), Fábio Borges; do presidente da IBM América Latina, Antônio Martins e do gerente de Operações da Amazon, Marcelo Amaral.

“Petrópolis se consolida cada vez mais em polo de destaque no segmento de tecnologia. Nas últimas duas décadas atraiu importantes investimentos nesta área e vem formando pessoas altamente qualificadas. É um setor com enorme potencial de crescimento não apenas em Petrópolis, mas em toda a Região Serrana. Já sediamos um importante e organizado arranjo produtivo, com o Laboratório Nacional de Computação Científica, a Faeterj e o Serratec, que tem ambiente para startups, incubadoras e outros novos negócios. Temos universidades de ponta e grandes empresas do setor”, lembrou o governo interino, acrescentando que a nova Lei de Incentivos Fiscais da cidade estimula a chegada de novos negócios voltados para o setor tecnológico e o crescimento dos já existentes.

O Petrópolis TechSummit 2021 funcionará em formato híbrido, sendo que a parte presencial será apenas para convidados, que irão seguir todos os protocolos sanitários necessários (uso de máscara, álcool em gel e distanciamento).

A transmissão online vai ser dedicada para aqueles que desejam participar do evento. A transmissão será feita pelo canal do Youtube do Serratec: https://bit.ly/SerratecOficial 

As pessoas também podem adicionar o evento na agenda, basta acessar o link https://bit.ly/PetrópolisTechSummit2021

Toda a programação será gratuita

Petrópolis abre no dia 2 de dezembro o primeiro grande evento do calendário oficial do município com programação presencial desde março de 2020, quando começou a pandemia: o Natal Imperial 2021, que, pela primeira vez, é resultado direto da união de esforços entre poder público, iniciativa privada e o terceiro setor. Nesta segunda-feira (22), Prefeitura de Petrópolis, Fecomércio RJ (por meio do Sesc RJ), a Dellarte e a CLARO anunciaram, junto do Governo do Estado, com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), detalhes da parceria inédita para garantir a petropolitanos e turistas momentos mágicos. O Natal Imperial 2021 e o Natal Sesc 2021 terão programação até 9 de janeiro. Todas as atrações são gratuitas.

A programação completa do Natal Imperial foi apresentada pelo governo interino, o secretário estadual de Turismo, o secretário especial de Relações Intermunicipais do Estado, a diretora presidente da Dellarte, Myrian Dauelsberg, o CEO da Dellarte, Steffen Dauelsberg, e representantes da CLARO, patrocinadora oficial do evento, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio. Ao lado deles estava o diretor de marketing da Fecomércio RJ, que apresentou, junto das autoridades municipais e do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), a programação na cidade.

“Será um Natal diferente, sem dúvida. Esta união que estamos promovendo é o que buscamos no dia a dia. Desde março do ano passado vivemos muita coisa. Foram dias muito difíceis, de perdas, de esforços que, muitas vezes, foram além do que achávamos que poderíamos aguentar, mas chegamos aqui, ao momento que estamos vivendo hoje. A vacina nos proporcionou isso. Esperamos que todos, moradores e turistas, se lembrem do verdadeiro espírito do Natal e aproveitem esta programação, que é resultado do trabalho de muitas mãos”, enfatizou o governo interino.

O prefeito anunciou que o Natal Imperial terá programação 100% custeada por patrocinador, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio. Além disso, a Fecomércio, por meio do Sesc, também se juntou ao governo municipal, garantindo programação no Parque Municipal, em Itaipava. O Sesc-RJ também vai garantir iluminação e decoração natalina em oito pontos da cidade, incluindo o Sesc Quitandinha, os pórticos do Quitandinha e do Bingen, o Senac Petrópolis, a Praça Dom Pedro, o CEFET e as ruas Teresa e 16 de Março.

Até 9 de janeiro, serão 39 dias de evento, com mais de 400 horas de programação. Serão mais de 300 atrações e mil artistas em cena, em 18 locais diferentes, incluindo tanto o Centro quanto outros distritos. Será possível prestigiar 12 concertos de orquestras, 15 concertos de corais e, ainda, a Caravana Natalina, com músicos que vão percorrer bairros da cidade em cima de um trio elétrico. Juntos, Natal Imperial e Natal Sesc vão gerar mais 900 empregos diretos e indiretos, movimentando mais de R$ 200 milhões na economia da cidade. 

O Natal Imperial 2021

O Natal Imperial será aberto no dia 2 de dezembro e tem programação até 9 de janeiro. É realizado pela Prefeitura, o Governo do Estado (por meio da Lei de Incentivo à Cultura), a Dellarte e a CLARO (patrocinadora oficial do Natal Imperial 2021). Toda a programação, que será realizada tanto no Centro Histórico, quanto nos distritos, será gratuita.

"É uma grande alegria ter ajudado a construir esta inédita parceria entre os governos estadual e municipal, o terceiro setor e a iniciativa privada, viabilizando uma extensa programação de qualidade para públicos de todas as idades, celebrou Steffen Daueslberg, CEO da Dellarte.

"A Claro tem orgulho em unir forças com os petropolitanos e apresentar o Natal Imperial 2021. Um festival democrático, gratuito e celebra a união em um momento de retomada. Os últimos anos nos mostrou, principalmente, que as pessoas precisam estar no centro dessas mudanças. E entendemos que o Natal Imperial passa justamente essa mensagem", disse a diretora regional da Claro.

Presidente do Instituto Municipal de Cultura lembrou que o trabalho para organização da programação nunca foi tão democrático. Artistas foram chamados por meio de um edital para que apresentassem seus projetos. “O resultado foi uma programação que privilegia artistas locais, valorizando a produção da cidade”, destacou.

O presidente do Sicomércio, disse que "esse Natal veio para mostrar a união dos setores em prol da cidade. Viemos de um momento muito dificil para economia local. Visando o fortalecimento do setor de bens e serviços e comércio a Fecomércio, atraves do Sesc RJ, o presidente Antonio Queiroz nos deu carta branca para promover um Natal grandioso para Petrópolis. E o mais importante, com foco na valorização do comércio local que é um dos setores que mais empregam e geram renda no município."

Entre os destaques da programação deste ano estão os shows do padre Omar Raposo com “Sucessos do Rei” na abertura do evento, além de Danilo Caymmi no dia 4 de dezembro e de Pretinho da Serrinha, no dia 1º de janeiro, abrindo o ano com muita animação. As orquestras de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da Maré e OSB (Octeto de Cordas) também estarão presentes, além de artistas locais, como Gustavo Tibi - participante do The Voice Brasil no ano passado - Tribo de Gonzaga, Banda Sambalanço, entre outros.

Um dos pontos altos da programação será nos dias 22 e 23 com o balé O Quebra-Nozes, apresentado pela CIA BEMO/TMRJ e solistas convidados do balé do Theatro Municipal, no Teatro Mecanizado do Quitandinha. Já no palco da Praça da Liberdade, o Studio DNA apresentará sua criação inédita “Um Natal Espetacular” no dia 9 de janeiro. O Concerto de Natal do Coral Integração (composto da junção de 18 corais da cidade) e a peça teatral Auto de Natal, sucesso em anos anteriores, também estão confirmados.

O município também confirmou a iluminação das principais ruas do Centro da cidade e uma árvore de Natal com 35 metros de altura na Praça da Liberdade. Também haverá iluminação e decoração especial em Itaipava, na Estrada União e Indústria. No Centro, o Túnel de Luz, que será montado na Rua 16 de Março, também dará um charme ainda mais especial ao Natal Imperial.

Diariamente também haverá o Show do Acendimento, momento em que as luzes da cidade serão acionadas. Será feito por artistas caracterizados, todos os dias, às 18h, na Praça da Liberdade. Nesta edição haverá, ainda, a Casa do Papai Noel, que será montada na Prefeitura – no anexo do Palácio Sérgio Fadel, na Avenida Koeler, onde funciona a Casa dos Conselhos Municipais.

Pelas ruas do Centro Histórico e dos bairros ocorrerá a Caravana Natalina, espetáculo musical itinerante. Já no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Posse acontecem shows com o Coral da Igreja Luterana, no dia 11, e da Lyra Voncantem, no dia 18. Em Nogueira e em Pedro do Rio, a banda marcial Frei Aniceto se apresenta nos dias 5 e 17, respectivamente. O Concerto de Natal dos Corais acontece na Igreja Nossa Senhora de Lourdes no dia 18, em Araras.

A programação completa já está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br) e será disponibilizada também no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O Natal Sesc 2021

Em Petrópolis, o Natal Sesc RJ começa um pouco antes, dia 26 de novembro, e se estende até 6 de janeiro, numa parceria com a Prefeitura de Petrópolis e o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio). A programação concentrará atividades no Parque de Itaipava, tendo entre os destaques os shows de Toni Garrido e Leoni, dias 11 e 18 de dezembro, respectivamente. A entrada será dois quilos de alimentos não perecíveis.

"Esse lançamento é a materialização do projeto Rio de Mãos Dadas. É algo pensado para a saúde e bem-estar da população. A prefeitura de Petrópolis pode conta conosco nesse momento. Essa é uma verdadeira união de esforços", disse o diretor de marketing da Fecomércio.

Artistas locais também integram a programação, que terá ainda uma Feira de Economia Criativa com produtores locais, recreação, exposições interativas, high jump, oficinas esportivas, aulas de gastronomia, entre outras atividades educativas, culturais e de lazer.

Oito pontos da cidade receberão iluminação natalina ou decoração especial: Sesc Quitandinha, pórticos do Quitandinha e do Bingen, Senac Petrópolis, Praça Dom Pedro, CEFET, além das ruas Teresa e 16 de março. O objetivo é reforçar o clima de paz, alegria e esperança inerentes à essa época do ano.

 A ação integra a campanha Rio de Mãos Dadas, do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ), que ao longo do ano agrupou diversas atividades que incentivaram os fluminenses a retomarem a confiança frente à pandemia da Covid-19. A campanha é simbolizada por esculturas em formato de mãos que se unem, representando a retomada de contatos, planos e afetos. Com 2 metros de altura e personalizadas por dez artistas, as obras foram expostas este ano em vários pontos da capital e do interior, incluindo Petrópolis. O movimento significa uma reafirmação do compromisso que o Sistema Fecomércio RJ tem de estar presente e contribuir na vida de milhares de pessoas em todo o estado.

“Temos certeza de que tanto petropolitanos quanto turistas que vierem à cidade vivenciarão momentos inesquecíveis neste Natal. A união das programações do Natal Imperial e do Natal Sesc RJ 2021 reforça o compromisso do governo municipal de unir forças para trabalhar pela cidade. Teremos, sem dúvida, um evento que ficará na história de Petrópolis”, finalizou o secretário municipal de Turismo de Petrópolis.